ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00525</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Helo Ribeiro Trajes - Campanha de Posicionamento</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Flávia Regina Baumel (Universidade Positivo); Gabriela Cristina Peres (Universidade Positivo); Guilherme César dos Santos (Universidade Positivo); Jeferson Luiz Rudnik da Cruz (Universidade Positivo); Sérgio Menezes da Silva (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;campanha publicitária, planejamento, aluguel de trajes, pesquisa, vestido de festa</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto tem como objetivo estudar a marca Helo Ribeiro Trajes e o seu posicionamento no mercado atual. A análise da Agência Baobá consiste em apresentar aspectos internos e externos da empresa, selecionando assim os pontos fracos e fortes, através de pesquisas e análises qualitativas e quantitativas, tendências macro ambientais e estudo do mercado. O projeto consiste em elaborar uma estratégia de posicionamento da empresa em Curitiba, mais precisamente nas regiões próximas à loja, finalizando com um plano de comunicação completo apresentando informações objetivas e soluções inovadoras para o desenvolvimento da Helo Ribeiro Trajes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Atualmente, a locação de trajes está se tornando uma tendência por ser um serviço prático, considerado financeiramente viável, tornou-se uma boa opção em tempos de crise econômica. Segundo a Abrafesta (Associação dos Profissionais, Serviços para Casamentos e Eventos Sociais), o setor de aluguel de trajes para festa faturou aproximadamente 16 bilhões de reais no Brasil em 2014, número 17% maior do que o ano anterior, e a estimativa é de crescer mais de 40% nos próximos anos. Isso ocorre, segundo Marcelo Sinelli, consultor do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), porque o consumidor final acredita que vale a pena alugar roupas no lugar de comprar ou mandar fazer, tanto pelo preço quanto pela comodidade. Outros modelos de negócios vem surgindo e se instalando no mercado também como concorrentes, como o aluguel de trajes pela internet, brechós, grupos de venda e troca nas redes sociais, conceito de consumo colaborativo etc. O Sebrae divulgou dados que mostram que, em 5 anos, o número de pequenas empresas que atuam do setor de produtos usados cresceu cerca de 210% no Brasil. Analisando estes dados, percebemos que o mercado de aluguel de trajes está cada vez mais concorrido e que, para conseguir destaque e sucesso, é preciso ter um diferencial e investir na divulgação do negócio. É o que a Agência Baobá constatou, por meio da pesquisa, faltar na Helo Ribeiro Trajes, marca curitibana de aluguel de trajes, criada em 2006 para atender aos públicos feminino, masculino, adulto e infantil e que atualmente conta com mais de cinco mil peças disponíveis na loja. Situada em uma região com grande concorrência e investindo pouco em comunicação, em mais de 10 anos de mercado, a Helo Ribeiro não conseguiu se destacar e mostrar ao público seu grande diferencial: o cuidado e higiene das peças. Isso fez com que a marca não construísse um posicionamento e também não fosse lembrada na região como a melhor opção em aluguel. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Estudando o cliente foi possível chegar ao briefing para a campanha, problema a ser resolvido com a comunicação e objetivo: a falta de um padrão na comunicação e de investimento em campanhas publicitárias não destaca a marca dos concorrentes e, por conta disso, não é possível construir um posicionamento consistente. Esse é o principal objetivo da campanha: desenvolver uma comunicação para a marca, posicionando-a no mercado curitibano, principalmente nos bairros próximos, para que não apenas seja lembrada, mas para que também seja vista como uma das melhores opções de aluguel de trajes da cidade. A campanha também deverá valorizar e divulgar o diferencial da marca: a preocupação com as peças, desde a higiene até a renovação dos estoques. Como todos os processos são realizados dentro da loja, o cuidado, capricho e controle tornam-se muito maiores. Além disso, notamos a importância de iniciar um diálogo entre a marca e público, para que essa relação se estreite, começando um processo de fidelização das pessoas que já utilizaram o serviço. Para alcançar tais objetivos, a Agência Baobá realizou pesquisas qualitativas e quantitativas para definir a abrangência da campanha, o público alvo e o tom de voz mais adequado para conversar com as pessoas. Notamos que a campanha deve ser direcionada aos bairros Matriz, Portão, Santa Felicidade e Cidade Industrial, que ficam próximos ao endereço da loja (Av. Ver. Toaldo Túlio, 4566 - Orleans, Curitiba). Para que a mensagem tenha maior assertividade, o tom de tom de voz deverá ser emocional sem ser apelativo. Já o público alvo, foi dividido em três partes: Locatários - Mulheres de 25 a 60 anos, das classes B e C, moradoras das regionais selecionadas. Secundário  Influenciadores: Mulheres de 17 a 24 anos, classes B e C, moradoras das mesmas regionais. Outros públicos: homens, que não são tão ativos no serviço de aluguel de trajes. Não usuários do serviço de aluguel de trajes, formadores de opinião e público interno. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As pesquisas macro e microambientais, bem como as qualitativas e quantitativas realizadas ao longo do processo, embasaram toda a campanha mostrando o cenário do setor e a atual situação da Helo Ribeiro Trajes e, consequentemente, reforçaram a importância de se investir em comunicação nos dias de hoje e como a marca está  falhando ao considerar desnecessário o investimento. As pesquisas realizadas pela Agência Baobá correspondem ao universo de Curitiba e sua amostra são as regiões de CIC, Matriz, Portão e Santa Felicidade, regionais mais próximas à loja, tivemos ao todo 222 respostas e alguns resultados foram importantes para direcionar a campanha, como por exemplo, para a pergunta  Você já alugou ou costuma alugar trajes sociais? , 160 pessoas responderam que sim e apenas 62 responderam que não possuem o hábito. Já para a pergunta  Você conhece a Helo Ribeiro? , mais da metade respondeu que não e, filtrando por regiões, percebemos que a loja é mais conhecida nos bairros próximos: Matriz, Portão, Santa Felicidade e CIC e, mesmo assim, muitas pessoas nunca locaram lá. Ainda na mesma pesquisa, questionamos:  O que você leva em consideração na hora de escolher uma loja de aluguel de trajes? , através desta pergunta identificamos que o que as pessoas buscam na hora de alugar um traje é uma grande variedade de modelos e preço acessível, características compatíveis com a Helo Ribeiro, que possui mais de cinco mil peças disponíveis e se preocupa em renovar o estoque constantemente, além de trajes a partir de R$ 150,00, preço considerado acessível, se comparado com os concorrentes. Por isso a campanha foi desenvolvida para que o público comece a reconhecer tais qualidades na marca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a elaboração da campanha de posicionamento da Helo Robeiro Trajes, foram realizadas pesquisas em diversos formatos e com variados objetivos, a fim de desenvolver um diagnóstico de comunicação amplo, eficaz e consistente: 4.1 Sobre o cliente Primeiramente, é necessário conhecer o cliente e o serviço/produto oferecido por ele, por isso foram realizadas entrevistas com as sócias da Helo Ribeiro Trajes, a fim de identificar os 7 Ps de marketing: produto, processos, pessoas, provas físicas, preço, praça e promoção. 4.2 Pesquisas de mercado Como a Agência Baobá prioriza as pesquisas e o planejamento durante todo o processo, um estudo amplo sobre o mercado também foi desenvolvido: pesquisa macro e microambiental para conhecer e entender o mercado e a situação do setor, considerando fatores como tendências e economia do país, por exemplo. Nesta etapa, coletamos e analisamos dados de fontes secundárias, como IBGE, Associações etc. 4.3 Definição do público-alvo Foram coletados dados para identificar o público-alvo através de pesquisas quantitativas e qualitativas, divulgadas em grupos de redes sociais, com o intuito de definir o perfil sócio-econômico, idade, local onde mora, nível de interesse pelo serviço de aluguel de trajes, entre outras características que auxiliaram posteriormente na elaboração das peças gráficas e no tom de voz utilizado. 4.4 Conhecendo os Concorrentes Definimos os concorrentes com base nos preços praticados e na sua localização e, então, realizamos um estudo que envolvia a análise da marca nas redes sociais, as ações de comunicação, o ambiente, o público, os diferenciais e todos os serviços oferecidos. Com estes dados percebemos a dificuldade de conseguir destaque em um mercado com grande quantidade de concorrentes oferecendo serviços similares, reforçando mais uma vez a necessidade de investir em comunicação. 4.5 Plano de Comunicação e Definição das Mídias Concatenando todas as informações coletadas, desenvolvemos um Plano de Comunicação inteligente, com estratégias divididas em fases, para otimizar os investimentos e táticas pensadas para criar um posicionamento para a marca e destacá-la no mercado. Considerou-se relevante reestruturar a comunicação visual da loja, proporcionar experiências boas para os clientes e fortalecer o diálogo com o público no ambiente digital. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">6.1 Estratégias de Comunicação As ações da campanha serão divididas em 3 fases durante 6 meses (janeiro a junho de 2017), abrangendo principalmente os bairros que compreendem as regiões de Cidade Industrial, Santa Felicidade, Portão e Matriz. Este período do ano foi escolhido devido a sazonalidade: nos meses mais quentes existe maior número de aluguel, pois acontecem mais festas na cidade, já nos meses mais frios a saída diminui. Durante o verão posicionamos a marca para que nos outros períodos a loja não perca tanto movimento. O tom de voz da campanha é emocional sem ser apelativo, é inteligente, sem deixar de ser elegante e moderno, como uma loja de aluguel de trajes deve ser. 6.2 Conceito Criativo Seu sonho só está completo se você estiver vestindo a roupa certa. Escolher o traje é uma decisão importante, significa escolher a sua imagem para determinada ocasião. Não é exagero. Usar a roupa certa para o evento faz toda a diferença: o vestido de noiva faz parte do sonho, assim como um vestido de debutante ou de formatura, o terno do noivo e a roupa das daminhas. É isso que a Helo Ribeiro Trajes proporciona: a alegria de vestir a roupa certa, na ocasião certa. Na verdade, precisa estar mais do que certa, precisa estar ajustada ao seu tamanho, ser confortável e bem cuidada& além de ser linda. A ideia principal da campanha, a promessa da marca e o conceito criativo escolhido pela Agência Baobá irão reforçar o slogan escolhido que assina toda a campanha, reforçando a noção da própria campanha, sua integração, unidade e, principalmente, o posicionamento sugerido pela Agência para a Helo Ribeiro: Seu sonho só está completo se você estiver vestindo a roupa certa. Segundo Figueiredo (2005, p. 46),  por sua característica de distinguir a marca de seus concorrentes, o slogan é o espaço ideal para a afirmação do posicionamento, da personalidade da marca, 6.3 Primeira Fase - Dress Code A primeira etapa terá duração de um mês, será para reconstrução da imagem da marca: elaboração de novos itens de papelaria (cartão de visita, uniforme dos funcionários), look and feel das redes sociais (Facebook e Instagram) e criação de cronograma para as mesmas, trabalho de melhor posicionamento nas buscas do Google (Google AdWords, através da compra das palavras chaves: vestido de noiva, vestido de madrinha, vestido para casamento, vestido debutante, aluguel de terno, loja de aluguel de vestido, alugar vestido, vestido festa, vestido longo, vestido de festa plus size.), criação do site da empresa, peças de ponto de venda (adesivos de espelho e wobbler nas araras), investimento em mídia programática e  café com os funcionários (evento para mostrar a nova campanha da marca para a equipe, distribuir uniformes e agendas). 6.4 Segunda Fase - New Look A segunda etapa é de lançamento da campanha, com duração de dois meses, iniciando em fevereiro, com maior investimento neste período. Os dois meses serão semelhantes: investiremos em Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, mídia programática, revista (Viver Bem Gazeta do Povo), encarte de jornal (Gazeta do Povo, distribuído apenas para assinantes das regionais determinadas), panfletagem, ação de  atendimento especial na loja (os clientes serão recepcionados com champagne, comidas e de brinde alguns receberão voucher de desconto no Salão Marly Santa Felicidade) e mídia exterior (Carro de som e FrontLight). 6.5 Terceira fase - After Party A terceira etapa será de sustentação de campanha e ocorrerá nos três últimos meses. Diminuímos o investimento em mídia, mantendo o Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, mídia programática, ação de  atendimento especial e mídia exterior. 6.6 Mensuração dos Resultados A mensuração dos resultados será feita durante todas as etapas da campanha, principalmente nos meios digitais, para que a agência possa mudar a abordagem caso seja necessário. Para a mensuração do Facebook será utilizada a própria ferramenta do Facebook (Insights) com apoio de uma ferramenta mais completa para mensuração, o Cyfe, que também será utilizado para o Instagram. Já o Google oferece o Google Analytics para visualizar os resultados da campanha (estas ferramentas serão utilizadas durante todas as fases, como forma de obter melhores resultados). Os demais resultados serão mensurados através do ROI (Retorno sobre Investimento), que indica o valor ganho pela empresa em relação ao custo da campanha, não é possível chegar à uma média exata, mas é uma forma rápida e aproximada de avaliar os resultados. A comparação será feita em relação ao mesmo período do ano anterior. 6.7 Objetivo de Mídia Apresentar a marca Helo Ribeiro Trajes na cidade de Curitiba, com foco nas regionais Cidade Industrial, Matriz, Portão e Santa Felicidade, atingindo cerca de 70% do público-alvo da campanha, durante um período de 6 meses, com reestruturação da marca no 1º mês, frequência alta nos 2 próximos meses (lançamento) e frequência média nos 3 outros meses (sustentação), com o intuito de gerar assimilação e lembrança da mensagem, otimizando a mensuração de resultados que será feita durante todos os 6 meses. 6.8 Defesa dos Meios Com o investimento total de R$ 100.000,00 durante toda a campanha, selecionamos as mídias, canais e ações com o intuito de otimizar o valor disponível e conseguir alcançar objetivos específicos como, por exemplo, gerar mailing, aumentar a visibilidade da marca, on e off-line, e melhorar a experiência do cliente na loja. Todos os canais foram definidos de acordo com a compatibilidade com o público-alvo e priorizamos aqueles que proporcionam maior alcance, além disso, a revista, por exemplo, foi utilizada para a publicação de textos mais longos, com histórias que foram base da campanha desenvolvida. A partir disso, adaptamos a mensagem para os demais meios, balanceando o alcance, o valor investido e perfil do público. Encontramos a necessidade também, de divulgar a campanha em todos os lugares que a marca está presente: internet, ponto de venda, no bairro que está localizada e em outros próximos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Através de todas as informações coletadas ao longo do processo, a Agência Baobá desenvolveu uma campanha completa para iniciar o processo de posicionamento da Helo Ribeiro Trajes, primeiramente de forma regional, e posteriormente em toda Curitiba, como uma marca que entende a importância do seu serviço para que o sonho dos clientes seja realizado completamente. Colocamos a campanha em diversos ambientes: dentro da própria loja, nas ruas e nas redes sociais e mais do que isso, proporcionamos experiências para os clientes e pensamos também nos funcionários. Assim, todas as partes envolvidas na relação entre cliente e marca foram atingidas pela mensagem. Concluímos, por fim, a importância dos processos anteriores ao desenvolvimento das peças: todas as formas de pesquisa, a elaboração de um planejamento bem estruturado e o estudo aprofundado da marca e do mercado, fatores que, sem dúvidas aumentam a chance de assertividade e de bons resultados para a campanha, otimizando os investimentos do cliente. Tudo que foi definido e utilizado no resultado final foi embasado em pesquisas, pois neste trabalho, prezamos para que a criação e planejamento estivessem sempre alinhados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AGUIAR, M. Jovens movimentam até R$ 10 milhões com inovação no comércio eletrônico da moda. Disponível em: http://economia.ig.com.br/financas/seunegocio/2014-08-18/jovens-movimentam-ate-r-10-milhoes-com-inovacao-no-comercio-eletronico-de-moda.html. Acesso em 17 de abril de 2016.<br><br>FIGUEIREDO, Celso. Redação publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.<br><br>PEREGRINO, F. Impacto da crise econômica no setor da moda. Disponível em: http://www.sebraemercados.com.br/impacto-da-crise-economica-no-setor-da-moda/. Acesso em 17 de abril de 2016.<br><br>SANTELLANO, M. Terezinha. A terceira idade no Brasil cresceu cerca de 11 vezes nos últimos 60 anos, passando de 1,7 milhão para 18,5 milhões de pessoas nesta faixa etária. Disponível em: http://www.portalterceiraidade.org.br/dialogo_aberto/cidadania/especial0003.htm. Acesso em 17 de abril de 2016.<br><br>GLOBO, O. O poder de compra cai pela 1º vez desde 2004. Disponível em: http://oglobo.globo.com/economia/negocios/poder-de-compra-cai-pela-1-vez-desde-2004-17769312. Acesso em 18 de abril de 2016.<br><br>JORDÃO, R. O próspero mercado de moda online no Brasil. Disponível em: https://ecommercenews.com.br/artigos/cases/o-prospero-mercado-de-moda-online-no-brasil-2. Acesso em 18 de abril de 2016.<br><br>FREITAS, T. Com ajuda do câmbio, setor têxtil deve crescer 5% em 2016. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/02/1736957-com-ajuda-do-cambio-setor-textil-deve-crescer-5-em-2016.shtml. Acesso em 17 de abril de 2016.<br><br>SOUSA, D. Produção do setor de vestuário cai 10% em 2015. Disponível em: http://exame.abril.com.br/economia/producao-do-setor-de-vestuario-cai-10-em-2015-informa-abit/. Acesso em 17 de abril de 2016.<br><br>BRANCO, L. Expansão do mercado de casamentos. Disponível em: http://exame.abril.com.br/pme/a-expansao-do-mercado-de-casamentos/. Acesso em 20 de abril de 2016.<br><br>SORDI, J. Brasileiros estão casando cada vez mais tarde. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2015/04/brasileiros-estao-casando-cada-vez-mais-tarde-4737796.html. Acesso em 20 de abril de 2016.<br><br>CAJANO, P. Festas de formatura aquecem a economia de vários setores. Disponível em: http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/negocios/festas-de-formatura-aquecem-a-economia-de-varios-setores. Acesso em 20 de abril de 2016.<br><br>BRITO, A. Eventos de final de ano aquecem mercado de locação de roupas e acessórios. Disponível em: http://www.sintonizeaqui.com.br/eventos-de-final-de-ano-aquecem-mercado-de-locacao-de-roupas-e-acessorios/. Acesso em 20 de abril de 2016.<br><br>GASPARIN, M. Indústrias e trabalhadores do setor têxtil e da confecção se unem para superar crise. Disponível em: http://miriangasparin.com.br/2015/05/industriais-e-trabalhadores-do-setor-textil-e-da-confeccao-se-unem-para-superar-crise/. Acesso em 20 de abril de 2016. <br><br>Agência Curitiba. 2010. 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