INSCRIÇÃO: 00810
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP03
 
TÍTULO: Campanha Publicitária para empresa Chalé do Bolo de Umuarama/PR.
 
AUTORES: Ana Maria Oliveira Leite da Silva (Universidade Paranaense); Rodrigo Oliva (Universidade Paranaense)
 
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação, campanha, Publicidade, ,
 
RESUMO
O presente trabalho apresenta o processo de criação de uma campanha publicitária para a empresa Chalé do Bolo de Umuarama/PR. O objetivo da campanha desenvolvida visava alavancar a venda dos produtos oferecidos pela empresa, bem como apontar as características diferenciais da mesma em relação ao seu principal concorrente. Desta maneira, através de pesquisas sobre a empresa e o consumidor, norteou-se a campanha “Saboreie o Presente” que buscava posicionar o produto principal da empresa, o bolo caseiro, como algo especial, fazendo uma analogia a presentes, e assim despertar no consumidor uma presença positiva da marca. Para tal, foram utilizadas técnicas e estratégias para a criação da campanha posicionando a empresa em mídias on-line e off-line. ਀
 
INTRODUÇÃO
A campanha “Saboreie o Presente” integra a estratégia de comunicação da empresa Chalé do bolo, que foi desenvolvida e aprovada com nota máxima como trabalho de conclusão de curso em Publicidade e Propaganda na Universidade Paranaense, Umuarama/PR, em 2016. Para elaboração do trabalho, criou-se uma agência fictícia, que durante todo o trabalho representou a empresa. A agência, seguindo um padrão solicitado pela instituição, possuía posicionamento e identidade visual, sendo definida como “Agência Zinco”. ਀ ऀ䘀甀渀搀愀搀愀 攀洀 ㈀ ㄀㔀 攀 挀漀渀昀椀最甀爀愀搀愀 渀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 搀攀 戀漀氀愀爀椀愀猀Ⰰ 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䌀栀愀氀 搀漀 䈀漀氀漀 愀琀甀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 瘀攀渀搀愀 搀攀 戀漀氀漀猀 挀愀猀攀椀爀漀猀⸀ 䄀 氀漀樀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 唀洀甀愀爀愀洀愀⼀倀刀 瀀漀猀猀甀椀 搀攀挀漀爀愀漀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 爀攀洀攀琀攀渀搀漀 猀攀甀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀漀 愀挀漀渀挀栀攀最漀 攀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 䌀栀愀氀⸀  䄀 搀攀氀椀挀愀搀攀稀愀 搀漀 氀漀挀愀氀 爀攀昀氀攀琀攀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀Ⰰ 渀愀 搀攀挀漀爀愀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 渀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀漀猀Ⰰ 瀀攀渀猀愀渀搀漀 渀漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 焀甀攀 猀漀 昀椀椀猀 愀漀 猀愀戀漀爀 搀攀 甀洀愀 挀甀氀椀渀爀椀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 挀愀猀攀椀爀愀Ⰰ 瀀爀攀稀愀渀搀漀 瀀漀爀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀⸀ऀ  Apresar de trabalhar com um alto teor de qualidade, que posteriormente será melhor detalhado, a empresa enfrentava problemas de comunicação e de difícil diferenciação de sua principal concorrente: a empresa Bolo di vó. Ambas oferecem o mesmo tipo de produto, com notaria semelhança no nome, ambiente, cardápio e preço.਀ ऀ䘀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 昀漀椀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 娀椀渀挀漀 瀀攀爀愀渀琀攀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 䌀栀愀氀 搀漀 䈀漀氀漀⸀ 倀愀爀愀 爀攀猀漀氀瘀攀爀 攀猀猀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀瘀攀 猀攀爀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 瀀愀爀愀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 愀 洀愀爀挀愀 搀椀愀渀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 樀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀搀漀 攀 琀漀爀渀愀ⴀ氀愀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 愀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀攀洀 漀甀 猀攀 挀漀渀昀甀渀搀攀洀 挀漀洀 愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀⸀ऀ Desenvolver uma campanha colocando o cliente como a melhor e principal loja de bolos caseiros foi um dos focos. Assim depois de um período de divulgação e planejamento a marca se tornaria a top of mind da população. Sairia da sombra da concorrente e ter sua própria identidade.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀琀椀渀搀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀挀漀氀栀椀搀愀猀 渀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 攀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 渀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 昀漀椀 搀攀 愀甀洀攀渀琀愀爀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瘀攀渀搀愀猀 攀洀 搀椀愀猀 搀攀 戀愀椀砀漀 昀愀琀甀爀愀洀攀渀琀漀 攀 琀愀洀戀洀 愀瀀漀渀琀愀爀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 洀愀爀挀愀 䌀栀愀氀 搀漀 䈀漀氀漀Ⰰ 猀漀氀甀挀椀漀渀愀渀搀漀 猀攀甀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 攀瘀椀搀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 搀攀 猀甀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀⸀   Através de pesquisa qualitativa, focalizada em grupo, e sob análise de vários itens como cardápio, paladar, embalagem e comunicação, concluiu-se que há fatores que contribuem para a confusão entre as duas empresas, como: semelhança no cardápio, na linguagem da comunicação online e na criação de promoções. Além disso, identificou-se que as entrevistadas, perfil do público consumidor de ambas as empresas, se confundiram quando consumiram os produtos do Chalé do Bolo pensando ser da concorrência.਀ ऀ伀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀 猀攀 愀琀椀渀最椀爀Ⰰ 攀猀琀爀甀琀甀爀漀甀ⴀ猀攀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 挀愀瀀愀稀 搀攀 洀攀氀栀漀爀愀爀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 猀攀甀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀 爀攀昀氀攀琀椀猀猀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 渀愀猀 瘀攀渀搀愀猀⸀ 儀甀愀渀琀漀 洀攀氀栀漀爀 愀 椀洀愀最攀洀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 洀愀椀漀爀攀猀 愀猀 挀栀愀渀挀攀猀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀ⴀ氀愀 挀漀洀 瀀爀攀挀椀猀漀⸀ऀ  Elaborou-se uma campanha Guarda Chuva, que é definida por Lupetti (2011, p.115) como aquela que reúne as características da campanha institucional e as da campanha de propaganda. ਀ ऀ 䔀猀琀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀ⴀ猀攀 瀀漀爀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀爀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 昀椀砀愀爀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀 攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 猀甀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀⸀ 䐀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 樀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 洀愀爀挀愀 挀漀洀 琀攀洀愀猀 攀砀挀氀甀猀椀瘀漀猀  挀甀氀椀渀爀椀愀 挀愀猀攀椀爀愀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 猀攀 搀攀甀 攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 猀攀甀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 愀甀洀攀渀琀愀爀 瘀攀渀搀愀猀 攀 琀漀爀渀愀爀 挀氀愀爀漀 猀攀甀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀⸀ 䌀漀洀漀 琀攀洀琀椀挀愀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 琀攀洀愀 ᰀ倠爀攀猀攀渀琀攀ᴀ†搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 瀀漀搀攀爀 猀攀爀 攀 攀猀琀愀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 琀漀搀愀 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 爀攀甀渀椀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀 漀挀漀爀爀攀爀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 猀攀甀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 挀漀洀 愀 琀椀洀愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 挀漀渀昀爀愀琀攀爀渀椀稀愀漀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀⸀
 
JUSTIFICATIVA
O projeto experimental teve como objetivo aproximar o universo acadêmico com a situação do mercado publicitário. Para constatar com maior precisão as experiências do profissional de publicidade e propaganda, a campanha deveria ser completa e simular condições reais do mercado através de verbas reais, e aspectos da teoria e prática, inclusos no projeto. ਀ ऀ伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 漀 搀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 戀漀氀愀爀椀愀猀 搀攀 唀洀甀愀爀愀洀愀 攀 愀猀猀椀洀 猀攀爀 挀愀瀀愀稀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀ⴀ氀愀 搀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀甀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 戀猀椀挀漀 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀Ⰰ 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀  Citado por Nakamura (2011, p.110), “meio básico é o principal meio de investimento na campanha. Isto se justifica por atender um público maior, com mais enfoque nas produções visuais e audiovisuais”. ਀ ऀ䄀 椀渀琀攀爀渀攀琀 琀攀洀 愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀攀 愀琀椀渀最椀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 昀挀椀氀 愀挀攀猀猀漀Ⰰ 漀渀搀攀 猀攀 瀀漀搀攀 愀昀椀爀洀愀爀 焀甀攀Ⰰ 漀 椀洀瀀愀挀琀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 琀攀洀 洀愀椀漀爀 攀砀瀀漀猀椀漀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 栀漀爀爀椀漀猀 搀漀 搀椀愀 猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀搀漀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 最攀爀攀渀挀椀愀爀 愀 瘀攀爀戀愀 挀漀洀 瀀爀攀挀椀猀漀Ⰰ 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 爀攀切渀攀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀  ਀䄀 椀渀琀攀爀渀攀琀 挀漀渀挀攀搀攀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 洀攀椀漀 瘀椀爀琀甀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 渀漀 栀愀瘀攀爀 爀攀猀琀爀椀攀猀 攀 挀攀渀猀甀爀愀猀 愀漀猀 猀攀甀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀砀瀀漀猀琀漀猀Ⰰ 漀渀搀攀 昀愀瘀漀爀攀挀攀 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 攀 愀氀挀愀渀愀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 琀攀漀爀 搀攀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀Ⰰ 昀漀爀洀甀氀愀渀搀漀 漀瀀椀渀椀攀猀 搀攀 猀攀最洀攀渀琀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 攀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀⸀ ⠀吀䄀䴀䄀一䄀䠀䄀 ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㌀⤀⸀ Com a internet atuando como meio principal a receber as peças e vídeos desenvolvidos, determina-se como meios secundários, outdoor e revista, como suporte para divulgação e impacto com a presença da marca na cidade onde os meios circulam. ਀ ऀ匀漀戀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀昀椀渀椀搀愀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀 戀甀猀挀愀瘀愀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 愀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 戀漀氀漀 挀愀猀攀椀爀漀Ⰰ 搀攀 攀猀琀愀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 攀 挀漀渀昀爀愀琀攀爀渀椀稀愀攀猀 搀漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀 瀀愀甀琀愀搀愀 攀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀Ⰰ 樀甀猀琀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀 漀 琀攀洀愀 猀漀戀爀攀 漀 瘀椀猀 搀攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀  甀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀Ⰰ 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 ⠀琀攀洀瀀漀 搀漀 愀最漀爀愀⤀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 琀爀猀 洀攀猀攀猀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀  瘀攀渀搀愀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 琀愀洀戀洀 搀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 搀愀琀愀猀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 戀甀猀挀漀甀 搀椀瘀椀搀椀爀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀洀 搀甀愀猀 昀愀猀攀猀Ⰰ 焀甀攀 攀洀戀漀爀愀 琀爀愀琀愀猀猀攀 搀攀 琀攀洀瀀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀瘀愀洀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 漀 洀攀猀洀漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀漀 琀攀洀愀 搀攀 猀攀爀 攀 攀猀琀愀爀 猀攀洀瀀爀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀ ऀ  Desenvolveu-se então, estratégia de mídia e criação, nas peças atrativas e carregadas de significados que conversavam com o tema da campanha e posicionamento da empresa.਀ ऀ준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 焀甀攀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀猀 攀 挀漀爀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 猀漀 椀渀琀攀爀氀椀最愀搀漀猀 攀洀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀猀琀愀猀 猀漀 瘀椀猀甀愀椀猀 攀 爀攀焀甀攀爀攀洀 挀氀愀爀攀稀愀 攀洀 猀攀甀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀⸀ 倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ  爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 焀甀攀 愀猀 椀搀攀椀愀猀 猀漀 攀渀琀爀攀氀愀愀搀愀猀 攀洀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 猀漀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 椀洀瀀愀挀琀愀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 愀 焀甀攀洀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀  Na criação das peças, buscou-se provocar sensação de presença, tanto do produto, quanto da marca no cotidiano das pessoas, predominando sempre a cor amarela institucional nas peças. Cesar (2000, p.53) descreve que a cor do anúncio influencia efetivamente no nível de atenção e percepção do consumidor.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀攀 搀攀甀 愀瀀猀 愀渀氀椀猀攀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 氀攀瘀愀渀琀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 焀甀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀漀甀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 愀琀椀琀甀搀攀猀 攀 漀瀀椀渀椀攀猀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀洀 爀攀氀愀漀  攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 猀攀甀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀 攀 攀砀琀攀爀渀漀猀⸀ 一攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 挀漀洀漀 戀愀猀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 爀攀琀攀渀漀 搀漀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 甀洀 最爀甀瀀漀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 瀀攀爀昀椀氀 搀愀焀甀攀氀愀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀愀猀 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 搀攀 猀甀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀Ⰰ 焀甀攀 愀氀椀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 愀瘀愀氀椀愀搀愀⸀   Para uma efetiva realização das ações planejadas na campanha é necessário uma boa definição do público-alvo. Corrêa (2004, p. 150), descreve que uma massa consumidora não pensa de forma homogênea, e assim cria grupos com determinadas características que os diferenciem dos demais por suas preferências. ਀ ऀ䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀愀 瀀爀漀瀀爀椀攀琀爀椀愀 攀 猀攀甀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 瘀攀渀搀愀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 攀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 搀攀昀椀渀攀ⴀ猀攀 漀 琀愀爀最攀琀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀洀漀㨀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀渀琀爀攀 ㈀㔀 愀 ㌀㔀 愀渀漀猀 搀愀猀 挀氀愀猀猀攀猀 䈀 攀 䌀⸀ 䴀甀氀栀攀爀攀猀 挀愀猀愀搀愀猀Ⰰ 挀甀爀猀愀渀搀漀 漀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 漀甀 爀攀挀洀ⴀ昀漀爀洀愀搀愀猀Ⰰ 樀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 爀攀猀椀搀攀渀琀攀猀 攀洀 唀洀甀愀爀愀洀愀⸀ 倀漀猀猀甀攀洀 猀攀甀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 愀洀椀稀愀搀攀猀Ⰰ 攀 挀漀猀琀甀洀愀洀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀爀琀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀⸀ 匀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀愀猀 攀洀 愀爀琀攀Ⰰ 最愀猀琀爀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 氀椀昀攀猀琀礀氀攀Ⰰ 洀切猀椀挀愀 攀 戀攀洀ⴀ攀猀琀愀爀⸀ 䔀猀琀漀 挀漀渀攀挀琀愀搀愀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀渀猀甀洀椀渀搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀猀 洀攀猀洀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀攀洀 昀漀爀洀愀搀漀爀愀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀攀猀⸀ ऀ  A partir disso, a pesquisa se enquadra em uma entrevista focalizada em grupo onde as respostas são abertas dando liberdade aos entrevistados expressarem suas opiniões, percepções e intenções. A entrevista focalizada de grupo foi conduzida por um moderador e um número de 8 (oito) participantes para obter dados sobre determinado assunto focalizado. A partir dos entrevistados, esperou-se obter os dados a cerca de alguns temas capazes de apontar diferenças entre as duas empresas. ਀ ऀ一愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 渀漀猀 琀漀爀渀漀甀 挀氀愀爀漀 焀甀攀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䌀栀愀氀 搀漀 䈀漀氀漀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀 ㄀  ─ 搀攀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 渀漀 瀀愀氀愀搀愀爀 搀攀 猀攀甀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 甀洀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 洀愀爀挀愀渀琀攀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䌀栀愀氀 搀漀 䈀漀氀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀甀愀 搀攀挀漀爀愀漀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 漀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀漀 猀愀戀漀爀 搀攀 戀漀氀漀 挀愀猀攀椀爀漀⸀ 䄀 洀愀椀漀爀椀愀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀甀 焀甀攀 愀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 瀀搀攀 猀攀渀琀椀爀 洀愀椀猀 猀攀渀猀愀攀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀Ⰰ 攀 最漀猀琀漀猀 搀攀 椀渀昀渀挀椀愀 挀漀洀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀  Desta forma, por meio da pesquisa, podem-se conhecer algumas diferenças entre as duas empresas, o que se sobressai e é mais interessante para o público. Levantaram-se quais as vantagens do Chalé do Bolo em relação ao concorrente que definirão os pontos ‘a se trabalhar posteriormente no planejamento. ਀ ऀ匀攀最甀椀渀搀漀 攀渀琀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀琀愀瀀愀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 渀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 焀甀攀 猀甀瀀爀椀猀猀攀洀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀 瘀攀渀搀愀 攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 搀攀琀攀爀洀椀渀愀洀漀猀 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 䜀甀愀爀搀愀 䌀栀甀瘀愀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 氀椀渀栀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 愀 瘀攀渀搀愀Ⰰ 攀洀 瀀愀爀愀氀攀氀漀  挀愀洀瀀愀渀栀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀渀搀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀⸀ ᰀ䄠 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀猀琀愀挀愀 甀洀 氀甀最愀爀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 漀甀 攀洀瀀爀攀猀愀 渀愀 洀攀渀琀攀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀ᴀ†⠀䰀唀倀䔀吀吀䤀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀㄀㄀ ⤀⸀  Etapa essencial na compreensão de todos os fatores, deu-se na análise SWOT. Segundo Kotler, a análise SWOT consiste na avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que existem nos ambientes de determinado negócio. ਀        䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 昀椀砀愀爀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀  洀愀爀挀愀 䌀栀愀氀 搀漀 䈀漀氀漀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 挀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀 搀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 渀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 愀 椀洀愀最攀洀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀  挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀爀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 昀椀砀愀爀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 猀攀甀 猀攀最洀攀渀琀漀 搀攀 愀琀甀愀漀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀 瀀爀攀猀攀渀愀 攀洀 爀攀挀漀爀搀愀爀 猀攀渀猀愀攀猀Ⰰ 洀攀洀爀椀愀猀 攀 洀漀洀攀渀琀漀猀 愀最爀愀搀瘀攀椀猀  焀甀攀 渀漀爀琀攀椀愀洀 攀 猀漀 愀氀椀挀攀爀挀攀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ऀ Trabalharemos com a capacidade do mesmo estar sempre presente em encontros: formais, casuais, familiares e amigáveis. ਀ऀ倀愀爀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀ⴀ猀攀 漀 琀攀洀愀 ᰀ倠爀攀猀攀渀琀攀ᴀ†搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 焀甀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 瀀漀搀攀爀 攀猀琀愀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 琀漀搀愀 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 爀攀甀渀椀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀 漀挀漀爀爀攀爀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 猀攀甀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 挀漀洀 愀 琀椀洀愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 挀漀渀昀爀愀琀攀爀渀椀稀愀漀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀ⴀ猀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀渀氀椀渀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 愀渀切渀挀椀漀猀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀ 伀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 猀攀最甀攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀搀攀焀甀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 琀攀砀琀漀猀 攀 栀愀猀栀琀愀最猀 焀甀攀 猀椀最愀洀 甀洀愀 爀攀搀攀 猀攀洀渀琀椀挀愀 愀漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀⸀ऀ   Para melhor desempenho da campanha, define-se como fundamental a unificação do padrão visual, cores, formas e linguagem para todos os materiais. Além disso, no fortalecimento do conceito, utiliza-se o slogan “Saboreie o presente” em todos os materiais, sejam eles gráficos ou digitais. A criação deve utilizar-se de símbolos que envolvam o universo do presente, encontros em família, amigos, e pausas no trabalho para sustentar a ideia proposta. ਀ ऀ䌀漀洀 戀愀猀攀 渀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 挀爀椀愀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 猀攀 愀氀最甀洀愀猀 琀琀椀挀愀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 攀氀愀猀Ⰰ 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀 挀漀爀 愀洀愀爀攀氀愀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 愀 挀漀爀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀 搀愀 洀愀爀挀愀 攀 樀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 洀攀猀洀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀洀瀀爀攀最愀洀ⴀ猀攀 猀椀最渀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 焀甀攀 猀甀猀琀攀渀琀攀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 攀 琀攀砀琀漀猀 焀甀攀 愀瀀攀氀愀洀 瀀愀爀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 攀渀琀爀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ऀ Como recurso bastante utilizado nas peças publicitárias, temos o emprego da função emotiva para convencer, por meio das emoções, o receptor a conhecer a empresa, desejarem seus produtos e assim realizar a ação de compra. Ressalta-se também que todas as peças são compostas de linguagem adaptada para os diferentes meio de comunicação selecionados para a veiculação.਀瘀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 戀甀猀挀愀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 䌀栀愀氀 搀漀 䈀漀氀漀Ⰰ 攀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 戀漀氀漀 挀愀猀攀椀爀漀Ⰰ 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀洀 猀甀愀猀 挀漀渀昀爀愀琀攀爀渀椀稀愀攀猀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 爀攀甀渀椀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀椀猀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀椀瘀椀搀攀ⴀ猀攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀洀 搀甀愀猀 昀愀猀攀猀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀渀搀漀 琀爀猀 洀攀猀攀猀㨀 渀漀瘀攀洀戀爀漀Ⰰ 搀攀稀攀洀戀爀漀 攀 樀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀猀琀甀洀愀洀 愀戀爀愀渀最攀爀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀 挀漀渀昀爀愀琀攀爀渀椀稀愀攀猀 攀 瀀愀甀猀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀⸀ 䄀猀 瀀攀愀猀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 搀攀椀砀愀爀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 ጀ†戀漀氀漀 挀愀猀攀椀爀漀 ጀ†攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀⸀ऀ  A primeira fase tem a duração entre os meses de novembro e dezembro, onde os materiais da campanha comunicam sobre a temática de confraternização e presentes, aproveitando-se da época que costuma ser típica para confraternização de empresas, amigo secreto e natal, época propícia ao aumento da venda de produtos. ਀ ऀ䌀漀洀漀 洀攀椀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀 搀攀昀椀渀椀洀漀猀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀洀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䴀愀爀琀椀渀猀 ⠀㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㌀⤀Ⰰ 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀  甀洀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 漀渀搀攀 猀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 昀漀琀漀猀 搀攀 愀渀切渀挀椀漀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀 攀 瘀搀攀漀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀愀爀愀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 攀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀ ऀ Sob a temática “presente”. O objetivo dos posts on-line é retratar a empresa sempre presente com seu produto, bolo caseiro, sendo um ótimo presente na época do natal.਀ ऀ倀愀爀愀 愀 洀搀椀愀 搀攀 愀瀀漀椀漀Ⰰ 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀ⴀ猀攀 甀洀 愀渀切渀挀椀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瀀氀攀渀愀洀攀渀琀攀 渀愀琀愀氀椀渀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 琀椀洀愀 漀瀀漀 瀀愀爀愀 愀 搀愀琀愀⸀                                   A segunda fase da campanha corresponde à Janeiro, mês de férias e propício a hábitos de consumo diferenciais e especiais. Aqui se busca esclarecer que, independente, do lugar o produto é adequado e bem-vindo a todos eles, sempre presente nos momentos de conversa e reunião entre família, ou qualquer outro ambiente. ਀      匀攀樀愀 挀漀洀 愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 愀洀椀最漀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀  挀漀洀甀洀 焀甀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀攀洀 搀攀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀渀昀爀愀琀攀爀渀椀稀愀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 挀愀猀甀愀氀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 瀀爀琀椀挀漀猀 攀 猀愀戀漀爀漀猀漀猀⸀ 준 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀猀琀愀 瀀爀琀椀挀愀 焀甀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀Ⰰ 渀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 渀攀猀猀攀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀渀琀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀⸀ऀ  Além disso, desenvolveram-se peças para outdoor e também vídeos para a internet reforçando o posicionamento da empresa em ser e estar presente. Fez-se necessário a criação de materiais institucionais, flyers, uniformes, embalagem, com o objetivo de melhor apresentar a marca dentro e fora da loja. ਀ ऀ刀攀昀漀爀愀渀搀漀 愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 攀 甀渀椀昀椀挀愀爀 琀攀砀琀甀爀愀猀Ⰰ 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 挀漀爀攀猀 攀 猀洀戀漀氀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 漀 氀愀礀漀甀琀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀愀⸀  Como destacado anteriormente, predominou-se nos anúncios a utilização da cor amarela, por ser a cor institucional e também relevar significados importantes. Cesar (2000, p. 196) explica que a cor amarela representa conforto, espontaneidade e alegria. O amarelo possui uma ótima força de contraste, se torna tão atrativo que não há como não olhar, explicando também que o branco como uma cor associada à harmonia e o preto como nobre. ਀ऀ䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ 䐀漀渀搀椀猀 ⠀㈀  㜀⤀Ⰰ 搀攀猀挀爀攀瘀攀 焀甀攀 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 攀渀琀爀攀 漀 挀氀愀爀漀 攀 攀猀挀甀爀漀  甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 搀椀渀洀椀挀愀 爀攀猀甀氀琀愀渀搀漀 攀洀 栀愀爀洀漀渀椀愀Ⰰ 攀 昀挀椀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀Ⰰ 愀琀椀渀最椀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 挀爀椀愀漀⸀ऀ Outra técnica visual destacada pela Zinco foi a aplicação da logomarca desenvolvida, bem como o slogan da campanha: “Saboreie o presente.” usados com o intuito de ressaltar a identidade da empresa; Williams (1995) afirma que quando os itens são distribuídos de forma alinhada, há uma linha invisível conectando-os, tanto em relação aos olhos quanto a mente do leitor.਀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 戀甀猀挀愀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 䌀栀愀氀 搀漀 䈀漀氀漀Ⰰ 攀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 戀漀氀漀 挀愀猀攀椀爀漀Ⰰ 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀洀 猀甀愀猀 挀漀渀昀爀愀琀攀爀渀椀稀愀攀猀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 爀攀甀渀椀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀椀猀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀椀瘀椀搀攀ⴀ猀攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀洀 搀甀愀猀 昀愀猀攀猀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀渀搀漀 琀爀猀 洀攀猀攀猀㨀 渀漀瘀攀洀戀爀漀Ⰰ 搀攀稀攀洀戀爀漀 攀 樀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀猀琀甀洀愀洀 愀戀爀愀渀最攀爀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀 挀漀渀昀爀愀琀攀爀渀椀稀愀攀猀 攀 瀀愀甀猀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀⸀ 䄀猀 瀀攀愀猀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 搀攀椀砀愀爀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 ጀ†戀漀氀漀 挀愀猀攀椀爀漀 ጀ†攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀⸀ऀ  A primeira fase tem a duração entre os meses de novembro e dezembro, onde os materiais da campanha comunicam sobre a temática de confraternização e presentes, aproveitando-se da época que costuma ser típica para confraternização de empresas, amigo secreto e natal, época propícia ao aumento da venda de produtos. ਀ ऀ䌀漀洀漀 洀攀椀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀 搀攀昀椀渀椀洀漀猀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀洀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䴀愀爀琀椀渀猀 ⠀㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㌀⤀Ⰰ 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀  甀洀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 漀渀搀攀 猀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 昀漀琀漀猀 搀攀 愀渀切渀挀椀漀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀 攀 瘀搀攀漀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀愀爀愀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 攀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀ ऀ Sob a temática “presente”. O objetivo dos posts on-line é retratar a empresa sempre presente com seu produto, bolo caseiro, sendo um ótimo presente na época do natal.਀ ऀ倀愀爀愀 愀 洀搀椀愀 搀攀 愀瀀漀椀漀Ⰰ 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀ⴀ猀攀 甀洀 愀渀切渀挀椀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瀀氀攀渀愀洀攀渀琀攀 渀愀琀愀氀椀渀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 琀椀洀愀 漀瀀漀 瀀愀爀愀 愀 搀愀琀愀⸀                                   A segunda fase da campanha corresponde à Janeiro, mês de férias e propício a hábitos de consumo diferenciais e especiais. Aqui se busca esclarecer que, independente, do lugar o produto é adequado e bem-vindo a todos eles, sempre presente nos momentos de conversa e reunião entre família, ou qualquer outro ambiente. ਀        匀攀樀愀 挀漀洀 愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 愀洀椀最漀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀  挀漀洀甀洀 焀甀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀攀洀 搀攀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀渀昀爀愀琀攀爀渀椀稀愀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 挀愀猀甀愀氀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 瀀爀琀椀挀漀猀 攀 猀愀戀漀爀漀猀漀猀⸀ 준 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀猀琀愀 瀀爀琀椀挀愀 焀甀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀Ⰰ 渀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 渀攀猀猀攀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀渀琀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀⸀ऀ  Além disso, desenvolveram-se peças para outdoor e também vídeos para a internet reforçando o posicionamento da empresa em ser e estar presente. Fez-se necessário a criação de materiais institucionais, flyers, uniformes, embalagem, com o objetivo de melhor apresentar a marca dentro e fora da loja. ਀       刀攀昀漀爀愀渀搀漀 愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 攀 甀渀椀昀椀挀愀爀 琀攀砀琀甀爀愀猀Ⰰ 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 挀漀爀攀猀 攀 猀洀戀漀氀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 漀 氀愀礀漀甀琀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀愀⸀  Como destacado anteriormente, predominou-se nos anúncios a utilização da cor amarela, por ser a cor institucional e também relevar significados importantes. Cesar (2000, p. 196) explica que a cor amarela representa conforto, espontaneidade e alegria. O amarelo possui uma ótima força de contraste, se torna tão atrativo que não há como não olhar, explicando também que o branco como uma cor associada à harmonia e o preto como nobre. ਀ऀ䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ 䐀漀渀搀椀猀 ⠀㈀  㜀⤀Ⰰ 搀攀猀挀爀攀瘀攀 焀甀攀 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 攀渀琀爀攀 漀 挀氀愀爀漀 攀 攀猀挀甀爀漀  甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 搀椀渀洀椀挀愀 爀攀猀甀氀琀愀渀搀漀 攀洀 栀愀爀洀漀渀椀愀Ⰰ 攀 昀挀椀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀Ⰰ 愀琀椀渀最椀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 挀爀椀愀漀⸀ऀ Outra técnica visual destacada pela Zinco foi a aplicação da logomarca desenvolvida, bem como o slogan da campanha: “Saboreie o presente.” usados com o intuito de ressaltar a identidade da empresa; Williams (1995) afirma que quando os itens são distribuídos de forma alinhada, há uma linha invisível conectando-os, tanto em relação aos olhos quanto a mente do leitor.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 愀最渀挀椀愀 娀椀渀挀漀 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 挀漀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ᰀ倠爀攀猀攀渀琀攀ᴀⰠ 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䌀栀愀氀 搀漀 䈀漀氀漀  挀愀瀀愀稀 搀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 猀攀甀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 猀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀爀 搀攀 猀甀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀攀琀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 渀漀猀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀猀 琀爀愀愀搀漀猀⸀ऀ A pesquisa identificou algumas características relevantes da empresa, suas vantagens e também desvantagens em relação à concorrência e mercado, assim tais informações serviram como norteamento para o desenvolvimento das ações, seleção das mídias e criação dos materiais. Na etapa do planejamento traçou-se os objetivos de toda a comunicação, estes essenciais para todo o desenvolvimento da campanha. ਀ऀ伀 搀攀猀椀最渀 搀愀猀 瀀攀愀猀 攀 琀漀搀愀 愀 瀀愀爀琀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀爀漀挀甀爀漀甀 猀甀瀀爀椀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀 洀攀琀愀猀 愀爀琀椀挀甀氀愀搀愀猀 攀洀 琀漀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 搀愀渀搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ऀ A agência Zinco concluiu o projeto com a satisfação de que todo o trabalho desenvolvido apresentou os conceitos e orientações necessárias para a criação de um posicionamento para a empresa.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䔀匀䄀刀Ⰰ 一⸀ 䐀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 攀洀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 㔀ꨀ 攀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䘀甀琀甀爀愀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀刀刀䔀䄀Ⰰ 刀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 䜀氀漀戀愀氀㨀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀伀一䐀䤀匀⸀ 䐀⸀ 䄀⸀ 匀椀渀琀愀砀攀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀㬀 䬀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ 䬀⸀ 䰀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ ㄀㈀⸀ 攀搀⸀匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀 倀爀攀渀琀椀挀攀ⴀ䠀愀氀氀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀倀䔀吀吀䤀Ⰰ 䴀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䘀甀琀甀爀愀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ 吀⸀ 䜀⸀ 䤀渀漀瘀愀漀 䐀椀最椀琀愀氀㨀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 漀渀氀椀渀攀 搀攀 琀琀椀挀愀猀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䌀氀甀戀攀 搀漀猀 䄀甀琀漀爀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䄀䴀䄀一䄀䠀䄀Ⰰ 倀愀甀氀漀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䴀搀椀愀㨀 吀攀漀爀椀愀 攀 䔀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀⸀ ㈀ꨀ 攀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䤀䰀䰀䤀䄀䴀一匀Ⰰ 刀⸀ 䐀攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 渀漀  搀攀猀椀最渀攀爀㨀 渀漀攀猀 戀猀椀挀愀猀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 㠀ꨀ 攀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀愀氀氀椀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀