INSCRIÇÃO: 00746
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT03
 
TÍTULO: Ensaio Fotográfico Artístico: Violê Babá
 
AUTORES: Fernanda Silva Vieira (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Diogo da Rosa Schimitz Silva (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Bruna de Oliveira Carvalho (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Felipe Teixeira Colvara (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Deivi Eduardo Oliari (Centro Universitário Leonardo da Vinci)
 
PALAVRAS-CHAVE: Deficiência, Ensaio, Elisabeth, Fotografia, Infância
 
RESUMO
Este trabalho resulta de um ensaio fotográfico artístico desenvolvido pelos acadêmicos na disciplina de Fotografia, com necessidade de integração com as disciplinas de Semiótica, Teoria da Comunicação, Estética e História da Arte, cujo objetivo foi desenvolver um ensaio fotográfico contendo técnicas aprendidas e contar uma história impactante. A história abordada neste trabalho é pessoal, retrata um período da infância de Elisabeth Silva, prima de um dos acadêmicos envolvidos nesse trabalho, que sofria maus tratos pela babá quando era um bebê e hoje é deficiente.
 
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi desenvolvido através da disciplina de Fotografia do Curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, porém, houve necessidade de integração com demias disciplinas do curso, como: Semiótica, Teoria da comunicação e Estética e História da Arte. Após um estudo das necessidades do briefing, foi possível a construção do ensaio fotográfico artístico aplicando as técnicas de planos e enquadramentos, regra dos terços e elementos compositivos de uma imagem aprendida durante o curso, para a produção de um ensaio fotográfico de tema curioso e impactante.
 
OBJETIVO
O objetivo do ensaio fotográfico artístico desenvolvido é mostrar as importantes técnicas aprendidas durante o curso, demonstrando de maneira prática a produção de imagens fotográficas ricas em técnicas. Desta maneira, foi produzido um ensaio fotográfico artístico com tema curioso: maus tratos infantis, onde a cuidadora agride uma criança de colo longe dos olhos da mãe. Foi utilizado uma linguagem de fácil compreensão para que a mensagem seja de fácil entendimento, causando impacto e indignação ao público.
 
JUSTIFICATIVA
Os ensaios fotográficos artísticos são pensados e desenvolvidos para causar emoção ao receptor. Segundo Hedgecoe (2007) a fotografia é provavelmente a mais acessível e gratificante de todas as formas de arte. Pode registrar faces ou fatos, ou simplesmente contar uma história. Pode chocar, divertir e instruir. Pode captar e provocar emoções, e registrar detalhes com precisão e velocidade.਀䄀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 攀洀 ᰀ嘠椀漀氀 戀愀戀ᴀ† 甀洀 爀攀琀爀愀琀漀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 猀攀挀爀攀琀漀猀Ⰰ 搀攀 洀甀椀琀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀⸀ 䴀椀氀栀愀爀攀猀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 猀漀昀爀攀洀 愀戀甀猀漀猀 琀漀搀漀 漀 愀渀漀Ⰰ 攀  愀琀爀愀瘀猀 搀攀猀琀攀 攀渀猀愀椀漀 焀甀攀 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 焀甀攀爀攀洀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 漀 猀攀甀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 爀攀氀愀琀愀搀漀 攀洀 猀甀愀猀 昀愀洀氀椀愀⸀ ਀䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 椀渀焀甀椀攀琀愀 瀀漀爀 猀甀愀 愀洀戀椀最甀椀搀愀搀攀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀 준 甀洀愀 琀爀愀渀猀椀漀 氀椀瘀爀攀 攀 昀爀愀最洀攀渀琀爀椀愀 搀攀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 搀攀氀椀戀攀爀愀漀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 搀攀 甀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀瀀攀渀愀猀 洀漀洀攀渀琀渀攀漀 瀀漀爀 甀洀愀 挀漀椀猀愀 漀甀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 愀氀最漀 猀椀渀最攀氀漀 漀甀 挀漀爀爀椀焀甀攀椀爀漀 焀甀攀Ⰰ 爀攀猀最愀琀愀搀漀 搀攀 猀甀愀 戀愀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 最愀渀栀愀 甀洀愀 渀漀瘀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 攀 瀀漀搀攀Ⰰ 攀瘀攀渀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀漀爀渀愀爀ⴀ猀攀 甀洀愀 猀渀琀攀猀攀 椀渀搀椀挀愀琀椀瘀愀 搀攀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 椀渀昀椀渀椀琀愀洀攀渀琀攀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀愀⸀  ⠀䠀唀䴀䈀䔀刀吀伀Ⰰ ㈀   Ⰰ 瀀⸀㔀㜀⤀ ਀䔀猀琀攀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀 琀攀洀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 攀洀 愀氀攀爀琀愀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀漀戀爀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 漀猀 洀愀甀猀ⴀ琀爀愀琀漀猀 椀渀昀愀渀琀椀猀 漀挀漀爀爀攀洀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀氀愀猀猀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 渀漀 猀攀 氀椀洀椀琀愀渀搀漀 愀漀猀 最爀甀瀀漀猀 猀漀挀椀漀攀挀漀渀洀椀挀漀猀Ⰰ 爀愀挀椀愀椀猀Ⰰ 爀攀氀椀最椀漀猀漀猀 漀甀 最攀漀最爀昀椀挀漀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀愀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 倀爀攀瘀攀渀漀 愀漀 䄀戀甀猀漀 攀 一攀最氀椀最渀挀椀愀 渀愀 䤀渀昀渀挀椀愀 ⠀匀椀瀀愀渀椀⤀ 搀攀 ㈀ ㄀ Ⰰ ㄀㠀 洀椀氀 挀爀椀愀渀愀猀 猀漀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 瀀漀爀 搀椀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 伀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀 洀甀椀琀漀 瀀爀攀樀甀搀椀挀椀愀椀猀 愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀爀椀愀渀愀⸀ 一攀猀琀攀 挀愀猀漀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀 攀洀 ᰀ嘠椀漀氀攀 䈀愀戀ᴀⰠ 愀 挀爀椀愀渀愀 渀甀渀挀愀 洀愀椀猀 昀漀椀 愀 洀攀猀洀愀Ⰰ 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀攀渀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀洀瀀爀攀 猀甀愀 昀愀氀愀 攀 愀甀搀椀漀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Primeiramente, um roteiro foi desenvolvido a fim de utilizar os planos, enquadramentos, regra dos terços e elementos compositivos necessários para a reprodução do ensaio fotográfico artístico. O ensaio produzido é como uma história contada, com uma sequência de fotos com início, meio e fim. O cenário para produção das fotos foi uma residência localizada na cidade de Rodeio. Os modelos participantes foram Tatiana Priscila Wollinger (Babá), Leonardo Ferreti Oriques (Bebê), Cleito Karloh (Namorado da babá) e Rosângela Vieira (Mãe do bebê) e a câmera utilizada para todas as fotos foi Canon T5i com a objetiva 18-55mm.਀伀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 ㄀  椀洀愀最攀渀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 挀漀洀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 琀挀渀椀挀漀猀㨀 䤀洀愀最攀洀 ㄀ ᰀ丠漀 洀攀 搀攀椀砀愀℀ᴀ†쨀渀昀愀猀攀㨀 倀氀愀渀漀 䜀攀爀愀氀 䌀漀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 䘀漀挀愀氀㨀 ㄀㠀洀洀Ⰰ 匀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 䤀匀伀㨀 㐀  Ⰰ 䄀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 䐀椀愀昀爀愀最洀愀㨀 昀⼀㄀㄀Ⰰ 嘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀漀 漀戀琀甀爀愀搀漀爀㨀 ㄀⼀㌀猀 ⴀ 䤀洀愀最攀洀 ㈀ ᰀ儠甀攀 昀漀椀㼀ᴀ†쨀渀昀愀猀攀㨀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 䌀漀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 䘀漀挀愀氀㨀 ㈀㐀洀洀Ⰰ 匀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 䤀匀伀㨀 㐀  Ⰰ 䄀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 䐀椀愀昀爀愀最洀愀㨀 昀⼀㄀㄀Ⰰ 嘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀漀 漀戀琀甀爀愀搀漀爀㨀 ㄀⼀㐀猀 ⴀ 䤀洀愀最攀洀 ㌀ ᰀ唠洀 戀椀氀栀攀琀攀㼀ᴀ†쨀渀昀愀猀攀㨀 䘀漀爀洀愀Ⰰ 䌀漀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 䘀漀挀愀氀㨀 㐀 洀洀Ⰰ 匀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 䤀匀伀㨀 㐀  Ⰰ 䄀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 䐀椀愀昀爀愀最洀愀㨀 昀⼀㄀㄀Ⰰ 嘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀漀 漀戀琀甀爀愀搀漀爀㨀 ㄀⼀㘀猀 ⴀ 䤀洀愀最攀洀 㐀 ᰀ䌠甀椀搀愀 搀攀 洀椀洀℀ᴀ†쨀渀昀愀猀攀㨀 刀攀最爀愀 搀漀猀 吀攀爀漀猀Ⰰ 䌀漀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 䘀漀挀愀氀㨀 ㈀㐀洀洀Ⰰ 匀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 䤀匀伀㨀 㐀  Ⰰ 䄀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 䐀椀愀昀爀愀最洀愀㨀 昀⼀㄀㄀Ⰰ 嘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀漀 漀戀琀甀爀愀搀漀爀㨀 ㄀⼀㘀猀 ⴀ 䤀洀愀最攀洀 㔀 ᰀ䐠攀椀砀愀 椀猀猀漀 愀Ⰰ 瀀漀爀 昀愀瘀漀爀℀ᴀ†쨀渀昀愀猀攀㨀 刀攀最爀愀 搀漀猀 吀攀爀漀猀Ⰰ 䌀漀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 䘀漀挀愀氀㨀 ㈀㐀洀洀Ⰰ 匀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 䤀匀伀㨀 㐀  Ⰰ 䄀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 䐀椀愀昀爀愀最洀愀㨀 昀⼀㄀㄀Ⰰ 嘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀漀 漀戀琀甀爀愀搀漀爀㨀 ㄀⼀㘀猀 ⴀ 䤀洀愀最攀洀 㘀 ᰀ传 焀甀攀 攀猀琀 昀愀稀攀渀搀漀㼀ᴀ†쨀渀昀愀猀攀㨀 䐀攀琀愀氀栀攀Ⰰ 䌀漀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 䘀漀挀愀氀㨀 㔀㔀洀洀Ⰰ 匀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 䤀匀伀㨀 㐀  Ⰰ 䄀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 䐀椀愀昀爀愀最洀愀㨀 昀⼀㤀Ⰰ 嘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀漀 漀戀琀甀爀愀搀漀爀㨀 ㄀⼀㄀㌀猀 ⴀ 䤀洀愀最攀洀 㜀 ᰀ䴠攀 瀀攀爀搀漀愀 猀攀 攀甀 挀栀漀爀愀爀㼀ᴀ†쨀渀昀愀猀攀㨀 䰀椀渀栀愀猀Ⰰ 䌀漀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 䘀漀挀愀氀㨀 㐀 洀洀Ⰰ 匀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 䤀匀伀㨀 㐀  Ⰰ 䄀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 䐀椀愀昀爀愀最洀愀㨀 昀⼀㤀Ⰰ 嘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀漀 漀戀琀甀爀愀搀漀爀㨀 ㄀⼀㄀㌀猀 ⴀ 䤀洀愀最攀洀 㠀 ᰀ丠漀Ⰰ 瀀漀爀 昀愀瘀漀爀℀ᴀ†쨀渀昀愀猀攀㨀 䤀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 䌀漀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 䘀漀挀愀氀㨀 㐀 洀洀Ⰰ 匀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 䤀匀伀㨀 㘀㐀  Ⰰ 䄀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 䐀椀愀昀爀愀最洀愀㨀 昀⼀㔀Ⰰ 嘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀漀 漀戀琀甀爀愀搀漀爀㨀 ㄀⼀㄀㈀㔀猀 ⴀ 䤀洀愀最攀洀 㤀  ᰀ嘠漀氀琀愀℀ᴀ†쨀渀昀愀猀攀㨀 倀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 䌀漀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 䘀漀挀愀氀㨀 ㄀㠀洀洀Ⰰ 匀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 䤀匀伀㨀 ㈀  Ⰰ 䄀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 䐀椀愀昀爀愀最洀愀㨀 昀⼀㄀㘀Ⰰ 嘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀漀 漀戀琀甀爀愀搀漀爀㨀 ㄀⼀㘀㐀 猀 ⴀ 䤀洀愀最攀洀 ㄀  ᰀ嘠漀氀琀攀洀⸀⸀⸀ᴀ†쨀渀昀愀猀攀㨀 吀攀砀琀甀爀愀Ⰰ 䌀漀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 䘀漀挀愀氀㨀 㔀㔀洀洀Ⰰ 匀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 䤀匀伀㨀 ㈀  Ⰰ 䄀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 䐀椀愀昀爀愀最洀愀㨀 昀⼀㌀⸀㠀Ⰰ 嘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀漀 漀戀琀甀爀愀搀漀爀㨀 ㄀⼀  猀⸀ Como o ensaio fotográfico produzido é muito comovente, a pós produção foi realizada com muito brilho, contraste, nitidez, gradiente, ruído e escala de cinza através do Photoshop CS6. Hedgecoe (2007) afirma que as fotos em preto e branco geralmente têm um quê atemporal e podem transmitir sentimento. Em termos de composição, a ausência da cor permite que você se concentre na forma, textura e padrão. ਀          伀猀 琀琀甀氀漀猀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 椀渀漀挀渀挀椀愀 攀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 焀甀攀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 瀀漀猀猀甀攀洀⸀  ਀䄀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 焀甀攀 戀爀椀渀挀愀洀 挀漀洀 愀 攀猀挀愀氀愀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 猀漀 琀愀洀戀洀 爀攀搀甀稀椀搀愀猀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀搀愀猀Ⰰ 爀攀挀漀爀琀愀搀愀猀Ⰰ 爀攀琀漀挀愀搀愀猀Ⰰ 愀搀愀瀀琀愀搀愀猀Ⰰ 愀搀甀氀琀攀爀愀搀愀猀⸀ 䔀氀愀猀 攀渀瘀攀氀栀攀挀攀洀Ⰰ 愀昀攀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 洀愀稀攀氀愀猀 栀愀戀椀琀甀愀椀猀 搀漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 搀攀 瀀愀瀀攀氀㬀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀攀洀㬀 琀漀爀渀愀洀ⴀ猀攀 瘀愀氀椀漀猀愀猀 攀 猀漀 瘀攀渀搀椀搀愀猀 攀 挀漀洀瀀爀愀搀愀猀㬀 猀漀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀⸀嬀⸀⸀⸀崀 匀漀 愀昀椀砀愀搀愀猀 攀洀 氀戀甀渀猀Ⰰ 攀洀漀氀搀甀爀愀搀愀猀 攀 攀砀瀀漀猀琀愀猀 攀洀 洀攀猀愀猀Ⰰ 瀀爀攀最愀搀愀猀 攀洀 瀀愀爀攀搀攀猀Ⰰ 瀀爀漀樀攀琀愀搀愀猀 挀漀洀漀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀⸀ 䨀漀爀渀愀椀猀 攀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀洀㬀 愀 瀀漀氀挀椀愀 愀猀 搀椀猀瀀攀 攀洀 漀爀搀攀洀 愀氀昀愀戀琀椀挀愀㬀 漀猀 洀甀猀攀甀猀 愀猀 攀砀瀀攀洀㬀 漀猀 攀搀椀琀漀爀攀猀 愀猀 挀漀洀瀀椀氀愀洀⸀  ⠀匀伀一吀䄀䜀Ⰰ ㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀㄀㔀⤀ ਀ O arquivo final foi ajustado em formato 10x15, margem branca, para impressão em papel fotográfico.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 爀攀挀攀戀攀洀漀猀 甀洀 戀爀椀攀昀椀渀最 挀漀渀琀攀渀搀漀 愀氀最甀洀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀㨀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀Ⰰ 瀀氀愀渀漀猀 搀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 爀攀最爀愀 搀漀猀 琀攀爀漀猀 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀⸀ 伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀 搀攀 ㄀  昀漀琀漀猀 搀愀渀搀漀 渀昀愀猀攀 攀洀 甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀Ⰰ 椀渀猀琀椀最愀渀琀攀⸀ 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 昀漀椀 搀攀 䔀氀椀猀愀戀攀琀栀 匀椀氀瘀愀Ⰰ 瀀爀椀洀愀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 猀漀昀爀攀甀 洀愀甀猀 琀爀愀琀漀猀 椀渀昀愀渀琀椀猀 焀甀愀渀搀漀 攀爀愀 甀洀 戀攀戀⸀ ਀䘀漀琀漀猀 昀漀爀渀攀挀攀洀 甀洀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀 一甀洀愀 搀愀猀 瘀攀爀猀攀猀 搀愀 猀甀愀 甀琀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀愀 挀洀攀爀愀 椀渀挀爀椀洀椀渀愀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀 一甀洀愀 漀甀琀爀愀 瘀攀爀猀漀 搀攀 猀甀愀 甀琀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀愀 挀洀攀爀愀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀⸀ 唀洀愀 昀漀琀漀 攀焀甀椀瘀愀氀攀 愀 甀洀愀 瀀爀漀瘀愀 椀渀挀漀渀琀攀猀琀瘀攀氀 搀攀 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 挀漀椀猀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀 猀攀洀瀀爀攀 攀砀椀猀琀攀 漀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀氀最漀 攀砀椀猀琀攀Ⰰ 漀甀 攀砀椀猀琀椀甀Ⰰ 攀 攀爀愀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 愀漀 焀甀攀 攀猀琀 渀愀 椀洀愀最攀洀 ⠀匀伀一吀䄀䜀Ⰰ ㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㜀⤀ ਀ Segundo o Art. 5° da Lei n° 8.069, 1990: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.”.਀䄀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 椀渀昀攀氀椀稀洀攀渀琀攀 渀漀  甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 椀渀挀漀洀甀洀Ⰰ 樀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 樀 爀攀琀爀愀琀愀爀愀洀 洀愀甀猀 琀爀愀琀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 猀攀甀猀 氀愀爀攀猀⸀ 䄀 最爀愀渀搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀 㨀 ᰀ嘠漀挀 挀漀渀栀攀挀攀 瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀攀 焀甀攀洀 挀甀椀搀愀 搀漀 猀攀甀 昀椀氀栀漀㼀ᴀ⸠ 䰀愀洀攀渀琀愀瘀攀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 䘀愀甀猀琀椀渀愀 ⠀洀攀 搀攀 䔀氀椀猀愀戀攀琀栀 匀椀氀瘀愀⤀Ⰰ 渀漀 挀漀渀栀攀挀椀愀⸀ 一愀 瀀漀挀愀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 ⠀匀漀 䨀漀猀 搀漀猀 䌀愀洀瀀漀猀⤀ 猀愀椀愀洀 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀Ⰰ 昀椀挀愀渀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀漀渀愀 䘀愀甀猀琀椀渀愀 挀漀洀 愀 戀愀戀 攀 䔀氀椀猀愀戀攀琀栀⸀ 䔀洀 愀氀最甀渀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 搀漀渀愀 䘀愀甀猀琀椀渀愀 琀攀瘀攀 焀甀攀 猀攀 愀甀猀攀渀琀愀爀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 瘀攀猀瀀攀爀琀椀渀漀Ⰰ 爀攀琀漀爀渀愀渀搀漀 猀漀洀攀渀琀攀 愀 渀漀椀琀攀⸀ 䌀漀洀漀 瀀漀甀挀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀愀戀椀愀洀 焀甀攀 搀漀渀愀 䘀愀甀猀琀椀渀愀 猀攀 愀甀猀攀渀琀愀瘀愀Ⰰ 甀洀愀 瀀愀爀攀渀琀攀 瀀爀砀椀洀愀Ⰰ 搀漀渀愀 䤀稀愀戀攀氀 匀椀氀瘀愀 ⠀瘀 搀愀 愀甀琀漀爀愀⤀Ⰰ 昀漀椀 愀琀 猀甀愀 挀愀猀愀 瀀爀漀挀甀爀愀ⴀ氀愀⸀ 䄀漀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀爀 挀漀洀 愀 挀愀猀愀 愀戀攀爀琀愀Ⰰ 昀漀椀 攀渀琀爀愀渀搀漀 攀 猀攀 搀攀瀀愀爀漀甀 挀漀洀 甀洀愀 挀攀渀愀 挀栀漀挀愀渀琀攀㨀 䔀氀椀猀愀戀攀琀栀Ⰰ 甀洀 戀攀戀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 ㈀ 洀攀猀攀猀 搀攀 瘀椀搀愀Ⰰ 攀猀琀愀瘀愀 爀漀砀愀Ⰰ 搀攀椀琀愀搀愀 攀洀 猀攀甀 戀攀爀漀 挀漀洀 愀 戀漀挀愀 攀 漀甀瘀椀搀漀猀 挀栀攀椀漀猀 搀攀 愀氀最漀搀漀Ⰰ 琀甀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 戀愀戀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀愀椀爀 猀攀洀 焀甀攀 漀猀 瘀椀稀椀渀栀漀猀 漀甀瘀椀猀猀攀洀 漀 挀栀漀爀漀 搀漀 戀攀戀⸀ 匀愀戀攀渀搀漀 搀愀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 瀀愀猀猀漀甀 渀愀 爀搀椀漀Ⰰ 愀 戀愀戀 昀甀最椀甀 猀攀洀 搀攀椀砀愀爀 瀀椀猀琀愀猀⸀ 䠀 爀甀洀漀爀攀猀 搀攀 焀甀攀 攀氀愀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀瘀愀 挀漀洀 漀 渀愀洀漀爀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 琀愀洀戀洀 昀甀最椀甀⸀ 䄀瀀猀 愀渀氀椀猀攀猀 昀攀椀琀愀猀 瀀漀爀 洀搀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀渀猀琀愀琀愀爀愀洀 焀甀攀 愀焀甀攀氀愀 猀椀琀甀愀漀 漀挀漀爀爀攀爀愀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 攀 愀瀀猀 氀漀渀最漀猀 瀀攀爀漀搀漀猀 挀漀洀 愀 戀漀挀愀 攀 漀甀瘀椀搀漀 猀甀昀漀挀愀搀漀猀Ⰰ 猀攀甀 猀椀猀琀攀洀愀 愀甀搀椀琀椀瘀漀 攀 昀漀渀琀椀挀漀 昀漀爀愀洀 爀漀洀瀀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀洀瀀爀攀⸀ 䠀漀樀攀 攀洀 搀椀愀Ⰰ 愀漀猀 㐀㜀 愀渀漀猀Ⰰ 䔀氀椀猀愀戀攀琀栀 渀漀 昀愀氀愀 攀 渀漀 漀甀瘀攀⸀ 䔀猀琀攀  甀洀 爀攀琀爀愀琀漀 搀愀 挀爀甀攀氀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 焀甀攀 攀洀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 洀漀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 瀀搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 瘀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀洀瀀爀攀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀猀 攀洀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 䔀猀琀琀椀挀愀 攀 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 䄀爀琀攀Ⰰ 匀攀洀椀琀椀挀愀 攀 吀攀漀爀椀愀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 洀甀氀琀椀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀 愀 昀椀洀 搀攀 猀攀 愀琀椀渀最椀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀⸀ 伀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 琀攀爀椀挀漀 攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 洀愀椀漀爀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 挀栀攀最愀爀 愀 攀猀琀攀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀Ⰰ 猀椀洀甀氀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 猀漀挀椀愀氀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 椀渀猀琀椀最愀渀琀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䠀䔀䐀䜀䔀䌀伀䔀Ⰰ 䨀漀栀渀⸀ 伀 渀漀瘀漀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀㨀 最甀椀愀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀⸀ ㌀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀攀渀愀挀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀唀䴀䈀䔀刀吀伀Ⰰ 䰀甀椀猀⸀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 愀 瀀漀琀椀挀愀 搀漀 戀愀渀愀氀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀   ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀攀椀 渀뀀 㠀⸀ 㘀㤀Ⰰ 搀攀 ㄀㌀ 搀攀 樀甀氀栀漀 搀攀 ㄀㤀㤀 ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀氀愀渀愀氀琀漀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀挀挀椀瘀椀氀开 ㌀⼀氀攀椀猀⼀䰀㠀 㘀㤀⸀栀琀洀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㌀ 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀 挀愀猀漀 搀漀 戀攀戀 攀猀瀀愀渀挀愀搀漀 瀀攀氀愀 戀愀戀 攀 漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 椀渀昀愀渀琀椀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀搀攀氀愀猀⸀椀最⸀挀漀洀⸀戀爀⼀昀椀氀栀漀猀⼀漀猀ⴀ椀洀瀀愀挀琀漀猀ⴀ搀愀ⴀ瘀椀漀氀攀渀挀椀愀ⴀ搀漀洀攀猀琀椀挀愀ⴀ椀渀昀愀渀琀椀氀⼀渀㄀㈀㌀㜀㘀㈀㠀㔀㌀㠀㤀㘀㔀⸀栀琀洀氀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㌀ 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀一吀䄀䜀Ⰰ 匀甀猀愀渀⸀ 吀爀愀搀甀漀 瀀漀爀 䘀䤀䜀唀䔀䤀刀䔀䐀伀Ⰰ 刀甀戀攀渀猀⸀ 匀漀戀爀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ ㄀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀  㐀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䄀嘀䄀刀䔀匀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 䰀甀猀 䴀愀爀焀甀攀猀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀 攀 漀 猀攀甀 氀甀最愀爀 渀愀 愀爀琀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀ 匀愀瀀椀攀渀猀㨀 䠀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 倀愀琀爀椀洀渀椀漀 攀 䄀爀焀甀攀漀氀漀最椀愀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀