ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00877</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento de Comunicação Integrada para o Asilo São Vicente de Paula</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Tanara Gauna Cargnelutti (Universidade Federal do Pampa); Bruna Moreira Saraiva (Universidade Federal do Pampa); Marco Antônio Biage (Universidade Federal do Pampa); Hallana Vitória da Rosa (Universidade Federal do Pampa); Tainá da Silva Carvalho (Universidade Federal do Pampa); Renata Corrêa Coutinho (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Asilo, Campanha de Comunicação Integrada, Publicidade, Marketing, Comunicação Institucional</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho possui o objetivo de descrever o planejamento realizado no componente curricular Atendimento e Planejamento Publicitário ofertado no terceiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Pampa para ser integrado à quatro componentes curriculares, sendo eles, Produção Eletrônica para Rádio, Direção de arte I, Redação Publicitária para Mídia Impressa e Introdução à Fotografia. O cliente real para a criação da campanha escolhido pelos professores responsáveis pelo trabalho integrado é o Asilo São Vicente de Paula, localizado na cidade de São Borja/RS. A metodologia utilizada para a construção do trabalho é a pesquisa bibliográfica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O planejamento estratégico de Comunicação Integrada aqui descrito foi realizado no terceiro semestre de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa, buscando colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula. Ele acontece através da integração de cinco componentes curriculares: Atendimento e Planejamento Publicitário ministrado por Prof. Dra. Renata Corrêa Coutinho, Introdução à Fotografia ministrado pela Prof. Dra. Denise Teresinha da Silva, Redação Publicitária: Mídia Impressa ministrado pela Prof. Me. Denise de Lima, Produção Eletrônica para Rádio ministrado pela Prof. Dra. Sara Feitosa e Direção de Arte I ministrado pelo Prof. Me. Maurício Lavarda. O objetivo desta atividade interdisciplinar é desenvolver uma campanha integrada para o Asilo São Vicente de Paula, instituição sem fins lucrativos, localizada na cidade de São Borja, Rio Grande do Sul. A principal missão do instituto é acolher idosos que se encontram em condições de vulnerabilidade social no município, contando com doações da população local para a manutenção do atendimento integral que o mesmo realiza. Deste fato, surge a importância da realização deste trabalho, que busca através de ações de Marketing, Publicidade e Comunicação Institucional dar credibilidade a imagem do Asilo e incentivar doações por parte da comunidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do paper é descrever os processos de elaboração do planejamento de comunicação integrada que buscou solucionar os problemas de comunicação do Asilo São Vicente de Paula. Sendo assim, no decorrer deste trabalho estarão disponíveis as técnicas que foram escolhidas estrategicamente para resolver estas necessidades comunicacionais da instituição, desde o primeiro contato com o cliente, o briefing (a coleta de dados), até a elaboração das ações, na qual estão programadas no planejamento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A criação da campanha de comunicação integrada ao Asilo São Vicente de Paula, foi elaborada de modo voluntário por ser uma instituição sem fins lucrativos de acolhimento aos idosos, que necessita de manutenção e arrecadação de mantimentos como alimentos e agasalhos. Nessa concepção a campanha planejada possui o objetivo de incentivar a doação mensal do público primário ao Asilo. Segundo Zeca Martins (p. 62, 2004),  Planejamento em propaganda não foge à regra. Resume-se a um conjunto de atividades bem calculadas, para que a comunicação do cliente siga na direção esperada e produza os resultados esperados . Com isso, o planejamento se justifica por ser um papel fundamental para atingir estratégias e táticas para o cumprimento dos objetivos da campanha buscando resultados para a comunicação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No planejamento de comunicação integrada para o Asilo São Vicente de Paula, foi desenvolvida a coleta do briefing que teve como foco entender a realidade do cliente, e a sua situação em relação a cidade de São Borja. Com base nesses dados e informações complementares definimos o macro ambiente, que de acordo com Kotler (1980, p.68),  macro ambientes são fatores incontroláveis aos quais as empresas adaptam-se por meio de utilização dos fatores controláveis: o composto do marketing , assim, compreende-se a inclusão de dados sobre o ambiente político legal, economia, natureza, aspectos demográficos, questões culturais e sociais. Também foi analisado o micro ambiente do cliente, que conforme Kotler (2007, p.56)  requer a construção de relacionamentos com outros departamentos da empresa, fornecedores, intermediários de marketing, clientes, concorrentes e vários públicos, que se combinam para construir a rede de entrega de valor da empresa sendo assim, a análise desses setores é extremamente importante para entender como se dá a realidade da empresa. Após esse processo, houve a observação do mercado-alvo, na sequência, interpretou-se a análise SWOT onde identificou-se como principal força a comunicação eficiente no rádio afirmada por cerca de 45,3% dos entrevistados, entretanto a fraqueza mais importante identificada foi o desconhecimento das ações realizadas no asilo, como principal ameaça, a queda das produções dos setores pecuarista e agricultura visto que eles auxiliam a manter o Asilo através de doações, já a oportunidade mais relevantes é o fato de metade da população ser economicamente ativa. Além dessas análises, houve a elaboração e aplicação de uma pesquisa de amostragem, com cerca de cem pessoas residentes da cidade de São Borja - RS. Na perspectiva de Beatriz Santos Samara (2007), a pesquisa se configurou como não probabilística por conveniência, método que consiste na aplicação de um questionário para as pessoas próximas que se dispuseram a respondê-lo. Apesar de não obter uma conclusão precisa, permitiu a descoberta da ideia do público a respeito da estrutura e imagem do Asilo. De acordo com Mattar (2008, p.27)  Planejar é decidir no presente o que fazer no futuro e compreender a determinação do futuro almejado e das etapas para atingi-lo . Assim entende-se que a realização de um planejamento de comunicação integrada é necessário para prever situações e também proporcionar formas de garantir maior satisfação por parte dos idosos acolhidos no Asilo, junto à maior teor participativo da comunidade samborjense. Nessa visão, foi criado um planejamento de comunicação integrada, que tem como objetivo desenvolver ações estratégicas no âmbito de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas. A partir das análises, definiu-se que o problema de comunicação era a questão da necessidade de arrecadar mais doações para manter o asilo. Assim, classificou-se dois públicos, o primário (Samborjenses entre 18-50 anos economicamente ativos) e o secundário (empresas e instituições religiosas). Sendo assim, o posicionamento desenvolvido para o Asilo era "Acolher com responsabilidade". Já o objetivo de marketing definido foi o aumento das arrecadações e o objetivo de comunicação, seguindo essa proposta, seria ampliar o conhecimento do trabalho realizado no asilo e assim agregar credibilidade. Na sequência foram desenvolvidas estratégias de comunicação, o plano de ações, a criação das peças da campanha, a definição dos meios planejados para a difusão da comunicação. Foi definido também, a contagem da verba necessária para realizar o plano, a análise da viabilidade econômica, a realização do cronograma de ações e métodos e pôr fim a avaliação e o controle da campanha. Vale ressaltar que esse planejamento foi criado, mas não executado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">&#9679; Definição do Problema de Comunicação: A escassez de recursos financeiros para a manutenção do Asilo e do bem-estar dos idosos gera a necessidade de uma maior participação da comunidade samborjense na doação de diversos tipos de utensílios, medicamentos e alimentos para a instituição. &#9679; Definição do Público Alvo: &#9675; Público-alvo primário: Pessoas físicas, de 18 a 50 anos que são economicamente ativas, residentes na cidade de São Borja e que possuem disponibilidade para realizar diversas formas de doações. &#9675; Público-alvo secundário: Empresários e produtores agrícolas da cidade de São Borja; As instituições religiosas presentes na cidade de São Borja. &#9679; Objetivos de Marketing: Aumentar as arrecadações durante cada mês &#9679; Objetivo da comunicação: Ampliar o conhecimento do trabalho do asilo e agregar credibilidade à marca. &#9679; Estratégias de comunicação: &#9675; Programa visual: Criação de uma nova identidade Visual para demonstrar o  Acolher com responsabilidade , que deve ser reconhecido pelo público-alvo. &#9675; Propaganda: A principal estratégia para divulgar o trabalho do asilo e o seu posicionamento para São Borja, já que possui grande alcance de pessoas. &#9675; Relações Públicas: As táticas de Relações Públicas seriam utilizadas para estabelecer relacionamento entre a comunidade e o asilo, através da realização de um evento, que permite contato direto com os moradores da cidade. Assim como também para criar um elo entre o Asilo e as organizações da cidade, através do envio de materiais para este público específico. &#9675; Marketing Digital: Divulgar vídeos, fotografias e textos para um grande número de usuários com baixos custos, mostrando o trabalho da instituição. &#9675; Marketing de Guerrilha: Criaria um impacto em ambientes com grande fluxo de pessoas na cidade de São Borja, e também para interagir com o público de forma criativa, incentivando a doação. &#9679; Táticas de mídia &#9675; Programação Visual &#9632; Identidade Visual: Criação de uma nova identidade visual &#9632; Layout do Site e do Facebook: Serão renovados de acordo com as cores e representações gráficas propostas para a nova identidade. &#9675; Propaganda: &#9632; Spots de rádio: Foram realizados dois tipos de spots de rádio um de cunho institucional (30 ) com histórias dos idosos que convivem no asilo, o outro tipo é spots informativos(15 ). &#9632; VT s: Produzir um VT, de 30 segundos institucional para ser veiculado na página do Facebook da instituição. &#9632; Encartes: Criação de anúncios para publicar no jornal Folha de São Borja que possui parceria com o asilo e devem conter Informações como a conta bancária e o telefone para contato. &#9632; Cartaz em formato de móbile: Criação de anúncios para serem veiculados nas principais farmácias para incentivar as doações. &#9632; Teaser: Realização de um teaser de 15 segundos que será veiculado na RBSTV Uruguaiana para divulgar o evento social. &#9632; Banner: Propõem-se a execução da ação em mercados com o auxílio de voluntários para a arrecadação de alimentos. &#9675; Relações Públicas: &#9632; Evento Social: Seria realizado um evento no dia 4 ou 11 de setembro de 2016, para lançamento da campanha  Um lar de aconchego no Parque General Vargas de São Borja. &#9632; Cartas de agradecimento: Produção de cartas para enviar aos empresários que realizarem doações frequentes para o Asilo e também para as instituições religiosas que visitam o instituto mensalmente, com o objetivo de estabelecer um elo entre estas organizações e o asilo, garantindo que elas voltem a doar ou visitar a instituição. &#9675; Marketing Digital: &#9632; Atualização do site: O objetivo principal é manter a comunidade informada sobre o que acontece dentro do asilo, mostrando de forma tangível que contribuir gera resultados: o bem-estar dos institucionalizados. &#9632; Facebook: Serão produzidos conteúdos para serem publicados 2 vezes por semana na página do Facebook do Asilo. Além de divulgar peças de teor mercadológico e institucional. &#9675; Marketing de guerrilha: &#9632; Interveção: Esta atividade teria como recurso cartões (100) com mensagens que incentivam a melhoria do dia de alguém. Os cartões ficarão espalhados na praça e estarão pendurados com cordas de nylon. &#9679; Problema que a comunicação pretende resolver: A ausência de recursos para manter a instituição e a falta de comunicação do asilo. &#9679; Objetivo da criação: Ampliar o conhecimento do trabalho do asilo e incentivar a doação. &#9679; Posicionamento pretendido: &#9679; O posicionamento proposto para o Asilo São Vicente de Paula é  Acolher com responsabilidade , e busca demonstrar um lugar onde os idosos são acolhidos e tratados com respeito e dignidade. &#9675; Promessa básica: O Asilo São Vicente de Paula transforma as doações que recebe em bem-estar e saúde para os idosos. &#9675; Justificativa da promessa básica: A promessa básica retrata à postura de responsabilidade que o Asilo adota ao tratar de seus institucionalizados. Valorizando cada doação recebida com o intuito de possibilitar uma qualidade de vida melhor aos idosos que são acolhidos. &#9675; Atributos complementares à imagem desejada: A imagem desejada para o Asilo São Vicente de Paula, e que a campanha irá trabalhar é a representação de atributos como: responsabilidade social, vitalidade, ambiente saudável, aconchego e lar. &#9679; Conceito criativo: O conceito criativo proposto para a campanha do Asilo São Vicente de Paula é  Lar e buscou, através de peças e ações, demonstrar que o asilo é uma instituição que mantém um compromisso com seus institucionalizados, preservando a saúde, o bem-estar e o conforto proporcionado pelo acolhimento aos idosos dentro do asilo. Apresentando-se como um lar que não só é formado por institucionalizados, mas também por técnicos, voluntários e doadores. &#9679; Tema: O tema é  Atmosfera de um lar , e busca nortear as peças e ações da campanha para a representatividade de um lugar saudável, responsável e acolhedor. Dentro dessa atmosfera existe a ideia do acolhimento que os idosos irão receber por conta das doações da comunidade e cuidados dos responsáveis pelo Asilo. &#9679; Abordagem da campanha: A abordagem da campanha relaciona-se através de apelos emocionais, que ressaltam a importância do doador na manutenção da felicidade dos idosos que estão no asilo. &#9679; Slogan/assinatura: Ao considerar o conceito criativo proposto na campanha e a nova proposta de posicionamento para o Asilo, o slogan da marca é:  Um lar de aconchego . Onde se busca ressaltar a receptividade e acolhimento que o instituto garante aos idosos, gerando qualidade de vida e felicidade, que possibilita o bem-estar dos institucionalizados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A partir do trabalho realizado vimos a importância da campanha de comunicação integrada para o alcance dos objetivos do cliente. De modo que, a campanha nos proporcionou não apenas conhecimento nas áreas vastas, mas também agregou ao aprendizado do trabalho em equipe. Deste modo, foram abordados durante a construção do projeto integrado, a importância da coleta do briefing junto a sua interpretação dos dados, atrelados com as informações coletadas na pesquisa realizada, essas ferramentas foram essenciais para a criação da campanha de comunicação integrada. Além disso, os atributos de fotografia publicitária, redação e direção de arte foram aplicados a campanha de modo visual, a fim de que apresentassem o conceito. Dessa maneira, a proposta realizada pelos professores nos deu maior subsídio de experiência a fim de auxiliar na nossa capacitação para o mercado de trabalho. Os resultados da realização da campanha de comunicação integrada foram satisfatórios pois agregaram muito a formação acadêmica dos componentes, além de terem sido desenvolvidas ações estratégicas que possuem a grande probabilidade de serem assertivas em sua execução devido a pesquisa previamente feita com moradores da cidade de São Borja, o que torna o conhecimento sobre a cultura da cidade mais efetiva.3 </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">KOTLER, Philip. Marketing. São Paulo: Atlas, 1980.<br><br>KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson, 2007.<br><br>MARTINS, Zeca. Propaganda é Isso Aí!. São Paulo: Atlas S.A., 2004.<br><br>MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas S.A., 2008.<br><br>SAMARA, Beatriz Santos; BARROS,Jose Carlos de. Pesquisa de Marketing - Conceitos e Metodologias. São Paulo: Pearson Prentice Hall., 2007. <br><br> </td></tr></table></body></html>