INSCRIÇÃO: 00573
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT03
 
TÍTULO: Liberdade no escuro
 
AUTORES: Tais Belusso Nichelle (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Walquiria de Lima (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Any Mary Ossak Cordeiro (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Gilson Boschiero (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
 
PALAVRAS-CHAVE: deficiência visual, fotografia, fotojornalismo, liberdade,
 
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo a produção do ensaio fotográfico “Liberdade no Escuro”, produzido na disciplina de Fotojornalismo. A essência do ensaio é o pressuposto de que a palavra liberdade possui significação subjetiva e relativa a cada indivíduo. Assim sendo, buscou-se ilustrar, através das fotos, a semântica singular da palavra pela interpretação de Giovanne Vicentin Bertotti, que é deficiente visual e acredita que a liberdade é ilusória. As imagens também retratam como a liberdade é afetada pelos desafios e limitações, diariamente enfrentadas por um deficiente físico.
 
INTRODUÇÃO
Qual o significado da palavra liberdade? Com certeza, um leque semântico que transborda qualquer dicionário. Liberdade é antônimo de limitação, então, ser livre é conseguir livrar-se das amarras que a vida nos coloca. E diariamente ela nos impõe limites. A liberdade não é apenas tirada por prisões, imposições e proibições. Por vezes, a grade que cerca é levantada pelo próprio indivíduo. Os medos e as inseguranças também afrontam o poder de escolha, quando, muitas vezes, paralisam e impedem de seguir no livre arbítrio. ਀ऀ䔀 焀甀愀渀搀漀 愀 氀椀洀椀琀愀漀  漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀漀爀瀀漀㼀 儀甀愀氀 猀攀爀 漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 焀甀攀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ᰀ氠椀戀攀爀搀愀搀攀ᴀ†挀愀爀爀攀最愀 瀀愀爀愀 甀洀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀 昀猀椀挀漀㼀 嘀琀椀洀愀 搀攀 甀洀愀 搀漀攀渀愀Ⰰ 漀 瀀猀椀挀氀漀最漀 䜀椀漀瘀愀渀渀攀 嘀椀挀攀渀琀椀渀 䈀攀爀琀漀琀琀椀 瀀攀爀搀攀甀 愀 瘀椀猀漀⸀ 一漀 攀猀挀甀爀漀Ⰰ 攀氀攀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀  甀洀愀 椀氀甀猀漀⸀ 준 攀猀猀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 洀瀀愀爀 猀漀戀爀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 琀漀 瀀攀挀甀氀椀愀爀Ⰰ 焀甀攀 漀 攀渀猀愀椀漀 ᰀ䰠椀戀攀爀搀愀搀攀 渀漀 䔀猀挀甀爀漀ᴀ†瀀爀攀琀攀渀搀攀 攀琀攀爀渀椀稀愀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 椀氀甀猀琀爀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 焀甀攀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 愀猀猀甀洀攀 瀀愀爀愀 䜀椀漀瘀愀渀渀攀 嘀椀挀攀渀琀椀渀 䈀攀爀琀漀琀琀椀Ⰰ 瀀猀椀挀氀漀最漀 攀 瀀猀 最爀愀搀甀愀渀搀漀 攀洀 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀搀攀甀 愀 瘀椀猀漀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 甀洀愀 搀漀攀渀愀⸀ Além disso, proporcionou às acadêmicas exercer, na prática, os fundamentos de fotografia aprendidas em sala de aula, conseguindo assim, aliar técnica e sensibilidade no registro das imagens.਀䄀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀 渀漀 猀 愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀攀 䜀椀漀瘀愀渀渀攀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 攀氀攀 攀洀 猀攀甀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀⸀
 
JUSTIFICATIVA
A fotografia acompanha o homem há, pelo menos, cento e sessenta anos (KOSSOY, 1989, p.161). Ela congela momentos, eterniza pessoas e situações. Se é assim, ela também pode, artisticamente, retratar um modo de pensar. E é isso que o ensaio Liberdade no escuro pretende: mostrar o que um deficiente visual entende como liberdade.਀匀攀最甀渀搀漀 漀 搀椀挀椀漀渀爀椀漀 䄀甀爀氀椀漀Ⰰ 氀椀戀攀爀搀愀搀攀  漀 ᰀ䐠椀爀攀椀琀漀 搀攀 瀀爀漀挀攀搀攀爀 挀漀渀昀漀爀洀攀 渀漀猀 瀀愀爀攀愀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀琀漀 焀甀攀 攀猀猀攀 搀椀爀攀椀琀漀 渀漀 瘀 挀漀渀琀爀愀 漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 漀甀琀爀攀洀ᴀ⸠ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀愀爀爀攀最愀 挀漀渀猀椀最漀 漀 瀀攀猀漀 搀愀猀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 攀氀愀 搀 洀切氀琀椀瀀氀漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 愀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 猀甀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀  A preocupação estética ficou em segundo plano, visto que o principal objetivo do ensaio era retratar, sem interferências ou manipulações, a realidade do personagem. As histórias elaboradas exclusivamente sob prismas "artísticos" ou técnicos dificilmente se sustentam. A fotografia é, ao mesmo tempo, uma forma de expressão e um meio de informação e comunicação a partir do real e, portanto, um documento da vida histórica. Neste sentido, ela ultrapassa aquelas abordagens obrigando o historiador a situá-la e interpretá-la em sua estética peculiar, porém num contexto cultural mais amplo. (KOSSOY, 2001, p.143)
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Em um primeiro momento, realizou-se uma entrevista com o personagem, a fim de conhece-lo melhor e compreender qual era sua opinião sobre o tema. As respostas de Giovanne direcionaram o ensaio, que foi realizado na universidade onde ele conclui sua pós graduação, na rua, onde realiza seu trajeto de casa até a universidade e em seu local de trabalho, onde atua como psicólogo. ਀倀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 一椀欀漀渀 䐀㔀㌀  Ⰰ 挀漀洀 氀攀渀琀攀 䄀䘀ⴀ倀 䐀堀 一椀欀欀漀爀 ㄀㠀ⴀ㔀㔀洀洀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 琀愀爀搀攀Ⰰ 挀漀洀 氀甀稀 渀愀琀甀爀愀氀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 攀砀琀攀爀渀漀猀 攀 氀甀稀 愀爀琀椀昀椀挀椀愀氀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 攀渀猀愀椀漀  挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 ㄀  昀漀琀漀猀Ⰰ 琀椀爀愀搀愀猀 攀洀 氀漀挀愀椀猀 瀀爀ⴀ搀攀昀椀渀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 䔀猀猀愀 搀攀挀椀猀漀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 爀攀最椀猀琀爀愀猀猀攀洀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 䜀椀漀瘀愀渀渀攀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 琀攀洀愀⸀  “O trabalho mais importante do fotógrafo não é o de aprender o manejo da਀猀甀愀 挀洀攀爀愀Ⰰ 渀攀洀 漀 搀攀 爀攀瘀攀氀愀爀 愀 瀀攀氀挀甀氀愀Ⰰ 渀攀洀 搀攀 昀愀稀攀爀 愀猀 瀀爀漀瘀愀猀⸀ 준 漀 搀攀 aprender a ver com olho fotográfico, ou seja, aprender a contemplar o seu਀琀攀洀愀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀猀  挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀漀猀 猀攀甀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 攀 processos, para assim traduzir instantaneamente os elementos e valores da cena escolhida na fotografia que se deseja criar”. (WESTON, 2009, p.11).਀䘀漀琀漀 ㄀ ጀ†䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀漀琀漀 洀漀猀琀爀愀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 一愀 椀洀愀最攀洀 漀 愀氀甀渀漀 攀猀琀 猀漀稀椀渀栀漀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 漀氀栀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 焀甀愀搀爀漀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 瀀猀ⴀ最爀愀搀甀愀漀Ⰰ 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀渀猀椀渀漀Ⰰ 瀀漀椀猀  攀猀琀甀搀愀搀漀 漀 焀甀攀 樀 昀漀椀 椀洀瀀漀猀琀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 攀氀攀 攀猀猀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀  氀椀洀椀琀愀搀愀⸀  Foto2 - Na segunda foto buscou- se que a imagem ficasse distorcida (para conseguir o efeito, a foto foi feita pro lado de fora do vidro da porta), com a intenção de representar uma mistura, uma confusão, fazendo alusão ao conceito de liberdade que também possui significados diferentes para as pessoas. E para o personagem a liberdade é um conceito abstrato. ਀䘀漀琀漀㌀ ጀ†一愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 昀漀琀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀猀琀 攀渀琀爀攀 搀甀愀猀 攀猀挀愀搀愀猀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 洀漀猀琀爀愀爀 猀攀甀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 猀 攀猀挀漀氀栀愀猀⸀ 倀愀爀愀 攀氀攀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 猀攀爀椀愀 漀 瀀椀挀攀 搀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 琀椀瘀猀猀攀洀漀猀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀⸀ 䔀氀攀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 渀漀猀猀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 猀漀 昀攀椀琀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 挀愀洀椀渀栀漀猀 樀 椀洀瀀漀猀琀漀猀⸀ Foto4- Na quarta foto o personagem está frente a um espelho. ਀䘀漀琀漀 㔀 ጀ†一愀 焀甀椀渀琀愀 昀漀琀漀 漀 昀漀挀漀 攀猀琀 渀愀猀 瀀攀爀渀愀猀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀 攀洀 猀甀愀 戀攀渀最愀氀愀⸀ 倀愀爀愀 䜀椀漀瘀愀渀渀攀Ⰰ 愀 戀攀渀最愀氀愀 氀栀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 洀愀椀猀 猀攀最甀爀愀渀愀 攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 椀爀 攀 瘀椀爀⸀  Foto 6 – Na sexta foto, ele está caminhando e em sua frente há uma placa escrito “pare”. Essa imagem expressa a imposição, que Segundo Giovanne, pode impedir que a liberdade seja exercida. ਀䘀漀琀漀 㜀 ጀ† 匀攀焀甀渀挀椀愀 搀愀 昀漀琀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀⸀ 䴀漀猀琀爀愀 焀甀攀 洀攀猀洀漀 愀瀀攀猀愀爀 搀漀猀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀  瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 渀漀瘀漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀Ⰰ  愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 瀀漀搀攀爀 攀猀挀漀氀栀攀爀 挀漀洀漀 猀攀 瀀漀爀琀愀爀 搀椀愀渀琀攀 搀愀猀 椀洀瀀漀猀椀攀猀 焀甀攀 愀 瘀椀搀愀 挀漀氀漀挀愀⸀ Foto 8 - Liberdade em ir e vir. Para um deficient visual, a locomoção é uma das principais limitações. Vencer esse limite é, para Giovanne, um sopro de liberdade.਀䘀漀琀漀 㤀 ጀ†䜀椀漀瘀愀渀渀攀 搀椀愀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 樀愀渀攀氀愀⸀ 匀椀洀戀漀氀椀稀愀 漀猀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀猀⸀ 䴀攀猀洀漀 椀渀瘀椀猀瘀攀椀猀Ⰰ 攀氀攀猀 攀砀椀猀琀攀洀 攀 挀愀戀攀 愀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 攀猀挀漀氀栀攀爀 漀甀 渀漀 瀀攀氀愀 猀甀瀀攀爀愀漀⸀ Foto 10 – Na última foto o personagem está representando para a foto uma consulta, ele está exercendo sua profissão de psicólogo. Segundo ele, é nesse momento que ele sente a verdadeira liberdade, pois está fazendo o que mais gosta.
 
CONSIDERAÇÕES
A produção do trabalho foi satisfatória e gratificante para todos os membros da equipe. O desenvolvimento do ensaio não só proporcionou aprendizado a respeito das técnicas de fotografia (enquadramento, iluminação e composição), mas também foi um exercício de fotojornalismo, já que a maior preocupação foi de apenas registrar, sem nenhuma interferência, a realidade e a opinião do personagem a respeito da liberdade. ਀䄀猀 昀漀琀漀猀 琀爀愀稀攀洀 挀漀渀猀椀最漀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀愀猀猀愀搀愀 瀀漀爀 䜀攀漀瘀愀渀渀攀⸀ 匀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 猀甀瀀攀爀愀漀 搀愀 挀攀最甀攀椀爀愀 攀 愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀愀 椀渀搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀漀 最爀甀瀀漀 甀洀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 攀砀攀爀挀攀洀漀猀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 攀 搀攀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 攀猀琀愀洀漀猀 爀攀愀最椀渀搀漀 昀爀攀渀琀攀 愀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䬀伀匀匀伀夀Ⰰ 䈀漀爀椀猀⸀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 ☀ 䠀椀猀琀爀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀攀氀椀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀  ㄀⸀ Walquiria de Lima਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀