ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00745</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Identidade Corporativa: Ágata Cosméticos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Alan Diego Hordina (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Mariah Luisa Baehr (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Fernanda Silva Vieira (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Pedro Erminio Bento (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Diogo da Rosa Schimitz Silva (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Bruna de Oliveira Carvalho (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Allan dos Santos Slusarz (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Deivi Eduardo Oliari (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Felipe Teixeira Colvara (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Alexandre da Conceição (Centro Universitário Leonardo da Vinci)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Beleza, Cosméticos, Identidade Corporativa, Pedras Preciosas, Saúde</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos acadêmicos tem como objetivo desenvolver uma identidade corporativa utilizando-se dos processos de construção de uma marca, baseando-se nos fundamentos de Design Gráfico, Semiótica, Comportamento do Consumidor, Redação e Teorias de Gestalt. Diante disso, o trabalho apresenta o estudo de caso para verificar a forma mais criativa de se chegar ao público e alcançar os objetivos propostos de forma diferenciada e competitiva. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho interdisciplinar foi proposto na disciplina de Design Gráfico e desenvolvido através da disciplina de Computação Gráfica, Semiótica, Redação Publicitária I e II, Fundamentos de Marketing e Pesquisa em Comunicação e Comportamento do Consumidor do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Leonardo da Vinci  UNIASSELVI, com base em um briefing real. Após um estudo das necessidades do briefing, foi possível a construção de uma identidade corporativa aplicando as Leis de Gestalt nos processos de criação e comunicação necessárias para uma marca. O presente trabalho apresenta todo o posicionamento, conceitos e objetivos da empresa de cosméticos ÁGATA, além de manuais de elementos básicos e adicionais, adicionados à parte, que complementam o artigo científico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo da identidade corporativa desenvolvido é mostrar as importantes técnicas aprendidas durante o curso, demonstrando de maneira prática a produção de uma identidade corporativa muito ampla: desde como a marca será inserida no mercado, seus valores, ideias, diferenciais, concorrência, aspectos sociais, etc, além de possuir um anúncio impresso, a marca e um manual de elementos básicos e adicionais da marca. Um manual de elementos básicos e adicionais da marca é indispensável. A marca possui uma parte fundamental no processo de comunicação, por isso, é importante o uso padronizado da marca. Do contrário, as variadas versões e erros frequentes de aplicação prejudicam a imagem da marca, e por conseguinte, a imagem da empresa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo MARTINS, José Roberto (2006, p. 108): As empresas, querendo ou não, integram-se cada vez mais à sociedade, que está cada vez mais crítica em relação ao comportamento e às ações organizacionais. Isso é irreversível. Portanto, somente as empresas que produzem bens e serviços altamente competitivos, de qualidade e endossados pela sociedade, terão chances de sobrevivência. Por isso, devemos tratar a identidade corporativa como uma atividade complexa, que compreende muito mais que o design de embalagens, os nomes e até os produtos. É preciso gerir o negócio em linha com os compromissos da organização com o seu meio. Criou-se uma linha de cosméticos medicinais voltados a estética corporal, problemas de pele e também psicológicos, buscando valorizar não somente a beleza, mas também o bem-estar físico e mental de quem faz uso. Através dos produtos com cunho medicamentosos, a marca busca trazer benefícios não somente na área da estética, mas também se preocupa em tratar situações específicas dos seus clientes, trazendo o benefício das pedras e minerais nos compostos de seus produtos. A composição dos seus cremes possuem ervas relaxantes ou estimulantes, além disso, a marca disponibiliza um spa com tratamentos especializados para que seus clientes possam testar toda linha de cosméticos, aproximando e agradando qualquer pessoa interessada em conhecer seus produtos. Perez (2004, p. 48) afirma que: Cada marca tem sua própria mitologia de marca, com seu próprio e único inventário de imagens reais e mentais, símbolos, sensações e emoções, distinguindo-se assim de concorrentes de mesma segmentação de mercado. A linha de cuidados com a pele traz hidratantes, vitaminas, e proteção para o máximo de beleza e cuidado em sua pele. A linha de perfumaria pode trazer vários benefícios, além das fragrâncias serem bastante diversificadas, seus aromas auxiliam na fluidez mental, acalmam e trazem uma sensação de bem estar. A linha de maquiagem busca diferenciação através dos compostos que conciliam beleza e tratamento. Suas bases, primers e corretivos possuem fatores de proteção solar e compostos que auxiliam na hidratação, possuindo ervas relaxantes ou estimulantes. A paleta de cores conta com uma variedade de tons tanto para o dia quanto para a noite, trazendo um ar de sofisticação e empoderamento para quem faz uso. O diferencial da marca é a preocupação com o cliente, tratando de problemas comuns e trazendo mais beleza para as pessoas. A marca possui toda uma linha de produtos e subprodutos com o aspecto de benefício de cura corporal e espiritual/mental. Segundo Theodore Levitt (1985-2007, p. 108): A maneira pela qual o produto é apresentado e como é apresentado e por quem, tudo isso são partes do próprio produto, porque são os elementos pelos quais o cliente decide por fim comprar ou rejeitar. A empresa dispõe de produtos voltados para todas as pessoas, sem segregação de gênero, raça ou etnia. Ela acredita que a beleza está no ser, e isso é próprio de cada indivíduo, seja você mesmo, seja quem você quer ser. Além dos produtos e linhas  comuns que uma marca de cosmético deve oferecer, a marca conta com o atendimento diferenciado especializado para os principais problemas de pele. Todos os produtos são voltados para o tratamento e auxílio dos mais variados problemas causados pela vida urbana, como stress, depressão, entre outros. A marca visa adentrar na zona de conforto do cliente, trazendo um acompanhamento além do produto, mas uma análise da necessidade do cliente, identificação de uma solução através do uso do(s) produto(s) da marca e assim, a fidelização com o cliente. Suas atendentes são treinadas para lidar com as mais diversas situações do dia a dia, procurando um contato mais próximo com o cliente instigando e conhecendo seus problemas, fazendo com que o tratamento seja alcançado de uma forma simples, criando um ambiente seguro, confiável e acolhedor.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O briefing passado em sala de aula estava bem claro: a marca a ser produzida busca ser referência em produtos estéticos e perfumaria. Para o cliente, a beleza transforma, contagia, cria relações e encanta. O público são mulheres independentes que buscam sofisticação, status e inovação em seus produtos e lojas. Partindo deste princípio, o primeiro insight que tivemos foi em relação à ideia criativa, ao diferencial da marca. Para isso, foram feitas muitas pesquisas de mercado, concorrência, era preciso conhecer ao máximo o que o consumidor está vivendo, o que nosso mercado está oferecendo e qual o desejo de nossos consumidores no segmento. Era preciso transformar os pontos negativos de nossos concorrentes à pontos positivos e estratégias em nossa marca. A partir dessa coleta de dados, foram realizadas algumas pesquisas de campo. No momento em que toda a identidade corporativa da empresa estava solucionada e posicionada; a marca, anúncio impresso e manual vieram em seguida, apenas complementando tudo o que já havíamos feito. Toda parte gráfica produzida foram resultados de muitas pesquisas e análise de comportamento do consumidor. O trabalho é bem estruturado e há justificação para tudo o que produzimos. A marca, anúncio impresso e manual de elementos básicos e adicionais foram produzidos no CorelDRAW X8, com o auxílio do Adobe Photoshop CS6. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">MARTINS, José Roberto (2006, p. 107), afirma que: A identidade pode ser expressa nos nomes, símbolos, cores e ritos de passagem dos quais as organizações se utilizam para distinguirem a si mesmas ou as suas diferenças, em direção às necessidades dos seus públicos. 5.1 NOME Na marca, o nome Ágata possui significado ambíguo, ou seja, há diferentes sentidos. Podemos classificar dois sentidos. O primeiro sentido é de Ágata como um nome utilizado em território brasileiro. O termo Ágata tem origem a partir do nome grego Agathe, derivado da palavra agathós, que quer dizer  bom . Já o segundo sentido é de Ágata como nome de uma pedra preciosa. A pedra Ágata é conhecida como um cristal de cura. A pedra é transmissora de equilíbrio emocional/mental e físico, ajuda a perceber a verdade sobre si mesmo, a despertar amor, promove o crescimento espiritual e a estabilidade interior, ajuda a encontrar soluções e encoraja a calma e a contemplação. E não somente pela beleza da pedra em si, como qualidade de um objeto com valores místicos, poderia chamar a atenção do público pela sensação de mistério que envolve o indivíduo com o objeto. Portanto, ambos os sentidos estão conciliando entre si, para uma empresa de cosméticos que busca posicionamento em beleza e cuidados específicos com seus consumidores. 5.2 SLOGAN Analisando a realidade que a marca se encontra, percebeu-se a preocupação da mesma com a beleza. Não somente com a beleza estética do perfil pautado no briefing, mas além disso. A marca entende que a beleza existe nas mais diversas formas, nas mais diversas cores e gêneros, sendo assim, intrínseca ao ser. O slogan  Beleza em ser faz jus à ideia de que há beleza em ser, simplesmente ser, de uma forma ou de outra. Também, num país tão diversificado como o Brasil, tentar segregar apenas um tipo de beleza é uma tarefa difícil. Por tal, a ideia da marca para o slogan vai de encontro com essa realidade, ao dizer que a beleza está em existir e ser. 5.3 LOGO Após pesquisas e buscas por caminhos que poderiam levar a marca a possuir uma logo que remetesse aos seus conceitos e ideias, chegou-se a uma ideia de logo com cores e formas que se aproximasse ao aspecto estético crivado no briefing. Trazer toda o encantamento e glamour que uma marca de cosméticos precisa ter, além de tornar a logo a força da marca, no sentido de que a cor rosa, por sua vez, é a cor que mais se destaca em um ambiente de higiêne, criando harmonia com a feminilidade e ao mesmo tempo possuindo algo glamuroso. Os traços formam um frasco de perfume, criado através de apenas um traço que forma um ciclo, dando sensação de presença para o público, e com o detalhe de uma tampa em formato de pedra preciosa acima, ligando o nome da marca com o objeto central do conceito. A junção dessas características permitem que o público memorize esses detalhes e associe com a marca. 5.4 APLICAÇÃO DAS TEORIAS DE GESTALT A marca apresenta em sua identidade visual elementos distintos por unidades que por sua vez são: a tampa do frasco juntamente com o traçado da embalagem de um perfume (vidro) em cor ouro rosé formando uma unidade geral para o símbolo. Abaixo, juntos por semelhança, cada letra é uma unidade formando apenas uma unidade para o nome. As formas e cores distintas podem ser percebidas através do conceito de proximidade. O tracejado do frasco em cor ouro rosé está sendo executado através do conceito de segragação e boa continuação. Boa continuidade pelo fato de os olhos conseguirem seguir infinitamente o caminho que o traço se dispõe no espaço do logo. Segregação no fato de conseguir ser observado um frasco de perfume, pela forma retangular ao meio das voltas do traço. Após analisar esses detalhes resultantes de segregação, boa continuidade e semelhança, pode-se entender que há pregnância da forma - linha pela simplicidade, regularidade e harmonia, gerando um maior entendimento dos elementos dispostos na logo. Numa análise das categorias conceituais, a logo apresenta harmonia na disposição do símbolo em relação ao nome. Juntamente com a harmonia, há também as forças de equilíbrio de simetria observadas pelas voltas do tracejado. Duas voltas na parte de cima, duas na de baixo assim como duas ao lado direito e duas ao lado esquerdo formando o retângulo do frasco. É do ideal da marca a utilização das cores diferentes para o frasco e a tampa do mesmo, justamente para haver essas segmentações entre observar a tampa como uma pedra preciosa e o frasco como uma infinidade de sentimento, gerando assim um contraste por cor. A cor da tampa traz uma passividade pela tonalidade do cinza, que também remete a pedra ágata. A cor do frasco vem de encontro com a ideia de feminilidade e visibilidade em ambiente propiciado a higiene, e por haver uma nuance de três tons de ouro rosé, caracterizado pelo conceito de Contraste por Luz e Tom, resulta na quebra de uma uniformidade do tracejado, a fim de trazer mais expressão ao elemento através da ausência e presença de luz, formando o brilho do ouro rosé. Podemos identificar o contraste de ritmo e contraste vertical e horizontal no símbolo da marca. Em contraste de ritmo, temos a sensação de continuidade pela linha sem interrupções, já em contraste vertical e horizontal, podemos definir os eixos do símbolo, que causam leveza e solidez ao mesmo tempo. 5.5 ANÚNCIO IMPRESSO O anúncio impresso desenvolvido é de página dupla. Na página da esquerda, a modelo (Winnie Harlow), e na página da direita um breve conceito da marca. Tendo como base a ideia de que a marca busca demonstrar realização pessoal através de seus produtos, leveza e glamour, o anúncio impresso foi produzido. Winnie Harlow é uma mulher com vitiligo. O vitiligo é caracterizado por manchas brancas que aparecem na pele. É uma doença que não apresenta riscos importantes à saúde, mas provoca desconforto estético muito grande, dependendo de onde as manchas são manifestadas. A ideia da modelo em uma das páginas da marca é mostrar que os produtos da marca podem elevar sua auto-estima e também proteger e cuidar, através de cosméticos que possuem ingredientes calmantes, e até mesmo as maquiagens que podem amenizar e evidenciar outras partes do corpo. Os cosméticos possuem fator alto de proteção contra radiação solar, o que pode ajudar no vitiligo e em outras doenças de pele. A ideia é mostrar que mesmo tendo um problema de pele que ainda existe repúdio em nosso dia-a-dia, as pessoas com vitiligo podem se sentir únicas, de bem com a vida, como a modelo está. Na página seguinte há uma breve informação sobre a marca, demonstrando o que a marca oferece a seus consumidores, evidenciando a principal ideia da marca: tratamento com pedras preciosas. O visual clean, sem muitas cores e contrastes, é justamente para dar ideia de sutileza. Em nosso anúncio impresso, a ideia proposta em 3.6 Aspectos Sociais, se faz presente. É um anúncio que pode ser veiculado em revistas comuns e revistas em braille, pois contém as duas formas de linguagem. Mesmo que uma pessoa deficiente não vá folhear uma revista normal para procurar apenas o anúncio da Ágata Cosméticos, pessoas próximas que não possuem a doença podem visualizar e mostrar. A ideia é não fazer separações de públicos, é a união, já que ambos os públicos podem usufruir dos cosméticos. Segundo Munari (1997, p. 8): Todos estes aspectos da comunicação visual têm, no entanto, uma coisa em comum (...): a objetividade. Se a imagem usada para certa mensagem não é objetiva, tem muito menos possibilidades de comunicação visual: é necessário que a imagem usada seja legível para todos e por todos da mesma maneira; caso contrário não há comunicação visual, aliás, não há nem mesmo comunicação: há confusão visual. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Acima de todas as dificuldades que se pôde enfrentar ao decorrer deste trabalho, foi possível se aproximar da realidade dessa área do design gráfico tão importante para a comunicação nos dias de hoje. Foi possível o conhecimento de novas áreas e características que puderam expandir a bagagem de conhecimento do grupo, através das pesquisas formais e informais, não somente por softwares e computadores, mas também pesquisas de campo que puderam fomentar este projeto, graças às várias disciplinas envolvidas para a realização deste trabalho. Por conseguinte, o trabalho resultou num progresso na absorção dos conhecimentos obtidos ao decorrer do curso, instigando aos integrantes a buscarem maior entendimento do assunto e a aplicação do mesmo de forma mais prática. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">COBRA, Marcos. Administração de marketing no brasil. 3. ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2009.<br><br>Conta Corrente. Disponível em: < http://g1.globo.com/globo-news/contacorrente/noticia/2015/03/setor-de-higiene-perfumaria-e-cosmeticos-faturou-r-101-bi-em-2014.html >. Acesso em 03 de novembro de 2016.<br><br>Estilo de Vida. Disponível em: < http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/06/cerca-de-40-das-doencas-de-pele-estao-relacionadas-a-problemas-psicologicos-diz-pesquisadora-6134299.html >. Acesso em 03 de novembro de 2016.<br><br>GOMES Filho, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 8. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2008.<br><br>LEVITT, Theodore. A imaginação de marketing. 2. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1985-2007. MARTINS, José Roberto. Branding: um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. 3. ed. São Paulo: Revista e Ampliada, 2006. <br><br>MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.<br><br>PEREZ, Clotide. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.<br><br>PUCHKIN, V.N. Heurística: a ciência do pensamento criador. Tradução de Vera Neverova. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969. <br><br>TZU, Sun. A arte da guerra. Século IV, AC.<br><br> </td></tr></table></body></html>