ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00758</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Feita de Fatos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Tayná Teske Sezário (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Lucas Hirt (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Diogo da Rosa Schimitz Silva (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Bruna de Oliveira Carvalho (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Deivi Eduardo Oliari (Centro Universitário Leonardo da Vinci); Felipe Teixeira Colvara (Centro Universitário Leonardo da Vinci)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Blog, Fatos, Internet, Leitura, Redação Publicitária</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O blog Feita de Fatos é uma experimentação prática das aulas de Redação Publicitária I e Redação Publicitária II, junto com a interdisciplinaridade das disciplinas como diagramação das aulas de Design Gráfico e Psicologia da Comunicação. Neste trabalho uniram-se as necessidades de suprir os anseios curiosos dos leitores e fazer com que, esses mesmos leitores adeptos contato físico da leitura, possam aderir à tecnologia e fazerem uma interação orgânica e saudável junto deles. Assim como colocar em uso algumas das técnicas aprendidas em aula, tais como cativar o público com objetividade, mas sem deixar de lado o recurso apolíneo e o dionisíaco quando os assuntos tratados oscilarem entre sérios e leves. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A internet se tornou um dos principais meios de comunicação e divulgação para suprir todas as necessidades das pessoas de um modo geral. Sendo assim, unindo o desejo de escrever com as utilidades acatadas em sala de aula, foi vista a necessidade de colocar em prática essa interação. "O público é incrivelmente óbvio em suas reações ¬¬&#8722; porque sua mentalidade é simples, direta e sem sofisticação." (UPDEGRAFF, R., 1996, p. 68). Então, escrever sobre o que o público queria ler, foi o principal ideal para o início desse trabalho. Porém, escrever não é apenas um ato de despejar palavras. De amontoar ideias em blocos de notas e publicar esse emaranhado intitulando como um texto ideal. As postagens cobram que os autores defendam suas ideias até às últimas consequências. É diferente do ato de falar com um público. Escrever exige exatidão, e a exatidão de nós escritores acaba despertando outros escritores que estão adormecidos. E a partir do momento que essa capacidade de escrever é desperta, é necessário se diluir em palavras. Em sala de aula, foi nos ensinado que quem tem a ousadia de escrever, alarga a consciência, e como afirma Albert Einstein, "a mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original". Muitas vezes, o público tem reações óbvias ao fazerem algumas leituras porque a opinião deles sobre o assunto é exatamente igual, mas, muitas vezes por encontrarem dificuldades em expressá-las sem serem entendidos corretamente, o público espera por alguém que traga o que eles querem ler. Feita de Fatos é o resultado advindo dos aprendizados das matérias de "Redação Publicitária I", "Redação Publicitária II", "Design Gráfico" e "Psicologia da Comunicação", contando com o monitoramento dos professores responsáveis por essas disciplinas com a finalidade de haver um melhor rendimento do trabalho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Quando a ideia de criar o blog saiu do papel e passou para a plataforma digital, o objetivo era abordar os assuntos de uma maneira sintetizada, visando a opinião dos escritores sobre cada tema disposto. Buscou-se também fazer uma análise de afirmação básica e conceito criativo sobre os assuntos tratados, mostrando com ênfase o foco principal, e estudando como passar um conceito sem ferir alguns que já estavam pré-estabelecidos. Um escritor nunca esquece a primeira vez em que aceita algumas moedas ou um elogio em troca de uma história. Nunca esquece a primeira vez em que sente o doce veneno da vaidade no sangue e começa a acreditar que, se conseguir disfarçar sua falta de talento, o sonho da literatura será capaz de garantir um teto sobre sua cabeça, um prato quente no final do dia e aquilo que mais deseja: seu nome impresso num miserável pedaço de papel que certamente vai viver mais do que ele. Um escritor está condenado a recordar esse momento porque, a partir daí, ele está perdido e sua alma já tem um preço. (ZAFÓN, Carlos Ruíz, O jogo do Anjo, 2008, p. 1). O público-alvo do blog gira em torno dos adolescentes, contudo, conta com algumas interações de adultos. E é de principal importância fazer com que, quem quer que seja atingido nas leituras, sinta-se bem e que no mínimo alguma opinião seja reconhecida e validada por meio de terceiros. Tendo estudado sobre Psicologia da Comunicação, os autores do blog percebem que não basta apenas querer lidar com o lado dionisíaco dos textos, ou seja, quando escrevemos para alguém, precisamos ir além do racional, é necessário mesclar o emocional - de quem escreve e de quem lê - para que haja um aceitamento de conteúdo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ideia do Blog, inicialmente, havia surgido quando algumas situações começaram a aparecer, tanto no meio pessoal quanto em questões globais, mas, por conta de receios pessoais, essa ideia foi deixada de lado. Até que um trabalho em sala de aula, deu início a essa aventura, fazendo com que os conceitos estudados em sala passassem do caderno para o bloco de notas do computador, e assim sucessivamente para a plataforma do blogger. De acordo com Robert Updegraff, em seu livro Óbvio Adams (1996), p.56, "[...] as pessoas aceitam ler textos de até quatro páginas, em letras pequenas. Basta que tenham interesse e dramaticidade, como qualquer história bem contada." Quando o primeiro texto foi postado no blog, houve uma ansiedade por parte dos escritores, para saber qual seria a reação das pessoas, pelo fato de haver muito conteúdo no corpo do texto e pela perspectiva de que, como na Publicidade, se não encantar nos quatro primeiros segundos, é uma campanha perdida. Mas como Machiavelli cita em seu livro, mesmo quando estivermos achando que quase tudo está certo, não devemos desdenhar de opiniões alheias, ainda mais se todas essas opiniões convergem para um só benefício: melhorar o blog. Quando tuas tropas estiverem bem dispostas, aproveita seu entusiasmo: cabe ao general criar as ocasiões e discernir quando são favoráveis. Mas nem por isso negligencies a opinião dos oficiais, nem desdenhes sua clarividência, sobretudo se tiverem o bem comum como alvo. (MACHIAVELLI, Niccólo. Suz Tzu, p.40). Entretanto, o primeiro texto causou uma onda de reações e esse era o ponto chave que foi considerado para a continuação do trabalho. Iniciou-se com um texto por dia, mas após uma análise de que o trabalho e até mesmo a expectativa das pessoas que estavam acompanhando ficariam mais eficientes caso houvesse um intervalo nas postagens, o blog passou a assumir de uma a duas postagens por semana, seguindo nesse ritmo até então. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Feita de Fatos é utilizado na plataforma blogger do Google, e o layout conta com o título dentro de uma meia lua, pois assim como a lua, a vida também tem as suas determinadas fases. Um carrossel com as postagens mais recentes servem para ilustrar também essa questão de fases, como diz o título do blog. Nossa vida está sempre em rotação, assim como nossos ânimos e nossas opiniões, e nada mais simbólico que isso do que vários temas girando para que o leitor escolha o que mais lhe agrada no dia. Sendo assim, no final de cada postagem, aparece algumas tags para melhor catalogação da plataforma virtual e para métodos de organização e direcionamento para o público. Cada box de tag é azul, representando a cor do curso de Publicidade e Propaganda. Para o tema da plataforma do blogger, foi utilizado um banco de templates gratuitos. O template escolhido foi um com fundo branco, pois para a publicidade, o branco simboliza a limpeza e a simplicidade, ou seja, a pessoa que está acessando o blog, remete uma sensação de tranquilidade ao ler os textos. De esquecer os pensamentos turbulentos e se concentrar na leitura. O template foi modificado para usar as frases "Fatos Populares", que seria a relação dos textos mais acessados; "Fatos Feitos", que é a lista ordenada por data com todas as postagens, e "Fatos Marcados", onde aparecem todas as tags já mencionadas no blog e a quantidade de textos que cada tag possui. No rodapé da página também é possível encontrar um campo onde diz "leve nossos fatos com você", onde o leitor insere o seu endereço de e-mail e o texto que ele está lendo é enviado diretamente para sua caixa de entrada de e-mails. Tratando da Fanpage do blog, temos as mesmas tonalidades de cores e imagens, e todas as postagens do blog vão diretamente para a página do Facebook, todavia, a fanpage recebe alimentação de imagens e vídeo aleatórios para atividade orgânica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O nome do blog, Feita de Fatos, surgiu primeiramente por meio de pesquisas de comparativos, e mais adiante, com uma associação de referências em comum de alguns textos que já estavam prontos para serem publicados. O ponto de partida foi a palavra "Fatos", e como o enfoque seria relatar a opinião em primeira pessoa, o nome completo soou bem aos ouvidos, e o Feita de Fatos estava pronto para ser mostrado publicamente. Ao término de cada texto, contém uma assinatura que remete ao nome do blog, Feita de Fatos, sendo assim, a assinatura fica como "somos feitos de fases, somos feitos de fatos." Para todos os textos, buscou-se uma linguagem que une o formal com o informal, até porque, como já mencionado, o público-alvo do blog são adolescentes com uma parcela de adultos, entretanto, o uso de uma linguagem informal contribui para o texto não ficar monótono assim como a linguagem formal não deixa o assunto ser levado apenas na brincadeira. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Através do trabalho desenvolvido, passamos a perceber que as palavras atingem mais do que as ações, em sua maioria das vezes. Elas têm o poder de acalmar, de ferir, de expressar, de fazer sentido e mais além do que isso, de fazer sentir. Notamos que não podemos simplesmente, despejar palavras. Fazer uma enxurrada de adjetivos e advérbios que não só empobrecem o texto, como condenam à superficialidade. Na realidade em que vivemos, onde o dito fica pelo não dito, na maioria das vezes, é importante ter um espaço para esclarecer e ordenar pensamentos. O ato de escrever não faz apenas entregarmos a nossa alma, faz também com que os leitores sejam virados do avesso. E assim percebemos o quão maleáveis as pessoas são. E o quão fácil, é fazê-las quererem mais, quando elas provam desse doce pecado chamado leitura. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FARINA, Modesto. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. 4 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1990.<br><br>FEITA DE FATOS. Disponível em: <http://fasesfeitasdefatos.blogspot.com.br/>. Acesso em Abril, 2017.<br><br>MACHIAVELLI, N. Suz Tzu: a arte da guerra. Porto Alegre: L&PM Editores, 2000.<br><br>UPDEGRAFF, R. R. Óbvio Adams: a história de um empresário de sucesso. 1ª edição. São Paulo: Ed.Cultura Editores Associados, 1996.<br><br>WILLIAMS, Robin. Design para quem não é Designer. 6 ed. São Paulo: Callis, 1995.<br><br>ZAFÓN, C. R. O jogo do Anjo. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2008.<br><br> </td></tr></table></body></html>