INSCRIÇÃO: 00859
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO05
 
TÍTULO: Porto Alegre em Debate
 
AUTORES: Paulo Egidio Bernardi (Universidade do Vale do Rio dos Sinos); William Szulczewski (Universidade do Vale do Rio dos Sinos); Sérgio Francisco Endler (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
 
PALAVRAS-CHAVE: capital, debate, futuro, legislativo, política
 
RESUMO
O "Porto Alegre em Debate" foi um programa jornalístico radiofônico, em formato de entrevista, produzido na disciplina de Projeto Experimental em Rádio e Mídias Sonoras. Focado na editoria de política e gravado logo após o primeiro turno das Eleições de 2016, recebeu dois vereadores reeleitos na ocasião: Marcelo Sgarbossa (PT) e Valter Nagelstein (PMDB). Defensores de valores antagônicos, os parlamentares repercutiram a mensagem transmitida pelas urnas, projetaram o segundo turno, discutiram questões de relevância que envolvem o cotidiano de Porto Alegre, como a violência urbana e o déficit habitacional, e opinaram sobre temas pertinentes à sua atuação política.
 
INTRODUÇÃO
Em 02 outubro de 2016, o Brasil realizou o primeiro turno do processo eleitoral destinado à escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para seus municípios. As urnas demonstraram um avanço de ideias ligadas à direita no espectro político e um recuo das forças de esquerda, principalmente o Partido dos Trabalhadores (PT). Em Porto Alegre, pode-se observar esse fenômeno, com as candidaturas tidas como representantes da esquerda ficando fora do segundo turno. Ao mesmo tempo, por se tratar de um período eleitoral, vieram à tona várias demandas da população e discutiram-se problemas crônicos encontrados na cidade de Porto Alegre, como a ausência de uma política habitacional com capilaridade, a falta de segurança pública latente, os entraves da mobilidade urbana e a estrutura da máquina pública. Nesse contexto, foram convidados dois vereadores de ideias divergentes para discutir o resultado do primeiro turno das eleições municipais e apresentar alternativas e ideias que poderiam ser adotadas pelo poder público para a resolução dos problemas do município. Valter Nagelstein (PMDB), reeleito para o terceiro mandato, que se considera integrante da "nova direita" brasileira e representante do movimento liberal-conservador e Marcelo Sgarbossa (PT), reeleito para o segundo mandato com um discurso pautado pelo progressismo, defesa de direitos sociais e proteção dos direitos humanos.
 
OBJETIVO
O objetivo do programa radiofônico "Porto Alegre em Debate" é oportunizar ao ouvinte a chance de ouvir de dois representantes políticos que integram correntes de pensamentos distintas, um balanço do processo eleitoral realizado em Porto Alegre e, principalmente a forma com que cada um observa as mazelas presentes no dia a dia da cidade, ao mesmo tempo em que apresentam visões alternativas sobre como as políticas públicas podem ser remodeladas para favorecer o cidadão. Em suma, trata-se de uma proposta de apresentar ao público as diferenças ideológicas presentes na sociedade através de representantes institucionais, promovendo a livre discussão de ideias e cumprindo o papel social formador do meio de comunicação, entendendo o jornalismo como parte da construção social da realidade.
 
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a crescente onda de descrédito da população brasileira com a classe política e com as ideologias, uma produção como o "Porto Alegre em Debate" apresenta-se como uma alternativa de estanque ao déficit de representatividade registrado para com os representantes institucionais eleitos. Ao oportunizar aos atores do mundo político o contato direto com o ouvinte, ele possibilita a identificação do último com o seu representante legal. Sendo um programa de entrevista com a possibilidade de, após a resposta à questão proposta pela mediação há oportunidade de uma discussão mais dinâmica sobre as consequências das alternativas apresentadas pelos interlocutores, estabelece-se uma relação de confronto entre os entrevistados. Isso acarreta na apresentação e delimitação de suas propostas ideológicas e a explanação, de forma mais clara, das diferenças entre os campos políticos em questão. Calcado em princípios democráticos e de valorização da dialética, o programa tem uma proposta voltada à discussão política de temas importantes para o cotidiano do município, podendo ainda receber lideranças comunitárias e de movimentos sociais e representantes de organizações sociais de relevância. Esse círculo democrático estimula a integração da audiência e a formação de pensamento através do estímulo realizado na livre exposição de ideias e valores.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a realização do programa, foi elaborado um roteiro de questões pela produção, levando em conta temas julgados importantes e discutidos pela sociedade porto-alegrense naquele momento. Ele foi conduzido, a princípio, de acordo com a forma tradicional de entrevista radiofônica jornalística. Após a abertura, foi apresentado um pequeno perfil dos entrevistados, citando o partido político a qual cada um é filiado. Durante a realização da atração, a mediação interferiu poucas vezes, para garantir espaço ao contraditório e dar andamento ao programa. Durante o andamento, verificou-se uma disposição maior de fornecer detalhes e expor pontos de vista por parte dos entrevistados, estabelecendo uma relação de confiança com os entrevistadores. De acordo com Campos (2003), "para estabelecer uma boa interação com a fonte, o jornalista deve ser honesto, transparente, amigo, companheiro".
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O programa jornalístico de entrevistas “Porto Alegre em Debate" foi produzido na disciplina de Projeto Experimental em Rádio e Mídias Sonoras, do curso de Jornalismo da Universidade do Rio dos Sinos – Campus Porto Alegre. Realizado em outubro de 2016, após a realização do primeiro turno das eleições municipais daquele ano, ele recebeu dois vereadores reeleitos para cumprir mandato na Câmara Municipal de Porto Alegre.਀ Marcelo Sgarbossa (PT), de linha política progressista e à esquerda, e Valter Nagelstein (PMDB), defensor do liberal-conservadorismo, foram convidados a participar da atração, com o objetivo de proporcionar visões antagônicas sobre os temas debatidos. Foram postos em debate pela mediação assuntos de relevância presentes no dia a dia dos porto alegrenses, como mobilidade urbana e déficit habitacional e o resultado do pleito municipal recém realizado, além da projeção do segundo turno que viria a acontecer.਀ A mediação elaborou o roteiro de perguntas que foi seguido durante a realização do programa, realizando uma pergunta por entrevistado, alternadamente, com posterior comentário e réplica do interlocutor. A mediação esteve atenta a possíveis excessos e disponibilizou, dentro das possibilidades, tempo mais igualitário possível aos convidados, permitindo a explanação e ideias de forma democrática.਀ Por fim, foram abordadas algumas questões referentes à política nacional e ao futuro das forças de esquerda e de direita no cenário do país, levando em conta o recente processo de impeachment e as eleições de 2018.
 
CONSIDERAÇÕES
A modalidade escolhida para a realização do “Porto Alegre em Debate”, um debate com perguntas e comentários, possibilitando abertura para a posterior discussão livre de ideias, permitiu aos parlamentares convidados explanar seus valores e opiniões de forma dinâmica, expondo suas divergências de forma concreta, porém em tom democrático e respeitoso.਀ Sendo assim, a proposta de realização do “Porto Alegre em Debate” foi exitosa, permitindo que, através de um programa radiofônico, os representantes legais da população possam estabelecer contato e aproximar-se das pessoas em um cenário de descrédito da classe política. É importante destacar ainda a relevância jornalística de produções de tal categoria, elevando a qualidade da programação dos meios e introduzindo a discussão político-ideológica no cotidiano das pessoas, cumprindo o papel social do rádio como veículo de comunicação de massas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀䴀倀伀匀Ⰰ 倀攀搀爀漀 䌀攀氀猀漀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䤀渀 䔀猀琀甀搀漀猀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䴀搀椀愀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 唀䘀匀䌀Ⰰ   㤀⸀ 倀⸀ ㄀㈀㜀 愀琀 ㄀㐀㄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀攀爀椀漀搀椀挀漀猀⸀甀昀猀挀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㄀㤀㠀㐀ⴀ㘀㤀㈀㐀⸀㈀  㤀瘀㘀渀㄀瀀㄀㈀㜀⼀㄀ 㐀㈀㈀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀