ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00517</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Lembrar para não esquecer</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Walquiria de Lima (Universidade Estadual do Centro Oeste); Taís Belusso Nichelle (Universidade Estadual do Centro Oeste); Any Mary Ossak Cordeiro (Universidade Estadual do Centro Oeste); Cristiele Tomm Deckert (Universidade Estadual do Centro Oeste)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;alzheimer, terceiro setor, plano de comunicação, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho visa demonstrar a produção de um plano de comunicação para a Instituição AEPAPA, uma Associação, sem fins lucrativos, que presta auxílio aos portadores de Alzheimer e suas famílias na cidade de Guarapuava/PR. Foi realizado um diagnóstico, em que se percebeu a necessidade de aumentar as doações para a Instituição e de fazer com que mais pessoas conheçam o seu trabalho. Assim, desenvolveram-se um spot para rádio, um vídeo institucional e um cartaz para a AEPAPA.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer a doença apresenta demência, ou perda de funções cognitivas, como memória, orientação, atenção e linguagem. Ela é causada pela morte de células cerebrais e quanto antes for diagnosticada mais fácil é retardar o seu avanço, dessa maneira, melhorando a qualidade de vida do paciente e de sua família. Para minimizar a lacuna de informações e assistência aos portadores de Alzheimer existente em Guarapuava, surgiu, em 2012, a Associação de Estudos, Pesquisa e Auxílio a Pessoas com Alzheimer - AEPAPA. Na instituição, funcionários e voluntários prestam atendimento fisioterapêutico, nutricional e apoio pedagógico não só para os pacientes, mas também aos familiares. A AEPAPA tem convênio com a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos. Além disso, conta com ajuda mensal de doadores espontâneos. A AEPAPA é uma organização do Terceiro Setor, assim ela visa apoiar os pacientes com Alzheimer e suas famílias sem fins lucrativos. Costa (2006) explica que uma organização do Terceiro Setor é caracterizada da seguinte forma: organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pelo voluntariado, num campo não governamental, dando continuidade a práticas de caridade, de filantropia e mecenato, ampliando sua direção para outros domínios com a inclusão da cidadania e de suas inúmeras manifestações na sociedade civil. (p. 31). A AEPAPA não conta com uma assessoria de comunicação e por dispor de apenas quatro contratados, pouco é feito para aprimorar a comunicação com a comunidade. A maioria da interação acontece por meio das redes sociais e, esporadicamente, são realizadas entrevistas em rádios e distribuídos panfletos informativos. Essas medidas insuficientes refletem nas doações, que poderiam ser muito maiores, caso o trabalho realizado na instituição fosse mais divulgado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O plano de comunicação para a AEPAPA tem como objetivo fazer com que mais pessoas conheçam o trabalho da instituição e, dessa maneira, fazendo com que o número de doações e novos voluntários aumente. Segundo os coordenadores da AEPAPA, a maioria das doações provém de idosos. Assim sendo, o plano de comunicação busca fidelizar essas pessoas que já são doadoras, mas também conquistar novos doadores através da conscientização de que o tempo passará para todos e por isso, é importante contribuir com ações sociais do gênero. Além disso, o propósito da divulgação da Associação visa fazer com se entenda a gravidade da doença de Alzheimer, seus sintomas e a importância do cuidado com o paciente. Para isso, foram produzidos spots de rádio, cartaz e vídeo institucional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Estima-se que no Brasil mais de 1 milhão de pessoas sofram com o Alzheimer. Em Guarapuava, entre 800 e 1200 pessoas são portadoras da doença. A AEPAPA atende, apenas, 55 idosos. Portanto, muitos pacientes com Alzheimer  e suas famílias  não conhecem os serviços da Instituição. Conforme Costa (2006), divulgar os trabalhos das instituições de terceiro setor é de fundamental importância. A gestão dos processos de comunicação nas organizações públicas, privadas e da sociedade civil se faz cada vez mais necessária. Isso se dá não apenas pela importância que os meios de comunicação adquiriram na sociedade globalizada e oligopolizada, sobretudo porque os modos de produção e as relações de produção passaram a se utilizar dos instrumentos de transmissão de informação e dos processos de comunicação na organização da produção e na gestão de pessoas. (p. 54) Assim, a divulgação dos trabalhos de uma Instituição como a AEPAPA irá fazer com que mais pessoas conheçam e se conscientizem da importância dela para a cidade de Guarapuava, resultando em mais doações e mais pacientes atendidos. O primeiro passo foi fazer o diagnóstico na Instituição, para que assim, houvesse direcionamento dos produtos para as áreas em que houvesse deficiência. De acordo com Rego (1984), A compreensão da crescente importância que assume a publicação institucional e o conhecimento claro dos caminhos e etapas do fazer jornalístico são questões vitais para o sucesso de qualquer projeto nessa área. Não é aconselhável partir para um fazer sem, preliminarmente, descobrir-se porquê (p.13) As mídias escolhidas para os produtos foram rádio, cartaz (mídia impressa) e vídeo. O público, conforme Rego (1984) é bastante heterogêneo, por isso, utilizaram-se diferentes estratégias para a comunicação. É preciso observar que a audiência das empresas é heterogênea. Os seus membros apresentam extremas variações quanto ao nível intelectual e de instrução e quanto aos interesses ou atitudes. O número de receptores da audiência empresarial não se pode igualar ao número de indefinido da audiência de massa. Mas a heterogeneidade, a diversificação de interesses, o anonimato em relação à fonte comunicadora permitem que a audiência empresarial se assemelhe à audiência de massa (REGO, 1984, p.40) O vídeo circulou em redes de TV locais, além de ser divulgado nas redes sociais, assim, atingindo o público de Guarapuava e região. O rádio foi escolhido por ser uma mídia já usada pelos profissionais da Instituição para divulgação de seus trabalhos. Além disso, o rádio está mais próximo das pessoas. Conforme Tavares (1999), "o rádio é o único meio de comunicação de massa capaz de transmitir para o maior número de pessoas, com maior rapidez, uma mensagem" (p. 45). Já o cartaz foi escolhido por poder ser afixado em vários ambientes, assim, envolvendo mais pessoas com uma mensagem sintetizada. (ABREU, 2011).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia de coleta e análise das informações foi por meio de uma conversa com funcionários da organização, em que se diagnosticaram os problemas enfrentados por ela. Segundo Rego (1986) Há que se observar em que palco, em que a empresa a situação deve ser verificada. O tamanho, o grau de complexidade, a pressão no sentido da eficiência e a estrutura de controle de uma organização determinam o nível de otimização de situações de comunicação (REGO, 1986, p.31) Após o diagnóstico, um plano de comunicação foi realizado, tentando abranger o público de diferentes maneiras e principalmente de maneira rápida e eficaz. Assim, chegou-se a produção dos spots de rádio, do vídeo e do cartaz. O plano de comunicação foi produzido conforme o modelo e os apontamentos de Tavares (2007), o plano escolhido foi o plano de comunicação simplificado de comunicação integrada de marketing 1, por ser aplicado para pequenas empresas/instituições. Para a criação do roteiro do spot, levou-se em consideração que spot é "mensagem publicitária de rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e uma música de fundo" (BRITO, 2007, p. 12). Após o roteiro ser escrito, duas vozes foram selecionadas para a gravação do spot, uma feminina e uma masculina. A edição foi feita por integrantes do grupo, unindo as vozes a trilhas sonoras, para prender a atenção do público, com uma mensagem que gera curiosidade e passa a informação de forma clara e rápida. O vídeo foi produzido também levando em consideração a passar a mensagem de forma clara e rápida. Segundo Westerkamp e Carissimi (2011) "o vídeo institucional possui uma série de vantagens, principalmente o dinamismo de suas informações e as inúmeras formas de aplicação desse material" (p. 15). O principal objetivo do vídeo foi mostrar o trabalho da AEPAPA. Por fim, o cartaz teve como objetivo reforçar a importância da doação para a AEPAPA. De forma sutil e eficaz, lembrar o trabalho da instituição e divulgar o método para as doações. A união entre imagem e texto do cartaz foram pensadas a se complementar, conforme Correia et. al. "Para que um cartaz seja atrativo, deve-se unir uma chamada com uma imagem para não haver equívoco em relação à mensagem que se quer passar" (p. 4)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após o diagnóstico, chegou-se a conclusão de que a AEPAPA precisava de mais doadores e de maior divulgação na cidade, para que possa atender e ajudar mais pessoas. Assim, o plano de comunicação teve como principal objetivo fazer o trabalho da Instituição ser reconhecido em Guarapuava e, como consequência, que ela tivesse mais doações. Assim, chegou-se a produção de três produtos distintos em busca de concretizar o objetivo. Spots de rádio, vídeos e cartaz. A proposta de circulação do spot é de três vezes ao dia, com renovação do spot a cada três meses. Em um primeiro momento, um spot foi produzido. Os demais serão produzidos futuramente. Propôs-se que o vídeo circule um mês sim e outro não. A cada seis meses renova-se o vídeo. Assim como o spot, apenas um foi produzido nesse primeiro momento. O cartaz é de exposição permanente. SPOT: O spot para a AEPAPA foi pensado em uma pequena história, que despertasse a curiosidade no ouvinte e fizesse com que um dos sintomas do Alzheimer fosse trazido à tona. O produto final contou com 53 segundos de duração. VÍDEO: O video é institucional e tem como objetivo apresentar a sede da Instituição e conscientizar o telespectador sobre a importância da doação na realização do trabalho social desenvolvido pelos funcionários e voluntários. Começa com imagens da fachada, onde está a logo da Aepapa. Segue pela sede, como se o telespectador estivesse fazendo um "tour". Na sequência, uma das fundadoras da Aepapa, Bárbara Fermino, conta como a instituição se mantém e propõe uma reflexão a respeito da importância da doação. Ao final, a logo da empresa e um off coberto com imagens reforçam essa ideia. Tem duração de 1'35". CARTAZ: o cartaz tem medidas de 29,7x42cm. Foram usados vetores do site Freepik para sua construção. As fontes utilizadas foram Quicksand e Corbel. Utilizou-se a frase "Não esqueça! Sua doação é muito importante!" como principal, para chamar a atenção. Logo abaixo: "A AEPAPA apoia, orienta e dá suporte aos portadores de Alzheimer e seus familiares", pare reforçar a importância da Instituição. Abaixo da ilustração encontra-se os dados para doação e endereço e telefone da AEPAPA.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A criação do plano de comunicação para a AEPAPA serviu para reforçar a importância do trabalho desenvolvido pela Instituição com os pacientes de Alzheimer na cidade de Guarapuava. Pôde-se perceber que, apesar dos poucos recursos, a Instituição faz um trabalho sério e que ajuda muito os portadores da doença. Todo o trabalho foi doado à Instituição, que pode optar por utilizar ou não o material cedido. Além disso, observa-se a importância do trabalho de comunicação organizacional no Terceiro Setor.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ABREU, Karen Cristina Kraemer. Cartaz publicitário: um resgate histórico. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 2011, Unicentro, Guarapuava. Anais. Paraná: ALCAR, 2011.<br><br>BRITO, Breno P. de. Dicionário de Propaganda. 2007. Disponível em: <http://www.brenobrito.com/files/Dicionario_da_Propaganda.pdf> . Acesso em: 30 nov. 2016. <br><br>COSTA, Maria Cristina Castilho (Org.). Gestão de comunicação: terceiro setor, organizações não governamentais, responsabilidade social e novas formas de cidadania. São Paulo: Atlas, 2006.<br><br>CORREIA, Verônica Motti, BORGES, Ana Claudia Briones, HEYN, Dennis, FERREIRA, Lucas Batista, KLOCKER, Luiza Pimentel, BORDINHÃO, Filipe. O Par Perfeito: Café com Leite. In: Intercom Sul 2016  XXIII Prêmio Expocom, 2016, Anais. <br><br>REGO, Francisco G. Torquato. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.<br><br>REGO, Francisco G. Torquato. Jornalismo empresarial: teoria e prática. São Paulo: Summus, 1984.<br><br>TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.<br><br>TAVARES,R.C. Histórias que o rádio não contou. 2ed. São Paulo: Habra, 1999.<br><br>WESSERKAMP, Caroline, CARISSIMI, João. Vídeos institucionais: Uma análise comparativa. In: Intercom Sul  XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, Anais. Londrina/PR: 2011.<br><br> </td></tr></table></body></html>