ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00385</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Se esta experiência tivesse cheiro, você não deixaria passar.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;LETHÍCIA CALIXTO NOGUEIRA (Centro Universitário Curitiba); Alceu Alberto Bonfim da Cruz (Centro Universitário Curitiba); Bruna Rodrigues Peixoto (Centro Universitário Curitiba); Ana Vitória Mulatti (Centro Universitário Curitiba); Thayna Hanchark (Centro Universitário Curitiba)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha, Fanzine, Café, Marketing, Criação Publicitária</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho apresenta o processo de criação de uma campanha publicitária para o Rause Café + Vinho, localizado em Curitiba/PR. O principal objetivo dessa campanha era mostrar ao cliente do Rause, o que a maraca oferece em sua essência, o aprofundando em uma experiência única de consumo. A proposta de ação principal é um  Desaniversário , seguido da criação de fanzines por artistas locais que passariam por votação do público e os ganhadores além de terem sua arte exposta no Rause, e receberem um prêmio em dinheiro, seriam também os novos produtos da  RauseLovers , explorando o live marketing do café. Para atingir os objetivos da campanha, as técnicas adotadas foram o marketing digital, estudo do comportamento do consumidor e live marketing.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Rause Café e Vinho foi eleito, pela revista veja Curitiba e pelo jornal Gazeta do Povo, consecutivamente em 2013, 2014 e 2015 o melhor café. A empresa possui um público específico, caracterizado basicamente por pessoas que buscam mais do que um simples expresso, elas querem viver algo novo e entendem a importância da qualidade e o cuidado no preparo do café. Gostam de uma boa conversa entre amigos, mantem uma vida social ativa e gostam de barzinhos, entretanto não deixam de lado aquele lugar aconchegante para tomar um bom vinho. São muito apegados a tecnologia, sempre conectados as redes sociais, frequentam lugares como: museus, cinemas, galerias de arte, eventos gourmet, shows de bandas. Analisando o perfil do público e a mensagem que o Rause busca passar, realizamos uma campanha promocional e para isso utilizamos do marketing digital, estudo do comportamento do consumidor e live marketing. Orientado por esse trabalho iniciou-se o processo criativo para a campanha promocional do Rause Café + Vinho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o objetivo de trazer aos clientes mais experiência e deixar na mente deles o que é realmente o Rause, nossa ação principal será um desaniversário. Queremos entender o que os clientes pensam do Rause e por isso nosso projeto envolve um concurso cultural. Voltado para a exploração dessa percepção pessoal de cada consumidor sobre o que é o Rause e qual experiência ele proporciona, focaremos no desenvolvimento de fanzines, que pode ser uma poesia, um desenho, pintura... Enfim, qualquer tipo de expressão artística que traduz o seu sentimento em relação ao Rause. A proposta irá envolver os artistas locais que querem expor um pouco do seu trabalho, favorecendo a sua imagem também. Os consumidores também poderão votar e escolher as melhores fanzines. O ganhador terá sua arte exposta no Rause e além disso ganhará um curso no valor de até R$500,00 oferecido pelo Rause e mais R$500,00 em dinheiro. As artes mais votadas serão os novos produtos para nosso RauseLovers; canecas, camisetas, quadros, isso porque descobrimos que a empresa nunca investiu nesse quesito, entretanto vê a ideia de Live Marketing como uma boa alternativa. O grande evento de desaniversário seria realizado em um coworking, onde os principais artistas votados pelo público estarão cada um com um estande divulgando seu trabalho. Terá uma degustação especial de cafés, comas do Rause e uma carta de vinhos selecionadas. Além disso, haverá show de bandas locais. A ambientação será o mais familiar possível, trazendo essa característica de  aconchego presente no Rause para as pessoas, algo mais intimo e que tenha qualidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Considerando o fato de que o Rause já participou de alguns eventos na cidade (Soho Batel - Praça da Espanha) e também fora de Curitiba (projeto Café na Estrada), e levando em consideração o empecilho do baixo custo do café X alto custo para a estrutura necessária para participação de eventos, Juca, o proprietário do café, comenta que se torna inviável participar de eventos que necessitem gastos extras. Diante disso, optamos pela criação de uma ação de live marketing que consiste em um concurso cultural, que contará com a participação constante do público e posteriormente, um evento de desaniversário (nossa ideia é escolher uma data  quebrada X anos e X meses do Rause) dentro de um espaço colaborativo. Diante disso, optamos pela criação de um concurso cultural, que contará com a participação constante do público e posteriormente, um evento de desaniversário (nossa ideia é escolher uma data  quebrada X anos e X meses do Rause) dentro de um coworking. Com essa ação, estaremos focando na qualidade, na inovação e na representatividade da marca diante dos cliente/amigos e dos concorrentes. De acordo com o site Promoview, o Live Marketing  ...se define pelas atividades de marketing que proporcionam interlocução viva entre marcas e pessoas, provocando compreensão diferenciada de produtos, serviços ou propósitos. Este tipo de ação promocional estimula e provoca através de experiências sensoriais. Por isso proporciona as melhores experiências de marca, superior a qualquer outra atividade de marketing, porque gera maior engajamento e envolvimento por parte das pessoas que participam.Pelo menos um ponto é consenso entre os especialistas: é preciso participar da vida dos consumidores de uma maneira marcante, gerando experiências inesquecíveis e inusitadas. E isso precisa ir muito além da mídia convencional.  www.promoview.com.br  2015 A partir disso criou-se uma estratégia de live-marketing a fim de promover uma conexão direta com o consumidor a partir da produção de um concurso cultural e a realização de um evento de lançamento do material realizado no concurso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nossa ideia foi criar peças que traduzem essa característica acolhedora do Rause, que mostrem a qualidade e o cuidado que eles possuem. Considerando o que verificamos na visita a empresa em relação à comunicação digital, optamos pelo fato de manter uma posição de movimento, trazendo a ideia de que o Rause não parou no tempo, que esta sempre com novidades. Prezando assim, uma comunicação de movimento, a tendência já existente de que uma pessoa chega lá e encontra a casa cheia e mesmo indo embora, volta em outro dia para conhecer o local. Optamos por criar uma fanzine como material final de divulgação, isso porque a palavra Fanzine vem do inglês fan + magazine que seria na prática uma revista feita por fãs de determinado assunto, sendo assim as mesmas dependem totalmente da paixão de seus criadores pelos temas explorados. As Fanzines por serem feitas de forma independente podem ser dos mais variados materiais, desde impressões caseiras e montadas de forma artesanal como em produções de pequena escala feita em gráficas. Podem ser consideradas fanzines as publicações que trazem textos diversos, histórias em quadrinhos, poesias, divulgação de bandas independentes, contos, colagens, experimentações gráficas, enfim, tudo que o editor julgar interessante. O concurso será dividido em duas fase, totalizando 3 meses. A primeira fase ocorrerá durante o primeiro e segundo mês, onde terá a divulgação do evento para as pessoas, através de entregas de flyers na porta do Rause com uma mini degustação de cafés. Neles, explicaremos como acontecerá o concurso e colocaremos mais informações para quem quiser participar. Atrelado a isso, teremos as redes sociais que funcionarão como meios de apoio a campanha, sendo assim, priorizamos a verba para eles. A grande vantagem das redes sociais é adquirir um público mais qualificado, que se adeque a nossa estratégia e atinja diretamente quem nós queremos. Facebook, Instagram e SnapChat são os veículos escolhidos, com eles faremos a interação com posts, vídeos e fotos. O terceiro mês de divulgação será focado no evento de desaniversário, os participantes serão selecionados e convidaremos eles para a festa. Cores da marca: Marrom, amarelo, branco, tons de bege. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a divulgação no Rause sobre o concurso utilizaremos: criação de Flyer, os quais serão entregues na porta para as pessoas que entrarem; criação de adesivo no vidro da fachada e cartaz a ser exposto em locais parceiros, como o coworking (local da festa), eventos dos quais o Rause participa (ex. Soul Batel Soho) e locais próximos a empresa. O preço dessa primeira etapa fica, portanto, dividido entre: 4000 unidades de flyer (custo de R$ 478,00), 500 unidades de cartaz em tamanho A3 (custo de R$660,00) e adesivo no vidro de fachada (custo de R$ 262,00), totalizando R$1400,00 para a divulgação gráfica. Além da parte gráfica, temos os custos das inserções nas redes sociais, as quais irão ocorrer no Facebook Ads, Insta Ads e Twitter; Teaser com divulgação do concurso e filtro para o dia do evento no Snap e Instagram, com durante de três meses, totalizando R$6.000,00 (R$2.000,00 por mês de divulgação). Por fim, teremos os custos do evento em si: dia da premiação com degustação dos cafés e também as comidas do Rause, os artistas selecionados terão um estande para expor suas artes, show de bandas locais e bazar de brechós. Para decoração calculamos um custo de R$ 2.000,00, o aluguel do local fica em R$1.200,00 (considerando a parceria do Rause com o coworking), um gasto médio de R$ 2200,00 com comidas e bebidas e um cachê de banda no mesmo valor. Considerando todo o valor gasto para o evento, o mesmo totalizaria em R$15.000,00. Parte legal Para a realização da ação proposta, seria necessário pedir uma solicitação de enquadramento do item  Concurso cultural para a Caixa Econômica Federal. Diante disso será necessário o pagamento de taxas devido a distribuição gratuita de prêmios, conforme consta nas normas. Abaixo as normas para a realização de um Concurso Cultural da Caixa Econômica Federal.  O concurso exclusivamente cultural é aquele em que o propósito único da campanha é o desenvolvimento da cultura, com a utilização de mecânica essencialmente recreativa, artística ou desportiva. Nesse tipo de campanha, não são admitidas: Subordinação a qualquer modalidade de álea; Pagamento pelos concorrentes; Vinculação dos participantes ou contemplados à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço; Propaganda, seja para alavancar as vendas de produtos ou serviços, seja para, tão somente, divulgar uma marca, nome, produto, serviço. Caso a ação promocional contenha propaganda de qualquer espécie, deixará de ter característica exclusivamente cultural; Formação de cadastro com fim mercadológico.A Portaria MF n.º 422/2013 teve por finalidade esclarecer os casos de descaracterização do concurso exclusivamente cultural, incidindo, pois, em Promoção Comercial com necessidade da prévia autorização do órgão competente. Assim, vale ressaltar que a Portaria MF nº 422/2013 não trouxe nenhuma inovação à disciplina fixada desde 1971 para a distribuição gratuita de prêmios. - http://www.caixa.gov.br/empresa/promocoes-sorteios/distribuicao-gratuita-premios/perguntas-frequentes/Paginas/default.aspx </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Ficamos muito satifestas com o resultado do trabalho e o quanto evoluimos a partir deste. Como qualquer trabalho em equipe tivemos nossas dificuldades e a principal foi o fato de trabalharmos pela primeira vez com um cliente real e ter que realizar a apresentação para o cliente em cima da pesquisa que fizemos e das necessidades da marca que percebemos. Fomos por um caminho mais específico da campanha promocional, dando a oportunidade para os clientes do Rause interagirem diretamente com a marca e julgamos uma campanha com um otimo custo benefício, visto os resultados que esta pode trazer para a empresa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em Propaganda. Summus Editorial  3ª edição  1982 <br><br>PEREZ, Clotilde. BARBOSA, Ivan Santo. Hiperpublicidade: fundamentos e interfaces  Volume 1  Editora Thomson  2008 <br><br>PEREZ, Clotilde. BARBOSA, Ivan Santo. Hiperpublicidade: atividades e tendências  Volume 2  Editora Thomson  2008 <br><br>Distribuição Gratuita de Prêmios  Caixa Econômica Federal  Portaria MF nº 422/2013. Disponivel em: <http://www.caixa.gov.br/empresa/promocoes-sorteios/distribuicao-gratuita-premios/perguntas-frequentes/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 17 de abril de 2017.<br><br>Definição de Live Marketing. Disponível em: http://www.promoview.com.br/ Acesso em: 17 de abril de 2017<br><br> </td></tr></table></body></html>