ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00391</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Incentivo à Leitura</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;GIORGIO ARAUJO TONIAL (CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO); Marcelo Schaedler Massario (CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO); Julio Ribeiro Bisso Neto (CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO); Alan Groisman Kusbick (CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO); Paulo Ricardo Frantz Bonilla (CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO); Bernardo da Silveira Polga (CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;jingle, leitura, incentivo, música, criatividade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Jingle institucional concebido na disciplina de Oficina da criatividade do Centro Universitário Franciscano. Fizemos uma ação no pátio da instituição a fim de usar o jingle como gancho para incentivar novos adeptos à leitura. A letra fala exatamente isso, desperta a curiosidade que um livro pode ter. A ação contou com todos os autores e co-autores do trabalho e envolveu uma manhã inteira, entre planejamento e a intervenção, propriamente dita.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Jingle institucional concebido na disciplina de Oficina da criatividade do Centro Universitário Franciscano. Foi realizada uma ação no pátio da instituição a fim de usar o jingle como gancho para incentivar novos adeptos à leitura. A letra fala exatamente sobre isso, despertando a curiosidade que um livro pode ter. A ação contou com todos os autores e co-autores do trabalho e envolveu uma manhã inteira, entre planejamento e intervenção. O jingle foi produzido pelos alunos e depois gravado no laboratório de áudio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do jingle é incentivar a leitura, uma vez que o mundo contemporâneo está imerso nas redes sociais, deixando essa prática um pouco de lado. A ideia é justamente instigar antigos leitores à rebuscar o prazer da leitura e do aconchego de um livro. O jingle trata, de forma curiosa, um apelo ao lúdico e ao desconhecido, que só um livro pode causar. Ele foi concebido numa levada mais pop justamente pra chamar a atenção da galera mais jovem, aqueles mais adeptos das redes de interação. E atraí-los para a leitura de um livro físico, deixando o virtual de lado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho tem como justificativa chamar a atenção da comunidade jovem, adepta do mundo virtual, para apreciar uma boa leitura. O jingle foi concebido exatamente nesses moldes, pois a letra fala da importância da leitura e seu hábito saudável. Foi realizada uma ação no pátio da instituição e contou também com os colegas do grupo. Essa ação foi feita em conjunto com a música, uma complementando a outra. O mundo virtual não está errado mas, ainda poder usufruir de livros, de vários temas diferentes, pode ser muito prazeroso. E é neste tema que queremos demonstrar.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jingle é institucional e foi concebido no laboratório de áudio do Centro Universitário Franciscano. Todos os alunos do grupo participaram ativamente de sua feitura. Por ser músico, um dos colegas ficou responsável por toda parte musical (melodia, rimas, etc.). Neste laboratório, realizamos também toda a produção estética do material: gravação de violões e vocais, mixagem e masterização. Decidimos usar poucos instrumentos para dar um caráter mais homogeneo e acústico ao trabalho e à gravação para que soasse num tom mais "clean".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Jingle institucional com apelo feliz/emotivo para a prática de ler um livro. A letra é trabalhada com rimas e sua construção está dentro da métrica. O ritmo da canção é pop, pra atingir o nicho mais jovem da população, uma vez que o trabalho foi realizado e apresentado no pátio da instituição, com foco em determinado público-alvo. O produto livro é menos usufruido nos dias atuais. O jingle tenta reverter esse quadro, mostrando as qualidades de uma leitura saudável e prazerosa através de um bom livro.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Considerando que o jingle é institucional, toda sua feitura foi pensada num fim. Ou seja, os fins justificam os meios. A partir do briefing da ação, montamos uma letra com tema recorrente à falta da leitura e manuseio do livro físico pelos jovens do mundo contemporâneo. Todo esse apelo justifica o anseio estético pela intervenção realizada e à composição sonora da canção. O jingle foi incrito no 10 prêmio publicitário do Centro Universitário Franciscano, onde participaram alunos daqui e da cercania, e arrecadou o primeiro lugar.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BANBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 1986.<br><br>FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler, em três artigos que se completam. São Paulo. Editora Cortez. 1988.<br><br> </td></tr></table></body></html>