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INSCRIÇÃO: | 00439 |
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CATEGORIA: | PP |
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MODALIDADE: | PP11 |
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TÍTULO: | A Vida Passa Se Você Doa: Outdoor para o GHC |
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AUTORES: | Leonardo Kehrwald Viana (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Caroline Volpato (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Patrique Bagatine (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Giovanni Tavares Pereira (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Cátia Schuh Weizenmann (Escola Superior de Propaganda e Marketing) |
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PALAVRAS-CHAVE: | publicidade, outdoor, conscientização, doação de sangue, criação |
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RESUMO |
O Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) frequentemente carece de estoques de sangue. O outdoor aqui apresentado foi uma peça da campanha “A Vida Passa Se Você Doa”, desenvolvida pelos alunos do quinto semestre de Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul, que visava à conscientização da sociedade e o aumento nos números de doadores de sangue. O presente material expõe a criação do conceito e da peça, desde o recebimento do briefing, até as diferentes etapas que compõem o desenvolvimento do outdoor como mídia essencial de grande impacto nas ruas. |
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INTRODUÇÃO |
Este paper apresenta o processo de construção de um outdoor para uma campanha de incentivo à doação de sangue para o Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), abordando desde as etapas de briefing e a construção de um conceito criativo até a realização da peça. 伀 栀戀椀琀漀 搀攀 搀漀愀爀 猀愀渀最甀攀 挀漀洀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 渀漀 甀洀 挀漀猀琀甀洀攀 挀漀洀甀洀 渀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 最愀切挀栀愀⸀ 䄀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀洀攀渀琀攀 猀漀 洀漀琀椀瘀愀搀愀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 攀猀琀攀 愀琀漀 焀甀愀渀搀漀 攀砀椀猀琀攀 愀氀最甀洀 昀愀洀椀氀椀愀爀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀渀搀漀 漀甀 攀洀 挀愀猀漀猀 搀攀 琀爀愀最搀椀愀猀⸀
Frente a este contexto, o Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que pertence ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), atende às demandas de sangue de todas as unidades do grupo. No total, são seis unidades que geram uma necessidade diária de um grande estoque, que é viabilizado através de doações de, no mínimo, oitenta doadores por dia. Em períodos de feriados, aos quais os números de acidentes no trânsito tendem a ser maiores, o estoque diminui drasticamente. 䔀猀琀愀琀椀猀琀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 搀攀 搀漀愀爀攀猀 琀攀洀 猀椀搀漀 戀攀洀 愀戀愀椀砀漀 搀漀 攀猀瀀攀爀愀搀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 洀漀琀椀瘀漀甀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 搀漀 漀甀琀搀漀漀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀攀猀琀攀 瀀愀瀀攀爀Ⰰ 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀愀猀 焀甀攀 瘀椀猀愀洀 漀 攀猀琀洀甀氀漀 搀漀愀漀 搀攀 猀愀渀最甀攀⸀
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OBJETIVO |
O objetivo do outdoor na campanha do Banco de Sangue GHC é despertar a atenção da sociedade e conscientizar sobre a importância da doação regular de sangue, mostrando-se que isto é um ato civil. Além disso, busca-se sensibilizar as pessoas de modo que haja um aumento no número de doadores e uma fidelização dos mesmos, já que boa parte das pessoas realiza a doação a partir da necessidade direta de algum amigo ou familiar que esteja necessitando de sangue. Dessa forma, busca-se que estes doadores passem a ter como um hábito frequente a doação, haja vista que é possível realizar até quatro doações por ano, no caso dos homens e, até três vezes por ano, no caso das mulheres.䌀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瘀椀猀愀瘀愀 愀琀椀渀最椀爀 琀漀搀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 椀搀愀搀攀猀 攀渀琀爀攀 㘀 愀 㘀 愀渀漀猀Ⰰ 挀甀樀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 攀猀琀 栀愀戀椀氀椀琀愀搀愀 愀 搀漀愀爀 猀愀渀最甀攀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 瀀攀氀漀 猀甀愀 愀氀琀愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 渀切洀攀爀漀猀 搀攀 椀洀瀀愀挀琀漀猀Ⰰ 愀氀椀愀搀漀 猀渀琀攀猀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 漀 漀甀琀搀漀漀爀 甀洀愀 瀀攀愀 搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 焀甀攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀愀猀 挀漀洀漀 愀渀切渀挀椀漀 攀洀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 嘀吀Ⰰ 猀瀀漀琀 搀攀 爀搀椀漀Ⰰ 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 瀀漀猀琀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 栀漀琀猀椀琀攀 攀 愀漀 渀漀 匀瀀漀琀椀昀礀⸀
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JUSTIFICATIVA |
Dentre suas características, o outdoor é considerado um veículo de propaganda, ao qual, segundo Sampaio (1999, p.82), “é qualquer meio de comunicação que leve uma mensagem publicitária do anunciante aos consumidores”. Como instrumento de mídia, ele tem como principal benefício o grande impacto (SAMPAIO, 1999, p.94) nas ruas. 䄀 洀搀椀愀 攀砀琀攀爀椀漀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 最爀愀渀搀攀猀 攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 昀爀攀渀琀攀 猀 搀攀洀愀椀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀 漀猀 漀甀琀搀漀漀爀猀 攀 搀攀洀愀椀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀砀琀攀爀椀漀爀 猀漀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀猀 搀攀 瀀愀猀猀愀最攀洀Ⰰ 渀愀猀 瘀椀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀瀀漀渀搀漀 愀 瀀愀椀猀愀最攀洀 搀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀㬀 猀漀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀猀 洀愀椀猀 漀甀 洀攀渀漀猀 挀愀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 ⠀䘀䄀刀䤀一䄀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀㘀㈀⤀⸀
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É nesse ambiente que surge o nosso segundo tipo de leitor, aquele que nasce com o advento do jornal e das multidões nos centros urbanos habitados de signos. É o leitor que foi se ajustando a novos ritmos da atenção, ritmos que passam com igual velocidade de um estado fixo para um móvel. É o leitor treinado nas distrações fugazes e sensações evanescentes cuja percepção se tornou uma atividade instável, de intensidades desiguais.
Para o grupo, o desafio com este tipo de mídia é tornar claro o conceito da campanha de forma sucinta e direta, fazendo com que as pessoas impactadas com a peça se sensibilizassem em poucos segundos e refletissem sobre o ato de doar sangue e suas consequências positivas no salvamento da vida de outras pessoas.䌀漀洀漀 洀搀椀愀 攀砀琀攀爀渀愀Ⰰ 漀 漀甀琀搀漀漀爀 琀攀洀 愀氀最甀洀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 漀 搀椀昀攀爀攀 搀愀猀 搀攀洀愀椀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 洀椀搀椀琀椀挀愀猀Ⰰ 猀漀 攀氀愀猀㨀 洀愀氀攀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀猀愀搀漀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 攀洀 甀洀 切渀椀挀漀 戀愀椀爀爀漀㬀 椀洀瀀愀挀琀漀Ⰰ 椀洀瀀爀攀猀猀椀漀渀愀渀搀漀 瀀攀氀漀 猀攀甀 琀愀洀愀渀栀漀 攀 瀀攀氀漀 甀猀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 琀攀砀琀漀 猀甀挀椀渀琀漀 攀 挀漀爀攀猀㬀 洀攀洀漀爀椀稀愀漀Ⰰ 瀀漀爀 瀀愀猀猀愀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀攀稀攀猀 渀漀 洀攀猀洀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 漀 瀀切戀氀椀挀漀 琀攀渀搀攀 愀 琀攀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 昀椀砀愀搀愀 渀愀 洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 爀攀瀀攀琀椀漀 搀漀 愀琀漀㬀 攀 愀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀漀 焀甀愀氀 搀攀瘀椀搀漀 愀 猀甀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 爀瀀椀搀愀 攀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 椀洀攀搀椀愀琀愀 搀攀瘀愀 猀攀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀愀 ⠀倀䔀刀䔀娀 愀瀀甀搀 䘀䄀刀䤀一䄀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀㘀㐀⤀⸀
Frente às informações fornecidas pelo briefing, documento que concentra todas as informações e necessidades expostas pelo cliente para a criação de uma peça ou campanha publicitária, realizou-se um processo de apuração de dados e procurou-se “prioritariamente definir qual a mensagem mais importante.” (BERTOMEU, 2002, p. 44), que daria suporte à criação do conceito criativo, que norteia o desenvolvimento das peças da campanha. Dito isso, percebeu-se que o sangue doado pelas pessoas representa a vida, ou seja, no momento da doação, doa-se a vida que passa em nossas veias. Assim, fica claro que o ato de doar sangue é, portanto, um ato de doar vida e que isso conecta as pessoas através do sangue que passa de uma vida para a outra. ऀ䄀琀爀愀瘀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 戀爀椀攀昀椀渀最 攀 爀攀甀渀椀攀猀 搀攀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 挀栀攀最漀甀ⴀ猀攀 愀 昀漀爀洀甀氀愀漀 搀愀 昀爀愀猀攀 焀甀攀 猀椀渀琀攀琀椀稀愀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 ᰀ愠 瘀椀搀愀 搀攀 漀甀琀爀愀 瀀攀猀猀漀愀 瀀愀猀猀愀 瀀漀爀 瘀漀挀ᴀⰠ 愀漀 焀甀愀氀 昀漀椀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 搀攀挀椀搀椀甀 甀琀椀氀椀稀愀爀 挀漀洀漀 漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 愀 猀攀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀椀 爀攀猀甀洀椀搀漀 愀漀 猀氀漀最愀渀㨀 ᰀ愠 瘀椀搀愀 瀀愀猀猀愀 猀攀 瘀漀挀 搀漀愀ᴀ⸠
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Para se chegar até o conceito já explicitado, fez-se, primeiramente, um mapeamento das campanhas publicitárias já desenvolvidas pelo próprio Banco de Sangue GHC e dos demais bancos de sangue da cidade de Porto Alegre (RS). Também se procurou campanhas desenvolvidas em outras regiões do Brasil, com o intuito de conhecer os conceitos e ideias já utilizados anteriormente, e, a partir disso, projetarem-se pontos-chave que poderiam vir a serem abordados como um novo conceito. 刀攀愀氀椀稀愀爀愀洀ⴀ猀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀 最爀甀瀀漀 攀 挀漀洀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 搀攀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀Ⰰ 愀漀猀 焀甀愀椀猀 猀攀 戀甀猀挀愀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 搀攀 猀甀愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 瀀爀漀昀甀渀搀愀Ⰰ 搀椀猀瀀攀渀猀愀渀搀漀 愀 氀最椀挀愀⸀ 一攀猀琀攀 洀琀漀搀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀椀稀攀洀 漀 焀甀攀 瘀攀洀 渀愀 挀愀戀攀愀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 猀攀洀 渀攀渀栀甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 挀攀渀猀甀爀愀 ⠀倀刀䔀䐀䔀䈀伀一Ⰰ 㤀㤀㤀Ⰰ 瀀⸀㐀㠀⤀⸀ 䔀猀琀愀 琀挀渀椀挀愀 昀漀椀 攀洀瀀爀攀最愀搀愀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 挀愀洀椀渀栀漀猀 挀爀椀愀琀椀瘀漀猀 攀 愀 戀甀猀挀愀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 最爀昀椀挀愀猀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀猀猀攀洀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀洀 甀洀 椀洀瀀愀挀琀漀 攀昀攀琀椀瘀漀 攀 焀甀攀 最攀爀愀猀猀攀洀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 漀爀椀最椀渀愀氀 攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀⸀
Após aprofundar-se nos pontos que norteiam o tema, construiu-se um mindmapping, que é uma técnica utilizada para organizar fatos, palavras e ideias dispostas radialmente em torno de um problema central a fim de se encontrar uma solução para o mesmo. O tema central escolhido foi “doação de sangue”, ao qual, a partir dele evidenciaram-se palavras como: compartilhar; conexões; afeto; reescrever histórias; gesto solidário; e doação de vida. Através desta técnica e das associações destacadas, procurou-se as palavras que melhor aperfeiçoassem a ideia, fortalecendo o conceito, que, posteriormente, foi traduzido ao slogan “a vida passa se você doa”.䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 猀氀漀最愀渀 琀攀爀 甀洀 猀攀渀琀椀搀漀 搀切戀椀漀Ⰰ 愀漀 焀甀愀氀 猀攀 瀀漀搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 焀甀攀 愀 瘀椀搀愀 瀀愀猀猀愀 瀀攀氀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 漀 猀愀渀最甀攀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 瘀椀搀愀Ⰰ 挀椀爀挀甀氀愀 瀀攀氀漀 挀漀爀瀀漀 栀甀洀愀渀漀 攀Ⰰ 愀漀 搀漀ⴀ氀漀Ⰰ 猀攀 攀猀琀 爀攀瀀愀猀猀愀渀搀漀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀攀 瘀椀搀愀 愀 漀甀琀爀漀 愀氀最甀洀㬀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 焀甀攀 愀 瘀椀搀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 搀漀愀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 爀攀挀攀戀攀 漀 猀愀渀最甀攀 搀漀愀搀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 攀氀愀 瀀愀猀猀愀 愀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀瀀猀 攀猀琀攀 愀琀漀⸀
Com o conceito esclarecido, realizaram-se os primeiros esboços da aplicação da ideia na peça gráfica. Para isso, foram feitos diversos estudos através de rafes. Conforme Bertomeu (2002, p.68), rafes são os “primeiros rascunhos feitos por designer ou diretor de arte na criação de um anúncio publicitário. [...] Esboço inicial no planejamento gráfico de qualquer trabalho impresso”. Este estudo permitiu que se pudesse organizar, previamente, onde estaria cada elemento essencial para que o público compreendesse a ideia de maneira eficaz ao ser impactado pelo outdoor. 䐀椀愀渀琀攀 搀愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 挀漀洀 漀猀 爀愀昀攀猀 攀洀 洀漀猀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 最爀昀椀挀愀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䄀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 䜀攀猀琀愀氀琀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 猀甀愀 氀攀椀 最攀爀愀氀Ⰰ 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 最爀昀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀ⴀ猀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀最爀攀最愀漀Ⰰ 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀⸀ 䔀猀琀愀 爀攀最爀愀 爀攀猀猀愀氀琀愀 焀甀攀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 栀甀洀愀渀愀 猀攀 搀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 琀漀搀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 瀀愀爀愀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀爀ⴀ猀攀 愀猀 瀀愀爀琀攀猀 焀甀攀 愀 挀漀洀瀀攀洀⸀
A busca de referências gráficas no mundo da arte fez com que as peças da campanha e do próprio outdoor seguissem uma linha com uma composição mais artística. As referências de enquadramento, aliadas a decisão de produzir as fotos utilizando-se modelos pintados com tinta corporal, tiveram como inspiração obras de arte de diferentes movimentos e serviram como a parte ilustrativa e de destaque na peça, o que, de acordo com Santos (2005, p.182), mostra “a ilustração [como] o elemento mais chamativo, portanto a sua posição é determinante para orientar o peso visual dos demais” elementos. Com isso, estabeleceu-se que a figura ficaria em uma posição central, pesando mais ao lado esquerdo, de maneira que estimulasse o leitor a guiar a sua visão até a chamada principal. ऀ䄀 瀀爀漀挀甀爀愀 瀀漀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 最爀昀椀挀愀猀 琀愀洀戀洀 最甀椀愀爀愀洀 漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 攀 搀攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 甀猀愀搀愀猀 渀愀 瀀攀愀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䘀愀爀椀渀愀 ⠀㈀ Ⰰ 瀀⸀㌀⤀Ⰰ 漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 焀甀攀 椀洀瀀愀挀琀愀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 愀琀椀渀最椀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 愀漀 琀爀椀瀀氀愀Ⰰ 瀀爀愀琀椀挀愀搀愀 瀀攀氀愀 挀漀爀⸀
A cor exercer uma ação tríplice: a de impressionar, a de expressar e a de construir. A cor é vista: impressionar a retina. E sentida: provoca uma emoção. E é construtiva, pois, tendo um significado próprio, tem valor de símbolo e capacidade, portanto, de construir uma linguagem própria que comunique uma ideia. (FARINA, 2011, p.13)
É importante ressaltar que também foram feitos estudos de tipografia. O grupo realizou um levantamento de diferentes estilos tipográficos, de forma a encontrar o que melhor integrava a proposta da campanha gráfica. Estabeleceu-se que as tipografias selecionadas não apresentariam serifas e, principalmente para a chamada, seguiriam um traço mais reto, tendo-se em vista que estas passam seriedade e apresentam um tom de modernidade. Outra característica essencial deste estilo de tipografia sem serifa é o fato das mesmas apresentarem uma boa leitura a longas distâncias, o que vai ao encontro da necessidade primordial da peça aqui apresentada, ou seja, como o outdoor impacta as pessoas pelas ruas, é importante que se consiga compreender a mensagem escrita independente da distância que se esteja do anúncio. 伀甀琀爀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 攀爀愀 漀 挀漀爀愀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀漀 渀漀 瀀攀椀琀漀 搀攀 甀洀 搀漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 搀愀 椀洀愀最攀洀 甀猀愀搀愀 渀愀 瀀攀愀⸀ 倀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀猀琀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀椀稀攀爀愀洀ⴀ猀攀 琀攀猀琀攀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 渀漀 洀漀搀攀氀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 甀猀漀 搀攀 琀椀渀琀愀猀 挀漀爀瀀漀爀愀椀猀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀甀ⴀ猀攀 焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀椀渀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀 攀 搀攀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 猀漀戀爀攀 愀 瀀攀愀Ⰰ 愀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀 搀椀最椀琀愀氀 搀漀 漀戀樀攀琀漀 琀爀愀爀椀愀 甀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 洀愀椀猀 攀昀椀挀愀稀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 焀甀攀 漀 挀漀爀愀漀 猀攀 愀猀猀攀洀攀氀栀愀猀猀攀 愀漀 爀最漀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀漀 攀 愀椀渀搀愀 最攀爀愀猀猀攀 攀猀猀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 漀 漀戀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 昀愀稀攀爀 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䄀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 猀漀昀琀眀愀爀攀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 攀猀琀琀椀挀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀 樀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 最爀昀椀挀愀Ⰰ 搀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 洀漀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
A partir da identificação dos elementos importantes do briefing, que resultou nos processos de brainstorm e desenvolvimento do mindmapping e, posteriormente, na criação do conceito da campanha publicitária aqui apresentada. Parte-se, então, para o desenvolvimento do outdoor. 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 焀甀攀 樀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀 挀漀爀攀猀 猀漀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀愀 椀搀攀椀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀 昀椀最甀爀愀 Ⰰ 挀漀洀 琀漀渀猀 搀攀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 猀愀渀最甀攀 攀 愀 瘀椀搀愀 渀愀猀 瀀攀愀猀⸀ 伀猀 琀漀渀猀 洀愀椀猀 攀猀挀甀爀漀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀漀 戀愀挀欀最爀漀甀渀搀 搀愀猀 瀀攀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 瘀愀氀漀爀椀稀攀洀 愀 挀攀渀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀猀 琀漀渀猀 挀氀愀爀漀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀 攀 搀愀爀 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 挀漀洀 漀 昀甀渀搀漀⸀
Para Farina (2011, p.153) “é inegável que o anúncio publicitário realizado nos contrastes de branco e preto tem um atrativo muito grande. Pode ser um contraste agradável à vista e com um inquestionável poder de impacto”, que vai ao encontro do que Bertomeu (2002, p.70) evidencia que “para [se] conseguir efeitos visuais de sofisticação em imagens, a predominância da cor preta é uma constante”. Dessa forma, o grupo optou trabalhar o contraste entre as cores para chamar a atenção das pessoas impactadas nas ruas e ter a cor preta como plano de fundo, causando este destaque visual aos leitores.
Figura 1 – Paleta de Cores
Com base nas referências artísticas, definiu-se que a imagem que melhor ilustraria a campanha publicitária no outdoor seria o homem pintado de branco, representando ausência e necessidade de vida, que “remete também a algo incorpóreo [...] O branco é a cor do vazio interior, da carência afetiva e da solidão” (FARINA, 2011, p.97), conectado por uma linha vermelha à mulher pintada de vermelho, que tem a possibilidade de doar um pouco de vida. “Na cultura cristã, o vermelho de sangue tomado positivamente é o que dá vida, que purifica e santifica [...] significado de força, de energia, de redenção” (FARINA, 2011, p.99).伀 瀀漀搀攀爀 搀攀 昀椀砀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 甀洀愀 爀瀀椀搀愀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 攀猀琀 氀椀最愀搀漀 椀渀琀椀洀愀洀攀渀琀攀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 猀甀愀 瀀爀攀挀椀猀漀Ⰰ 愀漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 搀愀搀漀 愀漀 昀愀琀漀爀 焀甀攀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀⸀ 䤀猀琀漀 Ⰰ 爀攀愀氀愀爀 攀 搀愀爀 昀漀挀漀 漀渀搀攀 猀攀 挀攀渀琀爀愀氀椀稀愀 愀 椀搀攀椀愀 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 昀椀砀愀爀⸀ ⠀䘀䄀刀䤀一䄀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀㔀㌀⤀
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A partir da concepção do rafe da peça, foi possível organizar os materiais para a produção da imagem utilizada no outdoor. Um fator desafiador encontrado pelo grupo neste momento foi o uso da luz, pois como os modelos eram pintados à mão com tinta corporal e o intuito da equipe era destacar nas imagens esta textura de tinta, de forma que gerasse maior veracidade ao processo. Fez necessário, então, a utilização de uma luz difusa, que realçasse a textura na pele, sem deixar uma sombra marcada. Esta solução contou com o apoio dos equipamentos fornecidos pela ESPM-Sul em seu estúdio de fotografia, onde as imagens utilizadas na campanha publicitária foram produzidas pelo grupo.
Figuras 2 e 3 – Making Of.
Após a produção das imagens, iniciaram-se os processos de tratamento das imagens e de manipulação e da ilustração do coração que põe em evidência o conceito da peça. De certa forma, buscou-se preservar a textura da tinta nos corpos dos modelos, através da luz e reforça-la junto ao tratamento das imagens, para agregar à questão artística da peça. O elemento do coração foi posicionado no peito de um dos modelos em cor preta para gerar destaque no corpo do modelo pintado de branco e possibilitar que o leitor tenha uma melhor visualização das linhas vermelhas tomando conta do coração, que fazem uma alusão à vida passando de uma pessoa para a outra.
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Outro desafio do grupo foi a organização dos diversos logotipos que eram necessários na peça. Além do logotipo do Banco de Sangue do GHC, outros três logotipos precisavam aparecer como assinatura por questões legislativas: o do Grupo Hospitalar Conceição, o do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Saúde. Para a solução deste desafio, as leis da Gestalt serviram de apoio. Reuniram-se, então, estes logotipos através da ideia de proximidade, destacando, principalmente, o do Banco de Sangue do GHC, que é o cliente principal da campanha. 䌀漀渀昀漀爀洀攀 樀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀Ⰰ 漀 漀甀琀搀漀漀爀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 爀瀀椀搀愀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 攀 挀漀洀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 搀椀爀攀琀愀猀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 挀栀愀洀愀搀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 洀愀椀漀爀 搀攀猀琀愀焀甀攀 樀甀渀琀漀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䔀猀琀愀 昀漀椀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀愀 渀愀 氀椀渀栀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 漀 挀漀爀愀漀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀 氀椀渀栀愀 瘀攀爀洀攀氀栀愀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 猀攀 瀀攀爀挀攀戀攀猀猀攀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 渀愀 氀攀椀琀甀爀愀 瀀攀愀⸀ 䄀 挀栀愀洀愀搀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 爀攀猀猀愀氀琀愀 漀 猀氀漀最愀渀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀 瘀愀椀 愀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀椀猀 搀漀 漀甀琀搀漀漀爀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀ⴀ猀攀 瀀漀爀 猀攀爀 戀爀攀瘀攀 攀 搀攀 昀挀椀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 洀攀猀洀愀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀㨀 ᰀ愠 瘀椀搀愀 瀀愀猀猀愀 猀攀 瘀漀挀 搀漀愀ᴀ⸠
O texto de apoio, com frase única, informativa e sucinta, que foi posicionado abaixo da chamada principal, fez-se necessário para gerar o estímulo do público à ação. O mesmo destaca “doe sangue periodicamente”, explicitando aos leitores a necessidade de se realizar este ato com maior frequência. O uso das tipografias diferentes e em tamanhos distintos na chamada e no texto de apoio se deve para que não haja confusão aos leitores, distinguindo a mensagem principal da frase que os convida a doar sangue.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀洀 猀渀琀攀猀攀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 焀甀攀 琀攀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 洀漀戀椀氀椀稀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 琀攀洀愀 搀愀 搀漀愀漀 搀攀 猀愀渀最甀攀 昀漀椀 搀攀 猀甀洀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ 伀 漀甀琀搀漀漀爀Ⰰ 挀漀洀漀 洀搀椀愀 攀砀琀攀爀渀愀Ⰰ 最愀渀栀愀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀漀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀甀挀椀渀琀愀 攀 搀椀爀攀琀愀 琀漀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀漀爀 琀爀猀 搀愀 瀀攀愀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 攀洀 瘀漀最愀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀愀猀 爀甀愀猀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 猀攀 搀漀愀爀 猀愀渀最甀攀 瀀攀爀椀漀搀椀挀愀洀攀渀琀攀⸀
Acredita-se, portanto, que trazer um material com uma lógica concisa e com um viés artístico auxilia o Banco de Sangue do GHC a conscientizar a população sobre o significativo ato de doar sangue e, por consequência, aumentar os estoques de sangue no banco. Chamar a atenção dos leitores pela estética utilizada e enfatizar o valor que a vida tem para as pessoas foram os propósitos principais para a criação do outdoor e da campanha publicitária, tendo-se em vista que ao passar um pouco de vida a quem necessita se faz o bem tanto para recebe o sangue doado, quanto para quem o doa.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀刀吀伀䴀䔀唀Ⰰ 䨀漀漀 嘀椀挀攀渀琀攀 䌀攀最愀琀漀甀⸀ 䌀爀椀愀漀 渀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀攀渀最愀最攀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ 㘀 ጀ†㌀먀 攀搀椀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀刀䤀一䄀Ⰰ 䴀漀搀攀猀琀漀⸀ 倀猀椀挀漀搀椀渀洀椀挀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀氀甀挀栀攀爀Ⰰ ㈀ ጀ†㘀ꨀ 攀搀椀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䔀䐀䔀䈀伀一Ⰰ 䨀漀猀⸀ 䌀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 栀漀樀攀㨀 挀漀洀漀 猀攀 瀀爀愀琀椀挀愀Ⰰ 愀瀀爀攀渀搀攀 攀 攀渀猀椀渀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ 㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀㨀 挀漀洀漀 甀猀愀爀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 洀愀爀挀愀猀 攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ 㤀㤀㤀 ጀ†㈀먀 攀搀椀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䜀椀氀洀愀爀⸀ 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 唀䘀䴀䜀Ⰰ ㈀ 㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀䄀䔀䰀䰀䄀Ⰰ 䰀甀挀椀愀⸀ 一愀瘀攀最愀爀 渀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀㨀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 椀洀攀爀猀椀瘀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀氀甀猀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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