ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00890</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Pró-renal</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Luis Felipe Tavares da Rocha (Pontificia Universidade Católica do Paraná); Tiago Delfes Varela (Pontificia Universidade Católica do Paraná); Thales Donizete de Souza Moraes (Pontificia Universidade Católica do Paraná); Bruno Menegale Di Napoli (Pontificia Universidade Católica do Paraná); Leandro dos Santos Dhein (Pontificia Universidade Católica do Paraná); Fernanda Brandalise Bogoni (Pontificia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Prevenção, Doença Renal, Campanha, Publicidade, Rim</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha a seguir retrata um problema social bastante recorrente nos jovens, adultos e principalmente idosos, a insuficiência renal. Esse projeto foi produzido para a matéria de Redação Publicitária II da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em 2016, onde foi solicitado realizar uma campanha que envolvesse uma Organização Não Governamental (ONG), com isso o grupo decidiu escolher a Pro Renal Brasil.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Uma campanha publicitária trata de um conjunto de peças criadas com o objetivo de atingir um determinado target, de forma criativa, fazendo com que o público escolhido seja persuadido a compra ou adesão. A Pró-Renal Brasil foi criada em 1984 por iniciativa do Dr. Miguel Carlos Riella. É uma entidade filantrópica que tem como principal objetivo dar assistência aos pacientes renais crônicos, atuando em Clínicas e Hospitais conveniados. Todo recurso financeiro é obtido através de campanhas na comunidade, empresas, instituições, eventos, entre outros. Estes recursos são destinados para manter a estrutura da Fundação em trabalhos assistenciais, tratamentos clínicos e projetos de prevenção. A entidade desenvolve campanhas educativas para a prevenção e conscientização a respeito da doença. Realiza também pesquisas clínicas, com o objetivo de diminuir as complicações da doença e elevar a qualidade de vida dos pacientes. Atualmente a Pró-Renal Brasil auxilia cerca de 3.000 pacientes. A ONG presta atendimento integral aos pacientes ambulatoriais, em diálise, em lista de transplante renal, e transplantados, fornecendo o apoio necessário para que estas pessoas realizem seu tratamento. A fundação ainda conta com uma equipe profissional de qualidade a qual está sempre a disposição do paciente para sanar quaisquer dúvidas e auxiliar no tratamento. A equipe é composta por: Enfermeiros, Médicos, Nutricionistas, Dentistas, Pedólogos, Psicólogos, Agentes de serviços sociais e administrativo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A proposta sugerida com o presente projeto é continuar a propagação da educação e consciência sobre os problemas renais através de jogos interativos, post informativos com personas distintas e despertar a busca pelo exame para prevenção. É importante dizer que para a veiculação da campanha um dos pontos principais é fazer com que ela saia dos padrões informativos de ONG &#769;s de saúde ou informativo de saúde que sempre são cheios de informações, no qual o leitor se perde em meio a tantas informações, ou até mesmo desiste de ler por acúmulo de conteúdo. Por isso, a campanha será toda realizada através uma aproximação maior com o público, seja através da linguagem, cartoon ou jogos interativos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Acredita-se que a Doença Renal Crônica ela atinja 10% da população mundial. Além disso, é uma doença que pode atingir indivíduos de todas as raças, idades, ou classe social. De acordo com o Portal Brasil:  A estimativa é que a enfermidade afete um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 anos, sendo que metade da população com 75 anos ou mais sofre algum grau da doença. . Ciente dessas informações a Sociedade Brasileira de Nefrologia defende que a creatinina sérica e a pesquisa de proteína na urina façam parte dos exames médicos anuais, afinal, são eles parâmetros necessários para determinar uma doença renal, sua cronicidade, e consequentemente o grau dessa cronicidade. Além disso, para a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o risco de Doença Renal Crônica deve ser avaliado por meio de oito perguntas: Você tem pressão alta? Você sofre de diabetes mellitus? Há pessoas com doença renal crônica na sua família? Você está acima do peso ideal? Você fuma? Você tem mais de 50 anos? Você tem problema no coração ou nos vasos das pernas (doença cardiovascular)? Se uma das respostas for sim, a orientação é procurar um médico. Os principais sintomas da doença renal crônica são falta de apetite, cansaço, palidez cutânea, inchaços nas pernas, aumento da pressão arterial, alteração dos hábitos urinários como urinar mais à noite e urina com sangue ou espumosa. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que 100 mil pessoas fazem diálise no Brasil. Atualmente, existem 750 unidades cadastradas no País, sendo 35 apenas na cidade de São Paulo. Os números mostram ainda que 70% dos pacientes que fazem diálise descobrem a doença tardiamente. A taxa de mortalidade para quem enfrenta o tratamento é 15%. Analisando a realidade podemos constatar que doenças renais são pouco expostas se comparadas a outras doenças, o que é um erro, afinal, elas trazem complicações podem até levar a morte como qualquer outra enfermidade. Pessoas dificilmente vão a um médico para fazer um check-up renal da forma como vão para fazer exames cardíacos ou de colesterol, normalmente quando descobrem a doença esta já se encontra em estado avançado, o que dificulta o tratamento bem como a sobre vida do paciente. A Fundação Pro Renal é uma ONG que auxilia pacientes de doenças renais para que eles possam ter vidas mais dignas e com menos sofrimento. Podemos dizer que a instituição realiza um trabalho excelente, onde muitas vezes o Estado deixa a desejar. Dessa forma, seu trabalho deve ser conhecido por todos, para que assim, outras ONG s possam surgir, ou as existentes possam se inspirar no trabalho realizado pela Pro Renal. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O processo da campanha deste projeto teve como premissa de que criar significa poder compreender e integrar o compreendido em novo nível de consciência. Significa poder condensar o novo entendimento em termos de linguagem [...]. Assim, a criação depende tanto das convicções internas da pessoa, de suas motivações, quanto de sua capacidade de usar a linguagem no nível mais expressivo que puder alcançar. Este fazer é acompanhado de um sentimento de responsabilidade, pois trata-se de um processo de conscientização (Ostrower,1990). Saber impactar o público especifico da campanha era o principal desafio, pois desejávamos fugir do meio convencional no qual focava os malefícios que a doença de insuficiência renal causano paciente. Com isso, nossa estratégia criativa era mostrar como prevenir, educativamente, o paciente através de jogos, cartoons e vídeos. Por ter uma grande parcela de pacientes de idade avançada a campanha não somente terá em foque os idosos, pois nosso principal objetivo é a prevenção da doença, por isso optamos para a campanha tanto para os já portadores da doença, idosos e os jovens. O tipo de linguagem veiculado nas peças é predominante mais informal, pois torna-se mais fácil para a pessoa entender os principais riscos que a doença pode causar, como evita-la e também como tratar. Nossas ações dentro do projeto se desdobram entre campanhas via online e offline. Cada meio terá uma forma diferente de comunicar-se com o público, porém os conteúdos gerados em cada um será completar do outro. A utilização dos meios encontra-se o uso do Facebook, Youtube, Site oficial da ong, quizz, projetos universitários e posters e flyers informativos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">POSTERS E FLYERS INFORMATIVOS Os posters e flyers informativos serão vinculados em todas as redes sociais que a fundação possui: Facebook, Instagram e Site e meios tradicionais, disponibilizando na sala de espera e hospitais que a ONG possui vínculos e parcerias. Neles são contadas histórias de vidas de pacientes que já possuem a doença ou que descobriram, o que é uma doença renal, quais os sintomas, como tratar e como prevenir. Nesta mídia tradicional serão apresentados por 3 personas, doutora Lúcia, enfermeiro Gabriel e doutor Antônio, de animação para contar essas histórias, informações e prevenções. A escolha da persona em desenho foi devido ao fato das pessoas criarem mais afeição as animações do que colocar uma pessoa real. QUIZZ Na página da Fundação no Facebook serão apresentadas algumas perguntas para saber o seu nível de conhecimento sobre o seu rim, seja tipos de doenças renais, importância do órgão, quais os benefícios e malefícios e sua função. A principal finalidade deste Quizz é instigar os respondentes a buscar mais informações por conta, através do site e paginas relacionada a PRÓ RENAL. Além de fazer um nivelamento dos pacientes ou pessoas que desejam previnir quando forem solicitar um exame ou auxilio a tratamento. Ao final do QUIZ será apresentado o resultado da porcentagem do seu conhecimento. Este percentual irá lhe guiar a outro jogo, vídeo interativo, que já fará link com a página do Youtube para que você criar a história da campanha. YOUTUBE No Youtube campanha seria feita por meio de  vídeo escolha no qual será divulgado e compartilhado na página oficial do Facebook e site da PRÓ RENAL BRASIL. Este tipo de ação tem como conceito de storytelling que tem como função a capacidade de contar histórias de maneira relevante, onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras. Com isso, iremos utilizar a técnica de modo de vídeo escolha, que seria uma rede de curtas metragens em situações cotidianas que interligam a vida social do público e sua prevenção contra a doença da insuficiência renal. O grande diferencial de utilizar esta forma de vídeo é que não existe uma única linha de história apresentada. A pessoa que assiste o vídeo é quem decide todo o trajeto ou como toda a história do curta será contada. As ações do protagonista refletem as escolhas do público. Para gerar um sentimento maior que é o telespectador que está  vivendo o curta a filmagem desta campanha será realizada em 1° pessoa onde suas decisões irão gerar duas opções para dois próximos vídeos desta rede de curta. FACEBOOK Na página oficial será realizado uma marketing de conteúdo que tem como objetivo segundo Pullizi (2016,p10)  o processo de marketing e de negócios para a criação e distribuição de conteúdo para atrair, conquistar e envolver um público alvo claramente definido e compreendido . Com isso no Facebook as personas criadas irão ganhar um destaque importante na apresentação de dados informativos, prevenções, causas e tratamentos. Além disso irão contar histórias de pacientes que convivem com a doença e aqueles que conseguiram prevenir. Ainda no Facebook a rede de Quizz e novidades sobre pesquisas realizadas através de projetos universitários serão publicadas tendo em vista uma premissa da Ong que visa realizar pesquisas em busca de novas tecnologias para o tratamento e melhorias na qualidade de vida dos pacientes. PROJETO UNIVERSITÁRIO O projeto tem a função de fazer com que jovens busquem conhecer mais sobre as funções do rim. Por isso quem é o protagonista do projeto são os jovens. Queremos que o aprendizado seja adquirido fazendo, pois nem sempre existe uma oportunidade. Através de pesquisas vinculadas pela Pró Renal será lançado um desafio, onde as equipes serão instigadas a aprenderem mais e mais, dando assim, a motivação necessária para uma disputa saudável e gerar resultados que podem vir a melhorar o tratamento. Não somente as cores da campanha, mas também como uma repaginação do layout, logo da Ong irão ser refeitas pois as cores desempenham funções importantes nas nossas vidas. São capazes de influenciar os nossos sentidos por se associarem ao gosto ou aos cheiros, bem como podem afetar o nosso bem-estar melhorando o nosso humor, acrescentando energia ou provocando um estado de desânimo[...]O fator mais importante na escolha da cor da publicidade é o seu público-alvo. As cores e os tons podem ter diferentes impactos de acordo com a idade, sexo, status social ou subcultura. (Acar, 2015). E por ser uma campanha que visa a saúde pública, desenvolvemos campanhas de cores não quentes, como o vermelho por associar sangue, mas cores que transmitam tranquilidade, serenidade e informação com tons claros para que a até mesmo a informação seja melhor absorvida pelo público. Na predominância das cores em nossa campanha trabalhou-se bastantes com: Tons bege, tons de azuis e verde, branco e preto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> As ONG s tem uma grande relevância para a sociedade, é com elas que podemos mostrar que podemos fazer a diferença, seja com uma contribuição ou disponibilizando parte do nosso tempo para ajudar pela causa, apesar disso, não é muito frequente ver trabalhos acadêmicos de publicidade e propaganda voltados para esse tipo de organização, assunto muito delicado que acaba sendo deixado de lado ou esquecido. A Pro Renal é uma organização com um foco em saúde, muito voltada para a educação preventiva dos rins, e essa foi uma característica muito importante que quisemos ressaltar desde cedo, para que jovens não acabem sendo prejudicados e acabem sofrendo sem saber o motivo ou terem a informação necessária de como evitar esse tipo de problema. As organizações, apesar de fazerem um projeto capaz de mudar a vida de muitos, é muito difícil achar um espaço para divulgar seus trabalhos, e não é diferente da Pro Renal. Mesmo em espaços acadêmicos de publicidade e propaganda é muito pouco comentado e trabalhado, eventos, como o Intercom, são um ótimo espaço para divulgar o trabalho, conscientizar aqueles que não tomam os devidos cuidados com o rim e para aqueles que gostariam de ajudar a organização . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ACAR, Rafaela. A importância das cores na publicidade. 2015. Disponível em: http://blog.landingi.com.br/importancia-das-cores-na-publicidade/<br><br>OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1990.<br><br>PORTAL BRASIL. Pesquisa revela que 57,4 milhões de brasileiros têm doença crônica. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude/2014/12/pesquisa-revela-que-57-4-milhoes-de-brasileiros-tem-doenca-cronica>. Acesso em: 13 abr, 2017.<br><br> PORTAL BRASIL. Doença renal crônica atinge 10% da população mundial. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude/2015/03/doenca-renal-cronica-atinge-10-da-populacao-mundial>. Acesso em: 13 abr, 2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>