ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00891</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Portfolio Agência Experimental Practice</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Vitória Castilho Cohene (Universidade Positivo); Amanda Baschtein Müller (Universidade Positivo); Ana Carolina Baroni Damaso (Universidade Positivo); Cezar Vinicius Ribas Joucovksi (Universidade Positivo); Felipe Vargas Ribeiro da Fonseca (Universidade Positivo); Fernando Wendpap Chueire (Universidade Positivo); Gabriel Hammoud (Universidade Positivo); Gustavo Barboza da Silva (Universidade Positivo); Isadora Bize (Universidade Positivo); Izadora Padilha Pires da Silva (Universidade Positivo); Larissa Gomes Meyer (Universidade Positivo); Luana Jaskievciz Chemin (Universidade Positivo); Mateus Schiontek (Universidade Positivo); Mayara Colucci de Oliveira (Universidade Positivo); Renan Brandini Comin (Universidade Positivo); Tathiane Marques de Mendonça (Universidade Positivo); Vivian Zonatto (Universidade Positivo); Sérgio Menezes da Silva (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;agência experimental, Practice, prática, Publicidade e Propaganda, teoria</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao aliar os três eixos integradores do projeto pedagógico do curso de Publicidade e Propaganda - saber agir, saber pensar e saber fazer - a Practice, agência experimental da Universidade Positivo, tem se apresentado como preparadora dos alunos do curso para o mercado. Seu funcionamento, processo de seleção de estagiários e parte de suas produções referentes ao ano de 2016 estão presentes neste trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A função principal da Practice é aproximar os alunos da realidade do mercado publicitário em um espaço acadêmico, que possa aliar teoria e prática, estabelecer vínculos com a profissão, explorar possibilidades e, ainda, vivenciar uma rotina com clientes, prazos, trabalhos, divisão de tarefas, retorno dos clientes e cobranças reais, aprendendo na prática como o mundo da publicidade funciona. A Practice é um projeto de ensino complementar que segue o Parecer CNE/CES 492/2001. Ele diz que as atividades complementares, como as realizadas nas agências, devem contar com a supervisão de professores que tenham a intenção de criar um bom relacionamento desses alunos com a realidade (tanto social, quanto econômica e cultural), de tal forma que eles possam interagir bem com o mundo do trabalho. Quando foi idealizada, o objetivo era justamente fazer com que os alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo (UP) tivessem a possibilidade de vivenciar e aplicar o conteúdo teórico visto em sala de aula. A agência experimental desenvolve identidades visuais, materiais publicitários de mídia online (redes sociais) e offline (cartazes, banners, mobiliários urbanos, sinalizações internas e etc), campanhas sociais e organização de eventos que acontecem dentro da UP para a comunidade acadêmica. Atende, também, organizações sem fins lucrativos e clientes externos à Universidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Practice permite que os alunos desenvolvam, sob orientação dos professores do curso, suas habilidades e apliquem o conteúdo das aulas. Vieira (2004) diz que "do mesmo jeito com que frequentamos academias de ginástica para manter nosso corpo em forma, temos de fazer alguma coisa para manter nossa mente em forma". O propósito da Practice é oferecer ao aluno esse exercício de aplicação do conhecimento. A agência proporciona oportunidades de trabalhar em campanhas, aprender a construir um portfolio e ingressar no mercado de trabalho. E ainda, fazer com que os saberes que integram o eixo do curso de Publicidade e Propaganda  saber pensar, saber fazer e saber agir  sejam colocados em prática, dando direcionamento ao aluno na hora de buscar referências, aprimorar seu repertório, ter uma postura profissional mais adequada ao mercado de trabalho e trabalhar em equipe.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em seu Manual do Estagiário, de 1997, Eugênio Mohallem argumenta que "conseguir estágio em agência é quase tão difícil quanto arrumar vaga de astronauta na Nasa". Se em 1997 esta era a visão do mercado, atualmente está ainda mais competitivo e exigente, dado o aumento de clientes que procuram serviços de comunicação, a demanda dentro das agências e a quantidade de recursos (online e offline) que dão às pessoas o conhecimento e técnicas para utilizar softwares, compreender conceitos e aplicar técnicas. Na Practice, o aluno convive com professores orientadores, estagiários de todos os anos do curso e estabelece uma relação de confiança que o deixa preparado para enfrentar o mercado, com segurança na hora de apresentar seu portfolio, trabalhar com prazos curtos, grandes metas e pessoas com diferentes perfis. É a prática de mercado dentro da agência que molda as referências construídas, por meio do convívio entre os estagiários. O ambiente e as orientações fazem com que o aluno desenvolva critérios para a elaboração do que lhe é solicitado e o incentive a buscar por cursos, workshops e especializações  muitos deles oferecidos dentro da própria Universidade. A agência experimental possui um projeto chamado "Work Week", que possibilita a qualquer aluno do curso passar uma semana dentro da agência. Em 2016, foram mais de 35 alunos que tiveram a chance de conhecer um pouco mais sobre cada departamento da Practice, além do processo de desenvolvimento dos trabalhos (jobs), realizar um pedido de trabalho ou auxiliar naqueles que já estão em andamento. Nas redes sociais, a agência conta com a "Publicidade UP", no Facebook. Trata-se de uma página onde são divulgadas vagas, eventos e campanhas desenvolvidas pela agência. É uma forma de contato que produz conteúdo do curso para os alunos e, também, para outras agências, produtoras, empresas de diferentes setores e interessados em publicidade. A Practice também desenvolve o Anuário do Curso, que já está em sua décima terceira edição e funciona como um meio de comunicação com o mercado. Ele é composto de trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano para várias disciplinas do curso e até peças e campanhas de Trabalhos de Conclusão de Curso. Além disso, exemplares do Anuário Saber são distribuídos para profissionais do mercado e também em feiras de profissões, como forma de expor o trabalho dos alunos de Publicidade para futuros universitários.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na Practice, o estágio é de meio período e acontece no turno da tarde, para permitir que seja realizado por alunos que estudam de manhã e à noite. Para Martins (2013), "se a Propaganda for o negócio do seu coração, pode mergulhar de cabeça, porque vai valer a pena". E é o que a agência procura despertar em seus estagiários: a vontade de seguir essa profissão. Ela é dividida em quatro núcleos experimentais, são eles: A Practice Publicidade, que é a parte responsável pelo desenvolvimento de todos os trabalhos de comunicação e coordenação dos outros núcleos, quando existem jobs nos quais eles se integram. É formada por um estagiário de Atendimento, um estagiário de Planejamento, um estagiário de Social Media, dois estagiários de Direção de Arte, e dois de Redação, que são orientados pelos professores Sérgio Menezes, na Criação e na Social Media, Carolina Maito Luz no Atendimento/Planejamento e pela ex-aluna do curso Larissa Gomes Meyer, formada em 2006, que trabalha como coordenadora da agência. A Practice Produções, coordenada pelos professores Ricardo Macedo e Hilton Castelo, conta com um estagiário fixo. É o núcleo que desenvolve trabalhos audiovisuais (vinhetas, animações, registros, teasers, entre outros) para diversos cursos da Universidade Positivo, clientes da agência e clientes externos. A Practice Promo desenvolve, produz, organiza e promove os eventos dentro do curso de Publicidade e Propaganda. Coordenada pelos professores Renato Buiatti e Carolina Maito Luz, a Promo é formada por um estagiário e outros alunos voluntários, que ficam responsáveis desde as etapas que precedem os eventos até o feedback e necessidades posteriores. Em 2016, a equipe administrou e organizou eventos como o PP Awards, premiação interna do curso, o MeetCom, semana com palestras e oficinas para alunos de comunicação da Universidade, e o Grand Finale, evento de encerramento do curso de Publicidade. A Practice Imagens, coordenada pelo professor Ricardo Pedrosa Macedo, conta com um estagiário fixo e 12 alunos voluntários, que são responsáveis pela produção, edição e diagramação de imagens publicitárias, além do registro fotográfico de eventos. Para entrar na equipe da Practice, é preciso passar por uma seleção. O processo começa em uma campanha para divulgar as vagas e prospectar alunos interessados, com cartazes nos murais das salas de aula, posts nas redes sociais e envio de e-mail marketing. Os alunos interessados fazem a inscrição por e-mail, enviando currículo e/ou portfolio, e recebem o "Job de Seleção", um pedido de planejamento e criação de campanha, com peças específicas para cada função da agência. Depois do prazo de desenvolvimento e entrega, os trabalhos são avaliados pelos professores responsáveis e pela coordenadora da agência. Os alunos que desenvolvem as melhores peças e propostas são chamados para entrevista e, com essa última etapa, os escolhidos são contratados assim que a vaga estiver disponível. Para os outros núcleos da Practice, a seleção é feita por meio da análise de currículo, portfolio e entrevista.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A agência possui Clientes internos e Clientes externos. São considerados Internos os trabalhos desenvolvidos para o curso de Publicidade, demais cursos e departamentos da Universidade. Já os Externos, são aqueles desenvolvidos para ONGs, clientes de pequeno, médio e grande porte e empresas. A seguir, algumas das campanhas que entraram para o portfolio da agência neste último ano: PP AWARDS: O  PP Awards é um evento que valoriza os trabalhos de alunos do 1º ao 4º ano do curso. Todos os anos, materiais desenvolvidos em diversas disciplinas são avaliados e premiados por profissionais convidados do mercado, de diferentes áreas da comunicação, em 9 categorias. Em 2016, o tema do evento foi  Hi-Tech , com um conceito que valoriza a tecnologia, mas que não esquece que o ser humano e suas habilidades são essenciais dentro do processo criativo. Assim, foi criado o título:  A melhor tecnologia está em você , que norteou toda a campanha. Para Domingos (2003),  os prêmios são importantes porque nos lembram constantemente de fazer o melhor, de buscar a excelência em nossa atividade. Servem como reconhecimento e também como estímulo . A Practice Publicidade criou o material de divulgação  cartazes, posts para redes sociais, e-mail marketing e uma  aba no Facebook, com informações sobre as categorias e o júri  , a comunicação visual no dia do evento e os troféus. A Practice Produções criou as animações e vinhetas e fez o registro da premiação. A Practice Promo fez o contato com os convidados, a organização do evento e conseguiu o apoio do restaurante Poco Tapas, que forneceu comida molecular para os jurados, e da empresa LED  Lâmpadas e iluminação, com materiais de iluminação para criar uma composição de um cenário futurístico no teatro da UP. DIA DAS CRIANÇAS: Em 2016, a Practice decidiu criar uma experiência nostálgica com os estudantes, para relembrar a magia da infância e conseguir um grande número de arrecadação de doces. Foi dessa forma que a equipe desenvolveu uma grande ação dentro do câmpus para todos os alunos da Universidade e não apenas para o curso de Publicidade. Com o conceito:  Quem quer brincar coloca o dedo aqui , foram espalhados banners pela Universidade divulgando a ação que aconteceria, disparo de e-mails marketing, além de evento, posts estáticos e gifs para Facebook (tanto do curso, quanto da UP). Foi montado um playground com cama-elástica, guerra de travesseiros, escorregador inflável, espaço para pintura, distribuição de pacotes de pipoca e músicas dos anos 2000 tocando. O  ingresso para participar do evento era um pacote de doces, que servia de passaporte para qualquer brinquedo. Os estagiários da Practice, além de idealizadores do evento e da criação do material de divulgação, foram atrás de fornecedores e de apoio (como o da cantina Olimpic Lanches, dentro do câmpus, que forneceu doces para venda no local da ação), organizaram alunos voluntários para trabalharem no evento, que durou o dia todo. Ainda, contaram com a Practice Promo para a decoração do local, a Practice Imagens para o registro fotográfico e a Practice Produções para o registro audiovisual. A quantidade de doces arrecadados conseguiu atender à todas crianças da Escola Estadual de Educação Especial Lucy Requião Mello e Silva, em Curitiba. As doações foram entregues pelos estagiários da agência e por alunos voluntários durante o Projeto A Festa, apoiado pela Practice e criado pela professora do curso Susan Blum. ARRECADAÇÃO DE LIVROS: A Practice criou uma campanha de arrecadação de livros dentro do curso, que seriam doados posteriormente ao Pegaí Leitura Grátis, uma iniciativa sem fins lucrativos que pretende aproximar leitores sem livros, de livros sem leitores. Então, foi desenvolvido um conceito a partir da ideia de que os livros não devem ficar abandonados, servindo como  quebra-galho em situações adversas do dia-a-dia, mas sim devem exercer sua função: contar histórias. A partir disso, foi criado o título da campanha:  Os livros não merecem ser coadjuvantes . A ideia cresceu e a Practice conseguiu estender a campanha para os alunos de todos os cursos do câmpus, com o apoio do Marketing da Universidade. A divulgação foi feita a partir de vídeos teasers para despertar a curiosidade da campanha e de um vídeo de lançamento, produzidos pela Practice Produções e postados no Facebook da UP e do curso. Foram disparados e-mails marketing, feitos posts estáticos no Facebook e ações na biblioteca da Universidade contendo: adesivos nas mesas, marca-páginas e apliques anexados aos computadores. Para os pontos de coleta, os estagiários foram atrás de parcerias, como a do Supermercado Curitiba, que forneceu caixas de madeira para a criação desses pontos. A equipe da Practice revitalizou essas caixas, montou estantes e produziu os banners que sinalizavam os locais de depósito de doações em todos os blocos da UP. A campanha durou cerca de quatro meses e obteve um resultado de mais de 1.200 livros arrecadados, registrado em vídeo e divulgado no Facebook para agradecer a colaboração de todos. XII ANUÁRIO SABER: A Practice é responsável por toda a produção do Anuário Saber, que existe desde 2003. Ela desenvolve do conceito até a criação, desenvolvimento, produção e entrega do material. Em 2016, ele foi chamado de  Bianuário por conter trabalhos dos anos de 2014 e 2015. Outro diferencial desse ano foi a criação de um site para estender o material com o mundo digital. Assim, com o anuário online, é possível consultar permanentemente todos os trabalhos dos anuários anteriores. Além de domínio próprio, a plataforma foi adaptada para o mobile, permitindo a facilidade na visualização por smartphones, tablets etc  respeitando as especificações mais recentes para um design gráfico e de internet mais responsivos. Os trabalhos que entram no Anuário são indicados pelos professores do curso, e tudo o que é apresentado possui um link para suas publicações na íntegra. Ao lado de cada trabalho, fica uma ficha com a disciplina, nome do orientador e alunos responsáveis. O Anuário Saber é distribuído para alunos, ex- alunos, futuros universitários e, claro, para agências, empresas e clientes. BOAS-VINDAS: Com o intuito de apresentar os professores e a proposta do curso para os novos alunos de 2016, a Practice criou um vídeo com todo o corpo docente de Publicidade e Propaganda. A partir do conceito de como solucionar os bloqueios criativos ou a temida  falta de criatividade , que é uma das dúvidas mais frequentes feitas pelos novos egressos do curso, a agência criou o vídeo:  Professores x Papel em branco . É um vídeo divertido, que começa com a mensagem:  Nossos professores têm muito para ensinar . Em seguida, eles entram em cena e fazem caretas enquanto rasgam, cortam, amassam, fazem malabares, jogam basquete, mordem, e até ascendem fogo em folhas em branco. No final, um lettering alterna as palavras: conteúdo, inspiração, referência, prática e criatividade para enfrentar o papel em branco. O vídeo foi um sucesso entre alunos, futuros alunos, ex-alunos e profissionais do mercado, atingindo cerca de 13 mil visualizações no Facebook. Por conta disso, a Practice fez um novo vídeo, apresentando os novos alunos do curso para o mercado, os professores e os alunos dos outros anos. O vídeo  Turma de 2016 PPUP , começa com a mensagem:  Nossos alunos têm muito para aprender . Os alunos entram em cena também fazendo caretas, com transições rápidas para mostrar todos os novos rostos do curso. No final dos vídeos, alguns deles erguem papeis em branco com um lettering que alterna as palavras conteúdo, inspiração, referência, prática e criatividade para enfrentar o mercado. O vídeo repercutiu entre alunos, que começaram o ano empolgados e envolvidos com a Practice e com o próprio curso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Em 2016, a Practice fez mais de 70 atendimentos, teve 16 estagiários e 35  Workweekers que passaram por ela e conseguiram entrar para o mercado de trabalho mais preparados, confiantes e com muito mais repertório. A Practice é a agência experimental mais premiada do Paraná, com trabalhos que possuem visibilidade e envolvem, hoje, grandes nomes do mercado, que ganham prêmios regionais, nacionais e internacionais (ex-alunos e ex-estagiários da Agência). Ainda, a Practice incentiva a participação desses antigos alunos em palestras e projetos do curso de Publicidade e Propaganda da UP. As oportunidades surgem dos princípios que movem a Practice: criatividade, incentivo ao aprendizado, boas ideias e profissionais preparados, além do apoio e companheirismo dos laços que são construídos lá dentro. Essa é a melhor característica da agência: o trabalho feito entre alunos e professores que constrói e alicerça vínculos. Os estagiários têm orgulho de dizer que fazem parte da  família Practiciana , e os demais estudantes do curso estão cada vez mais empenhados em conquistar uma vaga dentro da Practice, que é um local de referência para eles. A Universidade Positivo e o curso de Publicidade e Propaganda, com o apoio da Practice, sua agência experimental, estão tentando, e conseguindo, na medida do possível, criar nesses jovens (calouros, alunos, ex-alunos) uma sensação de pertencimento saudável, produtiva e perene, o que não é comum, infelizmente, entre os jovens do Brasil de hoje no ensino superior, tão carentes de referências sólidas das quais possam se orgulhar em sua vida acadêmica, cívica e profissional. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CARRASCOZA, João A. Redação Publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003. <br><br>DOMINGOS, Carlos. Criação sem pistolão: segredos para você se tornar um criativo de sucesso. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. <br><br>MOHALLEM, Eugênio. Manual do Estagiário. 1997. Disponível em: Acesso em: 24 de abril de 2017.<br><br>VIEIRA, Stalimir. Raciocínio criativo na publicidade. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2004.<br><br> </td></tr></table></body></html>