INSCRIÇÃO: 00736
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO08
 
TÍTULO: Montado no trabalho escravo - a experiência de uma reportagem com voz autoral
 
AUTORES: Daniel da Silva Santos (Universidade Federal da Santa Catarina); Tamy da Silva Dassoler (Universidade Federal da Santa Catarina); Janara Nicoletti (Universidade Federal da Santa Catarina); Frederico Santos Marques de carvalho (Universidade Federal da Santa Catarina)
 
PALAVRAS-CHAVE: jornalismo literário, jornal laboratório, trabalho escravo, voz autoral,
 
RESUMO
A reportagem Montado no trabalho escravo foi desenvolvida durante o segundo semestre de 2016 para publicação no jornal-laboratório Zero, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante o período de apuração de duas semanas, o repórter fez um boicote de artigos produzidos com trabalho escravo. A reportagem conta como foi essa vivência e quais foram as dificuldades de apuração do trabalho, já que as informações sobre como são feitos os produtos geralmente não estão disponíveis facilmente. A motivação surgiu quando um dos membros do periódico ouviu falar que “nunca existiram tantos escravos na história quanto hoje em dia”. Por isso, a equipe decidiu apurar a questão do trabalho escravo na atualidade, vendo o tema pelo ângulo das relações econômicas invisíveis e relacionando o comércio no mundo globalizado à ascensão de um tipo de escravidão típico do mundo contemporâneo.
 
INTRODUÇÃO
Durante uma reunião de pauta do jornal-laboratório Zero, um dos alunos sugeriu ficar, durante um período, sem utilizar produtos confeccionados com trabalho escravo para escrever uma matéria sobre o tema. A ideia surgiu depois que ele fez um teste no site da organização não-governamental (ONG) slaveryfootprint.org e descobriu que, pela estimativa dessa instituição, ele usava o trabalho escravo de 26 pessoas nos produtos que consumia.਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 昀漀椀 椀渀猀瀀椀爀愀搀愀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 匀甀瀀攀爀猀椀稀攀 洀攀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 挀漀渀猀漀洀攀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀椀搀愀 搀攀 甀洀愀 爀攀搀攀 搀攀 昀愀猀琀 昀漀漀搀Ⰰ 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀攀 猀攀 愀氀椀洀攀渀琀愀爀 甀渀椀挀愀洀攀渀琀攀 搀椀猀猀漀⸀ 䐀攀 昀漀爀洀愀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䴀漀渀琀愀搀漀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀愀瘀漀 瀀爀漀挀甀爀愀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 琀攀渀栀愀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀攀 戀漀椀挀漀琀愀爀 愀 攀猀挀爀愀瘀椀搀漀 渀愀 猀甀愀 瘀椀搀愀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 搀攀猀挀甀戀爀愀 焀甀愀椀猀 猀漀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀椀猀猀漀⸀ O formato escolhido para a reportagem se adequar a proposta foi baseado no jornalismo literário. Segundo Lima ([20??]), um dos primeiros pesquisadores sobre o tema no Brasil, esse tipo de jornalismo se caracteriza por uma reportagem de profundidade, que utiliza recursos inspirados na literatura. Para isso, tem características como imersão do repórter, voz autoral e estilo. ਀唀洀 搀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 洀愀椀猀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 愀 瘀漀稀 愀甀琀漀爀愀氀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 焀甀攀 琀爀愀漀猀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀 猀攀樀愀洀 愀瀀愀爀攀渀琀攀猀 渀愀 攀猀挀爀椀琀愀⸀ 䄀 瘀漀稀 愀甀琀漀爀愀氀 焀甀攀 䴀愀爀琀椀渀攀稀 ⠀㈀  㤀⤀ 攀砀瀀氀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 䴀愀爀欀 䬀爀愀洀攀爀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 搀漀 愀甀琀漀爀⸀ ᰀ倠漀搀攀 琀攀爀 琀爀愀漀猀 琀漀 搀猀瀀愀爀攀猀 挀漀洀漀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀爀愀渀焀甀攀稀愀Ⰰ 椀爀漀渀椀愀Ⰰ 攀猀琀爀愀渀栀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀渀昀甀猀漀Ⰰ 愀琀 猀攀爀 樀甀氀最愀搀漀爀 漀甀 甀洀 琀爀攀洀攀渀搀漀 最漀稀愀搀漀爀⸀ 䄀氀椀猀Ⰰ  攀猀猀愀 瘀漀稀 渀琀椀洀愀 焀甀攀Ⰰ 洀愀渀椀昀攀猀琀愀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 椀洀瀀氀挀椀琀愀 搀漀 焀甀攀 漀猀琀攀渀猀椀瘀愀Ⰰ 最攀爀愀 甀洀 挀愀洀瀀漀 搀攀 挀漀渀攀砀漀 挀漀洀 漀 氀攀椀琀漀爀ᴀ†⠀䴀䄀刀吀䤀一䔀娀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀⤀⸀
 
OBJETIVO
O objetivo da reportagem Montado no trabalho escravo é refletir sobre como a mão de obra escrava é a forma de produção de grande parte dos produtos que consumimos diariamente. Além disso, outra finalidade é expor maneiras por meio das quais as pessoas podem se informar para consumir artigos que sejam produzidos respeitando os direitos trabalhistas, ou seja, fornecer um serviço público que contribua para uma mudança na realidade atual.਀䔀猀猀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 挀漀渀搀椀稀 挀漀洀 漀 搀攀 倀漀渀琀攀猀 攀 匀椀氀瘀愀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀猀琀椀琀甀搀漀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 攀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀爀 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ O jornalista, além de ser o identificador e selecionador de um acontecimento, é aquele que possui a tarefa de relatar o acontecido, de trazê-lo para a esfera de existência simbólica e produzí-lo a partir do referencial próprio do ato de fazer a notícia. A linguagem, portanto, é o fecho simbólico dessa relação entre a constituição do jornalismo pela realidade social e a contribuição do jornalismo para a institucionalização e legitimação da realidade social (PONTES; SILVA, 2009, p. 11).਀倀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 攀砀攀洀瀀氀椀昀椀挀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 焀甀攀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀椀愀 猀甀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀洀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀攀 甀洀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 挀漀洀甀洀⸀  Ao observar a lista de itens produzidos com mão de obra escrava, o repórter percebeu que desde itens simples do vestuário a equipamentos tecnológicos tinham procedência duvidosa, o que o fez mudar de hábitos e evitar determinados produtos. Ao narrar essa experiência, a reportagem tentou mostrar a importância da vigilância social sobre o tema e como cada indivíduo precisa ficar atento aos seus hábitos de consumo, para não contribuir com empresas que se utilizam de mão de obra escrava. O trabalho também consultou outras fontes oficiais, documentais e bases de dados, para ajudar a explicitar essa realidade. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀洀 愀戀爀椀氀 搀攀猀琀攀 愀渀漀Ⰰ 挀漀洀攀漀甀 愀 琀爀愀洀椀琀愀爀 渀漀 匀攀渀愀搀漀 愀  倀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 䔀洀攀渀搀愀 䌀漀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 ⠀倀䔀䌀⤀ ㄀㐀⼀㈀ ㄀㜀Ⰰ 焀甀攀 琀漀爀渀愀 椀洀瀀爀攀猀挀爀椀琀瘀攀氀 漀 挀爀椀洀攀 搀攀 猀甀戀洀攀琀攀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 挀漀渀搀椀攀猀 猀椀洀椀氀愀爀攀猀  攀猀挀爀愀瘀椀搀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 洀攀猀洀漀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 瀀愀猀猀愀搀漀 愀渀漀猀 搀漀 挀漀洀攀琀椀洀攀渀琀漀 搀漀 搀攀氀椀琀漀Ⰰ 漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀搀攀洀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 樀甀搀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 䤀猀猀漀  甀洀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀漀 焀甀愀渀琀漀 攀猀猀愀 焀甀攀猀琀漀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀Ⰰ 猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 渀漀 猀攀樀愀 琀漀 愀戀漀爀搀愀搀愀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀⸀  Estima-se que 45,8 milhões de pessoas estavam em algum regime de escravidão moderno no ano de 2016, de acordo com a pesquisa Global Slavery Index 2016. No Brasil, eram 161 mil pessoas nessa condição, fazendo com que o país figurasse na 51ª posição no ranking de 167 países. Ao descobrir a grande quantidade de pessoas que ainda estavam em regime de trabalho escravo, o repórter percebeu a relevância de levar a público essa pauta para conscientizar a respeito de um problema que é invisibilizado. ਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 漀挀漀爀爀攀甀 渀愀 攀搀椀漀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 娀攀爀漀 攀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 焀甀攀 猀 昀漀椀 瘀椀瘀攀氀 昀愀稀攀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀猀猀攀 瘀攀挀甀氀漀 ጀ†焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 愀 椀渀漀瘀愀漀 攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 瀀愀爀愀 渀漀瘀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀⸀ 䌀漀洀漀  甀洀 氀漀挀愀氀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀爀漀瀀漀爀 愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 愀瀀甀爀ⴀ氀愀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 渀漀ⴀ挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀 攀 爀攀搀椀最椀ⴀ氀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀愀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀⸀ 倀愀爀愀 倀攀渀愀 ⠀㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀ 㘀⤀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 ᰀ猠椀最渀椀昀椀挀愀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀爀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀爀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 瘀椀猀攀猀 愀洀瀀氀愀猀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀砀攀爀挀攀爀 瀀氀攀渀愀洀攀渀琀攀 愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀Ⰰ 爀漀洀瀀攀爀 愀猀 挀漀爀爀攀渀琀攀猀 戀甀爀漀挀爀琀椀挀愀猀 搀漀 氀椀搀攀Ⰰ 攀瘀椀琀愀爀 漀猀 搀攀昀椀渀椀搀漀爀攀猀 瀀爀椀洀爀椀漀猀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 最愀爀愀渀琀椀爀 瀀攀爀攀渀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 愀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀ᴀ⸠  Lima (2003) considera que as reportagens com estas características são diferentes daquelas divulgadas cotidianamente. ਀䄀 搀椀昀攀爀攀渀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀 攀洀 爀攀氀愀漀  洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 洀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀 瘀攀爀琀攀渀琀攀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 挀栀愀洀愀爀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀⸀ 吀爀愀琀愀ⴀ猀攀Ⰰ 攀猀琀愀Ⰰ 搀攀 甀洀 洀漀搀漀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀Ⰰ 愀瀀甀爀愀漀 攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 爀攀最椀搀漀 瀀漀爀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 洀甀椀琀漀 戀攀洀 搀攀洀愀爀挀愀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀椀砀愀洀 瀀漀甀挀愀 洀愀爀最攀洀 搀攀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 瀀愀爀愀 漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀⸀ 䄀猀 爀攀最爀愀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀搀椀昀椀挀愀洀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀猀猀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 攀猀琀椀瀀甀氀愀洀 漀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 搀漀 爀攀氀愀琀漀 攀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 ጀ†漀 焀甀攀Ⰰ 焀甀攀洀Ⰰ 挀漀洀漀Ⰰ 漀渀搀攀 攀 瀀漀爀 焀甀 ጀⰠ 瀀漀甀挀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 挀漀洀 漀猀 挀攀渀爀椀漀猀 搀攀 猀甀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 甀洀 昀漀挀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 椀洀瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 瀀漀甀挀漀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 攀猀琀椀氀漀 ⠀䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㤀⤀⸀ ਀ऀ䌀漀洀 戀愀猀攀 渀漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 攀猀琀 氀椀瘀爀攀 搀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 渀愀爀爀愀漀 攀洀 琀攀爀挀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀 攀 瀀漀搀攀 昀愀稀攀爀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 ⠀䴀䄀刀吀䤀一䔀娀Ⰰ ㈀  㤀⤀⸀ 준 漀 挀愀猀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䴀漀渀琀愀搀漀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀愀瘀漀Ⰰ 焀甀攀  爀攀搀椀最椀搀愀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀 攀 琀爀愀稀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 挀漀洀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 愀漀⸀  Ao longo da matéria, os produtos feitos com trabalho escravo são listados e analisados, fazendo com que o repórter perceba como é difícil encontrar artigos que sejam produzidos com mão de obra regular. Isso expõe a intensidade do problema e também faz com que o leitor perceba que essa realidade social não está distante.਀䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 䴀漀渀琀愀搀漀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀愀瘀漀 攀砀攀爀挀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀漀甀挀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 倀攀爀搀漀洀漀 ⠀㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀⤀Ⰰ ᰀ漠 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀 攀砀椀猀琀攀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 琀攀洀 甀洀愀 昀甀渀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀漀爀焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 瀀愀爀愀 昀漀爀渀攀挀攀爀  瀀漀瀀甀氀愀漀 椀渀昀漀爀洀愀漀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀愀 挀漀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 猀甀愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀ᴀ⸠ 一攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 攀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀猀琀椀洀甀氀愀 愀 瀀爀漀洀漀漀 搀攀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 攀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀 最氀漀戀愀氀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Grande parte da apuração ocorreu na vida cotidiana do repórter. Com raras exceções, todos os dias aconteceram experiências que valiam a pena serem contadas. Antes do início da apuração, imaginávamos que existiriam relatos interessantes que surgiriam e, por isso, arquitetamos um fluxo de trabalho para a apuração.਀䌀漀洀漀 漀 瘀漀氀甀洀攀 搀攀 搀愀搀漀猀 愀 猀攀爀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀猀 猀攀爀椀愀 椀洀攀渀猀漀 ጀ†愀昀椀渀愀氀Ⰰ 挀漀琀椀搀椀愀渀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀猀琀愀洀漀猀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 搀攀稀攀渀愀猀 漀甀 洀攀猀洀漀 挀攀渀琀攀渀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 ጀ†挀漀洀戀椀渀愀洀漀猀 焀甀攀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀Ⰰ 愀漀 挀栀攀最愀爀 攀洀 挀愀猀愀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 愀渀漀琀愀爀椀愀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀洀 甀洀 愀爀焀甀椀瘀漀 猀愀氀瘀漀 攀洀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀 搀攀 渀甀瘀攀洀⸀ 䄀 攀搀椀琀漀爀愀 攀 漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀Ⰰ 挀漀渀猀攀挀甀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀攀爀椀愀洀 愀挀攀猀猀漀 猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀 攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀猀 愀渀漀琀愀攀猀Ⰰ 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀甀最攀爀椀爀 愀渀最甀氀愀攀猀 攀 琀瀀椀挀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀⸀ Um assunto recorrente durante a apuração foi a incerteza quanto à origem dos eletroeletrônicos. Como, por vezes, esses produtos têm matérias-primas e manufaturados com origem em diversos países, o repórter não sabia se os usaria ou não. Pela recorrência desse questionamento, a equipe optou por dar atenção especial a esses produtos, falando um pouco sobre eles durante a matéria.਀䄀猀 愀渀漀琀愀攀猀 搀椀爀椀愀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 洀攀洀爀椀愀㨀 洀攀猀洀漀 攀猀挀爀攀瘀攀渀搀漀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 愀渀漀琀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 琀甀搀漀 焀甀攀 挀漀渀猀甀洀椀愀⸀ 䄀 攀焀甀椀瀀攀 攀渀琀攀渀搀攀甀 焀甀攀 愀渀漀琀愀攀猀 搀椀爀椀愀猀 猀攀爀椀愀洀 愀 洀攀氀栀漀爀 猀漀氀甀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瘀愀氀椀漀猀愀猀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 渀漀 昀漀猀猀攀洀 瀀攀爀搀椀搀愀猀⸀ 䔀洀 愀氀最甀渀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 愀挀愀戀漀甀 甀猀愀渀搀漀 愀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 戀氀漀挀漀 搀攀 渀漀琀愀猀 搀漀 挀攀氀甀氀愀爀 瀀愀爀愀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 琀瀀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀猀 昀甀琀甀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀漀 ᰀ焠甀愀氀 愀 漀爀椀最攀洀 搀愀猀 挀愀搀攀椀爀愀猀 焀甀攀 猀攀渀琀愀洀漀猀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀㼀ᴀ†漀甀 ᰀ搠攀 漀渀搀攀 瘀攀洀 漀 挀愀挀愀甀 搀漀 挀栀漀挀漀氀愀琀攀 焀甀攀  瘀攀渀搀椀搀漀 渀漀 猀甀瀀攀爀洀攀爀挀愀搀漀㼀ᴀ⸠  No início da apuração, uma das possibilidades que foram consideradas era a de o repórter usar apenas roupas e alimentos de listas com o selo da Fair Trade Movement – empresas nessa lista vendem produtos com a cadeia de produção 100% investigada previamente e, portanto, livre de trabalho escravo. A ideia durou pouco, afinal, um único par de sapatos da Nisolo, uma das empresas na “lista do bem”, nos custaria salgados R$ 669,91 – isso sem o frete. Esse é o tipo de recurso que um jornal universitário nunca teria. A própria impossibilidade financeira de montar um guarda roupas que fosse 100% livre de trabalho escravo já rendeu assunto para a reportagem e acabou sendo um tópico informativo, ajudando no caráter de prestação de serviço da matéria.਀䄀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 瀀愀爀愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀爀 愀氀最甀渀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 挀漀洀漀 愀挀攀椀琀瘀攀椀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 漀甀琀爀漀猀 猀攀爀椀愀洀 琀椀爀愀搀漀猀 搀愀 瘀椀搀愀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 昀漀椀 甀洀愀 搀攀挀椀猀漀 搀攀氀椀挀愀搀愀 攀 焀甀攀 椀洀瀀愀挀琀漀甀 瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀攀 渀漀 挀愀洀椀渀栀漀 焀甀攀 愀 洀愀琀爀椀愀 琀漀洀漀甀⸀ 䄀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 愀瀀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀甀 焀甀攀 甀猀愀爀椀愀 甀洀愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀漀 搀愀 伀一䜀 䈀愀瀀琀椀猀琀 䄀椀搀 䄀甀猀琀爀愀氀椀愀Ⰰ 焀甀攀 挀愀琀攀最漀爀椀稀愀瘀愀 洀愀爀挀愀猀 攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 䄀⬀ 愀琀 䘀ⴀⰀ 漀渀搀攀 漀 䈀ⴀ 猀攀爀椀愀 愀 氀椀渀栀愀 搀漀 愀挀攀椀琀瘀攀氀⸀ 䄀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 甀猀愀爀 愀 渀漀琀愀 䈀ⴀ 挀漀洀漀 瀀愀爀洀攀琀爀漀 瘀攀椀漀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 伀一䜀Ⰰ 焀甀攀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀瘀愀 挀漀洀 攀猀猀愀猀 渀漀琀愀猀 ᰀ瀠爀漀搀甀琀漀猀 挀漀洀 琀漀搀愀 愀 挀愀搀攀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀搀愀Ⰰ 猀愀氀瘀漀 爀愀爀愀猀 攀砀挀攀攀猀ᴀ⸠ 䤀猀猀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀瘀愀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 漀 挀攀氀甀氀愀爀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 焀甀攀 琀椀渀栀愀 愀 渀漀琀愀 䈀ⴀⰀ 攀爀愀 昀愀戀爀椀挀愀搀漀 攀洀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀椀猀挀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 戀漀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀愀搀攀椀愀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀ⴀ瀀爀椀洀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀攀琀愀椀猀 攀 瀀氀猀琀椀挀漀猀⸀  Já a nota A+ era apenas para produtos que tivessem 100% da cadeia de produção investigada e fiscalizada, o que era bastante raro. Essa foi uma escolha de certa forma arbitrária da equipe de reportagem, com alguns motivos específicos, basicamente por duas razões. Primeiro, porque a certeza de viver sem itens feitos com trabalho escravo seria literalmente impossível, como foi explicado na matéria. E segundo que, por ter forte caráter informativo, a reportagem se propõe a, de certa forma, educar os leitores sobre quais produtos ou marcas cortar caso eles queiram participar de um boicote mais ativo ao trabalho escravo do século XXI.਀䐀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 猀攀渀琀椀愀 焀甀攀 昀愀氀琀愀瘀愀 甀洀愀 瘀漀稀 搀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 瘀愀氀椀搀愀爀 漀猀 搀愀搀漀猀 搀愀 愀瀀甀爀愀漀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀ⴀ氀漀猀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 爀攀猀椀猀琀椀洀漀猀 愀漀 渀漀猀猀漀 猀攀渀猀漀 搀攀 漀戀爀椀最愀漀 搀攀 愀戀爀椀爀 愀猀瀀愀猀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 樀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 瀀愀爀最爀愀昀漀⸀ 倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 愀 瘀漀稀 搀攀 甀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 挀愀猀漀 甀猀愀搀愀 攀洀 攀砀挀攀猀猀漀Ⰰ 瀀漀搀攀爀椀愀 琀爀愀稀攀爀 甀洀 琀漀洀 戀甀爀漀挀爀琀椀挀漀 攀 愀甀琀漀爀椀琀爀椀漀 搀攀 挀漀洀漀 漀猀 栀戀椀琀漀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 猀攀爀⸀  Parte da inspiração da matéria veio do desafio de um dos professores do curso, que disse em certa ocasião que as matérias do jornal universitário, em muitos casos, não refletiam a visão de mundo da geração que estava escrevendo as reportagens. Por isso, a equipe procurou manter um tom de voz muito mais exploratório – de narrar as informações que descobriram – do que professoral. O objetivo da matéria nunca foi mostrar aos leitores como agir. A ideia foi, desde o início, fornecer informações suficientes para que os leitores tomassem suas próprias decisões. ਀䄀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀猀 渀漀猀 焀甀攀猀椀琀漀猀 昀漀爀洀愀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 焀甀攀 愀猀 昀漀琀漀猀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 椀氀甀猀琀爀愀琀椀瘀漀 攀洀 爀攀氀愀漀  洀愀琀爀椀愀Ⰰ 爀攀挀甀爀猀漀 洀甀椀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 攀洀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 搀攀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 挀漀洀漀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 䜀愀氀椀氀攀甀 攀 愀 匀甀瀀攀爀椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀 猀攀最甀椀甀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 爀愀挀椀漀挀渀椀漀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀爀 攀 琀愀洀戀洀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 攀氀攀 氀攀猀猀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀  Um dos temas recorrentes, embora de forma implícita, foi o consumismo do mundo contemporâneo. Por isso, usamos fotos do próprio repórter – devido ao pouco tempo e à falta de verba para contratar modelos –, com vários itens como bonés e fones de ouvido. Assim, foi criado um efeito estético interessante e também transmitiu a sensação de que o personagem em questão tinha bens de consumo em excesso. Da mesma forma, a abolição é um tema que remonta aos princípios humanistas e, por isso, uma das ideias que surgiu durante a reunião de pauta foi a de fazer referência ao homem vitruviano, de Leonardo Da Vinci e, assim, criar um significante para o tema.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀儀甀愀渀搀漀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 娀攀爀漀 猀攀 爀攀甀渀椀甀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 渀漀 椀渀挀椀漀 搀愀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 搀攀挀椀猀攀猀 搀椀昀挀攀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀洀 猀攀爀 琀漀洀愀搀愀猀⸀ 䐀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 愀瀀愀爀攀挀攀爀愀洀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀漀 猀愀戀攀爀 焀甀愀椀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 挀漀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀愀瘀漀㼀 一愀 瀀爀ⴀ愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 攀猀戀愀爀爀愀洀漀猀 攀洀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 伀一䜀猀 攀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 猀攀洀 昀椀渀猀 氀甀挀爀愀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀瘀愀洀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀愀瘀漀 渀漀 洀甀渀搀漀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 搀攀氀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 猀氀愀瘀攀爀礀昀漀漀琀瀀爀椀渀琀⸀漀爀最Ⰰ 琀椀渀栀愀洀 洀愀渀甀愀椀猀 瀀爀琀椀挀漀猀 搀攀 挀漀洀漀 瘀椀瘀攀爀 猀攀洀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 瀀爀漀挀攀搀渀挀椀愀 搀甀瘀椀搀漀猀愀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀渀搀漀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 搀攀氀椀挀愀搀愀 爀攀搀攀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀 渀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 攀爀愀 瀀爀攀挀椀猀漀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 焀甀攀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 渀漀 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀椀愀 攀猀琀愀爀 ㄀  ─ 氀椀瘀爀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀愀瘀漀⸀ Tomamos a decisão de, eticamente, explicar para o leitor que, como seria impossível ter certeza da origem de todos os produtos na cadeia de produção, precisaríamos de uma metodologia para decidir o que consumir e o que cortar do dia a dia. Acabamos adotando a ideia de risco, que algumas bases de dados, como a Made In A Free World, propõem. Por exemplo, roupas e tecidos da China têm um risco alto, e por isso, seriam evitadas. Essa ONG criou uma base de dados que calculava o risco baseado nas matérias-primas de vários produtos e, até o momento da apuração, era o melhor recurso possível de informação.਀䄀 愀瀀甀爀愀漀 攀洀 猀椀 爀攀昀氀攀琀椀甀 攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 愀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 漀甀琀爀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀洀 椀爀 愀 挀愀洀瀀漀 瀀愀爀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 瘀攀爀 漀甀琀爀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䴀漀渀琀愀搀漀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀愀瘀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 戀愀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 搀漀 焀甀愀爀琀漀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀⸀ 䘀漀爀愀洀 搀攀搀椀挀愀搀愀猀 瘀爀椀愀猀 栀漀爀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 戀愀猀攀 搀攀 搀愀搀漀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀渀琀愀琀漀猀 挀漀洀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 挀椀琀愀搀愀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 焀甀攀 琀攀渀琀愀洀 挀漀洀戀愀琀攀爀 攀猀猀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ 伀 愀猀猀甀渀琀漀 ᰀ琠爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀愀瘀漀 渀漀 猀挀甀氀漀 堀堀䤀ᴀ†猀攀 瀀爀漀瘀漀甀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 愀戀猀琀爀愀琀漀 搀漀 焀甀攀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 椀洀愀最椀渀瘀愀洀漀猀⸀ 䨀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 攀猀琀愀爀 搀椀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 愀瀀甀爀愀漀 昀漀椀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 栀椀猀琀爀椀挀愀 猀漀戀爀攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 愀戀漀氀椀挀椀漀渀椀猀琀愀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 戀漀椀挀漀琀攀⸀ Boa parte da vivência consistiu em fazer uma lista de produtos a serem retirados da vida do repórter. Antes de começar o período de duas semanas livre de trabalho escravo, o repórter separou itens específicos que apresentam risco de conter trabalho escravo: algumas marcas de roupa, eletroeletrônicos e alguns tipos de comida. Devido ao forte peso narrativo, decidimos incluir na matéria o momento em que o repórter tira do guarda-roupa todas as roupas de procedência duvidosa.਀䄀瀀攀猀愀爀 搀漀 昀漀爀琀攀 愀爀 搀攀 搀攀渀切渀挀椀愀 渀漀 焀甀愀氀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀琀 椀洀攀爀猀愀 ጀ†昀愀氀愀洀漀猀 搀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀愀瘀漀 搀攀 瘀爀椀愀猀 最椀最愀渀琀攀猀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 ጀⰠ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 瀀爀甀搀攀渀琀攀 挀椀琀愀爀 愀氀最甀洀愀猀 洀愀爀挀愀猀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀愀洀Ⰰ 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 攀猀挀爀愀瘀椀搀漀 渀愀猀 氀椀渀栀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 琀攀洀愀 氀椀最攀椀爀愀洀攀渀琀攀 瀀漀甀挀漀 搀攀戀愀琀椀搀漀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 漀猀 渀漀猀猀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 攀猀瀀攀爀愀爀椀愀洀 焀甀攀 琀爀漀甀砀猀猀攀洀漀猀 攀猀猀攀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀漀 琀攀洀愀 瀀愀爀愀 愀 洀愀琀爀椀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 猀攀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 氀攀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 焀甀椀猀攀猀猀攀洀 戀漀椀挀漀琀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀愀瘀漀Ⰰ 攀氀攀猀 瀀爀攀挀椀猀愀爀椀愀洀 猀愀戀攀爀 焀甀愀椀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀椀砀愀爀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀爀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 洀愀琀爀椀愀 猀攀 瀀爀漀瀀猀 愀 昀漀爀渀攀挀攀爀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 Citar as grandes empresas foi um receio ao longo da reportagem, ainda mais em um jornal universitário que não possui um departamento jurídico sólido. Buscamos respostas da assessoria de imprensa de todas as empresas citadas na reportagem. Apenas o setor de relações públicas da Renner respondeu. Ficamos sem uma resposta oficial da Apple e da Microsoft, apesar de termos feito contato solicitando um posicionamento oficial. ਀䄀 瘀漀稀 愀甀琀漀爀愀氀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 焀甀攀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀猀猀攀 愀氀最甀洀愀猀 挀漀渀挀氀甀猀攀猀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀猀 挀漀洀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀ 倀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 攀洀 搀愀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 搀椀稀 焀甀攀 ᰀ攠氀椀洀椀渀愀爀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 琀攀爀 猀椀搀漀 昀攀椀琀漀猀 挀漀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀愀瘀漀 昀漀椀 爀攀氀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 搀漀 焀甀攀 椀洀愀最椀渀攀椀ᴀ⸠ 䐀攀 椀最甀愀氀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 琀愀洀戀洀 挀椀琀愀 焀甀攀 挀漀洀攀愀 愀 ᰀ猠攀渀琀椀爀 甀洀愀 瀀愀爀愀渀漀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 渀漀 猀愀戀攀爀 愀 漀爀椀最攀洀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 焀甀攀 挀漀渀猀甀洀椀愀ᴀ⸠ 䔀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 瘀漀稀 愀甀琀漀爀愀氀 攀 愀猀 挀漀渀挀氀甀猀攀猀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀猀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 琀攀爀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀 挀漀洀 漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀戀猀琀爀愀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 攀 爀攀氀愀攀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀 洀愀椀猀 瀀愀氀瀀瘀攀氀⸀  A reportagem também tem um forte viés de curadoria de conteúdo. Por lidar com uma grande quantidade de dados, por meio de pesquisa documental e em base de dados, cotidianamente debatíamos, como equipe, quais informações deveriam entrar na matéria e quais eram menos relevantes. No geral, priorizamos a narrativa de quais produtos eram “seguros” e quais não eram, por entender que essa informação seria muito importante para os leitores. Ao mesmo tempo, procuramos não gastar todo o espaço de que dispunhamos criando uma lista de produtos feitos ou não com trabalho escravo. Preferimos adotar uma abordagem de abertura de sentido, procurando explicar também um pouco de contexto histórico, além de enxergar o problema do trabalho escravo por outros ângulos. Apesar de não afirmarmos em momento nenhum que um boicote total ao trabalho escravo seria impraticável, toda a ideia fica implícita ao longo do texto, conforme a apuração vai avançando.਀䐀甀爀愀渀琀攀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀 搀攀 愀戀猀琀攀渀漀 搀攀 愀氀最甀渀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 瘀爀椀漀猀 椀渀猀椀最栀琀猀 猀甀爀最椀爀愀洀⸀ 䴀甀椀琀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀猀 愀瀀愀爀攀挀攀爀愀洀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 猀攀洀愀渀愀猀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 挀栀攀最愀瘀愀 攀洀 挀愀猀愀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 愀渀漀琀愀瘀愀 愀氀最甀洀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀椀爀椀愀猀⸀ 伀 焀甀攀 挀漀渀猀甀洀椀甀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀攀椀砀漀甀 搀攀 挀漀渀猀甀洀椀爀Ⰰ 焀甀攀 猀椀琀甀愀攀猀 瘀椀瘀攀甀Ⰰ 攀琀挀⸀ 䔀猀猀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀瘀愀 渀漀瘀愀猀 椀搀攀椀愀猀 攀 渀漀瘀漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 瀀愀爀愀 愀 愀瀀甀爀愀漀⸀ Um dos desafios da matéria foi entregá-la apurada e conferida dentro do tempo hábil de fechamento do jornal, ou seja, três semanas, por causa do grande volume de dados que surgiram. Por isso, decidimos usar uma técnica que chamamos de “deadline falso” para não correr o risco de atrasar a matéria e toda a edição do jornal. Com este método, conseguimos ter grande parte da matéria escrita muito antes do período de fechamento da edição, o que nos deu oportunidade de conferir todos os dados cerca de três vezes, além de garantir que a narrativa fosse coesa e coerente.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀儀甀愀渀搀漀 愀 椀搀攀椀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀甀爀最椀甀 攀洀 甀洀愀 搀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 搀攀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀漀搀攀爀椀愀 氀攀瘀愀爀 愀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 搀攀 猀攀 氀攀爀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 猀愀戀愀洀漀猀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 焀甀愀氀 爀甀洀漀 猀攀最甀椀爀⸀ 儀甀攀爀愀洀漀猀 焀甀攀Ⰰ 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀猀猀攀 琀爀愀稀攀爀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀愀瘀漀 渀漀 洀甀渀搀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀Ⰰ 攀洀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 椀渀猀琀椀最愀渀琀攀 攀 愀琀爀愀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 渀愀爀爀愀漀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀⸀ Certamente, a reportagem Montado no trabalho escravo não pôde abordar todos os aspectos da escravidão contemporânea, por ser um assunto muito denso e até mesmo abstrato. Entretanto, entendemos que conseguimos problematizar a questão e fazer com que os leitores conseguissem enxergar um assunto que, por vezes, é considerado distante, de forma mais concreta.਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀攀渀琀爀愀氀 攀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 挀漀洀漀 攀猀猀愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 愀昀攀琀愀 愀 琀漀搀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀洀 猀攀爀 瀀攀爀挀攀戀椀搀愀 瀀攀氀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 猀攀 挀漀氀漀挀愀爀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瘀椀瘀椀搀愀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀樀甀搀漀甀 愀 渀愀爀爀愀爀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀 漀 愀甀琀漀爀 搀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 攀洀 戀甀猀挀愀爀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 挀椀琀愀搀漀猀 挀漀洀漀 椀爀爀攀最甀氀愀爀攀猀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 漀氀栀愀爀 搀攀 焀甀攀洀 挀漀洀戀愀琀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀愀瘀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 昀漀椀 挀爀甀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 琀攀渀琀愀爀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 愀 搀椀洀攀渀猀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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PENA, Felipe. O jornalismo Literário como gênero e conceito. Brasília, p. 1-15, 2006. Trabalho apresentado durante o Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom 2006. Universidade Federal de Brasília. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1506-1.pdf. Acesso em: 19 abr. 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一䔀娀Ⰰ 䴀漀渀椀挀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䰀椀琀攀爀爀椀漀㨀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀甀琀漀爀愀氀 攀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀⸀ 䔀猀琀甀搀漀猀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䴀搀椀愀Ⰰ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀Ⰰ 瘀⸀ 㘀Ⰰ 渀⸀ ㄀Ⰰ 瀀⸀㜀㄀ⴀ㠀㌀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 匀攀洀攀猀琀爀愀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀攀爀椀漀搀椀挀漀猀⸀甀昀猀挀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㄀㤀㠀㐀ⴀ㘀㤀㈀㐀⸀㈀  㤀瘀㘀渀㄀瀀㜀㄀⼀㄀ 㐀㄀㠀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  ㈀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䐀伀䴀伀Ⰰ 一椀搀椀愀渀攀 匀愀氀搀愀渀栀愀⸀ 䄀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ 㘀㈀ 昀⸀ 吀䌀䌀 ⠀䜀爀愀搀甀愀漀⤀ ⴀ 䌀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ⴀ 䠀愀戀椀氀椀琀愀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀氀甀洀攀⸀甀昀爀最猀⸀戀爀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀栀愀渀搀氀攀⼀㄀ ㄀㠀㌀⼀㄀㈀㔀㤀㘀㤀⼀   㤀㜀㈀ 㐀㘀⸀瀀搀昀㼀猀攀焀甀攀渀挀攀㴀㄀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㤀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀

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