ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00835</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Tá Rolando  rotinas produtivas do telejornalismo da TV Educativa da FURB</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Vanessa Eskelsen (Universidade Regional de Blumenau); Brenda Bittencourt (Universidade Regional de Blumenau); João Victor Baumgartel Góes (Universidade Regional de Blumenau); Alessandra Doering Meinicke (Universidade Regional de Blumenau)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunidade, Rotinas produtivas, Telejornalismo, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa de TV Tá Rolando tem como proposta levar à comunidade de Blumenau e região tudo o que acontece na Universidade de Blumenau, por meio da FURB TV, que o exibe na sua grade de programação. A periodicidade é semanal e a cada programa um assunto é explorado por meio de reportagens e entrevistas realizadas com a participação de estudantes do curso de Jornalismo da FURB, a partir das disciplinas de Telejornalismo 1 e 2. Como metodologia, o programa pretende reproduzir as rotinas produtivas adotadas pelos veículos de comunicação, desde a realização da pauta até a edição, permitindo que os estudantes de Jornalismo vivenciem todas as etapas de uma produção para a TV. Trabalha-se a pauta do Tá Rolando na perspectiva do jornalismo comunitário, capaz de levar à sociedade conhecimentos e atividades que compõem o universo acadêmico, relevantes ao seu dia a dia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A FURB, cumprindo o seu papel de Universidade, encontra-se vinculada à comunidade regional. Por meio da FURB TV, leva até a população os principais fatos e conhecimentos produzidos pela instituição. Um dos programas que cumpre este objetivo é o Tá Rolando, realizado pelos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade. Segundo o Projeto Político Pedagógico (PPC) do curso, o mercado na área da comunicação vem se ampliando de forma complexa e os meios e técnicas de comunicação estão sujeitos a aceleradas mudanças, sendo necessário, portanto, que a Universidade acompanhe essa transformação. De acordo com o PPC do curso, o Tá Rolando cumpre com os objetivos de estimular metodologias que privilegiam a participação ativa dos alunos na construção do programa e na integralização dos conteúdos aprendidos em sala, promovendo a integração teoria/prática de desenvolvimento curricular. Assim, procura inserir os acadêmicos em atividades didáticas relevantes para a sua futura vida profissional, além de propiciar a interação permanente dos mesmos com fontes, profissionais e públicos do jornalismo desde o início de sua formação, tornado o estudante protagonista do seu aprendizado. Essa prática também estimula os alunos a lidarem com problemas reais, assumindo responsabilidades crescentes e compatíveis com seu grau de autonomia. Assim, a contribuição do Tá Rolando na formação dos discentes, a percepção da comunidade acadêmica e da comunidade em geral sobre a importância da comunicação pública e as rotinas produtivas influenciadas pela tecnologia são alguns dos resultados que o programa busca alcançar. Para a Universidade, este modelo de produção integrada também é estratégico, pois é capaz de aproximar a FURB TV da comunidade acadêmica, ao desenvolver e abordar conteúdos resultantes dos seus mais diversos processos de ensino-aprendizagem, pesquisas e projetos, por meio de pautas que abordem assuntos de interesse comunitário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa de TV Tá Rolando tem como propósito levar para a comunidade de Blumenau e região tudo o que acontece na Universidade de Blumenau e que tenha relevância e impacto jornalístico ao seu cotidiano, aproximando cada vez mais a Universidade da população blumenauense. As pautas se baseiam em temas presentes nos assuntos cotidianos e que estão sendo trabalhados pela Universidade de alguma forma, seja por meio de projetos de pesquisa ou extensão, grupos de estudos, campanhas feitas pelos cursos e centros acadêmicos (como campanha do agasalho ou de arrecadação de alimento e/ou ração) ou mesmo em disciplinas de cursos ligados ao tema em questão. O programa é realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), que reconhece o Tá Rolando como projeto de ensino e a FURB TV, que dá suporte à produção do programa e o exibe na sua grade de programação. Para a produção das reportagens, o Tá Rolando conta com os acadêmicos do curso de Jornalismo da FURB, cursando as disciplinas de Telejornalismo 1 e 2. A participação no programa consta nos planos de ensino de telejornalismo e a participação do estudante é componente obrigatório entre os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre. Desta forma, seus principais objetivos se resumem em: produzir conteúdo jornalístico relevante para a comunidade e para a Universidade; propiciar a vivência profissional aos estudantes da graduação em Jornalismo, aliando teoria e prática - o que inclui produzir e apresentar o conteúdo à comunidade por meio de canal aberto de TV; e aproximar universidade e comunidade por meio da comunicação. O Tá Rolando também é publicado em canal próprio no YouTube (/tarolandofurb), o que amplia exponencialmente a sua abrangência, permitindo seu maior alcance para fora do âmbito acadêmico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A notícia é a informação que tem relevância para o público - ou melhor: a notícia é a informação a serviço do público. Segundo Curado (2002), a informação deve colaborar para produzir em nós um sentimento de inclusão social ou política, aumentando a nossa consciência sobre que se passa nas nossas cercanias. Dentre os meios pelos quais a informação pode ser transmitida, a televisão ocupa posição de destaque, sendo considerada o mais poderoso meio de comunicação de massa do século XX. Segundo a pesquisa Mídia Dados (2016), a televisão está presente em 97,1% dos lares brasileiros, totalizando 64 milhões de domicílios com TV. De acordo com Wolton (2003, p. 72), um dos fatores que garantem o destaque dessa mídia é o seu consumo como uma atividade transversal, ou seja, capaz de promover a ligação igualitária entre os ricos e os pobres, os jovens e os mais velhos, os moradores rurais e os urbanos, os cultivados e os nem tanto. Com a convergência multimidiática, hoje a televisão já se expandiu para os meios digitais, como forma de adaptação à era da Internet e suas facilidades de acesso à informação. O Tá Rolando surge, então, como uma proposta do curso de Jornalismo da FURB de inserir os seus acadêmicos nesse meio de comunicação, preparando-os para a atuação no mercado de trabalho. Para isso, o programa encontra-se integrado ao ensino de telejornalismo e cada edição os estudantes do curso se envolvem com as diferentes etapas de produção e realização do programa, exercitando os conceitos trabalhados em sala de aula. Segundo o Projeto Político Pedagógico (PPC) do curso de Jornalismo da Universidade, o mercado na área da comunicação vem se ampliando de forma complexa e os meios e técnicas de comunicação estão sujeitos a aceleradas mudanças, sendo necessário, portanto, que a Universidade acompanhe essa transformação alinhada com entidades nacionais. Desta forma, a contribuição do Tá Rolando se dá na inserção dos estudantes nas rotinas produtivas do meio televisivo, sendo realizado no ambiente da FURB TV e com o suporte da emissora, reproduzindo no ambiente acadêmico as rotinas que os mesmos encontrarão no mercado de trabalho - no que tange a uma produção jornalística televisiva. A participação da FURB TV na produção do programa, ao ceder o seu espaço físico, os seus equipamentos e também um espaço na grade de programação para veiculação, proporciona que o conteúdo produzido pelos estudantes ultrapasse os muros da Universidade e alcance a comunidade externa. A FURB TV foi a primeira geradora de conteúdos essencialmente educativos no estado de Santa Catarina, veiculando, desde 1996, programas que priorizam a cultura e os valores da região, assim como atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. Assim, encontra no reconhecimento da comunidade e no potencial de comunicação que um canal de TV aberto propicia as razões para levar à comunidade as principais informações relacionadas ao universo acadêmico, reforçando os vínculos com a população local e assegurando a esta um espaço isento e plural para a disseminação de informações. Busca-se, sobretudo, trabalhar a pauta do Tá Rolando na perspectiva do jornalismo comunitário, capaz de levar à sociedade a complexidade dos saberes, conhecimentos e atividades que compõem o universo acadêmico e que são importantes ao seu dia a dia. Desta forma, o programa permite socializar e aproximar a Universidade da comunidade na qual está inserida por meio de conteúdos qualificados e pertinentes ao seu cotidiano. Para além da TV, o Tá Rolando também possui um canal no YouTube e página no Facebook, gerando relacionamento com a audiência via redes sociais, o que possibilita inserir o olhar transmidiático que a digitalização da TV impõe.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os procedimentos metodológicos do Tá Rolando reproduzem o dia a dia de uma redação da TV, que se dá junto ao canal educativo da Universidade. No caminho de uma produção jornalística televisiva, o acadêmico passa a compreender como se dá a definição da pauta e o encaminhamento para apuração das informações, além de receber orientação para a redação e gravação do texto, captação de imagens e entrevistas, edição e finalização dos conteúdos para a TV.Desta forma, as informações e conteúdos disponibilizados em sala de aula são colocados em prática a cada edição do programa. O jornalismo com foco comunitário desenvolvido pela FURB TV é capaz de levar à comunidade a complexidade dos saberes, conhecimentos e atividades que compõem o universo acadêmico e que são importantes ao seu dia a dia. Segundo Vizeu (2015), a seleção de notícias é um processo complexo, que se desenvolve ao longo de todo um ciclo de trabalho, desde as fontes até o redator, o que reforça a necessidade de prática das funções que envolvem a produção e seleção de notícias para a TV. Desta forma, os acadêmicos de jornalismo, ao assumirem a produção do Tá Rolando, devem decidir dentre os assuntos que acontecem na Universidade, aqueles que são mais relevantes para a comunidade. Partindo do que aponta Curado (2002), na TV não se permite improviso. A qualidade técnica do que vai ao ar obedece a um criterioso treinamento das pessoas envolvidas na captação do áudio, no registro da imagem, na edição e, fundamentalmente, na apuração da notícia. Para tanto, o Tá Rolando, desde a sua concepção, incluiu o suporte da televisão da Universidade na sua realização, privilegiando o protagonismo do estudante de jornalismo, possibilitando que exerça as diferentes funções e rotinas que a produção de TV exige, inserido em um ambiente profissional. Este programa tem ainda como perspectiva gerar relacionamento com a audiência via redes sociais, o que possibilita inserir o olhar transmidiático que a digitalização da TV impõe e que, em breve, deverá alterar, mais uma vez, as rotinas produtivas, especialmente da TV, integradas à circulação da informação via Internet. Segundo Emerim, 2012, diante desse mercado de convergência e de uma audiência extremamente fragmentada e, por consequência, de difícil aferição, é imprescindível propor formatos de produtos e modelos de produção que sejam ágeis, que possam inovar e surpreender o público de forma contínua, não apenas diante de novas (e infindáveis) crises de mercado. O Tá Rolando, assim, procura promover a aproximação dos diferentes públicos alcançados pelo programa a partir do enfoque sugerido aos assuntos, de modo a tornar a abordagem diferenciada e inovadora, além de permitir aos estudantes que aprendam a desenvolver uma linguagem videográfica adequada ao momento de transição do formato analógico ao digital.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa Tá Rolando tem em média 15 minutos de duração e é transmitido semanalmente pelo canal educativo FURB TV. O programa é produzido pelos alunos do quarto e quinto semestres do curso de Jornalismo da FURB, como parte das disciplinas de Telejornalismo 1 e 2. Os temas abordados nos programas são sugeridos pelos acadêmicos em reuniões de pauta que acontecem nas aulas. Nestas reuniões, além de serem definidos os temas, também são definidos os repórteres que farão cada matéria, de forma democrática e fazendo com que cada aluno vivencie pelo menos uma etapa da produção televisiva, desde a criação da pauta em si até a edição final do programa, passando pela apuração, agendamento de entrevistas e pela gravação das passagens e apresentação do programa. No total, 38 programas foram produzidos ao longo dos dois semestres letivos do ano de 2016. Entre os assuntos abordados, o lançamento do aplicativo de celular PokemónGo, a campanha publicitária do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade,  Ajude o Jorge e a cobertura da 2ª Semana Acadêmica do Curso de Jornalismo que levou até a universidade nomes nacionais para falar sobre os novos rumos da profissão foram os escolhidos para representar o Tá Rolando neste trabalho. Organizadas em temporadas, as edições do Tá Rolando ficam disponíveis também no canal próprio do YouTube. O Tá Rolando - Pokémon Go, 23º episódio da terceira temporada, tratou da forma como a realidade virtual é trabalhada no jogo, como o mesmo virou febre em pouquíssimo tempo e como isso estava sendo percebido dentro da universidade. A acadêmica responsável pela realização do programa participou da apuração das informações, pesquisando dados como o número de downloads que o aplicativo conseguiu em pouco tempo. Assim que lançado, o aplicativo se tornou febre no mundo todo, com muitas pessoas baixando o aplicativo para ver como ele se inseria na sua cidade e para a surpresa de muitos acadêmicos da Universidade, na FURB existiam muitos  poke-stops , ou paradas pokémons. Para a realização da reportagem, a equipe percorreu o campus e conversou com acadêmicos que tinham o aplicativo para entender o porquê da febre. O professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade, Moisés Cardoso também foi fonte da reportagem, explicando o impacto das tecnologias utilizadas no jogo. Já na cobertura da 2ª Semana Acadêmica de Jornalismo - Os novos rumos do jornalismo, a reportagem para o Tá Rolando (episódio 30, terceira temporada) contou com a participação de cinco acadêmicos na função de repórter e quatro na de cinegrafista; também, na edição de imagens do programa, dois acadêmicos estiveram presentes. Cobrir a semana acadêmica foi decisão dos acadêmicos, especialmentepela proximidade com o curso e pela relevância dos convidados, como Thaís Oyama (editora-chefe da revista Veja), Francisco Rezende (Youtuber) e as jornalistas do portal Catarinas (que aborda as questões feministas). Para organizar a cobertura da Semana Acadêmica, sob orientação da professora Alessandra Doering Meinicke, os estudantes dividiram-se em equipes e decidiram quem entrevistaria qual convidado e quem seriam os responsáveis pela captação de imagens nos três dias de evento. Ainda, como parte do processo produtivo do Tá Rolando, dois acadêmicos acompanharam a edição de imagens do programa, realizada por profissional da FURB TV segundo as orientações do roteiro, desenvolvido pela equipe de repórteres. Outro programa considerado relevante nesta terceira temporada foi o Tá Rolando - Ajude o Jorge (episódio 37) que falou sobre uma ação do curso de Publicidade e Propaganda da FURB em parceria com o abrigo de animais São Francisco de Assis. Neste programa, realizado já ao final do semestre letivo, os estudantes realizaram as atividades de forma autônoma, respondendo integralmente pela produção, desde produzir a pauta, entrar em contato com as fontes para agendar as entrevistas até ir ao local que abriga cães, entre eles o Jorge. Os acadêmicos se deslocaram até o abrigo com os equipamentos disponibilizados pelo laboratório de vídeo da Universidade, onde são realizadas as aulas de telejornalismo. No abrigo, eles conversaram com os responsáveis, gravaram entrevistas e captaram diversas imagens para o programa. Vale ressaltar que a reportagem foi realizada em um sábado, demonstrando o engajamento dos estudantes com o Tá Rolando. De volta à FURB os acadêmicos também foram cobrir o evento que marcou o encerramento da campanha, lá eles conversaram com estudantes, professores e até com a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da FURB. Ao todo, cinco alunos participaram da produção deste programa, onde todas as funções foram revezadas, para que os estudantes pudessem passar por todas as áreas, assim eles puderam sentir na prática como funciona cada etapa no processo de produção de um programa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Vinculado às disciplinas de telejornalismo 1 e 2, o programa de TV Tá Rolando permite aos acadêmicos vivenciar a prática jornalística, reproduzindo as rotinas produtivas de uma redação de TV, inseridos no ambiente da FURB TV. Ao alcançar o quarto semestre do curso, o estudante realiza, com a supervisão e orientação da professora da disciplina, desde a elaboração da pauta, produção, apuração, captação de imagens, até a edição final. A periodicidade do programa é semanal, exibido pelo canal aberto e a cabo da FURB, bem como veiculado em canal próprio no YouTube. Desta forma, o Tá Rolando cumpre com os objetivos de estimular metodologias que privilegiam a participação ativa dos alunos na construção do programa e na integralização dos conteúdos aprendidos em sala, promovendo a integração teoria/prática de desenvolvimento curricular, descritos no Projeto Político Pedagógico do curso. Os episódios escolhidos para representar o programa neste trabalho revelam o engajamento e a participação dos estudantes, desde a pauta até a edição final do Tá Rolando, bem como traduzem o compromisso da Universidade de promover a comunicação como bem público e de relevância social, aproximando os saberes do mundo acadêmico da comunidade de Blumenau e região que, por meio do programa, fica por dentro que tudo que  tá rolando na FURB.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CURADO, Olga. A notícia na TV: o dia-a-dia de quem faz telejornalismo. São Paulo : Alegro, 2002. 194p.<br><br>EMERIM, Cárlida. As entrevistas na notícia de televisão. Florianópolis: Insular, 2012. 197p.<br><br>LOTZ, Amanda. The Television Will be Revolutionized. New York: New York University Press, 2007.<br><br>PATERNOSTRO, Vera Iris. O texto na TV: manual de telejornalismo.3. ed. São Paulo : Brasiliense, 1991. 101 p.<br><br>PEREIRA JUNIOR, Alfredo Eurico Vizeu. Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. 3. ed. rev. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2003. 142 p.<br><br>PERNISA JÚNIOR, Carlos; ALVES, Wedencley. Comunicação digital: jornalismo, narrativas, estética. Rio de Janeiro : Mauad X, 2010. 115 p.<br><br>WOLTON, Dominique. Internet, e depois?: uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre : Sulina, 2003. 232 p.<br><br> </td></tr></table></body></html>