ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00402</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Conexão UDLA: planejamento estratégico em Relações Públicas Internacionais</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Scarlet Alencastro Vanin Dutra de Souza (Centro Universitário Ritter dos Reis); Marcelo de Barros Tavares (Centro Universitário Ritter dos Reis)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Relações Públicas Internacionais, Planejamento Estratégico, Interculturalidade, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente projeto apresenta um trabalho realizado na disciplina de Relações Públicas Internacionais, em que os alunos foram desafiados a conceber um planejamento estratégico de Relações Públicas, com a finalidade de apresentar cursos de graduação do Centro Universitário Ritter dos Reis  UniRitter para estudantes da Universidad de Las Americas  UDLA. Ancorados no conceito de comunicação organizacional integrada (KUNSCH, 2003), a ação de internacionalização alcançou diferentes objetivos para a Instituição de Ensino Superior, configurando-se como uma estratégia de relacionamento no cenário internacional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com Kunsch (2003), o planejamento surgiu, no âmbito das organizações, com a finalidade de enfrentar os novos desafios que vinham sendo postos a elas com as mudanças globais, como o próprio processo de globalização, iniciado nos anos 80, e as facilidades de comunicação impostas por ele. Nesta perspectiva, cabe elencar, então, que o planejamento se vê como base para realização de qualquer ação de comunicação, tendo em vista que ele delimita os passos da mesma e dá a orientação necessária para o seu prosseguimento. Sendo assim, o presente projeto busca apresentar o planejamento estratégico de um trabalho realizado na disciplina de Relações Públicas Internacionais, do curso de Relações Públicas do Centro Universitário Ritter dos Reis  UniRitter, onde os alunos da disciplina realizaram ações de comunicação com o objetivo de divulgar os cursos da referida instituição na Universidad de Las Americas (UDLA), em Santiago, no Chile. Cabe mencionar, que ambas as instituições pertencem à Rede Laureate e, por isso, o intercâmbio entre as partes se vê como uma facilidade, bem como o relacionamento entre estas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O presente trabalho visa apresentar o planejamento como função primordial para qualquer ação de comunicação, tendo, como base para tanto, os níveis de planejamento elencados por Kunsch (2003), sendo estes o estratégico, tático e operacional. A autora menciona que "existem vários passos até se chegar a estabelecer uma proposta definida de planejamento estratégico para uma organização" (KUNSCH, 2003, p. 242). Nesta perspectiva, o projeto possui como objetivo principal divulgar os cursos da UniRitter aos alunos da UDLA, bem como estabelecer um relacionamento entre estas partes, tendo em vista que ambas as instituições pertencem à Rede Laureate, ou seja, possuem a mesma visão de mercado. Trata-se de uma ação de Relações Públicas estratégica, pois tem a finalidade de estreitar os laços entre duas Instituições de Ensino Superior, que, mesmo participando da mesma Rede, são caracterizadas como diferentes organizações com dimensões culturais díspares. Além disso, o trabalho propiciou conhecer acerca da cultura chilena e brasileira; conhecer o mercado de trabalho chileno nos cursos de design, gastronomia, publicidade e propaganda, jornalismo, relações públicas e relações internacionais; conhecer a história dos respectivos cursos em ambos os países, Brasil e Chile; além de a possibilidade de vivenciar conceitos vistos nas aulas de Relações Públicas Internacionais na prática, tendo em vista que o exposto pode ser caracterizado como uma vivencia intercultural, que, de acordo com Ferrari (2015), se caracteriza especialmente pela comunicação entre as diferentes culturas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o processo de globalização e abertura de fronteiras, que teve seu advento nos anos 80, cada vez mais se vê a necessidade da construção de relacionamentos. Neste sentido, vemos, também, a importância do profissional de Relações Públicas, pois, de acordo com Cesca (2012), ainda que tenhamos diversas conceituações para a área de Relações Públicas, um de seus pressupostos mais importantes é a harmonia entre os relacionamentos com os mais diversos públicos. Sendo assim, a ação aqui apresentada trabalha, antes de tudo, com relacionamento, cerne da atividade de Relações Públicas, entre as duas universidades, UniRitter e UDLA. Desta forma, a ação possibilitou a vivência dos estudantes a práticas profissionais de Relações Públicas, como o relacionamento, cerne da atividade, conforme mencionado, com pessoas de diferentes culturas, caracterizando-se, assim, como uma interculturalidade. Nesta perspectiva, Ferrari (2015) pontua que o termo se trata de um relacionamento entre duas culturas diferentes, onde há comunicação entre estas partes. Além da experiência de um relacionamento intercultural, a ação se vê como estratégica para a área, tendo em vista que, além de todo o planejamento envolvido nesta, houve também a mobilização de todos os cursos envolvidos para que a execução da mesma se desse da melhor forma possível. No que diz respeito ao planejamento estratégico, Kunsch (2003) nos traz que ele se faz substancial antes de qualquer ação, visto que dá ao profissional um  roteiro a ser seguido, evitando assim, a  improvisação durante o processo. Nesta perspectiva, a autora pontua que: um instrumento para a eficácia da atividade de relações públicas porque evita a improvisação, oferece maiores possibilidades para a consecução dos objetivos e o cumprimento da missão organizacional, permite recursos necessários e dá uma orientação básica, capaz de permitir a avaliação dos resultados (KUNSCH, 2003, p. 316). Outrossim, além do diferencial no que diz respeito ao relacionamento, especialmente no que diz respeito ao relacionamento entre duas culturas (intercultural) e do planejamento estratégico, o trabalho possui, também, um diferencial no que tange o campo acadêmico, tendo em vista que, além de todo o processo de planejamento realizado dentro da própria universidade, os alunos se dispuseram a realizar uma viagem de estudos, com a finalidade de apresentarem os cursos da UniRitter aos alunos da UDLA, além de viverem, na prática, as teorias de Relações Públicas Internacionais estudadas em sala de aula. Neste sentido, cabe trazer que, até mesmo os alunos que não realizaram a referida viagem, puderam vivenciar tais conceitos, visto que a troca de informações foi constante entre ambas as partes  alunos que estavam no Chile com os alunos que estavam no Brasil. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Para atingir o objetivo do projeto, que é a divulgação dos cursos da UniRitter na UDLA, através de ações de comunicação, bem como a vivencia, na prática, de conceitos de Relações Públicas Internacionais, fez-se necessário a utilização de algumas metodologias, tendo em vista que o método pode ser visto como um manual para atingir os objetivos impostos ao trabalho inicialmente. Em um primeiro momento, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, necessária para conhecimento acerca das instituições e dos países envolvidos na presente ação. A pesquisa bibliográfica, conforme elenca Stumpf (2012), é a base para o início de qualquer trabalho. Sendo assim, foi o primeiro método utilizado. A autora ainda menciona que a pesquisa bibliográfica trabalha especialmente com fontes primárias. Ainda no que diz respeito a pesquisa bibliográfica, Gil (2008) nos traz que esta se faz substancial, pois dá ao pesquisador uma visão mais ampla dos fatos, tendo em vista que este se depara com um leque de informações primárias e cabe a ele decidir o que se faz importante para o estudo. Após pesquisa bibliográfica, realizou-se, então, uma pesquisa de análise documental, tendo em vista que a análise documental, de acordo com Moreira (2012), lida com textos, reportagens, visitas a sites e blogs, sendo este o estudo feito nos sites das instituições, por exemplo. Cabe mencionar que a análise documental serve, neste caso, para complementar o trabalho feito inicialmente com a pesquisa bibliográfica. Posterior as pesquisas e conhecimento acerca dos ambientes a serem estudados, fez-se necessário um planejamento das ações a serem executadas, levando em consideração os níveis de planejamento elencados por Kunsch (2003), onde se caracterizam por planejamento estratégico, tático e operacional. Neste sentido, pontua-se então que as metodologias utilizadas para atingir o objetivo do trabalho foram: pesquisa bibliográfica, análise documental e planejamento de comunicação. No que diz respeito ao planejamento estratégico, Kunsch pontua que este  constitui um processo complexo e abrangente (2003, p. 204). Já que o mesmo possui dimensões e características próprias e é regido por princípios gerais e específicos. Sendo assim, pode-se perceber que o planejamento se trata de algo único e peculiar, essencial em qualquer trabalho de comunicação, pois possibilita ao profissional um maior conhecimento acerca do trabalho a ser executado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> No segundo semestre de 2016, durante a disciplina de Relações Públicas Internacionais, pertencente ao 6º semestre do curso de Relações Públicas do Centro Universitário Ritter dos Reis, foi proposto um trabalho de internacionalização, com a finalidade de apresentar alguns cursos da UniRitter (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Gastronomia, Design e Relações Internacionais) aos professores e estudantes da Universidad de Las Americas (UDLA), além de propiciar a vivência dos conceitos de Relações Públicas Internacionais, vistos em aula, na prática. Neste sentido, para realização do projeto, foi necessário, primeiro, um conhecimento acerca do local que seria visitado, que é a Universidad de Las Americas (UDLA), bem como conhecimento acerca do seu público chileno, sua cultura, tradições, mercado de trabalho, curiosidades locais, entre outros. Sendo assim, inicialmente, a partir de briefings repassados pelo próprio professor titular da disciplina, Marcelo de Barros Tavares, foi sendo realizada uma pesquisa sobre o local. A pesquisa abrange elementos como: mercado de trabalho de todos os cursos a serem apresentados; história dos cursos; características culturais e locais, curiosidades; exemplos, entre outros. Tudo isso, partindo dos dois países, com a finalidade de fazer uma comparação entre Brasil e Chile e verificar de que forma poderia ser abordada a referida divulgação. Após a pesquisa de conceitos gerais dos países e dos cursos envolvidos, foi necessário partir para pesquisas específicas, como a pesquisa sobre a UDLA e a UniRitter. Esta pesquisa engloba desde o site das instituições, até como as mesmas se vêem em seus respectivos países, suas características principais e elementos chave para seu desenvolvimento local. Além da pesquisa sobre as organizações de um modo geral, fez-se também uma pesquisa com os alunos da UniRitter, questionando-os sobre as peculiaridades dos seus respectivos cursos e o que seria melhor de ser mostrado no exterior, neste caso, no Chile, a fim de divulgar seu curso e construir uma boa imagem dele dentro de outra instituição, neste caso, da UDLA. Após esta pesquisa acerca de todo o universo das duas instituições, bem como sua realidade externa e interna, levando em consideração a sociedade em que está inserida e seus alunos, iniciou-se o processo de construção das ações. Para tanto, cada grupo responsável ficou encarregado de pensar em uma ação estratégica, apresentá-la no Chile e, posteriormente, dar um retorno sobre a mesma no Brasil, para os alunos dos cursos envolvidos neste processo. Sendo assim, cabe elencar aqui o que cada grupo desenvolveu para realização destas ações, que foram caracterizadas como apresentação no Chile e entrega de trabalho ao cliente: " Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas (Faculdade de Comunicação Social  FACS): Apresentação no Chile: Para apresentação no Chile, o grupo programou um vídeo institucional, tendo em vista que percebeu-se, após pesquisa, que o entendimento deste seria maior por parte dos alunos, em razão, principalmente, do idioma. Para produção do vídeo, foram chamados alunos e professores da UniRitter que falaram sobre os cursos e sobre a instituição em si. Além disso, foram mostradas imagens da instituição, para que os alunos da UDLA a conheçam. Entrega de trabalho ao cliente - Brasil: Como retorno da ação realizada no Chile, se viu a necessidade de algo que contemplasse os três cursos de comunicação envolvidos neste processo. Sendo assim, um programa de rádio se viu como o mais indicado para a ocasião. Neste sentido, o programa de rádio foi conduzido por alunos do curso de Jornalismo, onde os alunos de Relações Públicas, envolvidos na ação, concederam entrevistas e, para assistir à gravação do referido programa, foram convidados alunos de Publicidade e Propaganda. Com a finalidade de tornar este processo mais dinâmico, foram oferecidas comidas, feitos brindes de participação e atividades com a colaboração da plateia. " Relações Internacionais: Apresentação no Chile: o grupo responsável pela apresentação do curso de Relações Internacionais optou pelo ambiente digital como forma de desenvolver sua ação. Neste sentido, pediram para que os alunos presentes no local tirassem fotos com plaquinhas e postassem em suas redes sociais com a hashtag #ConexaoUDLAUNR. Como estimulo, levaram brindes brasileiros, como pastelina, guaraná, fitinhas do Bonfim, canecas da UniRitter, entre outros. Assim, a foto que obtivesse mais curtidas no tempo de 1h, ganharia a  cesta brasileira . Além disso, foi feito um vídeo dos alunos de Relações Internacionais falando sobre o curso, suas perspectivas, o que mais gosta e também sobre a universidade em si. Este vídeo, para maior entendimento por parte do público presente na apresentação, foi legendado para o espanhol. Entrega de trabalho ao cliente - Brasil: Como forma de responder aos alunos do curso sobre a repercussão da ação no Chile, foi feita uma apresentação durante uma aula, em que, inclusive o coordenador do curso estava presente, utilizando a ferramenta de PowerPoint. Na ocasião, alunos apresentaram a ação realizada no Chile, seus retornos e também uma conceituação acerca da atividade de Relações Públicas e suas semelhanças com a área de Relações Internacionais. " Gastronomia Apresentação no Chile: Apresentação de vídeo institucional já existente do curso de Gastronomia da UniRitter. Após esta apresentação, as alunas apresentaram o curso ao público presente, seu tempo de duração, histórico, alunos, entre outros. Ao final da apresentação, as alunas finalizaram com uma breve história do brigadeiro, doce típico brasileiro, junto a degustação do mesmo e entrega de brindes aos alunos e professores presentes na ocasião. Entrega de trabalho ao cliente - Brasil: Como ação devolutiva aos alunos de Gastronomia que ficaram no Brasil, foi feito um vídeo de toda a apresentação no Chile, mostrando, além da apresentação, um feedback das alunas, bem como as experiências vividas por elas no país. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de experimentarem um doce típico chileno (leche asada), que foi preparado por outros alunos do grupo que não foram à viagem e ficaram no Brasil. " Design Apresentação no Chile: o grupo responsável decidiu por realizar a apresentação do curso de Design através de um PowerPoint dinâmico, onde apresentava o curso, seu conceito no MEC (Ministério da Educação), bem como seus projetos realizados e também projetos futuros que os cursos de design vem planejando. Além disso, entregou um calendário em formato de paleta de cores, que apresenta os cursos de design, aos alunos. Entrega de trabalho ao cliente  Brasil: Como retorno, após a realização da ação no Chile, alunos do grupo se reuniram com as professoras e coordenadora do curso de design, a fim de mostrar o que havia sido realizado, quais os retornos obtidos. Esta apresentação possuiu a mesma dinâmica da apresentação feita no Chile, sendo esta também realizada com um PowerPoint, caracterizado pelo próprio grupo como dinâmico. Sendo assim, após o exposto, pode-se perceber que a ação de comunicação realizada se vê como completa, tendo em vista que, para divulgação dos cursos da UniRitter na UDLA, além do planejamento e pesquisas iniciais de toda a ação, o trabalho contou com diversos meios para atingir os objetivos impostos, sendo eles o radiofônico, o audiovisual, o impresso e o digital. Desta forma, além de conseguir concatenar conceitos de Relações Públicas dentro da ação e de um planejamento estratégico abundante, o trabalho se mostra bastante completo, além de complexo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> A partir da concretização das ações de comunicação realizadas no Chile por estudantes da UniRitter, foi possível perceber, na prática, diversos pontos teorizados durante as aulas de Relações Públicas Internacionais, como conceito de interculturalidade, defendido por Ferrari em seus estudos na área e bastante elencado no presente trabalho. Além disso, possibilitou aos alunos antes mesmo da realização da ação no Chile, a vivencia de todo o processo de planejamento no âmbito da atividade de Relações Públicas, fazendo com que os alunos entendam a importância deste, bem como seu diferencial não somente para o referido trabalho, como para toda a atividade do profissional da área. Tendo em vista o exposto, o trabalho se vê como satisfatório, além de bastante complexo, já que todos os objetivos deste, impostos inicialmente, foram alcançados, como a promoção e divulgação dos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Internacionais, Design e Gastronomia na Universidade de Las Americas  UDLA, no Chile; a vivencia, por parte de todos os alunos da disciplina de Relações Públicas Internacionais, de conceitos vistos em sala de aula; o relacionamento intercultural; e, por fim, o comprometimento necessário para realização de todo este processo, especialmente no que diz respeito ao seu planejamento antes mesmo da execução da ação, visto que esta ação contou com ações digitais, audiovisual, radiofônica e impresso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FERRARI, Maria Aparecida. Comunicação Intercultural: Perspectivas, dilemas e desafios. In: ______; MOURA, Cláudia Peixoto de. (ORG.). Comunicação, Interculturalidade e Organizações: Faces e Dimensões da Contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>MOREIRA, S. V. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, J., BARROS, A. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação / Jorge Duarte e Antônio Barros (org.). São Paulo: Atlas, 2012<br><br>STUMPF, Ida Regina C. Pesquisa Bibliográfica. In: DUARTE, J., BARROS, A. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação / Jorge Duarte e Antônio Barros (org.). São Paulo: Atlas, 2012.<br><br>GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. <br><br>CESCA, C. G. G. Relações Públicas para Iniciantes. São Paulo: Summus, 2012. <br><br>CESCA, C. G. G. Relações Públicas para Iniciantes. São Paulo: Summus, 2012. <br><br> </td></tr></table></body></html>