ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00876</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Estudantes protagonizam Ato Contra o Retrocesso na Educação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Caroline Kaori Harada Momma (Universidade Federal do Paraná); José Carlos Fernandes (Universidade Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Educação, Fotojornalismo, Manifestação, Movimento Estudantil, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Ato Contra o Retrocesso na Educação aconteceu no dia nove de outubro, em Curitiba. A marcha se posicionava contra a MP 746 e a PEC 241 ou PEC 55. Os estudantes dos colégios de Ensino Médio de Curitiba foram as ruas protestar contra as medidas do Governo Federal e protagonizaram o evento. A fotorreportagem "Estudantes protagonizam Ato Contra o Retrocesso na Educação" deixa registrado um momento histórico para o movimento estudantil na capital paranaense.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em setembro de 2016, foi apresentada a Medida Provisória 746/2016 que propõe mudanças na estrutura básica do Ensino Médio nacional. A MP 746, assim como a PEC 241, foi recebida com muita revolta, especialmente pelos estudantes do ensino médio. O Ato Contra o Retrocesso na Educação tinha como objetivo protestar contra as propostas apresentadas pelo Governo Federal. No dia da manifestação, 60 escolas estavam ocupadas. Segundo a organização do evento, cerca de 5000 pessoas estavam presentes. A marcha partiu da praça Santos Andrade, às 15 horas, seguiu pela Marechal Deodoro e terminou às 18 horas na Boca Maldita. As palavras de ordem eram "Fora Temer", "Fora Beto Richa" e "Não à reforma do Ensino Médio". A manifestação foi um evento pontual de uma série de protestos. O movimento estudantil ocupou 850 escolas no estado, segundo o Ocupa Paraná. Além disso, cerca de 60 campus universitários foram ocupados em apoio ao movimento secundarista. Segundo a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), mais de 1000 escolas foram ocupadas em território nacional. Atualmente, convertida em Lei Ordinária 13415/2017, a MP 746 altera a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Também revoga a Lei nº11.161, de 2005, que diz respeito ao ensino de línguas estrangeiras modernas. O trabalho apresentado foi realizado para a disciplina de Jornal Laboratório I, orientada pelo professor José Carlos Fernandes. As fotografias foram publicadas em forma de galeria para o site do Jornal Comunicação, desenvolvido pelos alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal do Paraná.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">- Exercer na prática a atividade do fotojornalismo; - Registrar através de imagens o Ato Contra o Retrocesso da Educação, historicamente e jornalisticamente; - Exercitar o olhar fotográfico; - Levar a informação através da fotorreportagem, apresentando o acontecido na cidade de Curitiba para o público geral de maneira imparcial; - Exercitar técnicas de fotografia manual; - Experimentar a fotografia de rua; - Vivenciar a manifestação e transformar a experiência, através de um olhar apurado, em fotografias significativas e - Exercitar a atividade de edição, selecionando e classificando as fotografias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A MP 746/2016 foi apresentada em 23 de setembro de 2016. A PEC 241 foi apresentada em 15 de junho de 2016. Desde então, o debate sobre o futuro da educação esteve em alta. As manifestações se multiplicaram e as ocupações tomaram o país. Professores, universitários e estudantes do ensino médio se mostraram preocupados com a situação. A MP 746 foi considerada muito vaga e a falta de diálogo com educadores e alunos causou indignação. A insatisfação com o Presidente da República Michel Temer era manifestada nas ruas. Na disciplina de Jornal Laboratório I, os alunos exercem a atividade de um repórter, produzem reportagens de editorias variadas e vão a campo. O resultado dos trabalhos é publicado no Jornal comunicação. Como parte do trabalho desenvolvido para a disciplina, as galeria fotográficas trazem imagens que registrem momentos considerados importantes para o público do Jornal. A comunidade universitária, principal público do jornal, esteve fortemente envolvida com o movimento secundarista, participando das manifestações e ocupando as universidades. Embora as manifestações não tenham atingido o objetivo final, que era barrar a MP 746 e a PEC 241, trata-se de um momento histórico para o movimento estudantil nacional e paranaense. O registro e a divulgação da informação são fundamentais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização da cobertura fotográfica do Ato Contra o Retrocesso na Educação, foi utilizada a técnica de fotografia manual. Dessa maneira, tempo de exposição, abertura do diafragma e ISO variam de acordo com a escolha do fotógrafo. A fotorreportagem foi divulgada no formato de galeria e acompanhada por um texto abre, via online, no site do Jornal Comunicação. Foi utilizada uma câmera DSLR (Digital Single Lens Reflex), produzida pela marca Nikon, modelo meio-quadro D7100. Foi utilizada uma lente zoom, 18mm-105mm. O uso de flash acoplado não se fez necessário. As fotografias foram feitas com luz natural, apenas com ajuste de ISO quando necessário. Para conversão das fotografias do formato RAW (.NEF em câmeras Nikon) para JPEG foi utilizado o Lightroom, software desenvolvido pela Adobe, específico para tratamento fotográfico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fotorreportagem foi realizada no dia 09 de outubro de 2016, acompanhando o Ato Contra o Retrocesso na Educação. A repórter foi pautada para cobrir o evento, com o objetivo de fotografar e selecionar as melhores fotografias para serem divulgadas no site do Jornal Comunicação, com a inclusão de um texto abre para a introdução da galeria. Por ser uma cobertura de evento, exigia-se urgência na publicação. A galeria foi ao ar no dia 10 de outubro de 2016. Para divulgação no site do Jornal Comunicação, foram selecionadas 21 fotos no total. Para inscrição do Prêmio Sangue Novo e apresentação para o Expocom foram selecionadas as seis principais fotos. A galeria reflete o olhar da repórter, presente na manifestação como espectadora imparcial. Abaixo, podemos observar as escolhas técnicas feitas para cada fotografia, garantindo a exposição desejada. Arquivo: Estudantes_Fotojornalismo_1 ou EE55-0876-1(1).jpg Tempo de exposição: 1/100 segundos Abertura: f / 7,1 ISO: 160 Comprimento focal: 105mm Arquivo: Estudantes_Fotojornalismo_2 ou EE55-0876-1(2).jpg Tempo de exposição: 1/100 segundos Abertura: f / 7,1 ISO: 160 Comprimento focal: 70mm Arquivo: Estudantes_Fotojornalismo_3 ou EE55-0876-1(3).jpg Tempo de exposição: 1/100 segundos Abertura: f / 7,1 ISO: 160 Comprimento focal: 40mm Arquivo: Estudantes_Fotojornalismo_4 ou EE55-0876-1(4).jpg Tempo de exposição: 1/100 segundos Abertura: f / 6,3 ISO: 160 Comprimento focal: 18mm Arquivo: Estudantes_Fotojornalismo_5 ou EE55-0876-1(5).jpg Tempo de exposição: 1/100 segundos Abertura: f / 6,3 ISO: 160 Comprimento focal: 105mm Arquivo: Estudantes_Fotojornalismo_6 ou EE55-0876-1(6).jpg Tempo de exposição: 1/50 segundos Abertura: f / 6,3 ISO: 160 Comprimento focal: 66mm</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O resultado final da cobertura fotográfica, principalmente as seis fotos destacadas acima, apresentam o registro de um momento significativo para o movimento estudantil, principalmente em Curitiba. Os estudantes foram protagonistas do movimento e manifestaram suas preocupações quanto ao próprio futuro. A galeria publicada pelo Jornal Comunicação poderia ser ainda mais refinada e selecionada, contendo menos fotos, com mais relevância. Devido a urgência que o assunto exigia, foram publicadas mais fotos do que o necessário. Uma quantidade menor e bem calculada de fotos seria o suficiente para comunicar ao leitor sobre o acontecido. A manifestação exige do repórter mais agilidade, atenção e tato. Através da cobertura fotográfica de um evento, é possível exercitar habilidades técnicas e o olhar fotográfico. Tudo acontece com rapidez e para não perder o momento certo da fotografia o fotojornalista precisa estar observando tudo ao seu redor. Trata-se de uma experiência única para o aluno, estar na rua com a câmera em mãos, como um fotojornalista de fato.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Atividade Legislativa, Medida Provisória nº 746 de 2016. Disponível em < https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126992 >. Acesso em 04 de abril de 2017.<br><br>Ficha de Tramitação MPV 746/2016. Disponível em < http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2112490 >. Acesso em 04 de abril de 2017.<br><br>Lei nº 11.161 de 2005. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11161.htm >. Acesso em 04 de abril de 2017. <br><br>Lei nº 13.415 de 2017. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm#art22 >. Acesso em 04 de abril de 2017.<br><br>Lei nº 11.494 de 2007. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm >. Acesso em 04 de abril de 2017.<br><br>Lei nº 9.394 de 1996. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm >. Acesso em 04 de abril de 2017.<br><br>Número de universidades ocupadas divulgado via Ocupa Paraná. Disponível em < https://www.facebook.com/ocupasim/photos/a.1780725898868533.1073741828.1780721055535684/1781641408776982/?type=3&theater >. Acesso em 04 de abril de 2017.<br><br>Número de escolas ocupadas no Paraná divulgado via Ocupa Paraná. Disponível em < https://www.facebook.com/ocupasim/photos/a.1780725898868533.1073741828.1780721055535684/1781752268765896/?type=3&theater >. Acesso em 04 de abril de 2017.<br><br>Número de escolas ocupadas em todo o Brasil divulgado via UBES. Disponível em < https://www.facebook.com/ubesoficial/photos/a.136203816497417.26759.111190878998711/1097456373705485/?type=3&theater >. Acesso em 04 de abril de 2017.<br><br>MOMMA, Caroline. Jornal Comunicação, galeria: Ato Contra O Retrocesso Na Educação Foi Protagonizado Por Estudantes. Disponível em < http://jornalcomunicacaoufpr.com.br/ato-contra-o-retrocesso/>. Acesso em 04 de abril de 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>