INSCRIÇÃO: 00903
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP12
 
TÍTULO: História e conteúdo nas redes sociais: campanha publicitária para o portal Canto dos Clássicos
 
AUTORES: Amauri Salvador de Lima (Universidade Positivo); Patricia Aparecida Hoça Taukatch (Universidade Positivo); Lucas Henrique Pilatti Miranda (Universidade Positivo); Camila Cristine Silvério Sampaio (Universidade Positivo); Renato Buiatti (Universidade Positivo)
 
PALAVRAS-CHAVE: Clássicos, Cultura, História, Portal de Conteúdo, Storytelling
 
RESUMO
Este relatório de trabalho apresenta o processo de construção e peças da campanha para o portal de conteúdo “Canto dos Clássicos”, um produto digital que entrega resenhas, análises, artigos e listas voltados às referências clássicas da música, do cinema, dos games, da literatura e de outras manifestações artísticas. O conceito criativo era “o Canto dos Clássicos me leva a momentos que não vivi” e explorou elementos da história das artes, da produção de conteúdo e do storytelling para divulgar, nas redes sociais, as ações offline da marca e as possibilidades de leitura oferecidas ao público.
 
INTRODUÇÃO
No curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, o trabalho prático de conclusão pode ser realizado conforme uma das seguintes propostas: a criação de todas as etapas de uma campanha experimental para um cliente da cidade de Curitiba, ou a elaboração de um Plano de Negócios associado a um Plano de Comunicação e campanha, para um projeto autoral. O trabalho desenvolvido para o portal de conteúdo Canto dos Clássicos, criado por um acadêmico do curso, foi orientado a partir da segunda normativa, e a campanha publicitária desenvolvida para esse empreendimento teve como estratégia as ações em mídia digital. ਀䌀漀洀漀 漀 猀椀琀攀  甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀搀椀挀愀搀漀 愀 爀攀猀攀渀栀愀猀Ⰰ 愀爀琀椀最漀猀Ⰰ 渀漀琀挀椀愀猀 攀 琀攀砀琀漀猀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 洀切猀椀挀愀Ⰰ 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀Ⰰ 樀漀最漀猀 攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 挀漀洀 漀戀爀愀猀 挀氀猀猀椀挀愀猀 ⠀漀甀 琀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 猀攀爀攀洀 渀漀 昀甀琀甀爀漀⤀Ⰰ 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀  戀愀猀琀愀渀琀攀 猀攀最洀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 洀愀猀 洀愀渀琀洀 甀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀 漀猀 焀甀愀椀猀  挀愀瀀愀稀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀攀爀⸀ 伀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 渀攀最挀椀漀Ⰰ 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 昀爀愀焀甀攀稀愀猀 攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 焀甀攀洀 漀 瀀漀爀琀愀氀 搀攀搀椀挀愀 漀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀 戀甀猀挀愀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀 攀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 挀漀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 猀漀戀爀攀 琀攀洀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 攀  挀甀氀琀甀爀愀⸀  A partir desses dados, surgiu o conceito “o Canto dos Clássicos me leva a momentos que não vivi”, associado a estratégias e táticas que priorizaram as plataformas digitais do Facebook, Instagram e Twitter, em publicações patrocinadas (com investimento calculado a partir da verba disponível dentro do Plano de Negócios que foi estruturado) e posts orgânicos, que pudessem estimular o engajamento do público. A campanha teve três fases e, na criação, foram utilizadas figuras históricas do cinema, música e literatura, e, também, personalidades, obras e elementos do entretenimento, que tiveram suas histórias contadas de forma dinâmica e relacionada ao portal.
 
OBJETIVO
O Canto dos Clássicos é uma marca que possui engajamento e conteúdo bem avaliado pelo público que acessa o portal. Contudo, segundo os dados obtidos em pesquisa quantitativa, realizada no mês de abril de 2016 e divulgada na página do Canto dos Clássicos no Facebook, em formato de questionário, a marca era jovem, desconhecida, e não se configurava como uma referência em cultura clássica entre os potenciais leitores.਀䄀氀洀 搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 ጀ† 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀椀愀 攀洀 愀甀洀攀渀琀愀爀 攀洀 㔀 ─ 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀猀 愀漀 猀椀琀攀 攀洀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 猀攀椀猀 洀攀猀攀猀 ጀ†愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 渀漀 挀漀渀栀攀挀椀愀 漀 䌀愀渀琀漀 搀漀猀 䌀氀猀猀椀挀漀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀ⴀ漀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀 挀漀洀漀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 愀 昀愀瘀漀爀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ A campanha digital quis, além de estimular o engajamento nas páginas e trazer reconhecimento da marca entre o público, focar na essência colaborativa do portal, que produz conteúdo levando em consideração os comentários, sugestões e críticas dos leitores, além de permitir que pessoas de todo o Brasil escrevam no site. Tudo isso associado ao incentivo à leitura e à propagação da cultura como um caminho para contar e viver histórias - mesmo aquelas aconteceram em outras décadas. Como afirmado por Berger (2014, p. 22), “as pessoas não compartilham apenas informação, elas contam histórias” e, sendo esse um dos seis princípios do autor para algo ser considerado “contágio”, se tornar compartilhável e viralizar, as ações de mídia digital não podem apenas vender ou propagar, mas devem associar valores e narrativas intrínsecas aos interesses dos leitores.
 
JUSTIFICATIVA
O Canto dos Clássicos surgiu em 2012, como um blog voltado às bandas favoritas do seu criador, um estudante que havia iniciado sua trajetória no ambiente universitário. Devido à profundidade com a qual abordava os assuntos e seu crescente interesse por novas bandas, autores, diretores e artistas, o blog começou a abranger outros temas e passou a focar nas discussões sobre manifestações culturais clássicas. ਀䌀漀洀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 愀挀攀猀猀漀猀 攀 搀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀Ⰰ 漀 猀椀琀攀 最愀渀栀漀甀 甀洀 渀漀瘀漀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 洀愀椀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 ⠀樀漀瘀攀渀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀攀 琀漀搀漀 漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 昀猀 搀攀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 洀切猀椀挀愀Ⰰ 樀漀最漀猀 攀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⤀ 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀猀 瀀漀猀琀猀 攀 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀爀Ⰰ 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 瀀漀爀琀愀氀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䔀洀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ 漀 䌀愀渀琀漀 搀漀猀 䌀氀猀猀椀挀漀猀 猀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀漀甀 挀漀洀漀  栀漀樀攀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀Ⰰ 爀攀猀攀渀栀愀猀Ⰰ 愀爀琀椀最漀猀 攀 椀渀搀椀挀愀攀猀 搀攀 漀戀爀愀猀 焀甀攀 樀 猀攀 瀀攀爀瀀攀琀甀愀爀愀洀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 漀甀 攀渀琀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 最爀甀瀀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 漀甀 瀀漀搀攀洀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 攀洀 挀氀猀猀椀挀漀猀 愀 氀漀渀最漀 瀀爀愀稀漀⸀ 촀琀愀氀漀 䌀愀氀瘀椀渀漀 ⠀㄀㤀㤀㌀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀⤀ 琀爀愀稀Ⰰ 攀渀琀爀攀 愀猀 搀攀昀椀渀椀攀猀 搀攀 挀氀猀猀椀挀漀猀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 ∀唀洀 挀氀猀猀椀挀漀  甀洀 氀椀瘀爀漀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 琀攀爀洀椀渀漀甀 搀攀 搀椀稀攀爀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 琀椀渀栀愀 瀀愀爀愀 搀椀稀攀爀∀⸀ 䄀洀瀀氀椀愀渀搀漀 攀猀猀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀 猀 漀甀琀爀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 甀洀 挀氀猀猀椀挀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 愀氀最漀 焀甀攀 猀攀 瀀攀爀瀀攀琀甀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 洀愀渀琀洀 渀漀猀 搀攀戀愀琀攀猀 攀 愀樀甀搀愀 愀 愀甀洀攀渀琀愀爀 漀 爀攀瀀攀爀琀爀椀漀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 愀爀琀攀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 漀甀瘀椀渀琀攀猀 攀 氀攀椀琀漀爀攀猀 愀 愀瀀爀攀渀搀攀爀攀洀⸀  A sociedade passa por um período histórico em que a informação pode ser acessada facilmente e, em muitos casos, chega a ser entregue de forma superficial - como afirma Carr (2012, p. 227): “não mais somos levados a uma compreensão profunda, construída pessoalmente, das conotações do texto. Em vez disso, somos apressados para ir adiante até um outro pedaço de informação relacionada”. Por conta dessa perspectiva, é preciso trabalhar de maneira diferenciada para chamar a atenção de leitores que, constantemente, estão envolvidos com mais de uma tela, aplicativo e atividade. No Canto dos Clássicos, o diferencial está na segmentação e na profundidade de publicações e conteúdos, que se mostram argumentativos, críticos e trazem informações além da resenha, notícia ou lista publicada. O site também se configura como um espaço em que é possível conhecer e falar sobre cultura, e isso se refletiu nas estratégias e táticas de publicidade para o site. ਀伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 ᰀ传 䌀愀渀琀漀 搀漀猀 䌀氀猀猀椀挀漀猀 洀攀 氀攀瘀愀 愀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 渀漀 瘀椀瘀椀ᴀ†猀甀爀最椀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 洀漀猀琀爀漀甀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀渀琀爀攀 ㄀㠀 攀 ㈀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 愀挀攀猀猀漀猀 愀漀 猀椀琀攀Ⰰ 渀漀 瘀椀瘀攀甀 搀攀 昀愀琀漀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 氀愀渀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 漀甀 瀀攀爀漀搀漀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 渀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 猀椀琀攀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 攀猀猀攀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 焀甀攀爀攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 洀攀氀栀漀爀 攀猀猀愀猀 昀愀猀攀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 洀甀猀椀挀愀氀Ⰰ 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀 攀 氀椀琀攀爀爀椀愀⸀ 䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀爀攀琀攀渀搀椀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀愀爀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 洀愀爀挀愀爀愀洀 愀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 挀漀洀 挀漀渀攀猀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀猀猀攀洀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀⸀ 䬀攀渀搀稀攀爀猀欀椀 ⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㤀⤀ 攀砀瀀氀椀挀愀 焀甀攀 ᰀ䠠漀樀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 甀洀愀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 漀渀氀椀渀攀⸀ 匀攀 愀渀琀攀猀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀椀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀爀愀洀 爀攀猀琀爀椀琀愀猀Ⰰ 栀漀樀攀 渀漀 攀砀椀猀琀攀洀 洀愀椀猀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀 挀漀洀甀渀椀焀甀攀洀ᴀⰠ 倀愀爀愀 漀 瀀漀爀琀愀氀 䌀愀渀琀漀 搀漀猀 䌀氀猀猀椀挀漀猀 ⠀甀洀 渀攀最挀椀漀 搀椀最椀琀愀氀 焀甀攀 琀爀愀稀 漀 爀攀琀爀Ⰰ 漀 挀甀氀琀Ⰰ 漀 瘀椀渀琀愀最攀 攀 琀攀渀琀愀 瀀攀爀瀀攀琀甀愀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀⤀Ⰰ 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀  漀 挀愀渀愀氀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 挀漀渀昀椀愀渀愀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀ⴀ猀攀 攀洀 甀洀 洀攀椀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀Ⰰ 攀渀猀椀渀愀爀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀爀 漀 渀漀洀攀 攀 愀攀猀 搀攀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀最椀琀愀氀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 䌀愀渀琀漀 搀漀猀 䌀氀猀猀椀挀漀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 猀攀最甀椀甀 漀 瀀爀攀挀攀椀琀漀 搀攀 焀甀攀 ᰀ渠漀 搀 洀愀椀猀 瀀愀爀愀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀爀 椀渀琀攀爀爀漀洀瀀攀渀搀漀 攀猀琀爀愀渀栀漀猀 挀漀洀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 攀氀攀猀 渀漀 焀甀攀爀攀洀 漀甀瘀椀爀Ⰰ 猀漀戀爀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀漀 焀甀愀氀 渀甀渀挀愀 漀甀瘀椀爀愀洀 昀愀氀愀爀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 洀琀漀搀漀猀 焀甀攀 漀猀 椀渀挀漀洀漀搀愀洀ᴀ†⠀䜀伀䐀䤀一Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㔀⤀⸀ 伀甀 猀攀樀愀㨀 攀爀愀 瀀爀攀挀椀猀漀 椀渀瘀攀猀琀椀爀 攀洀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 焀甀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 琀椀瘀攀猀猀攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 攀 渀漀 猀攀 洀漀猀琀爀愀猀猀攀洀 甀洀 ᰀ椠渀挀洀漀搀漀ᴀ†漀甀 ᰀ瀠漀氀甀椀漀 瘀椀猀甀愀氀ᴀ†渀漀 昀攀攀搀⸀  Partindo disso, a campanha para o Canto dos Clássicos exploraria o reconhecimento de marca, a entrega de conteúdo e a construção de elos entre a marca e seu público em potencial, estabelecendo novas formas de se destacar entre a quantidade de informação presente na internet. Para Palacios e Terenzzo (2016, p. 284) “é possível combater o excesso de informação com histórias, como melhorar o conteúdo publicado com técnicas narrativas” e foi esse um dos temas escolhidos pelo Canto dos Clássicos para engajar o público com as mídias digitais. ਀䄀漀 愀猀猀漀挀椀愀爀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最 搀漀 琀攀砀琀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀  琀攀渀搀渀挀椀愀 搀攀 猀琀漀爀礀搀漀椀渀最Ⰰ 焀甀攀 爀攀昀氀攀琀攀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 挀漀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 洀愀爀挀愀 攀洀 愀攀猀 攀昀攀琀椀瘀愀猀 搀漀 猀攀甀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 ጀ† 猀攀樀愀 渀漀 猀攀爀瘀椀漀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀Ⰰ 攀洀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 漀甀 渀漀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 ጀ†漀 䌀愀渀琀漀 搀漀猀 䌀氀猀猀椀挀漀猀 爀攀昀漀爀愀爀椀愀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 漀 猀攀甀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀ 吀愀氀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 樀 愀挀漀渀琀攀挀攀Ⰰ 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 愀漀猀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 猀甀最攀猀琀攀猀 攀 挀爀琀椀挀愀猀 焀甀攀 猀漀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 渀漀猀 挀愀渀愀椀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 搀漀 猀椀琀攀⸀ 一愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀猀猀攀 愀猀瀀攀挀琀漀 猀攀爀椀愀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀搀漀 挀漀洀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 搀愀猀 爀攀愀猀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 搀漀 猀椀琀攀 攀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 爀攀挀甀爀猀漀 搀椀最椀琀愀氀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀猀猀攀 愀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 椀洀攀爀猀漀 攀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 ጀ†攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 挀愀搀愀 昀愀猀攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀  As ações do Plano de Comunicação explorariam as mídias em que o público se concentra: Facebook, Twitter e Instagram, além de trabalhar de forma diferenciada o conteúdo dentro do site. Segundo a pesquisa quantitativa realizada para a marca em abril de 2016, o interesse do público e o que cativa as pessoas em relação ao Canto dos Clássicos está na profundidade do conteúdo e na entrega de curiosidades sobre os temas – por conta disso, a proposta foi explorar esse formato, tão característico do portal, nas publicações das redes sociais. ਀䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 攀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀Ⰰ ᰀ⠠⸀⸀⸀⤀ 瀀攀氀愀 焀甀愀氀 愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀 漀瀀攀爀愀 攀 瀀攀氀愀 焀甀愀氀 漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 瀀爀漀挀攀猀猀愀洀 愀 渀漀琀挀椀愀 攀 漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀ᴀ†⠀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ ㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㄀⤀⸀ 준 渀攀猀猀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀椀最椀琀愀氀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀 搀攀戀愀琀攀猀Ⰰ 攀洀戀愀琀攀猀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 愀琀椀瘀愀 攀渀琀爀攀 愀洀椀最漀猀Ⰰ 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 洀愀爀挀愀猀⸀  Para o Canto dos Clássicos, que preza pela interação com seu público, as ações nessas mídias estariam atreladas ao posicionamento da marca e provariam que a internet pode ser considerada um espaço de interação e construção de relacionamento, em que as plataformas digitais se somam a sites, blogs, produtos e serviços.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A campanha digital para o portal iniciaria com a estruturação do Canto dos Clássicos como um negócio digital, que precisava atingir um objetivo de marketing e se posicionar no mercado de produção de conteúdo, para ser considerado pelo público como uma referência em cultura clássica. ਀䄀 戀愀猀攀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 挀爀椀愀漀 猀攀爀椀愀洀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 漀戀琀椀搀愀猀 渀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 渀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 ጀ†焀甀攀Ⰰ 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 搀漀 䴀愀爀挀漀 䌀椀瘀椀氀 搀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀愀Ⰰ 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀洀 愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 攀猀琀甀搀漀猀 搀攀 䄀渀搀攀爀猀漀渀 ⠀㈀  㘀⤀ 猀漀戀爀攀 愀 挀愀甀搀愀 氀漀渀最愀 攀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀猀 搀攀 渀椀挀栀漀Ⰰ 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 猀甀戀猀琀椀琀甀椀漀 猀 洀愀猀猀愀猀 焀甀攀 攀砀瀀氀漀爀愀洀 漀甀 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀洀 瀀漀爀 甀洀 洀攀猀洀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀  Essa primeira parte, focada na compreensão do público, do mercado e do negócio, ainda relacionou as tendências do retorno do vintage, das “trocas valiosas” propostas pelo instituto TrendWatching (2016), do conceito de slow content (um tipo de conteúdo aprofundado, reflexivo, que estimula a leitura) e do storydoing, técnica que associa as narrativas contadas por uma marca às ações que ela realiza em contato com seu público. ਀䄀 甀渀椀漀 搀攀猀猀攀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 愀猀猀漀挀椀愀搀愀 猀 愀渀氀椀猀攀猀 搀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀漀 䌀愀渀琀漀 搀漀猀 䌀氀猀猀椀挀漀猀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀洀 挀甀氀琀甀爀愀 挀氀猀猀椀挀愀 攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀Ⰰ 攀爀愀 瀀爀攀挀椀猀漀 愀瀀氀椀挀愀爀 漀 焀甀攀 䜀漀搀椀渀 ⠀㈀  ㌀⤀ 挀栀愀洀愀 搀攀 ᰀ瘠愀挀愀 爀漀砀愀ᴀ⸠ 匀攀最甀渀搀漀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 猀攀 昀愀稀 渀漀琀瘀攀氀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 愀攀猀 挀漀洀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 挀爀椀愀漀 搀攀 氀椀猀琀愀猀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀猀 挀漀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 渀愀 洀愀爀挀愀 攀 猀攀最洀攀渀琀愀漀⸀  Esse conceito ajuda a definir a estrutura que as ações digitais do Canto dos Clássicos seguiram, com os princípios de “vaca roxa” presentes em cada uma das fases da campanha. A primeira, de lançamento e tagueamento, teria como objetivo o reconhecimento do Canto dos Clássicos como uma marca curadora de cultura na cidade de Curitiba/PR, que se preocupa com debates de qualidade, interação com o fãs e bom conteúdo. Para isso, seria realizado um evento, com quatro encontros semanais, para discutir áreas da cultura, convidando influenciadores e gerando conhecimento sobre o Canto dos Clássicos.਀一攀猀猀愀 昀愀猀攀Ⰰ 愀猀 愀攀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 吀眀椀琀琀攀爀 攀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 猀攀 瘀漀氀琀愀爀椀愀洀  瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 ⠀挀漀洀漀 漀猀 椀爀洀漀猀 䰀甀洀椀爀攀 攀 䜀甀琀攀渀戀攀爀最⤀Ⰰ 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀猀 挀漀洀漀 挀漀渀琀愀最攀洀 爀攀最爀攀猀猀椀瘀愀 瀀愀爀愀 漀猀 搀椀愀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀 挀漀洀 洀愀爀挀愀猀 挀甀爀椀琀椀戀愀渀愀猀 攀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀愀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 昀猀椀挀漀 攀 漀猀 猀攀最甀椀搀漀爀攀猀 搀漀 䌀愀渀琀漀 搀漀猀 䌀氀猀猀椀挀漀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀愀猀攀Ⰰ 焀甀攀 氀攀瘀漀甀 漀 渀漀洀攀 搀攀 吀愀欀攀 伀渀攀 ⠀昀愀稀攀渀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 猀 最爀愀瘀愀攀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀攀猀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀猀⤀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀爀椀愀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀 攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 氀椀猀琀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀愀猀 渀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 䜀漀搀椀渀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀漀爀琀愀氀 昀椀挀愀猀猀攀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 挀甀爀椀琀椀戀愀渀漀⸀ 一攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 搀漀椀猀 洀攀猀攀猀Ⰰ 漀 猀椀琀攀 攀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 琀愀洀戀洀 爀攀挀攀戀攀爀椀愀洀 琀愀最猀 攀 瀀椀砀攀氀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀漀渀椀琀漀爀愀爀 愀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 挀漀氀攀琀愀爀 搀愀搀漀猀Ⰰ 洀愀瀀攀愀爀 漀猀 挀愀渀愀椀猀 攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 愀猀 愀攀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 昀甀琀甀爀愀猀⸀ A segunda fase, chamada de Take Two, iniciaria após o último encontro do circuito Back to Classics, e passaria a ser totalmente dedicada ao ambiente digital. As peças para as redes sociais consistiriam em videocases do evento, que levariam o encontro sobre os clássicos, sediado em Curitiba, aos fãs de todo o Brasil. Esses produtos audiovisuais agiriam como porta-vozes da marca, mostrando o que o Canto dos Clássicos foi capaz de proporcionar para os leitores. Essa fase de divulgação utilizaria os dados obtidos com a segmentação e tagueamento, dando mais visibilidade ao portal com posts patrocinados que relacionariam figuras clássicas da música e do cinema ao que foi debatido nos encontros fora do ambiente virtual. Aqui, o foco estaria tanto nos seguidores quanto nos não-seguidores das páginas da marca, em âmbito nacional.਀䄀 昀愀猀攀 吀愀欀攀 吀栀爀攀攀Ⰰ 搀攀 椀洀攀爀猀漀Ⰰ 琀攀爀椀愀 愀 洀愀椀漀爀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀 琀漀搀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 瀀漀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 渀漀 䌀愀渀琀漀 搀漀猀 䌀氀猀猀椀挀漀猀㨀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 椀洀攀爀猀椀瘀漀 䈀愀挀欀 琀漀 䌀甀氀琀甀爀攀⸀ 匀攀Ⰰ 渀愀 昀愀猀攀 吀愀欀攀 伀渀攀Ⰰ 漀猀 挀氀猀猀椀挀漀猀 攀爀愀洀 氀攀瘀愀搀漀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 椀洀攀爀猀椀瘀漀 猀攀爀椀愀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 焀甀攀 漀 瀀漀爀琀愀氀 攀渀挀漀渀琀爀漀甀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 椀渀瘀攀爀猀漀 攀 搀攀椀砀愀爀 猀攀甀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 搀漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀  O ambiente funcionaria dentro do site como uma sala, na qual seria possível navegar e explorar diferentes conteúdos com cliques nos objetos dispostos – ao selecionar um elemento desse espaço, o leitor seria redirecionado a publicações dentro do Canto dos Clássicos, e poderia interagir com informações de uma maneira totalmente dinâmica. ਀倀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀爀 攀猀猀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀 愀攀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 琀爀愀爀椀愀洀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 愀漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 挀椀琀愀渀搀漀 猀甀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 挀漀渀瘀椀搀愀渀搀漀 漀 甀猀甀爀椀漀 愀 愀挀攀猀猀愀爀 漀 䈀愀挀欀 琀漀 䌀甀氀琀甀爀攀⸀ 匀攀最甀椀渀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 搀攀 ᰀ氠攀瘀愀爀 愀 洀漀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 渀漀 瘀椀瘀椀ᴀⰠ 愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 攀洀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 吀眀椀琀琀攀爀 攀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 洀漀猀琀爀愀爀椀愀洀 挀漀洀漀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 椀洀攀爀猀椀瘀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 瘀椀愀最攀洀 瀀攀氀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 挀漀洀 挀漀渀攀猀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀 猀漀戀爀攀 漀戀爀愀猀 焀甀攀Ⰰ 愀琀 栀漀樀攀Ⰰ 猀攀 瀀攀爀瀀攀琀甀愀洀⸀  Por ser voltada à imersão, ao envolvimento com a história, a cultura e o Canto dos Clássicos, a terceira fase também exploraria o formato de anúncio Canvas, lançado em 2016 pelo Facebook. Nele, o usuário é capaz de navegar, em dispositivos mobile, por telas que se entrelaçam e contam uma história, apoiada em recursos visuais como vídeos, fotos e links externos. O Canto dos Clássicos aproveitaria o lançamento do ambiente imersivo Back to Culture para trabalhar, no Canvas, sua apresentação como um negócio digital. Esse post patrocinado interativo seria segmentado para empresas, funcionários e profissionais relacionados à indústria cultural, que pudessem trabalhar como parceiros, investidores ou anunciantes do portal. O Canvas contextualizados essas pessoas sobre a história do site, mostraria a imersão proporcionada pelo conteúdo e as diferentes oportunidades que uma empresa digital de nicho – como o Canto dos Clássicos – poderia oferecer. ਀吀漀搀漀猀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀猀猀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀砀瀀氀漀爀愀爀椀愀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ ⠀昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀猀 挀氀猀猀椀挀漀猀⤀Ⰰ 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 攀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀猀猀攀洀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 愀洀椀最瘀攀氀 攀 甀洀愀 瘀椀愀最攀洀 愀 漀甀琀爀漀猀 瀀攀爀漀搀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 ጀ†昀漀猀猀攀 挀漀洀 愀 椀渀瘀攀渀漀 搀漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 渀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀愀猀攀Ⰰ 漀甀 挀漀洀 爀攀挀漀爀搀愀攀猀 搀漀 最渀攀爀漀 洀甀猀椀挀愀氀 爀漀挀欀愀戀椀氀氀礀 渀漀 切氀琀椀洀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 猀漀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀Ⰰ 攀渀最愀樀愀爀 攀 挀爀椀愀爀 戀漀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀 攀洀 洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 䌀愀渀琀漀 搀漀猀 䌀氀猀猀椀挀漀猀 瀀氀愀渀攀樀漀甀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀甀樀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀愀 猀攀甀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 挀漀洀 昀愀猀攀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀Ⰰ 洀愀猀 椀渀琀攀最爀愀搀愀猀Ⰰ 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀 攀洀 瀀漀甀挀漀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀攀猀⸀  As redes sociais e formatos utilizados se mostraram viáveis tanto em termos de verba quanto por sua facilidade em criar, veicular e, a qualquer momento, alterar as informações de uma campanha digital – o que prova sua eficiência em ensinar, experimentar e dar ao usuário e às marcas a possibilidade de entender melhor suas próprias ações. As histórias contadas durante a campanha mostram que, para os clássicos, é fácil encontrar formatos, plataformas e espaços para serem discutidos, conhecidos e perpetuados. ਀䌀漀洀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀椀最椀琀愀氀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 洀愀椀猀 甀猀甀爀椀漀猀 猀攀爀椀愀洀 愀琀爀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀攀爀昀椀猀 搀漀 䌀愀渀琀漀 搀漀猀 䌀氀猀猀椀挀漀猀Ⰰ 爀攀猀甀氀琀愀渀搀漀 攀洀 渀漀瘀漀猀 愀挀攀猀猀漀猀 愀漀 猀椀琀攀Ⰰ 渀漀瘀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 洀漀渀攀琀椀稀愀漀 漀甀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀瘀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀椀猀瀀漀猀琀愀猀 愀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 爀攀搀攀㨀 愀 搀漀 挀漀渀琀愀琀漀 攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀一䐀䔀刀匀伀一Ⰰ 䌀栀爀椀猀⸀ 䄀 挀愀甀搀愀 氀漀渀最愀㨀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 洀愀猀猀愀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 渀椀挀栀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀  㘀⸀

BERGER, Jonah. Contágio: por que as coisas pegam. Rio de Janeiro: LeYa, 2014. ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀䰀嘀䤀一伀Ⰰ 촀琀愀氀漀⸀ 倀漀爀 焀甀攀 氀攀爀 漀猀 挀氀猀猀椀挀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀⸀

CARR, Nicholas. A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䐀䤀一Ⰰ 匀攀琀栀⸀ 䄀 瘀愀挀愀 爀漀砀愀㨀 挀漀洀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 猀甀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 最愀渀栀愀爀 漀 樀漀最漀 昀愀稀攀渀搀漀 漀 椀渀甀猀椀琀愀搀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䔀一䐀娀䔀刀匀䬀䤀Ⰰ 倀愀甀氀漀 刀漀戀攀爀琀漀⸀ 圀攀戀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀最椀琀愀氀㨀 戀攀洀 瘀椀渀搀漀 愀漀 洀甀渀搀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 圀戀椀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 

PALACIOS, Fernando; Terenzzo, Martha. O guia completo do storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀