INSCRIÇÃO: 00710
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA02
 
TÍTULO: Sob Terras Vermelhas
 
AUTORES: Isabella Santos Lanave (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Celina do Rocio Paz Alvetti (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Raphaela Viscardi (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Bruna Kurth (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Amanda Souza (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: Documentário, MST, Terra, ,
 
RESUMO
O documentário “Sob Terras Vermelhas” narra a luta pela terra no Paraná, abordando o conflito agrário entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a madeireira Araupel, na região centro-sul do Paraná. O objetivo é dar voz, por meio do jornalismo investigativo, aos grupos que lutam pela terra. O método de investigação incluiu pesquisa bibliográfica, entrevista em profundidade, análise de conteúdo e pesquisa de opinião, além da imersão no dia a dia da comunidade retratada. Espera-se, com o trabalho, contribuir para uma maior compreensão do tema.
 
INTRODUÇÃO
O documentário “Sob Terras Vermelhas” é o produto do trabalho experimental de conclusão do curso de Comunicação Social – Jornalismo no ano de 2016. Para a realização do filme, realizou-se uma intensa pesquisa acerca do tema, conforme será exposto no decorrer desse documento. ਀䄀 洀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 攀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 搀攀 琀攀爀爀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀  甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 栀椀猀琀爀椀挀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 搀攀猀搀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 瀀爀ⴀ挀漀氀漀渀椀愀氀 攀 焀甀攀 爀攀昀氀攀琀攀 愀琀 漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀⸀ 䔀洀 爀愀稀漀 搀椀猀猀漀Ⰰ 猀甀爀最椀爀愀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 最爀甀瀀漀猀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 氀甀琀愀洀 瀀漀爀 甀洀 瀀攀搀愀漀 搀攀 琀攀爀爀愀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀攀洀 攀洀 猀攀甀猀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 漀爀椀最攀洀 漀甀 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 搀攀 爀攀愀猀 椀洀瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 搀攀猀琀椀渀愀爀 甀洀愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀 愀 攀氀愀猀⸀ 吀愀氀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 挀甀氀洀椀渀漀甀 渀甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 愀最爀爀椀愀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀漀氀琀椀挀漀猀 焀甀愀渀琀漀 攀挀漀渀洀椀挀漀猀Ⰰ 攀 焀甀攀 攀猀琀漀 攀洀 瀀愀甀琀愀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ Dentro deste contexto, é importante ressaltar que um dos principais papeis do jornalismo é relatar os fatos e mostrar os diferentes pontos de vista envolvidos no tema, uma vez que a luta pela terra é transformada em notícia. Deste modo, identifica-se o jornalismo investigativo como um meio para aprofundamento e levantamento de dados relacionados a este assunto. Visto que esta área do jornalismo possibilita recursos para aprofundar a apuração das informações, além de maior tempo para a produção de reportagens, se diferenciando do modo de produção do jornalismo diário.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  搀愀爀 瘀漀稀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀漀猀 最爀甀瀀漀猀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 氀甀琀愀洀 瀀攀氀愀 琀攀爀爀愀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 攀氀攀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀愀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 渀漀爀琀攀椀愀 瀀攀氀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀㨀 挀漀洀漀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 爀攀愀氀椀稀愀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 愀最爀爀椀漀猀㼀 Os procedimentos metodológicos utilizados para nortear a equipe quanto a problemática envolvida, foram: pesquisa bibliográfica, com base em Nelson Traquina, Nilson Lage, Zigmunt Bauman e Bill Nichols; entrevistas em profundidade com jornalistas que realizaram reportagens sobre o assunto e representantes de grupos e movimentos sociais envolvidos; análise de conteúdo de matérias que abordam o tema; análise do filme “Human”, de Yann Arthus- Bertrand, para compreensão de características quanto ao gênero documentário e pesquisa de opinião pública, para identificar qual o público-alvo do produto proposto.਀䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 瀀爀漀搀甀稀椀甀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ匠漀戀 吀攀爀爀愀猀 嘀攀爀洀攀氀栀愀猀ᴀⰠ 漀 焀甀愀氀 愀戀漀爀搀愀 漀 挀漀渀昀氀椀琀漀 攀渀琀爀攀 漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 吀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 刀甀爀愀椀猀 匀攀洀 吀攀爀爀愀 ⠀䴀匀吀⤀ 攀 愀 洀愀搀攀椀爀攀椀爀愀 䄀爀愀甀瀀攀氀Ⰰ 渀愀 爀攀最椀漀 挀攀渀琀爀漀ⴀ猀甀氀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀愀渀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 昀漀椀 漀 洀攀椀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 瘀漀稀 愀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 琀攀爀爀愀⸀ 伀 昀椀氀洀攀 琀爀愀稀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 挀漀洀 洀攀洀戀爀漀猀 搀漀 䴀匀吀Ⰰ 攀猀琀甀搀椀漀猀漀猀 搀愀 爀攀愀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀⸀
 
JUSTIFICATIVA
Desde quando os portugueses chegaram a este território que hoje se conhece como Brasil e aplicaram a política de colonização, iniciou-se um longo processo de apropriação, expropriação e distribuição de terras, gerando inúmeros conflitos que se estendem por todo o país até os dias atuais.਀倀漀爀 琀愀氀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 栀攀爀愀渀愀 栀椀猀琀爀椀挀愀 搀漀 瀀愀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀渀琀攀洀瀀氀漀甀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 猀漀 攀氀愀猀㨀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀漀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 愀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 愀琀甀愀氀 搀愀 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 琀攀爀爀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 倀愀爀愀渀Ⰰ 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀漀猀 焀甀攀 攀洀戀愀猀愀爀愀洀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 愀最爀爀椀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 椀洀攀爀猀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀猀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 攀猀琀愀 氀甀琀愀 ⠀爀攀猀攀爀瘀愀猀 椀渀搀最攀渀愀猀 攀 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀Ⰰ 愀挀愀洀瀀愀洀攀渀琀漀猀 攀 愀猀猀攀渀琀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 䴀匀吀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⤀⸀ Tais processos foram considerados fundamentais para a compreensão de um tema considerado relevante e que interfere, mesmo que indiretamente, nos assuntos políticos e econômicos de todo o país. Com isso, constatou-se a importância do jornalismo quanto à sua representação na sociedade, justamente por se tratar de um exercício o qual o profissional se insere em diferentes contextos para sustentar o valor da informação e, assim, poder informar o público sobre os diferentes segmentos que compõem o cotidiano da população. Entre eles, se encontram os grupos e movimentos sociais que lutam pela terra.਀一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀愀洀 焀甀攀 栀Ⰰ 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 甀洀愀 挀愀爀渀挀椀愀 渀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 渀漀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 瀀爀瘀椀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 愀最爀爀椀漀猀 渀漀 倀愀爀愀渀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 猀攀 戀愀猀攀椀愀洀 攀洀 昀漀渀琀攀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 攀 猀攀 搀椀猀琀愀渀挀椀愀洀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䔀洀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 最爀甀瀀漀猀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 渀漀 猀攀 猀攀渀琀攀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ Portanto, a escolha de um documentário como produto se deu em razão, principalmente, do seu elemento visual e dinâmico, o qual permite retratar o nosso principal personagem: a terra. O documentário, pela proximidade com fatos e histórias, sempre esteve muito ligado ao jornalismo. “O fato de ser um discurso sobre o real e utilizar imagens in loco são características que aproximam o documentário da prática jornalística” (MELO, 2002, p.6). Deste modo, a importância do produto proposto para o jornalismo se justifica por se tratar de um tema carente de produções audiovisuais no estado. ਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 洀搀椀愀 氀椀洀椀琀愀ⴀ猀攀 猀 昀漀爀洀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 猀攀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 爀愀爀愀猀Ⰰ 猀攀洀 最爀愀渀搀攀猀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀攀猀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 猀甀猀琀攀渀琀攀洀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 瀀漀甀挀愀猀 猀漀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀漀戀爀攀 愀 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 琀攀爀爀愀 渀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀愀渀⸀  Segundo Lage (2001) a área do jornalismo investigativo demanda uma grande apuração das informações e em razão, da complexidade dos temas abordados, eles se encaixam melhor em livros e documentários. Ou seja, o documentário pode ser um importante instrumento para traduzir todas as informações investigadas, no caso desse trabalho, sobre a luta pela terra no Paraná. ਀伀 猀漀氀漀 琀攀爀爀愀 爀漀砀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 琀攀爀爀愀 瘀攀爀洀攀氀栀愀Ⰰ 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 爀攀最椀漀 搀攀 儀甀攀搀愀猀 搀漀 䤀最甀愀甀 攀 刀椀漀 䈀漀渀椀琀漀 搀漀 䤀最甀愀甀Ⰰ 渀漀 挀攀渀琀爀漀ⴀ猀甀氀 搀漀 倀愀爀愀渀⸀ 준 攀猀琀攀 洀攀猀洀漀 猀漀氀漀 焀甀攀 愀戀爀椀最愀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 搀攀 愀挀愀洀瀀愀搀漀猀 攀 愀猀猀攀渀琀愀搀漀猀 搀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 吀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 刀甀爀愀椀猀 匀攀洀 吀攀爀爀愀 ⠀䴀匀吀⤀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀戀爀椀最愀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 洀愀搀攀椀爀攀椀爀愀 䄀爀愀甀瀀攀氀⸀ 준 搀攀猀猀愀 琀攀爀爀愀 瘀攀爀洀攀氀栀愀 焀甀攀 猀攀 琀椀爀愀 漀 猀甀猀琀攀渀琀漀 搀攀 愀氀最甀渀猀 攀 漀 氀甀挀爀漀 搀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 倀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 攀猀琀攀 洀攀猀洀漀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀  瀀愀氀挀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀猀 焀甀愀椀猀 挀愀搀愀 甀洀 瀀漀猀猀甀椀 漀 猀攀甀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀漀 渀漀洀攀 ∀匀漀戀 吀攀爀爀愀猀 嘀攀爀洀攀氀栀愀猀∀⸀ 䄀 瀀愀氀愀瘀爀愀 猀漀戀Ⰰ 渀攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀愀 愀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀稀愀漀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀 渀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 愀最爀爀椀漀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀攀椀愀洀 愀 爀攀最椀漀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A ideia de realizar uma pesquisa acerca da luta pela terra no Paraná nasceu em julho de 2015, durante a 14a Jornada de Agroecologia, na cidade de Irati, no Paraná. Este foi o primeiro contato que parte da equipe teve com o tema, com os movimentos sociais do campo e suas demandas. A temática foi proposta às outras integrantes que aceitaram iniciar um estudo sobre uma realidade, até então, pouca conhecida e vivenciada por todas.਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀攀漀甀 愀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀洀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀 攀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀瀀猀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀爀愀 愀渀愀氀椀猀愀爀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 猀漀戀爀攀 愀 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 琀攀爀爀愀 渀漀 倀愀爀愀渀 挀漀洀 昀漀挀漀 攀洀 琀爀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 最爀甀瀀漀猀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀漀 攀猀琀愀搀漀㨀 椀渀搀最攀渀愀猀Ⰰ 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀 攀 䴀匀吀⸀ 䔀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀攀爀攀洀 甀洀愀 挀愀甀猀愀 攀洀 挀漀洀甀洀Ⰰ 漀猀 洀攀猀洀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 焀甀攀 猀攀 搀椀昀攀爀攀洀 攀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀猀 愀瀀氀椀挀愀搀愀猀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀洀攀爀猀漀 瀀愀爀愀 甀洀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 洀愀椀猀 瀀爀漀昀甀渀搀漀 猀漀戀爀攀 挀愀搀愀 甀洀⸀ 䤀渀搀漀 愀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 攀渀砀攀爀最愀洀漀猀 漀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 攀渀瘀漀氀琀愀 搀攀猀琀攀猀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀猀 攀 挀漀洀漀 瘀椀瘀攀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀攀猀琀攀猀 氀甀最愀爀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀甀瘀椀洀漀猀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 瀀漀爀 焀甀攀洀 愀 瘀椀瘀攀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀⸀ Os primeiros seis meses de pesquisa bibliográfica e de redação das primeiras seções que compõem o trabalho aconteceram levando em consideração esta abrangência do tema. Contudo, quando o trabalho entrou em sua segunda fase e o produto final começou a ser pensado, a equipe percebeu que era necessário tornar a pesquisa mais específica. ਀䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 漀 䴀匀吀 渀愀 爀攀最椀漀 搀攀 儀甀攀搀愀猀 搀漀 䤀最甀愀甀 攀 刀椀漀 䈀漀渀椀琀漀 搀漀 䤀最甀愀甀Ⰰ 挀攀渀琀爀漀ⴀ猀甀氀 搀漀 倀愀爀愀渀 ጀ†猀攀渀搀漀 攀猀琀愀 愀 渀漀猀猀愀 爀攀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀⸀ 䄀 搀攀挀椀猀漀 琀愀洀戀洀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 瀀漀爀琀愀氀 搀愀 䜀愀稀攀琀愀 搀漀 倀漀瘀漀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀爀愀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀猀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 洀搀椀愀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀渀猀 瀀漀渀琀漀猀Ⰰ 瀀愀爀攀挀攀甀 戀愀猀琀愀渀琀攀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀椀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 猀攀爀 爀攀瀀攀渀猀愀搀漀猀 渀攀猀琀攀 渀漀瘀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀⸀ As filmagens tiveram início no dia 24 de março de 2016, quando a equipe realizou sua primeira visita aos municípios de Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu. A intenção era entrevistar representantes da madeireira Araupel e conhecer as dependências da empresa, além de realizar entrevistas com integrantes do MST e vivenciar a realidade dos acampamentos do movimento na região. Também estava programada uma conversa com um jornalista local com experiência na cobertura dos conflitos em questão.਀一愀 洀愀搀攀椀爀攀椀爀愀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 瀀漀甀挀愀猀 栀漀爀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀洀漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀攀洀漀猀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀洀漀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀漀洀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 挀漀洀 漀 䴀匀吀⸀ 䌀漀洀漀 渀漀猀猀愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀漀猀猀甀愀 瀀漀甀挀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 愀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 昀漀椀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 琀攀爀 瘀椀猀椀琀愀搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀 洀愀搀攀椀爀攀椀爀愀 攀 琀攀爀 攀猀挀甀琀愀搀漀 漀 焀甀攀 攀氀攀猀 琀椀渀栀愀洀 愀 搀椀稀攀爀 猀漀戀爀攀 漀 挀愀猀漀 攀 猀漀戀爀攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ Ao chegar no acampamento, o que vimos não foi o que esperavam algumas das integrantes do grupo, que relataram imaginar uma outra realidade, com diferente disposição das casas e situação das famílias. Começamos, então, a ouvir outras versões sobre a mesma história. Passamos quatro dias conhecendo os sistemas de produção, o dia a dia do acampamento, e conversando sobre a história do movimento, o surgimento e a realidade do lugar e a abordagem do jornalismo local sobre as questões ligadas a eles.਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 樀 渀漀 挀愀洀椀渀栀漀 搀攀 瘀漀氀琀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀洀漀猀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 搀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀漀甀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀愀 洀搀椀愀Ⰰ 漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 攀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 氀漀挀愀椀猀 氀椀搀愀洀 挀漀洀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 伀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀 琀漀洀漀甀 搀椀愀渀琀攀 搀漀 䴀匀吀 渀漀猀 昀攀稀 爀攀昀氀攀琀椀爀㨀 焀甀愀氀 猀攀爀Ⰰ 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 洀搀椀愀㼀 䌀愀戀攀 愀漀 樀漀爀渀愀氀 漀甀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 琀漀洀愀爀 甀洀愀 瀀漀猀椀漀㼀 伀甀  昀甀渀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀砀瀀漀爀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 洀甀渀椀渀搀漀 猀攀甀猀 爀攀挀攀瀀琀漀爀攀猀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀氀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀攀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 琀椀爀攀洀 猀甀愀猀 挀漀渀挀氀甀猀攀猀㼀  Este contato, mais próximo do objeto da pesquisa, permitiu compreender todo o trabalho de uma forma mais profunda e conectada com a realidade. Poucos dias após a volta da equipe para Curitiba, mais precisamente no dia 7 de abril de 2016, ocorreu um confronto entre integrantes MST e policiais militares ambientais, no acampamento Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu, deixando dois integrantes do movimento mortos e mais seis feridos, conforme divulgado pela imprensa local. O caso teve repercussão nacional, sendo exibido, inclusive no Jornal Nacional, da Rede Globo. Neste momento, decidiu-se, imediatamente, que seria necessário voltar à Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu, a fim de apurar mais informações sobre o ocorrido e de realizar entrevistas com os envolvidos. No dia 30 de maio, retornamos para ficar, novamente, quatro dias.਀䔀洀 儀甀攀搀愀猀 搀漀 䤀最甀愀甀Ⰰ 挀漀渀瘀攀爀猀愀洀漀猀 挀漀洀 漀 愀搀瘀漀最愀搀漀 搀漀 䴀匀吀 猀漀戀爀攀 漀 爀攀挀攀渀琀攀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀 搀漀猀 搀漀椀猀 猀攀洀 琀攀爀爀愀猀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 挀漀洀 愀氀最甀渀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 漀 焀甀攀 瀀攀渀猀愀洀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀愀洀 瀀漀甀挀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 愀挀愀戀愀爀愀洀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 瀀漀甀挀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀搀漀猀⸀ Nos acampamentos, o costume de ter suas falas distorcidas, principalmente, pelos veículos de comunicação, fez com que pouco se falasse sobre os assassinatos. Os trabalhadores que estavam presentes no conflito escolheram, orientados pelo advogado do movimento, não darem mais entrevistas sobre o caso até que tudo esteja juridicamente resolvido. Mesmo diante da limitação, a equipe continuou em busca de relatos, analisando, inclusive, as diversas notícias que saíram na imprensa sobre o acontecido.਀䐀攀 瘀漀氀琀愀 愀 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 洀愀椀猀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀 搀攀 琀漀搀愀 攀猀琀愀 栀椀猀琀爀椀愀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀爀椀愀 搀攀 洀愀椀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 甀洀 猀漀挀椀氀漀最漀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀搀瘀漀最愀搀漀 搀愀 䄀爀愀甀瀀攀氀 攀 挀漀洀 甀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀 搀漀 攀猀琀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 甀洀 瀀甀搀攀猀猀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 漀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀昀氀椀琀漀 攀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ No entanto, o advogado Leandro Salomão, da madeireira, apesar de nos ter concedido a entrevista, houve resistência na assinatura do termo de autorização para que pudéssemos utilizá-la no documentário. Chegamos ao acordo de que o seu discurso a respeito do tema só poderia ser utilizado para fins de trabalhos acadêmicos. Levando em consideração que o objetivo da equipe é difundir o projeto para além da Universidade, optou-se por não utilizar o material.਀䄀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 昀椀氀洀攀 昀漀椀 椀渀椀挀椀愀搀愀 氀漀最漀 愀瀀猀 愀 切氀琀椀洀愀 瘀椀愀最攀洀Ⰰ 渀愀 猀攀洀愀渀愀 搀漀 搀椀愀 ㄀  搀攀 洀愀椀漀⸀ 䄀漀 琀漀琀愀氀Ⰰ 琀椀渀栀愀洀 ㈀㌀㔀䜀䈀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀洀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 甀搀椀漀猀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀愀 最爀愀渀搀攀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 渀甀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 愀瀀攀渀愀猀 愀猀猀椀猀琀椀爀 猀 最爀愀瘀愀攀猀 攀 愀渀漀琀愀爀 洀漀洀攀渀琀漀猀 攀 昀爀愀猀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ Durante essa observação, tomamos consciência do tipo de gravações que tínhamos, conseguindo fazer conexões com entrevistas e outros momentos antes tido como perdidos no meio da enorme quantidade de vídeos. E, assim, criou-se uma linha de narrativa para a montagem que condiz com o processo de pesquisa do grupo. No início, o título do documentário seria “Pelas Terras”, no entanto, optou-se por mudar para “Sob Terras Vermelhas”.਀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 爀椀挀漀 攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀挀椀搀椀甀 挀爀椀愀爀 甀洀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀渀氀椀渀攀 䴀攀搀椀甀洀 ⠀䀀瀀攀氀愀猀琀攀爀爀愀猀⤀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 氀 瀀甀搀猀猀攀洀漀猀 瀀甀戀氀椀挀愀爀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀 琀攀砀琀漀猀 爀攀氀愀琀愀渀搀漀 渀漀猀猀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀⸀  Por fim, o grupo optou em criar uma fanpage na rede social Facebook a fim de divulgar informações da estreia do documentário “Sob Terras Vermelhas”. A criação da página se deu em razão do público-alvo do filme utilizar a internet como principal meio de informação.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀挀爀攀瘀攀爀Ⰰ 挀攀渀愀 愀 挀攀渀愀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 渀愀 猀甀愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 昀椀氀洀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 戀椀漀最爀昀椀挀漀猀 漀甀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀㨀 o mesmo já não ocorre se a abordagem do assunto exigir o registro de um evento que não esteja necessariamente vinculado à vontade de produção do filme, como documentários que exploram um corpo-a-corpo com o real, aspecto que define a estilística do Documentário Direto (PUCCINI, 2009, p.177).਀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ匠漀戀 吀攀爀爀愀猀 嘀攀爀洀攀氀栀愀猀ᴀ† 挀漀渀琀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀愀猀 搀椀爀攀琀漀爀愀猀 搀漀 昀椀氀洀攀 攀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀洀 挀愀搀愀 氀甀最愀爀 瘀椀猀椀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀⸀ 倀漀爀 攀猀猀愀 爀愀稀漀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀攀猀挀氀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 攀猀琀椀氀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀琀椀瘀漀 攀 攀砀瀀漀猀椀琀椀瘀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀漀 搀攀 一椀挀栀漀氀猀 ⠀㈀  㔀⤀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 渀漀  焀甀攀 愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀爀愀猀 猀攀 琀漀爀渀攀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 渀甀洀 攀猀瀀愀漀 愀渀琀攀猀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 猀攀樀愀 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀  Portanto, construída a partir da relação criada com os personagens durante o tempo em que foi possível conviver no mesmo espaço. Além disso, “Sob Terras Vermelhas” trata de um tema que, pelo ponto de vista jornalístico, deve ser olhado com atenção para todos os lados envolvidos na história. Por essa razão, o modo expositivo é utilizado nesse filme a partir do momento em que falamos com fontes oficiais e mostramos objetivamente o que está sendo dito. ਀䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀爀椀愀ⴀ猀攀 甀洀愀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 搀漀 焀甀攀 猀攀爀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀 攀洀 挀愀搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀 攀洀 挀愀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀Ⰰ 挀爀椀愀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ 倀漀爀 攀猀猀愀 爀愀稀漀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀洀攀愀爀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 昀漀椀 洀漀渀琀愀搀漀 甀洀 瀀爀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 挀漀洀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀 椀搀攀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 ጀ†琀攀渀搀漀 攀洀 洀攀渀琀攀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀漀戀爀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 爀攀愀椀猀Ⰰ 琀甀搀漀 瀀漀搀攀 洀甀搀愀爀 愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 洀漀洀攀渀琀漀⸀ Para as perguntas, seguimos a estrutura realizada nas entrevistas em profundidade com grupos que lutam pela terra, dividindo as questões em três blocos: contexto histórico do local, relação com a mídia e o conflito entre a empresa Araupel e o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Além de uma pergunta chave para todos: De quem é a luta pela terra?਀一甀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 愀 焀甀愀氀 漀 挀漀渀昀氀椀琀漀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀搀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 愀猀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀愀洀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀  渀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀ Sendo assim, o primeiro entrevistado foi o gerente florestal da Araupel, José Antônio Marafiga, o qual trabalha a cerca de 15 anos na empresa, e hoje é um dos principais porta-vozes sobre o histórico de conflitos existentes entre o MST e a Araupel. A entrevista foi realizada na filial de Quedas do Iguaçu. Além das informações dadas a respeito do tema, o mesmo nos apresentou funcionários que forneceram informações interessantes sobre a forma de trabalho da madeireira. Dentre eles, Antônio Ferreira de Paula, que trabalha há 27 anos como coordenador do almoxarifado e Cleyton Xavier Leite, que está na empresa há 15 anos e atualmente é chefe de produção.਀䔀洀 刀椀漀 䈀漀渀椀琀漀 搀漀 䤀最甀愀甀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 攀猀琀攀瘀攀 搀甀爀愀渀琀攀 焀甀愀琀爀漀 搀椀愀猀 椀渀猀琀愀氀愀搀愀 渀漀 䄀挀愀洀瀀愀洀攀渀琀漀 䠀攀爀搀攀椀爀漀猀 搀愀 吀攀爀爀愀 搀攀 ㄀먀 搀攀 䴀愀椀漀⸀ 伀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀㨀 漀 氀搀攀爀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 䴀匀吀Ⰰ 圀攀氀氀椀渀最琀漀渀 䰀攀渀漀渀Ⰰ 焀甀攀 爀攀猀椀搀攀 攀洀 愀挀愀洀瀀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀猀搀攀 挀爀椀愀渀愀 攀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ  甀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀攀氀漀 䈀爀愀猀椀氀㬀 䨀甀氀椀愀渀愀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 搀攀 䴀攀氀氀漀Ⰰ 攀猀瀀漀猀愀 搀攀 䰀攀渀漀渀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 渀漀 琀攀洀 漀爀椀最攀渀猀 氀椀最愀搀愀猀 愀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀洀 猀攀甀猀 瀀愀椀猀 挀漀洀瀀爀愀爀愀洀 甀洀 氀漀琀攀 攀洀 甀洀 愀猀猀攀渀琀愀洀攀渀琀漀 瀀爀砀椀洀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 攀氀愀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀猀猀攀 挀漀洀 愀猀 椀搀攀漀氀漀最椀愀猀 搀漀 䴀匀吀⸀ 䠀漀樀攀Ⰰ 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀攀 樀漀瘀攀渀猀 挀栀愀洀愀搀漀 ᰀ䨠甀瘀攀渀琀甀搀攀 䴀匀吀ᴀ⸠ 䄀洀戀漀猀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀愀洀 猀攀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀渀昀氀甀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 漀甀琀爀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 愀挀愀洀瀀愀洀攀渀琀漀⸀ O coordenador do Acampamento Dom Tomás Balduíno, Antonio Ferreira, que também vive em acampamentos desde criança. E hoje, é casado com uma acampada que conheceu na infância, têm dois filhos, os quais buscam seguir o mesmos passos dos pais. Ferreira possui uma postura mais séria e relutante, diferente do seu irmão Tiago, que hoje vive no Acampamento Vilmar Bordim, que existe há apenas quatro meses.਀伀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 䐀愀渀椀攀氀 䄀稀攀爀攀搀漀 䌀愀猀琀愀渀栀愀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 愀椀渀搀愀 猀攀爀 挀爀椀愀渀愀Ⰰ 琀攀洀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 渀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀氀愀渀琀愀爀Ⰰ 昀愀稀攀爀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 氀攀椀琀攀 搀愀猀 瘀愀挀愀猀 攀 攀猀琀甀搀愀爀 渀愀 攀猀挀漀氀愀 䤀琀椀渀攀爀愀渀琀攀 搀漀 愀挀愀洀瀀愀洀攀渀琀漀 漀渀搀攀 瘀椀瘀攀 ⠀嘀椀氀洀愀爀 䈀漀爀搀椀洀⤀⸀ 䔀氀攀 猀攀 洀漀猀琀爀漀甀 戀愀猀琀愀渀琀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀 攀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 洀攀猀洀漀 瀀漀猀猀甀椀渀搀漀 瀀漀甀挀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 爀攀愀椀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 焀甀攀 挀攀爀挀愀洀 愀 爀攀最椀漀⸀ Paulo Valdecir Rosa, trabalhou na cidade como motorista de máquina. No entanto, hoje mora com a família também no Acampamento Vilmar Bordim. Mostra-se uma pessoa bem engajada na questão da luta pela terra e afirma que só irá desocupar a terra onde vive quando possuir o seu próprio lote. Como forma de sustento, cria galinhas, porcos e vacas.਀䄀氀洀 搀攀猀琀攀猀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 䴀匀吀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀愀洀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀猀 搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 愀 洀漀爀琀攀 搀攀 搀漀椀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀猀 愀搀瘀漀最愀搀漀猀 焀甀攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀爀愀洀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瀀攀搀椀爀愀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀甀愀猀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 渀漀 昀漀猀猀攀洀 爀攀瘀攀氀愀搀愀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 挀愀猀漀 愀椀渀搀愀 攀猀琀 猀漀戀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀⸀ Para compreender a relação da mídia local com os conflitos agrários que permeiam a região, o jornalista João Muniz, do jornal impresso Correio do Povo, também foi entrevistado. O mesmo expôs o seu ponto de vista sobre o tema, pois trabalha 15 anos cobrindo pautas relacionadas a tais acontecimentos. Além disso, ressaltou a opinião favorável do Correio do Povo em relação a empresa Araupel, visto que o veículo é sustentado principalmente pelos colaboradores da empresa.਀䐀椀愀渀琀攀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀 漀 琀攀洀愀 搀愀 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 琀攀爀爀愀 攀猀琀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀Ⰰ 昀漀椀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 漀 猀漀挀椀氀漀最漀 爀甀爀愀氀 伀猀瘀愀氀搀漀 䠀攀氀氀攀爀 搀愀 匀椀氀瘀愀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 愀猀猀漀挀椀愀搀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䌀椀渀挀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀愀渀 ⠀唀䘀倀刀⤀ 攀 焀甀攀 愀琀甀愀 渀愀 爀攀愀 搀攀 猀漀挀椀漀氀漀最椀愀 挀漀洀 渀昀愀猀攀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 渀漀 挀愀洀瀀漀⸀ 伀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ Por fim, o Governo do Estado do Paraná, é um importante mediador nos conflitos agrários do estado. O porta-voz foi Hamilton Serighelli, Assessor Especial para Assuntos Fundiários. O entrevistado contribuiu para a compreensão do teor político e econômico que envolve a luta pela terra no Paraná.਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 挀漀洀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀  搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀㨀 昀漀渀琀攀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 搀愀 䄀爀愀甀瀀攀氀 攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 搀漀猀 氀漀挀愀椀猀 瘀椀猀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 挀甀樀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  挀爀椀愀爀 甀洀愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 渀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ Com os moradores e trabalhadores dos locais visitados, em sua maioria integrantes do MST, as entrevistas não têm a necessidade de serem formais, pois os espaços de gravação fazem parte do cotidiano dessas pessoas. A intenção era de conhecê-las e, especialmente, de contemplar as experiências que ali seriam vividas. Para isso, utilizou-se o mesmo estilo de lente para todos os entrevistados: uma grande angular e uma tele-objetiva, com a intenção de revelar expressões faciais e mostrar o contexto do lugar onde foi gravado.਀倀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 挀漀渀昀氀椀琀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀  樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 愀 搀椀猀瀀甀琀愀 瀀漀爀 琀攀爀爀愀猀 攀渀琀爀攀 愀 洀愀搀攀爀攀椀爀愀 䄀爀愀甀瀀攀氀 攀 漀 䴀匀吀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 猀攀爀 瀀爀攀挀椀猀漀 搀愀爀 洀愀椀猀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀猀 搀漀椀猀 氀愀搀漀猀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 䄀爀愀甀瀀攀氀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 昀漀椀 洀攀渀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 挀漀洀 漀 䴀匀吀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 猀 爀攀猀琀爀椀攀猀 椀洀瀀漀猀琀愀猀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 攀砀瀀氀愀渀愀搀漀 瀀漀爀 攀氀攀猀 猀攀 氀椀洀椀琀愀 洀甀椀琀漀 愀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 漀甀 渀漀 猀攀爀 搀椀琀漀⸀ 䨀 挀漀洀 漀 䴀匀吀Ⰰ 攀猀猀愀 戀愀爀爀攀椀爀愀  洀攀渀漀爀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀 漀 焀甀愀氀 搀椀瘀椀搀攀 漀瀀椀渀椀攀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 搀愀爀 洀愀椀漀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀 焀甀攀洀 猀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 搀攀猀猀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 焀甀愀椀猀 漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀攀椀愀洀 攀猀猀愀 氀甀琀愀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Diante da realidade imposta pelos veículos de informação, os quais colocam certas limitações, levando em consideração, principalmente, os interesses econômicos que sustentam as empresas jornalísticas, conforme observam Traquina (2005) e Pena (2005), existe a possibilidade de usufruir de recursos da área do jornalismo investigativo, dentre eles, o audiovisual, para realizar uma cobertura que contemple grande apuração de fatos e informações, as quais, muitas vezes, não possuem espaço para serem abordadas no jornalismo diário.਀匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀  搀愀爀 瘀漀稀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀漀猀 最爀甀瀀漀猀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 氀甀琀愀洀 瀀攀氀愀 琀攀爀爀愀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 漀瀀琀漀甀 瀀攀氀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀 搀漀 最渀攀爀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 伀 昀椀氀洀攀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 ᰀ匠漀戀 吀攀爀爀愀猀 嘀攀爀洀攀氀栀愀猀ᴀ† 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀愀 愀瀀甀爀愀漀 搀攀 甀洀 挀漀渀昀氀椀琀漀 愀最爀爀椀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀愀 爀攀最椀漀 挀攀渀琀爀漀ⴀ猀甀氀 搀漀 倀愀爀愀渀㨀 愀 搀椀猀瀀甀琀愀 瀀漀爀 琀攀爀爀愀猀 攀渀琀爀攀 漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 吀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 刀甀爀愀椀猀 匀攀洀 吀攀爀爀愀 ⠀䴀匀吀⤀ 攀 愀 洀愀搀攀椀爀攀椀爀愀 䄀爀愀甀瀀攀氀⸀ O documentário, por sua vez, trouxe diferentes relatos a respeito do assunto, por meio das entrevistas e imagens que mostram a realidade, principalmente, do cotidiano dos integrantes do MST, além de pontos de vista de especialistas e outras figuras representativas do tema. Contudo, durante o processo de elaboração, a equipe buscou desconstruir estereótipos que foram constatados durante toda a pesquisa bibliográfica, bem como na pesquisa realizada para identificar o público-alvo do produto. Também vale ressaltar que as próprias autoras quebraram paradigmas a respeito do tema, o que tornou ainda mais interessante a realização deste trabalho.਀䄀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀氀挀愀渀愀爀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ᰀ䄠 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 琀攀爀爀愀 渀漀 倀愀爀愀渀㨀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 愀最爀爀椀漀猀ᴀ⸠ 䔀猀瀀攀爀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 攀猀琀攀 瀀漀猀猀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 昀甀琀甀爀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 琀攀洀愀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Vida a crédito: conversas com Citlali Rovirosa-Madrazo. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

HUMAN. Direção: Yann Arthus-Bertrand. França, 2015. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2015.

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.

MELO, Cristina. O documentário como gênero audiovisual. In: INTERCOM: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 25, 2002, Salvador. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Salvador: UFPE, 2002. Disponível em: Acesso em: 05 mai. 2016.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一䄀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀 ⴀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㔀⸀  㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ 一攀氀猀漀渀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 猀漀 挀漀洀漀 猀漀⸀ 嘀漀氀甀洀攀 ㄀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀  㔀⸀  㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀