INSCRIÇÃO: 00753
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT12
 
TÍTULO: Clave Claquete
 
AUTORES: Bruna Giese Rodrigues (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Rodrigo Fernandes (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Raissa Lazarek Pisetta (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Diogo da Rosa Schimitz Silva (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Bruna de Oliveira Carvalho (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Deivi Eduardo Oliari (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Alexandre da Conceição (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Valerio Alves (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Felipe Teixeira Colvara (Centro Universitário Leonardo da Vinci)
 
PALAVRAS-CHAVE: Entretenimento, Design Gráfico, Diagramação, Produção Gráfica, Revista
 
RESUMO
A revista "Clave e Claquete" é uma produção acadêmica executada primariamente na disciplina de Produção Gráfica, em caráter interdisciplinar com as disciplinas de Design Gráfico, Redação Publicitária e Fotografia. Produzida por acadêmicos do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Leonardo da Vinci, da cidade de Indaial (SC). A revista tem como tema central cultura pop, música e arte, e conta com textos, ensaios fotográficos, pesquisas e infográficos autorais. O projeto gráfico busca colocar em prática os conhecimentos adquiridos em aula, como as regras e princípios do design gráfico, bem como manter uma comunicação visual impactante e dinâmica voltada à um público-alvo jovem e consumidor de conteúdo de entretenimento.
 
INTRODUÇÃO
Clave & Claquete nasceu a partir do desafio proposto na disciplina de Produção Gráfica. O projeto tem por finalidade trabalhar interdisciplinarmente, em todas as instâncias desse trabalho, desde a criação de matérias de cunho cultural e jornalístico, abordados na disciplina de Redação Publicitária, bem como a produção de um ensaio fotográfico complementar, orientados na disciplina de Fotografia. A partir do proposto, decidiu-se explorar o ramo de arte, música, entretenimento, visando o crescimento do setor. Segundo a Folha de São Paulo (2016), a pesquisa Global Entertainment and Media Outlook 2016-2020, realizada pela consultoria PwC, informa que o mercado brasileiro deve crescer além da média global até o ano de 2020 com uma taxa de 6,4% enquanto o previsto mundialmente é de 4,4%. Desde a nomenclatura, até o projeto editorial, foram utilizados elementos dinâmicos. Tanto com a brincadeira proporcionada pela sonoridade do título quanto pelo projeto com tipografias ousadas e cores vibrantes.
 
OBJETIVO
Segundo Marília Scalzo (2003), a revista pode ser considerada como: Um encontro entre um editor e um leitor, um contato que se estabelece, um fio invisível que une um grupo de pessoas e, nesse sentido, ajuda a construir identidade, ou seja, cria identificações, dá sensação de pertencer a um determinado grupo (SCALZO, 2003, p. 12). O objetivo do projeto gráfico da revista é atrair e prender a atenção do leitor junto ao impresso. Através de recursos visuais compatíveis com o perfil do usuário almeja-se uma visibilidade e agradabilidade editorial maior. As etapas de produção fazem com que os acadêmicos se aproximem da realidade de trabalho e participem em funções distintas que compreendem desde a elaboração de conceitos da teoria do design, como a conceitualização da identidade visual da revista, bem como áreas de pesquisa de público alvo e a finalização da produção, imprimindo versões físicas, realizando orçamentos de materiais e estabelecendo contato direto com a Produção Gráfica. Além disso exercita-se o potencial criativo, a interação entre as habilitações do curso, o trabalho em equipe e outros fatores relevantes na formação profissional.
 
JUSTIFICATIVA
Com a finalidade de projetar uma revista customizada, utilizou-se a publicação direcionada para um público específico - consumidor de material cultural de cunho artístico. Com uma editoria personalizada para cada segmento, atende-se necessidades e desejos distintos, com conteúdos relevantes de interesse do determinado grupo de consumidores. A publicação pretende abranger consumidores que se interessem em diversas formas de expressão artística, contendo matérias sobre teatro, arte, música, moda, cinema e literatura. A revista contou com materiais autorais através de pesquisa e compilação, outros de recomendações e conhecimentos pessoais, e até informações recolhidas em entrevistas. Por se tratar de um material com conteúdo primariamente artístico, o apelo visual é imperativo, nesse caso contou-se com o respaldo que a própria mídia proporciona, sendo a revista um meio de alta qualidade de impressão, mantendo cores vivas, texturas brilhantes e proporcionando ao consumidor uma experiência de leitura mais prolongada e profunda. Conforme aponta Marília Scalzo (2009), revistas possuem um vínculo de proximidade com o leitor, além de serem fáceis de carregar, de colecionar e apresentar manuseio prático, é uma mídia em que há mais possibilidades de se trabalhar esteticamente e visualmente a diagramação, deixando as matérias, mesmo as que possuem conteúdos pesados, mais atraente para os leitores.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para dar início à construção desta publicação, foram utilizadas técnicas de construção manual de grids , como o cânone de Van der Graaf, que se tornou a base de todo o projeto. Com esse ponto de partida, seguiu-se a produção através da escolha do conteúdo editorial, pesquisa e segmentação de público alvo e a estruturação das editorias. Seguindo orientação da disciplina de Redação Publicitária, iniciou-se o processo de pesquisa, compilação e entrevistas para levantamento dos dados a serem utilizados nas matérias. Esse processo contou com entrevistas pessoais, como é o caso da matéria "Cia. Carona: 20 anos de sucesso" ou compilação de dados, como o infográfico "Escola do Rock", ou então matérias com base em releases , como é o caso de "Take Me To The Top". Para a criação do projeto fotográfico "Moda e Música Através das Décadas", foi utilizada uma Nikon D40 fornecida pela instituição, e um flash softbox em posição lateral, angulação de 45º. O ensaio fotográfico foi revelado em Lightroom, e as imagens tratadas posteriormente em Photoshop CC. Seguindo a construção da revista, foi utilizada uma gama de aplicativos da plataforma Adobe, aplicando-se o rough do projeto gráfico no aplicativo de edição e diagramação, InDesign CC. Os símbolos, vetores, formas e infográficos foram editados no Illustrator CC. A impressão da revista foi realizada pelos acadêmicos em papel couchê 150gr, acabamento com lombada canoa. Também foi produzida a versão digital, incluída na plataforma online Issuu.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Tendo em vista o conceito e a quantidade de páginas do projeto – vinte e oito páginas, divididas em seis editorias e treze matérias – optou-se por um formato A3 aberto. Estabelecidas as dimensões, o próximo passo foi a concepção do conceito visual da revista. Todas as etapas do processo de produção foram trabalhadas a partir da criação do projeto gráfico, executado primariamente à mão, um rough com base do cânone de Van der Graaf. O projeto editorial também segue o padrão de três colunas assimétricas, utilizando as duas centrais com a mesma largura onde centralizam-se as informações, e a terceira, marcando as margens. Esta terceira coluna, é utilizada como faixa para destacar as editorias e espaços para legendas, como pode ser observado no anexo.਀䰀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀 琀愀渀琀漀 愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 栀愀爀洀渀椀挀愀 攀 攀焀甀椀氀椀戀爀愀搀愀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 漀 挀愀爀琀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀挀椀漀渀愀氀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 椀洀愀最琀椀挀漀猀 攀 琀攀砀琀甀愀椀猀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀漀 搀攀猀琀攀猀 最爀椀搀猀 挀甀猀琀漀洀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 漀猀 焀甀愀椀猀 愀甀砀椀氀椀愀爀愀洀 琀愀渀琀漀 渀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀猀瀀愀挀椀愀氀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 渀愀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀愀 椀渀昀漀爀洀愀挀椀漀渀愀氀⸀ Um grid bem-feito incentiva o designer a variar a escala e o posicionamento dos elementos, sem precisar contar apenas com julgamentos arbitrários e caprichosos. O grid oferece um ponto de partida racional para cada composição, convertendo uma área vazia num campo estruturado. (LUPTON e PHILLIPS, 2008, p.175)਀倀漀搀攀洀漀猀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 愀 瀀爀攀最渀渀挀椀愀 搀漀 最爀椀搀 攀 愀 焀甀攀戀爀愀 攀洀 琀爀猀 挀漀氀甀渀愀猀 椀洀愀最攀洀 攀洀 愀渀攀砀漀⸀ Os elementos visuais da diagramação respeitam os princípios do design gráfico, mantendo os conceitos de; repetição - como observa-se nos títulos das editorias e no uso do padrão de três colunas em toda a publicação, excetuando-se as matérias especiais -, alinhamento, balanço, contraste e proximidade.਀伀 瀀攀爀昀椀氀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 ⴀ 樀漀瘀攀渀猀 攀 愀搀甀氀琀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 ㄀㠀 攀 ㌀  愀渀漀猀 ⴀ 挀漀渀昀椀最甀爀愀洀 甀洀愀 最愀洀愀 戀愀猀琀愀渀琀攀 愀洀瀀氀愀Ⰰ 焀甀攀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 瀀爀漀挀甀爀愀 愀戀爀愀渀最攀爀 攀洀 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 漀挀漀爀爀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 最爀昀椀挀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀Ⰰ 攀渀攀爀最椀愀 攀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 昀攀稀ⴀ猀攀 甀猀漀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 挀漀渀琀爀愀猀琀愀渀琀攀猀 攀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 洀愀爀挀愀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 氀愀礀漀甀琀 瘀攀爀猀琀椀氀 挀爀椀愀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 焀甀攀 挀愀琀椀瘀愀 漀 漀氀栀愀爀 搀漀 氀攀椀琀漀爀⸀  匀攀最甀渀搀漀 䄀洀戀爀漀猀攀 ⠀㈀ ㄀㈀⤀ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀漀 搀攀猀椀最渀 攀 氀愀礀漀甀琀Ⰰ 漀戀琀洀ⴀ猀攀 甀洀 攀猀瀀愀漀 漀渀搀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 攀 琀攀砀琀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀渀琀爀漀氀愀搀愀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 爀椀琀洀漀 攀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀愀 渀愀 瀀最椀渀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 ᰀ䌠氀愀瘀攀 ☀ 䌀氀愀焀甀攀琀攀ᴀ†戀甀猀挀愀 愀琀椀渀最椀爀 猀攀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 焀甀攀  愀戀漀爀搀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀 攀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀Ⰰ 挀漀洀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 洀甀渀搀漀 瀀漀瀀Ⰰ 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 猀椀渀琀漀渀椀稀攀洀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 挀漀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀椀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀  ਀䄀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀椀搀愀搀攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀洀 瀀爀漀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 搀攀 最爀愀渀搀攀 瘀愀氀椀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀Ⰰ 攀猀琀椀洀甀氀漀甀 愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀琀漀爀愀氀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 琀攀砀琀甀愀氀 愀琀 愀 猀攀漀 ᰀ䴠漀搀愀 ☀ 䴀切猀椀挀愀ᴀ†焀甀攀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 椀渀切洀攀爀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 愀洀瀀氀愀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀  椀渀昀氀甀渀挀椀愀 焀甀攀 愀 洀切猀椀挀愀 琀爀漀甀砀攀 愀 洀漀搀愀 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀 攀瘀漀氀甀漀 搀愀猀 搀挀愀搀愀猀⸀  ਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀漀猀 挀漀渀琀攀洀瀀氀漀甀 挀漀洀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 樀漀瘀攀洀 攀 搀椀渀洀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀猀猀攀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀爀挀愀渀琀攀 攀 挀愀爀椀猀洀琀椀挀愀⸀ 䌀漀渀昀漀爀洀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 䘀爀漀猀琀 ⠀㈀  ㌀⤀㨀 ਀䄀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀漀 漀爀搀攀渀愀洀攀渀琀漀 搀椀爀椀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 渀愀猀 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 猀攀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀 渀愀 搀攀昀椀渀椀漀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀Ⰰ 渀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀愀搀爀漀 最爀昀椀挀漀 最攀爀愀氀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瘀攀爀 猀攀爀 爀攀瀀氀椀挀愀搀漀 瀀攀氀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀 渀漀 洀漀渀椀琀漀爀愀洀攀渀琀漀 搀攀猀琀愀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 愀 愀洀瀀氀愀 最愀洀愀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 甀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 愀 猀攀爀 搀攀昀椀渀椀搀漀  瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 瀀愀搀爀漀 最爀昀椀挀漀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀 爀攀瀀攀琀椀爀ⴀ猀攀 愀 挀愀搀愀 攀搀椀漀⸀ 䔀猀猀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 琀爀愀搀甀稀ⴀ猀攀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 渀愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 渀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 攀 攀洀 琀漀搀漀猀 搀攀洀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀漀渀昀椀最甀爀愀洀 漀 氀愀礀漀甀琀⸀  ⠀䘀爀漀猀琀Ⰰ ㈀  ㌀⤀⸀ 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
AMBROSE, Gavin. Fundamentos de Design Criativo - 2ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2012.

BARBOSA, Ana Carolina. Revistas customizadas: jornalismo e imagem de marca: Análise das publicações da Volkswagen e da Net. Disponível em: . Acesso em 14 de Abril de 2017.

FOLHA DE SÃO PAULO. Entretenimento e mídia vão crescer mais no Brasil que no mundo, diz PwC. Disponível em: ਀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㄀⸀昀漀氀栀愀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀洀攀爀挀愀搀漀⼀㈀ ㄀㘀⼀ 㘀⼀㄀㜀㠀㄀㌀㐀㌀ⴀ攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀ⴀ攀ⴀ洀椀搀椀愀ⴀ瘀愀漀ⴀ挀爀攀猀挀攀爀ⴀ洀愀椀猀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀ⴀ焀甀攀ⴀ渀漀ⴀ洀甀渀搀漀ⴀ搀椀稀ⴀ瀀眀挀⸀猀栀琀洀氀㸀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 ㄀㔀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀爀漀猀琀Ⰰ 䌀⸀ ⠀㈀  ㌀⤀⸀ 䐀攀猀椀最渀椀渀最 昀漀爀 渀攀眀猀瀀愀瀀攀爀猀 愀渀搀 洀愀最愀稀椀渀攀猀⸀ 一攀眀 夀漀爀欀㨀 刀漀甀琀氀攀搀最攀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀倀吀伀一Ⰰ 䔀氀氀攀渀㬀 倀䠀䤀䰀䰀䤀倀匀Ⰰ 䨀攀渀渀椀昀攀爀 䌀⸀ 一漀瘀漀猀 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 䐀攀猀椀最渀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀猀愀挀 一愀椀昀礀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䄀䰀娀伀Ⰰ 䴀愀爀氀椀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 刀攀瘀椀猀琀愀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀漀渀琀攀砀琀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 ㈀  㤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䄀䰀娀伀Ⰰ 䴀愀爀氀椀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 刀攀瘀椀猀琀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀