Ao ouvir uma boa história, a ânsia de passá-la adiante aumenta. É como se as pessoas precisassem ouvir aquilo que você ouviu e viver o que viveu. Conquanto, a mídia convencional, há muitos anos, de acordo com Curran (1996 apud Sousa 1999), tendem a ignorar os anônimos, dando prioridade aos que possuem maior projeção, devido às pressões que os jornalistas sofrem pelo poder dentro dos veículos de informação e os critérios de noticiabilidade. Os personagens se transformam em meros figurantes do cotidiano, a menos que sejam espetacularizados pelo incomum, por vezes, nos tabloides policiais. 伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 挀愀洀椀渀栀漀 搀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 焀甀攀 猀攀渀琀攀洀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 渀愀爀爀愀爀 挀漀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 椀猀猀漀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 ⠀䈀䔀䰀伀Ⰰ ㈀ 㘀⤀⸀ 䄀渀氀漀最漀 愀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 搀愀爀 昀漀爀洀愀 猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 渀漀 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀 渀漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀愀 洀搀椀愀 椀洀攀搀椀愀琀椀猀琀愀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 漀猀 攀猀瀀愀漀猀 焀甀攀 愀猀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 搀攀椀砀愀洀 瀀愀猀猀愀爀 猀攀洀 爀攀搀漀戀爀愀爀Ⰰ 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀猀Ⰰ 愀 搀攀瘀椀搀愀 愀琀攀渀漀⸀
Assentar ações humanitárias como necessárias e expô-las no intuito de maximizar e perpetuar as boas atitudes, também é tarefa jornalística. Correlato a isso, ainda que o jornalista não seja um historiador, por meio do livro-reportagem é capaz de narrar histórias que perenizam na imaginação do leitor. Sendo assim, surgiu a necessidade de realizar esse tipo de análise buscando uma resposta para a seguinte questão: como um livro-reportagem pode abordar ações de pessoas anônimas que estão ajudando a sociedade a ser melhor?䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ ᰀ⠠䐀攀猀⤀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀ᴀ†最愀渀栀愀 氀攀琀爀愀猀 攀 昀漀爀洀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 焀甀愀琀爀漀 瀀攀爀昀椀猀 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀愀洀 愀攀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀猀 攀洀 䴀愀爀椀渀最Ⰰ 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 倀愀爀愀渀⸀ 䄀琀攀渀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀琀愀氀栀愀爀 攀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀椀爀 渀愀 洀攀渀琀攀 搀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀昀椀渀椀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀爀椀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀攀爀昀椀猀 ጀ†漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀甀渀猀 ጀⰠ 搀椀瘀甀氀最甀攀 愀攀猀 栀甀洀愀渀椀琀爀椀愀猀 搀攀 愀渀渀椀洀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 洀愀爀椀渀最愀攀渀猀攀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀渀氀椀猀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 猀攀甀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀
Além disso, o projeto levou em conta objetivos específicos como o levantamento de bibliografia referente ao tema, para embasar teoricamente a construção da peça, ainda, a pesquisa para seleção dos personagens escolhidos e as informações que iriam compor o perfil, por exemplo, o tipo de trabalho social, dados sobre os atendimentos, características positivas e negativas da personalidade dos personagens, entre outros. Também houve a necessidade de verificar como aconteciam as ações solidárias, a fim de produzir uma narrativa mais descritiva por meio da imersão na vida do personagem. 匀攀爀椀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 愀瘀愀氀椀愀爀 琀愀洀戀洀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀愀 愀漀 搀漀猀 瀀攀爀昀椀氀愀搀漀猀 渀愀猀 攀猀昀攀爀愀猀 攀 最爀甀瀀漀猀 漀渀搀攀 愀琀甀愀洀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 戀攀渀攀昀椀挀椀愀搀愀猀⸀ 伀甀琀爀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 氀攀瘀愀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀 昀漀椀 漀 搀攀戀愀琀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 攀 猀漀挀椀愀氀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀甀渀猀 渀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀 瀀攀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀 搀漀 洀攀洀漀爀椀愀氀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 爀攀氀愀琀漀 搀漀 挀愀洀椀渀栀漀 瀀攀爀挀漀爀爀椀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀攀氀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀 愀漀 洀攀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 愀 戀愀猀攀 琀攀爀椀挀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀漀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀攀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 瀀愀猀猀漀 愀 瀀愀猀猀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 猀椀洀椀氀愀爀攀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 瀀爀瀀爀椀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 瀀攀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀漀 洀攀洀漀爀椀愀氀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀漀 焀甀攀 愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀漀甀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀ⴀ猀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀攀氀漀 爀攀挀爀甀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 攀猀琀甀搀漀猀 焀甀攀 渀漀爀琀攀椀愀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䄀氀洀 搀攀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 漀戀樀攀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 甀洀 爀攀挀漀爀琀攀 琀攀洀瀀漀爀愀氀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 洀愀爀椀渀最愀攀渀猀攀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 琀愀洀戀洀 猀攀 洀漀猀琀爀愀 昀愀瘀漀爀瘀攀氀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 挀漀渀猀甀氀琀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 爀攀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀
Sendo assim, o livro-reportagem se justifica na contribuição para o jornalismo, uma vez que o produto vai ao encontro da função do jornalista, que busca oferecer informações ao leitor que proporcionem liberdade frente à sociedade, estando isso ligado à manutenção da cidadania. Desta forma, o produto mostra-se como contribuinte para o aspecto profissional e social, pois revela e questiona a postura do próprio exercício jornalístico, bem como alerta para a sua devida importância dentro da perspectiva do bom funcionamento da sociedade contemporânea.䤀渀猀攀爀椀爀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀漀洀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 渀漀 挀漀洀漀 挀漀愀搀樀甀瘀愀渀琀攀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 爀愀稀漀 搀攀 攀砀椀猀琀椀爀 搀攀猀琀攀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䠀愀樀愀 瘀椀猀琀愀 攀猀猀愀 瀀攀爀猀漀渀椀昀椀挀愀漀 琀爀愀搀甀稀椀搀愀 渀愀猀 戀椀漀最爀愀昀椀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 焀甀攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 琀洀 猀漀戀爀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䔀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 愀猀 戀椀漀最爀愀昀椀愀猀 猀漀 椀渀猀瀀椀爀愀攀猀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 漀 瘀漀氀甀渀琀愀爀椀愀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀洀 漀猀 瀀爀猀 攀 挀漀渀琀爀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 愀漀Ⰰ 栀甀洀愀渀椀稀愀渀搀漀 愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀猀猀攀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀
Com o intuito de humanizar os relatos, o livro-reportagem não teve como objetivo transformar em “deuses” os personagens. Por meio dessa premissa, busca, sim, aproximar o leitor da ação solidária, já que mostra como reais e alcançáveis as atitudes produzidas por outrem. Portanto, a produção do livro-reportagem, nesse sentido, mostrou-se favorável, por expor a realidade observada pelos autores, não algo ilusório, criado sobre aquilo que se traduz como bom.䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 栀 甀洀 瘀愀氀漀爀 挀爀甀挀椀愀氀 挀漀洀 爀攀氀愀漀 愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀 愀猀 愀攀猀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 樀 焀甀攀 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀 搀攀 挀漀渀猀甀氀琀愀 愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀椀愀 漀戀琀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀⸀ 伀甀琀爀漀猀猀椀洀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀 愀猀 愀攀猀 氀漀挀愀椀猀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀愀爀爀攀最愀爀 瀀攀氀愀 栀椀猀琀爀椀愀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 䴀愀爀椀渀最⸀
Neste contexto, o livro-reportagem serve, então, como espaço e coloca em evidência atitudes que fazem a diferença em sociedade, mas não são reconhecidas por toda a comunidade, apenas por quem se beneficia delas. Considerando isso, torna-se um divulgador de boas ações, fugindo do convencional acesso disruptivo; ou seja, de trazer o anônimo para a mídia apenas quando é algo que foge, demasiadamente, da rotina, utilizando os personagens e suas ações como exemplo de um fato, não como centro da notícia. 䰀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀Ⰰ 樀甀猀琀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀 漀 最渀攀爀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 搀攀猀瘀攀渀搀愀爀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀⸀ 伀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 渀攀猀猀攀 攀猀琀椀氀漀Ⰰ 瀀漀爀 挀愀甀猀愀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀 攀猀挀爀椀琀愀 攀洀 甀洀愀 搀愀猀 洀愀椀漀爀攀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀⸀ 倀漀爀 漀甀琀爀愀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 挀漀洀漀 甀洀 挀漀渀琀愀搀漀爀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀猀 焀甀愀椀猀 椀洀瀀爀椀洀攀 愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 漀戀猀攀爀瘀愀攀猀 攀 洀漀猀琀爀愀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 甀洀愀 瘀椀猀漀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 搀攀 洀甀渀搀漀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 瀀漀搀攀洀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 猀漀戀爀攀 愀攀猀 栀甀洀愀渀椀琀爀椀愀猀 瀀爀愀琀椀挀愀搀愀猀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀攀 甀洀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 洀椀搀椀琀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀漀甀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀渀渀椀洀愀猀 瀀愀爀愀 漀 最爀愀渀搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 渀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 洀愀爀椀渀最愀攀渀猀攀Ⰰ 愀樀甀搀愀渀搀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 ⠀漀甀 愀渀椀洀愀椀猀⤀ 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 搀攀 愀瀀漀椀漀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 猀椀琀甀愀攀猀Ⰰ 搀攀猀挀爀椀琀愀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀⸀
Partindo pela coleta de dados, a pesquisa utilizou técnicas de entrevista jornalística, por meio das quais se pode colher dados e histórias dos perfis que foram explorados no produto final. De acordo com Duarte (2006) a entrevista é essencial, além de ser uma maneira clássica para obter informações no que se refere às ciências sociais. Como estratégia de pesquisa, a entrevista surgiu nos anos de 1930, época das publicações assistencialistas dos Estados Unidos da América. 䐀甀愀爀琀攀 ⠀㈀ 㘀⤀ 攀氀甀挀椀搀愀 焀甀攀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀⸀ 倀愀爀愀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 椀猀猀漀 搀攀挀漀爀爀渀挀椀愀 搀攀 漀 琀攀洀愀 猀攀爀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 焀甀攀 猀甀爀最攀洀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀攀猀猀攀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 攀猀琀 栀愀戀椀氀椀琀愀搀漀 愀 愀渀愀氀椀猀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 挀漀氀栀攀甀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀ⴀ氀愀猀 搀攀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀⸀
Haja vista que cada personagem precisou ser entrevistado mais de uma vez, a entrevista jornalística mostrou-se como a mais adequada, visto que fazer várias rodadas de entrevista cansaria menos os entrevistados e facilitaria a apuração das informações, porque um assunto poderia ser retomado mais de uma vez.儀甀愀渀琀漀 愀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 愀 瀀爀ⴀ猀攀氀攀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 猀攀最甀椀渀搀漀 愀氀最甀洀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 挀漀渀搀椀稀椀愀洀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 攀猀琀愀爀 氀椀最愀搀漀猀 愀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 愀猀猀椀猀琀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀 挀漀洀 漀 戀攀洀ⴀ攀猀琀愀爀 猀漀挀椀愀氀⸀ 伀甀琀爀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 氀攀瘀愀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀 昀漀椀 漀 氀漀挀愀氀 漀渀搀攀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 猀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 挀攀渀爀椀漀 漀戀爀椀最愀琀爀椀漀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀爀椀渀最⸀
Ademais, os perfis deveriam ser desconhecidos da grande massa por meio da mídia, ou seja, para a execução do trabalho o perfil escolhido não poderia ter sido objeto midiático, ou seja, ter tido o trabalho divulgado constantemente nos veículos de informação. Para a diferenciação e enriquecimento do livro, os perfis selecionados deveriam conter certa diferença quanto ao tipo de assistência prestada.䌀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 瀀攀爀昀椀氀愀搀漀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 昀椀挀愀爀愀洀 挀椀攀渀琀攀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 愀猀猀椀渀愀爀愀洀 漀 吀攀爀洀漀 搀攀 䌀漀渀猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 䰀椀瘀爀攀 攀 䔀猀挀氀愀爀攀挀椀搀漀 ⠀吀䌀䰀䔀⤀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀 䐀椀爀攀琀漀爀椀愀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 搀愀 唀渀椀挀攀猀甀洀愀爀⸀ 一攀渀栀甀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 昀漀椀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀 猀攀洀 愀 搀攀瘀椀搀愀 愀甀琀漀爀椀稀愀漀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀⸀
A publicação tem como título “(Des)conhecidos”, realizando uma analogia entre o desconhecimento da sociedade pelas atitudes tomadas pelos perfis, ao mesmo tempo em que fazem a diferença no cotidiano e na vida das pessoas da comunidade. De acordo com o dicionário Aulete, “desconhecido” é definido por aquilo que não é de conhecimento, ou aquilo que não possui fama ou notoriedade. Dessa forma, a definição exposta pelo dicionário vai ao encontro da proposta do projeto.䐀攀琀攀爀洀椀渀漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀漀渀琀攀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 椀爀椀愀洀 挀漀洀瀀漀爀 漀猀 瀀攀爀昀椀猀Ⰰ 刀攀渀愀琀愀 䈀攀猀瀀愀氀栀甀欀Ⰰ 昀甀渀搀愀搀漀爀愀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 嘀漀氀甀渀琀愀爀椀愀搀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 愀攀猀 瘀攀渀搀漀 漀 戀攀洀 猀漀挀椀愀氀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀爀椀渀最⸀ 䌀漀洀 攀氀愀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 琀爀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀㬀 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀 愀瀀甀爀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 搀攀椀砀ⴀ氀愀 洀愀椀猀 瘀漀渀琀愀搀攀Ⰰ 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 刀攀渀愀琀愀 攀 挀漀洀 愀 昀愀洀氀椀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀愀洀 渀愀 挀愀猀愀 搀攀氀愀 攀 搀甀爀愀渀琀攀 甀洀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 挀漀洀漀 攀氀愀 愀最椀愀 攀渀焀甀愀渀琀漀 攀砀攀爀挀椀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀⸀ 䠀愀樀愀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 愀氀最甀渀猀 愀洀椀最漀猀 攀 甀洀愀 椀爀洀 瘀椀瘀愀 昀漀爀愀 搀攀 䴀愀爀椀渀最Ⰰ 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 昀漀爀愀洀 搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 攀猀猀攀猀⸀
Leonardo Silva Vedovoto, um dos fundadores da Pastoral de Rua, que desde os 16 anos realiza assistencialismo aos moradores de rua de Maringá, foi entrevistado quatro vezes. O primeiro encontro aconteceu em uma cafeteria de escolha dele. Como o ambiente estava vazio, não houve nenhuma interferência externa. Outras duas rodadas de entrevista aconteceram na casa de Leonardo; lá, conversamos com a família, a esposa e novamente com ele. Uma última entrevista aconteceu durante a observação participante, contudo, nesse momento, apenas alguns detalhes foram captados. Na observação entrevistamos também amigos e pessoas auxiliadas por Leonardo.䰀愀爀椀猀猀愀 倀攀爀漀渀 昀甀渀搀愀搀漀爀愀 搀漀 最爀甀瀀漀 ᰀ䘠漀挀椀渀栀漀 䄀洀椀最漀ᴀ†攀 爀攀琀椀爀愀 漀猀 挀愀挀栀漀爀爀漀猀 搀愀 爀甀愀 瀀愀爀愀 瘀愀挀椀渀愀漀 攀 漀甀琀爀漀猀 挀甀椀搀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 攀猀猀攀猀 愀渀椀洀愀椀猀 猀漀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀搀漀猀 昀攀椀爀愀 搀攀 愀搀漀漀 焀甀攀 攀氀愀 洀攀猀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀⸀ 䐀攀瘀椀搀漀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 䰀愀爀椀猀猀愀 攀猀琀愀爀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 搀椀攀琀愀 搀愀 最爀愀瘀椀搀攀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 氀椀洀椀琀愀爀愀洀ⴀ猀攀 愀 搀甀愀猀 瘀攀稀攀猀⸀ 一甀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀渀瘀攀爀猀愀洀漀猀 挀漀洀 䰀愀爀椀猀猀愀 渀愀 挀愀猀愀 搀攀氀愀Ⰰ 樀 漀 猀攀最甀渀搀漀 挀漀渀琀愀琀漀 瘀攀椀漀 洀攀猀攀猀 搀攀瀀漀椀猀 搀甀爀愀渀琀攀 甀洀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 攀氀愀 爀攀猀最愀琀愀瘀愀 甀洀 挀愀挀栀漀爀爀漀 搀攀 爀甀愀⸀ 䄀洀椀最漀猀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 昀漀爀愀洀 挀漀渀琀愀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 琀攀氀攀昀漀渀攀 攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀
Por último, a perfilada Dirce Isabel Orfrini faz lanches frios e entrega gratuitamente para os pacientes de câncer que estão fazendo radioterapia e as pessoas que os acompanham, visto que o tempo de espera durante o processo radioterápico é demorado, o trabalho dela se valida, pois não há nenhum alimento disponível para eles enquanto esperam. Encontramo-nos quatro vezes para conseguirmos finalizar as entrevistas. No primeiro e no segundo encontro, na casa de Dirce, onde entrevistamos o marido e ela. Depois, houve um terceiro encontro na casa de uma amiga dela, em que pudemos conversar novamente com Dirce e com as amigas presentes. Por fim, entrevistou-se Dirce e os atendidos por ela durante uma observação participante. 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀洀漀爀愀爀愀洀Ⰰ 攀洀 洀搀椀愀Ⰰ 栀㌀ 㬀 樀 挀漀洀 漀猀 愀洀椀最漀猀Ⰰ 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 攀 愀琀攀渀搀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 琀攀瘀攀 甀洀愀 搀甀爀愀漀 洀搀椀愀 搀攀 ㌀ 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 挀漀洀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀氀攀猀 琀椀瘀攀猀猀攀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀 攀 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀猀猀攀 搀攀 琀愀渀琀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 焀甀愀渀琀漀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀
Antes da produção do livro, foram coletadas informações por meio da entrevista jornalística, com cada um dos perfilados e, por conseguinte, com o grupo de amigos, familiares e pessoas atendidas por eles. Apenas dessa maneira, foi possível levantar as informações necessárias que serviriam de base à construção das narrativas. 䐀甀爀愀渀琀攀 愀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 瀀漀渀琀漀猀 渀漀 昀椀挀愀爀愀洀 挀氀愀爀漀猀 攀Ⰰ 瀀漀爀 攀猀猀愀 爀愀稀漀Ⰰ 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀瀀攀琀椀搀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀攀爀洀椀渀愀爀 搀攀 挀漀氀栀攀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 匀攀渀搀漀 愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 愀氀最漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 瀀爀攀挀椀猀愀爀愀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 愀 愀漀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 愀最攀洀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 倀漀猀琀漀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 椀渀椀挀椀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀猀 瀀攀爀昀椀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀洀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 焀甀攀洀 攀氀攀猀 猀漀 攀 焀甀攀 琀椀瀀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀⸀
Ressalta-se, novamente, a importância de destacar que, antes da realização das entrevistas, todas as pessoas (fontes de informação) a serem consultadas foram esclarecidas sobre a finalidade da pesquisa, de modo a permitir que compreendam a maneira como as informações que disponibilizarão a estes autores serão usadas no trabalho. 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 昀漀椀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 爀攀挀甀猀愀爀攀洀 愀 瀀爀攀猀琀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 倀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 挀爀椀琀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 猀攀氀攀漀 搀攀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 愀猀 渀漀ⴀ漀昀椀挀椀愀椀猀Ⰰ 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 瀀漀搀攀 搀愀爀ⴀ猀攀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀愀洀瀀漀 攀 瀀爀攀挀椀猀漀甀 猀攀爀 搀攀挀椀搀椀搀愀 瀀攀氀漀 昀甀琀甀爀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 猀甀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 渀漀 氀漀挀愀氀 攀洀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀攀渀爀漀氀愀洀 漀猀 昀愀琀漀猀 攀洀 愀瀀甀爀愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 氀椀瘀爀漀 ᰀ⠠䐀攀猀⤀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀ᴀ†挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 㐀 瀀最椀渀愀猀 渀漀 琀漀琀愀氀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀猀 攀渀琀爀攀 挀愀瀀愀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀挀愀瀀愀猀 攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀爀漀瀀爀椀愀洀攀渀琀攀 搀椀琀漀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀攀氀漀 琀琀甀氀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀爀椀愀洀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 焀甀攀 渀攀渀栀甀洀 搀漀猀 瀀攀爀昀椀猀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀攀氀愀 最爀愀渀搀攀 洀愀猀猀愀 攀 琀攀爀 琀椀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 渀愀 洀搀椀愀⸀
Eles seriam, então, desconhecidos pela sociedade, mas conhecidos pela comunidade atendida por eles. (Des)conhecidos, portanto, revela essa intenção de tornar a história desses anônimos, pública. Em outras palavras, pressupõe-se que haja um desconhecimento da sociedade sobre as pessoas que praticam ações humanitárias e que, a partir do livro-reportagem, o reconhecimento sobre quem são essas pessoas e que trabalho realizam pode ser ampliado. 匀漀渀漀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 攀 洀攀洀漀爀椀稀愀搀愀Ⰰ 挀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 甀洀 搀甀愀氀椀猀洀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀猀 瀀愀爀渀琀攀猀攀猀⸀ 吀愀渀琀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀漀 挀漀洀漀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 䄀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 焀甀攀 猀甀爀最攀洀 搀漀 渀漀洀攀 搀漀 氀椀瘀爀漀 洀漀猀琀爀愀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀氀最漀 渀漀瘀漀 焀甀攀 樀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀漀爀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀
Para a concepção gráfica do livro-reportagem, seguiu-se uma linha que faça alusão ao título do livro. Para isso, iniciando com o logotipo do livro, escrita na cor branca, em caixa baixa, forma a palavra “(Des)conhecidos”. À frente, sob um retângulo preto, a mesma palavra aparece em caixa alta. Essa construção significa que, mesmo escondidos por trás de algo que, neste caso é o anonimato, os “desconhecidos” se sobressaem de alguma forma, ou seja, pelo trabalho voluntário. 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 洀甀氀琀椀搀漀 攀洀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀⸀ 伀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 攀猀挀漀氀栀攀爀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 攀洀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 愀瀀攀渀愀猀 瘀甀氀琀漀猀Ⰰ 猀甀最攀爀椀渀搀漀 焀甀攀 瀀漀爀 琀爀猀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 瀀漀搀攀 栀愀瘀攀爀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 栀椀猀琀爀椀愀 愀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀愀⸀ 匀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀瘀甀氀猀漀猀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 氀攀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 攀猀猀愀 爀愀稀漀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 漀 愀渀漀渀椀洀愀琀漀⸀ 䄀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 瀀爀攀琀漀⼀戀爀愀渀挀漀 琀攀瘀攀 爀愀稀漀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 爀攀洀攀琀攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀 猀攀 戀甀猀挀漀甀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 渀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀
O modelo explícito no título do livro é o mesmo utilizado nos títulos dos capítulos. A ideia é fazer alusão ao mesmo objetivo. Só que, nesse caso, representa a história de cada um. A escolha da fonte utilizada, sem serifa, buscou representar por meio da forma geométrica a força e a solidez do trabalho voluntário.一愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀愀 昀漀渀琀攀 猀攀爀椀昀愀搀愀Ⰰ 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 琀攀砀琀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 昀漀渀琀攀 刀漀洀愀渀匀攀爀椀昀 ⠀攀洀 挀漀爀瀀漀 ㌀Ⰰ㔀 挀漀洀 攀渀琀爀攀氀椀渀栀愀 㜀⤀ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 甀洀愀 氀攀琀爀愀 洀愀椀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀Ⰰ 昀甀最椀渀搀漀 搀漀 攀猀琀椀氀漀 ᰀ吠椀洀攀猀ᴀⰠ 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀⸀ 一漀猀 爀漀搀愀瀀猀Ⰰ 愀 渀甀洀攀爀愀漀 搀愀猀 瀀最椀渀愀猀 猀攀最甀椀甀 洀漀搀攀氀漀 挀氀猀猀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀 昀漀渀琀攀 洀漀搀攀爀渀愀 攀 猀攀爀椀昀愀搀愀⸀ 䨀 漀 挀愀戀攀愀氀栀漀Ⰰ 琀琀甀氀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 攀 挀愀瀀琀甀氀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 攀洀 昀漀渀琀攀 猀攀洀 猀攀爀椀昀愀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀⸀
O papel utilizado na parte interna do livro foi o offset 90g e, para a capa, papel couchê 170g. A definição e aplicação de cores seguiu a forma colorida, segundo o padrão CMYK.䄀 挀愀瀀愀 攀 愀 挀漀渀琀爀愀挀愀瀀愀 昀漀爀洀愀洀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 琀爀愀稀攀洀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 氀椀瘀爀漀 攀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 搀漀 洀攀猀洀漀⸀ 䨀 愀 昀椀挀栀愀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 椀琀攀洀 猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 攀砀瀀攀 漀 渀漀洀攀 搀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀Ⰰ 瀀攀氀愀 搀椀爀攀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 挀漀漀爀搀攀渀漀甀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 焀甀攀 椀洀瀀爀椀洀椀甀 攀 昀攀稀 漀猀 愀挀愀戀愀洀攀渀琀漀猀 昀椀渀愀椀猀 搀愀 瀀攀愀 攀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀猀 䐀愀搀漀猀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 䌀愀琀愀氀漀最愀漀 渀愀 倀甀戀氀椀挀愀漀⸀
Tanto os agradecimentos quanto a dedicatória são partes importantes do livro, já que são um espaço para os autores referirem-se às pessoas que ajudaram, de alguma maneira, na produção do livro e que foram relevantes no produto final. 䄀 攀瀀最爀愀昀攀 漀甀琀爀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀 甀洀 攀猀瀀愀漀 攀洀 焀甀攀 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 挀漀氀漀挀愀洀 甀洀愀 昀爀愀猀攀 焀甀攀 琀攀渀栀愀 漀猀 椀渀猀瀀椀爀愀搀漀 漀甀 焀甀攀 琀爀愀搀甀稀愀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀漀 焀甀攀 漀 氀椀瘀爀漀 椀爀 琀爀愀稀攀爀⸀ ⠀䐀攀猀⤀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 昀漀椀 瀀爀攀昀愀挀椀愀搀漀 瀀漀爀 一攀椀氀 䄀爀洀猀琀爀漀渀最 䘀爀愀渀挀漀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀Ⰰ 最爀愀搀甀愀搀漀 攀洀 䰀攀琀爀愀猀 倀漀爀琀甀最甀猀ⴀ䘀爀愀渀挀猀 瀀攀氀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 䴀愀爀椀渀最 ⠀唀䔀䴀⤀Ⰰ 洀攀猀琀爀攀 攀洀 䰀攀琀爀愀猀 瀀攀氀愀 洀攀猀洀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 搀漀甀琀漀爀 攀洀 䔀猀琀甀搀漀猀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 瀀攀氀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 䰀漀渀搀爀椀渀愀 ⠀唀䔀䰀⤀⸀ 伀 挀愀瀀琀甀氀漀 椀渀琀爀漀搀甀琀爀椀漀 漀甀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 琀爀愀稀攀爀Ⰰ 戀爀攀瘀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 攀 搀攀 挀漀洀漀 挀栀攀最愀爀愀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 䌀甀爀猀漀 ⠀吀䌀䌀⤀ 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀⸀ 一攀猀琀攀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀ⴀ猀攀 愀琀爀愀椀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 攀 挀愀琀椀瘀ⴀ氀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀漀渀琀椀渀甀攀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 氀椀瘀爀漀 攀 挀漀渀栀攀愀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 挀漀渀栀攀挀攀爀愀洀⸀
Por último, os capítulos são responsáveis por apresentar cada um dos personagens, mostrando a história de vida deles e o trabalho voluntário que produzem. Em específico neste livro-reportagem, a narrativa utilizada para a produção das histórias foi proporcionada pelo jornalismo literário.伀 琀琀甀氀漀 搀漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 渀漀 猀攀最甀椀甀 甀洀 瀀愀搀爀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 猀攀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 搀攀椀砀愀爀 氀椀瘀爀攀 愀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 昀爀愀猀攀 焀甀攀 挀栀愀洀愀爀椀愀 洀愀椀猀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀Ⰰ 漀猀 琀琀甀氀漀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 猀漀戀 漀 洀攀猀洀漀 渀漀爀琀攀Ⰰ 琀攀渀琀愀搀漀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 愀氀最甀洀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀愀搀漀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀 猀愀氀琀愀搀漀 愀漀猀 漀氀栀漀猀 搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀⸀
Composto, então, por quatro capítulos, o livro-reportagem conta, com os seguintes títulos: “Aceita um lanchinho?”, “Na realidade, as mazelas ao ritmo do tempo”, “Amor que dá voz aos pobres” e “As cores dos pequenos andarilhos”. O primeiro capítulo conta a história da vida de Dirce Isabel Orfrini e mostra os caminhos que ela precisou percorrer para chegar a atual situação, em que entrega lanches frios a uma clínica de radioterapia em Maringá.一漀 猀攀最甀渀搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ ᰀ丠愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀 洀愀稀攀氀愀猀 愀漀 爀椀琀洀漀 搀漀 琀攀洀瀀漀ᴀⰠ 刀攀渀愀琀愀 䈀攀猀瀀愀氀栀甀欀 愀 瀀攀爀昀椀氀愀搀愀 攀 甀洀 搀甀愀氀椀猀洀漀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 瘀椀搀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 洀漀猀琀爀愀洀 漀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀 搀攀氀愀Ⰰ 洀甀椀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀 焀甀攀 瘀椀猀琀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀漀爀 刀攀渀愀琀愀⸀
“Amor que dá voz aos pobres” narra à história de Leonardo Silva Vedovoto e mostra como a fé entrelaça as ações que toma, guiando-o ao casamento e ao trabalho voluntário quando ainda era muito novo. Por fim, há o quarto capítulo, “As cores dos pequenos andarilhos”, responsável por apresentar Larissa Peron, fundadora do grupo Focinho Amigo, que dedicou toda a própria vida ao bem-estar animal. |