ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00741</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Outdoor: Cenoura e Bronze</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Vithor Hugo Vezentainer (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Julia Bailer Reinert (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Letícia Theilacker Gadotti (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Luana Pauline Pellin (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Diogo da Rosa Schimitz Silva (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Bruna de Oliveira Carvalho (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Felipe Teixeira Colvara (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Deivi Eduardo Oliari (Centro Universitário Leonardo da Vinci)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Câncer de pele, Cenoura e Bronze, Comunicação Visual, Publicidade e Propaganda, Outdoor</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O outdoor é a principal mídia externa e é utilizado principalmente para a divulgação de campanhas, produtos e serviços. O objetivo principal de uma peça publicitária veiculada em um outdoor é a visualização, interpretação e que consiga chamar atenção do receptor. Com base na interdisciplinaridade das matérias vistas no 1º semestre de 2016 do curso de Publicidade e Propaganda, criamos uma campanha publicitária sobre os riscos do câncer de pele assinada pela marca de protetores e bronzeadores solares Cenoura e Bronze e escolhemos o outdoor como meio de comunicação para veicular nosso anuncio. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Entre os diversos meios de comunicação visual, o principal é o chamado Outdoor. Segundo Armando Santana (2008, p.172):  O outdoor é um resumo da síntese. Uma frase, uma imagem, uma frase e uma imagem que se completam, um slogan, um tema de campanha. Coisas muito resumidas e muito significativas. É uma grande ferramenta da comunicação, geralmente com o tamanho de 9x3 metros e tempo de exposição de duas semanas.  O criador [do outdoor] precisa pensar também nos elementos que estão fora da mídia, que influencia na sua leitura e compreensão. E, no caso do outdoor, existem muitos elementos que podem ser mais atraentes à visão do que a publicidade. É por considerar que ele está no meio da rua, faz parte da paisagem urbana. (...) O outdoor precisa ser mais atraente que a paisagem a sua volta - e isso é apenas parte do desafio. A peça precisa ser chamativa, porém clara e objetiva. (SANT ANNA, ROCHA, DABUL GARCIA, 2008, p.172). Assim sendo, ao longo deste artigo serão apresentados os métodos e técnicas utilizados para o planejamento do outdoor para a Cenoura e Bronze. Seguindo o princípio de agilidade de leitura, fácil interpretação e responsabilidade social da marca que aqui, trata-se dos riscos e complicações causadas pelo câncer de pele. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tratando-se de um trabalho interdisciplinar, fomos orientados pelas seguintes matérias: Fotografia Publicitária, Redação Publicitária, Criação e Design Gráfico, assim como Produção Gráfica. Foi nos dada a tarefa de criar uma campanha de cunho social para um cliente de nossa escolha, fazendo o uso da fotografia still e aplicando-o a diferentes meios de comunicação.  A decisão de que mídia será utilizada é uma arte e uma ciência, razão pela qual muitas empresas contratam especialistas para lidar com essa tarefa . (NICKELS e WOOD, 1996, p. 348). A ampla escolha de mídia ajuda as empresas a alcançar um público-alvo bem específico. Deve haver equilíbrio entre o alcance e a freqüência, de forma a permitir que o público-alvo absorva a mensagem. Os fatores a considerar para a seleção da mídia são: a) levar em conta o uso de mídia pelo público-alvo; b) assegurar-se de que a abordagem criativa e a mídia sejam compatíveis; c) analisar a forma pela quais os concorrentes utilizam à mídia e; d) comparar o alcance e a frequência da mídia que está sendo analisada (NICKELS; WOOD, 1996). As peças criadas foram um anuncio impresso, anuncio digital, mídia alternativa e outdoor. Em relação ao cliente, escolhemos a marca Cenoura e Bronze por se tratar de uma marca consciente e que trabalha bem com a responsabilidade social. Neste trabalho, decidimos não apenas  vender um produto , mas posicionar a marca contra o câncer de pele e alertar a população dos riscos da doença. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A marca brasileira Cenoura e Bronze foi a escolhida por ser a única do país com a mais avançada tecnologia Infra-V, que protege as camadas mais profundas da pele contra os raios solares. Além disso, Cenoura e Bronze é conhecida por apoiar projetos sociais, como o Virna, que incentiva crianças da periferia ao esporte ensinando a importância do uso de protetor solar na prevenção de câncer de pele.  Desde setembro de 2011, o Projeto Virna Vôlei beneficia crianças carentes moradoras dos complexos Pavão e Pavãozinho, no Rio de Janeiro (RJ), com aulas de vôlei de praia. [...] Atualmente, 60 crianças são impactadas pelo projeto e a seleção é feita de acordo com o rendimento escolar. Além de beneficiar os escolhidos, o Projeto Virna Vôlei auxilia o esporte de alto rendimento brasileiro. Cenoura & Bronze também colabora com esse objetivo fornecendo uniformes e protetores solares para as crianças e equipe. (Fonte: site da Cenoura e Bronze - http://cenouraebronze.com.br/virnavolei.php acesso em 07/04/2017.) O câncer de pele foi a doença escolhida para atingir o objetivo de comunicação, por ser hoje o tipo de tumor mais incidente na população. Cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele. Ele é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele. Pessoas que tomaram muito sol ao longo da vida sem proteção adequada têm um risco aumentado para câncer de pele. Isso porque a exposição solar desprotegida agride a pele, causando alterações celulares que podem levar ao câncer. Quanto mais queimaduras solares a pessoa sofreu durante a vida, maior é o risco de ter um câncer de pele. O principal e primeiro sintoma desse tipo de câncer, é o aparecimento de manchas e pintas diferentes na pele. Em dez anos, o número de mortes por câncer de pele cresceu 55% em nosso país, segundo levantamento feito pela reportagem com base em dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Após feita a análise sobre a marca e conceito, foi escolhido a utilização de frutas para fazer os anúncios, já que frutas remetem à saúde, como se estivessem representando uma pessoa, uma delas que usa protetor solar (fruta sem manchas) e a outra que não usa (fruta em decomposição). Assim mostrando a diferença entre elas, e também que não surgem apenas manchas, mas manchas que podem futuramente virar um câncer de pele, e consequentemente matar. As cores alaranjada e amarela foram utilizadas por serem as cores principais dos anúncios feitos pela Cenoura e Bronze, e por ser uma cor vibrante e chamativa que se destaca no cenário urbano quando utilizada em outdoor e ainda, essas cores representam o verão, época do ano em quem há o maior índice de câncer de pele no Brasil.  A mídia exterior é mais eficiente quando consegue ser percebida como relevante nos três aspectos descritos: a) conteúdo  a mensagem é adequada ao meio e tem significado para o consumidor; b) estética  a mídia contribui para a beleza do ambiente, sem agredi-lo e existe respeito pela paisagem e c) função  a mídia por si só oferece uma utilidade para o target, pois de alguma forma, o meio melhora e contribui para a vida do público . (MEIRELLES; FIGUEIREDO, [19--]). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao dispormos as unidades que compunham o outdoor pensamos em dois pontos principais, a imagem e o texto. Era isso que precisávamos para passar nossa mensagem. Para isso utilizamos um fundo em degrade de amarelo e laranja, clean, porém com cores vibrantes, tornando-se assim um anuncio limpo e com um grande poder de atração visual. A imagem, uma fotografia still dos elementos principais do anuncio, foi produzida na matéria de Fotografia Publicitária e posicionada ao lado esquerdo para ser o primeiro elemento a chamar atenção na leitura do outdoor. A posição do texto está disposta de uma forma impactante em fontes grossas e de fácil leitura. Farina (1990.p.175) afirma que:  O poder de fixar a atenção e conseguir do consumidor uma rápida assimilação da mensagem está ligado intimamente à simplicidade da imagem, à sua precisão, ao destaque dado ao fator que mais interesse represente, isto é, ao foco onde se centraliza a ideia a ser assimilada. O objetivo era dar ênfase a forma de cada unidade baseado no princípio da Gestalt, que segundo Gomes:  [...] Pode-se afirmar que um objeto com alta pregnância da forma é um objeto que tende espontaneamente para a estrutura mais simples, mais equilibrada, mais homogênea e mais regular. Apresenta um máximo de harmonia, unificação, clareza formal, e um mínimo de complicação visual na organização de suas partes ou unidades compositivas. [...] Quanto melhor ou mais clara for a organização visual da forma do objeto, em termos de facilidade de compreensão e rapidez de leitura ou interpretação, maior será o seu grau de pregnância.[...] Contraste entre cor do fundo e a cor do texto influencia a leitura visual devido a melhor ou pior pregnância da forma (GOMES, 2009. p. 36 e 37) A ideia foi colocar as frutas no ponto de atenção. O fundo vibrante tem a intenção de tornar o Outdoor chamativo, e assim dar destaque a mensagem principal da campanha. As fotos utilizadas foram produzidas dentro do estúdio oferecido pelo curso de Publicidade e Propaganda da UNIASSELVI, fazendo uso da Câmera Nikon D610, com ISO 100, e velocidade do obturador em 1/125s, abertura f/16, objetiva macro 60 mm. A iluminação utilizada em estúdio foi a de um Soft Box, com cabo sincronizador de flash e isopor nas laterais para rebatimento da luz, ocasionando assim uma luz superior difusa. Todas as fotos foram produzidas em cima de uma mesa especial para fotografia Still. Após a produção das imagens, foram utilizados os softwares de criação e edição de vetores: Corel Drawl X7 e Adobe Photoshop CS6. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o objetivo de fazer uma campanha para conscientização dos riscos do câncer de pele, foram utilizadas frutas em um bom estado de conservação e outras já em estado de decomposição. Estas, representam no conceito a nossa pele, que quando conservada e bem cuidada se mantém saudável e bonita, porém sem os cuidados necessários vai se degradando e adoecendo. As manchas nas frutas que já estão se degradando fazem referência às manchas causadas pelo câncer de pele, pois uma pele já atingida em alto nível da doença tem aspectos parecidos, como as grandes manchas espalhadas, de cores escuras e de péssima aparência. Estas, põe a saúde em maiores riscos, podendo a chegar em melanomas malignos que podem até resultar em morte, se não descoberto antecipadamente e tratado da maneira adequada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Ao finalizar este trabalho interdisciplinar, concluímos que foi muito gratificante o fato de termos envolvido todos os conhecimentos de todas as matérias do semestre em um único trabalho, aplicando o conteúdo passado em sala em uma peça para um cliente real e ainda, com a preocupação de passar uma mensagem de responsabilidade social. Além dos conhecimentos teóricos, aprendemos muito na prática com a pós-produção, reunindo os itens necessários e montando um esboço das peças, depois produzindo a fotografia still em estúdio e ainda todo o processo de pós-produção e edição das imagens e peças. Também podemos aprender muito sobre essa marca que está tão presente no mercado e na casa dos brasileiros, protegendo a população contra os perigos dos raios solares. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 1990.<br><br>MEIRELLES, Renato; FIGUEIREDO, Greice. A marca da mídia. São Paulo: 6° prêmio mídia Estadão. Fundação Armando Álvares Penteado, [19--].<br><br>Melanoma maligno: o câncer de pele que mata. Disponível em: < https://laurorslopes.wordpress.com/2011/01/22/melanoma-maligno-o-cancer-da-pele-que-mata/>. Acesso em 07 de abril de 2017.<br><br>NICKELS, William G.; WOOD, Marian Burk. Marketing: relacionamentos, qualidade, valor. Tradução de Luís Roberto Maia Gonçalves. São Paulo: LTC, 1996. 468 pp.<br><br>Projeto Virna Vôlei. Disponível em: <http://cenouraebronze.com.br/virnavolei.php>. Acesso em 07 de abril de 2017. <br><br>SANT ANNA, ROCHA, DABUL GARCIA. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Pioneira Thomson, 2008.<br><br>Uma pessoa morre a cada 3 horas por câncer de pele. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/brasil/morte-por-cancer-de-pele-cresce-55-em-10-anos/>. Acesso em 07 de abril de 2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>