ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00870</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Anúncio Impresso: Telecine Play</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Carolina Baroni Damaso (Universidade Positivo); Amanda Maria Ançay (Universidade Positivo); Kallyana Nogueira Perdiguez (Universidade Positivo); Juliana Santos da Silva (Universidade Positivo); Sérgio Menezes da Silva (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Gestalt, Imagem, Peça, Telecine, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Neste Relatório de Trabalho, será visto o desenvolvimento da ideia do anúncio impresso - revista - para o Telecine Play feito pelas alunas de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo. Todo o processo foi baseado nas Leis da Gestalt: Unidade; Segregação; Unificação; Fechamento; Continuidade; Proximidade; Semelhança e Pregnância da Forma. O trabalho também foi fundamentado nas outras ideias da Gestalt, como a definição de figura e fundo. Autores como João Gomes Filho e João Anzanello Carrascoza foram mencionados para a produção do anúncio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Durante as disciplinas específicas de Direção de Arte e Redação Publicitária, ambas promovidas pelo professor Sérgio Menezes, foi lançado o trabalho denominado "Pasta", no qual o objetivo era criar alguma peça, que estivesse relacionada com as Leis da Gestalt. A "Pasta" é um trabalho realizado no 3º ano de Publicidade e Propaganda, no qual os alunos precisam criar alguma peça, ação, anúncio, filme, spot, ou seja, ideias, para vários clientes. O propósito é desenvolver a capacidade criativa dos alunos, assim como ajudar e estimular os estudantes a produzirem seus portfólios. Um dos principais raciocínios usados para a construção da pasta, está no trabalho do renomado publicitário Eugênio Mohallem, O Manual do Estagiário, que "foi feito para ajudar quem está iniciando nessa área tão competitiva".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O brief pedia para mostrar a comodidade que é ter Telecine Play - que consiste em um serviço online da Rede Telecine que disponibiliza filmes por meio de assinatura - e que essa é a melhor plataforma para quem quer assistir os maiores filmes do cinema em casa. Para isso, era preciso cumprir as Leis da Gestalt, que mais adiante serão vistas, e seguir os outros fundamentos dessa teoria. Segundo João Gomes Filho, em seu trabalho Gestalt do Objeto, essas teorias se baseiam na mudança de percepção de como vemos o todo e como dois elementos quando juntos, formam um terceiro, por exemplo. Essa técnica também é usada no design e na arte, e, tanto para essas áreas quanto para a publicidade, a Gestalt contribui para uma melhor comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Para aprimorar a ideia, o meio revista foi escolhido devido ao seu grande alcance em massa, já que o serviço do Telecine é disponibilizado para diferentes públicos, em diversos canais como X-Box, Smarts Tvs, celulares e tablets. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em uma pesquisa de mídia sobre os Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira de 2015, 58% dos brasileiros consideram a revista como uma fonte importante para acesso à informação. Também de acordo com essa pesquisa, a revista é uma mídia exclusiva: os leitores não se distraem tanto como em outros canais, aumentando assim a interação entre ela e o consumidor. Devido à isso, as chances de absorver o conteúdo nela presente são grandes. Outra vantagem para usar o impresso é a qualidade que ele oferece visualmente. Como a Gestalt pede que a imagem seja notável, devido às Leis da Unificação e da Semelhança, que logo serão abordadas, é importante que a peça fique mais estimulante e efetiva. A durabilidade é outro motivo para usar a revista. Seja pelo fato dela ter um material duradouro, seja por poder ser lida por várias pessoas, num longo período de tempo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Leis da Gestalt. A Gestalt surgiu, especialmente, em oposição a algumas correntes psicológicas, como o Atomismo, que afirma que primeiro compreendemos o todo para depois poder entender as partes. O alemão Christian Von Ehrenfels, durante o século XIX, foi um dos pioneiros da Teoria da Gestalt, que tem como um de seus conceitos a ideia de que para entender o todo é preciso entender os elementos que fazem parte dele. Mas a Teoria foi efetivamente iniciada em 1910 na Universidade de Frankfurt, Alemanha. Desde então, a Gestalt está presente nas áreas da linguagem e percepção visual, por exemplo. A palavra alemã Gestalt traduzida para o português significa forma, e é sobre isso que as leis dessa teoria estudam: as maneiras de como tais formas, quando organizadas de determinados modos, criam uma ilusão de óptica e possibilitam a compreensão de uma imagem de vários jeitos, mas sem gerar dúvidas do que se vê. Para que isso aconteça, é necessário seguir todas as Leis: 1. Unidade: partes distintas que quando juntas se tornam uma só. 2. Segregação: por meio do contraste ou do peso de uma única imagem, por exemplo, é possível detectar diferentes elementos. 3. Unificação: quando elementos diferentes estão juntos e se parecem um só, deixando o todo simétrico. 4. Fechamento: capacidade que nosso cérebro tem de  fechar e criar linhas imaginárias que deem contorno a imagem. 5. Continuidade: a facilidade de compreensão quando a composição flui visualmente no decorrer de sua leitura. 6. Proximidade: elementos semelhantes quando próximos uns dos outros, em nossa mente, tendem a ser um só. 7. Semelhança: imagens semelhantes, seja pela cor, seja pela forma, se agrupam mais facilmente visualmente. 8. Pregnância da Forma: quanto maior a pregnância, mais fácil fica para entender os elementos de uma imagem como um todo. Noções de fundo e figura. Outros pontos, segundo a Gestalt, que explicam o porquê vemos dois elementos como se fossem um, são as noções de fundo e figura. A primeira, é a maneira de como cada um percebe as coisas ao seu redor e a vida. Já a outra, são objetos, por exemplo, que nos chamam atenção em algum momento. Essa sensação de ver duas imagens de uma composição como se fossem uma só, é devido ao nosso cérebro que organiza, simplifica e unifica as informações que recebemos. Mas o que realmente acontece, é a rápida e contínua alternância entre fundo e figura. Parece possível ver duas imagens distintas ao mesmo tempo, mas não é.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Após pesquisas e roughs, o conceito da peça surgiu do próprio slogan do Telecine Play  Assista o melhor do cinema em casa. . A ideia está nos elementos distintos, com diferentes significados, que quando juntos dão um outro sentido para a composição. Isso é devido às leis citadas anteriormente sobre a Gestalt. O triângulo é um play e os dois retângulos deitados são o pause. Quando juntos, eles formam a imagem de uma casa. Ou seja, existem duas maneiras de interpretar a composição: seja uma casa, seja um play e um pause de um controle remoto. Além dos elementos se encaixarem perfeitamente, essas duas possíveis leituras estão relacionadas entre si. Como afirma a marca  O Telecine Play é o caminho mais rápido dos grandes filmes do cinema até a sua casa. , é possível assistir os melhores filmes de Hollywood sem sair do sofá e, ainda, com a vantagem de poder dar pause quando precisar e play quando quiser, isto é: com comodidade. O texto da peça é o slogan que a marca usa atualmente e, como ele embasou o conceito, ele finaliza o raciocínio. Como diz Carrascoza em seu livro Redação Publicitária, o slogan é algo simples que serve como fechamento da mensagem. Ele  atinge e explica, pela simplicidade, o complexo (2003, p.57 e 59). Na peça, ele também faz seu papel de não repetir a mesma mensagem que a imagem do layout, mas sim, de complementar a ideia. A posição que o texto se encontra, contribui para a efetividade do entendimento geral. Assim como saia que destaca o slogan e o logo, deixando tudo equilibrado. O fundo vermelho chama atenção do leitor no meio de tantas páginas de uma revista e coloca a imagem principal (a casa) para  fora , graças ao contraste, explicado na Lei número 2 da Gestalt. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> É possível afirmar que essa peça atendeu os pedidos do brief. Além de passar a mensagem, a Teoria da Gestalt foi utilizada em todo o processo. A Unidade dos elementos play e pause que se tornam um só, a casa; a Segregação que por meio das cores vermelha e branca facilitam a leitura da composição; a simetria dos dois elementos que, no final, se parecem um só, devido a Lei da Unificação e a capacidade de vermos linhas imaginárias e darmos contorno à casa, graças ao Fechamento. Assim como essas Leis, as outras também foram obedecidas: a Continuidade de toda a peça que flui desde o triângulo até o logo; a Proximidade necessária das duas formas que facilitam a leitura, assim como o uso das mesmas cores, como afirma a Lei da Semelhança. Por fim, a alta Pregnância da Forma, que é a Lei mais importante para a perfeição do todo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CARRASCOZA, João Anzanello. Redação Publicitária. São Paulo: Futura, 2003.<br><br>FILHO, João Gomes. Gestalt do objeto: Sistema de leitura visual da forma. 6º edição. São Paulo: Escrituras, 2000. <br><br>DENVIR, Max, Apresentação do Estudo da Gestalt. Disponível em:<http://designculture.com.br/apresentacao-do-estudo-da-gestalt%e2%80%8f/ />. Acesso em: 11/04/2017, às 15h00min. <br><br>DENVIR, Max, Gestalt: Introdução às suas leis. Disponível em:<http://designculture.com.br/gestalt-introducao-as-suas-leis/>. Acesso em: 11/04/2017, às 15h00min. <br><br>DENVIR, Max, Leis da gestalt: Continuidade e Proximidade. Disponível em:<http://designculture.com.br/leis-da-gestalt-continuidade-e-proximidade/>. Acesso em: Acesso em: 11/04/2017, às 15h00min. <br><br>DENVIR, Max, Leis da gestalt: Semelhança e Pregnância da Forma. Disponível em:<http://designculture.com.br/leis-da-gestalt-semelhanca-e-pregnancia-da-forma/>. Acesso em: 11/04/2017, às 15h00min. <br><br>DENVIR, Max, Leis da gestalt: Unificação e Fechamento. Disponível em: <http://designculture.com.br/leis-da-gestalt-unificacao-e-fechamento/>. Acesso em: 11/04/2017, às 15h00min. <br><br>DENVIR, Max, Leis da gestalt: Unidade e Segregação. Disponível em:<http://designculture.com.br/leis-da-gestalt-unidade-e-segregacao/>. Acesso em: 11/04/2017, às 15h00min. <br><br>Fiat Girl. Disponível em: http://adsoftheworld.com/media/print/fiat_girl. Acesso em: 10/04/2017, às 15h00min. <br><br> LUIS, Diego, Falando sobre mídia: Revista. Disponível em:<http://plugcitarios.com/2013/10/18/falando-midia-revista/>. Acesso em: 12/04/2017, às 16h00min.<br><br>MALHEIROS, Kiko, 3 peças publicitárias que são verdadeiras obras de arte. Disponível em:<http://intervalo.cabobranco.tv.br/3-pecas-publicitarias-que-sao-verdadeiras-obras-de-arte-por-kiko-malheiros/>. Acesso em: 11/04/2017, às 15h00min.<br><br>MOHALLEM, Eugênio, Manual do Estagiário 1997. Disponível em: http://eugeniomohallem.com.br/#684/manual-do-estagiario-19. Acesso em: 11/04/2017, às 15h00min. <br><br>O que é Telecine Play. Disponível em: http://globosatplay.globo.com/telecine/ajuda/. Acesso em: 10/04/2017, às 15h00min. <br><br>Pesquisa Brasileira de Mídia 2015. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/documents/10883/1360136/Anexo+Adicional+IV+-+Pesquisa+SECOM+m%C3%ADdia.pdf/42cb6d27-b497-4742-882f-2379e444de56. Acesso em: 10/04/2017, às 16h00min. <br><br> </td></tr></table></body></html>