ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00749</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Ilustração para a nova embalagem da Kopenhagen</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Letícia Theilacker Gadotti (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Julia Bailer Reinert (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Luana Pauline Pellin (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Vithor Hugo Vezentainer (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Diogo da Rosa Schimitz Silva (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Bruna de Oliveira Carvalho (Centro Universitário Leonardo da Vinci)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Aquarela, Arte, Coelho, Ilustração, Kopenhagen</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho busca retratar uma atividade prática realizada na aula de Design Gráfico, tendo como produto principal uma embalagem de chocolate da Kopenhagen, fundada em 1928. A principal ideia do briefing apresentado pelo professor era através de uma imagem ou ilustração, apresentar características de um determinado estilo de técnica de pintura, modificando a ilustração/imagem da embalagem, recriando uma nova ilustração para uma embalagem da marca e interpretando de forma criativa a mensagem do produto, sem perder a essência do mesmo. As ideias foram desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Design Gráfico e Criação do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Kopenhagen é uma empresa brasileira alimentícia conhecida pela fabricação e comercialização de chocolates, possui uma linha institucional que personaliza produtos, cestas comemorativas, linhas de Páscoa e Natal, entre outros. Através da modalidade de pintura escolhido em sala de aula, a principal ideia do briefing de Design Gráfico, seria criar um impactante e incrível visual para interpretar e diferenciar a embalagem do produto, recriando assim, um novo visual para uma embalagem da marca. Para isso, foram utilizados elementos e técnicas da modalidade de aquarela. Para atingir o objetivo foi criado o personagem para ser utilizado em uma embalagem da marca, em traços e técnica de pintura de Aquarela, a qual possui características como as formas naturais, leves, curvilíneas e aguadas. A Kopenhagen conquista os consumidores, não somente pela qualidade de seus chocolates, mas também pela apresentação dos seus produtos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o intuito de modificar uma embalagem da Kopenhagen, foi produzida uma ilustração em aquarela com seus elementos, buscando mostrar ao público, um novo  personagem , com uma embalagem simples, porém criativa. O objetivo principal era utilizar uma determinada técnica e modalidade artística, baseado nas suas principais características e elementos, para criar uma nova ilustração para uma embalagem da marca. A proposta do desenho seria mostrar os aspectos das formas naturais, leves, curvilíneas e aguadas que a aquarela representa, criando assim, uma figura para a marca Kopenhagen. Um exemplo disto seria a representação do coelho, em cores com tons similares e o aspecto aguado e natural ocorrido na pintura.  Compor é ordenar com sentido de harmonia, dentro de um determinado espaço, linhas, massas, tons e cores, para conseguir o efeito preconcebido de modo a transmitir aos outros uma emoção ou um sentimento. Uma composição não é apenas uma simples estrutura básica que só invertem no início da obra; sua ação desenvolve-se do princípio ao fim, pois qualquer alteração de fatores do desenho, tom ou cor e tudo que for agregado, eliminado ou omitido supõe uma alteração[...]  (SANT ANNA, ROCHA, GARCIA, 2008, p.181). A aquarela prioriza a cor e a leveza dos detalhes e é inspirada nas formas orgânicas e curvilíneas, e também no aspecto  molhado que é uma das principais características da modalidade da aquarela. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escolha de como criar e ilustrar um  personagem para uma embalagem da marca Kopenhagen surgiu após conversas entre a dupla de criação, para demonstrar como os aspectos e elementos da aquarela podem ser representados de uma maneira simples e rápida para o entendimento do público, e também de embelezar a embalagem de seus deliciosos chocolates.  A ilustração adiciona à mensagem escrita um forte poder de atração, estimulando a imaginação e valorizando esteticamente a aparência visual de qualquer texto. É também uma forma de esclarecer palpavelmente para o leitor conceitos que, escritos, podem parecer abstratos . (FONSECA, 1990). Acreditamos que ao escolher a modalidade de aquarela, ela destacaria com leveza e elegância a embalagem da marca, além de seu  personagem , no caso o Coelho, ser uma boa escolha por remeter à Páscoa, podendo assim esse chocolate ser vendido exclusivamente para a época da Páscoa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ideia para a realização do briefing de Design Gráfico foi discutida e desenvolvida em sala de aula, através do processo criativo de dar origem às ideias.  Muitas pessoas consideram o desenho como algum tipo de esforço para embelezar a aparência externa das coisas. Certamente, o mero embelezamento constitui um aspecto do desenho, porém o desenho é muito mais do que isto...O desenho é um processo de criação visual que tem proposito. Um bom desenho, em resumo, constitui a melhor expressão visual possível da essência de  algo , seja uma mensagem, seja um produto. (WONG, 2010, p.41). Antes da decisão e realização da ilustração, foram observados elementos da aquarela que poderiam ser úteis ao desafio criativo e quais cores poderiam ser utilizadas e também foram realizadas pesquisas relacionadas à Kopenhagen e o design de suas embalagens. Após feito isso, foram criados os rafes. Após feito os rafes, começamos o processo de pintura, e para o mesmo utilizamos o papel Canson de 300g, aquarela em pastilha da Koh-i-noor de 24 cores, e os pinceis utilizados são específicos para aquarela. Para finalizar, digitalizamos a ilustração e no Photoshop fizemos os ajustes finais de contraste, saturação, brilho e redimensionamento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo para a realização da ilustração baseou-se na aquarela e o seu personagem foi escolhido para remeter a época da Páscoa, onde é priorizado o aspecto decorativo, voltado ao design. Conforme o briefing, o produto deveria alcançar o objetivo mais próximo da realidade da marca, sem perder a essência e a harmonização dos elementos. Para FARINA (1990),  Nas artes visuais, a cor não é apenas um elemento decorativo ou estético. É o fundamento da expressão. Está ligada à expressão de valores sensuais e espirituais . Após decidirmos que o personagem seria o coelho, a próxima etapa foi escolher qual seria a posição do coelho (escolhemos um ângulo mais de perfil), as cores e os tons que estariam presentes. O coelho retratado nas músicas infantis é branco e de olhos vermelhos, por isso optamos pelas cores em tons de rosa e branco e também suas variações de tons.  Existem sentimentos e conceitos que só se podem descrever pelo rosa. E todos os sentimentos que pertencem ao rosa são positivos  o cor-de-rosa é, na verdade, a única cor a respeito da qual ninguém pode dizer nada de negativo[...] é a sensibilidade, a sentimentalidade. O rosa, mistura de uma cor quente com uma cor fria, simboliza as virtudes do meio-termo . (HELLER, 2012, p.397). Então começamos o esboço e em seguida fomos colocando as cores, das mais claras para as mais escuras, e por ultimo foram feitos os detalhes dos pelos, bigode e contornos. Por ser uma ilustração para uma embalagem (que seria recortada para ser aplicada na embalagem), optamos por deixar sem fundo, no caso o branco. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A Kopenhagen é uma marca reconhecida por seus deliciosos chocolates de alta qualidade e apresentação, suas embalagens são harmônicas e muito bem estruturadas. O desenho na comunicação é uma forma de expressão capaz de incorporar diretamente o fator humano e, principalmente, a sua individualidade criativa à mensagem publicitária.  A ilustração é, portanto, um signo de natureza gráfica que compartilha frequentemente com o texto o mesmo campo referencial, estabelecendo todo tipo de nuances nessa triangulação, pois a mediação do ilustrador elegerá alguns aspectos do objeto para apontar, destacar, ressaltar, completar, [...] . (GUARALDO, 2005, p.13) Assim como Ramos (2007), que afirma que ilustrador possui capacidade de captação da atmosfera que pretende desenvolver em seu trabalho, determinando, através dos aspectos formais eleitos, o tom da mensagem, compreendemos que ilustrar envolve mais do que trabalhar aspectos artísticos e estéticos que reproduzam um produto ou um conceito específico. O propósito principal desse trabalho é mostrar que a criatividade pode alcançar objetivos muito além daquilo que o ser humano já está acostumado a ver no cotidiano, buscando assim, novas formas de recriar sem perder a verdadeira identidade da marca. Também compreendemos que a ilustração, independente das características do mercado, produto ou marca, é capaz de produzir grandes resultados, tanto de comunicação como mercadológicos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FONSECA, J. Comunicação visual: glossário. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1990.<br><br>GUARALDO, Laís. A ilustração jornalística. São Paulo, SP: UNIrevista - Vol. 1, n° 3: (julho 2006). <br><br>HELLER, Eva. A Psicologia das cores, como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Editora G. Gili, 2012.<br><br>História da Kopenhagen. Disponível em: < http://www.kopenhagen.com.br/historia/ ><br><br>RAMOS, P. Artistas Ilustradores: a editora Globo e a constituição de uma visualidade moderna pela ilustração. Tese: Porto Alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.<br><br>SANT ANNA, ROCHA, GARCIA. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Pioneira Thomson, 2008.<br><br>WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: WMF Martins fontes, 2010.<br><br> </td></tr></table></body></html>