ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00793</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;UP Notícias</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;DAVI CARVALHO DE SOUSA NETO (Universidade Positivo); Sandra Nodari (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;jornalismo audiovisual, telejornal laboratório, experimentação, comunicação, internet</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">UP Notícias é um programa de audiovisual jornalístico contemporâneo que exibe reportagens produzidas por alunos das disciplinas ligadas ao vídeo numa linguagem bastante coloquial, fugindo do padrão engessado do telejornalismo clássico. São boletins de notícias, exibidos na internet, com informações relevantes. Todos os alunos do curso são envolvidos na produção, por meio de trabalhos realizados nas disciplinas que são reeditados e exibidos. O fechamento dos boletins é feito por uma dupla de editores/chefes apresentadores do programa, sob a supervisão da professora orientadora. A metodologia consiste em selecionar o conteúdo, reeditar, construir e gravar cabeças e notas pés e exibir os programas no Facebook e no Youtube.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Vivemos na tão discutida Era Digital. Somos a era da mudança nos veículos de comunicação, da imersão tecnológica e informatizada, da ampliação de espaços para a experimentação visual e do compartilhamento instantâneo de cultura. A disciplina chamada de Práticas Contemporâneas de Jornalismo Audiovisual é o espaço para desenvolver a experimentação de novos formatos e possibilidades produtivas do novo jornalismo audiovisual. Para tanto, os alunos são convidados a compreender o momento pelo qual passa o jornalismo e, principalmente, o telejornalismo. "O Jornalismo, associado à perspectiva de geração de conteúdos multimídia utilizando alta velocidade de transmissão pela Internet, parece oferecer possibilidades interessantes para um estudo detalhado e produção de conteúdo" (LACERDA, 2000). O UP Notícias, sem dúvidas, faz parte deste conceito, pois é um noticiário experimental que, através da Web, utiliza suas ferramentas em prol de um jornalismo informativo e digital. Esta é a forma mais atual e ligada às tecnologias, bem como prevê Henry Jenkins, em seu livro Cultura da Convergência. "Algumas das ideias comuns expressas por este termo incluem o fluxo de conteúdos através de vários suportes midiáticos[...] a busca de novas estruturas de financiamento de mídias. Talvez, num conceito mais amplo, a convergência se refira a uma situação em que múltiplos sistemas midiáticos coexistem e em que o conteúdo passa por ele fluidamente" (JENKINS, 2008, p. 332-33). Este cenário também é discutido entre os alunos responsáveis pela produção de conteúdo do UP Notícias que têm a responsabilidade de atribuir pesquisas e discussões em torno dessa relação de influência da internet em outros veículos desde o primeiro contato com o audiovisual. É papel da universidade antever mudanças e testar possibilidades que depois serão aplicadas no mercado de produção de notícias, nos veículos de comunicação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a proposta do UP Notícias, o aluno tem em acordo à teoria apresentada nas disciplinas de sala de aula, a completa técnica audiovisual, devendo esforçar-se na busca de criatividade e experimentação nos trabalhos audiovisuais apresentados nas edições dos programas. Para tanto, novos formatos utilizados em programas referenciais de emissoras de televisão e canais de internet são objetos de estudo, análise e discussão a fim de alcançarmos um formato completo e original. Como diz Carlos Eduardo Dias em seu artigo sobre a produção audiovisual:  A produção industrial de imagens se enquadra em um contexto de conhecimento e de economia que revela suas associações com a ciência, originando processos de reconstituição, intercâmbio, montagem e colagem, possibilitados pelas tecnologias associadas à fotografia, ao cinema, à televisão e ao vídeo (DIAS, 2005, p.1). Outro objetivo do nosso formato de boletim é colocar os estudantes do curso de jornalismo em prática, não apenas nos exercícios das gravações (reportagens e apresentação), mas também no debate da pós-produção. Os programas são vistos em sala de aula e discutidas novas formas de melhorar o trabalho. As técnicas de imagem e edição, a apresentação, o conteúdo, a projeção da voz e dos áudios, enfim, tudo é pautado dentro de sala, a fim de transformar o aluno num jornalista pesquisador de novas técnicas de atribuição de notícias, usando os mais diversos meios de comunicação. O UP Notícias traz à tona a grande discussão da conversão midiática entre televisão e internet. A imersão dentro do UP Notícias é dada aos alunos que já cursaram no 1º ano Captação e Edição Audiosual e Telejornalismo no 2º ano. A intenção é descobrir novos formatos e discutir o que já vem sendo realizado pelos veículos de comunicação. Nos trabalhos os alunos podem utilizar-se de equipamentos diversos para produzir vídeos, de formatos fora do padrão off + passagem + sonora e de assuntos de interesse do público jovem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Beatriz Becker, em seu artigo que discute o telejornalismo de qualidade, nos mostra orientações importantes de como produzir conteúdo de qualidade.  Na elaboração das pautas, estabelecer uma nova hierarquia de valores em sintonia com o interesse público, valorizando menos a agenda oficial, não temendo desmentidos, mantendo independência política e multiplicando as fontes (BECKER, 2005, p.63). Demonstrando todo o cuidado na seleção dos temas e assuntos que serão discutidos nas edições, a autora complementa que  Na apuração e na construção das notícias, reinventar as maneiras de abordar os fatos sociais, cruzando informações e dados, criando relações entre aspectos locais, nacionais e globais nos relatos para promover a cidadania, abrindo regularmente espaço para vozes de diferentes personagens e buscando enquadramentos e pontos de vista diferenciáveis, movimentos de câmera e planos singulares e inusitados, na captação de imagens (BECKER, 2005, p.63) Quando criamos o formato do UP Notícias, em março de 2016, nos propusemos a pensar em algo que estivesse em acordo com os novos formatos midiáticos, mas além disso quisemos propor um espaço de experimentação de todos os alunos do curso, claro, com supervisão de professores e de alunos responsáveis pela edição de texto e imagem; a apresentação do boletim informativo; e ainda as demais funções da redação. O seu objetivo principal, durante seu processo de produção é também procurar uma forma criativa e mais coloquial de dar cada notícia, aproveitando-se do ambiente multifacetário das Redes Sociais e aberto a novos diálogos. Para tanto, novos formatos utilizados em programas referenciais de emissoras de televisão e canais de internet são assistidos e discutidos com os estudantes em busca do formato ideal. Essa experiência permite ao aluno, dentro do universo do UP Notícias, ter contato com várias funções desempenhadas no ambiente de trabalho, desde a elaboração das pautas, apuração, apresentação frente às câmeras, edição de texto e imagem, sem falar na nova interação com as redes sociais. Ainda sobre a produção de conteúdo com relevância, Becker (2005) diz que é essencial o cuidado com a notícia também na edição das reportagens, exploração da melhor forma para a relação texto-imagem, marca essencial do audiovisual, produzindo novos olhares sobre a realidade social. Esse modelo contemporâneo audiovisual nos permite abusar da criatividade, mas sem deixar de lado o essencial à informação. Mas surge uma questão: como trazer o mesmo conteúdo informativo para a internet, deixar de lado o formato quadrado da televisão e readequar aos moldes das novas tecnologias? É como diz Vera França, em seu artigo sobre a Televisão Porosa:  Tal perspectiva nos permite, mais do que falar de um modelo ou de fase da televisão, perceber traços, tendências e características que estão na televisão e estão na vida da sociedade (FRANÇA, 2006, p.31). O formato de notícias para a WEB é primordial no sentido da junção de texto, imagem, áudio e vídeo. Podemos exemplificar com o que diz Leila Nogueira em seu artigo sobre o web jornalismo audiovisual, a autora fala que  A fotografia (imagem estática), através do registro visual do instante referido no texto, se encarrega do caráter ilustrativo da notícia. O vídeo consegue acrescentar mais realismo ao produto noticioso, até porque junto com a imagem em movimento trará o correspondente elemento sonoro, característico das formas narrativas complexas como vimos. Isto confere ao vídeo uma função testemunhal na matéria (NOGUEIRA, 2005, p.58). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O que o nosso formato de telejornalismo exerce no UP Notícias é exatamente o espaço aberto para debate sobre temas importantes para o jornalismo em si, como relevância da notícia, apuração da informação, conteúdo de qualidade, novas linguagens e técnicas de imagens. Quando se fala nesse  espaço de experimentação trata-se do universo que o curso de jornalismo deve dispor ao estudante. É fundamental que o audiovisual seja debatido, conversado, mas mais que isso: seja ousado. Acredita-se que este deve ser o maior ganho para a equipe de produção do UP Notícias: a experiência e o contato direto com o jornalismo e sua adaptação a novas linguagens e tecnologias. O formato de  drops de notícias é atual, moderno e vemos modelos na televisão dando certo. Não apenas na televisão, mas principalmente na internet. A linguagem é caracteristicamente informal, objetiva, rápida, concisa. Temos como exemplo a TV UOL, Folha, G1 em Um Minuto, modelos universitários de outras cidades, enfim, todos com esse formato rápido, conversado e objetivo. Uma das nossas principais inspirações, preenchendo os requisitos de cenário, linguagem, texto, técnica de apresentação, conceito é o  G1 em 1 Minuto . O formato é produzido exclusivamente para a televisão, mas funciona bem, com algumas adaptações para a internet exatamente por se comunicar bem com o público jovem de forma didática, informal e objetiva. Ambientar o boletim à redação é uma boa forma de manter contato com o ambiente de onde se apuram as notícias. É capaz de mostrar aonde os nossos alunos trabalham e produzem conteúdo. Esta prática laboratorial busca a integração a outras noções básicas de telejornalismo, que possam, por exemplo, gerar pautas para serem transformadas em material jornalístico para televisão e também para a internet. É como especifica a própria Rede Globo , sobre o projeto G1 em 1 minuto: "O projeto promove uma conversa dinâmica entre plataformas com o objetivo de levar informação para mais pessoas, independente da mídia em que estejam. [...] alia a velocidade da atualização com a qualidade e abrangência da informação, sem perder a novidade e o frescor da notícia" (SITE REDE GLOBO, 2015). Rosane Martins de Jesus, que elaborou um artigo de pesquisa sobre o formato de drops de notícias, afirma que: "É um formato inovador, cuja principal característica de seus apresentadores é se afastar do estereótipo padrão dos repórteres de tevê. [...] buscando, com isso, estabelecer laços de proximidade e reconhecimento com a audiência mais jovem. Em tempos atuais, onde as pessoas estão cada vez mais conectadas e que as mídias se convergem com tamanha rapidez, a inserção de um produto jornalístico, que entrelace duas plataformas midiáticas, no âmbito da TV aberta, é mais uma prova de que o jornalismo no âmbito da televisão começa a se reinventar" (JESUS, 2015, p. 2 e 3). A nossa linha editorial e a de outros veículos que fazem parte da TV Teia e da Rede Teia (laboratórios de comunicação do curso de Jornalismo) seguem os valores defendidos pelas premissas do jornalismo de qualidade, isento, imparcial, de relevância social e voltado ao público em geral, destacando muito a visão jovem que faz parte do nosso corpo de repórteres e editores. O código de ética do jornalista é obedecido. Segue-se, ainda, a lógica de que o veículo laboratorial não é isento de erro, por ser uma possibilidade de experiência de estudantes em processo de formação, porém, os erros são identificados e corrigidos. Outras colaborações dos alunos acabam entrando nas produções do UP Notícias. As pautas, por exemplo, muitas vezes podem surgir do nosso veículo impresso e das reportagens para o rádio. A nossa preocupação é com a convergência dessas mídias feita com qualidade, prestação de serviço e relevância das notícias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">UP Notícias é um formato de giro de notícias, com duração, em média, de 1 30  (um minuto e trinta segundos) e que atinge, a princípio, aos jovens estudantes e às pessoas conectadas à rede mundial de computadores. O cenário é ambientado na própria redação da Rede Teia, local onde os alunos produzem jornalismo de qualidade na Universidade Positivo. Ao todo, no ano de 2016, desde sua criação, foram ao ar mais de 70 edições do programa. Inicialmente, os vídeos são postados diretamente na página da Rede Teia , a fim de atingir o público conectado ao Facebook, atingindo, por edição, aproximadamente 5 mil interações (entre visualizações, compartilhamentos e comentários). No Youtube, através do canal da Rede Teia, TV Teia , somamos mais de 300 visualizações em nossos conteúdos. Provando que o nosso público está, sim, conectado à internet. UP Notícias trabalha com conteúdos de todos os tipos, relacionados à cultura brasileira, notícias da Universidade Positivo, produções de alunos; reportagens pautadas para a rua, com conteúdo completamente relevante para a sociedade e problemas enfrentados pelos curitibanos; bem como eventos que alterem e influenciem na vida e no cotidiano.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A partir da realização de mais de 70 edições, durante todo o ano de 2016, foi possível perceber que o UP Notícias permitiu aos alunos experimentar a produção de notícias voltadas ao jornalismo contemporâneo, com foco na web como local de exibição. Como não se tratou apenas de transpor um conteúdo realizado a partir da estética televisiva, mas criou-se um programa com especificidades da internet, nosso objetivo foi alcançado. Também, conseguimos observar que determinados temas, tiveram mais adesão que outros, e não foram apenas temas mais leves ou mais divertidos. Assuntos sérios foram comentados e compartilhados. O que nos prova que jornalismo de qualidade tem lugar e espaço para ser realizado, porém, precisa acompanhar a evolução da tecnologia e das mídias. Outra questão relevante foi observada com relação à exibição. Inicialmente exibíamos o link do Youtube no canal do Facebook, o que obrigava o visitante a abrir um link externo quando estava na Rede Social.A partir do segundo mês, percebemos que ao postar o vídeo direto no Facebook, tínhamos mais visualizações, uma vez que o vídeo abria automaticamente e o público não precisava sair da rede social para assistir. Para clientes de algumas operadoras de telefonia, os dados do Facebook não eram cobrados, então, conquistamos mais visualizações imediatas. Uma característica que levamos em consideração é termos mais visualizações, comentários e compartilhamentos dos vídeos no Facebook que no Youtube. O UP Notícias continua sendo transformado conforme as tecnologias vão nos fornecendo novas possibilidades. No processo eleitoral, realizamos sabatinas com pré-candidatos à prefeitura de Curitiba pelo Facebook Live, por exemplo. No primeiro turno, no dia do pleito, realizamos transmissões ao vivo do voto dos candidatos, além de reportagens editadas da cobertura geral. A intenção do boletim é ir incorporando novidades, tanto com relação à forma, quanto ao conteúdo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ARAÚJO, Carlos Eduardo Dias. Caminhos da produção audiovisual contemporânea: arte, mídia e tecnologia digital. 1. Ed. Pernambuco, 2005.<br><br>BECKER, Beatriz. Telejornalismo de qualidade: um conceito em construção. Revista Galáxia, São Paulo, 51n. 10, p. <br><br>FRANÇA, Vera. A Televisão Porosa: traços e tendências. 1. Ed. Belo Horizonte, 2006. <br><br>INOVATION, Internet. Entenda o conceito de transmídia e a cultura da convergência. Disponível em:https://www.internetinnovation.com.br/blog/entenda-o-conceito-de-transmidia-e-a-cultura-da-convergencia/. Acesso em: 13 de abr. de 2017. <br><br>JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 1. ed. São Paulo: Aleph, 2008. <br><br>JESUS, Rosane Martins. G1 em 1 Minuto: experimentação a partir da convergência de mídias. Disponível em:< http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-1066-1.pdf>. Acesso em: 13 de abr. 2017. <br><br>LACERDA, José Alexandre. Noticiário Multimídia para Redes de Alta Velocidade. Disponível em:http://memoria.rnp.br/wrnp2/2000/posters/noticiariomultimidia.pdf>. Acesso em: 13 de abr. 2017. <br><br>NOGUEIRA, Leila. O webjornalismo audiovisual: uma análise de notícia no UOL News e da TV UERJ Online. Rio de Janeiro, 2005, p. 58. <br><br>OLIVEIRA, Ricardo. Resenha: Henry Jenkis, Cultura da Convergência. Disponível em:http://www.insite.pro.br/2009/Novembro/Resenha%20RICARDO.pdf>. Acesso em: 13 de abr. 2017. <br><br>SITE GLOBO. Nesta segunda, dia 20,  G1 em 1 Minuto estreia na programação. Disponível em:< http://redeglobo.globo.com/novidades/noticia/2015/04/nesta-segunda-dia-20-g1-em-1-minuto-estreia-na-programacao.html>. Acesso em: 13 de abr. 2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>