ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00432</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Cadernos especiais para o Jornal Minuano: prática interdisciplinar de redação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Larissa Furtado Hummel (Universidade da Região da Campanha); Taiane Oliveira Volcan (Universidade da Região da Campanha); Cristiane Pinto Pereira (Universidade da Região da Campanha); Cecília Lima Ferreira (Universidade da Região da Campanha)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Jornal-laboratório, Redação Jornalistica , Suplementos, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os alunos das disciplinas de Redação e Expressão Oral em Língua Portuguesa, Redação e Expressão Oral em Jornalismo e Redação Jornalística I e II, do Curso de Jornalismo da Urcamp, produziram em 2016, de forma integrada, diversos cadernos especiais para o Jornal Minuano. O objetivo foi realizar a prática de redação jornalística, com alunos de diversos semestres do curso. Também foi praticada a edição jornalística, projeto gráfico e fotojornalismo. Para este trabalho, foram destacados três suplementos que cobriram eventos ocorridos em Bagé (RS): treinos da Seleção Paralímpica de Futebol de 7, Festival Internacional de Cinema da Fronteira e Lançamento Projeto Forte de Santa Tecla.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A prática na redação jornalística é essencial. E esta prática, conforme as novas diretrizes curriculares dos cursos de jornalismo, deve iniciar desde os primeiros semestres da graduação. Pensando nisto, os professores das disciplinas de redação do curso de jornalismo da Urcamp produziram com os seus alunos diversos cadernos especiais. Estes suplementos foram encadernados no Jornal Minuano, principal diário da cidade e, que por pertencer à Universidade, serve de jornal-laboratório para os estudantes. Segundo Lopes (1989), o jornal-laboratório dá condições ao estudante de jornalismo realizar treinamentos na própria faculdade,  possibilitando que coloque em execução, ainda que experimentalmente, os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas da área técnico profissionalizante (p.49). Para este trabalho, separamos três suplementos. São eles: treinos da Seleção Paralímpica de Futebol de 7, Festival Internacional de Cinema da Fronteira e Lançamento Projeto Forte de Santa Tecla.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Objetivo geral: - Realizar a prática de redação jornalística, com alunos de diversas disciplinas do curso, desde a escolha das pautas, apuração dos fatos e organização do material. Objetivos Específicos: - Praticar a edição jornalística, projeto gráfico e fotojornalismo; - Realizar a cobertura jornalística de importantes eventos ocorridos na cidade de Bagé: treinos da Seleção Paralímpica de Futebol de 7, Festival Internacional de Cinema da Fronteira e Lançamento Projeto Forte de Santa Tecla; - Cumprir com a responsabilidade social do jornalista.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho é relevante pelo fato dos cadernos proporcionarem a prática da redação jornalística através de suplementos encartados em um jornal que é realmente impresso e veiculado na cidade onde fica a sede da Universidade. Além disso, os temas trabalhados são de extrema importância, principalmente o da vinda da Seleção Paralímpica de Futebol de 7 para Bagé a fim de realizar treinamento para as Paralimpíadas do Rio de Janeiro. O tema da inclusão é latente. Nas escolas, nos grupos familiares, nas empresas. Pensando nisso, problematizamos: Como o curso de Jornalismo da Urcamp, através da prática das teorias estudadas em sala de aula, poderia contribuir com esta temática? Acreditamos que a divulgação deste fato seria relevante, proporcionando um maior conhecimento desta modalidade e difundindo este modelo de superação e inclusão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Prática de redação, através das orientações de professores das disciplinas de Redação e Expressão Oral em Língua Portuguesa, Redação e Expressão Oral em Jornalismo e Redação Jornalística I e II, abrangendo o terceiro, quinto, sexto e sétimo semestre, e com base nas teorias estudadas em sala de aula. Primeiramente, foram realizadas as reuniões de pautas e as divisões de funções. Os alunos exerceram o papel de repórteres, realizando entrevistas, reportagens, fotografias e edição. O material foi revisado pelos professores das disciplinas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os alunos das disciplinas de redação do curso de jornalismo da Urcamp, em 2016, fizeram de forma integrada e alternada, vários cadernos especiais que foram encartados no Jornal Minuano. Neste trabalho destacamos os seguintes cadernos: estadia da Seleção Paralímpica de Futebol de 7, Festival Internacional de Cinema da Fronteira e Lançamento Projeto Forte de Santa Tecla. Todos os cadernos foram coloridos, de quatro páginas. O primeiro caderno, sobre a Seleção Paralímpica, foi publicado em março e realizou a cobertura dos treinos dos atletas em Bagé, uma das poucas cidades a receber este tipo de pré-evento paralimpíadas Rio 2016. Já o segundo caderno, sobre o lançamento do Forte de Santa Tecla, veiculado em novembro, realizou a cobertura deste evento que buscou revitalizar este patrimônio histórico tombado pelo Iphan. Por fim, os alunos produziram, também em novembro, o caderno especial da 7ª edição do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, evento que ocorre na cidade de Bagé e atrai diversos especialistas da sétima arte para a cidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A produção destes cadernos beneficiou os alunos, os envolvidos nos eventos que receberam a cobertura jornalística e a sociedade como um todo. É extremamente recompensador para os aprendizes de jornalismo verem o trabalho desenvolvido em sala de aula serem publicados, levando os seus nomes, e serem lidos por familiares, amigos e outras pessoas. Também é gratificante o agradecimento dos envolvidos com os eventos cobertos pelos cadernos. Mas o destaque, com certeza, foi para os atletas da seleção paralímpica. Da cobertura, nasceu uma admiração mútua: dos alunos pelos esportistas e dos esportistas pelos alunos, já que eles afirmaram que nunca tinham recebido uma recepção tão calorosa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">LOPES, Dirceu. Jornal Laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus, 1989.<br><br>MARCONDES FILHO, Ciro. Ser Jornalista: a língua como barbárie e a notícia como mercadoria. São Paulo: Paulus, 2009.<br><br>PENA, Felipe. Teorias do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2008.<br><br>PINTO, ANA ESTELA DE SOUSA. Jornalismo Diário: Reflexões, Recomendações, Dicas e Exercícios. São Paulo: Publifolha, 2009.<br><br> </td></tr></table></body></html>