ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00902</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Revsta CDM</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gilberto Stori Junior (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Caroline Cristine Costa Paulart Stori (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Marjorie Coelho dos Santos (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Paulo Roberto Ferreira de Camargo (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Rafael de Oliveira Andrade (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;revista, jornalismo, impresso, matérias, CDM</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A CDM (Corpo da Matéria) é uma revista laboratorial impressa produzida por alunos do sexto período do Curso de Comunicação Social  Habilitação em Jornalismo, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Com base nos estudos apresentados em sala de aula nas disciplinas de Produção Editorial de Revistas e Planejamento Gráfico de Revistas os alunos realizam o aprofundamento e apuração de reportagens, bem como discussão de pautas, escolha das fontes, redação, revisão, edição de textos e imagens e diagramação do conteúdo, vivenciando assim a prática do Jornalismo de Revista.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a intenção de proporcionar aos acadêmicos de Jornalismo a vivência prática da produção de revistas, a grade curricular que envolve a revista CDM é formada por duas disciplinas voltadas para este fim, sendo elas Produção Editorial de Revistas e Planejamento Gráfico de Revistas. A primeira tem como objetivos gerar conhecimento da escrita de textos jornalísticos para revistas, apresentar a história das revistas do Brasil e do Mundo, analisar textos jornalísticos produzidos em revistas, identificar gêneros jornalísticos recorrentes no jornalismo de revista, programar e executar pautas, bem como conhecer e colocar em prática o processo de produção e edição de revistas. Já a segunda tem como objetivos saber as especificidades do jornalismo de revista, aprender o processo editorial de revista, analisar e criticar projetos gráficos e jornalísticos, conhecer os principais fatos e evoluções de artes gráficas, aplicar os princípios básicos da diagramação e aplicar os processos de arte-finalização impressa. Através destas disciplinas, o aluno pode aproximar-se mais da rotina dos profissionais jornalistas que estão no mercado de trabalho e alavancar sua visão, que até o quinto período estava acostumada com jornalismo hard news, nos jornais laboratoriais impresso, de telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo. A revista possibilitou aos alunos alcançarem ângulos e focos diferentes do jornalismo tradicional. Utilizando referenciais teóricos nesta área, como Marília Scalzo e Sergio Vilas Boas, foi possível chegar a edição 41 da revista CDM.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta é possibilitar aos alunos o conhecimento do veículo de comunicação revista através de estudos de sua história no Brasil e no mundo, seminários sobre a linha editorial das principais revistas do Brasil e critérios necessários para um veículo de comunicação ser considerado revista, como formato, qualidade dos textos, periodicidade, entre outras características. Além destas características é necessário que o estudante busque explore por diversos ângulos o que a reportagem de revista possibilita. Segundo Vilas Boas,  É sempre necessário explorar novos ângulos, buscar notícias exclusivas, ajustar o foco para aquilo que se deseja saber, e entender o leitor de cada publicação (Scalzo, 2004, p. 41). Portanto, a apuração e o público que quer se atingir são extremamente importantes para alcançar mais do que o fato noticioso em si, que talvez já tenha sido tratada por outras mídias e inclusive o leitor já esteja ciente. Fato que também é concordado por Sérgio Vilas-Boas, em O Estilo Magazine: O Texto em Revista,  nas magazines de informação geral, o texto é organizado em tópicos frasais e documentações. Trata-se de abordar o assunto, e não o fato. Esta fica por conta dos jornais, do rádio e da televisão . (Vilas-Boas, 1996, p. 72). Ou seja, a revista busca novas formas de abordagens através do uso do jornalismo interpretativo. Essas novas abordagens podem até ser de temas já tratados, ou não, por outros meios de comunicação, como rádio, TV e jornais impressos, mas não da maneira explorada pela revista.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção da revista CDM proporciona aos acadêmicos do curso de Jornalismo a vivência e a experiência na área do jornalismo de revista que exige dos seus profissionais olhar apurado, compreensão e aplicação do jornalismo interpretativo, bem como senso crítico, abordagem fora do padrão noticioso, entre outras aptidões características deste meio de comunicação. Nessa relação é possível preparar melhor os alunos para o mercado de trabalho, pois realizam elaboração de pautas, produção de matérias, edição, diagramação e buscam o melhor resultado, através das orientações dadas pelos professores. Importante destacar que além da prática destas funções, os estudantes também têm outros aspectos imprescindíveis para atuação na área testados, como cumprimento de deadlines, contato com as fontes, criatividade e inovação na diagramação dos conteúdos e na resolução de conflitos ou problemas que por ventura possam ocorrer durante a execução das atividades. A linha editorial da revista também é importante no desenvolvimento dos alunos e importante no desenvolvimento do processo. A Revista CDM tem por objetivo atender o público acadêmico que envolve corpo discente, docente e funcionários, mas não somente estes, pois a revista também é distribuída fora da universidade para a sociedade curitibana e público da região metropolitana. Importante destacar que o objetivo do jornalismo interpretativo é mostrar a notícia de forma mais subjetiva, deixando como  chave as causas, consequências e possíveis desdobramentos, sempre por uma ótica humanista que atende questões menos divulgadas na mídia tradicional. Esse olhar possibilita trazer temáticas que envolvem personagens da vida real, que de alguma forma transformam o pensamento do leitor e ao mesmo tempo conscientizam as pessoas sobre a relevância destes temas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para iniciar os trabalhos foi necessário que os alunos se organizassem em grupos de até três integrantes, estes grupos escolhiam de duas a três pautas, após debate com seus colegas de classe e o professor eram definidas quais pautas seguiriam para o processo de produção. Iniciava-se a parte de produção, na qual os alunos entravam em contato com as fontes, agendavam entrevistas e produziam a reportagem dentro de um deadline estipulado pelo professor. Na data marcada o texto redigido era entregue ao professor de Produção Editorial de Revistas que revisava a redação e solicitava correções, quando necessário. Seguidamente a revisão do professor, o texto e as imagens eram colocados no programa Adobe Indesign para diagramação da revista juntamente com o professor da disciplina de Planejamento Gráfico de Revistas, que revisava a parte gráfica e solicitava correções na diagramação, quando necessário. Além disso, na parte gráfica também era escolhida, juntamente com o professor, as fotos que podiam ser utilizadas na diagramação. Essa foto era tratada com o programa Adobe Photoshop para apresentar a melhor resolução no momento da impressão. Após autorização do professor de Planejamento Gráfico, o arquivo diagramado é enviado via sistema para entrega de trabalhos acadêmicos. O mesmo professor então reúne os arquivos e finaliza a revista junto com o professor de Produção Editorial de Revistas. Então os arquivos são enviados ao coordenador do curso para a impressão das revistas junto a gráfica contratada para tal. Depois que as revistas são impressas, ficam expostas e disponíveis no hall dos blocos do câmpus e também são distribuídas em outros pontos dentro e fora da universidade. O material também é disponibilizado no Portal Comunicare, portal laboratorial do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, para leitura online e também no perfil do curso de Jornalismo na plataforma para publicações Issuu, no link (www.issuu.com/jornal_pucpr).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista CDM é uma revista impressa com periodicidade semestral e existe desde 2002. Em 2016 chegou ao seu ano 14 e a sua edição de número 41, publicada em setembro do mesmo ano. Com 69 páginas, a revista tem 15 matérias e 2 colunas. As matérias estão divididas nas editorias: gente, cidades, sustentabilidade, política, comportamento, cotidiano, saúde, cultura e economia. Além disso, a revista possui o diferencial de ofertar a matéria de capa também na versão em inglês. Das matérias realizadas existem diversos temas tratados, destaque para editoria de comportamento que possui a maior quantidade de matérias, cinco, que tratam de assuntos diversos como relacionamento poligâmico e gênero fluído. Algumas reportagens também são voltadas para o lado da inclusão da pessoa com deficiência como é o caso da matéria de capa que trata da história de três crianças curitibanas com Síndrome de Down, que protagonizaram o personagem Fabrício, do longa-metragem O Filho Eterno, adaptado do premiado livro de Cristóvão Tezza. Outros assuntos importantes como desperdício de alimentos e doação de órgãos também são abordados na revista. Para a produção desta revista os alunos se dividiram em equipes de até três alunos, subdividindo-se em pauteiro, repórter e editor. Ao todo participaram da elaboração da revista 27 alunos sob coordenação de redação do mestre e jornalista Paulo Camargo e coordenação de projeto gráfico do especialista Rafael Andrade. Os alunos participantes foram: Álvaro Alves Lunardon, Ana Carolina de Souza, Ana Carolina Pacífico Cordeiro, Ana Paula Rusycki, Anna Caroline Augusto Pires, Bruna Caroline Santos Cavalheiro, Caio Ferreira Liberal, Caroline Cristine Costa Paulart Stori, Caroline Ribeiro, Fabrício Calixto de Oliveira, Fernanda Maldonado Mocelin, Gabrielle Rocha Russi, Gilberto Stori Junior, Izabela Cristina Weber Azevedo, Karen Geovanna Loayza Taverna, Letícia da Silva Zan, Lucas Henrique Morking Ramos, Manoela Campos de Oliveira, Marjorie Coelho dos Santos, Matheus Rodrigues Urbano, Patrícia dos Martyres, Paulo Rogério Morschbacher Junior, Renata Helena Fernandes, Sâmela Veiga Rodrigues de Carvalho, Stephanie de Morais, Veronica de Paula da Rocha Alves e Vinícius Frank Vaz.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O resultado principal obtido foi a experiência e a oportunidade de produzir um material original e autoral. Bem como ao longo do processo perceber ângulos e maneiras diferentes de se tratar sobre um mesmo assunto, além de proporcionar para a sociedade aquilo que o jornalista deve oferecer: informação de qualidade com ética e respeito. A produção da revista CDM possibilitou aplicar na prática estudos de teóricos na área de jornalismo interpretativo e de revista, além de mostrar como é a atuação do jornalista em mais um tipo de veículo de comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. São Paulo: Ed. Contexto, 2004.<br><br>VILAS BOAS, Sergio. O estilo magazine: o texto em revista. São Paulo: Ed.Summus, 1996.<br><br> </td></tr></table></body></html>