ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00742</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Por dentro do PIBID: práticas transformadoras da educação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Cláudia KOstetzer (Universidade Regional de Blumenau); Jaine Bagattoli (Universidade Regional de Blumenau); Alessandra Doering Meinicke (Universidade Regional de Blumenau)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Ciências, Docências, Reportagem, Telejornalismo, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho sob título  Por dentro do PIBID: práticas transformadoras da educação tem como objetivo apresentar reportagem sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no programa  Tá Rolando , destacando sua relevância para a educação, o relacionamento que promove entre os estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau (FURB) com os alunos do ensino fundamental de escolas de Blumenau em projetos aplicados ao ensino, ainda na graduação. A reportagem foi elaborada no segundo semestre de 2016, na disciplina de Telejornalismo I por estudantes do curso de jornalismo da FURB em parceria com a FURB TV, emissora da universidade que mostra tudo o que acontece na instituição. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Programas que auxiliam na formação do docente ainda na graduação, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, podem trazer benefícios para quem deseja ser professor. Sendo uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas a estudantes dos cursos de licenciatura, o que proporciona experiências que auxiliam a formar o futuro docente, incentivando-o a desenvolver metodologias inovadoras e que transformem as práticas adotadas nas escolas, acompanhando o perfil do estudante da contemporaneidade. O PIBID é uma iniciativa de aperfeiçoamento e valorização dos professores da educação básica, com o objetivo de elevar a qualidade da formação desses futuros docentes. Inserir os acadêmicos de licenciatura nas escolas de educação básica proporcionando oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas utilizadas dentro das salas de aula. Outro objetivo é incentivar as escolas a participarem ativamente na formação de novos professores e também a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura . O PIBID passou por ameaças com a implantação do governo Temer, o que promoveu o movimento Fica PIBID, fato que chamou a atenção das acadêmicas para a necessidade de retratar de uma maneira colaborativa o que é este programa oferecido para os estudantes e no que ele ajuda na vida acadêmica e na transformação das práticas de ensino e educação nas escolas. Atendendo aos critérios de noticiabilidade que segundo TRAQUINA (2005): [...] valor-notícia responde à preocupação de informar o público dos acontecimentos que são importantes porque têm um impacto sobre a vida das pessoas. (TRAQUINA, 2005, p. 80) Portanto, o PIBID virou pauta do Tá Rolando que por meio da reportagem apresentou o programa, seus objetivos e sua importância, a partir do II Encontro dos Clubes de Ciências de Blumenau, fato que exemplifica a importância desse programa na transformação da educação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo desta reportagem foi abordar de forma mais aprofundada o que é o PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência -, como funciona e como pode auxiliar no desenvolvimento do estudante, ainda na graduação, a se encaminhar para a docência, desenvolvendo e aplicando novas práticas e métodos, com o respaldo da academia. Por meio do programa, o curso de ciências biológicas da FURB promove os clubes de ciências do PIBID e no dia da reportagem os clubes se reuniram em seu segundo encontro municipal, fato que ancorou o Tá Rolando sobre o tema. No primeiro semestre de 2016, o (novo) governo federal avaliou o segundo ano de implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), em que o Ministério da Educação (MEC) defendeu a revisão de programas educacionais como o PIBID, com possíveis cortes orçamentários. Na época a justificativa foi de que essas verbas serviriam para aumentar o investimento por aluno destinado a estados e municípios. Essa atitude do governo fez nascer um movimento em sinal de protesto reivindicando a permanência do programa de bolsa, o famoso Fica PIBID. Com o crescimento dessa hashtag nas redes sociais e diversas campanhas nas universidades, o assunto foi considerado de grande relevância e teve início o trabalho de apuração para apresentar o PIBID ao público do programa Tá Rolando, formado por acadêmicos da universidade e comunidade em geral, pois é veiculado em canal aberto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Levando em consideração a importância do programa de bolsa para o graduando em cursos de licenciatura e a sua intenção de transformação de metodologias nas escolas, este trabalho apresenta desde o seu funcionamento na universidade até exemplos práticos de como o PIBID pode auxiliar na formação do acadêmico, futuro professor e no incentivo aos estudos aos alunos do ensino fundamental. O Brasil vivencia, atualmente, momentos intensos na política, e se fez necessário um esclarecimento quanto ao programa e também quanto à intenção do governo federal de promover cortes e redirecionar investimentos. Graças ao esforço das IES e dos estudantes que recebem as bolsas, o PIBID permaneceu de pé. Pela relevância que apresenta, o assunto foi pauta da grande mídia e figurou em jornais impressos, televisão, rádio e internet. Em sua defesa, de acordo com Silva; Chagas e Alves (s.d. / p.2),  a forma da ação pedagógica é influenciada diretamente por características pessoais e pelo percurso de vida profissional e acadêmico de cada professor, seja iniciante ou não . O envolvimento dos futuros docentes com práticas pedagógicas mais dinâmicas e focadas no protagonismo dos estudantes referencia a importância do PIBID e é o foco deste trabalho, explorado na reportagem televisiva que apresentou o programa de bolsas no Tá Rolando e evidenciou a relação dos acadêmicos de graduação com os alunos de ensino fundamental e médio. Os clubes de ciências é uma das atividades propostas pelo programa, em que os clubistas, como são chamadas as crianças e adolescentes das escolas que participam do programa, se empenham ao máximo para aprender novidades, aprofundar o que já sabem e admirar o  desconhecido nas aulas com os pibidianos. Como destaca Cremilda Medina,  na formação do educando, em todos os níveis de escolaridade, um dos maiores desafios é a motivação da iniciativa que transforma a situação aparentemente imutável (MEDINA, 2003, p.90). A observação ratifica a importância do PIBID e da sua narrativa por meio deste trabalho para a cidade de Blumenau, pois registra o que diz respeito à educação que é proporcionada aos educandos, crianças e adolescentes, do município e região, uma vez que o PIBID abrange cidades vizinhas como Pomerode, Gaspar, Ilhota e Indaial. A reportagem produzida pelas acadêmicas  então no quarto semestre do curso de jornalismo da FURB - foi elaborada com o objetivo de mostrar a importância que este programa tem para a universidade e para a comunidade em geral, inspiradas pelo que diz Olga Curado (2002), notícia é a informação que tem relevância para o público. Em nove minutos e quatro segundos de duração, são apresentadas informações sobre os clubes de ciências do PIBID, em que os pibidianos dão seus depoimentos em forma de entrevista, sobre o que ensinam nas aulas, os métodos utilizados em sala com os alunos e a satisfação em ver o resultado no II Encontro Municipal dos Clubes de Ciências de Blumenau. Os clubistas deram sua colaboração mostrando entusiasmo nas apresentações de trabalhos que foram estudados e produzidos durante as aulas, e registrados pela equipe de reportagem do Tá Rolando com a participação das acadêmicas de jornalismo. Outras fontes consultadas para a elaboração da reportagem foram os professores que supervisionam os bolsistas para avaliar seu desempenho com as crianças e adolescentes. Os professores foram entrevistados pelas acadêmicas, pois, ainda de acordo com Olga Curado (2002), a entrevista é a maior fonte de informação jornalística e com a colaboração dos professores, a reportagem pode esclarecer o funcionamento dos clubes de ciências no projeto e como o PIBID pode ajudar na formação de novos docentes. Para tanto, a reportagem consiste em explicar o que é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, PIBID para que o público que acompanha FURB TV e/ou o canal no YouTube possa compreender o sentido deste programa de bolsas na universidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No início do segundo semestre de 2016, nas primeiras aulas de Telejornalismo I com a professora Alessandra Doering Meinicke foi apresentada aos estudantes a proposta de participação nas edições semanais do programa Tá Rolando, vinculada ao plano de ensino da disciplina e que constava desde a elaboração da pauta até a conclusão da reportagem, passando pelas etapas de apuração, redação, roteiro e participação na edição. A sala foi dividida em equipes e cada equipe estava livre para escolher as suas pautas ao programa, bem como definir quais funções cada membro exerceria na sua realização. Por indicação da acadêmica Jaine Bagattoli - dupla com a acadêmica Ana Cláudia Kostetzer  o tema clubes de ciências do PIBID surgiu como pauta. A primeira fonte consultada foi um amigo em comum, Quirino Hugo Schmitz que é bolsista do PIBID. Em conversas, Quirino detalhou os dias em que ocorriam as atividades dos clubes de ciências e como funcionavam. Ainda, a professora Daniela Tomio, que na época era coordenadora dos encontros de clubes de ciências do PIBID, falou sobre o segundo encontro organizado por ela na Escola Básica Municipal Quintino Bocaiúva, localizado no bairro Testo Salto, em Blumenau, na divisa com a cidade de Pomerode. Tendo essas informações colhidas, as acadêmicas iniciaram o processo de produção da reportagem, que levou em torno de duas semanas e serviu para a reunião de ideias e informações, de forma que a pauta ficasse organizada da melhor forma possível. Conforme Traquina, As notícias são o resultado de um processo de produção, definido como a percepção, seleção e transformação de uma matéria-prima (os acontecimentos) num produto (as notícias). (TRAQUINA: 1999, p. 169) Assim, as acadêmicas desenvolveram um pré-roteiro com possíveis entrevistados e perguntas para o dia da reportagem, incluindo a descrição do que seria captado pela câmera. Com isso, chegando ao local, as acadêmicas perceberam que a abordagem com os entrevistados ficou facilitada, e assim, agilizando o processo de apuração. Ficou definido também que a acadêmica Ana Cláudia Kostetzer seria a repórter, por se identificar com a função. E as duas acadêmicas juntas (Ana Cláudia e Jaine Bagattoli) formulariam as perguntas, iriam atrás de fontes e entrevistados, fariam a apuração e ajudariam na edição. No dia 30 de novembro, às 13h, as estudantes de jornalismo Jaine e Ana Cláudia se deslocaram até a escola Quintino Bocaiúva, onde encontraram com o cinegrafista da FURB TV, Filipe Andrade, para dar início à captação de imagens, entrevistas, apuração e coleta de dados. O programa Tá Rolando é feito em uma linguagem coloquial, tem entrevistas, offs cobertos com imagens e, se necessários, artes gráficas para ilustração. Para seguir a linha do programa, a reportagem foi produzida nesse estilo, e assim, colocando em prática as técnicas aprendidas em sala de aula. Para Barbeiro (2002, p. 97): Na TV, bem como no rádio, o texto deve ser coloquial e o jornalista precisa ter em mente que está contando uma história para alguém; mas existe uma diferença fundamental: o casamento da palavra com a imagem. É a sensibilidade do jornalista que vai fazer essa "união" atingir o objetivo de levar ao ar uma informação fácil de ser compreendida pelo telespectador. (BARBEIRO , 2002, p. 97). No local do evento, as fontes (professores, pibidianos e clubistas), foram selecionadas e abordadas. Enquanto isso, o cinegrafista Filipe Andrade fazia a captação das imagens, de acordo com as orientações das acadêmicas, registrando explicações, experimentos, dinâmicas, conversas, etc. O II Encontro de Clubes de Ciências do PIBID contou com diversas atividades e os entrevistados tinham várias tarefas a cumprir naquela tarde, o que rendeu boas imagens e entrevistas à reportagem, feitas a partir da disponibilidade de cada entrevistado. Com isso, as entrevistas foram finalizadas somente ao final do evento, proporcionado às acadêmicas a observação do evento, contribuindo para a apuração das informações e o resultado final do trabalho. Em outro momento, também foi preciso entrevistar a coordenadora geral do PIBID na FURB, reforçando o que diz Olga Curado (2002), que a entrevista propicia uma relação dinâmica com a autoridade informativa, aquela que pode esclarecer sobre a natureza e mecânica dos acontecimentos. A entrevista com a coordenadora foi realizada no dia 5 de dezembro, às 14h, em seu escritório. Para a captação desta entrevista, as acadêmicas utilizaram os equipamentos (câmera e microfone) do laboratório de vídeo da universidade, local em que são ministradas as aulas de telejornalismo, exercitando também a função de repórter-cinematográfico. Munidas com o roteiro de perguntas a serem feitas para a coordenadora, as acadêmicas dividiram as tarefas e coube a estudante Jaine Bagattoli operar a câmera, enquanto a acadêmica Ana Cláudia Kostetzer conduziu a entrevista. As imagens coletadas para a reportagem foram feitas com câmeras profissionais da FURB TV e da universidade, disponibilizadas pelo laboratório de vídeo e à disposição dos alunos de jornalismo para a realização do Tá Rolando. Terminada a parte de captação de imagens e entrevistas, as acadêmicas iniciaram a escrita do roteiro. Orientadas pelo que sugere Barbeiro (2002, p. 95) que diz que ...o texto jornalístico, seja em veículo impresso ou eletrônico, deve ser claro, conciso, direto, preciso, simples e objetivo. São normas universais, de absoluto consenso em TV, rádio, Internet, jornal ou revista. (BARBEIRO, 2002, P. 95) Com a escrita dos offs inicia a edição da reportagem, em que se define em que sequência serão usadas as entrevistas e imagens. Primeiramente, as acadêmicas redigiram as informações para então, no dia 7 de dezembro, se reunirem com a professora Alessandra Meinicke para receber as orientações e promover as alterações necessárias para o programa ir ao ar. Em seguida, foi feita a gravação dos offs pela acadêmica Ana Cláudia Kostetzer. A edição do programa foi realizada no dia 9 de dezembro por Marcio Miglioli e Roberto Jantsch, funcionários da FURB TV, com o acompanhamento das acadêmicas. A televisão da universidade atua em parceria com o Tá Rolando e acolhe os estudantes para propiciar a vivência deste processo, seguindo, porém, as orientações que estão no roteiro elaborado pelos estudantes em conjunto com a professora da disciplina. No dia 14 de dezembro a edição do Tá Rolando sobre o PIBID foi ao ar pela FURB TV. Como acontece com todas as edições do programa, no dia seguinte foi disponibilizado no canal do YouTube , o que permite ao programa ampliar o alcance do seu público-alvo, formado, em sua maioria, por jovens universitários. No canal do YouTube, o Tá Rolando sobre o PIBID contabiliza 306 visualizações. Já o alcance do canal aberto operado pela Universidade de Blumenau é estimado em 500 mil pessoas, compreendendo Blumenau e região. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A reportagem foi produzida em um período de duas semanas e quatro dias sendo a primeira semana utilizada para desenvolver a pauta e captar imagens do II Encontro Municipal de Clubes de Ciências do PIBID e o restante para produção do roteiro e edição até chegar ao produto final, contabilizando nove minutos e quatro segundos. O formato do programa Tá Rolando é de grande reportagem, para dar aprofundamento aos conteúdos abordados e para treinar os acadêmicos de jornalismo nas rotinas produtivas da televisão, desde pauta, apuração, gravação, escrita do roteiro e edição. A partir de um cronograma pré-estabelecido pela equipe foram organizadas as etapas, iniciando com a captação de imagens e entrevistas no dia 30 de novembro, dia do evento na Escola Básica Municipal Quintino Bocaiuva, em Blumenau, e também em dias agendados com outros entrevistados que não estiveram presentes no evento. No dia do encontro de clubes de ciências foram captadas imagens das apresentações e experimentos que cada clube estava produzindo (organizado em formato de feira, no encontro cada clube tinha um espaço delimitado nos corredores da escola para apresentar o trabalho desenvolvido sob orientação dos pibidianos). Também foram gravadas entrevistas com professores, acadêmicos da FURB e alunos de escolas municipais participantes desse projeto. A coordenadora geral do PIBID da FURB, Gicele Maria Cervi foi entrevistada no dia 5 de dezembro para relatar ao Tá Rolando as questões mais técnicas sobre o programa de bolsas, buscando esclarecer aos telespectadores o que é o PIBID, para que ele serve e como funciona. Segundo Fontcuberta (1993), A notícia é uma forma de ver, perceber e conceber a realidade. É um autêntico sintoma social e a análise de sua produção lança muitas pistas sobre o mundo que nos cerca. (FONTCUBERTA, 1993, P. 12) Nas imagens abordadas na reportagem foram utilizados diferentes planos e enquadramentos. Para registrar imagens do evento, dos experimentos realizados e da escola em geral, as acadêmicas orientaram o cinegrafista para o uso do plano geral. Já o primeiro plano foi utilizado nas entrevistas cedidas pelos participantes do PIBID. Tanto as imagens em plano geral como as em close, são coloridas e nítidas, mantendo o padrão reportagem para TV e para YouTube. O produto final está organizado em imagens, entrevistas, passagens e offs. Os conceitos abordados nas entrevistas foram: o que é o PIBID, como ele funciona, de que forma ele auxilia na formação acadêmica dos futuros docentes, de que forma ele é benéfico para os alunos das escolas públicas, como acontece a interação entre os pibidianos e os clubistas. Na reportagem em questão, foram abordados os clubes de todas as licenciaturas, mas focando principalmente nos clubes de ciências, realizados pelo curso de ciências biológicas, por ser de grande destaque na Universidade de Blumenau e por ter realizado o II Encontro dos Clubes de Ciências. A estrutura da reportagem segue o padrão desenvolvido pela disciplina de telejornalismo 1, em que imagens, entrevistas, passagens e offs precisam estar enganchados. Começa com a passagem da repórter Ana Cláudia Kostetzer, contextualizando o assunto que será abordado pela edição do programa. Em seguida, são exibidas imagens da escola Quintino Bocaiuva, onde aconteceu o encontro de clubes de ciências, com o off explicando o evento, seu objetivo e como ele está relacionado com o PIBID. Depois, uma entrevista com a professora Daniela Tomio, coordenadora do encontro de clube de ciências e do PIBID de ciências, explica a importância da realização de um evento como esse, a importância da interação entre os clubes de outras quatro escolas da região, a fim de que os clubes de uma escola saibam como funcionam os clubes das outras escolas e quais as atividades realizam. Cada clube tem um nome próprio, escolhido pelos educandos juntamente com os bolsistas do PIBID. Da escola Machado de Assis vem o clube Fritz Muller, da Leoberto Leal é o clube Girassol, na Quintino Bocaiúva são os Piratas do Universo e na Pedro I, os Gatos do Mato. Todas essas informações constam no off que juntamente com as imagens ajudam o espectador a compreender e conhecer os membros dos clubes  tanto os estudantes das escolas e quanto os bolsistas da universidade. A reportagem segue com alguns offs explicando o funcionamento do programa de bolsas de iniciação a docência com entrevistas dos acadêmicos do curso de ciências biológicas, Bruna Hamann e Randi Raddatz. Os entrevistados explicitaram a importância do PIBID para a formação dos futuros professores. Para um melhor entendimento sobre a visão dos clubistas em relação ao projeto, foi produzido um off falando sobre os clubistas seguido de uma entrevista em que a aluna Camillie Oliveira relata como é participar do clube Girassol e a diferença que o projeto tem das aulas convencionais. As atividades e estudos realizados nas escolas foram explicados em outro off em que é retratado o que é ensinado aos alunos durante os encontros com os bolsistas do PIBID. De que forma é ensinado e de que forma isso se diferencia das aulas padrão em que os alunos estão acostumados. Para complementar, uma supervisora do PIBID, que é professora em escola pública, fala da importância de trazer a universidade para dentro da escola, para a formação dos acadêmicos, para os alunos e também para os professores, que vivenciam uma experiência diferenciada. Em seguida, um off mostra quais cursos da Universidade de Blumenau oferecem a bolsa do PIBID, ilustrado por uma arte gráfica citando os nomes dos cursos de licenciatura. Seguido de uma entrevista com a coordenadora geral do PIBID na Universidade, Gicele Maria Cervi, explicando questões técnicas, como funciona, de onde vem a verba entre outras considerações. Para poder participar do PIBID, seja acadêmico, professor universitário ou professor de escola pública, se deve participar de um edital, informações que são repassadas em off e ratificadas pela explicação da coordenadora geral do PIBID, Gicele Maria Cervi. Para encerrar, um off sintetiza a importância do PIBID e do clube de ciências, seguido de entrevistas do clubista Daniel Lucas Zunino, o restante da entrevista com a clubista Camillie Oliveira, Bruna Hamann e Randi Raddatz (pibidianos), com depoimentos sobre porque participam do programa de bolsas. Após a captação de todas as imagens e entrevistas necessárias para a realização da reportagem, passou-se a etapa de redação e escrita do roteiro para, depois, fazer a edição. As fontes utilizadas pelas acadêmicas foram primárias e secundárias, com informações obtidas por meio de entrevistas realizadas, do site oficial do programa, de trabalhos científicos e dos blogs que cada clube de ciências mantém. O roteiro escrito pelas acadêmicas foi apresentado à professora de Telejornalismo I, Alessandra Doering Meinicke, que supervisiona todo o processo produtivo do Tá Rolando. As imagens foram feitas por Filipe Andrade, cinegrafista da FURB TV, sob orientação das acadêmicas, bem como a edição de imagens e artes gráficas foram feitas por Marcio Miglioli e Roberto Jantsch, também funcionários da FURB TV, parceira na realização do programa de TV. O comprometimento da equipe (acadêmicas, professora, cinegrafista e editores), foi fundamental para a qualidade do produto final. Também foi importante o cumprimento dos prazos de entrega, que foi pré-estabelecido pela professora Alessandra. O programa foi ao ar no dia 14 de dezembro, na FURB TV, afiliada da TV Cultura, e no dia seguinte foi para o canal do Tá Rolando no YouTube, que está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=48UBkM0FvWo </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A reportagem produzida pelas acadêmicas do curso de jornalismo da Universidade Regional de Blumenau, Jaine Bagattoli e Ana Cláudia Kostetzer, para o programa Tá Rolando, veiculado pela FURB TV (emissora da universidade) e no canal do YouTube, abordou um tema que foi considerado relevante pelas alunas por ser alvo de uma discussão - na época - recente. Levando em consideração que o público-alvo principal do programa Tá Rolando é a comunidade universitária, o tema PIBID, foi considerado relevante. Sendo uma bolsa exclusiva para acadêmicos dos cursos de licenciatura, a reportagem buscou informar aos que não conhecem o PIBID sobre sua importância e potencial transformador. Também foram abordados na reportagem os principais aspectos do funcionamento da bolsa de iniciação à docência: o que é, como funciona, quem pode participar e qual sua importância para a formação de futuros professores. Esses esclarecimentos ajudaram as acadêmicas responsáveis pela produção deste Tá Rolando a apurar informações, colocando a teoria na prática. Desde a pauta, apuração, entrevistas e redação as acadêmicas foram responsáveis por todo o processo de produção da reportagem. Deste modo, além da importância e relevância do conteúdo em si, a reportagem serviu como uma forma de praticar as técnicas jornalísticas voltadas para o telejornalismo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de radiojornalismo: produção, ética e Internet. 2. ed. Rio De Janeiro : Campus, 2001. 185p.<br><br>BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de telejornalismo: os segredos da notícia na TV. Rio de Janeiro : Campus, 2002. 252p.<br><br>CURADO, Olga. A notícia na TV: o dia-a-dia de quem faz telejornalismo. São Paulo : Alegro, 2002. 194p.<br><br>FONTCUBERTA, Mar de. La notícia. Pistas para percibir el mundo. Barcelona: Paidós, 1993.<br><br>MEDINA, Cremilda de Araujo. A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano. São Paulo : Summus, 2003. 152 p.<br><br>SILVA, Juliete Guedes da; CHAGAS, Leandro Marcelo Cassimiro das; ALVES, Maria da Penha Casado. PIBID: A experiência na sala de aula da formação inicial de professores. Rio Grande do Norte. s.d.<br><br>TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Volume1. Florianópolis: Insular, 2005.<br><br>TRAQUINA, Nelson. Jornalismo: questões, teorias e ´estórias´. 2. ed. Lisboa : Vega, 1999. 360 p. (Comunicação & linguagens).<br><br> Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid><br><br> </td></tr></table></body></html>