ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00416</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vida em 25 segundos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Luísa Jara (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Rodrigo Portes Valente da Silva (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Luiz Henrique Schilling Ferraz (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Amanda Medina Franceschi (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Giovana Passos Barbieri (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Ana Paula Schmiedel Lopes (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Carolina Kempfer (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Ricardo Bubols Pinheiro (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Gabriel Bellinaso (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Amanda Schultz Coppeti (Escola Superior de Propaganda e Marketing)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Fundação Thiago Gonzaga, trânsito, acidente, mídia digital, video-documentário</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho descreve uma produção audiovisual que foi parte de uma campanha publicitária desenvolvida por alunas do sexto semestre de Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul. A partir de objetivos pré-estabelecidos em um briefing da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, o trabalho tinha como propósito desenvolver, de forma criativa e inovadora, uma ação de comunicação integrada que auxiliasse a ONG na captação de recursos para o desenvolvimento das suas atividades. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a cada 25 segundos uma vida é perdida em decorrência de acidente de trânsito. A partir disso, o conceito do vídeo foi desenvolvido visando engajar e conscientizar o público, deixando em destaque que poucos segundos no trânsito podem destruir vidas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho interdisciplinar realizou-se no primeiro semestre de 2016 e tinha como propósito auxiliar uma ONG (organização não governamental) gaúcha a entender seus públicos e construir uma campanha que colaborasse no desenvolvimento da mesma. Sendo assim, a cadeira de Comunicação Institucional e Governamental uniu-se com a de Produção Audiovisual II com o objetivo de entregar um trabalho multidisciplinar para a instituição escolhida. O processo de escolha da instituição passou por diversas etapas, porém, a tomada de decisão considerou um fator importante: encontrar uma oportunidade de entregar uma campanha de conscientização para o público jovem, que está cada vez mais distante de iniciativas e projetos sociais. Sendo assim, o grupo selecionou a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga para o desenvolvimento da campanha. A instituição foi fundada no dia 13 de maio de 1996, após o casal Diza e Régis Gonzaga perderem o filho em um acidente de carro. A ONG recebeu o nome do jovem como forma de homenagem e, atualmente, sua sede encontra-se em Porto Alegre, na Rua Botafogo, 918, bairro Menino Deus. Com o propósito de desenvolver ações que previnam acidentes no trânsito, o Vida Urgente, desenvolveu diversos programas ao longo dos anos, tendo como missão a preservação da vida através de projetos educativos, culturais e informativos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em uma conversa com os voluntários do Vida Urgente, identificou-se um problema principal: a captação de recursos para desenvolvimento dos projetos realizados pela ONG. Devido à crise econômica, órgãos governamentais retiraram seu apoio à instituição; da mesma forma, empresas privadas apoiadoras reduziram seus investimentos, prejudicando a fundação. A partir do envolvimento com o cliente, identificou-se um problema secundário: a conscientização do público em relação ao trânsito. Mesmo com os investimentos da fundação e seus diversos projetos voltados para o engajamento e o aprendizado da população, o número de mortes por acidentes estava se tornando cada vez maior. Percebeu-se que grande parte do público, principalmente os jovens, entendia a função social da fundação, mas nem sempre dirigia de forma segura, respeitando a si e aos demais. Desta forma, uma nova etapa do projeto passou a ser a desenvolvida: a construção de uma campanha integrada digital, com discurso voltado para a informação e o engajamento dos espectadores, e com o suporte de um vídeo que sensibilizasse o público e o tornasse protagonista do conteúdo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 25 segundos um indivíduo perde a vida em acidentes de trânsito no mundo todo. Sabendo que a conscientização é um dos fatores chave para a redução destas estatísticas, fez-se necessário mostrar aos beneficiários do Vida Urgente a importância do trabalho da ONG. Visto que o Vida Urgente tem participação em todos os projetos realizados, além de contar com parcerias já fortalecidas. Desta forma, pode-se garantir que o mesmo atinge um maior número de pessoas, e por isso, foi escolhido como objeto de divulgação desta campanha. Assim, a campanha objetivou-se a fazer com que as pessoas percebessem que 25 segundos é o tempo para salvar uma vida no trânsito. Pois, quando se fala em 25 segundos, este tempo parece curto demais para realizar qualquer atividade, mas é este o tempo que separa uma morte de outra. Sendo assim, um dos objetivos foi enfatizar como o trabalho realizado pelo Vida Urgente, e a conscientização do trânsito podem estender o tempo da vida. Assim, tornando a contagem do tempo o principal mote da campanha em questão. As etapas importantes para a conclusão deste projeto foram divididas cada uma com uma função, ou seja, cada etapa havia um cronograma, com um público a ser atingido. Sendo assim, segue as etapas do projeto que foram realizadas: Estratégias e Etapas - "Vida em 25 segundos": Etapa 1  Criação de Hot Site: criação de um ambiente digital destinado às doações da campanha com o endereço www.vidaem25segundos.com.br. Nesse endereço, foi colocado um cronômetro contabilizando o tempo em que a pessoa permanecia no site. O texto explicativo contava aos internautas o propósito da campanha, assim como a importância da doação monetária para o Vida Urgente para que, assim, a ONG pudesse continuar conscientizando pessoas para a educação no trânsito e reduzindo o número de mortes. O botão DOAR da Paypal estava disponível para a doação, sem valores previamente estipulados. Etapa 2  Campanha das Redes Sociais: durante o período da campanha, as postagens nas Redes Sociais foram enfatizadas. Todas as peças postadas levavam ao site de doação e estavam englobadas no conceito "Vida em 25 segundos". Além disso, foi veiculado nas redes sociais um vídeo com depoimentos de familiares que perderam seus entes em acidentes de trânsito, exemplificando, a partir de histórias reais, que 25 segundos são suficientes para que estas histórias não se repitam, gerando assim, uma maior sensibilização nas redes sociais. Desta forma, as postagens e o vídeos se tornaram o motor da campanha de comunicação integrada, que impulsionava likes, comentários e compartilhamentos para diversas timelines de Facebook. Em cada postagem, o link do site era enfatizado, transferindo a audiência para o hot site, onde havia a opção de realizar a doação financeira. No site, podia-se ter mais contato com o conteúdo da Fundação Thiago Gonzaga, incluindo sua história, seus projetos e o vídeo que motivou o engajamento na campanha. Junto com o conteúdo, o botão de doação era disponibilizado para estimular a arrecadação financeira. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na década de 60, um filósofo e pesquisador francês, Michel Pêcheux, propôs a teoria de análise do discurso, em que defende como a ideologia está materializada na linguagem. A partir de então, segundo um estudo realizado para a Universidade Federal de Goiás pela aluna Luciana Brasil, a linguagem não seria mais concebida apenas como um conjunto de regras formais com os estudos discursivos, e sim pensada em sua prática, sendo atribuído valor. "O que a análise de discurso procura dar a conhecer é o caráter histórico da linguagem, visto que esse campo de estudo é de ruptura, o que implica assim uma gama de reconsiderações no interior do próprio fazer linguístico." (BRASIL, 2011) A análise do discurso da campanha apresentada sustenta os ideais e a ideologia que a Fundação Thiago Moraes de Gonzaga possui desde o início de seu ciclo: conscientização. A partir de um processo de comunicação com cunho informativo, baseado em trocas de interesses entre destinatário e enunciante, podemos interpretar e citar como os principais sujeitos desse espaço de negociação. Utilizando como referência o autor Pêcheux (1988), como o Eu Comunicante identificou-se a Fundação Thiago Moraes de Gonzaga, pois refere-se aos produtos da fala, a qual possui uma troca de linguagem através de emoções com o Tu Interpretante, identificado como pessoas maiores de idade e jovens próximos a maioridade. "Em um ato de linguagem, há um Eu, que é o sujeito produtor da linguagem, e um Tu, que é o sujeito interlocutor. No entanto, o Tu não é um simples receptor da mensagem, pois ele constrói uma interpretação da mensagem que pode não ser a interpretação que o Eu enunciador da linguagem tentou transmitir.". (KONRATH, FORNECK, 2013). Dessa maneira, a mensagem deve ser transmitida de forma clara e simples, para melhor entendimento do Tu Interpretante. A análise do discurso está exposta em três etapas. Primeiramente, deu-se o estabelecimento de contato com a Fundação. A legitimidade de fala é que a organização que deve ter a atenção do público, pois têm entre os seus principais objetivos a prevenção de acidentes no trânsito. Assim como, ajuda na formação de futuros condutores e pedestres conscientes, sempre defendendo a vida em primeiro lugar. Na segunda etapa do discurso, ainda sob a perspectiva do autor Pêcheux (1988) encontramos o Ethos, sendo as características do orador que podem influenciar o processo de persuasão. A imagem do Projeto Vida Urgente, que é o projeto base utilizado no presente planejamento, possui um entendimento entre os sentimentos tratados, sendo eles legítimos e formados por características de quem conhece a causa. Além disso, o projeto possui um tempo de vida de 20 anos, o que torna a imagem ainda mais constituída. Já o Pathos, foi considerado como a armadilha discursiva, sendo o apelo emocional do público-alvo. Assim, os 25 segundos foram utilizados para esse fim, pois foi a partir da informação e estudo comprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a cada 25 segundos uma pessoa no mundo morre no trânsito que este discurso de campanha foi baseado. Fazendo com que o espectador tenha mais atenção, tornando-o mais consciente. A etapa da organização retórica foi encontrada no momento que estes 25 segundos poderiam se tornar o tempo para salvar vidas, e o que a Fundação deseja é aumentar este tempo de vida para as pessoas e diminuir o número de mortes no trânsito. Desta forma, a partir da análise do discurso, criou-se um clima maior de interação, organizando ideias para que houvesse uma melhor compreensão, tornando a campanha mais envolvente e convincente. Em relação às técnicas utilizadas para a realização do vídeo, o estilo de filmagem escolhido foi documental. Segundo Vanessa Donade (2003) "O vídeo documentário se caracteriza por apresentar determinado acontecimento ou fato, mostrando a realidade de maneira mais ampla e pela sua extensão interpretativa. ". Os registros de acontecimentos e comportamentos da sociedade são bastante utilizados neste formato, permitindo um método diferente dos já utilizados. Freire (2008) diz que a estética documental é vista como uma articulação de métodos tradicionais, com novas literaturas e formas de visualização do cinema que facilitam a compreensão dos espectadores. A facilidade em permitir que o espectador se sinta parte do documentário faz com que a entrega do material se torne ainda mais impactante, desta forma, escolhemos este formato com o intuito de engajar ainda mais o nosso público ao entregar um vídeo que contasse uma história e não apenas dados. Ainda no âmbito técnico, os documentários são divididos em dois modelos: o clássico e o moderno. Ambas as opções carregam variáveis comuns entre si, entretanto, o modelo clássico busca entregar uma fusão de músicas, misturada com vozes em off despersonalizadas. Na grande maioria das vezes, este modelo, entrega materiais institucionais, pois suas narrações são construídas com o intuito de repassar uma informação ao público sem exigir a interpretação. Já o moderno, permite que o espectador interprete o vídeo da forma com que achar mais adequada, visando gerar interações e senso crítico com o público-alvo. Segundo Tiago Altafini (1999), "Geralmente trabalha com fragmentos de uma realidade, buscando a reflexão e a compreensão aprofundada da questão abordada, deixando para o espectador o papel de relacioná-la com seu contexto histórico, econômico, político, social e cultural (...) permitindo ao espectador suas próprias conclusões.". (ALTAFINI, 1999, p.1) Com isso, acreditamos que a entrega a qual necessitávamos seria mais adequada ao modelo clássico. Por meio de locuções entre as imagens e trilha pensada e adaptada para este material, desenvolvemos os depoimentos apresentando a história de pessoas que perderam seus entes em acidentes de trânsito. Não tendo o propósito de gerar questionamentos ou diferentes interpretações, mas sim, entregar uma mensagem clara e comovente, promovendo uma maior conscientização do público alvo e da sociedade em geral. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo com a criação do vídeo "Vida em 25 Segundos" era impactar um dos principais públicos da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga: os jovens. Assim, conseguindo dialogar sobre a importância da prevenção da vida no trânsito. Para isso, o grupo entrou contato com vários familiares envolvidos do projeto Vida Urgentes, para encontrar pessoas que se disponibilizassem a relatar suas histórias ao público. Porém, devido à abordagem do assunto, o grupo enfrentou dificuldades ao encontrar pessoas que se voluntariassem a tratar um assunto tão delicado e que mais tarde seria divulgado. Assim, não houve muitos retornos positivos e nenhuma mãe se sentiu à vontade em participar do projeto exposto. Mesmo com esse impasse, quatro voluntários, sendo eles pais e familiares que buscaram o apoio da Fundação após acidentes com pessoas próximas, se dispuseram a participar, e compartilhar suas histórias conosco. Os componentes do grupo buscaram o auxílio de uma estudante de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para a estruturação das perguntas das entrevistas, e para a abordagem no momento anterior e durante a produção. Inicialmente os entrevistados foram recepcionados em uma área mais descontraída, com comidas e bebidas, para que todos se sentissem mais à vontade e pudessem interagir com os participantes do grupo, conhecer melhor a intenção da produção. A partir desse momento a estudante de psicologia iniciou uma conversa com o grupo, os preparando para os questionamentos que viriam a seguir, e deixando os familiares à vontade se precisassem interromper a qualquer momento caso se sentissem desconfortáveis com a situação, ou com alguma pergunta específica. As entrevistas foram gravadas em um estúdio da instituição Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), com duas câmeras simultaneamente, para que se obtivesse uma interpretação clara e completa das imagens. Uma das câmeras era fixa, com plano médio frontal na altura dos olhos, para que o espaço em que os entrevistados se encontravam fosse captado, assim como qualquer movimento dos mesmos. A segunda era móvel, sendo manuseada por um filmaker, filmando planos detalhe e mais fechados, de outros ângulos diferentes, assim, ao longo das gravações, quando o grupo percebia detalhes como movimentos com as mãos e rosto de cada familiar, era possível ter uma perfeita captação de tudo que envolvia aquele momento. Essa combinação foi escolhida para que o filme atingisse o seu objetivo de transmitir a veracidade para tudo o que as pessoas falavam e sentiam. Para que os entrevistados continuassem sentindo-se a vontade, mesmo no momento das gravações, estabeleceu-se que somente alguns integrantes da equipe participassem do set de filmagem. Desta forma, os entrevistados pudessem se sentir o mais confortável possível ao responder as perguntas abordadas. A responsável pela condução das entrevistas foi à própria estudante de psicologia contatada pelo grupo, por ter mais experiência e conhecimento sobre a fragilidade do assunto abordado nas perguntas. No final da produção, todos os quatro familiares que colaboraram com o projeto receberam um certificado com o nome de "Embaixador(a) da Vida", como forma de agradecimento e de reconhecimento por se tornarem os porta-vozes do projeto. Pois foram esses familiares que ajudaram a fazer com que, de alguma forma, a campanha "Vida em 25 Segundos" salvasse vidas no trânsito, e viabilizassem o projeto exposto para o público. Colaborando também para a repercussão do vídeo também em seus perfis pessoais nas redes sociais. No momento da edição do vídeo, optou-se por ocultar as perguntas das entrevistas e deixando apenas as falas dos familiares, pois havia muito conteúdo captado e pouco tempo de vídeo. Desta forma, o grupo dividiu a decupagem das cenas em três etapas, devido a grande quantidade de material gravado captado. Já para a trilha sonora houve uma pesquisa, pois a intenção era escolher um estilo mais harmônico de música, para que as falas dos entrevistados prevalecessem e a trilha somente ressaltasse e contornasse os diálogos de cada um. Tudo isso para que o vídeo emocionasse e enaltecesse as falas que foram especificamente selecionadas na decupagem. O roteiro do vídeo foi redigido pelos próprios integrantes do grupo com o auxílio dos professores orientadores do trabalho. A seguir segue o roteiro para melhor entendimento: "O vídeo será estilo documentário, pois a finalidade é, através de perguntas, conseguir histórias sinceras e espontâneas de familiares que já perderam algum ente querido para as imprudências de trânsito. Além disso, mostrar, através dos depoimentos, a importância, a valorização da vida e o cuidado que devemos ter, visto que, a cada 25 segundos, alguém perde a vida no trânsito. Dessa forma, pretendemos alertar as pessoas e evitar, na medida do possível, que mais acidentes ocorram.". A realização das perguntas feitas aos entrevistados contou também com o auxílio da estudante de psicologia. Pois a intenção era que as perguntas não atingissem de alguma forma negativa os familiares, por ser a abordagem de um assunto delicado, a perda de algum familiar ou ente próximo. Sendo assim, houve uma compreensão por parte da equipe, referente a cada "acidente" mencionado, para que dependendo da ocasião as perguntas pudessem ser adaptadas conforme o caso abordado, não se tornando perguntas inconvenientes ou agressivas para o momento. 1. Você pode se apresentar, por favor? 2. Você sabe porque está aqui hoje? 3. Pode nos contar quem foi o parente que você perdeu em um acidente de trânsito? 4. Como esse acidente aconteceu? 5. Como você reagiu após o acidente? 6. Qual a mensagem que você gostaria de repassar sobre essa causa? 7. O que você acha do objetivo da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga? E como eles são abordados? 8. Como a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga ajudou na superação do ocorrido? 9. Quais projetos da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga você participa? 10. Você acha que 25 segundos podem fazer a diferença no trânsito? </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O vídeo de desdobramento da campanha atingiu 25 mil visualizações, 48 horas após o lançamento do vídeo nas redes sociais da instituição. A última auditoria realizada em 4 de abril de 2017, contabilizou mais de 28 mil visualizações, 392 compartilhamentos, diversos comentários e mais de 450 mil pessoas impactadas apenas no Facebook. Além disso, a página do Vida Urgente recebeu, no período da campanha, 500 novas curtidas e mais de 5 mil compartilhamentos. A grande quantidade de visualizações no curto período, fez com que a campanha recebesse destaque nas mídias: "Campanha 'Vida em 25 segundos' alerta sobre acidentes de trânsito" (CATRACA LIVRE, 2016). A postagem do site de notícias gerou mais reações e compartilhamentos por seus leitores. Após a finalização da campanha, o vídeo foi indicado ao MOBIFILM (Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Trânsito). Entre 300 inscritos, "25 Segundos" foi um dos 80 filmes exibidos durante o festival e o grande vencedor na categoria Entidades e ONGs (MOBIFILM, 2016). A premiação gerou repercussão em outros sites de notícia: "Campanha gaúcha de conscientização pela vida é premiada em festival nacional" (COLETIVA.NET, 2016). Por fim, é importante lembrar que a campanha não recebeu nenhum impulsionamento, os dados aqui apresentados foram todos adquiridos de forma orgânica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CATRACA LIVRE. Campanha 'Vida em 25 segundos' alerta sobre acidentes de trânsito. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/geral/mobilidade/indicacao/campanha-vida-em-25-segundos-alerta-sobre-acidentes-de-transito/> Acesso em 04 de abril de 2017.<br><br>COLETIVA. NET. Campanha gaúcha de conscientização pela vida é premiada em festival nacional. Disponível em: <http://coletiva.net/noticias/2016/08/campanha-gaucha-de-conscientizacao-pela-vida-e-premiada-em-festival-nacional/> Acesso em 04 de abril de 2017.<br><br>MOBIFILM. Filmes vencedores. Disponível em: <https://www.mobifilm.com.br/filmes-vencedores> Acesso em 04 de abril de 2017.<br><br>PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso. Campinas. Edição Unicamp, 1988.<br><br>VANESSA ZANDONADE. O vídeo documentário como instrumento de mobilização social. Disponível em: < http://www.bocc.ubi.pt/pag/zandonade-vanessa-video-documentario.pdf> Acesso em 03 de abril de 2017.<br><br>TIAGO ATALFINI. Cinema Documentário Brasileiro - Evolução Histórica da Linguagem. Disponível em: < http://bocc.ubi.pt/pag/Altafini-thiago-Cinema-Documentario-Brasileiro.html> Acesso em 05 de abril de 2017.<br><br>BRASIL, Luciana. MICHEL PÊCHEUX E A TEORIA DA ANÁLISE DE DISCURSO: DESDOBRAMENTOS IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO DE UMA TIPOLOGIA DISCURSIVA. LING. Est. e Pesq., Catalão-GO, vol. 15, n. 1, p. 171-182 jan./jun. 2011<br><br>KONRATH, Aline Raquel, FORNECK, Kári Lúcia. O ATO DA LINGUAGEM E AS REDES SOCIAIS: DO EU-COMUNICANTE AO EU-IDEALIZADO. REVISTA DESTAQUES ACADÊMICOS, VOL. 5, N. 2, 2013 - CCHJ/UNIVATES.<br><br> </td></tr></table></body></html>