ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00809</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento de Comunicação Integrada: visibilidade e consolidação do movimento social ZTGT (Guia de Membro)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Amanda Mendes Bastos Peixoto (Universidade Tecnologica Federal do Parana); Débora Bortolotti (Universidade Tecnologica Federal do Parana); Larissa Alves Dias (Universidade Tecnologica Federal do Parana); Matheus Tavares Pronunciato (Universidade Tecnologica Federal do Parana); Mariele Machado Figueiro (Universidade Tecnologica Federal do Parana); Amanda Cristine Barbosa de Sousa (Universidade Tecnologica Federal do Parana); Wellington Teixeira Lisboa (Universidade Tecnologica Federal do Parana)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Movimento ZTGT, Guia de Membro, Comunicação Integrada, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente paper tem como objetivo apresentar o Guia de Membro, material institucional desenvolvido durante o 4º período letivo por alunos do curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para o Movimento social curitibano ZTGT. O mesmo é um movimento universitário que promove o incentivo da arte, cultura e economia local na cidade de Curitiba. Buscando ampliar a visibilidade, a comunicação interna e o fortalecimento de marca, foram elaboradas estratégias dentro de um plano de Comunicação Integrada. O Guia de Membro é uma das estratégias pensadas para o público interno, mais especificamente, voluntários.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os movimentos sociais estão ganhando cada vez mais visibilidade na sociedade. São iniciativas, em coletividade, que se pautam em dissipar desigualdades, promovendo a equidade e a justiça em diversas áreas, tais como a defesa de grupos pertencentes às minorias, defender causas de interesse público, entre tantas outras. No entanto, alguns não conseguem se projetar no seu meio de atuação, por questões como a falta de estrutura para efetivar suas atividades e/ou posicionamentos conservadores quanto a algumas causas. Desta forma, entende-se que projetos sociais devem ser estudados para que sejam desenvolvidas estratégias eficazes para a projeção. O Movimento Zeitgeist (ZTGT) foi idealizado em 2015, por alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba. A palavra alemã Zeitgeist significa, em simples tradução,  espírito do tempo/época . Seu intuito principal era criar um canal para expor as produções de cunho cultural e artístico que os alunos do curso de Arquitetura produziam nas disciplinas. Com o incentivo de um dos professores, as alunas começaram a pensar na ampliação da proposta, produzindo uma revista independente e colaborativa que expusesse não somente conteúdos voltados à Arquitetura, mas sim a qualquer forma de arte e cultura local. Com a criação da Revista ZTGT e o interesse de vários agentes, outras propostas foram idealizadas ao Movimento, que, como tal, incluiu outras atividades e expandiu seu campo de atuação. Para Paulo de Jesus (2003, p. 72), o desenvolvimento local, que inclui a preocupação com a cultura, é entendido como um processo que mobiliza pessoas e instituições buscando a transformação da economia e da sociedade. Este estudo tem o propósito de apresentar possibilidades de fortalecimento e projeção do Movimento ZTGT, inclusive à sua revista, por meio de um planejamento de comunicação integrada que, entre outras ações, inclui o Guia de Membros ZTGT, em foco neste artigo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização deste trabalho, foi criada, pelo grupo de alunos, a Agência Submarine, que recebeu esse nome por conta das características dos Submarinos: navegar profundamente. Dentro do plano de comunicação integrada e com a finalidade de ampliar a divulgação do ZTGT como movimento cultural, a Submarine desenvolveu a campanha  Pense, Faça, Leve ZTGT . O mote foi escolhido para atingir os três principais públicos: colaboradores/produtores de conteúdo, patrocinadores /parceiros e consumidores. Para cada um deles foram estabelecidos elementos textuais - pense (colaboradores), faça (patrocinadores) e leve (consumidores)  acompanhados de elementos visuais que representam tais públicos. A partir disso, a campanha se desdobrou em eixos sobre o que cada um desses públicos pode oferecer ao movimento ou receber dele  seja conteúdo, patrocínio, materiais ou eventos. Com base nos eixos, foi definido o plano de ação e, consecutivamente, as peças de comunicação, como o Guia de Membro ZTGT. O Guia de Membro ZTGT faz parte do primeiro eixo, que representa os públicos internos. O objetivo geral desta peça, no âmbito do plano de ações de comunicação, é a valorização da marca ZTGT junto aos seus colaboradores, sejam eles novos ou antigos, e promover a integração entre todos e alguns direcionamentos quanto às atividades que podem realizar. Além disso, o Guia é uma ferramenta de comunicação dirigida aproximativa, pois a ideia é que ele represente o sentimento de boas-vindas para o novo membro e, desta forma, a pessoa possa imergir na ideia do Movimento como um todo e não apenas como uma revista (produto final). Nele, o membro pode consultar informações sobre como colaborar com o Movimento em relação às suas funções e sobre os canais de comunicação, por meio dos quais ele pode compartilhar ideias e conversar com outros membros. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escolha do Movimento ZTGT como cliente desse planejamento de comunicação integrada deu-se, em primeiro lugar, pela procura das responsáveis pelo Movimento por alunos do curso de Comunicação Organizacional para compor o quadro de membros do Movimento. Com a falta de retorno, a agência Submarine entrou em contato e recebeu um briefing com algumas expectativas. Após algumas conversas informais, a Submarine entendeu a necessidade de auxiliar a organização, primeiramente, a compreender o que é a comunicação nos contextos de interação do Movimento e, então, proporcionar algumas soluções criativas para obter resultados nas diversas áreas em que o Movimento se enquadra. Hoje, o Movimento ZTGT se posiciona como um movimento social que busca apoiar a produção de artistas independentes, divulgando os conteúdos na Revista ZTGT e em eventos, além de incentivar a economia local da cidade  principalmente de mulheres e pequenos produtores curitibanos que se enquadrem nos valores do ZTGT. Esses valores têm relação com propostas de alimentação saudável e orgânica, estilos de vida alternativos aos estilos urbanos, contatos quase nulos com grandes redes corporativas e o envolvimento com diversas causas sociais, e esses são valores e comportamentos que estão enraizados na cultura ZTGT. O Movimento não possui fins lucrativos e toda a renda obtida através da venda das revistas, seu principal meio de captação de recursos, é convertida para o pagamento da sua impressão. A partir disso, a Agência Submarine realizou uma etapa de pesquisas, tanto com as diretoras do Movimento ZTGT, quanto com os voluntários para identificação das necessidades, anseios e expectativas e assim mapear estratégias de comunicação que poderiam ser implantadas no sentido de potencializar os trabalhos do Movimento e suas relações. Com base nos resultados obtidos, que, entre outras metodologias, possibilitou a elaboração de um diagnóstico situacional, foi definido um planejamento de comunicação integrada de acordo com as necessidades do Movimento, e buscando uma maior visibilidade para o mesmo. E, então, com os objetivos delineados, foi traçado um plano de ações de comunicação organizacional para potencializar sua projeção social e sua representatividade. A pesquisa com os membros voluntários, que totalizam onze colaboradores, se deu a partir da aplicação de questionários, via e-mail, nos quais cada um respondeu questões ligadas à sua função e ao Movimento como um todo, isto é, seus ideais, suas fragilidades, as expectativas de futuro, entre outros pontos. Um dos principais pontos levantados foi em relação a cada membro se sentir integrante fundamental ou não na equipe. A Agência conseguiu detectar que em parte da equipe havia falta de motivação e engajamento, pois se achavam, em certos aspectos, substituíveis. Já os que se sentiam fundamentais, destacaram apenas a importância funcional de sua participação na ZTGT, desapegando-se de questões ideológicas e emocionais. Diagnosticar a falta do sentimento de pertencimento e de reconhecimento do ZTGT como um movimento por parte dos membros foram os principais norteadores no processo de criação do Guia de Membro. O intuito principal deste meio de comunicação é transmitir informações relevantes, principalmente aos novos membros, sobre o universo da organização e promover uma verdadeira imersão na história e nos valores do Movimento. Desta forma, a peça foi uma das escolhidas para representar o primeiro eixo da campanha desenvolvida pela Agência Submarine, que é o eixo Pense. O bem-estar dos colaboradores é essencial para impulsionar o engajamento deles dentro da instituição (KUNSCH, 2003). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para que o plano de comunicação integrada abarcasse os diversos públicos e atividades da organização, se fez necessária a realização de duas pesquisas: uma com as diretoras fundadoras e outra com colaboradores voluntários . Através desse recurso metodológico foi possível analisar os ambientes internos e externos do ZTGT e, a partir dessa análise, construir um diagnóstico situacional, na perspectiva da comunicação organizacional. As pesquisas foram fundamentais para o entendimento da percepção que os voluntários e as fundadoras possuem em relação ao Movimento, além de nos permitir um comparativo entre como ele realmente é e como é visto por seus públicos internos. Um fato importante sobre essa organização coletiva, explícito desde o primeiro contato, era que havia o ofuscamento do Movimento, na sua complexidade, perante ao produto que ele desenvolvia, a Revista ZTGT, o que poderia prejudicar a forma com que o mesmo deseja ser propagado, sendo muitas vezes esquecido seu principal propósito como movimento e não como produto. Além disso, um dos princípios-chave da comunicação interna vai diretamente ao encontro da necessidade do Movimento ZTGT, que é fortalecer o intercâmbio de informações e a interação salutar entre os membros da organização (KUNSCH, 2003). Um dos principais cuidados da equipe planejadora foi com a comunicação interna, entendendo que a mesma reflete nos resultados externos. Para compreender a visão dos voluntários, foi aplicado um questionário de cunho qualitativo, por meio do qual se buscou-se entender as funções de cada um, observar como eles interagem na organização, compreender qual a relação dos mesmos com o Movimento, a relação da diretoria com eles e os pontos que cada um gostaria que melhorasse para que os processos fossem mais eficientes. Kunsch (2003) afirma que a realização de uma pesquisa de clima organizacional proporciona dados fundamentais para planejar e pensar estrategicamente a comunicação interna com os empregados, que, no caso aqui tratado, são pessoas que, voluntariamente, se identificam com a causa. . Através das respostas, foi possível detectar uma falta de motivação dos membros em relação ao trabalho realizado e a falta de noção de pertencimento, ou seja, muitos deles apenas se sentiam colaboradores de uma editora e não parte de um movimento social de fato. Ainda com base nos resultados obtidos nas duas pesquisas, além de outras ferramentas de análise e composição de diagnóstico, criou-se o plano de comunicação integrada para o ZTGT. Para tentar solucionar o maior número de problemas percebidos, foram contemplados os três principais públicos da revista: colaboradores (artistas, voluntários), patrocinadores e parceiros e os consumidores finais. Diante disso, a Agência Submarine decidiu desenvolver um Guia de Membro para auxiliar no processo de afirmação de marca, uma vez que, é desejo das fundadoras que os membros, sejam novos ou antigos, compartilhem dos ideais e dos valores do Movimento ZTGT. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Guia de Membro do Movimento ZTGT é um encarte ilustrado que contém informações importantes sobre o próprio movimento, como objetivos principais, contato das fundadoras, funções dentro da organização e sobre a dinâmica de trabalho. As especificações técnicas são: 12 páginas no tamanho 10x15cm (largura x altura), impressão em cores (4x4) e em papel couché brilho. Foi pensado neste tamanho para ser simples e prático. Assim, os membros podem levá-lo até mesmo no bolso. Seguindo o padrão visual adotado para a campanha  Pense, Faça, Leve ZTGT desenvolvida pela Agência Submarine, as cores escolhidas para serem utilizadas possuem tons mais claros para passar uma maior sensação de leveza e também criar uma parcimônia entre os diferentes tons estabelecidos  rosa, amarelo, verde, azul turquesa e azul -, que, juntos, dão mais vida e ânimo às peças, refletindo um alto astral leve - uma das maiores características do Movimento ZTGT como um todo. Outros elementos que agregam esse sentido nas peças são as flores que ajudam a reforçar a sensação de leveza e ainda trazem um sentido mais tropical para combinar com as cores vivas e dinâmicas. A escolha da agência Submarine em utilizar membros da equipe como modelos da campanha e peças veio como uma tentativa de reforçar para eles que o ZTGT, como um movimento social, será sempre um reflexo dos seus esforços. O resultado final que a identidade visual da campanha busca é a alegria diversificada que o movimento transmite  ele é vivo, orgânico e cheio de energia. A divisão de conteúdos por página foi feita da seguinte forma: Capa; Folha de Rosto; Página 1: Boas-vindas; Página 2: Como tudo começou  apresentação das fundadoras; Página 3: Quem somos; Página 4: No que a gente acredita  valores do Movimento; Página 5: O que você precisa saber  informações sobre a dinâmica de trabalho Página 6: Como você pode colaborar Página 7: O que a gente espera de você Página 8: Conta com a gente sempre  telefones e e-mails para contato Página 9: Imagem com o mote da campanha que representa o eixo 1. Contracapa. A linguagem adotada é informal para que o membro se sinta ainda mais próximo do Movimento, bem como a disposição dos textos que remetem à uma característica marcante nas revistas produzidas pelo ZTGT. A ideia é compor um kit institucional com um Guia de Membro, uma caneca em acrílico e uma caneta com a logo do Movimento. Ele será entregue para os membros atuais do Movimento, como forma de agradecimento e alinhamento ideológico e aos novos membros como boas-vindas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">As ações propostas no planejamento de comunicação integrada, das quais faz parte o Guia de Membro ZTGT, pretendem tratar as questões emergenciais que podem dificultar o alcance do potencial total que o Movimento possui. Desta forma, a Agência Submarine apresentou alternativas para melhorar o ambiente interno, o fortalecimento da ideia do Movimento junto aos membros e às parcerias e ainda oferecer propostas para trabalhar possíveis fragilidades da base do Movimento, em termos comunicacionais. Sabemos da importância do trabalho coletivo e dos benefícios que o Movimento ZTGT traz não somente para a comunidade acadêmica, mas também para artistas locais e consumidores de cultura. A valorização e impulsionamento dele é essencial para que mais pessoas sejam vistas e reconhecidas por seus talentos. Além disso, quanto mais fortalecido o Movimento, mais oportunidades irão surgir para os novos voluntários. Além disso, uma das maiores preocupações da Agência Submarine neste planejamento de comunicação foi desenvolver estratégias e materiais que condizem com a realidade do Movimento e que expressem de fato o que ele representa. Concluindo, podemos perceber que as instituições do terceiro setor e, particularmente, os movimentos sociais necessitam diariamente enfrentar desafios e saber superar as dificuldades no seu cenário de atuação, de modo que cumpram com seu objetivo fundamental, que é a difusão e compartilhamento de seus princípios e ideais de maneira mais clara e objetiva possível. Compreendendo o potencial da Comunicação agindo de forma Integrada, é claro o papel fundamental desta para solucionar e impulsionar as questões-chave desse tipo de movimento coletivamente organizado. O Guia de Membro, nesse sentido, representa um instrumento de comunicação que coopera, junto a outras iniciativas, na estruturação das relações entre os que estão à frente das atividades do Movimento ZTGT, os membros internos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na Comunicação Integrada. 4ª ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>DE JESUS, Paulo. Desenvolvimento local. In CATTANI, Antonio David. A outra economia. São Paulo.Veraz.2003 <br><br> </td></tr></table></body></html>