|
INSCRIÇÃO: | 00717 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO01 |
|
TÍTULO: | Hub ESPM: o jornalismo laboratorial na construção de aprendizados na prática |
|
AUTORES: | Vitória Ramos Nascimento (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Karine Moura Vieira (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Rosângela Florczak de Oliveira (Escola Superior de Propaganda e Marketing) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Agência experimental, Cobertura jornalística, Festival de Cinema de Gramado, Jornalismo laboratorial, Multiplataforma |
|
RESUMO |
A Hub ESPM é a agência experimental multiplataforma do curso de Jornalismo da ESPM-Sul. Para abranger a diversidade de áreas presentes no mercado de trabalho para jornalistas, a agência possui três frentes de atuação: News, Comunicação Corporativa, Conteúdo. Criada há três anos, oportuniza que os alunos conheçam e experimentem, dentro do espaço acadêmico, os diferentes escopos que envolvem a profissão. Neste artigo, apresentamos o trabalho feito pela agência a partir da cobertura desenvolvida pelos estudantes no 44º Festival de Cinema de Gramado. |
|
INTRODUÇÃO |
A internet modificou a forma como os jornalistas produzem conteúdo, agora feito em diferentes formatos e linguagens. Além disso, os alunos precisam estar cada vez mais preparados para enfrentar a maior convivência e interação com o público, que agora não só lê a notícia, como também participa ativamente do processo, comentando, corrigindo ou complementando. Devido a esses avanços tecnológicos e às dinâmicas da profissão, se fortalecem as possibilidades de mercado jornalístico além das redações, como as agências de conteúdo e os empreendimentos na internet. A partir dessas novas possibilidades, surge a Hub ESPM, a agência multiplataforma de Jornalismo da ESPM-Sul.䘀甀渀搀愀搀愀 攀洀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ 㐀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 愀戀爀愀渀最攀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀砀椀最渀挀椀愀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 愀 䠀甀戀 猀甀挀攀猀猀漀爀愀 搀漀 倀漀爀琀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 瀀爀攀洀椀愀搀漀 攀洀 ㈀ 㐀 瀀攀氀漀 䔀砀瀀漀挀漀洀 匀甀氀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀 氀漀挀愀氀 渀漀 焀甀愀氀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 琀攀渀栀愀洀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 樀 渀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 猀攀洀攀猀琀爀攀猀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀⸀ 伀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀漀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀洀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀洀 愀 攀焀甀椀瀀攀⸀
Dividida em três núcleos (Hub News, Hub Comunicação Corporativa e Hub Conteúdo), a agência permite que os alunos trabalhem de forma que integre as divisões ao longo do tempo, fazendo parte de projetos específicos e, ao mesmo tempo, participando das coberturas do dia a dia. As tarefas incluem reportagens multiplataformas dentro e fora do campus da ESPM, assessoria de imprensa, gestão de crise e reputação, gerenciamento de canais de comunicação, produção para mídias sociais e produção de conteúdo, como documentários, programas de TV e publicações.䐀甀爀愀渀琀攀 搀攀稀 搀椀愀猀 搀漀 洀猀 搀攀 愀最漀猀琀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 䠀甀戀 琀椀瘀攀爀愀洀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀瘀椀瘀攀爀 ㈀㐀 栀漀爀愀猀 瀀漀爀 搀椀愀 渀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 㐀㐀먀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀 搀攀 䜀爀愀洀愀搀漀⸀ 䔀猀猀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀Ⰰ 焀甀攀 瘀愀洀漀猀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 愀焀甀椀 挀漀洀漀 甀洀 搀漀猀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 ㈀ 㘀Ⰰ 愀洀瀀氀椀漀甀 愀猀 渀漀攀猀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 猀甀愀 愀琀甀愀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 䠀甀戀 䔀匀倀䴀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 甀渀椀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 焀甀攀 瀀爀攀瀀愀爀攀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 瘀攀爀猀琀椀氀 攀 洀甀氀琀椀昀甀渀挀椀漀渀愀氀⸀ 儀甀愀渀搀漀 愀 眀攀戀 猀甀爀最椀甀Ⰰ 攀氀愀 攀爀愀 琀爀愀琀愀搀愀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀Ⰰ 猀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 猀攀爀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 挀漀洀漀 甀洀 洀攀椀漀 瀀爀瀀爀椀漀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀 搀愀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀渀搀漀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 挀漀洀漀 攀砀瀀氀椀挀愀 䄀氀瘀攀猀 ⠀㈀ 㘀⤀ 挀椀琀愀渀搀漀 䘀椀搀氀攀爀 ⠀㤀㤀㘀⤀⸀
A produção de conteúdo para diferentes tipos de mídias e plataformas está sendo exigida dos profissionais, assim como a capacidade de pensar novas formas de se fazer jornalismo. Trazendo todas essas novas exigências do mercado e unindo-as ao ambiente acadêmico, a Hub espera ajudar na formação de jornalistas que saibam enfrentar os desafios da profissão. Ao longo deste paper serão apresentadas as atividades que a equipe da Hub fez durante o ano de 2016, dando ênfase à cobertura do 44º Festival de Cinema de Gramado, realizada no mês de agosto.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀猀搀攀 猀攀甀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 愀 䠀甀戀 䔀匀倀䴀Ⰰ 䄀最渀挀椀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 猀甀爀最攀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 焀甀攀 攀渀猀椀渀攀洀Ⰰ 渀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 愀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 倀愀爀愀 甀洀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 攀猀猀愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 攀猀猀愀 洀椀猀琀甀爀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀愀 愀甀氀愀 挀漀洀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀愀 愀最渀挀椀愀⸀ 준 渀愀 䠀甀戀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀瀀爀攀渀搀攀洀 琀攀渀琀愀渀搀漀Ⰰ 愀挀攀爀琀愀渀搀漀 攀 攀爀爀愀渀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 猀愀椀愀 搀漀 洀戀椀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 琀攀渀栀愀 洀攀渀漀猀 挀栀愀渀挀攀猀 搀攀 攀爀爀漀⸀
Para ajudar os alunos em sua formação, a Hub trabalha com três vertentes do jornalismo e, com isso, além de descobrirem suas habilidades e gostos, têm a possibilidade de criar, ao longo do tempo, um portfólio, para ser mais fácil na hora de sair para o mercado de trabalho. Todas as atividades são supervisionadas pelas professoras coordenadoras, Karine Moura Vieira e Rosângela Florczak, que conduzem o grupo, auxiliando em todo o processo de produção. 伀 渀漀洀攀 䠀甀戀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀攀 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 猀椀琀甀愀攀猀 攀 瀀爀琀椀挀愀猀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 戀攀洀 漀 焀甀攀 愀 愀最渀挀椀愀 昀愀稀Ⰰ 椀渀搀漀 愀氀洀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ 䄀 䠀甀戀 爀攀愀氀椀稀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀猀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 愀洀瀀氀椀愀 猀攀甀 攀猀挀漀瀀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀Ⰰ 最攀爀攀渀挀椀愀渀搀漀 猀椀琀攀猀 攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀漀渀猀甀氀琀漀爀椀愀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 挀漀洀漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 攀 瀀漀搀挀愀猀琀猀⸀ 䄀 䠀甀戀 一攀眀猀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀椀爀椀愀猀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀爀漀搀甀稀攀洀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 攀 昀漀琀漀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 焀甀攀 琀洀 搀攀渀琀爀漀 攀 昀漀爀愀 搀愀 䔀匀倀䴀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀猀猀愀 爀攀愀 漀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 甀洀愀 爀攀搀愀漀⸀ 䄀 䠀甀戀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀漀爀瀀漀爀愀琀椀瘀愀 琀攀洀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 愀最渀挀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 最攀猀琀漀 搀攀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀渀琀爀攀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 漀甀 愀 洀搀椀愀⸀ 䨀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 洀甀氀琀椀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 愀 䠀甀戀 䌀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 吀嘀Ⰰ 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 琀攀洀琀椀挀漀猀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀⸀ ऀ
A agência abre espaço para alunos de todos os cursos da ESPM, dando maior possibilidade de integração e fazendo os alunos criarem relações interpessoais, essencial para a vida dos jornalistas. É lá dentro também que os alunos têm espaço para a realização de projetos independentes e equipamentos disponíveis para a reprodução da prática jornalística, facilitando a formação e o desenvolvimento desses alunos durante todo o curso. Além disso, a Hub trabalha com parcerias externas, que possibilitam que sua equipe se torne conhecida antes mesmo de ingressar no mercado e lide com situações e problemas concretos. 䌀漀洀 攀猀琀愀 洀漀琀椀瘀愀漀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 瀀攀氀漀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 攀 搀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 㐀㐀먀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀 搀攀 䜀爀愀洀愀搀漀⸀
|
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
A Hub ESPM incentiva os alunos a construir uma carreira baseada na ética e com competência para atuação multiplataforma, por isso a agência faz integração entre as três áreas de produção, sabendo redigir textos, produzir e editar áudios, vídeos e fotos e gerenciar redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat. Na Hub, além de experiência profissional prática, os estudantes são ensinados sobre a importância que os jornalistas têm na sociedade, focando mais no papel social e não só nos resultados de seu trabalho. Sabendo de seu papel social, o aluno vai atender às necessidades de seus espectadores, os contextualizando no que está sendo noticiado (VICCHIATTI, 2005). Todo conteúdo produzido pela Hub é divulgado online, dando aos estudantes a perspectiva do jornalismo digital e suas características: Hipertextualidade, Multimidialidade, Interatividade, Personalização de Conteúdo, Memória, Atualização Contínua (PALACIOS E RIBAS, 2007). Tais características não são exclusivas do jornalismo da internet, mas sim continuação e potencialização dos jornalismos praticados em suportes anteriores. É possível argumentar-se que as características elencadas como constituintes do Jornalismo na Internet podem, de uma forma ou de outra, ser encontradas em suportes jornalísticos anteriores, como o impresso, o rádio, a TV, o CD-Rom” (PALACIOS E RIBAS, 2007, p. 35). O trabalho integrado entre os diferentes suportes e dispositivos, ressalta a complexificação, segundo Soster (2013), no ensino da prática jornalística a partir do desafio de “compreender o que representa a utilização, em um mesmo contexto, de matrizes analógicas e digitais na elaboração de experiências educacionais de natureza jornalística em sala de aula [...].” (SOSTER, 2013, p. 2).준 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀 渀愀 䠀甀戀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀 猀甀愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 甀渀椀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 琀攀爀椀挀漀 攀 琀挀渀椀挀漀 攀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 漀戀琀攀渀搀漀 漀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀漀 瀀愀爀愀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 甀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 攀 挀愀瀀愀挀椀琀愀搀漀⸀ 伀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 氀漀最漀 焀甀攀 猀漀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 渀愀 愀最渀挀椀愀Ⰰ 爀攀挀攀戀攀洀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 琀攀砀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 琀攀砀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀愀甀琀愀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 洀攀搀椀愀搀漀猀 瀀漀爀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 挀愀搀愀 爀攀愀⸀ 伀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 猀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 攀 攀搀椀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 挀漀洀漀 愀 攀搀椀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀 渀漀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀爀攀 倀爀漀 䌀䌀Ⰰ 攀搀椀漀 搀攀 昀漀琀漀猀 渀漀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 䌀䌀Ⰰ 攀搀椀漀 搀攀 甀搀椀漀 搀漀 䄀搀漀戀攀 䄀甀搀椀琀椀漀渀 䌀䌀 攀 攀搀椀漀 搀攀 瀀攀愀猀 渀漀 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 䌀䌀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀漀 瀀愀挀漀琀攀 搀愀 䴀椀挀爀漀猀漀昀琀 伀昀昀椀挀攀⸀
Depois de editados, os trabalhos e reportagens são apresentados às coordenadoras Karine Moura Vieira e Rosângela Florczak, para aprovação. As professoras são um elo de ligação entre os dois mundos, acadêmico e profissional, orientando e avaliando criticamente os trabalhos, possibilitando aos alunos experiências que enriquecem ainda mais a construção do aprendizado na agência. Além disso, as orientadoras instigam os alunos a aprenderem cada vez mais, desenvolvendo as habilidades que já possuem e também aprimorando as áreas nas quais têm dificuldades. A partir da análise do contexto de cada cobertura é a equipe decide de que forma vai produzir o conteúdo para cada plataforma escolhido qual será o material produzido e para qual plataforma. 一漀 挀愀猀漀 搀漀 㐀㐀뀀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀 搀攀 䜀爀愀洀愀搀漀Ⰰ 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀 搀椀爀椀漀猀 搀攀 琀爀猀 愀 焀甀愀琀爀漀 洀椀渀甀琀漀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 攀砀椀戀椀搀漀猀 渀愀 刀攀搀攀 䜀一䌀 䌀椀渀攀洀愀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 搀攀稀 搀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 䌀椀渀攀䨀漀爀渀愀氀 搀愀 㐀㐀뀀 攀搀椀漀 搀漀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀爀愀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀猀 攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 漀 匀渀愀瀀挀栀愀琀 攀 漀 䘀愀挀攀戀漀欀⸀ 䔀洀 挀愀搀愀 瘀搀攀漀 洀漀猀琀爀愀洀漀猀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀漀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 攀 琀愀洀戀洀 瀀愀甀琀愀猀 搀椀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䜀爀愀洀愀搀漀⸀ 䌀漀洀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 搀攀稀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 漀 愀猀猀椀猀琀攀渀琀攀 搀攀 瘀搀攀漀猀 圀愀最渀攀爀 刀椀戀攀椀爀漀 攀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀Ⰰ 漀爀愀 搀愀 䬀愀爀椀渀攀Ⰰ 漀爀愀 搀愀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 䨀愀渀椀渀攀 䴀愀爀焀甀攀猀 倀愀猀猀椀渀椀 䰀甀挀栀琀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 搀攀稀 瘀搀攀漀猀
Durante o festival. A TVE, emissora pública do Governo do Rio Grande do Sul, convocou a Hub ESPM para a produção de algumas matérias extras que foram veiculadas no Estação Cultura – que agora é exibido à noite, mas na época era no horário do meio-dia – e no Segunda Edição, jornal que era exibido no final da tarde em agosto de 2016, e agora não faz mais parte da programação. Essa parceria deu uma divulgação maior ao trabalho realizado e a percepção prática de que o conteúdo para a televisão nem sempre tem o mesmo formato que o divulgado na internet. Para mandarmos as reportagens era preciso complementar o formato no qual estavam sendo feitos os vídeos, gravando passagens e offs. Parte do material também foi cedido para a produção do Festival de Cinema, a pedido da organização para a utilização do material no próprio evento. Além da agência, apenas a RBS e o Canal Brasil estavam lá realizando a cobertura, mas com propósitos diferentes. Enquanto as outras duas estavam focando no ao vivo do tapete vermelho, a Hub estava cobrindo atividades diárias e informações sobre a cidade de Gramado, contextualizando o momento do festival. Então, quando foi preciso de conteúdo sobre o evento, procuraram a equipe da ESPM. 一攀猀猀攀猀 搀攀稀 搀椀愀猀 搀漀 㐀㐀먀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀 搀攀 䜀爀愀洀愀搀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀瀀爀攀渀搀攀爀愀洀 愀 攀猀琀愀爀 猀攀洀瀀爀攀 瀀爀漀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 挀漀椀猀愀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 洀甀椀琀漀 搀椀渀洀椀挀愀⸀ 倀愀猀猀愀爀愀洀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 焀甀攀 渀漀 攀猀琀愀瘀愀洀 猀攀渀搀漀 攀猀瀀攀爀愀搀漀猀 渀漀 昀攀猀琀椀瘀愀氀Ⰰ 渀攀洀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 渀攀洀 瀀攀氀漀 爀攀猀琀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 伀甀琀爀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 昀漀椀 愀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 攀洀 最爀甀瀀漀⸀ 䌀漀渀瘀椀瘀攀爀 ㈀㐀 栀漀爀愀猀 瀀漀爀 搀椀愀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀愀猀 戀漀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀 瀀攀氀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 琀攀渀猀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 栀漀爀爀椀漀 搀攀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 渀漀 昀挀椀氀 攀 渀攀洀 猀攀爀椀愀 搀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 渀愀 瘀椀搀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 猀攀 渀漀 昀漀猀猀攀 瀀攀氀愀 䠀甀戀⸀
|
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Em 2016, a Hub ESPM realizou diversas coberturas, dentro e fora da faculdade. Dentre elas, a que se destacou foi a do 44º Festival de Cinema de Gramado, a qual os alunos tiveram a experiência de realizar. O festival é conhecido nacionalmente e conta com a participação de diversos atores, diretores e produtores brasileiros e latinos. Os filmes têm sua estreia durante a noite e, no outro dia durante manhã ou tarde são exibidos novamente.䄀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 攀爀愀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀渀琀爀攀 漀 倀愀氀挀椀漀 搀漀猀 䘀攀猀琀椀瘀愀椀猀 攀 愀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀 刀攀挀爀攀椀漀 䜀爀愀洀愀搀攀渀猀攀Ⰰ 猀攀瀀愀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 攀砀琀攀渀猀漀 搀愀 刀甀愀 䌀漀戀攀爀琀愀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 昀攀猀琀椀瘀愀氀 搀攀 ㈀ 㘀 攀爀愀 漀 䴀甀猀攀甀 搀漀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀Ⰰ 漀渀搀攀 爀漀甀瀀愀猀Ⰰ 漀戀樀攀琀漀猀Ⰰ 挀愀爀琀愀稀攀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 椀琀攀渀猀 挀漀渀琀愀瘀愀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀猀 㐀㐀 愀渀漀猀 搀漀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀 搀攀 䜀爀愀洀愀搀漀⸀ 䄀 挀甀爀愀搀漀爀椀愀 昀椀挀漀甀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 愀爀最攀渀琀椀渀愀 䔀瘀愀 倀椀眀漀眀愀爀猀欀椀Ⰰ 搀漀 挀爀琀椀挀漀 最愀切挀栀漀 䴀愀爀挀漀猀 匀愀渀琀甀爀椀漀 攀 搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀 攀洀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 刀甀戀攀渀猀 䔀眀愀氀搀 䘀椀氀栀漀⸀ 伀猀 栀漀洀攀渀愀最攀愀搀漀猀 搀愀 瘀攀稀 攀爀愀洀㨀 匀漀渀椀愀 䈀爀愀最愀Ⰰ 䨀漀猀 䴀漀樀椀挀愀 䴀愀爀椀渀猀Ⰰ 䌀攀挀椀氀椀愀 刀漀琀栀 攀 吀漀渀礀 刀愀洀漀猀⸀ ऀ
Um mês antes do evento, a equipe começou o processo de apuração. Os filmes são divididos em categorias: Curtas-metragens gaúchos, Curtas-metragens brasileiros, Longas-metragens estrangeiros, Longas-metragens brasileiros. Quatro alunos dividiram as categorias e cada um preparou arquivos com informação dos filmes concorrentes, diretores, produtores, atores e todo e qualquer conhecimento que acreditavam ser necessários durante a cobertura do festival. Essa etapa de apuração foi essencial para que, na hora da produção dos vídeos e desenvolvimento das entrevistas, todos estivessem capacitados e preparados.唀洀 搀椀愀 愀渀琀攀猀 搀漀 椀渀挀椀漀 搀漀 昀攀猀琀椀瘀愀氀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 猀愀椀甀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀 挀漀洀 搀攀猀琀椀渀漀 愀 䜀爀愀洀愀搀漀⸀ 䌀栀攀最愀渀搀漀 氀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀漀 甀洀 瘀搀攀漀 椀渀琀爀漀搀甀琀爀椀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀猀 瀀爀攀瀀愀爀愀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀漀 琀愀瀀攀琀攀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 焀甀愀渀琀漀 渀愀 爀攀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 漀渀搀攀 攀爀愀洀 爀攀琀椀爀愀搀漀猀 漀猀 挀爀愀挀栀猀⸀ 䔀猀琀攀 搀椀愀 攀砀琀爀愀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 愀搀愀瀀琀愀漀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 攀搀椀漀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 洀漀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 昀攀椀琀漀 氀⸀ 伀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀琀漀 瀀愀搀爀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀⸀ 嘀搀攀漀猀 挀漀洀 洀搀椀愀 搀攀 琀爀猀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀漀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀Ⰰ 愀 挀椀搀愀搀攀 攀洀 猀椀 攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀瘀愀洀 漀 倀愀氀挀椀漀 搀漀猀 䘀攀猀琀椀瘀愀椀猀⸀
A questão do tempo é uma característica fundamental na reportagem audiovisual, porque, se fosse veiculada em um telejornal é preciso que encaixe na programação e se fosse postada na internet é preciso que fique de acordo com as necessidades do espectador, que normalmente procura conteúdo rápido. Além disso, os alunos da Hub optaram pelo formato de vídeos sem offs, o que tornou o conteúdo das sonoras e das imagens muito mais importante. 䐀甀爀愀渀琀攀 漀猀 搀攀稀 搀椀愀猀Ⰰ 愀 樀漀爀渀愀搀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀椀挀椀漀甀 猀 㠀栀 攀 琀攀瘀攀 焀甀攀 攀渀挀攀爀爀愀爀 愀琀 猀 ㈀㈀栀Ⰰ 栀漀爀爀椀漀 攀洀 焀甀攀 愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 昀攀挀栀愀瘀愀 漀 氀漀挀愀氀 攀洀 焀甀攀 愀 椀氀栀愀 搀攀 攀搀椀漀 昀椀挀愀瘀愀⸀ 䔀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 甀洀愀 洀搀椀愀 搀攀 焀甀椀渀稀攀 栀漀爀愀猀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 瀀漀爀 搀椀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 焀甀攀 猀攀爀 搀攀挀甀瀀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀愀戀攀爀 渀漀猀 琀爀猀 洀椀渀甀琀漀猀 焀甀攀 琀渀栀愀洀漀猀⸀ 䔀爀愀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 渀愀 瘀愀渀Ⰰ 愀 挀愀洀椀渀栀漀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 攀 攀爀愀 瀀愀猀猀愀搀漀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 漀 焀甀攀 攀爀愀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 瘀搀攀漀 搀漀 搀椀愀 攀 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 甀猀愀搀漀 挀漀洀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀⸀
No primeiro dia, como ainda não haviam feito ajustes de GCs, vinhetas e créditos e ainda não tinham pegado o ritmo acelerado, que era indispensável para a produção do trabalho, surgiram alguns contratempos. O fechamento foi demorado e no quarto do hotel, mas o envio foi feito dentro do prazo. Isso fez com que nos outros dias os estudantes fossem entrevistando e decupando ao mesmo tempo. Ao longo dos dias houve também alguns problemas de rede que dificultaram o envio dos vídeos, todos superados a tempo. 伀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 猀愀椀愀洀 瀀愀爀愀 瀀愀甀琀愀猀 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀Ⰰ 漀 愀猀猀椀猀琀攀渀琀攀 搀攀 瘀搀攀漀猀 攀 洀愀椀猀 甀洀 愀氀甀渀漀 昀椀挀愀瘀愀洀 攀搀椀琀愀渀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 樀 攀猀琀愀瘀愀 瀀爀漀渀琀漀⸀ 伀 氀漀挀愀氀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 椀渀猀琀愀氀愀搀愀 渀漀猀猀愀 椀氀栀愀 搀攀 攀搀椀攀猀Ⰰ 漀渀搀攀 攀爀愀 琀愀洀戀洀 愀 猀愀氀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 瀀愀猀猀愀瘀愀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀琀漀爀攀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 攀 搀椀爀攀琀漀爀攀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀攀氀漀 昀攀猀琀椀瘀愀氀⸀ 䔀渀琀漀 猀攀洀瀀爀攀 琀椀渀栀愀 焀甀攀 琀攀爀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 猀攀洀瀀爀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 愀氀椀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 焀甀攀洀 挀栀攀最愀瘀愀⸀ 䔀猀琀愀 瀀攀猀猀漀愀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀 琀攀爀 攀猀琀甀搀愀搀漀 琀漀搀漀猀 漀猀 爀漀猀琀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 愀瀀甀爀愀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀漀甀戀攀猀猀攀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 焀甀攀洀 渀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 搀攀椀砀愀爀 搀攀 愀瀀愀爀攀挀攀爀 渀漀 瘀搀攀漀⸀
Apesar da tarde ser essencial para o produto final, o período da noite era o foco principal. O tapete vermelho era feito em dois horários, 19h30 e 21h, para abranger os dois filmes que eram passados toda noite. O momento de chegada dos nomes elementares das estreias era o mais concorrido. A assessoria de imprensa contava aos repórteres o trajeto e apontavam onde deveriam ser feitas as entrevistas do dia. A prioridade era pra RBS e para o Canal Brasil, mas a equipe da Hub conseguiu conversar com todas as pessoas que precisavam, conseguindo fechar o trabalho.䌀漀洀 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀猀 搀椀愀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 挀漀渀瘀椀瘀攀爀 攀 愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 爀攀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 愀漀 氀愀搀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 甀洀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 愀漀 氀愀搀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 爀攀愀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀渀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀⸀ ⸀ 一漀 焀甀椀渀琀漀 搀椀愀 搀攀 昀攀猀琀椀瘀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀甀 瀀愀爀愀氀攀氀愀洀攀渀琀攀 愀漀 昀攀猀琀椀瘀愀氀Ⰰ 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 ᰀ䐠椀洀椀渀甀琀愀ᴀⰠ 焀甀攀 挀漀渀琀愀瘀愀 挀漀洀 漀猀 愀琀漀爀攀猀 刀攀椀渀愀氀搀漀 䜀椀愀渀攀挀挀栀椀渀椀 攀 䐀戀漀爀愀 䔀瘀攀氀礀渀⸀ 伀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 挀漀渀瘀椀搀愀爀愀洀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀愀 䠀唀䈀 瀀愀爀愀 愀 挀漀氀攀琀椀瘀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 漀甀琀爀漀 攀猀瀀愀漀⸀ 䄀氀洀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 愀最渀挀椀愀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 愀 刀䈀匀 攀 漀 䌀愀渀愀氀 䈀爀愀猀椀氀 攀猀琀愀瘀愀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀⸀
Apesar da programação pré-definida, não havia rotina no Festival de Cinema Gramado. Os integrantes da Hub precisavam estar sempre preparados para qualquer atividade, seja realizar uma entrevista, pegar a câmera para gravar ou fazer o papel de produtor do repórter. Normalmente, os alunos eram divididos em equipes de três pessoas, cada um com uma função pré-determinada, porém nem sempre os cargos continuavam os mesmos. Muitas vezes um dos integrantes tinha pesquisado sobre determinada categoria na apuração e, quando chegavam pessoas dos filmes daquele grupo, quem estava mais habilitado para realizar as perguntas era ele. Essa dinâmica de trabalho contribui para o desenvolvimento do trabalho em equipe. |
|
CONSIDERAÇÕES |
A Hub ESPM tem como objetivo incentivar os alunos a produzirem projetos multiplataforma, atuando em uma redação convergente, na qual os alunos podem experenciar o processo de produção jornalística de uma forma integral. É por meio da agência que os estudantes têm seu primeiro contato com os mais diversos campos da profissão, e são provocados a vivenciarem a realidade de coberturas jornalísticas.伀 㐀㐀먀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀 搀攀 䜀爀愀洀愀搀漀 昀漀椀 最爀愀渀搀攀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 甀洀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 洀甀氀琀椀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 挀漀洀 漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 愀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 攀 愀 琀爀漀挀愀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀爀攀挀椀猀愀爀愀洀 琀攀爀 甀洀愀 搀攀搀椀挀愀漀 洀愀椀漀爀 愀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 昀椀氀洀攀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 䄀猀猀椀洀 攀氀攀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 琀攀爀椀挀漀 瘀椀猀琀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 漀 猀攀甀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 攀 愀瀀琀椀搀攀猀⸀ 䔀猀猀攀 挀漀渀瘀瘀椀漀 挀漀洀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀最甀愀 漀 椀渀猀琀椀渀琀漀 攀 漀猀 瀀爀攀瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 준 挀漀洀 攀猀猀愀 昀甀渀漀 焀甀攀 愀 䠀甀戀 䔀匀倀䴀 愀挀爀攀搀椀琀愀 昀漀爀洀愀爀 昀甀琀甀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀爀漀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀 漀猀 渀漀瘀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀搀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 刀漀猀攀渀琀栀愀氀 䌀愀氀洀漀渀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀㨀 䐀攀稀 愀渀漀猀 搀攀 眀攀戀☀†攀 愀 爀攀瘀漀氀甀漀 挀漀渀琀椀渀甀愀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瘀漀氀⸀ 㤀ⴀ Ⰰ ㈀ 㘀Ⰰ 瀀瀀⸀ 㤀㌀ⴀ ㈀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀䰀䄀䌀䤀伀匀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀㬀 刀䤀䈀䄀匀Ⰰ 䈀攀愀琀爀椀稀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 匀愀氀瘀愀搀漀爀㨀 䔀䐀唀䘀䈀䄀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀匀吀䔀刀Ⰰ 䐀攀洀琀爀椀漀 搀攀 䄀稀攀爀攀搀漀⸀ 䔀渀猀椀渀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 攀洀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 挀漀渀瘀攀爀最攀渀琀攀⸀ 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䌀䌀䠀䤀䄀吀吀䤀Ⰰ 䌀愀爀氀漀猀 䄀氀戀攀爀琀漀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 攀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 倀愀甀氀甀猀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|