INSCRIÇÃO: | 00727 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA07 |
TÍTULO: | Eles não perderam seu valor |
AUTORES: | Daniel Augusto Oliani Siebert (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Allan dos Santos Slusarz (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Alex Ferreira de Lima (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Felipe Geiser (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Luiz Felipe Dias Vaz (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Diogo da Rosa Schimitz Silva (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Bruna de Oliveira Carvalho (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Deivi Eduardo Oliari (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Felipe Teixeira Colvara (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Elvys Sewald (Centro Universitário Leonardo da Vinci) |
PALAVRAS-CHAVE: | Abandono, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Fotografia em Movimento, Produção fotográfica |
RESUMO | |
Este trabalho tem a intenção de apresentar o processo de pesquisa, criação e execução da fotografia em movimento "Eles não perderam seu valor", que relata de forma intimista e pessoal o depoimento fictício de uma idosa abandonada pela sua família. Com o aprimoramento das ferramentas linguísticas, realizada na disciplina de produção multimídia, serão abordados em tópicos os procedimentos de conexão de estéticas, direção de fotografia, direção de arte, produção e demais itens essenciais abordados em interdisciplinaridade dentro da instituição para criação do filme. | |
INTRODUÇÃO | |
O presente paper traz à mostra processos de produção fotografia publicitária, que têm como tema o abandono de idoso, com foco nas famílias em geral, para terem uma percepção dos sentimentos e pensamentos dos idosos. A fotografia em movimento mostra uma idosa sozinha em um local abandonado refletindo sobre sua passagem, saudade e solidão, apelando para cenas que marcam suas feições, as características do ambiente ao seu redor, com locução em off representando seus próprios pensamentos e reflexões sobre sua caminhada. | |
OBJETIVO | |
Representar a vida de um idoso abandonado e toda sua carga emocional acarretada por uma vida cheia de sacrifícios que termina no abandono pela própria família. A produção audiovisual permitiu que através das escolhas de cores, ângulos e textos bem definidos, o filme transpassasse toda a sensação de abandono e carga emocional que esperávamos. Explorando a trilha sonora, e um texto bem redigido, tornou-se possível uma linguagem cinematográfica mais melancólica, buscamos transmitir um sentimento de tristeza, exclusão e saudade, para ambientar a ideia criativa de uma forma realística e cotidiana. No processo de intermediação entre o imaginário e a fotografia, os fotógrafos utilizam a criatividade para colocar em prática novas formas de representação. O desfoque, o borrado, a sobreposição de imagens, ou seja, recursos técnicos que não eram muito utilizados passaram a fazer parte da linguagem da fotografia contemporânea. (HORN, 2010 p.06) | |
JUSTIFICATIVA | |
O filme "Eles não perderam seu valor" procura relatar o abandono, representando pelos idosos que são deixados pelas suas famílias. O abandono referenciado no filme não representa apenas o abandono do idosa por famílias que vão embora e os deixam sozinhos, mas também é uma crítica às famílias que não visitam seus entes queridos de idade avançada, fazendo-os se sentirem abandonados. Segundo pesquisas retiradas do site da Folha de São Paulo (2015), apesar do número de denúncias de violações de direitos humanos, o número de registros de casos de negligência e violência contra idosos cresceu 16,4% no país em um ano, segundo dados do disque 100, serviço do Governo Federal. O abandono de idoso corresponde à maior parte das denúncias, apontada em 77,6% dos casos. Em seguida, estão registros de violência psicológica (51,7%), abuso financeiro (38,9%) e violência física (26,5%). Vale lembrar que boa parte da população não conhece o Disque 100, que significa que os casos registrados representam apenas parcela dos casos de abandono. O processo social é transmitido através de informações pressupondo um ato de comunicação, Vânia (1994) sintetiza que comunicação significa organização. Foram as comunicações que possibilitaram a unidade social desenvolver-se, de vila a cidade, até chegar à moderna cidade-estado. Para representar os sentimentos que os autores almejavam que o espectador sentisse, foram utilizados iluminação, o ambiente, figurino, trilha para que despertassem no espectador as sensações passadas pelo idoso. A produção do roteiro foi construída a fim de contar uma história e explorar o lado emocional do espectador, fazê-lo refletir sobre sua família, como a sociedade vê idoso e principalmente como o idoso se sente visto pela sociedade. Um roteiro, a sua história, provoca a identificação, dor, tristeza. Pathos é o drama, o dramático de uma história humana. É, portanto, a vida, a ação, o conflito cotidiano que vai gerando acontecimentos. O Pathos afeta as pessoas que, arrastadas pela sua própria história, quase não são responsáveis pelo que lhes acontece - o seu drama -, nem pelo que as destrói - a sua tragédia -, convertendo-se inclusive em motivo de divertimento - a sua comédia - para os outros. (JUNIOR, 2009, p.21). As cenas divergem entre momentos que retratam a sua solidão e cenas que retratam momentos do seu passado. Utilizamos dois setlights, um fresnel e iluminação natural, sendo que a montagem das luzes possuiu 3 esquemas diferentes, utilizados de acordo com a necessidade da cena. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Para achar um tom emocional certo que queríamos apresentar no filme, iniciamos uma pesquisa através da rede mundial de computadores, procurando relatos e depoimentos a respeito do abandono de idoso. Após pesquisas, foi estabelecido um conceito, fundamental para a entonação do filme. A fotografia é a visão de uma realidade reinterpretada, escolhida muitas vezes a partir de sonhos poucos duráveis. Alucinação relida e vivida só na imaginação. Só lembranças. Uma espécie de viagem impune, na busca de razões. Ineficiente tentativa de explicar, mas que faz pensar. (HUMBERTO, 2000, p.47). A produção do cenário de um vídeo deve estar tão alinhada quando a direção de fotografia, pois é fundamental um ambiente que condiz com a forma do roteiro, é evidente que qualquer falta de compromisso deste, pode comprometer toda a narrativa de um trabalho.匀攀最甀渀搀漀 䌀漀洀瀀愀爀愀琀漀 ⠀㈀ 㤀⤀ 愀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀猀琀 椀渀琀爀椀渀猀攀挀愀洀攀渀琀攀 甀渀椀搀愀 瘀攀爀搀愀搀攀 搀愀猀 挀漀椀猀愀猀 猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 爀攀愀椀猀 搀漀 栀漀洀攀洀⸀ 䔀猀猀攀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 琀洀 搀攀 猀攀爀 洀愀渀琀椀搀漀猀 猀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 焀甀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀愀爀攀愀 瘀攀爀漀猀猀洀椀氀 漀甀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀 洀漀渀琀漀甀ⴀ猀攀 甀洀 瀀愀椀渀攀氀 猀攀洀渀琀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ Definido isto, as referências artísticas e linguística foram formuladas a partir do VT Kiss fm - Não deixe o rock sair de você, e o filme “A espera de um milagre”. Foram baseados neles que planejamos a iluminação e boa parte do conceito que imaginávamos para o ambiente.吀漀搀愀猀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 挀漀洀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 吀㌀䤀 攀 甀洀愀 氀攀渀琀攀 娀漀漀洀 㠀砀㔀㔀洀洀Ⰰ 椀氀甀洀椀渀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 猀攀洀椀 搀椀昀甀猀愀Ⰰ 挀漀洀 愀甀砀氀椀漀 搀攀 搀漀椀猀 匀攀琀氀椀最栀琀 攀 甀洀 昀爀攀猀渀攀氀⸀ 䌀愀洀愀搀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀Ⰰ 爀甀搀漀 昀漀氀攀礀 攀 氀漀挀甀漀 攀洀 漀昀昀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 渀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 爀搀椀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 吀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 最爀愀琀甀椀琀愀Ⰰ 搀攀 甀猀漀 椀爀爀攀猀琀爀椀琀漀Ⰰ 愀搀焀甀椀爀椀搀愀 攀洀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 戀愀渀挀漀 搀攀 甀搀椀漀⸀ 一愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 䌀匀㘀⸀ Para a atuação no vídeo, o elenco é representado por uma idosa como atriz coadjuvante e alguns integrantes da equipe participaram como figurantes em algumas cenas. A produção do filme foi feita em locação externa, no Parque Municipal de Eventos da cidade de Pomerode, cedida pela instituição responsável pelo parque. Todo os processos de pré-produção e pós-produção foram realizados na instituição de ensino UNIASSELVI. Para a gravação foram necessários apenas um dia de locação.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 琀攀洀愀 氀椀瘀爀攀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 瀀愀猀猀愀搀漀猀 攀洀 愀甀氀愀⸀ 伀 椀渀挀椀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀愀 挀爀椀愀漀 攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀猀琀愀 瀀攀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最 攀渀琀爀攀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 䔀猀琀愀 爀攀甀渀椀漀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 琀攀爀 愀 椀搀攀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀 搀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 昀攀椀琀漀 渀愀 瀀攀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 䄀瀀猀 琀攀爀 愀 椀搀攀椀愀 愀瀀爀漀瘀愀搀愀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀Ⰰ 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 漀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀 搀愀 洀攀猀洀愀Ⰰ 攀 攀渀琀漀 昀攀椀琀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䐀漀 爀漀琀攀椀爀漀 ⠀瘀攀爀 瀀搀昀 攀洀 愀渀攀砀漀⤀㨀 䰀甀稀㨀 匀攀洀椀 搀椀昀甀猀愀 ⴀ 䐀爀愀洀琀椀挀愀 ⼀ 䔀搀椀漀㨀 䘀椀氀琀爀漀 搀攀 挀漀爀 ⼀ 䰀漀挀甀漀 攀洀 漀昀昀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 瘀搀攀漀⸀ O roteiro foi elaborado para conscientização da população a respeito do abandono de idoso, normalmente pela sua própria família. Para assinatura do roteiro foi escolhido o órgão do governo responsável por lidar com esses casos, a Secretaria de Direitos Humanos. Para retratar a história, procurou-se utilizar cenas dramáticas utilizando para isso o cenário, iluminação e as camadas sonoras no vídeo. 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 猀攀 瀀愀猀猀愀 攀洀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 ⠀氀漀挀愀漀⤀ 愀戀愀渀搀漀渀愀搀漀 瀀愀爀愀 爀攀昀漀爀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 愀戀愀渀搀漀渀漀 栀甀洀愀渀漀 攀 椀渀猀攀爀攀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 愀琀爀椀稀 椀搀漀猀愀 焀甀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 挀漀渀猀椀最漀 洀攀猀洀愀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 爀攀琀爀愀琀愀渀搀漀 渀愀猀 挀攀渀愀猀 猀甀愀猀 昀攀椀攀猀 昀愀挀椀愀椀猀 攀 猀攀甀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 猀漀氀椀搀漀⸀ 䄀猀 挀攀渀愀猀 搀椀瘀攀爀最攀洀 攀渀琀爀攀 洀漀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀洀 愀 猀甀愀 猀漀氀椀搀漀 攀 挀攀渀愀猀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀漀 猀攀甀 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䴀漀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀洀 愀洀漀爀Ⰰ 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 搀攀椀砀愀 猀甀戀攀渀琀攀渀搀椀搀漀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 瀀愀爀愀 愀 愀琀爀椀稀⸀ 䄀 琀攀洀瀀攀爀愀琀甀爀愀 搀攀 挀漀爀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瘀搀攀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 琀爀愀稀攀爀 洀愀椀猀 搀爀愀洀愀琀椀挀椀搀愀搀攀 愀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀攀渀愀猀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 樀 挀椀琀愀搀漀猀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 愀氀最甀渀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 椀氀甀猀漀 搀攀 瀀愀猀猀愀最攀洀 搀攀 琀攀洀瀀漀 挀漀洀漀 愀挀攀氀攀爀愀漀 搀攀 瘀搀攀漀 ⠀琀椀洀攀氀愀瀀猀攀⤀ 攀 昀氀愀猀栀攀猀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 愀 琀爀愀渀猀椀漀 搀攀 挀攀渀愀 攀渀琀爀攀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀ Partindo do briefing levantaram-se alguns dados para que o projeto fosse realizado da melhor forma:☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀ऀ䐀攀猀挀爀椀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀㨀 䤀搀漀猀漀 愀戀愀渀搀漀渀愀搀漀 爀攀氀愀琀愀渀搀漀 猀甀愀 搀漀爀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀⸀ ● Qual o problema de comunicação que queremos solucionar? O problema social que é o abandono do idoso. De alguma forma conscientizar as pessoas sobre o abandono de idoso, através do relato e da carga emocional do vídeo.☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀ऀ倀切戀氀椀挀漀 䄀氀瘀漀㨀 䘀愀洀氀椀愀猀 搀愀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 椀搀愀搀攀猀 攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀⸀ 䄀氀攀爀琀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 搀漀爀攀猀 攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 最攀爀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 愀戀愀渀搀漀渀漀⸀ ● Qual é a mensagem mais importante – Foco da propaganda? Conscientizar as pessoas sobre o abandono do idoso. ☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀ऀ伀 焀甀攀 昀愀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀挀爀攀搀椀琀攀洀 渀攀猀猀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 ጀ†伀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀愀 渀漀猀 琀漀爀渀愀爀洀漀猀 挀漀渀瘀椀渀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 瘀攀爀漀猀猀洀攀椀猀㼀 䄀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀 挀愀爀最愀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 渀愀 爀攀搀愀漀 攀 渀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 漀 瘀搀攀漀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 猀漀 椀琀攀渀猀 焀甀攀 瀀攀猀愀爀漀 渀愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ 伀 洀漀搀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 挀攀渀愀猀 焀甀攀 搀椀瘀攀爀最攀洀 攀渀琀爀攀 洀漀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀洀 愀 猀甀愀 猀漀氀椀搀漀 攀 挀攀渀愀猀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀漀 猀攀甀 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀攀 昀椀氀琀爀漀猀 搀攀 挀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀渀琀爀攀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 䌀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 漀 嘀吀 䬀椀猀猀 昀洀 ⴀ 一漀 搀攀椀砀攀 漀 爀漀挀欀 猀愀椀爀 搀攀 瘀漀挀 攀 漀 昀椀氀洀攀 ᰀ䄠 攀猀瀀攀爀愀 搀攀 甀洀 洀椀氀愀最爀攀ᴀ⸠ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀漀猀猀甀椀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 渀漀 焀甀愀氀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀漀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 漀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀⸀ 伀 猀攀最甀渀搀漀 琀洀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀 猀甀愀 瀀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 攀 漀猀 洀漀搀漀猀 挀漀洀漀 愀氀最甀洀愀猀 挀攀渀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀⸀ O tema utilizado foi Slice-of-life conforme caracterizado por Elen e Lapides, (2006, p. 164). [...] consiste basicamente em observar alguém que utiliza o produto e mostra como fazê-lo, é um meio comum e sutil de mostrar tanto o produto quanto seu público-alvo de uma só vez, em uma circunstância verossímil. 伀 攀猀琀椀氀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 昀漀椀 搀爀愀洀琀椀挀漀Ⰰ 瀀攀氀愀 攀渀琀漀渀愀漀 攀 愀爀 搀攀 挀漀洀漀漀 焀甀攀 攀猀琀攀 琀爀愀稀 攀洀 猀甀愀 昀漀爀洀愀⸀ 䔀猀琀椀氀漀 愀氀最漀 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀 琀漀洀 攀 搀椀氀漀最漀 猀攀最甀渀搀漀 䔀氀攀渀 攀 䰀愀瀀椀搀攀猀Ⰰ ⠀㈀ 㘀⤀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀 嘀漀挀 琀攀洀 焀甀攀 搀攀挀椀搀椀爀 焀甀漀 氀漀渀最攀 瀀漀搀攀 漀甀 焀甀攀爀 椀爀Ⰰ 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ Para a realização desta peça audiovisual, cada membro da equipe teve sua função estipulada, sendo elas: diretor, roteirista, atuação, direção de arte, direção de fotografia, produção, editor entre outros.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀준 攀瘀椀搀攀渀琀攀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 攀猀琀愀爀 愀氀椀渀栀愀搀愀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀洀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 挀爀椀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀搀椀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ O trabalho em conjunto com um ator idoso foi um desafio, contudo, proporcionou uma experiência interessante do ponto de vista acadêmico e também pessoal. As referências trouxeram diferentes pontos de perspectiva do projeto, levando a outro patamar criativo formulando junções destes com o que seria produzido. As barreiras causadas pela dificuldade de se encontrar uma locação e atores que conseguissem interpretar do modo que procurávamos, principalmente pelo tema de grande peso emocional também nos proporcionou uma experiência profissional de grande valor, principalmente tratando de prazos e custos de elaboração do projeto.䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 昀椀氀洀攀 ᰀ䔠氀攀猀 渀漀 瀀攀爀搀攀爀愀洀 猀攀甀 瘀愀氀漀爀ᴀⰠ 瀀攀爀洀椀琀椀甀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀 挀愀洀瀀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 挀爀椀愀漀Ⰰ 愀琀 愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 愀氀椀渀栀愀搀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 攀猀琀椀瀀甀氀愀搀漀 渀漀 椀渀挀椀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 甀洀 戀漀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䘀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀渀琀爀攀氀愀愀爀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 最爀愀搀甀愀漀Ⰰ 愀猀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 猀攀 昀椀稀攀爀愀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 洀攀猀洀漀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
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