|
INSCRIÇÃO: | 00493 |
|
CATEGORIA: | PT |
|
MODALIDADE: | PT11 |
|
TÍTULO: | O canto da sereia - a história de quem luta diariamente contra o vício das drogas |
|
AUTORES: | Caroline Dalprá Lopes (Universidade de Passo Fundo); Andrei da Silveira Nardi (Universidade de Passo Fundo); Caroline Maria Beccari (Universidade de Passo Fundo); Fernanda Letícia Rodrigues Algayer (Universidade de Passo Fundo); Gabriela Schlotfeldt (Universidade de Passo Fundo); Nadja Maria Hartmann (Universidade de Passo Fundo); Sônia Regina Schena Bertol (Universidade de Passo Fundo); Maria Joana Chiodelli Chaise (Universidade de Passo Fundo) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | especial multimídia, jornalismo on-line, recuperação de drogaditos, , |
|
RESUMO |
A produção de reportagens multimídia desponta como uma tendência no campo da comunicação, principalmente no segmento do jornalismo. O especial “Canto das sereias” representa essa nova forma de trabalhar e apresentar a informação que mescla diferentes tipos de linguagem. Som, imagem estática ou em movimento, infografia e texto interligados em uma mesma plataforma on-line habilitam o repasse de conhecimento e permitem a interatividade. Os especiais, e este que apresentamos é um exemplo, surgem para que o público se sinta imerso na narrativa jornalística e usam das potencialidades originadas na internet para uma maior eficácia no processo de informar. |
|
INTRODUÇÃO |
Com o advento da internet o jornalismo vem tomando novas formas de se apresentar ao público. As evoluções nas tecnologias do universo em rede modificam a convivência social, a comunicação interpessoal e não poderia ser diferente com a produção da informação. Além disso, altera a forma como esse material jornalístico se apresenta ao público. 伀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 ᰀ䌠愀渀琀漀 搀愀猀 猀攀爀攀椀愀猀ᴀ†昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 甀猀愀渀搀漀 攀猀猀愀猀 渀漀瘀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 攀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀 最爀愀渀搀攀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 漀渀ⴀ氀椀渀攀⸀ 倀攀渀猀愀爀 攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀砀攀爀愀 猀甀愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 渀漀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀愀洀瀀漀猀 搀攀 愀琀甀愀漀⸀ 䔀猀猀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀爀氀椀猀洀漀Ⰰ 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 刀搀椀漀Ⰰ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䌀椀攀渀琀昀椀挀漀 攀 䄀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 攀 戀甀猀挀漀甀 甀渀椀爀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀昀攀爀攀挀攀 瀀愀爀愀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 愀椀渀搀愀 琀椀搀漀 挀漀洀漀 琀愀戀甀⸀ 伀 甀猀漀 搀攀 搀爀漀最愀猀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 愀戀漀爀搀愀搀漀 猀漀戀爀攀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 挀爀椀洀椀渀愀氀椀稀愀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 洀搀椀愀Ⰰ 挀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 渀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 戀甀猀挀愀洀漀猀 搀愀爀 瘀漀稀 愀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀 焀甀攀 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀 渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瘀攀稀攀猀 渀漀 琀攀洀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 愀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 焀甀攀 猀攀最甀攀 瀀愀爀愀 愀 洀甀搀愀渀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 ᰀ䌠愀渀琀漀 搀愀猀 猀攀爀攀椀愀猀㨀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 焀甀攀洀 氀甀琀愀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀琀爀愀 漀 瘀挀椀漀 搀愀猀 搀爀漀最愀猀ᴀ†攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 椀渀琀攀爀洀搀椀愀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 漀猀 焀甀愀椀猀 猀攀 愀瀀氀椀挀愀洀 渀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀⸀ 吀漀爀渀愀爀 瘀椀猀瘀攀氀 愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 愀漀 攀渀琀爀愀爀 瀀愀爀愀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀椀最椀琀愀氀 焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 刀愀焀甀攀氀 䰀漀渀最栀椀 ⠀䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ ㈀ ⤀Ⰰ 猀漀昀爀攀 甀洀愀 昀甀猀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 搀愀 焀甀愀氀 猀攀 漀爀椀最椀渀愀 甀洀 渀漀瘀漀 最渀攀爀漀 瀀爀瀀爀椀漀 搀攀猀猀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀椀爀 攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀渀猀愀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀攀 猀愀切搀攀 瀀切戀氀椀挀愀 焀甀攀 洀攀爀攀挀攀 甀洀 漀氀栀愀爀 猀攀渀猀瘀攀氀 攀 愀琀攀渀琀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 洀搀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 ᰀ䌠愀渀琀漀 搀愀猀 猀攀爀攀椀愀猀ᴀ†瀀愀爀琀椀甀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 爀搀椀漀 攀 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 匀攀 瘀愀氀攀爀 搀攀猀猀愀猀 焀甀愀琀爀漀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 焀甀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀猀猀攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 倀愀猀猀漀 䘀甀渀搀漀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 挀漀洀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀最漀Ⰰ 搀攀猀愀挀漀猀琀甀洀愀搀漀 愀漀猀 琀攀爀洀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 ᰀ䌠愀渀琀漀 搀愀猀 猀攀爀攀椀愀猀ᴀ†焀甀攀 漀瀀琀漀甀 瀀攀氀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀Ⰰ 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 ᰀ䄠琀攀渀漀 瀀猀椀挀漀猀猀漀挀椀愀氀 愀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 搀攀 搀爀漀最愀猀 渀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 琀攀爀愀瀀甀琀椀挀愀猀ᴀⰠ 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀漀甀琀漀爀愀 攀洀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀Ⰰ 匀椀氀瘀愀渀愀 吀攀爀攀稀椀渀栀愀 䈀愀甀洀欀愀爀琀攀渀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 戀愀猀攀愀搀漀 攀 洀漀渀琀愀搀漀 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀琀愀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 挀栀愀洀愀搀愀 䄀琀愀瘀椀猀琀⸀ 䔀猀猀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀攀爀洀椀琀攀 挀漀洀瀀漀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 愀搀椀挀椀漀渀愀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 洀搀椀愀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 猀攀樀愀 攀洀 猀椀琀攀猀Ⰰ 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 漀渀ⴀ氀椀渀攀⸀ 䔀 瀀攀氀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀 焀甀攀 攀猀猀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 瀀漀搀攀洀漀猀 琀漀洀愀ⴀ氀愀 挀漀洀漀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瀀爀瀀爀椀愀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 瘀攀洀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 䄀猀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 瀀攀爀洀椀琀椀爀愀洀 愀 挀爀椀愀漀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀⸀ 䄀 愀甀琀漀爀愀 唀爀攀琀愀 攀砀瀀氀椀挀愀 攀洀 猀攀甀猀 愀爀琀椀最漀猀 漀 最爀愀渀搀攀 愀猀瀀攀挀琀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀攀洀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀搀漀 攀洀 猀甀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ 䄀 挀愀搀愀 搀椀愀 椀渀琀攀最爀愀洀ⴀ猀攀 攀洀 甀洀愀 切渀椀挀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 愀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 挀漀洀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀漀爀⸀
"El desarrollo tecnológico permitió hace algo más de una década que Internet se convirtiera en soporte periodístico, revolucionando aspectos fundamentales de una profesión que hoy se sitúa en un entorno hipertextual, multimediático e interactivo. Con el tiempo, han dejado de ser una excepción productos periodísticos capaces de integrar distintos tipos de información (textual, sonora, visual, etc.) y ofrecer mayores posibilidades de interacción y personalización al usuario" (LARRONDO URETA, 2004, p. 1).준 愀 爀攀椀渀瘀攀渀漀 搀攀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 漀渀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 甀渀攀洀ⴀ猀攀 愀漀 琀攀砀琀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀漀洀漀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 洀愀瀀愀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 猀氀椀搀攀ⴀ猀栀漀眀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 甀搀椀漀 攀 瘀搀攀漀 攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 ⠀䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ ㈀ ⤀⸀ 匀漀 洀琀漀搀漀猀 焀甀攀 爀漀洀瀀攀洀 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 氀椀渀攀愀爀 瘀椀猀琀漀 攀洀 樀漀爀渀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 攀洀 愀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 琀攀砀琀漀 挀漀爀爀椀搀漀 攀 甀洀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀 攀猀琀琀椀挀漀 猀漀 甀猀愀搀漀猀⸀ 伀 渀瘀攀氀 搀攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 愀氀挀愀渀愀搀漀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 最爀愀渀搀攀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 漀渀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ 漀猀 挀栀愀洀愀搀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 愀氀挀愀渀愀爀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 渀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀 瀀愀猀猀愀 愀 猀攀爀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀搀漀爀Ⰰ 椀洀攀爀猀漀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 渀漀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 ⠀匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀䤀䄀Ⰰ ㈀ 㜀⤀⸀
Não convém confundir, no entanto, o conceito de profundidade baseado na distribuição por níveis de informação com a estrutura propriamente dita do discurso eletrônico. Uma narrativa disponibilizada na internet pode ser profunda e ser apresentada em forma de texto corrido. Não estamos nos baseando no fazer jornalístico que envolve apuração, entrevista, análise dos fatos e a escrita, mas sim nos referimos a um hipertexto que enlaça distintas formas de comunicação (LARRONDO URETA, 2004).一漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀挀甀瀀攀爀愀漀 搀攀 搀爀漀最愀搀椀琀漀猀 渀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 琀攀爀愀瀀甀琀椀挀愀猀 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 爀攀瘀攀氀愀爀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀渀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ 焀甀攀 椀渀琀攀最爀愀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 昀氀攀砀瘀攀氀 渀愀 洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 渀漀 愀挀攀猀猀漀 愀漀猀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 甀搀椀漀猀 攀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 洀愀瀀愀猀 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 氀攀爀 漀 琀攀砀琀漀 挀漀爀爀椀搀漀 愀瀀攀渀愀猀Ⰰ 猀攀洀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀攀爀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 愀 挀椀渀挀椀愀 搀攀 焀甀攀 琀漀搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 挀漀渀最爀攀最愀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀洀 愀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ 匀漀 栀椀猀琀爀椀愀猀 挀漀渀琀愀搀愀猀 挀漀洀 甀洀愀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀攀 昀漀爀洀愀猀 挀爀椀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 攀洀戀攀氀攀稀愀洀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀
A palavra da vez no jornalismo é convergência. Seja nos meios ou nas linguagens a interdisciplinaridade é característica certa de quem produz jornalismo hoje. A conexão e capacidade de relacionar conteúdos colabora com o amadurecimento das grandes reportagens, elas se apresentam reinventadas. |
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O especial multimídia “Canto das sereias: a história de quem luta diariamente contra o vício das drogas” foi produzido em formato de grande reportagem histórica na ferramenta Atavist. Divido em três capítulos cujos títulos se apresentam como as etapas do processo de como aconteceu o envolvimento com a droga, o ponto em que o pedido de ajuda é feito e a busca pela recuperação nas casas terapêuticas. Na primeira parte denominada “Voz da ilusão”, são apresentados os fatos que motivaram os personagens do especial a terem o primeiro contato com a droga. Também, como foi o processo de descobrir-se um usuário, as perdas que este fato acometeu em suas vidas. Um infográfico foi usado como ferramenta para ilustrar os hábitos de consumo de drogas no Brasil.一愀 猀攀最甀渀搀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀愀 ᰀ倠攀搀椀搀漀 搀攀 猀漀挀漀爀爀漀ᴀ† 愀戀漀爀搀愀搀漀 愀 愀琀椀琀甀搀攀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 攀 愀洀椀最漀猀 昀爀攀渀琀攀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀 搀爀漀最愀猀⸀ 䌀漀洀漀 攀猀猀攀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 爀攀愀最攀洀 愀漀 瘀攀爀 甀洀 搀漀猀 猀攀甀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀渀搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 挀漀洀 愀 搀爀漀最愀搀椀漀㼀 䌀漀洀漀 愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 搀漀猀 渀漀猀猀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀愀洀 攀猀猀攀 搀椀氀攀洀愀㼀 䔀猀猀攀猀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 猀漀 爀攀猀瀀漀渀搀椀搀漀猀 渀愀 猀攀最甀渀搀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀⸀ 섀甀搀椀漀猀 攀 愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 愀爀琀攀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 最攀爀愀氀 昀漀爀愀洀 琀爀愀漀猀 洀甀椀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀攀猀猀攀 挀愀瀀琀甀氀漀 搀攀 ᰀ䌠愀渀琀漀 搀愀猀 猀攀爀攀椀愀猀ᴀ†漀 焀甀攀 琀漀爀渀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀搀愀 挀漀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 猀愀戀攀爀攀猀 攀 挀漀洀 愀 愀爀琀攀⸀
Na terceira e última parte intitulada “O recomeço” o foco principal foram as casas terapêuticas. Lugares onde recomeçar é a palavra de ordem. A busca para livrar-se do vício e recuperar as pessoas e alegrias que perderam é o que move os residentes desses espaços de oportunidade. Utilizou-se nesse capítulo um mapa interativo que nos leva até as principais residências de recuperação de drogaditos da cidade de Passo Fundo e região, no RS. São mostradas as atividades desenvolvidas nesses lugares e por fim o que nossos personagens desejam para o futuro livre das drogas.䔀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 栀 栀椀猀琀爀椀愀猀 最甀椀愀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 爀攀猀椀搀攀洀 渀攀猀猀愀猀 挀愀猀愀猀 琀攀爀愀瀀甀琀椀挀愀猀Ⰰ 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀漀洀漀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀⸀ 唀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀愀 猀愀最愀 搀攀猀猀攀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 渀愀 戀甀猀挀愀 瀀愀爀愀 猀攀 氀椀瘀爀愀爀 搀愀 椀氀甀猀漀 搀漀 挀愀渀琀漀 搀愀猀 猀攀爀攀椀愀猀Ⰰ 焀甀攀 愀 洀攀琀昀漀爀愀 甀猀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 搀攀猀猀攀猀 爀攀猀椀搀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 搀攀渀漀洀椀渀愀爀 漀 甀猀漀 搀愀猀 搀爀漀最愀猀 攀 愀 愀琀爀愀漀 焀甀攀 攀氀愀猀 攀砀攀爀挀攀洀 猀漀戀爀攀 愀 瀀攀猀猀漀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 甀洀 攀渀漀爀洀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 愀漀 最爀甀瀀漀 搀漀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀攀椀琀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀爀琀椀最漀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 匀椀氀瘀愀渀愀Ⰰ 搀攀 搀愀搀漀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 攀洀 爀攀搀攀Ⰰ 愀琀 愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 挀愀猀愀猀 搀攀 爀攀挀甀瀀攀爀愀漀 洀攀搀椀愀渀琀攀 愀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 漀 甀猀漀 搀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 䄀琀愀瘀椀猀琀 瀀愀爀愀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 昀漀爀愀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀猀愀 瀀愀甀琀愀 猀攀 琀漀爀渀愀猀猀攀 甀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀⸀ 䄀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀愀 洀攀氀栀漀爀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 漀 甀猀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀⸀ 䄀 洀攀猀挀氀愀 搀攀 瘀搀攀漀Ⰰ 甀搀椀漀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 洀愀瀀愀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀 攀 琀攀砀琀漀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 漀 焀甀漀 愀氀洀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀漀搀攀 椀爀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 椀渀昀漀爀洀愀爀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 愀搀攀洀愀椀猀 瀀愀爀愀 昀愀稀ⴀ氀漀 猀攀渀琀椀爀ⴀ猀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 刀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 挀漀洀漀 愀 挀漀渀最爀攀最愀漀 搀漀猀 最渀攀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 渀漀猀 昀愀稀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀愀洀椀渀栀愀 愀 挀愀搀愀 搀椀愀 瀀愀爀愀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 攀 渀猀 昀甀琀甀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 渀漀猀 搀愀爀 挀漀渀琀愀 搀攀猀猀攀 昀愀琀漀⸀ 䄀 戀甀猀挀愀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 渀漀 挀攀猀猀愀Ⰰ 愀 愀琀甀愀氀椀稀愀漀 爀瀀椀搀愀 搀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 挀漀洀 攀猀猀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀攀 椀渀切洀攀爀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 琀愀爀攀昀愀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀搀漀猀 攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀 攀砀挀攀氀渀挀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䰀䄀刀刀伀一䐀伀 唀刀䔀吀䄀Ⰰ 䄀椀渀愀爀愀⸀ ᰀ䔠氀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀 猀攀 爀攀椀渀瘀攀渀琀愀 攀洀 氀愀 爀攀搀㨀 攀猀琀爀甀挀琀甀爀愀 搀攀氀 爀攀瀀漀爀琀愀樀攀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀ᴀ⸠ ㈀ 㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀氀氀⸀攀猀⼀瀀甀戀氀椀挀愀挀椀漀渀攀猀⼀氀愀琀椀渀愀⼀㈀ 㐀 ㌀㔀㜀氀愀爀爀漀渀搀漀⸀栀琀洀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㜀 愀戀爀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀 刀椀琀琀攀爀⸀ 䤀渀昀漀最爀愀昀椀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀㨀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 椀渀琀攀爀洀搀椀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀攀爀椀漀搀椀挀漀猀⸀甀昀猀挀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㤀㠀㐀ⴀ㘀㤀㈀㐀⸀㈀ 㤀瘀㘀渀瀀㠀㜀⼀ 㐀㈀㌀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㜀⼀ 㐀⼀㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀 刀椀琀琀攀爀⸀ ᰀ传猀 渀漀洀攀猀 搀愀猀 挀漀椀猀愀猀㨀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀ᴀ⸠ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀攀椀爀愀 䤀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 倀漀爀琀甀最愀氀Ⰰ 刀攀瘀椀猀琀愀 䔀猀琀甀搀漀猀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀먀 㜀 ጀ†嘀漀氀甀洀攀 ㈀Ⰰ 㐀㤀ⴀ㘀⸀ 䴀愀椀Ⰰ ㈀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀攀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀攀挀⼀ 㜀⼀瘀漀氀㈀⼀氀漀渀最栀椀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㜀⼀ 㐀⼀㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀촀䄀Ⰰ 刀愀洀渀⸀ ᰀ䌠漀渀瘀攀爀最攀渀挀椀愀 搀攀 洀搀椀漀猀ᴀ⸠ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀挀栀愀猀焀甀椀⸀挀漀洀甀渀椀挀愀⸀漀爀最⼀挀漀渀琀攀渀琀⼀瘀椀攀眀⼀㤀 ⼀㘀㐀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㜀⼀ 㐀⼀㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀琀愀瘀椀猀琀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀愀琀愀瘀椀猀琀⸀挀漀洀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㜀⼀ 㐀⼀㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|