ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00575</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Um experimento de outline em aquarela: a animação institucional  As Casamentoras </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Liziane Andre (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Helouise Marli Silva De Domenico (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Anuschka Reichmann Lemos (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Animação, Aquarela, Comunicação Audiovisual, Outline, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A comunicação se utiliza de várias formas de divulgação, cada uma com suas características e benefícios específicos. Uma das ferramentas disponíveis é o vídeo institucional, que tem sido amplamente utilizado pelas empresas devido à facilidade de acesso aos públicos e compartilhamentos através da internet. Pensando no audiovisual, apresentamos aqui o produto experimental de animação produzido para a empresa de consultoria As Casamentoras, feito como projeto final da disciplina de Audiovisual do 5º período do Curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Este trabalho busca detalhar o processo do desenvolvimento da animação, desde seu planejamento inicial até a escolha das técnicas adequadas para a proposta da empresa, com base nas proposições de Alberto Lucena Júnior, bem como a produção e a edição, chegando no produto final. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Apresentar uma marca ao mercado é um trabalho amplo que envolve diversas etapas. A divulgação pode ser feita por meio de materiais impressos e digitais, contando com banners, folders e peças para plataformas digitais. Neste último ponto, contamos com os recursos audiovisuais: muitas empresas têm adotado vídeos institucionais para sua comunicação, pois é um material de fácil acesso na internet e em redes sociais. Esta e outras reflexões foram suscitadas na disciplina de Audiovisual, do 5º período do Curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Como projeto final da matéria, a proposta era produzir um vídeo, com tema, gênero e técnica de livre escolha, mesclando os conceitos vistos em aula com as experiências em aulas de campo e eventos do curso. Pensando na demanda por produtos do gênero audiovisual e na oportunidade de aplicar a teoria vista em aula, contatamos empresas que pudessem aderir ao projeto, a fim de aproveitar a proposta e ter uma experiência além da faculdade, em um contato com o mercado e buscando um cliente real que tivesse alguma necessidade comunicacional relacionada às possibilidades audiovisuais. Logo de início, conseguimos um retorno positivo com As Casamentoras, empresa de consultoria criativa para casamentos. O planejamento foi elaborado durante três meses, pensando numa forma de trazer os traços e valores da marca para o vídeo. O presente trabalho descreve este processo de produção do vídeo institucional no formato de animação, bem como suas etapas e os conceitos mobilizados para chegarmos no produto final. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A possibilidade de praticar o que se aprende em sala de aula é um ganho não só para o mercado, mas para o crescimento na vida acadêmica. Pensando assim, desde o início do projeto buscamos uma proposta que nos instigasse a pensar sobre as possibilidades comunicacionais vinculadas ao audiovisual frente à uma demanda real de mercado. Este foi o principal objetivo em relação à produção da animação objeto deste paper. Quanto aos objetivos vinculados às necessidades d As Casamentoras e às escolhas feitas durante o processo de planejamento do audiovisual, ressaltamos que a escolha da animação como gênero da produção foi feita após análise do propósito da consultoria, sua composição visual e seus objetivos com o vídeo. O cinema de animação é hoje uma enorme indústria, que engloba filmes de cinema, séries para TV, conteúdo para telefonia móvel, para sites da web e para o mundo corporativo. Nesse sentido, existem histórias e marcas que devem ser traduzidas em animação. No caso desse gênero, a própria forma de se produzir já influencia o resultado. Tudo é planejado minuciosamente antes, transformando a pré-produção no momento mais importante. O controle da produção pelo realizador é maior do que no cinema live action, e dessa forma sua proposta pode ser alcançada de maneira mais completa e autoral. Estilos de desenho, procedimentos técnicos e composições visuais são os elementos básicos que foram, progressivamente, desenvolvendo diferentes formatos de animação. A animação ocupa uma posição de destaque nas possibilidades das narrativas, pois as diferentes técnicas, modelos e produtos resultam em uma diversidade de efeitos, estéticas, histórias e mídias (já que, atualmente, a animação se estende por muitos outros tipos de tela). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O vídeo, de uma forma geral, tem o poder de facilitar a comunicação entre uma empresa e os seus públicos. Muito disso se deve ao fato de as pessoas estarem acostumadas com a linguagem audiovisual da TV e do cinema, ambos veículos de comunicação de massa. Este recurso serve como uma ferramenta que pode ser utilizada para várias finalidades, conforme aponta Fortes (2002): catálogos eletrônicos, comunicados à imprensa, documentários, vídeos educativos, comunicação interna, manual de instruções, vídeo memorial e, como formato mais comum, o vídeo institucional. Nesse sentido, o termo institucional vem carregado de muitos significados. As empresas têm utilizado tais técnicas de comunicação para promoverem suas imagens e serviços. E quando se fala em vídeos institucionais, está-se referindo às produções audiovisuais utilizadas na comunicação dirigida da empresa. Moutinho (2000, p. 4) aponta o vídeo institucional como  um dos veículos mais importantes entre a empresa e seus vários públicos, pois tem um grande poder de atração para todos os tipos de audiência . Os especialistas em vídeo institucional Xavier e Zupardo (2004) ressaltam que  o cliente faz um programa institucional para vender/apresentar a imagem da empresa para seus clientes, instituições financeiras, investidores, fornecedores, órgãos governamentais e comunidade. Um institucional mostra, na verdade, o conceito da empresa e sua filosofia. (XAVIER, ZUPARDO, 2004, pág. 76). Buscando um diferencial para a publicidade e divulgação de serviços na forma do vídeo institucional, as organizações têm optado por produções do gênero animação, num processo mais orgânico e original, mesmo com as possibilidades apresentadas pelos avanços tecnológicos. Algumas produtoras e agências de comunicação procuram utilizar métodos de animação manuais como forma de diferenciar o acabamento e o conceito dos trabalhos e serviços de seus clientes. Neste contexto, o experimento audiovisual feito e descrito neste paper têm sua singularidade nas escolhas técnicas e plásticas, ao explorar o que Barbosa (2005) define como suportes tradicionais.  No caso de suportes tradicionais (papel, tela, madeira e etc.) a expressão é fiel e cuidadosa (BARBOSA, 2005, p. 341), e esta expressividade foi testada com o uso de traços outline mesclados à aquarela. Utilizamos recursos simples (papel, lápis e caneta) para unir duas estéticas, que se complementaram na animação institucional de forma única, traduzindo a marca com suavidade (aquarela) e, ao mesmo tempo, consistência (outline). As animações tradicionais, em formato 2D e feitas com desenhos, compõem uma técnica antiga e até hoje muito popular. Funciona de maneira relativamente simples e não mudou muito desde a sua criação. Constitui-se de uma série de desenhos feitos em papel e criados usando um registro para que todos eles fiquem alinhados e componham um movimento. Caracteriza-se, então, por um processo de criação sintética e sequencial, conhecido como animação direta. Ou seja, após produzido o primeiro quadro, é criado manualmente o segundo quadro, e assim por diante. É uma técnica delicada e planejada de acordo com os objetivos específicos pretendidos com o produto, o que agrega um valor especial para determinados segmentos, como é o caso do mercado de casamentos. Assim, o vídeo se apresenta como uma ótima ferramenta de comunicação com os públicos, pois envolve o telespectador com o seu conteúdo, gerando interação e engajamento. E a versatilidade dessa ferramenta não está apenas na possibilidade de alcançar diversos objetivos, mas nos formatos e tipos variados. O uso das animações como recursos de comunicação e estratégia é valioso, visto que o processo de produção é cuidadoso e adaptado às necessidades da empresa, gerando interesse e transmitindo qualidade e profissionalismo. E com a minuciosidade da técnica de desenho animado, as animações podem divulgar ou apresentar conteúdos de maneira criativa e eficiente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após escolhido o desenho animado como ferramenta e linguagem para traduzir e divulgar As Casamentoras, pesquisamos e testamos diferentes métodos e técnicas de produção para então definir o que mais se adequava à proposta e possuía melhor custo-benefício, respeitando as seguintes orientações repassadas pelas donas da empresa: respeitar a identidade visual da consultoria; utilizar, além de imagens, recursos textuais para nomear e explicar cada serviço oferecido; e usar como plano de fundo a composição em aquarela que está presente em toda a comunicação d As Casamentoras e que foi produzida digitalmente pelos criadores da marca. Considerando os requisitos explicitados acima, elegemos a ilustração com traços outline para criar os personagens e elementos visuais do vídeo, visto que é o tipo gráfico usado no logotipo da empresa e um recurso interessante de ser explorado junto com a aquarela, mesclando traços fortes e bem contornados com a suavidade do plano de fundo. Com a definição da linha criativa das ilustrações, começamos a pensar sobre a produção sequencial dos quadros. Inicialmente, consideramos a realização das ilustrações em acetato para executar os movimentos do vídeo. Foram feitos três testes com essa técnica: composição de ilustração e texto em acetato, sobreposto na aquarela impressa; composição de ilustração em acetato, sobreposto na aquarela impressa, e texto editado digitalmente; composição de ilustração em acetato e texto impresso junto à aquarela. Em ambos os testes observou-se que o acetato, apesar de facilitar a composição continuada dos movimentos, não oferecia uma superfície estável para a execução das ilustrações (que em alguns casos, precisavam ser bem detalhadas). Outro problema foram os reflexos que apareciam na imagens quanto fotografadas - já que o acetato é uma fibra transparente - e a dificuldade em montar uma estrutura com tripé e equipamentos que minimizasse esse efeito. Assim, fizemos novos testes, com as ilustrações feitas em papel. Nesta etapa, avaliamos duas possibilidades: ilustrações feitas em sulfite, fotografadas, vetorizadas e compostas com texto e fundo por edição digital; ilustrações feitas em sulfite, scaneadas, vetorizadas e compostas com texto e fundo por edição digital. Entre as duas novas opções, elegemos a segunda como a mais adequada, visto que a máquina de scan resultava em uma imagem mais clara, facilitando a edição e vetorização, o que seria possível obter com a fotografia apenas se investíssemos mais recursos em equipamentos de luz e iluminação. Para corroborar nossa escolha, mensuramos o custo de produção para a produção com aquarelas impressas e ilustrações em acetato, e para ilustrações em sulfite e demais elementos feitos em edição. Para o primeiro caso o orçamento final ficou em R$74,30 reais e para o segundo em R$45 reais, comprovando, portanto, a utilização de sulfites, scanner e edição digital como o método de produção mais viável. Para a produção da animação, delimitamos alguns parâmetros como a quantidade de quadros por segundo. Decidimos trabalhar com três quadros por segundo, de maneira que pudéssemos otimizar ao máximo a produção de desenhos. Para cada serviço da empresa, foram pensadas imagens que representassem da melhor maneira o produto ofertado. Com isso, cada conjunto de imagens teve um número específico de ilustrações, variando entre seis a dezoito imagens. Em quesitos de estética, buscou-se trabalhar apenas com os traços outline em preto e branco. Nenhum dos desenhos recebeu cor, já que o fundo das imagens seria a aquarela, evidenciado esse elemento que é tão presente na linguagem adotada pela consultoria. Para a produção dos desenhos, foram utilizados os seguintes materiais: um pacote de folhas sulfite (A4, 75g); uma caneta  Stabilo (cor: preto, modelo Point 88); lápis e borracha. Como referências para o traço adotado, utilizamos ilustradores como Rodrigo Falco, brasileiro que utiliza nanquim e aquarela na composição de desenhos, com caráter delicado e dentro do estilo  cartoon ; e Joanna Henly - mais conhecida por Miss Led (Londres), ilustradora e Diretora de Arte, que também trabalha com nanquim e aquarela, porém numa perspectiva mais realista. E para nos ajudar na estética e composição geral do produto, também selecionamos duas referências de animações que se assemelhavam com a nossa proposta. A primeira,  The Old Man and The Sea , é um curta feito em 1999 no Canadá, dirigido e produzido pelo russo Alexander Petrov. É uma animação construída por pinturas feitas com tintas a óleo e aquarela em vidros. A técnica, desenvolvida pelo próprio diretor, sobrepõe camadas de vidros com pinturas diferentes para acrescentar profundidade a cada frame. As superfícies de vidro são maiores que uma folha A4, e ficam posicionadas em vários níveis, cada uma coberta com tintas de secagem lenta. Após fotografar cada quadro, Petrov altera ligeiramente a pintura para compor a próxima imagem, num processo lento e detalhista (conforme se pode constatar em making of disponível no YouTube). Portanto, o filme foi uma boa referência pois, assim como o filme de Petrov, o vídeo d As Casamentoras trabalhou com efeitos de pintura em aquarela para a produção, composição e edição do produto final. A segunda referência foi o  I Met The Walrus , um curta de apenas cinco minutos de duração, feito a partir do áudio de uma entrevista. Produzido em 2007, também no Canadá, por Josh Raskin e Jerry Levitan, tem estética composta pela união de ilustrações feitas à mão, composições digitais e objetos. Mostrou-se como uma boa referência para o nosso vídeo especialmente por conta de duas características: a técnica dos desenhos e a presença de frases e palavras escritas dispostas em algumas cenas. Assim como os desenhos desenvolvidos para a animação da empresa, os traços das ilustrações feitas à mão para o curta de Josh Raskin são finos e limpos, e também se aplicam à técnica outline, onde se trabalha principalmente o contorno. Da mesma forma, ambos os vídeos trabalham com o uso que elementos escritos para compor determinadas sequências. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Depois de definidas as técnicas e os métodos para a produção da animação, fizemos algumas reuniões com as donas da empresa para compreender quais as expectativas em relação ao vídeo e quais informações deveriam ser evidenciadas no produto final. Após esses encontros redigimos o roteiro, em que optamos por abordar os principais serviços oferecidos na consultoria e os valores agregados à marca (ex.: criatividade, otimização de tempo, casamentos personalizados, originalidade e etc.). Durante as reuniões também foi definido que o nome do vídeo institucional seria  Inspiradas pelo Amor , assinatura já utilizada pela empresa na comunicação com os públicos e nos materiais das consultorias. Outra determinação foi a utilização, em algum momento da animação, da imagem utilizada no cartão de visitas d As Casamentoras: uma gaiola aberta com os passarinhos do logotipo voando junto com corações e ícones de serviço. Assim, para iniciar o vídeo e introduzir a empresa, criamos uma pequena narrativa com alguns personagens, sendo os passarinhos que compõem o logotipo da marca os protagonistas da animação institucional. E junto ao roteiro, produzimos um storyboard para auxiliar tanto as empresárias a visualizarem nossa proposta de vídeo, quanto nós no planejamento dos desenhos, movimentos, planos e frames. Com o roteiro e storyboard aprovados, iniciamos a produção dos desenhos pelo processo pose-to-pose, também conhecido como quadros-chave. Nesse procedimento, decide-se quais são os desenhos principais do plano e depois se cria os intervalos entre eles. Ou seja, cria-se primeiro os desenhos de início e fim da transição, para depois fazer as ilustrações intermediárias necessárias para chegar no movimento final. Ao todo, produzimos 85 desenhos, que foram scaneados, vetorizados e editados digitalmente, compondo os quadros com a aquarela ao fundo e, em alguns casos, recursos de letterings, utilizados para nortear alguns momentos do vídeo, nomeando os serviços e incrementando informações pontuais. Alguns movimentos do vídeo foram construídos de forma computadorizada, pela edição. Como é o caso das cenas em que os passarinhos estão voando no céu, por exemplo. Visto que estes personagens já tinham sido feitos digitalmente pelos criadores da marca, (compondo o logotipo da empresa), optamos por não desenhá-los, mas usar seus vetores já produzidos. Assim, determinadas cenas foram integralmente compostas no computador. Após essa etapa de composição dos quadros e movimentos, das 85 ilustrações feitas manualmente, obtivemos 180 quadros ao total. O enredo da animação ficou, então, da seguinte forma: Cena 1/inicial: uma mulher cuidando de alguns passarinhos é surpreendida pelo namorado com um beijo no rosto; Cena 2: diante do romantismo do casal, a gaiola onde os passarinhos estavam se abre e os passarinhos saem voando acompanhados de brilho, corações e alguns ícones que representam serviços d As Casamentoras e o universo de casamentos (bolo, taças, buquê de flores e etc.) Cena 3: aparece junto aos passarinhos o título do vídeo  As Casamentoras: Inspiradas pelo Amor ; Cena 4: os passarinhos voam até o céu e encontram algumas mensagens relacionadas às possibilidades de realizar o casamentos dos sonhos com a ajuda d As Casamentoras. Nesse momento a aquarela muda da paleta de cor rosa para a azul; Cena 5: para ilustrar o comprometimento da empresa em organizar cerimônias personalizadas e capazes de levar os convidados para o mundo dos noivos, aparece o mesmo casal do início, com a mulher encostando a cabeça no ombro do homem, e um globo terrestre girando dentro de um coração; Cena 6: os passarinhos continuam voando e passando por textos que refletem alguns valores da empresa; Cena 7: os serviços são introduzidos, os pássaros vão baixando o vôo e chegando ao primeiro serviço, apresentado como  Amor em Papel - identidade visual completa para o casamento. Nesse momento, a aquarela volta à cor padrão utilizada na comunicação da empresa para apresentar os serviços; Cena 8: o segundo serviço é apresentado,  Um Lugar para o Sim ; Cena 9: o terceiro serviço é apresentado,  Comes e Bebes ; Cena 10: o quarto serviço é apresentado,  Daqui até a Eternidade ; Cena 11: o quinto serviço é apresentado,  Decoração Descomplicada ; Cena 12: o sexto e último serviço geral é apresentado,  Nos Embalos do Dia Épico ; Cena 13: aparecem letterings dizendo que a empresa também oferece serviços exclusivos, as  Cerejas do Bolo ; Cena 14: a narrativa se conclui mostrando diferentes perfis de casais e informando que para todos eles As Casamentoras garantem um casamento original e perfeito em cada detalhe; Cena 15: fechamento com a assinatura e contatos da empresa. A edição foi feita pelo software Adobe Premiere Pro. Com a composição dos quadros já feita, no editor nós fizemos a montagem do vídeo, colocando os quadros na ordem correta e adicionando a trilha sonora, composta por música e efeitos sonoros livres de direitos autorais e disponíveis de forma gratuita na biblioteca de áudio do YouTube. O editor After Effects também foi utilizado, para criar a assinatura do vídeo, adicionando o nome da empresa com o efeito manuscrito. Após a edição, a animação final obteve duração de um minuto e quarenta e nove segundos. A trilha sonora foi produto de uma união entre efeitos sonoros mixados no início do vídeo (cantos de pássaros, suspiro de surpresa, estalo de beijo, efeito de brilho) e a música. No final do vídeo, com o efeito visual de texto manuscrito, também há mixagem com efeito sonoro &#822; no caso, de caneta escrevendo. Para a música, buscou-se algo instrumental, com melodia alegre e suave, a fim de combinar com a narrativa do vídeo e a temática da empresa. No fim, os custos da produção foram otimizados em relação ao orçamento inicial de R$45 reais, já que a caneta e demais materiais de papelaria para os desenhos nós já possuíamos. O único recurso que precisou ser comprado foi um pacote de folhas sulfite para os esboços, testes e ilustrações finais. Uma despesa de R$14,60 reais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Pelas experiências adquiridas através da disciplina de Audiovisual, concluiu-se que poucas técnicas além do desenho animado poderiam ter traduzido As Casamentoras de forma tão completa. É uma técnica interessante tanto para o mercado cinematográfico quanto para fins publicitários. Sua atratividade pode ser observada na sua igual relevância tanto para o público infantil quanto para o adulto. Independente das novas tecnologias, essa técnica e linguagem podem ser revigoradas e, com relação ao cinema de animação, ainda há muito a ser explorado academicamente. Como se pôde constatar, o vídeo institucional possui uma série de vantagens, principalmente o dinamismo de suas informações e as inúmeras formas de aplicação desse material. E a utilização da animação feita com ilustrações para este tipo de produto demonstra um método inovador de se abordar a temática institucional, apresentando um diferencial e uma vantagem competitiva para as empresas que apostam nesses recursos. A combinação entre traços firmes de outline com a sutileza da aquarela, e a produção com ilustrações únicas feitas quadro por quadro, resultou em um produto experimental que se destaca em relação aos vídeos utilizados por outras marcas.  Inspiradas pelo Amor é uma animação institucional personalizada, feita para As Casamentoras, representando a consultoria e os valores de seus serviços de forma exclusiva. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARBOSA JÚNIOR, Alberto Lucena. Arte da Animação: técnica e estética através da história. 2ª ed. São Paulo: Editora SENAC, 2005. <br><br>FORTES, Waldir Gutierrez. Relações públicas: processos funções, tecnologia e estratégias. 2ª ed. São Paulo: Summus Editorial, 2003. <br><br>PETROV, Alexander. The Old Man and The Sea. Canadá, 2009. Ogden Entertainment, 20min. <br><br>RASKIN, Josh. LEVITAN, Jerry. I Met The Walrus. Canadá, 2007. Shorts International, 5min. <br><br>TAYLOR, Richard. Encyclopedia of animation techniques. Edison: Chartwell Books, 2003, pág. 176. <br><br>THOMAS, Frank; JOHNSTON, Ollie. The illusion of life: Disney animation. New York: Disney Editions, 1995, pág. 575.<br><br>XAVIER, Carlos; ZUPARDO, Eveleine. Entregando o ouro para os mocinhos: o roteiro audiovisual na comunicação das empresas. São Paulo: Zennex Publishing, 2004.<br><br>________. Técnicas de animação: a técnica do desenho animado. Disponível em: http://www.academia.edu/4880977/T%C3%A9cnicas_de_Anima%C3%A7%C3%A3o_A_T%C3%89CNICA_DO_DESENHO_ANIMADO. Acesso em 18 de abril de 2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>