ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00542</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Produção Fotográfica de Moda Para a Marca Ayan</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Hallana Vitória (Universidade Federal do Pampa); Tainá Silva Carvalho (Universidade Federal do Pampa); Denise Teresinha da Silva (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Moda Africana, Fotografia, Publicidade, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O artigo tem como objetivo explorar as técnicas fotográficas de produção de moda, conhecidas no componente curricular de Fotografia Publicitária, ministrado pela docente Denise Teresinha da Silva. A marca produzida no trabalho, é a Ayan, empresa fictícia, criada com cunho educacional para realizar o aprendizado das técnicas publicitárias de fotografia. Utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica com os seguintes livros e autores: Estúdio: fotografia, arte, publicidade e splashes do autor Tony Genérico, On Camera: O curso de produção de filme e vídeo da BBC do teórico Harris Watts, Cinema: primeiro filme: descobrindo, fazendo, pensando, escrito por Carlos Gerbase, o livro Escola de Fotografia dos autores José Antonio Ramalho e Vitché Palacin e a obra Fotografia Publicitária de Moda e a Glamourização da Violência Contra a Mulher desenvolvida pela autora Denise Teresinha da Silva.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fotografia publicitária tem como um dos seus principais objetivos informar. Quando a foto traduz uma realidade sobre algum produto de desejo, ela está em pleno potencial publicitário, ou seja, ela está persuadindo o receptor da foto, de modo com que ele sinta vontade e assim efetue a compra. A fotografia é um instante. Já com a imagem de moda, há uma produção por trás que faz a construção do instante, assim, existe um processo que mobiliza a criação da fotografia, então, ela não surge do empírico, ela é desenvolvida e trabalhada através do procedimento que possibilita a sua execução. De acordo com Silva (2013) Atualmente, a publicidade encontra na imagem a sua grande força motriz. A mensagem transmitida pela imagem consegue comunicar significações que muito dificilmente poderiam ser expressas por simples palavras, além de significações tão pessoais que a linguagem não seria capaz de decodificá-las. Sendo assim, entende-se que a imagem tem o poder de representar muito mais através de elementos estéticos do que com palavras e frases de efeito. Então, percebe-se que uma mensagem para ser dita, não precisa de muita informação verbal, assim, a linguagem não verbal, por diversas vezes também se faz efetiva. No briefing coletado através da marca fictícia Ayan, que tem como idealizadoras as alunas Hallana da Rosa Vitória e Tainá Silva Carvalho, entende-se que Ayan é uma marca que tem como objetivo a valorização da estética negra. Percebeu-se que o principal problema de comunicação a ser solucionado era a necessidade da venda dos produtos da coleção de verão 2017 "Abeba", esse termo tem como significação as flores que são um elemento presente na estação mais quente do ano, pensando nisso optou-se por criar uma campanha fotográfica seguindo a mesma significação exposta pela autora Silva (2013).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste trabalho é produzir uma campanha publicitária de moda para a marca fictícia Ayan. Então, entende-se a necessidade de criar um material de divulgação eficiente e que comprove a qualidade dos produtos da marca, a fim de torná-la, mais conhecida no mercado da moda. Assim, percebe-se que que o objetivo específico que norteia essa produção é realizar fotografias externas, em estúdio e em still, com o propósito de registar a coleção da marca, visto que ampliar sua visibilidade é uma consequência do processo da propaganda. Assim os objetivos estão traçados em: &#9679; Apresentar um novo propósito sobre moda; &#9679; Realizar uma coleção que busca atingir o público negro; &#9679; Trazer uma visão sobre a cultura negra; &#9679; Buscar um novo posicionamento que consiga transmitir valores da marca;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante o processo de pesquisa para a realização da campanha publicitária de moda para a marca Ayan, encontrou-se poucas referências de marcas que sejam direcionadas para mulheres negras, sem impedir o consumo por parte de outras etnias. Percebeu-se então uma carência de produtos para esse mercado, e assim como objeto de estudo para o componente curricular Fotografia Publicitária surgiu a marca Ayan. Ayan significa brilhante em somali (língua utilizada na Somália um país localizado no continente africano). Como o foco da moda mundial é eurocêntrico, criou-se então a marca para quebrar essas regras e assim se tornar visual com a palavra brilhante, tendo como ênfase o destaque da mulher negra. Apesar de existirem marcas voltadas para a mulher negra e favoráveis a moda feminina, ainda assim há uma lacuna entre esses dois mundos. A falta de representatividade negra das mulheres em desfiles e editoriais de moda, amplia o nosso questionamento e reforça a importância do nascimento de mais marcas voltadas para esse segmento, como a marca Ayan. Não é apenas na moda que tem essa ausência, mas também na publicidade. Campanhas de fotografia publicitária brasileiras exaltam corpos brancos em suas produções, enquanto os negros, por mais que sejam maioria populacional no país, ainda assim encontram-se à margem da sociedade e não possuem uma quantidade significativa de representatividade em produções midiáticas. Refletindo sobre essa realidade, entende-se a necessidade de ampliar a visibilidade do povo negro nas diversas formas de exposição transmitida através dos veículos comunicacionais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo utilizado para a construção da fotografia é o método da pesquisa bibliográfica e também as aulas expositivas abordadas no componente curricular. Esses processos, tanto as aulas, como a pesquisa bibliográfica, são utilizado para compreender e ter uma visão ampla das técnicas existentes no componente, com o objetivo de explorar esse conteúdo e explicá-las no desenvolvimento das fotografias publicitárias. A partir dessa perspectiva foi traçado a realização de três fotografias em diferentes formatos e elas estão determinadas em: fotografia externa, fotografia em estúdio e fotografia em still. A fotografia externa é realizada em um ambiente ao ar livre onde não há um cenário fechado e que pode trazer uma naturalidade para o local. Segundo Watts (1990, p. 143) "As externas representam o contrário do estúdio. No estúdio, você leva a locação para o estúdio; na externa, você leva o estúdio até a locação". Por esta razão, conforme explica o autor foi escolhido um cenário que retratasse a natureza, sendo que esse é um aspecto buscado pela marca. Os equipamentos utilizados, foram um tripé da marca Manfrotto e uma câmera da marca Canon modelo Eos Rebel T3i, levados para a facilitação da captação da fotografia. Assim foi aplicado o ângulo contra-plongée que de acordo com Gerbase (2012, p. 103) "Contra-Plongée com o sentido de 'contra-mergulho' quando a câmera está abaixo do nível dos olhos, voltada para cima. Também chamada de "câmera baixa"". Esse plano foi selecionado por trazer uma grandeza para mulher, através de seu olhar intenso em direção ao céu que demonstra seu empoderamento e sua força. Por ser um ambiente natural que requer maior exploração, há um mergulho sobre a fotografia onde pode-se observar detalhes que contribuem com a mensagem que a marca Ayan deseja retratar. A fotografia em estúdio é representada como forma de estabelecer um cenário fechado conforme cita Watts (1990, p. 130) "Construir um cenário pode levar desde alguns dias até semanas. Se você somar isso ao tempo necessário para o projeto". Assim para desenvolver a fotografia em um ambiente interno foi necessário estabelecer o que seria proposto para o cenário, então esse local teria uma modelo que estaria localizada em uma posição, utilizando roupas e acessórios da marca. Sucessivamente há um plano escolhido para essa modelo sendo esse o plano médio que conforme aponta Gerbase (2012,p. 96) "A câmera está a uma distância média do objeto, de modo que ele ocupa uma parte considerável do ambiente, mas ainda tem espaço à sua volta. É um plano de posicionamento e movimentação". Assim esse plano foi escolhido para destacar os produtos utilizados pela modelo como forma de promover a marca Ayan e também o posicionamento que ela adota por quebrar barreiras e também tornar a cultura africana como moda para a sociedade. Ainda na produção fotográfica realizada em estúdio, para Ramalho; Palacin (2010, p. 128) "Utilizando cabos de sincronismo ou extensão podemos adaptar os flashes externos que se encaixam na sapata para que sejam usados a distância e em ângulos diferentes". Nesse sentido, entende-se que o flash é um elemento que proporciona maior qualidade a fotografias internas. A terceira fotografia produzida foi em still e segundo explica o autor Genérico (2011, p. 59), ao utilizar o still, "O fotógrafo tem total controle e tempo para estudar, preparar e compor seus objetos e suas luzes. Enfim, ele não tira as fotos, ele constrói as fotos". A fotografia produzida teve um processo no qual a montagem do produto requer um olhar detalhado para que não haja erro na execução da fotografia, por isso o significado da palavra still significa "vida sem movimento". No cenário da fotografia foi utilizada uma blusa e ao seu redor foram colocadas flores chamadas de "Sempre Viva", é por isso que se exige um olhar detalhado para a composição do cenário já que a fotografia capta olhares significativos sobre esse parâmetro. Assim o plano capturado nessa fotografia é plano geral que segundo Gerbase (2012, p. 98) "com um ângulo visual bem aberto, a câmera revela o cenário à sua frente. A figura humana ocupa espaço muito reduzido na tela. Plano para exteriores ou interiores de grande proporções. Também chamado, na intimidade, de 'GERALZÃO'". Esse plano utilizado para foto em still, capta a visualização do cenário, trazendo elementos significativos para a fotografia onde todos os detalhes da foto podem ser visualizados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro passo para a produção do trabalho foi a pesquisa de termos africanos, imagens, estampas étnicas e cores que representassem a cultura do continente africano, com a intenção de conseguir disseminar os seus aspectos culturais para as mulheres negras do Brasil. Ao longo do processo de estudo, escolheu-se o nome de Ayan para a marca, que tem como significado a importância de reconhecer que todo ser possui o dom de brilhar, cada um de seu modo. Na sequência, escolheu-se o termo Abeba para dar nome a coleção primavera/verão 2017. A principal inspiração da coleção são as flores chamadas de "Sempre Viva", a partir disso criou-se dois looks para serem confeccionados e fotografados. Então a ideia que norteia essa produção é o conceito vindo da natureza como fonte de inspiração, sendo essa as flores. Elas aparecem na produção através da estampa usada, isso se dá na fotografia produzida na parte externa da universidade, através da estampa da blusa usada pela modelo, além disso aparece também na composição criada através da edição do cenário, produzida no aperfeiçoamento da foto realizada em estúdio e também através da aplicação de flores em conjunto com a produção fotográfica na foto em still. As peças produzidas em estúdio, serão publicadas no instagram a fim de gerar mais divulgação dos produtos, além disso, a fotografia realizada em ar livre será colocada na capa do facebook da marca, com a intenção de proporcionar uma sensação de natureza e harmonia ao consumidor. É importante ressaltar que as composições criadas nos croquis foram invertidas, pois a estética ficaria melhor. O primeiro look é composto por um cropped de jeans, um brinco confeccionado com tampinhas de garrafa de cerveja junto a uma trancinha de crochê e tecidos e uma bermuda rosa com tecido de esporte. No segundo look a composição é feita por um colete com altura sob o joelho, um cropped confeccionado com o mesmo tecido da aplicação dos bolsos e um short de linho. A fotografia externa teve o segundo look como produto. Foi realizada na Rua Verano de Morais Bairro do Passo ao lado do Tênis Clube, próximo a Unipampa na cidade de São Borja, no dia 05 de dezembro de 2016. A câmera utilizada é Canon Eos t3i, ISO 100, diafragma F 4.5, obturador 1/40, formato da foto (raw e jpeg), houve utilização de tripé da marca Manfrotto e a luz utilizada foi natural. A fotografia criada tem como conceito buscar a cultura negra que também é retratada através da modelo Rebeca Karen (presente em duas fotos), aluna do 6º semestre de Com. Social - Publicidade e Propaganda (UNIPAMPA). Já a fotografia interna teve como produto o primeiro look e foi desenvolvida, no estúdio de fotografia da Unipampa, em fundo branco, no dia 05 de novembro de 2016, a câmera utilizada foi Canon Eos T3i, ISO 100, com diafragma configurado em F 8.0, o obturador usado foi de 1/40, o formato da foto (raw ou jpeg), teve o uso de tripé desenvolvido pela empresa Manfrotto para servir de apoio a câmera, sendo totalizado a utilização de três equipamentos. A luz utilizada foi uma luz quente artificial, com o auxílio do flash, equipamentos esses da marca atek digital light 140 plus No processo de fotografia feito em still, optou-se pelo blusa do segundo look, em sua criação utilizou-se as flores "Sempre Viva" para compor o cenário da fotografia. A câmera utilizada foi Canon Eos Rebel T3i, o ISO utilizado é 100, o diafragma foi de F8.0, o obturador estava em 1/40, o formato da foto (raw ou jpeg), com utilização de tripé que serviu de apoio para ajustar a câmera sendo utilizado três tripés para a realização da fotografia, já na utilização da luz ela foi uma luz quente artificial, tendo como um de seus o flash hazzy. Após a produção, ocorreu como parte do processo, a etapa de pós-produção, com a utilização do software Adobe Photoshop, no qual foi feito a aplicação de um fundo onde as imagens compõem flores e desenhos estéticos africanos e sobre essas imagens existe um filtro azul com rosa, além disso há também a aplicação da logo da marca junto ao nome da campanha.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Ao longo do trabalho proposto compreende-se que a produção de fotografia é um processo que requer um olhar detalhado. A fotografia captura um instante, através de momentos, é uma fração de segundos, em um tempo que não para de transcorrer e se transformar. Esses aspectos possibilitam a criação de novos olhares dentro do ramo publicitário. Nesse projeto pode-se entender que o desenvolvimento de uma fotografia requer um estudo e uma análise sobre o que será criado antes de executar a foto. Assim entende-se que a produção de fotografia permite que a marca possa propagar o seu posicionamento e então resolver o problema de comunicação da marca Ayan, que é comunicar ao seu público alvo a coleção Abeba  Primavera/Verão 2017.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">GENÉRICO, Tony. Estúdio: fotografia, arte, publicidade e splashes. Santa Catarina: Photos, 2011. <br><br>GERBASE, Carlos. Cinema: primeiro filme: descobrindo, fazendo, pensando. Porto Alegre: Artes<br><br>RAMALHO, José Antonio; PALACIN, Vitché. Escola de Fotografia. São Paulo: Saraiva, 2010.<br><br>SILVA, Denise Teresinha da. Fotografia Publicitária de Moda e a Glamourização da Violência Contra a Mulher. São Borja: Fatih, 2013.<br><br>WATTS, Harris. On Camera: O curso de produção de filme e vídeo da BBC. São Paulo: Summus, 1990.<br><br> </td></tr></table></body></html>