INSCRIÇÃO: 00770
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP13
 
TÍTULO: Trânsito: Atenção
 
AUTORES: Rick Nicolas Scheidt (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Mariana Zick Correia (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Lincoln dos Santos Tintel Ramos (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Hugo César de Lima Sales (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Walmor Seide Junior (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Gabrielle Phillippi (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Valerio Alves (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Jorge Eduardo Manfrini (Faculdade Metropolitana de Blumenau); Deivi Eduardo Oliari (Faculdade Metropolitana de Blumenau)
 
PALAVRAS-CHAVE: Campanha, Comunicação, Mídias Alternativas, Publicidade, Trânsito
 
RESUMO
As mídias alternativas surgiram devido à necessidade de inovar na publicidade. As mídias convencionais já não eram mais suficientes para se destacar no mercado. Locais inesperados são utilizados por empresas para anunciar seus produtos de uma maneira criativa, o que facilita o recall e mantém a marca no pensamento do consumidor. Neste trabalho, vamos apresentar uma peça publicitária desenvolvida para uma campanha de trânsito no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UNIASSELVI-FAMEBLU, tomando como base e apoio as disciplinas do segundo semestre de 2016 do curso que desenvolveram um trabalho interdisciplinar.
 
INTRODUÇÃO
਀䄀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 昀愀稀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 瀀爀漀挀甀爀愀爀攀洀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀琀椀渀最椀爀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 攀猀瀀愀漀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀⸀ 䴀愀猀 攀猀猀愀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀椀搀愀搀攀 昀攀稀 愀猀 洀愀爀挀愀猀 椀渀漀瘀愀爀攀洀 愀琀 洀攀猀洀漀 渀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 挀漀洀 攀猀瀀愀漀猀 搀攀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀⸀ A mídia alternativa é um meio publicitário não tradicional que causa grande impacto no receptor, seja pela criatividade do material ou pela espontaneidade do espaço utilizado. Lugares inusitados como carros, situações do cotidiano, ruas, placas, entre outros são utilizados como espaço de mídia. Elas encantam porque atingem o receptor de forma inesperada e dessa forma, faz com que o espectador tenha uma lembrança mais forte e duradoura da marca. Podemos afirmar isso com base no texto de Reis e Siqueira:਀嘀椀猀愀渀搀漀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀 昀甀最愀 搀漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 漀戀琀攀渀搀漀 洀愀椀漀爀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 瀀攀氀愀 猀甀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 攀砀琀爀愀漀爀搀椀渀爀椀愀Ⰰ 搀椀猀琀椀渀最甀椀渀搀漀ⴀ猀攀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 洀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀愀猀猀愀Ⰰ 愀猀 洀搀椀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 愀瀀漀椀愀洀 愀猀 洀搀椀愀猀 洀愀椀猀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀椀猀 攀 爀攀瀀攀爀挀甀琀攀洀 挀漀洀漀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 椀渀琀攀氀椀最攀渀琀攀猀 攀 愀最攀洀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 猀甀爀瀀爀攀猀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 焀甀攀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀渀搀漀 甀洀 洀愀椀漀爀 渀瘀攀氀 搀攀 昀攀攀搀戀愀挀欀 樀甀渀琀漀 愀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 愀琀椀渀最椀爀 漀 琀愀爀最攀琀 挀漀洀 椀渀猀攀爀攀猀 攀 挀漀洀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 洀愀椀猀 漀甀猀愀搀愀猀Ⰰ 椀渀琀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 攀洀 氀愀挀甀渀愀猀 渀漀 琀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀猀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀氀琀愀洀攀渀琀攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀Ⰰ 最愀渀栀愀渀搀漀 戀漀愀 瀀攀爀猀甀愀猀漀 攀 漀戀琀攀渀搀漀 洀愀椀漀爀 愀挀攀椀琀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ ⠀刀䔀䤀匀㬀 匀䤀儀唀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㈀㜀⤀⸀ Este trabalho foi desenvolvido em sala de aula, dentro das disciplinas de Direção de Arte, Redação Publicitária e Criação Publicitária. O briefing era desenvolver uma campanha publicitária de conscientização no trânsito, com abordagem livre. O cliente era a Prefeitura de Blumenau e o SETERB (Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀爀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 最攀爀愀氀 猀漀戀爀攀 愀 愀琀攀渀漀 渀漀 琀爀渀猀椀琀漀Ⰰ 攀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀Ⰰ 漀猀 瀀攀搀攀猀琀爀攀猀 焀甀攀 甀猀愀洀 挀攀氀甀氀愀爀 愀漀 琀爀愀渀猀椀琀愀爀 渀愀猀 爀甀愀猀⸀ Como as campanhas de conscientização no trânsito são recorrentes, a equipe percebeu a necessidade e oportunidade de utilizar uma abordagem diferente com peças impactantes. Ainda de acordo com Reis e Siqueira:਀ A dimensão suplementar trazida pelas novas mídias, comparadas às mídias existentes, é a razão de como elas conseguem de destacar. Mídias alternativas, ações e estratégias que visam à diferenciação da mensagem, feita pelos meios ou pelo conteúdo da comunicação, encontram caminhos para formar uma nova linguagem de mídia, por meio da expressão criativa e da interatividade (REIS; SIQUEIRA, 2009, p.130).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀 甀洀 戀爀椀攀昀椀渀最 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 渀漀 琀爀渀猀椀琀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 愀琀攀渀漀 渀漀 琀爀渀猀椀琀漀⸀  De maneira mais específica, a campanha aborda o uso do celular no trânsito. De acordo com informações do Seguro DPVAT, todo ano são registrados 1,3 milhão de acidentes causados por celular, seja por motoristas ou pedestres.਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 䐀䔀吀刀䄀一ⴀ倀刀Ⰰ 漀 甀猀漀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀 愀漀 挀愀洀椀渀栀愀爀 渀愀 爀甀愀 搀椀洀椀渀甀椀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀瘀攀氀洀攀渀琀攀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀攀搀攀猀琀爀攀⸀ ਀ᰀ䐠椀最椀琀愀爀Ⰰ 氀攀爀Ⰰ 昀愀氀愀爀 攀 甀猀愀爀 昀漀渀攀 搀攀 漀甀瘀椀搀漀猀 攀渀焀甀愀渀琀漀 挀愀洀椀渀栀愀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀攀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀攀搀攀猀琀爀攀 攀洀 愀琀 㠀 ─⸀ 䄀 搀椀猀琀爀愀漀 挀漀洀 漀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 挀攀氀甀氀愀爀 瀀漀搀攀 爀攀猀甀氀琀愀爀 攀洀 愀琀爀漀瀀攀氀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀挀漀爀爀渀挀椀愀 焀甀攀 樀 猀漀洀愀 ㄀⸀㌀㠀㜀 攀瘀攀渀琀漀猀 渀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 焀甀愀琀爀漀 洀攀猀攀猀 搀漀 愀渀漀Ⰰ 攀洀 琀漀搀漀 倀愀爀愀渀⸀ᴀ†⠀䐀䔀吀刀䄀一ⴀ倀刀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀⸀ ਀ऀ䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 䌀漀渀猀攀氀栀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 匀攀最甀爀愀渀愀 搀漀猀 䔀唀䄀Ⰰ ᰀ漠 瘀漀氀甀洀攀 搀攀 愀挀椀搀攀渀琀攀猀 攀渀琀爀攀 瀀攀搀攀猀琀爀攀猀 搀椀猀琀爀愀搀漀猀 挀漀洀 漀 挀攀氀甀氀愀爀  瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀氀 愀漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀漀 甀猀漀 搀漀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 漀椀琀漀 瘀攀稀攀猀 洀愀椀漀爀 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 ㄀㔀 愀渀漀猀ᴀ⸠  Desta forma, o contexto da campanha é atual e pertinente à necessidade de conscientização sobre um problema contemporâneo. O mote da campanha é “Atenção é dever de todos”, que foi graficamente retratado com a imagem de um menino utilizando o celular ao atravessar a rua de noite, com dois faróis de carro vindo em sua direção.਀䔀猀猀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 渀愀 瀀漀挀愀 攀洀 焀甀攀 漀 樀漀最漀 瀀愀爀愀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀 搀愀 一椀愀渀琀椀挀Ⰰ 漀 倀漀欀洀漀渀 䜀漀Ⰰ 昀漀椀 氀愀渀愀搀漀⸀ 䌀漀洀 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 樀漀最漀Ⰰ 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 愀挀椀搀攀渀琀攀猀 搀攀 琀爀渀猀椀琀漀 挀愀甀猀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀漀琀漀爀椀猀琀愀猀 攀 瀀攀搀攀猀琀爀攀猀 愀甀洀攀渀琀漀甀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀瘀攀氀洀攀渀琀攀⸀ 䤀猀猀漀 最攀爀漀甀 甀洀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 洀甀渀搀椀愀氀 挀漀洀 愀 猀攀最甀爀愀渀愀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 愀漀 樀漀最愀爀攀洀 漀 倀漀欀洀漀渀 䜀漀⸀ A campanha toda busca conscientizar pedestres que eles também são parte do trânsito e devem fazer sua parte para ter um trânsito mais seguro. Além disso, o perigo de utilizar o celular no trânsito, seja dirigindo ou andando, também é abordado pela campanha.਀ऀ䔀猀猀愀 瀀攀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀 搀攀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 愀搀攀猀椀瘀愀爀 琀漀搀愀 愀 琀爀愀猀攀椀爀愀 搀攀 甀洀 渀椀戀甀猀Ⰰ 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀渀搀漀 漀 洀攀渀椀渀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀漀椀猀 昀愀爀椀猀 爀攀愀椀猀 搀漀 渀椀戀甀猀⸀ 䄀 椀渀琀攀爀愀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 挀漀洀 漀 渀椀戀甀猀 挀栀愀洀愀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 挀愀甀猀愀渀搀漀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 焀甀攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀猀瀀攀爀愀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O conceito criativo da campanha surgiu durante o processo de brainstorming da equipe. A decisão de criar uma peça em mídia alternativa partiu do princípio da necessidade de impactar.਀䔀猀猀愀 洀搀椀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀漀爀焀甀攀  搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 挀漀洀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀 渀椀戀甀猀 挀椀爀挀甀氀愀 渀漀 琀爀渀猀椀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀搀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀猀 昀愀爀椀猀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 渀椀戀甀猀 愀漀 椀渀瘀猀 搀愀 昀漀琀漀 挀愀甀猀愀爀椀愀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 攀猀瀀攀爀愀搀漀⸀ Foi utilizado duas imagens de bancos de imagens e fusão destas imagens utilizando o software de edição de imagens da Adobe, o Photoshop CC.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀爀愀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 䘀漀椀 渀漀猀 搀愀搀愀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 攀洀 焀甀攀 洀搀椀愀 最漀猀琀愀爀愀洀漀猀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀爀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ O uso da interdisciplinaridade foi essencial para agruparmos informações para਀瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀 瀀攀愀 攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䄀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 渀漀猀 愀樀甀搀漀甀 愀 昀漀爀洀愀爀 甀洀 猀氀漀最愀渀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 搀攀昀攀猀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀⸀ 䄀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 䌀爀椀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 昀漀椀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 愀琀攀渀漀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀洀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 瀀攀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀⸀ 䄀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䐀椀爀攀漀 搀攀 䄀爀琀攀 渀漀猀 愀甀砀椀氀椀漀甀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 琀挀渀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀漀 渀愀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀 攀 昀甀猀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 昀愀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ Utilizamos uma fonte all caps bold sem serifa para causar o impacto necessário e ter leitura e legibilidade da peça em distâncias maiores. A cor branca da fonte contrasta com o fundo escuro da imagem, o que facilita as mesmas questões.਀ऀ䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 挀栀愀洀愀搀愀 搀愀 瀀攀愀 攀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀 昀漀爀愀洀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀愀猀 渀愀 瀀愀爀琀攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 搀愀 琀爀愀猀攀椀爀愀 搀漀 渀椀戀甀猀 瀀愀爀愀 愀甀洀攀渀琀愀爀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀愀 瀀攀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 琀攀渀栀愀洀 挀愀爀爀漀猀 愀琀爀猀 搀漀 渀椀戀甀猀Ⰰ 愀 挀栀愀洀愀搀愀 瘀愀椀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 猀攀渀搀漀 瘀椀猀琀愀⸀ 䔀 愀椀渀搀愀 琀攀洀漀猀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀漀猀 昀愀爀椀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 搀攀猀琀愀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀漀搀攀洀漀猀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀爀 洀攀氀栀漀爀 漀 攀猀瀀愀漀⸀ ਀匀攀 瀀爀攀渀搀攀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 攀猀琀 洀愀椀猀 搀椀昀挀椀氀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀爀 漀渀搀攀 瀀漀甀猀愀洀 漀猀 漀氀栀漀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 倀漀琀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀愀氀焀甀攀爀 氀甀最愀爀 瀀愀爀愀 漀 焀甀愀氀 漀氀栀攀洀漀猀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 洀愀椀猀 搀攀 甀洀 漀甀 搀漀椀猀 猀攀最甀渀搀漀猀  瀀愀猀猀瘀攀氀 搀攀 爀攀挀攀戀攀爀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ 倀漀搀攀 猀攀爀 愀 琀攀氀愀 搀漀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 洀愀愀渀攀琀愀猀 搀攀 瀀漀爀琀愀猀 攀 挀愀爀爀漀猀Ⰰ 漀猀 戀漀琀攀猀 搀漀 攀氀攀瘀愀搀漀爀Ⰰ 漀 最甀愀爀搀愀渀愀瀀漀 搀攀 甀洀 爀攀猀琀愀甀爀愀渀琀攀Ⰰ 漀甀 愀 戀漀氀愀挀栀愀 搀漀 挀栀漀瀀瀀⸀ 䄀氀洀 搀攀 猀攀爀攀洀Ⰰ 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 洀愀椀猀 戀愀爀愀琀愀猀Ⰰ 愀猀 洀搀椀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀洀 瀀漀爀 渀漀 挀漀渀挀漀爀爀攀爀攀洀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀 愀渀甀渀挀椀愀渀琀攀猀Ⰰ 攀 瀀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀爀攀洀 戀甀爀氀愀爀 漀 昀椀氀琀爀漀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 䄀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 攀猀瀀愀漀猀 愀椀渀搀愀 渀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀  挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 猀攀甀 戀愀椀砀漀 挀甀猀琀漀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 瀀攀氀漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀漀 琀愀爀最攀琀 攀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀 渀愀 愀戀猀漀爀漀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀ 䔀氀愀 挀漀渀猀攀最甀攀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀爀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀猀猀瘀攀氀 焀甀攀 瀀愀爀攀愀㨀 挀栀漀Ⰰ 攀猀挀愀搀愀猀 爀漀氀愀渀琀攀猀Ⰰ 攀猀瀀愀漀猀 渀漀 戀愀渀栀攀椀爀漀 攀 愀琀 挀愀琀爀愀挀愀猀⸀ 䄀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ  椀渀搀攀昀攀挀琀瘀攀氀 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀  洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀漀 猀攀 瀀爀攀渀搀攀 洀愀椀猀 猀 挀愀猀愀猀 挀漀洀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 琀攀氀攀瘀椀猀漀爀Ⰰ 愀漀猀 攀猀瀀愀漀猀 搀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀Ⰰ 洀愀猀 攀猀琀 攀洀 琀漀搀漀 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 氀甀最愀爀⸀ ⠀䴀䄀刀儀唀䔀匀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⤀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 猀愀琀甀爀愀漀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 猀攀爀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 攀 漀甀猀愀搀漀 樀 渀漀 挀愀甀猀愀 琀愀渀琀漀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 倀漀爀 攀猀猀攀 洀漀琀椀瘀漀Ⰰ 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 洀搀椀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀攀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 猀攀 琀漀爀渀愀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀⸀ ਀伀猀 倀氀愀渀攀樀愀搀漀爀攀猀 搀攀 洀搀椀愀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀 焀甀攀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 洀搀椀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 挀漀洀漀 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 漀猀 樀漀爀渀愀椀猀Ⰰ 愀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 漀 爀搀椀漀 渀漀 猀愀漀 洀愀椀猀 琀漀 攀昀椀挀愀稀攀猀 攀洀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 瘀攀渀搀愀猀 焀甀愀渀琀漀 攀爀愀洀 渀漀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 攀猀琀漀 洀甀搀愀渀搀漀 攀 愀 洀搀椀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 挀栀攀最愀爀 愀漀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀椀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 猀攀氀攀琀椀瘀愀⸀ ⠀匀䤀匀匀伀刀匀㬀 䈀唀䴀䈀䄀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀㄀㔀⤀ ਀一漀猀猀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀  愀氀挀愀渀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀愀 焀甀愀渀搀漀 渀漀猀猀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀 挀漀洀 愀 渀漀猀猀愀 洀攀渀猀愀最攀洀  攀砀椀戀椀搀愀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 挀氀愀爀愀 攀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀洀 甀洀 氀甀最愀爀 渀愀搀愀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 洀愀猀 渀攀洀 瀀漀爀 椀猀猀漀 洀攀渀漀猀 攀昀椀挀愀稀⸀ Dentro de uma campanha inteira, esta peça de mídia alternativa foi fundamental para alcançar os resultados desejados e esperados com a campanha.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀刀伀䐀夀Ⰰ 䨀愀渀攀⸀ 倀攀爀椀最漀 挀攀爀挀愀 漀猀 ∀稀甀洀戀椀猀 搀椀最椀琀愀椀猀∀Ⰰ 瀀攀搀攀猀琀爀攀猀 搀椀猀琀爀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 挀攀氀甀氀愀爀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 Acesso em 16 de abril. 2017. 22h50min.

CZERWONKA, Mariana. Celular no trânsito causa 1,3 milhão de acidentes por ano. Disponível em:਀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀搀漀琀爀愀渀猀椀琀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀挀攀氀甀氀愀爀ⴀ渀漀ⴀ琀爀愀渀猀椀琀漀ⴀ挀愀甀猀愀ⴀ㄀㌀ⴀ洀椀氀栀愀漀ⴀ搀攀ⴀ愀挀椀搀攀渀琀攀猀ⴀ瀀漀爀ⴀ愀渀漀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㘀 搀攀 愀戀爀椀氀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀ ㈀㈀栀㔀 洀椀渀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀吀刀䄀一ⴀ倀刀⸀ 刀椀猀挀漀猀 瀀愀爀愀 瀀攀搀攀猀琀爀攀猀 愀甀洀攀渀琀愀洀 挀漀洀 漀 甀猀漀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀搀攀琀爀愀渀⸀瀀爀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀洀漀搀甀氀攀猀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀愀爀琀椀挀氀攀⸀瀀栀瀀㼀猀琀漀爀礀椀搀㴀㄀㤀㜀㠀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㘀 搀攀 愀戀爀椀氀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀ ㈀㈀栀㔀 洀椀渀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀儀唀䔀匀Ⰰ 唀爀礀攀氀⸀ 䴀搀椀愀 䄀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 Acesso em 13 de abril. 2013. 17h30min.

REIS, Zenaide Radanesa dos; SIQUEIRA, Paulo. Mídia para iniciantes. São Paulo:਀䔀搀椀琀漀爀愀 䈀愀爀愀切渀愀 匀攀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀匀匀伀刀匀Ⰰ 䨀愀挀欀 娀⸀㬀 䈀唀䴀䈀䄀Ⰰ 䰀椀渀挀漀氀渀 䨀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䴀搀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 一漀戀攀氀Ⰰ ㈀  ㄀⸀ 㐀㤀㠀瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀