INSCRIÇÃO: 00473
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT13
 
TÍTULO: Hemeroteca Digital José Marques de Melo: uma conexão entre o patrimônio científico e a sociedade
 
AUTORES: Brenda Pereira (Universidade Regional de Blumenau); Clarissa Josgrilberg Pereira (Universidade Regional de Blumenau); João Vitor Costa (Universidade Regional de Blumenau); Marcia França Leoni (Universidade Regional de Blumenau)
 
PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento científico, Hemeroteca, José Marques de Melo, Periódicos, Plataformas Online
 
RESUMO
O presente trabalho objetiva mostrar a proposta realizada para dar vida e tornar acessível a Hemeroteca José Marques de Melo. O acervo de livros e periódicos foi doado pelo professor José Marques de Melo (JMM) à Universidade Regional de Blumenau em 2014, mesmo ano em que se iniciou o curso de Jornalismo na Furb, o que estimulou a criação de um projeto Transdisciplinar entre o curso e a biblioteca universitária da instituição. Este projeto tem como propósito catalogar, difundir e aproximar a sociedade do conhecimento científico, assim como ajudar futuras pesquisas científicas nas mais diversas áreas e disponibilizar todo o conteúdo produzido pelos alunos em uma plataforma online, preservando a história dos periódicos do acervo.
 
INTRODUÇÃO
Em junho de 2014 a Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga da Universidade Regional de Blumenau - FURB recebeu um acervo com mais de dois mil exemplares de revistas, livros e demais periódicos doados pelo jornalista José Marques de Melo, um importante pesquisador da comunicação brasileira. O acervo recebeu o nome "Hemeroteca José Marques de Melo" como forma de gratidão e reconhecimento ao doador. Entre os livros e revistas recebidos, estão periódicos em espanhol, português, inglês e alemão que abordam mais de onze áreas como moda, cultura, administração, educação, política entre outras. A partir deste material foi desenvolvido um trabalho em diversas facetas: catalogação e organização do material, criação de arquivo online e tradução do conteúdo científico para a sociedade. A "Expoteca: As Facetas da Hemeroteca José Marques de Melo – JMM" foi uma exposição realizada na disciplina Tópicos Especiais no quinto semestre do curso sob a supervisão da professora Clarissa Josgrilberg Pereira. Os estudantes produziram conteúdos jornalísticos utilizando os periódicos da Hemeroteca com o intuito de traduzir o material e aproximar a sociedade do conhecimento científico. A fim de que a conexão entre a sociedade e a ciência seja mais fácil, os alunos também produziram um site para servir de repositório e disponibilizar online os exemplares da Hemeroteca. Para isso, os estudantes do curso de Jornalismo trabalham voluntariamente na catalogação e digitalização dos periódicos. Esse trabalho foi desenvolvido em Transdisciplinaridade por meio das disciplinas Tópicos Especiais – com a realização da Expoteca, Radiojornalismo I e Telejornalismo I – com a produção de matérias referentes à Hemeroteca, e História da Mídia, da Leitura e do Livro com a separação do material e a catalogação dos volumes. Além da Biblioteca Universitária, que apoiou o projeto desde o início e cedeu o espaço para os alunos exercerem algumas das atividades.
 
OBJETIVO
Com o objetivo de aproximar o acadêmico da realidade cotidiana, o contato com os exemplares de diversas áreas proporciona ao estudante estabelecer um olhar crítico sobre as informações, além de incentivar o hábito da leitura. A aproximação com a iniciação científica é fundamental durante a vida acadêmica. De acordo com De-Moraes e Fava (2000), quando os estudantes vivenciam a iniciação científica, eles perdem o medo porque: Quando se aprendem coisas com uma certa autonomia apoiada na diretriz do orientador, posteriormente, na vida prática, ao surgir uma dificuldade, ele terá uma razoável habilidade para interpretar o fato e discernir se pode resolvê-lo ou se é preciso consultar quem sabe mais, pois, humildemente, reconhecerá que não tem a solução (DE-MORAES; FAVA, 2000, p.75). Desta forma, a catalogação dos exemplares permite que os acadêmicos da universidade tenham contato direto com a iniciação científica. Moraes e Fava (2000, p.75) ressaltam que muitas pessoas graduadas "entram em uma biblioteca e não sabem sequer manusear fontes de referências porque nunca foram habituadas a isso". Assim, a Hemeroteca surge como uma forma de encorajar os estudantes a mergulharem no mundo científico e a aproveitarem o acervo para a produção de novos conhecimentos. Entendendo que nem sempre a linguagem científica é compreensível a todos, os alunos criaram uma exposição intitulada "Expoteca: As Facetas da Hemeroteca José Marques de Melo – JMM" como forma de traduzir alguns dos conteúdos dos exemplares, desenvolvendo conteúdos jornalísticos alternativos buscando estabelecer o diálogo entre a divulgação científica e o patrimônio histórico para relacionar esses periódicos em novas proposições culturais e tecnológicas. Com o objetivo de divulgar o trabalho realizado na catalogação e na Expoteca, os alunos criaram um site para disponibilizar os produtos e periódicos. O website permite que não só o acadêmico, mas também a sociedade aproxime-se do campo científico.
 
JUSTIFICATIVA
Doada à Furb em 30 de junho de 2014 pelo jornalista e pesquisador José Marques de Melo, a Hemeroteca conta com mais de dois mil volumes. Estes periódicos atualmente estão na Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga, sendo catalogados pelos estudantes do curso de Jornalismo. A Hemeroteca representa um instrumento complementar na contextualização e construção do conhecimento. Com a chegada das novas mídias e das mais recentes tecnologias o livro ainda está presente em nosso cotidiano. Neste contexto destacamos Borelli e Mira (1996, p.44): (...) Inúmeras outras manifestações culturais circularam indistintamente - em tempos e espaços variados – pelo universo da literatura, circo, teatro, rádio, televisão e cinema latino-americanos. Elas determinaram os contornos de uma cultura popular de massas e podem ser produzidas ora de forma mais artesanal - no caso dos circos- teatros- ora no interior das mais organizadas empresas culturais, como rádio, cinema e televisão. Em qualquer destes campos explicita-se a conexão dos meios de comunicação com expressões da cultura popular, demarcando espaços de continuidade entre tradições culturais populares e cultura de massa. Sobre a reflexão dos autores citados, destaca-se que os periódicos cedidos têm relação com a citação mencionada e incluem coleções que são referência na área do conhecimento social do jornalismo e da comunicação. São exemplares, livros, revistas de cinema, telenovela, crônicas, com os mais diversos assuntos. Entre os periódicos nacionais estão: Imprensa, Jornal dos Jornais, Ordem e Desordem, Comunicação e Educação, Revistas Famecos, entre outros. Os periódicos internacionais são Journal of Communication (EUA), Média Develoment (Inglaterra), Communiaton Theor (EUA), Telos (Espanha). Para contextualizar a hemeroteca é de obrigatoriedade a menção à José Marques de Melo. Ele nasceu em 30 de junho de 1943, em Palmeiras dos Índios (Alagoas). Marques de Melo é jornalista, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico - um "Guerreiro Midiático" como é chamado por colegas jornalistas. O pesquisador possui vasta experiência na área de comunicação com ênfase em jornalismo, sendo um dos pioneiros da área: foi o primeiro doutor em jornalismo do país e tem suas obras reconhecidas internacionalmente. Por isso, ter contato com parte de seu acervo permite compreender as referências de um dos principais pensadores comunicacionais do país. No âmbito potencial, os periódicos e o site agregam possibilidades de fontes de pesquisa tanto no campo universitário como na comunidade em geral. As futuras gerações poderão usufruir deste acervo conquistando maior conhecimento cultural, científico e acadêmico. Muitos desses livros e periódicos trazem conteúdo de abrangência sócio – política, ambiental e científica, estando assim, conectados nos temas atuais. Esse trabalho é de cunho inovador já que muitos desses periódicos não possuem registro online. Gino Giacomini Filho e Roberto Elísio Dos Santos (2008, p.23), no livro "Comunicação e Inovação – Reflexões Contemporâneas", destacam a importância de apresentar produtos inovadores à sociedade: "A configuração da sociedade em rede, potencializada pelo uso das tecnologias digitais e virtuais, colocam a comunicação social sobre a perspectiva da sociedade da informação, cujas inovações alcançam todas as esferas sociais, ambientais e de conhecimento. A convergência das mídias, o novo desenho da família, a diversidade étnica, o embate regional e global, são apenas alguns dos pontos críticos que frequentam as discussões sobre a sociedade mundial no plano contemporâneo. Nesse sentido, as inovações têm propiciado inclusão e exclusão social, colaborando com mudanças sucessivas nas formas de criar, criticar e refletir a comunicação". Sendo assim, um site foi desenvolvido com o objetivo de transcender a Hemeroteca para além dos muros da instituição e conectar pessoas dos mais diferentes pensamentos num só espaço.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Este trabalho foi divido em três etapas: reconhecimento e catalogação, realização da exposição e por último o desenvolvimento do site. A primeira atividade foi a triagem do material e o início da catalogação. Esta parte foi desenvolvida na disciplina de História da Mídia, da Leitura e do Livro. Devido à quantidade de exemplares, cerca de 700 periódicos foram catalogados na primeira etapa. Por isso, a catalogação ainda está sendo feita voluntariamente pelos alunos do curso de Jornalismo sob a supervisão da professora Clarissa J. Pereira e da acadêmica Julia Schaefer, monitora da atividade. Para a catalogação, os estudantes utilizam uma planilha compartilhada no Google Docs e conferem os exemplares para anotar título do periódico, instituição de origem, data, cidade, país, edição, número, ano, idioma, título, página e autor dos artigos. A proposta é realizar uma catalogação que mesmo sendo mais demorada, seja mais completa e permita a busca no conteúdo interno de cada obra. A segunda etapa deste trabalho foi a criação de conteúdos jornalísticos referentes aos periódicos da Hemeroteca para aproximar a sociedade do saber científico. Assim, nas noites de quarta-feira os estudantes se encontravam na biblioteca universitária para realizar uma pesquisa sobre os exemplares do acervo. Em seguida, elaboraram uma estratégia de divulgação deste material, criando então a exposição denominada "Expoteca: As Facetas da Hemeroteca JMM". Pensando numa forma de divulgar esse trabalho e torná-lo mais acessível, os estudantes criaram um site para armazenar os conteúdos produzidos na Expoteca, como também para disponibilizar online os exemplares da Hemeroteca, sendo assim uma forma de conexão futura com outras hemerotecas do JMM. O site está inserido na plataforma Wix pela variedade de ferramentas e praticidade na edição. O design do site foi pensado a partir dos princípios de Steve Krug (2008), sendo o primeiro não fazer o usuário pensar: tudo o que está na página deve ser óbvio a fim de que o ele não se perca e não desista pelo caminho. "A aparência das coisas, seus nome bem escolhidos, a organização da página e a pequena quantidade de texto cuidadosamente colocado devem trabalhar juntos para criar um reconhecimento instantâneo" (KRUG, 2008, p.18). Para bem estruturar as facetas dos produtos, os alunos pensaram em Otto Groth (2011), lembrando-se dos quatro pilares elencados por ele como essenciais no jornalismo: periodicidade, universalidade, atualidade e difusão ou publicidade. As facetas foram relacionadas com o pensamento de Groth da seguinte forma: a) Periocidade: Por ter muitos periódicos e revistas não digitalizados necessita-se um pouco de cuidado no manuseio de alguns materiais, valorizando algumas identidades e marca-autor do seu doador. b) Universalidade: Na Hemeroteca JMM, encontram-se sobre os mais diversos assuntos. Alguns dos temas são: moda, educação, administração, cultura, Folkcomunicação, poesia, artigos, manuais e relatórios. Sendo assim, esse trabalho tem um caráter social por interligar diversas áreas com a comunicação. c) Atualidade: Muitos periódicos, apesar de serem do século passado, retratam o que vivemos na sociedade de hoje. d) Difusão ou publicidade: É o principal intuito desse trabalho: a divulgação cientifica desse material.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A catalogação dos exemplares está sendo feita pelos alunos do curso de Jornalismo de forma voluntária. Como o número de periódicos é grande, o trabalho ainda está sendo realizado. Atualmente, cerca de 700 exemplares já foram catalogados. ਀䜀攀爀愀氀洀攀渀琀攀 愀 挀愀琀愀氀漀最愀漀  昀攀椀琀愀 猀漀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 琀琀甀氀漀 攀 愀甀琀漀爀 搀漀 氀椀瘀爀漀⸀ 䄀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 昀漀椀 愀氀洀㨀 攀猀琀漀 猀攀渀搀漀 挀愀琀愀氀漀最愀搀愀猀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀漀猀 瀀攀爀椀搀椀挀漀猀 愀 昀椀洀 搀攀 焀甀攀 猀攀樀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 戀甀猀挀愀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 洀愀椀猀 愀瘀愀渀愀搀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 挀漀渀昀攀爀攀洀 攀 愀渀漀琀愀洀 漀 琀琀甀氀漀 搀漀 瀀攀爀椀搀椀挀漀Ⰰ 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 漀爀椀最攀洀Ⰰ 搀愀琀愀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀猀Ⰰ 攀搀椀漀Ⰰ 渀切洀攀爀漀Ⰰ 愀渀漀Ⰰ 琀琀甀氀漀Ⰰ 瀀最椀渀愀 攀 愀甀琀漀爀 搀漀猀 愀爀琀椀最漀猀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀  攀洀 氀漀渀最漀 瀀爀愀稀漀 琀愀洀戀洀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀椀最椀琀愀氀椀稀愀搀漀⸀ 䠀漀樀攀 漀 焀甀攀 樀 攀猀琀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 猀漀 漀猀 琀琀甀氀漀猀 挀愀琀愀氀漀最愀搀漀猀 攀Ⰰ 猀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 琀椀瘀攀爀攀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀愀 䠀攀洀攀爀漀琀攀挀愀 搀椀最椀琀愀氀椀稀愀 攀 攀渀瘀椀愀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ A Expoteca foi realizada no laboratório de jornalismo e foi aberta a comunidade acadêmica e as pessoas interessadas em conhecê-la. Recebeu cerca de 50 visitantes, os quais preencheram um questionário que avaliava o produto desenvolvido a fim de que a equipe pudesse futuramente aprimorá-lo e disponibilizá-lo novamente à comunidade.਀䄀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 攀砀瀀漀猀椀漀 昀漀椀 挀爀椀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 䠀攀洀攀爀漀琀攀挀愀 䨀漀猀 䴀愀爀焀甀攀猀 搀攀 䴀攀氀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀 愀 瀀爀漀搀甀漀 愀戀漀爀搀漀甀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀愀猀 猀攀渀搀漀 愀氀最甀洀愀猀 搀攀氀愀猀 愀 刀攀瘀椀猀琀愀 ㈀⸀㤀Ⰰ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀 攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䔀搀甀挀愀漀⸀  ਀刀攀瘀椀猀琀愀 ㈀⸀㤀㨀 준 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 焀甀攀 猀甀爀最椀甀 搀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 渀愀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 䐀攀猀搀攀 愀 猀甀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀搀椀漀Ⰰ 攀洀 ㄀㤀㠀㜀Ⰰ 愀琀 愀 切氀琀椀洀愀 搀攀 ㈀ ㄀㈀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀琀愀 渀漀 愀挀攀爀瘀漀 搀愀 䠀攀洀攀爀漀琀攀挀愀 䴀愀爀焀甀攀猀 搀攀 䴀攀氀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 ᰀ朠愀爀椀洀瀀愀搀愀猀ᴀ†瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 最愀渀挀栀漀猀 挀漀洀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀琀甀愀椀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 琀攀洀愀猀 挀漀洀漀 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 漀 渀漀瘀漀 愀挀漀爀搀漀 漀爀琀漀最爀昀椀挀漀⸀ ਀䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀㨀 伀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀猀猀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 愀渀愀氀椀猀愀爀愀洀 愀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 猀漀戀爀攀 䘀漀氀欀挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀 攀 爀攀最椀漀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 昀攀椀琀漀 氀攀瘀愀渀琀愀爀愀洀 搀愀搀漀猀 搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 洀愀椀猀 挀椀琀愀搀漀猀 渀攀猀猀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 瀀漀爀 爀攀最椀漀 攀 戀甀猀挀愀爀愀洀 猀愀戀攀爀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 攀 瘀椀搀愀 搀攀猀猀攀猀 攀猀挀爀椀琀漀爀攀猀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瘀椀愀 匀欀礀瀀攀 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 漀猀 挀漀猀琀甀洀攀猀 攀 栀戀椀琀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 爀攀最椀漀 搀漀 瀀愀猀⸀ 䔀渀琀爀攀 愀氀最甀渀猀 挀爀漀渀椀猀琀愀猀 攀 攀猀挀爀椀琀漀爀攀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀猀 攀猀琀漀㨀 AUTOR REGIÃO਀䤀瘀愀渀愀 䄀爀爀甀搀愀 䰀攀椀琀攀ऀ匀甀搀攀猀琀攀 Cíntia Moscovich Sul਀䐀漀爀愀渀礀 匀愀洀瀀愀椀漀ऀ一漀爀搀攀猀琀攀 André Resende Nordeste਀䴀漀爀攀椀爀愀 䌀愀洀瀀漀猀ऀ一漀爀搀攀猀琀攀 Moacyr Sciliar Sul਀伀氀最愀 匀愀瘀愀爀礀ऀ一漀爀琀攀 Evandro Affonso Ferreira Centro-Oeste਀ Com o material recolhido os alunos produziram perfis e um varal cultural fazendo uso da realidade aumentada. Ou seja, em um varal era colocado os perfis jornalísticos desenvolvidos pelos alunos e os visitantes, por meio do tablet, tinham a possibilidade de sobrepor o equipamento sobre o produto jornalístico e assistir as entrevistas concedidas ou os produtos culturais desenvolvidos pelos artistas citados acima.਀ Comunicação e Educação: Entendendo a importância da ligação entre comunicação e educação no cotidiano, esta editoria buscou apresentar a informação de forma diferenciada, voltada para o mundo infantil por meio de pequenas animações. Também procurou apresentar os principais conceitos que norteiam este tema. ਀ O trabalho realizado com a Hemeroteca não poderia ficar restrito somente para pesquisadores e visitantes da biblioteca da Furb. Por isso, levando em consideração o auge do jornalismo digital, os estudantes desenvolveram o site da Hemeroteca para que os periódicos e os produtos da Expoteca estejam disponíveis não só para pesquisadores, historiadores e estudantes, mas para a sociedade em geral com o objetivo de que o conhecimento científico transcenda os muros da universidade. ਀伀 猀椀琀攀 攀猀琀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 㘀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀㨀 ᰀ儠甀攀洀  䨀䴀䴀ᴀ†ᰀ倠攀爀椀搀椀挀漀猀ᴀⰠ ᰀ倠爀漀搀甀攀猀 䄀挀愀搀洀椀挀愀猀ᴀⰠ ᰀ䔠砀瀀漀琀攀挀愀ᴀ†攀 ᰀ匠愀椀甀 渀愀 䴀搀椀愀ᴀ⸠  A primeira categoria apresenta quem é José Marques de Melo, o professor, jornalista e pesquisador que doou o acervo para a universidade. ਀䔀洀 ᰀ倠攀爀椀搀椀挀漀猀ᴀ†攀猀琀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 攀砀攀洀瀀氀愀爀攀猀 焀甀攀 樀 攀猀琀漀 挀愀琀愀氀漀最愀搀漀猀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 搀攀猀琀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀  愀 爀攀瘀椀猀琀愀 䘀愀洀攀挀漀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀 洀搀椀愀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀 攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 戀甀猀挀愀 椀渀琀攀爀氀椀最愀爀 漀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀漀洀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀⸀ 䔀猀琀攀猀 瀀攀爀椀搀椀挀漀猀 戀甀猀挀愀洀 漀 愀瀀攀爀昀攀椀漀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀 洀愀椀猀 愀瘀愀渀愀搀漀猀⸀ 준 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 焀甀攀 栀 甀洀愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀漀 愀瘀愀渀漀 搀愀猀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀⸀  Na terceira categoria intitulada “Produções Acadêmicas” são disponibilizados os materiais produzidos dentro de outras disciplinas do curso, como reportagens feitas em Telejornalismo e Radiojornalismo. ਀䄀 ᰀ䔠砀瀀漀琀攀挀愀ᴀ†愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 攀洀 氀椀渀最甀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 猀漀戀爀攀 愀氀最甀洀愀猀 昀愀挀攀琀愀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 渀漀 愀爀焀甀椀瘀漀 搀漀愀搀漀 瀀漀爀 䴀愀爀焀甀攀猀 搀攀 䴀攀氀漀⸀ Em “Saiu na Mídia” estão inseridas as matérias sobre o trabalho divulgadas nos meios de comunicação da região. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 䠀攀洀攀爀漀琀攀挀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀渀搀漀 挀漀洀 漀猀 洀愀椀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀 昀愀挀攀琀愀猀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀洀 吀爀愀渀猀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 挀漀氀漀焀甀攀洀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀攀猀 猀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 挀漀洀 瘀爀椀愀猀 洀搀椀愀猀 渀愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 挀氀椀瀀愀最攀洀Ⰰ 攀搀椀漀 攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 最爀甀瀀漀⸀  Como a catalogação dos periódicos está sendo feita pelos próprios acadêmicos do curso, eles se familiarizam com a área científica e são incentivados a criar o hábito pela leitura. Isto possibilitou que os alunos realizassem a Expoteca no dia 21 de junho de 2016 para apresentar os produtos relacionados à Hemeroteca. ਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 甀洀 猀椀琀攀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀爀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 琀漀爀渀愀爀 愀 爀攀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 愀 琀漀搀漀猀⸀ Levando em consideração estas atividades de catalogação, tradução e divulgação do material, concluímos que a Hemeroteca é um conector entre o patrimônio científico e a sociedade porque os dados encontrados pelos alunos não ficam apenas no âmbito da Universidade e se tornam um produto de fonte de informação e aprendizado. ਀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
GROTH, O. O Poder Cultural Desconhecido: Fundamentos da Ciência dos Jornais. Petrópolis, Vozes,2011.

FAVA-DE-MORAES, Flavio; FAVA, Marcelo. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 1, p. 73-77, 2000.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Ed. Triom, São Paulo,਀㄀㤀㤀㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀刀䔀䰀䰀䤀Ⰰ 匀⸀ 攀 䴀䤀刀䄀Ⰰ 䴀⸀䌀⸀ 匀漀洀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 猀攀渀猀愀攀猀㨀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀猀 攀 琀攀氀攀渀漀瘀攀氀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䤀渀 䤀渀琀攀爀挀漀洀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 瘀漀氀⸀ 堀䤀堀Ⰰ 渀먀 ㄀Ⰰ 樀愀渀攀椀爀漀⼀樀甀渀栀漀 搀攀 ㄀㤀㤀㘀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䤀渀琀攀爀挀漀洀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀倀刀䤀一伀Ⰰ 䴀渀椀挀愀 倀攀最甀爀攀爀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 椀渀漀瘀愀漀㨀 爀攀昀氀攀砀攀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀甀猀Ⰰ ㈀  㠀⸀ ㄀㤀㤀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀