ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00768</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Não durma para sempre</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lincoln dos Santos Tintel Ramos (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Hugo César de Lima Sales (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Mariana Zick Correia (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Melissa Joana Fiuza Paukoski (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Raphael Nunes Ribeiro (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Valerio Alves (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Jorge Eduardo Manfrini (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Deivi Eduardo Oliari (Faculdade Metropolitana de Blumenau)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Dormir, Outdoor, Publicidade e Propaganda, SETERB, Trânsito</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Quando o objetivo é propagar marcas, ideias ou serviços e ao mesmo tempo chamar a atenção do receptor, o outdoor é a mídia ideal, pois age de forma inesperada no meio de suas atividades corriqueiras. Para fixar, aplicar e integrar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Direção de Arte e Redação Publicitária II, um outdoor foi desenvolvido para o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (SETERB) com a finalidade de alertar motoristas a respeito do perigo de dirigir com sono, aproveitando a Semana Nacional do Trânsito como oportunidade de veiculação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Outdoor é uma das mídias mais utilizadas para promoção pelo fato de causar muito impacto onde é empregado. Segundo Cesar (2006, p.54):  O outdoor serve para marcar nome, despertar interesse fazer o consumidor comprar depois, não naquele momento. . Geralmente encontrado no tamanho de 9x3 metros e com tempo de exposição bissemanal, é uma ferramenta de grande impacto na comunicação. De acordo com o livro  Direção de Arte em Propaganda : [...] O outdoor é instantâneo. Assim como os backlights e os grandes pôsteres nas fachadas dos prédios. A criação para essas outras peças, inclusive, segue o mesmo principio do outdoor: agilidade. [...] Quando o consumidor esta lendo uma revista ou um jornal, ele está em casa, no trabalho, no ônibus. Tem tempo para prestar atenção em todos os anúncios, se ele quiser. Quando está vendo televisão, a atenção é ainda maior. Com o outdoor, você tem, no máximo 8 segundos para atrair a atenção desse consumidor. Nesse tempo é preciso agarrar o consumidor e vender o produto, mesmo não estando no ponto-de-venda.[...] (CESAR, 2006. p. 53 e 54) Ao longo do artigo, serão apresentados os métodos, técnicas e elementos levados em consideração para a criação da peça. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A equipe do SETERB depara-se diariamente com diversos casos envolvendo acidentes de trânsito na nossa região. O motivo é quase sempre o mesmo: a imprudência dos motoristas. Seja por falar ao celular durante a direção, por ultrapassagem em local inapropriado ou por beber antes de dirigir. Mas não se pode desconsiderar o fato de que muitos que estão ao volante trabalham dia e noite atravessando rodovias e longas estradas. O problema é que uma parcela desses motoristas não descansa sequer uma hora do dia e acabam dirigindo seus veículos tomados pelo cansaço e sonolência. Tendo em vista tamanha realidade, o foco da peça publicitária, desenvolvida para o SETERB, tendo a Semana Nacional de Trânsito como pano de fundo, é justamente exaltar o perigo do sono ao volante e incentivar a redução desta prática que se tornou tão corriqueira. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Dirigir com sono é tão perigoso quanto dirigir embriagado. A Associação Brasileira do Sono (ABS) afirma que 30% das mortes causadas em rodovias brasileiras são causadas pelo sono e este também é o responsável por 20% do total de acidentes que envolvem veículos no país. O presidente da ABS, Dr. Geraldo Lorenzi Filho, diz em publicação oficial no site da Associação: "Com o sono, os reflexos ficam diminuídos e as decisões são confusas e equivocadas. (...) Pior, o álcool e a sonolência não se somam, se multiplicam! Beber aumenta a sonolência, que piora no fim da festa, justamente na hora de pegar o carro e voltar para casa. A sonolência nos envia avisos e se você ignorá-los pode simplesmente apagar." (FILHO, 2015). Neste contexto, o outdoor é uma mídia que se encaixa perfeitamente nos propósitos da mensagem e no alcance do público-alvo. Pelo fato da mensagem atingir o motorista mesmo enquanto este dirige, o alerta se torna eficiente e a peça cumpre o objetivo proposto, resultando reflexão na mudança de atitude por parte do receptor. Carlos Domingos corrobora em seu livro Criação Sem Pistolão: "No Brasil, o outdoor sempre foi um dos meios mais democráticos de comunicação. Qualquer viagem pelas nossas estradas pode comprovar isso. Desde as pedras pintadas anunciando "bananas a 500 metros", passando pela "Vote em Arlindo 23", até "Gruta de Santa Expedita, próxima saída" (DOMINGOS, 2003. p. 201). Por estes motivos o poder de alcance desta mídia foi unido à ideia criativa para que os resultados da mensagem fossem potencializados e o número de acidentes de trânsito causados pelo sono fossem reduzidos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a elaboração do conceito criativo da peça, o conhecimento interdisciplinar foi fundamental para o processo de criação. Conforme diz Sant'Anna (1995, p.146),  nada nasce do nada . Foram utilizadas técnicas de brainstorm, reforçadas em sala de aula pelos professores das disciplinas de Direção de Arte e Redação Publicitária II, bem como a interpretação do briefing proposto pelo professor de Direção de Arte, que deu fundamento para o desenvolvimento do conceito e do outdoor. A fim de criar uma peça com nível profissional e mercadológico, aplicamos na criação da peça as técnicas para a criação de conceitos de campanha absorvidos durante as aulas de Redação Publicitária II, para que este outdoor pudesse se desdobrar e formar uma campanha com outras peças. Como recurso linguístico para a elaboração do título publicitário, utilizamos a característica polissêmica da palavra "dormir", relacionando o ato de dormir (quando se está com sono) e o dormir para sempre (perder a vida). Segundo Cláudio Moreno, Doutor em Letras, "quando um vocábulo possui mais de um significado, chamamos isso de polissemia" (MORENO, 2009). Este recurso da Língua Portuguesa é frequentemente utilizado na Propaganda e sua aplicação correta no texto publicitário resulta em uma mensagem transmitida de maneira inteligente e instigadora além do aspecto criativo. O layout foi desenvolvido utilizando a plataforma Adobe Photoshop CS6, utilizando como fundamento os princípios ensinados nas aulas de Direção de Arte. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na elaboração da peça, foram utilizados elementos (signos) que criam uma relação com o trânsito, de forma que a leitura do receptor resultam em uma conexão entre aspectos visuais do trânsito e o título publicitário presente no outdoor. O primeiro e mais aparente elemento do trânsito que compõe o layout é a textura de asfalto, utilizada na peça como plano de fundo. Na composição do outdoor também está a figura de uma cruz, frequentemente presente nos túmulos e memoriais seguida da data de morte do indivíduo, ou seja, a cruz é uma figura representativa do fim da vida de alguém. A cruz presente no outdoor possui a cor amarela e um desgaste típicos das faixas pintadas sobre a superfície das rodovias para a sinalização, justamente para que fique explícito que aquela cruz está sobre o asfalto assim como uma faixa de sinalização. A textura de asfalto e a cruz sobre ela já indicam ao receptor de que a mensagem que será transmitida está relacionada ao trânsito sem mesmo ter lido o título publicitário, ou seja, os elementos visuais criam na mente do receptor um contexto que o prepara para a recepção do alerta. O título "Não dirija com sono. Você pode dormir para sempre" traz a força da mensagem e faz o alerta. Por isso, foi escrito em caixa alta e na cor branca para criar um contraste bem definido com a cor escura do fundo. Desta forma, a leitura torna-se mais clara e mais simples, já que o tempo para ser lido é muito curto. O livro Psicodinâmica das Cores em Comunicação fundamenta: "O poder de fixar a atenção e conseguir do consumidor uma rápida assimilação da mensagem está ligado intimamente à simplicidade da imagem, à sua precisão, ao destaque dado ao fator que mais interesse represente, isto é, ao foco onde se centraliza a ideia a ser assimilada. (FARINA, 1990. p. 175). O título, que carrega a palavra "dormir" em sua característica polissêmica, impacta o leitor. Ninguém deseja perder a sua vida no trânsito. "Dormir para sempre" é um termo popular e, ao mesmo tempo, forte, fazendo o receptor refletir a respeito das suas atitudes e educando-o, para que sempre que este motorista cogitar dirigir com sono, venha a se lembrar das conseqüências que esta ação pode trazer. De acordo com o conhecimento adquirido nas aulas de Redação Publicitária II, o título deve trazer uma mensagem completa de maneira efetiva, breve e com clareza, e foi com este fundamento que aplicamos este título no outdoor. O maior desafio do grupo foi definir corretamente onde cada elemento seria disposto no layout, já que o outdoor seria lido enquanto o motorista estivesse dirigindo. Neste momento, princípios do design como contraste e alinhamento, ensinados durante a aula de Direção de Arte foram de grande importância para o resultado final. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A produção do outdoor incitou no grupo a busca por aplicar todos os fundamentos teóricos aprendidos nas disciplinas do curso. Com o auxilio dos professores orientadores foi possível perceber e utilizar todos os conceitos mostrados em sala, resultando em uma peça que carrega pertinência e profissionalismo. O outdoor sempre foi um meio crucial para as empresas divulgarem os seus trabalhos, promoções e novas áreas de atuação, e está sempre inserido no dia-a-dia das pessoas. Por isso, utilizamos o nosso embasamento acadêmico em prol da consciência no trânsito e contribuir para a redução de acidentes causados pela mistura de sono e direção. O desafio de fazer algo criativo e, ao mesmo tempo, eficiente trouxe-nos um senso de responsabilidade e de valorização da profissão do publicitário, o qual deposita toda sua técnica e criatividade para exaltar e contribuir para causas sérias para o bem da comunidade social. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. Distrito Federal: Editora Senac, 2006.<br><br>DOMINGOS, Carlos. Criação sem pistolão. Rio de Janeiro: Campus Ltda. 2003.<br><br>FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 4ª ed. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1990.<br><br>FILHO, Geraldo Lorenzi. Campanha ABS: no carnaval, não durma na direção!. Associação Brasileiro do Sono. 2015. Disponível em: <http://www.absono.com.br/leigos/campanha-abs-no-carnaval-nao-durma-na-direcao/>. Acesso em: 08 abr 2017.<br><br>MORENO, Cláudio. Polissemia e homonímia. 2009. Disponível em: <http://sualingua.com.br/2009/05/13/polissemia-e-homonimia/>. Acesso em: 08 abr 2017. <br><br>SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 5ª Ed. São Paulo: Pioneira, 1995.<br><br> </td></tr></table></body></html>