ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00579</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A imagem política através da assessoria de imprensa</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Willian Henrique Alves da Silva (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Amanda Ferronato (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Dirceu Luiz Hermes (Universidade Comunitária da Região de Chapecó)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Assessoria de Imprensa, Comunicação , Imagem, Jornalismo, Marketing Politico</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho é fruto de um projeto de caráter experimental desenvolvido na disciplina de Assessoria de Imprensa pelos acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). O Projeto de AI apresenta como reflexão o papel da assessoria de imprensa na construção da imagem política, tendo como estudo de caso a vereadora Marcilei Vignatti, do Partido dos Trabalhadores (PT), de Chapecó, Santa Catarina. Também teve como alicerce teórico o marketing político para se entender quais foram os fatores que contribuem para a construção da identidade da vereadora durante seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Vereadores de Chapecó e no período eleitoral das Eleições Municipais de 2016. O método aplicado foi o de estudo de caso realizado no segundo semestre de 2016.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Passou-se o tempo em que a campanha eleitoral vestia terno e gravata. Hoje, a presença das mulheres no pleito eleitoral ganha força e espaço. Elas saem da invisibilidade, onde estiveram na maior parte da história brasileira, e se tornam sujeitas atuantes sociedade. Isso foi possível a partir de um decreto do Presidente Getúlio Vargas em 1932 que garantiu o direito do voto feminino e sucessivamente a participação das mulheres na disputa por cargos políticos, o que até o momento era uma exclusividade para o sexo masculino. A imagem da figura feminina na política tem quebrado muitos paradigmas e preconceitos impostos pela sociedade. Isso se deve a construção de identidade realizada pelas Assessorias de Imprensa (AI). Liedtke (2002, p.86) afirma que a comunicação é o principal instrumento para a formação da imagem, com a utilização de vários signos que auxiliam na construção da identidade daqueles que exercem determinadas influências sociais. Partindo desse pressuposto, notamos que uma boa imagem é o ponta pé inicial para o desenvolvimento de uma campanha eleitoral promissora. Neste contexto, o assessor de imprensa é o profissional encarregado de pensar na comunicação e no planejamento das ações que serão realizadas. Tendo em vista que  sua principal função é ser ele entre a empresa e os veículos de comunicação, garantindo que os contatos ocorram dentro de critérios adequados à rotina de trabalho dos jornalistas (LOPES, 2000, p.27), ele é responsável por tornar sua assessorada fonte de informação à mídia e pela concretização da imagem como interesse público. Para tanto, foi desenvolvido um Plano de Assessoria para a vereadora Marcilei Vignatti de caráter experimental produzido pelos acadêmicos do curso de Jornalismo da Unochapecó na disciplina de Assessoria de Imprensa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Plano de Assessoria de Imprensa teve como objetivo analisar a relevância do marketing político a partir da figura feminina da vereadora Marcilei Vignatti e a forma de organização da sua assessoria de imprensa. A partir disso, foi elaborado estratégias que têm como intuito fidelizar esse público e otimizar os processos comunicacionais na rotina de comunicação que vem sendo desenvolvida, bem como, melhorar o alcance e o fluxo de propagação dos conteúdos publicados. Além disso, a partir das ações propostas buscou-se obter resultados que expressem a aproximação da vereadora Marcilei com seu público. Outro objetivo parte de que a elaboração deste Plano originou-se a partir da premissa de que a atuação na assessoria política é desafiadora pela (des)construção da imagem pública de um candidato a partir das estratégias comunicacionais utilizadas pela sua assessoria. Destacamos outro fator decisivo que foi o anseio em analisar as especificidades do marketing e a comunicação em período eleitoral sendo peça fundamental para a compreensão do fazer política na sociedade contemporânea.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A presença da mulher na política tanto na esfera municipal, quanto estadual e nacional tem sido bastante tímida, mesmo com os avanços conquistados na área dos direitos e na igualdade de gênero. Esse cenário, não tem influência sobre as mulheres que tem anseio em serem protagonistas e agentes sociais na sociedade. Pelo contrário, instiga as mesmas a serem sujeitos, e a partir da sensibilidade feminina, lutarem por causas que sejam mais humanizadas. Avelar (apud COSTA 2011 p.27) chama atenção para o fato, de que seja qual for o seu partido, as mulheres tendem a dar mais atenção e prioridade às políticas dos direitos das mulheres e às políticas públicas relacionadas com questões familiares, tais como condições de vida para as crianças, saúde, reprodução. Localizado no Oeste do estado de Santa Catarina, o município de Chapecó possui 209.553 habitantes (IBGE - 2016), sendo 90.626 homens residentes e 92.904 mulheres residentes. No âmbito político, esses habitantes são representados por uma bancada de 21 vereadores na Câmara Municipal de Vereadores, sendo 20 representantes do sexo masculino e uma representante do sexo feminino: Marcilei Andrea Pezenatto Vignati. Natural de Nova Erechim, no Oeste Catarinense, Marcilei é Profª Drª da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Filiou-se em 1995 ao Partido dos Trabalhadores (PT) ao lado de seu marido, Cláudio Vignatti, e desde então sempre esteve envolvida e contribuiu na organização partidária. O sobrenome teve um peso significativo em 2012 quando concorreu pela primeira vez a uma vaga de vereadora na Câmara Municipal de Chapecó. Sendo a única mulher eleita no legislativo foi à vereadora mais votada do PT e a quinta mais votada no município. Em 2016, através da vontade em dar seqüência ao mandato, Marcilei concorreu à reeleição e novamente foi à candidata mais votada da coligação. A votação segundo ela  foi reflexo do preparo e da capacitação de ter feito um mandato qualificado e propositivo, participando da vida da cidade, representando-a com qualidade em diversos espaços (VIGNATTI, 2016). Através do marketing político e da atuação da sua AI, foi possível tornar o mandato da vereadora conhecido perante a sociedade. A partir de suas ações desenvolvidas e da atuação da vereadora ao longo dos quatro anos de gestão obteve-se estratégias comunicacionais que objetivaram a construção de uma identidade e o engrandecimento da imagem pública de Marcilei, obtendo independência da figura de Cláudio e consolidando-se na política pela credibilidade ou legitimidade do trabalho realizado. Nesse sentido a escolha deste tema para elaboração de um Plano de Assessoria surgiu com a intenção de vivenciar a atuação de uma assessoria no período eleitoral, acompanhando o desenvolvimento do trabalho jornalístico nos veículos de comunicação e nas mídias digitais. Além disso, foi possível conciliar o aprendizado teórico e prático da disciplina nos possibilitando desenvolver ações para a cliente, colaborando nas estratégias de comunicação e nos aproximando do mercado de trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Neste tópico serão abordados os métodos e técnicas utilizados para a captação e sistematização das informações para realização da pesquisa. Pode se pegar como exemplo o período da Grécia Antiga, que contribuiu muito com a humanidade, apresentando os modelos de governo, principalmente o regime democrático. Esse formato de gestão pública despertou na população um interesse maior na busca por informações sobre o governo. A partir daí, os acontecimentos envolvendo os governantes e a sociedade tomam forma e necessitam de um profissional especializado para tornar público estes fatos, realizando esse trabalho de forma ética e com foco no interesse público. Por isso, o jornalista se torna a conexão entre o seu assessorado e a mídia. O ser humano tem o desejo de conhecer e aprender sobre tudo que está ao seu redor. Pesquisar é maneira que promove a maior aproximação com o conhecimento e tudo o que é novo. É esse o propósito da pesquisa: produzir novos conhecimentos através da utilização de procedimentos científicos. O desenvolvimento do trabalho de Assessoria de Imprensa ocorreu intercalando atividades realizadas durante o horário das aulas, com outras realizadas extra classe. No entanto, o primeiro passo para o início da pesquisa foi definir o objeto de pesquisa, ou seja, a instituição para ser assessorada e planejamento do seu relacionamento com a mídia. A partir disso foi realizado o contato com nossa primeira opção de assessorado a vereadora Marcilei Vignatti, que além de aceitar, colocou o seu mandato a disposição para nos auxiliar no que fosse necessário. Assim que escolhido o local de desenvolvimento do projeto, foi dado início ao plano estratégico das atividades. Essa parte do processo é essencial para garantir a qualidade e sucesso da execução do plano de comunicação. O plano estratégico é uma ferramenta que se resume no desenvolvimento de um processo que facilite a gestão de uma empresa, sistematizando o desenvolvimento da atividade e auxiliando no estabelecimento de metas e estratégias. Dessa forma, o resultado da análise acerca da Assessoria de Imprensa da vereadora Marcilei tornou possível a objetivação de um método adequado de planejamento, partindo dos pressupostos de Elisa Kopplin Ferraretto e Luiz Artur Ferraretto (2009). As atividades de AI não devem ser realizadas com base no improviso, e sim ter como norma a organização e a constante avaliação dos resultados. O planejamento assume, dessa forma, uma importância fundamental, evitando que até mesmo as situações mais inesperadas peguem o assessor desprevenido (FERRARETTO e FERRARETTO, 2009, p. 34). Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com objetivo de conceituar a assessoria de imprensa, marketing político e imagem pública que conforme Oliveira (1997, p. 119) tem por  finalidade conhecer as diferentes formas de contribuição científica que se realizaram sobre determinado assunto ou fenômeno . Para ter a posição do Plano de Assessoria, foi realizado um diagnóstico da realidade comunicacional da vereadora Marcilei. Com objetivo de quantificar o número de seguidores fiéis, foi realizado uma análise de conteúdo publicado nas redes sociais utilizadas pela AI, assim como as postagens que possuem maior engajamento, a linguagem utilizada e a data das publicações. O resultado dessa análise tornou possível identificar lacunas e traçar um perfil de público alvo da assessoria de comunicação da vereadora. A pesquisa observacional por si só não trouxe aspectos suficientes para a análise do mandato da vereadora, por isso, foram realizadas, também, entrevistas. Isso porque a entrevista apresenta algumas vantagens como, por exemplo, a obtenção de dados sobre os mais diversos assuntos, além de ser uma técnica eficiente para compreender como são desenvolvidas as ações. As entrevistas foram desenvolvidas com a vereadora Marcilei Vignatti e também com a jornalista Eliane Taffarel, Assessora de Imprensa. No formato de entrevista informal, com coleta de dados e com perguntas abertas, esses diálogos tiveram como objetivo de entender e analisar a rotina profissional, o fluxo de trabalho e as funções desempenhadas pela assessoria de comunicação de Marcilei. Outra etapa desse processo foi à realização da pesquisa documental, por meio da qual foram identificadas, transcritas e esmiuçadas as estratégias de comunicação da vereadora, durante o seu primeiro mandato (2012 a 2016).  A característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias. (MARKONI; LAKATOS, 1990, p.57). Para a análise de vida da vereadora, foi elaborada uma entrevista com um questionário pré-estruturado. Através dele puderam ser percebidos aspectos relativos à sua vida pública, bem como de seu primeiro mandato. Através destas fontes, foi possível identificar quais fatores que foram determinantes para a construção da imagem da vereadora no município de Chapecó, durante o período vigente do seu primeiro mandato. Além disso, através das análises das estratégias de comunicação, foi possível perceber a importância do marketing político no município. Tais apontamentos somaram-se às discussões e leituras realizadas a partir da disciplina de Assessoria de Imprensa, onde foi possível aprofundar os conhecimentos sobre cada etapa de elaboração do Plano e a atuação das AI no campo político e no mercado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Após diagnosticar como a comunicação contribui para a divulgação das ações da vereadora Marcilei e no relacionamento com seu público, foram elaboradas estratégias que têm como intuito fidelizar esse público e otimizar os processos comunicacionais na rotina de comunicação que vem sendo desenvolvida, bem como, melhorar o alcance e o fluxo de propagação dos conteúdos publicados. Para que as atividades propostas pelo assessor de imprensa funcionem dentro de qualquer empresa, instituição ou organização é necessário que o profissional realize o planejamento de suas estratégias de comunicação. De acordo com Ferraretto e Ferraretto (2009), o planejamento é um processo que define metas, objetivos, público-alvo, enfim, as atividades comunicacionais que serão adotadas. Nessa perspectiva, elaboramos três ações para ser desenvolvidas na assessoria da vereadora Marcilei Vignatti. No período de 29 de Setembro a 21 de Outubro realizamos as seguintes demandas: Estratégia I - O  play da informação: com o intuito de aproximar o público que acompanha a vereadora no Facebook foi realizada uma transmissão ao vivo, na perspectiva de que a vereadora tenha um espaço virtual para dialogar em tempo real sobre determinados assuntos que tenha repercutido na Câmara de Vereadores, no município, estado ou país. Essa ação possibilitou a interação de perguntas feitas pelos seus seguidores e também é um fator positivo, pois acaba sendo um canal de troca de informações. Para realização dessa ação foi necessário um diagnóstico do dia/horário da semana que as publicações tenham maior alcance e interação. Outro fator importante foi o tempo de duração dessa transmissão ao vivo estipulado entre 10min a 20min. Referente ao local de gravação, nossa sugestão a assessoria da Vereadora é que não tenha um local fixo de gravações, mas que seja importante pensar na imagem da vereadora e o que tom ela quer passar nessas conversas. Para realização da ação foi utilizado um celular que tenha acesso a página da vereadora no Facebook para gravação e um notebook que acompanhamos em tempo real a interação do público. Estratégia II - EmpoderAÇÃO: são publicações de pautas frias para alimentar as redes sociais (Facebook e WhatsApp) quando não tem demanda na agenda. Foi pensada para dar ritmo e visibilidade partir da atuação da vereadora no município. Consiste em ser publicações criadas pela empresa responsável pela criação da imagem visual, de elaborar artes atrativas e relacionadas a identificação da assessorada. Para essa ação é necessário fotografias da vereadora, frases de sua autoria e um programa de criação para esse tipo de arte. As publicações devem ser feita duas vezes por semana, nos dias em que não tem agenda pública, ou quando tem um número menor de publicação, e em horários de maior alcance do público sempre com algum comentário acompanhando a arte. Estratégia III - Vereador mais próximo: as redes sociais da vereadora são canais de grande interação com o seu público. O objetivo dessa proposta é, através dos minidocumentários, aproximar a vereadora da comunidade chapecoense. Não há necessidade de criar um cronograma de publicação. Os vídeos podem ser publicados nos dias em que o número de publicação é menor, ou em horários de maior alcance do público. Para essa ação é necessário a utilização de uma câmera fotográfica que tenha uma boa qualidade de captura de vídeo e um computador com programa de edição de vídeo. Não há necessidade de ser gravado sempre no mesmo ambiente, entretanto, é importante pensar na imagem da vereadora e o que tom ela quer passar nessas conversas. Na escolha das ações utilizamos como critério o tempo hábil para sua execução e as ferramentas de maior impacto para a nossa cliente: Facebook: por ser uma das maiores redes sociais em números e engajamentos. Seu acesso é fácil e rápido condiciona o público a estar conectado o tempo todo. Pode ser considerado o meio que mais mostra movimento de mandato da Marcilei. Além de ser uma ferramenta gratuita o Facebook foi o porta voz de fotos, vídeos, texto. WhatsApp: por ser um aplicativo de mensagens instantâneas, esse aplicativo além de acessível pela praticidade de ser usuário, ele permite que você tenha contato com sua rede se amigos de uma maneira simples e sem custo, seja por meio de mensagens ou ligações. Esse aplicativo tem sido um grande aliado no mandato da vereadora, principalmente com a criação de grupos. Aproveitar esse espaço com algumas fotos, áudio e vídeos foi essencial. E-mail: foi um método que nos permitiu a escrever e enviar releases aos veículos de comunicação. No período de 29 de Setembro a 21 de Outubro realizamos também as seguintes demandas: Produção de distribuição de 05 releases encaminhadas a 11 Jornais Impresso da cidade e região; 01 revista; 03 veículos de televisão; 04 veículos de rádio e 02 veículos online. Alimentação diária da rede social Facebook com: fotos das atividades realizadas pela vereadora durante o período eleitoral, somando 17 publicações. Produção de conteúdo audiovisual: 04 vídeos durante o período eleitoral e 01 transmissão ao vivo pelo Facebook. O planejamento das ações não é apenas o ponto de partida de qualquer plano, mas é também o momento norteador de preparar o assessorado para o trabalho de assessoria de imprensa. Dessa maneira foi elaborado um cronograma de ações para que pudéssemos desenvolver os trabalhos propostos dentro dos prazos estabelecidos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> Nossa intenção ao longo deste trabalho foi o acampamento dos trabalhos realizados pela assessoria da vereadora e também analisar a relevância do marketing político e os fatores que contribuem para a construção da identidade da vereadora Marcilei Vignatti no município de Chapecó. A pesquisa nos possibilitou constatar problemas, sugerir soluções e partir disso, propor ações para melhorar a que possam melhorar os processos de comunicação do mandato da vereadora, seja com a mídia ou com seus eleitores. Os dados obtidos evidenciaram a identidade construída pela vereadora Marcilei ao longo dos quatro anos de mandato, assim como, para sua reeleição na Câmara Municipal de Vereadores. Também foi possível observar como ocorreu sua consolidação, a partir do gênero feminino, no espaço político e o funcionamento de sua assessoria de imprensa, na relação com a mídia local, e com os canais de comunicação criados a partir do primeiro mandato. A realização deste artigo, a partir de todas as técnicas utilizadas, foi uma experiência positiva e que nos engrandeceu enquanto acadêmicos e futuros profissionais da área da comunicação. O estudo possibilitou, além do levantamento de dados sobre a vereadora, um olhar diferente sobre o papel da mulher na política e a construção da sua imagem como agente político. Com isto, puderam-se identificar as estratégias comunicacionais de uma assessoria de imprensa política e a utilização do marketing como contribuição na propagação de uma imagem positiva perante a sociedade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">COSTA, Dayana dos Santos Delmiro. Mulheres e elites locais no Maranhão: perfis, trajetórias e campanhas. Revista Eletrônica de Ciência Política, vol. 2, n. 1, 2011. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/politica/article/download/25475/17094> Acesso em: 28.out.2016.<br><br>FERRARETTO, Elisa Kopplin; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa: Teoria e Prática. São Paulo: Summus, 2009.<br><br>Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em:< http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&amp;codmun=420420&amp;search=santa-catarina|chapeco&gt> Acesso em: 28.out.2016<br><br>LIEDTKE, Paulo Fernando. A esquerda presta contas: comunicação e democracia nas cidades. Itajaí, Editora Univalli, 2002.<br><br>LOPES, Marilena. Quem tem medo de ser Notícia? Da informação à Notícia - a mídia formando ou  deformando uma imagem. São Paulo: Makron Books, 2000.<br><br>MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1990.<br><br>OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica. São Paulo: Pioneira, 1997.<br><br> </td></tr></table></body></html>