ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00756</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Tempo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Leandro Daniel Furlani (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Diogo da Rosa Schimitz Silva (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Bruna de Oliveira Carvalho (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Allan dos Santos Slusarz (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Elvys Sewald (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Deivi Eduardo Oliari (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Felipe Teixeira Colvara (Centro Universitário Leonardo da Vinci)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Áudio, Ficção, Objetivos, Presente, Tempo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O público sabe sobre o tempo, mas sabe na questão de usá-lo como artifício de desculpa, de quanto tempo se leva para fazer um percurso de carro, do tempo de um programa de televisão, de quanto tempo irá durar uma rotina de estudos até sua conclusão, dentre outras atividades do nosso cotidiano. Mas almejamos que o nosso público saiba utiliza-lo da melhor forma, otimizando, para que não se perca o tempo de forma desnecessária e sim correndo atrás dos seus desejos, objetivos e sonhos, sem deixar de tentar com medo do amanhã.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Assim que nos foi proposto a ideia de confeccionar um projeto de produção de áudio e vídeo, com o intuito de juntar as habilidades adquiridas nas matérias de criação e produção em rtv, produção audiovisual, produção em rádio e redação publicitária II, debatemos até que chegamos em um acordo para uma ideia adequada, que poderia nos proporcionar prazer em fazer algo que gostamos como de áudio e vídeo, juntamente com as técnicas aplicadas. Quando decidimos a ideia, nos deparamos com uma série de questionamentos de como iriamos fazer a produção diante de um tema com vários caminhos distintos, como o tema tempo. Houve mais um debate, um pouco mais técnico, pondo em pauta os caminhos mais interessantes e logo assim começamos a criar um roteiro de áudio e outro de imagem, para nos auxiliar melhor na hora das gravações oficiais para o trabalho. Cada integrante da equipe de trabalho, tinha um objetivo na vida, um queria ser empreendedor, outro gostaria de ter uma família completa, outro um relacionamento estável e mais interação com as pessoas e outro simplesmente gostaria de sair viajando mundo a fora. Assim nos baseamos no presente e refletimos o que essas pessoas estavam fazendo para alcançar esses objetivos e assim traçamos um caminho definitivo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Buscar atingir um público alvo, com faixa etária dentre 20 a 70 anos, que almejam seguir a diante com os objetivos traçados em seus ambiciosos pensamentos. E talvez seja essa a característica do rádio que o torna a mais criativa das mídias: ele não oferece nenhuma ideia acabada. A criação completa-se na cabeça e no coração do ouvinte. É ele que participa da criação, interpretando a mensagem segundo sua própria compreensão, seu repertório, sua imaginação. Por isso, se diz que é mais fácil estimular alguém pelo rádio do que por qualquer outra mídia. (SANT ANNA, Armando. Propaganda Teoria, Técnica e Prática. p. 176. 2009). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Diante da vasta linha de pensamento que se tinha desde o início do projeto, buscamos defender, que o ser humano em geral não consegue mensurar o próprio tempo, deixando-o extremamente relevante aos olhos de quem reflete sobre o assunto para buscar da melhor maneira entender porque somos uma sociedade pressa ao cotidiano e ao estável, sem quebra de barreiras.  Ideias para novos produtos podem surgir de muitas fontes, como clientes, cientistas, concorrentes, funcionários, membros de canais e alta gerência. As necessidades e os desejos dos clientes são o campo lógico para começar a procura . (KOTLER, Philip. Administração de Marketing. p. 644. 2006). A valorização do tempo, nos instiga a agir muitas vezes de forma inconsciente, para que assim possamos apreciar o lado bom da vida e adquirirmos experiências marcantes. A utilização de fatos reais, das ambições do nosso cotidiano, do que almejamos para nosso futuro, do que desejamos para ter um futuro melhor e conquistar algo, nos reflete que cada um tem um objetivo principal diferente, mas no final queremos as mesmas coisas, o que muda é a prioridade de cada um, mas ser capaz de ser feliz é o que realmente importa. A publicidade baseia-se no conhecimento da natureza humana. Quanto mais conhecemos o valor das palavras, as necessidades, os desejos e impulsos humanos e as emoções que desencadeiam, mais saberemos sobre a técnica de persuasão e seu modo de operar. (SANT ANNA, Armando. Propaganda Teoria, Técnica e Prática. p. 80. 2009). O que nos inspira na captação desse projeto, é a nossa realidade. Cada um dos integrantes tem um objetivo em que almeja na vida, seja ele familiar, de relacionamento, de viagens ou empreendedorismo. Pois o céu é o limite para quem busca seguir em frente, sem medo de lutar, trabalhando muito para se tornar palpável os sonhos ideais e assim obter o sucesso almejado. E você aprende que realmente pode suportar, que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida. Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar. (SHAKESPEARE, William. O Menestrel: 1564  1616. Atualmente no mundo caótico em que vivemos, não prestamos a devida atenção para as situações do nosso dia-a-dia. Logo, devemos ser menos indiferentes com o que vivenciamos em nosso cotidiano, podemos ter empatia, o próximo tem algo a nos ensinar e a gente ensinar algo a ele. Um simples gesto de sorrir, de cumprimentar, para quem está fazendo o gesto é tão pequeno, mas não sabemos quanta diferença pode estar fazendo para quem está recebendo. Não estamos nesse mundo em vão, precisamos ajudar o próximo, não importando quem seja, ou qual classe pertença. As diferenças em cada indivíduo enriquecem o próximo, pois cada um pode mostrar uma forma diferente de encarar a vida. Somos capazes de modificar o mundo, porém temos que entender que se trata de um trabalho árduo, porém deve ser praticado diariamente, saber quem está a nossa volta, ajudar que precisa de ajuda, por mais que vivemos num país capitalista, no final o que menos se precisa é de dinheiro. Portanto nossas referencias vem de nossas ambições, nossos sonhos e de pessoas de nosso cotidiano, pessoas que nos inspiram para constituirmos sempre boas ações, nos tornando pessoas melhores a cada dia, para assim captarmos o sentimento em cada palavra da mensagem proposta e que vai ser interpretada pelo público em geral de maneira contínua. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O brainstorn, o estilo destacando a ideia como a adequação do tempo, o conflito com a valorização do tempo, os personagens sendo os seres humanos, a ação dramática em como viver o presente, almejar o futuro ser grato pelo passado, o tempo dramático diante do presente momento e a unidade dramática atribuída ao roteiro final do tema tempo e o AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) foram técnicas utilizadas para estimular as ideias do nosso projeto. Os equipamentos utilizados para a captação do áudio foram, um microfone condensador que é utilizado em estúdios de gravação, pois possuem uma membrana de diafragma muito fina o que harmoniza uma resposta mais eficiente frente a altas frequências, como também as baixas, além da grande vantagem de um resultado do som, limpo e cheio de detalhes. Em nosso caso, utilizamos destes equipamentos no laboratório de rádio da instituição. Juntamente com equipamentos de captação de vídeo, tais como, uma câmera fotográfica Canon T5I, uma Go Pro Hero 3 Black e um equipamento de Drone Phantom 3 Professional. Também programas como o Adobe Premiere e Windows Movie Maker, para edição e finalização do projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Apresentamos uma ficção em áudio e rádio com o tempo de 60 segundos e uma trilha adquirida no laboratório de rádio da instituição, baseada na valorização do tempo presente, juntamente atribuída a uma produção de vídeo. Com a missão de vender o próprio tempo com o intuito de conscientização do público alvo apresentado sobre a valorização e mensuração do tempo. Nesse sentido, a boa criação publicitária para rádio considera a fluência verbal do texto quando ele é falado: o ritmo, a ordem ou a entonação das palavras podem indicar uma conversa informal, por exemplo. São essas entonações que dão vida a um texto radiofônico. O ritmo da fala é essencial no texto. (SANT ANNA, Armando. Propaganda Teoria, Técnica e Prática. p. 178. 2009). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Trabalhamos em cima da criação de uma locução em off, com a narração de um dos integrantes da equipe, encaixamos uma trilha com uma sensação mais tranquila de tal maneira que nos lembrasse o próprio tempo, para deixar claro o intuito do trabalho. Focamos também em nas gravações da melhor maneira possível, nos encorajando a utilizar equipamentos de alto padrão para captar ótimas imagens. Captamos ângulos e enquadramentos que se encaixaram perfeitamente em tudo o que almejávamos. Tínhamos trilhado um caminho de fazer o projeto dar certo e assim obtivemos com sucesso e louvor. Portanto, aprendendo com o tempo, podemos refletir que é de suma importância a sua valorização de cada minuto ou segundo, para poder viver e conviver com os caminhos distintos que a vida tende nos proporcionar. E de que o tempo, é um articulador de sonhos, nos fazendo acreditar que podemos mais a cada dia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ADOROCINEMA. Sinopse de Filme. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-226260/> Acesso: nov/2016.<br><br>DOMINGOS, Carlos. Criação Sem Pistolão. São Paulo. Negócio Editora: 2003.<br><br>ELIN, Larry. O Comercial de Televisão: Planejamento e Produção. Curitiba, Arte e Letra: 2009.<br><br>KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo, Pearson Prentice Hall: 2006.<br><br>SANT ANNA, Armando. Propaganda Teoria, Técnica e Prática. São Paulo, Cengage Learning: 2009.<br><br>SHAKESPEARE, William. O Menestrel: 1564 - 1616. <br><br> </td></tr></table></body></html>