ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00606</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vinheta Atempora Agência de Publicidade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gilberto de Carvalho de Freitas (Universidade Federal do Pampa); Simone Munir Dahleh (Universidade Federal do Pampa); Bruna de Souza Souza (Universidade Federal do Pampa); Graziele Lisboa Rodrigues (Universidade Federal do Pampa); Sara Alves Feitosa (Universidade Federal do Pampa); Felipe de Oliveira (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Vinheta, Publicidade, Comunicação, Agência, Atempora</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento da vinheta audiovisual da miniagência ATEMPORA, proposta no componente curricular Agência I do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). A vinheta produzida tem duração de cinco segundos e integra elementos gráficos que objetivam identificar e representar a marca da miniagência, servindo ainda como assinatura dos trabalhos produzidos pela mesma. Trazendo desde o processo inicial até a etapa final de produção, este trabalho tem por base além do conteúdo metodológico, o desenvolvimento e aplicação da marca em uma versão audiovisual que buscasse manter as mesmas premissas pensadas para definir a miniagência ATEMPORA.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Vivemos em um mundo no qual precisamos nos identificar para sermos reconhecidos, não é muito diferente o que acontece com os produtos/serviços que estão à disposição dos indivíduos. A variedade e concorrência existente é tão vasta que precisamos reforçar nossa imagem a todo momento para sermos lembrados. Para tal identificação temos o recurso da vinheta audiovisual (SCHIAVONI, 2011, p. 104), uma peça curta, geralmente de cinco a dez segundos que tem como objetivo divulgar e fixar a marca/produto ou serviço na mente do consumidor, além disso, as vinhetas podem ser utilizadas para determinar a categoria do assunto abordado. Sabendo disso, o componente curricular Agência I ofertado no sexto semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa, que diz respeito a criação de miniagências com o propósito de atender clientes reais e adquirir uma experiência do mercado publicitário, propôs a criação de uma vinheta audiovisual para identificar a marca das miniagências. As vinhetas em um viés publicitário, segundo Schiavoni (2011), têm o aspecto de comunicação em que servem para, no caso da televisão, divulgar os programas da emissora, de empresas e patrocinadores, anunciar o nome da emissora e programas, além disso, servem para organizar conteúdos (de programas, revistas eletrônicas, telejornal ou em um canal da web), também servem como apoio para apresentação de marcas/produtos/serviços, e no caso específico para anunciar a miniagência ATEMPORA. Dessa forma, após a criação da marca, especificamente, partiu-se para a construção da vinheta audiovisual que deveria constar todos os elementos de representatividade da marca, para que o público ao deparar-se com ela identificasse do que se tratava. A vinheta produzida serve como uma assinatura da miniagência, além de apresentar os elementos que compõem a identidade visual em si e o conceito por trás da marca. Dessa forma, ao ser utilizada em peças audiovisuais identificaria a miniagência.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Dentro do que fora proposto no componente curricular, o objetivo principal do referido projeto, foi desenvolver uma vinheta para a miniagência ATEMPORA e que esta pudesse ser veiculada nas apresentações da mesma, bem como em outros meios, facilitando assim o reconhecimento da marca. Ainda nesse sentido, a vinheta produzida tinha o intuito de reforçar a imagem da miniagência e contribuir para o processo de fixação da sua marca na mente da comunidade acadêmica. O objetivo deste paper é, portanto, apresentar o processo de criação e produção da vinheta da miniagência ATEMPORA.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A vinheta trata-se de um material de pequena duração, com cerca de cinco a dez segundos, utilizado tanto pelo meio jornalístico quanto no meio publicitário, tendo em vista apresentar, identificar ou divulgar marcas e produtos. Além disso, ela é muito utilizada na televisão para estabelecer o início e final de determinadas programações. Devido a sua característica audiovisual, a vinheta pode ser veiculada nas rádios, internet e televisão, de modo a chamar a atenção do espectador e facilitar o processo de fixação da marca ou produto. A vinheta exerce um papel fundamental, principalmente quando se tem uma marca nova que busca o seu lugar no mercado. Considerando o surgimento da miniagência ATEMPORA no componente curricular Agência I, apontou-se a necessidade da elaboração de peças publicitárias que apresentassem e reforçassem sua imagem, de modo que a miniagência se tornasse cada vez mais lembrada pelo espectador. A partir disso, foi elaborada uma vinheta de cinco segundos a ser veiculada nos meios de comunicação da miniagência, contendo os principais elementos que representam a marca. O material é uma forma de apresentar a miniagência rapidamente, tornando-a conhecida e lembrada no meio em que está inserida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O DNA da marca da miniagência ATEMPORA tem como característica principal a busca constante por mudanças, não limitando-se ao tempo, proporcionando aos clientes inovação e a personalidade. Os símbolos utilizados para constituir a marca são dois triângulos com uma fenda proporcional entre os dois símbolos, que passam a ideia de abertura comunicacional entre a agência e o social com que ela se relaciona. Os triângulos estão apresentados de forma entrelaçada, e unidos formam a imagem de uma ampulheta, que representa o controle do tempo. Como o tempo é o mote inspirador de toda a campanha institucional da miniagência, esses elementos devem estar presentes também em sua assinatura audiovisual. Essas formações dos símbolos são utilizadas através de movimentos contínuos que perpassam toda vinheta, de modo que atende todas as propostas de planejamento e posicionamento da marca. Com relação às cores, escolhemos as cores laranja e vermelho marsala, que representam a criatividade e motivação, respectivamente. A vinheta foi desenvolvida no período de duas semanas e os métodos e técnicas utilizadas para sua criação envolveram processos de pesquisa, storyboard:  série de desenhos que tentam representar as futuras imagens do filme (GERBASE, 2012, p. 829), animação e finalização. O primeiro passo foi a definição do conceito criativo da marca e sua elaboração. A partir disso começou a construção e estruturação da etapa audiovisual, pensando inicialmente nos elementos primordiais - como símbolos e trilhas sonoras - que se encaixariam na proposta de vinheta para a marca da miniagência ATEMPORA. Nos processos iniciais desta etapa foi realizado o esboço de um storyboard com as indicações e definições do que e como seria utilizado os símbolos e trilha selecionada. Seguindo para a etapa de digitalização da vinheta, foi utilizado o software After Effects do pacote Adobe, para desenvolver todo a etapa de animação do projeto, além do programa CorelDRAW que serviu para criação de alguns elementos gráficos utilizados na vinheta para compor versão da marca final. Com o After Effects deu-se movimento aos elementos presentes, usufruindo de efeitos para realizar o processo de transição das linhas para a vinheta em seu estado final. Após finalizada a etapa de produção gráfica, foi realizada uma análise de efeitos sonoros que adequassem a vinheta e a marca como um todo, assim após esse processo de escolha da trilha sonora e em seguida a inserção da mesma, chegou-se a vinheta em sua versão final que passou a ser a assinatura audiovisual da marca ATEMPORA. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tendo definido o conceito criativo que deu espaço a marca da miniagência, a produção da vinheta iniciou com a utilização de ícones que compõem a marca. Com isso, fazendo uso das cores e formas produziu-se uma assinatura audiovisual para a referida marca. A vinheta ATEMPORA tem duração de cinco segundos e se propõe a encerrar as produções de audiovisual criadas pela miniagência. A trilha sonora é instrumental - representa batidas de bateria finalizadas por um toque suave - e é justificada por ser um ritmo acelerado em um nível apropriado e, também por ter batidas que se encaixam com os efeitos e movimento dos símbolos que formam a imagem final da vinheta. A produção da vinheta se inicia com duas linhas finas que entram na tela rapidamente, sendo que a linha da esquerda aparece na cor laranja enquanto a linha da direita aparece na cor marrom - as duas cores compõem toda a identidade visual. As duas linhas que se localizam em alturas distintas, chegam até o centro da tela e formam triângulos semiabertos e entrelaçados. Logo após os triângulos estarem formados criando um símbolo vazado no centro da tela, o efeito de transição aplicado faz sumir as linhas ao mesmo tempo que a imagem chapada dos triângulos que formam a marca começa a aparecer em Fade In juntamente com a nomenclatura da agência. A imagem final da vinheta é como a marca será apresentada. A união dos triângulos semiabertos acompanhado da nomenclatura da agência mantêm a identidade visual na marca bem como a mesma foi pensada, tornando uma assinatura para os trabalhos apresentados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A vinheta ganha um espaço importante quando pensamos em comunicar através de uma assinatura audiovisual, pensando nisso, a vinheta ATEMPORA serve como mais um mecanismo de comunicação com o receptor da mensagem. Pensando na identidade visual da marca, a vinheta produzida conseguiu manter os elementos constitutivos da marca preservando sua essência. Vale considerar, portanto, que a vinheta aqui descrita conseguiu alcançar seu objetivo que era reforçar a imagem da marca e torná-la parte indissociável da miniagência ATEMPORA. Através do surgimento da miniagência ATEMPORA, dentro do componente curricular Agência I pode-se produzir um material que proporcionou uma experiência sobre a importância desse produto de curta duração, porém de grande valor para as marcas. Por fim, a produção ocorreu do modo como planejado, seguindo as funções, elementos e identidade da marca de forma a resultar em algo satisfatório, pois é possível perceber uma conexão entre a vinheta audiovisual com a identidade da marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">GERBASE, Carlos. Crítica genética e roteiros de cinema. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/apcg/edicao10/Carlos.Gerbase.pdf Acesso em: 05 de dezembro de 2016.<br><br>SCHIAVONI, Jaqueline Esther. Vinheta televisiva: usos e funções. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, Brasil, v. 38, n. 35, p. 91-106, jun. 2011. ISSN 2316-7114. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68162>. Acesso em: 24 de novembro de 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>