INSCRIÇÃO: 00912
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP12
 
TÍTULO: Acenda a Zul: Uma campanha contra o analfabetismo utilizando sites de redes sociais
 
AUTORES: Iago Teixeira Salvador (Centro Universitário Curitiba); Monique De Souza (Centro Universitário Curitiba); Evelyze Candida Strehl Viana (Centro Universitário Curitiba); Caroline Agneli de Paula (Centro Universitário Curitiba); Bruno Marques de Mendonça (Centro Universitário Curitiba)
 
PALAVRAS-CHAVE: Analfabetismo, Redes Sociais, Branded Content, Facebook,
 
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de apresentar uma estratégia digital para divulgação de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, o sorteado foi o objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A estratégia se deu por meio de redes sociais como canal de comunicação para a campanha. Para a validação da ideia, foram utilizadas estratégias digitais para atingir o público, incluindo um tom de mistério para ativar a curiosidades do Target, juntamente com um planejamento de conteúdo que envolveu uma pesquisa sobre o tema e de como chamar a atenção para um problema que não tem muita visibilidade.
 
INTRODUÇÃO
Mesmo que ainda receba popularmente o adjetivo de “nova tecnologia”, a internet comercial no Brasil está quase completando sua terceira década de existência. Nesses quase 30 anos, a evolução tecnológica que permite a conexão e o barateamento dos dispositivos utilizados para o seu acesso fez com que o número de pessoas que utilizem a internet atingisse 52% da população, cerca de 102 milhões de pessoas, como mostra a 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015 . (PORTAL BRASIL, 2016). De acordo com essa mesma pesquisa, esse número aumenta, em média, 5% a cada ano, principalmente por causa do uso de dispositivos móveis e smartphones que, hoje, representam 89% do acesso a internet no Brasil.਀䔀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 漀 甀猀甀爀椀漀 挀漀渀猀漀洀攀 渀愀 椀渀琀攀爀琀渀攀琀Ⰰ 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀洀ⴀ猀攀 漀猀 猀椀琀攀猀 搀攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 ⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 䌀漀洀匀挀漀爀攀  漀 愀挀攀猀猀漀 愀 猀椀琀攀猀 挀漀洀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 吀眀椀琀琀攀爀 攀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ  猀甀瀀攀爀椀漀爀 愀 琀漀搀漀 漀 愀挀攀猀猀漀 愀 椀渀琀攀爀攀渀琀 瘀椀愀 搀攀猀欀琀漀瀀 搀攀 䄀爀最攀渀琀椀渀愀Ⰰ 䴀砀椀挀漀Ⰰ 䌀漀氀漀洀戀椀愀 攀 䌀栀椀氀攀 樀甀渀琀漀猀Ⰰ 琀漀琀愀氀椀稀愀渀搀漀 焀甀愀猀攀 㠀㘀 洀椀氀栀攀猀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 甀猀甀爀椀漀猀⸀ 倀愀爀愀 挀愀搀愀 焀甀愀琀爀漀 洀椀渀甀琀漀猀 最愀猀琀漀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 甀洀  搀攀猀琀椀渀愀搀漀 愀 猀椀琀攀猀 搀攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀  ⠀䌀伀一匀䌀伀刀䔀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀⸀  Esse cenário de conexão e conversação entre pares dentro dos ambientes de sites de redes sociais despertou o interesse das marcas e corporações que passaram a integrar esse ecossistema, buscando interagir, dialogar e engajar possíveis consumidores. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 刀攀搀攀猀 匀漀挀椀愀椀猀 攀 䴀漀戀椀氀攀Ⰰ 搀漀 攀椀砀漀 搀攀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 攀氀攀琀椀瘀愀猀 搀攀 䴀攀椀漀猀 䐀椀最椀琀愀椀猀 Ⰰ 昀漀椀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀愀猀猀攀 猀椀琀攀猀 搀攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀愀椀猀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀愀渀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 甀洀 搀漀猀 伀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 匀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀 ⠀伀䐀匀⤀ 搀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀⸀  Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são uma agenda da ONU que estabelece uma série de orientações a politicas nacionais e atividades de cooperação internacional a serem realizadas nos próximos quinze anos. Elas sucedem e atualizam os Objetivo de Desenvolvimento do Milênio. ਀伀猀 ㄀㜀 伀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 匀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀 攀 ㄀㘀㤀 洀攀琀愀猀 焀甀攀 攀猀琀愀洀漀猀 愀渀甀渀挀椀愀渀搀漀 栀漀樀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀洀 愀 攀猀挀愀氀愀 攀 愀 愀洀戀椀漀 搀攀猀琀愀 渀漀瘀愀 䄀最攀渀搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀⸀ 䔀氀攀猀 猀攀 挀漀渀猀琀爀漀攀洀 猀漀戀爀攀 漀 氀攀最愀搀漀 搀漀猀 伀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 䴀椀氀渀椀漀 攀 挀漀渀挀氀甀椀爀漀 漀 焀甀攀 攀猀琀攀猀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀椀爀愀洀 愀氀挀愀渀愀爀⸀ 䔀氀攀猀 戀甀猀挀愀洀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀爀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 攀 愀氀挀愀渀愀爀 愀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀 攀 漀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 洀攀渀椀渀愀猀⸀ 䔀氀攀猀 猀漀 椀渀琀攀最爀愀搀漀猀 攀 椀渀搀椀瘀椀猀瘀攀椀猀Ⰰ 攀 攀焀甀椀氀椀戀爀愀洀 愀猀 琀爀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀㨀 愀 攀挀漀渀洀椀挀愀Ⰰ 愀 猀漀挀椀愀氀 攀 愀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀⸀  ⠀一䄀윀픀䔀匀 唀一䤀䐀䄀匀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⤀ Por meio de um sorteio, estabeleceu-se que o tema da campanha a ser desenvolvida seria o ODS 4 - Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. ਀䌀漀洀漀 爀攀挀漀爀琀攀 愀 攀猀猀攀 琀攀洀愀 愀洀瀀氀漀Ⰰ 搀攀琀攀爀洀椀渀漀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 瀀愀甀琀愀爀椀愀 渀愀 洀攀琀愀 㐀⸀㘀㨀 ᰀ䄠琀 ㈀ ㌀ Ⰰ 最愀爀愀渀琀椀爀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 攀 甀洀愀 猀甀戀猀琀愀渀挀椀愀氀 瀀爀漀瀀漀爀漀 搀漀猀 愀搀甀氀琀漀猀Ⰰ 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀猀琀攀樀愀洀 愀氀昀愀戀攀琀椀稀愀搀漀猀 攀 琀攀渀栀愀洀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 戀猀椀挀漀 搀攀 洀愀琀攀洀琀椀挀愀⸀ᴀ†⠀一䄀윀픀䔀匀 唀一䤀䐀䄀匀Ⰰ 猀⸀搀⤀
 
JUSTIFICATIVA
A área que ficou conhecida como Social Media tem ganhado grande destaque no planejamento de comunicação de diversas marcas. Segundo Martha Gabriel: “o modo como nos relacionamos uns com os outros e com instituições e empresas têm mudado sensivelmente e impactado praticamente todos os aspectos de nossa vida. ” (GABRIEL, 2010, p. 84). Dessa forma, mais do que replicar o conteúdo produzido para os meios de massa, ou até mesmo para outros canais proprietários, hoje, uma marca precisa buscar proximidade com seus consumidores para tentar gerar engajamento e estreitar laços, convencendo, informando, interagindo. ਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䄀渀琀漀渀攀氀氀漀㨀  Social Media tem a função de aplicar as diretrizes determinadas pelo Marketing Digital nas plataformas sociais, transferindo a estratégia de forma tática para o ambiente social digital com a linguagem e o formato adequados para o meio, priorizando o envolvimento e o engajamento do público-alvo por meio da criação e do compartilhamento de conteúdo relevante, em busca da maior conversão de resultados de determinada marca, seja ela como alcance, visitas em sites, compras online, entre outros. (ANTONELLO, 2016, p. 16-17)਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀樀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀 洀愀椀猀 愀猀猀攀爀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 攀昀椀挀挀椀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 氀最椀挀愀 搀漀猀 猀椀琀攀猀 搀攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀  搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀愀 渀漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 椀渀琀攀爀爀甀瀀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 瀀爀攀猀愀ⴀ猀攀Ⰰ 瀀漀爀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 猀攀樀愀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀琀攀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 匀琀爀甀琀稀攀氀 ⠀㈀ ㄀㔀⤀ ᰀ漠 挀漀渀琀攀切搀漀  愀 洀漀氀愀 瀀爀漀瀀甀氀猀漀爀愀 焀甀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 漀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 挀漀洀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 椀洀瀀愀挀琀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀ᴀ† ⠀匀吀刀唀吀娀䔀䰀Ⰰ ㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㘀⤀⸀  A partir disso criou-se uma estratégia de comunicação com o tema sobre o combate ao analfabetismo a partir da produção de conteúdo em sites de redes sociais, com destaque para o Facebook e Twitter. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 倀一䄀䐀 ⠀倀攀猀焀甀椀猀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 瀀漀爀 䄀洀漀猀琀爀愀 搀攀 䐀漀洀椀挀氀椀漀猀⤀  搀椀瘀甀氀最愀搀愀 瀀攀氀漀 䤀䈀䜀䔀Ⰰ 攀洀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 漀 䈀爀愀猀椀氀 愀椀渀搀愀 琀椀渀栀愀 洀愀椀猀 搀攀 ㄀㈀Ⰰ㤀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 愀渀愀氀昀愀戀攀琀漀猀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀攀猀猀攀猀 渀切洀攀爀漀猀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 漀 焀甀愀渀琀漀  瘀愀氀椀漀猀漀 洀漀猀琀爀愀爀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀猀 渀漀瘀愀猀 最攀爀愀攀猀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 琀攀洀愀 攀 挀漀洀漀 猀甀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀  渀攀挀攀猀猀爀椀愀⸀ Após pesquisas de dados a respeito do analfabetismo no Brasil, paramos para pensar em um conteúdo que despertasse interesse da maioria das pessoas. Algo que chamasse atenção e realmente devotasse os curtidores da página. Também fizemos um benchmarking para averiguarmos o que as marcas e ONGs andam fazendo no Facebook em relação ao analfabetismo e o resultado foi pouco satisfatório.਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 戀攀渀挀栀洀愀爀欀椀渀最Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀琀愀挀愀搀漀 焀甀攀 瀀最椀渀愀猀 挀漀洀 昀漀挀漀 渀漀 愀渀愀氀昀愀戀攀琀椀猀洀漀 猀漀 椀渀攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 瀀最椀渀愀猀 猀漀戀爀攀 攀搀甀挀愀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 愀挀愀戀愀洀 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 漀 琀攀洀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀漀渀琀漀渀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 渀漀 爀攀渀搀攀洀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀⸀ 䔀 挀漀洀漀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀挀愀戀愀洀 猀攀渀搀漀 ᰀ搠椀爀攀琀漀猀ᴀⰠ 愀挀愀戀愀洀 渀漀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀渀搀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀Ⰰ 昀愀氀愀洀 挀漀洀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 樀 攀猀琀漀 瀀漀爀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 挀愀甀猀愀⸀ 䄀猀 瀀最椀渀愀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 琀洀 猀攀甀 昀漀挀漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀   Com isso, também diagnosticamos, a partir de pesquisa realizada na barra de buscas do Facebook, a ausência de uma página com conteúdo de conscientização, conteúdo voltado às pessoas leigas, que até tem conhecimento sobre a causa, porém, nunca pararam para pensar realmente sobre o assunto. As palavras pesquisadas foram: analfabeto, analfabetismo e educação. ਀䌀漀洀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 瀀昀椀漀猀 搀攀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀椀最椀琀愀氀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 猀攀渀琀椀洀漀猀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀最漀 攀 挀甀爀椀漀猀漀⸀ 唀洀愀 瀀最椀渀愀 焀甀攀 挀栀愀洀愀猀猀攀 愀琀攀渀漀 攀 焀甀攀 渀漀 戀愀琀攀猀猀攀 渀愀 洀攀猀洀愀 琀攀挀氀愀㨀 䘀愀氀愀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 樀 猀愀戀攀⸀   Assíduos e frequentes usuários das redes sociais, o grupo passou a procurar por memes e conteúdos em alta para que os posts engajassem a maior quantidade de pessoas. Para isso, fizemos um brainstorming para coletarmos uma boa quantidade de ideias, tanto para o conteúdo, quanto para identidade visual e tom de voz que seriam empregados na comunicação de nossa página.਀䨀 渀漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最Ⰰ 昀漀椀 愀瀀漀渀琀愀搀漀 甀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ 䌀漀洀漀 椀爀愀洀漀猀 挀栀愀洀愀爀 愀琀攀渀漀 搀攀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀猀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 琀攀洀愀 焀甀攀 渀漀 攀猀琀 攀洀 瘀漀最愀 攀 焀甀攀 瀀愀爀愀 洀甀椀琀漀猀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀漀 氀漀渀最攀 搀攀猀琀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 渀漀 攀砀椀猀琀攀㼀 吀愀洀戀洀 琀爀愀愀洀漀猀 搀漀椀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀㨀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀渀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 攀 挀栀愀洀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀⸀ 䔀猀猀愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀猀 愀挀愀戀愀洀 猀攀渀搀漀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 最攀爀愀爀攀洀 氀攀洀戀爀愀渀愀 搀攀 洀愀爀挀愀 攀 瀀漀爀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 搀攀猀琀愀焀甀攀 瀀愀爀愀 愀 挀愀甀猀愀 攀 瀀愀爀愀 漀猀 伀䐀匀Ⰰ 焀甀攀 攀爀愀 漀 渀漀猀猀漀 昀漀挀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀  Assim, surgiu a ideia de criarmos um mistério em torno de tudo. A começar pelo nome da página. Ao invés de colocarmos o número do ODS ou o seu tema, visamos em apoiar o projeto através de elementos que iam surgindo. A página passou a se chamar Zul, que significa luz ao contrário, esta luz que remete ao conhecimento. E partir disso, fomos instigando as pessoas a descobrirem o real motivo da existência da página, com posts que escondiam mensagens por trás de códigos e que começaram a tomar conta da vida dos curtidores.਀䌀漀洀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 愀氀椀渀栀愀搀漀猀Ⰰ 愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 琀漀洀愀渀搀漀 瘀椀搀愀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀愀爀愀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 渀漀猀猀愀 氀椀渀栀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀爀愀 椀渀猀攀爀椀爀 漀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 渀漀猀 瀀漀猀琀猀Ⰰ 爀攀洀攀琀攀渀搀漀 愀漀猀 伀䐀匀 攀 愀猀 搀攀洀愀椀猀 挀漀爀攀猀 昀漀挀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 漀 瀀爀攀琀漀 攀 漀 戀爀愀渀挀漀 攀 愀氀最甀渀猀 琀漀渀猀 搀攀 挀椀渀稀愀Ⰰ 焀甀攀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀瘀愀洀 漀 愀挀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 椀搀攀椀愀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 挀愀搀愀 瀀漀猀琀 椀愀 昀椀挀愀渀搀漀 洀愀椀猀 挀氀愀爀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 椀爀椀愀 挀氀愀爀攀愀渀搀漀 愀 洀攀渀琀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀 愀琀攀渀琀愀爀攀洀 愀漀 昀漀挀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀椀愀 攀洀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 漀 愀渀愀氀昀愀戀攀琀椀猀洀漀 愀椀渀搀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 攀爀爀愀搀椀挀愀搀漀 攀 焀甀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 瀀漀爀挀攀渀琀愀最攀洀 搀愀 渀漀猀猀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀椀渀搀愀 渀漀 琀攀瘀攀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 攀渀猀椀渀漀 戀猀椀挀漀 搀攀 氀攀琀爀愀猀 攀 渀切洀攀爀漀猀⸀ Contextualizando com o que foi discutido em brainstorming, traçamos uma brand persona para as comunicações da página. Desde as postagens, até ao responder os comentários. A persona foi atuante em todo o tempo. Também almejamos em uma buyer persona, as qualidades notórias das pessoas que poderiam curtir nosso conteúdo, destacando seus interesses, para criar conteúdo relevante para elas.਀ ਀ Personas਀䌀栀愀洀愀洀漀猀 愀 戀甀礀攀爀 瀀攀爀猀漀渀愀 搀攀 䄀氀愀渀愀⸀ 䔀氀愀 攀爀愀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 挀漀洀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 ㈀㄀ 愀渀漀猀 攀 瘀椀瘀攀 挀漀渀攀挀琀愀搀愀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 ㈀㐀 栀漀爀愀猀 瀀漀爀 搀椀愀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 甀洀愀 爀攀猀猀愀氀瘀愀Ⰰ 攀猀猀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 爀愀爀愀洀攀渀琀攀 愀挀攀猀猀愀 愀 爀攀搀攀 瀀攀氀漀 搀攀猀欀琀漀瀀Ⰰ  愀琀爀愀瘀猀 搀漀 洀漀戀椀氀攀 愀 猀攀洀愀渀愀 椀渀琀攀椀爀愀⸀ 䔀氀愀 琀愀洀戀洀 攀猀琀 猀攀洀瀀爀攀 瀀漀爀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀猀 洀攀洀攀猀⸀ Essa persona é pertencente da classe média, está em busca de conhecimento e provavelmente, faz faculdade na área de humanas, como Letras, História, Comunicação, Filosofia, etc. Uma área que instigue mais o emocional do que o racional. Essa pessoa é praticante de esportes, tem um cuidado para com as causas sociais, detém um nível espiritual mediano e gosta bastante de conhecer coisas novas e se deparar com novos desafios e experiências. Não é conservadora, é eclética em muitos aspectos e está disposta a aprender a cada dia. É consumista de forma moderada e procura sempre ver o lado bom da vida.਀吀愀洀戀洀 瀀爀漀樀攀琀愀洀漀猀 甀洀愀 戀爀愀渀搀 瀀攀爀猀漀渀愀Ⰰ 攀猀琀愀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 搀愀 洀愀爀挀愀 渀愀 瀀最椀渀愀⸀ 䐀攀洀漀猀 愀 攀氀愀 漀 渀漀洀攀 搀攀 䰀甀洀椀攀⸀ 䔀氀愀  樀漀瘀攀洀Ⰰ 琀攀洀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀   ㈀㔀  愀渀漀猀Ⰰ   䨀 猀攀 昀漀爀洀漀甀 攀 愀琀甀愀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 攀 愀猀猀椀猀琀攀渀琀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 倀漀猀猀甀椀 攀猀挀爀椀琀愀 昀漀爀洀愀氀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 搀攀 昀挀椀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀⸀ 䠀甀洀愀渀椀琀爀椀愀Ⰰ 昀椀氀愀渀琀爀瀀椀挀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀愀   攀洀   瀀爀漀樀攀琀漀猀   攀 伀一䜀猀Ⰰ 最漀猀琀愀   搀攀   猀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 挀愀甀猀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 一漀 琀攀洀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 愀搀漀爀愀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 漀 渀漀瘀漀⸀ 준 洀甀椀琀漀 愀洀椀最瘀攀氀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀ⴀ猀攀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 甀洀 琀攀洀瀀攀爀愀洀攀渀琀漀 洀愀椀猀 猀愀渀最甀渀攀漀Ⰰ 攀氀愀  挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀琀椀瘀愀 攀 搀椀渀洀椀挀愀⸀ 一漀 最漀猀琀愀 搀攀 瘀攀爀 渀椀渀最甀洀 琀爀椀猀琀攀Ⰰ  戀攀洀 愀氀琀爀甀猀琀愀  攀 猀攀  搀攀猀琀愀挀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 愀爀焀甀琀椀瀀漀 搀漀 瀀爀攀猀琀愀琀椀瘀漀 ਀倀爀漀搀甀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 Para evidenciar o tópico escolhido dentro do tema 4 dos ODS, as postagens tinham enigmas com letras e numerais. Destacando a importância de conhecer os dois. Com as postagens, quisemos passar esse sentimento para as pessoas de como é ruim você estar em contato com as letras e números, mas enxergar de forma embaraçada por não conseguir compreender sobre o que o conteúdo se trata.਀䄀 挀愀搀愀 瀀漀猀琀Ⰰ 愀洀漀猀 搀愀渀搀漀 愀氀最甀洀愀猀 搀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀洀戀漀氀漀猀 攀 攀渀椀最洀愀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 最攀爀漀甀 甀洀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 渀漀 攀猀瀀攀爀瘀愀洀漀猀⸀ 䔀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 甀洀 洀猀Ⰰ 瀀攀爀漀搀漀 攀洀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 琀椀瘀攀洀漀猀 洀愀椀猀 搀攀 洀椀氀 挀甀爀琀椀搀愀猀 渀愀 瀀最椀渀愀 攀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀瘀愀洀 搀攀 挀攀洀 爀攀愀攀猀⸀ 䤀猀猀漀 猀攀洀 渀攀渀栀甀洀愀 椀渀琀攀爀昀攀爀渀挀椀愀 挀漀洀 瀀愀琀爀漀挀渀椀漀 搀攀 瀀漀猀琀 攀 渀攀洀 渀愀搀愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 挀甀爀琀椀搀愀猀 攀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 昀漀爀愀洀 最攀爀愀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 漀爀椀甀渀搀漀 搀愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 漀爀最渀椀挀愀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Definição de linha editorial.਀一漀猀 瀀漀猀琀猀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀  洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀 攀 挀甀氀琀愀Ⰰ 攀渀猀椀渀愀渀搀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀漀 愀最椀爀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 愀 挀愀搀愀 瀀漀猀琀愀最攀洀⸀ 伀 搀椀氀漀最漀 挀漀洀 漀 猀攀最甀椀搀漀爀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀 瀀愀爀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 昀漀猀猀攀 甀洀 愀洀椀最漀 瀀爀砀椀洀漀Ⰰ 愀氀最甀洀 攀洀 焀甀攀 猀攀 瀀漀猀猀愀 挀漀渀昀椀愀爀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀⸀ 䄀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀愀洀 瘀爀椀漀猀 攀洀漀樀椀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀⸀   Como dito anteriormente, para o visual das peças, pensamos em um conceito de acender a luz do conhecimento para as pessoas. Com isso, a identidade visual foi toda pautada em cima do conceito de ir clareando. Sendo assim, as postagens começam pretas e vão se tornando mais claras com o passar do tempo. O 4 foi destaque nas publicações para atentar as pessoas e gerar curiosidade a respeito do número, ele também foi chave para a resolução dos enigmas contidos na Page. Este 4 seguiu sendo a assinatura das postagens para destacar um dos principais objetivos, que é evidenciar os ODS que devem, até 2030, atingir as metas as metas traçadas.਀倀愀爀愀 漀 氀攀琀琀攀爀椀渀最 搀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 愀 昀漀渀琀攀 䘀椀瘀攀 䴀椀渀甀琀攀猀 焀甀攀  甀洀 瀀漀甀挀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 攀 昀漀爀愀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀Ⰰ 搀椀瘀攀爀琀椀搀愀 攀 愀猀猀攀洀攀氀栀愀ⴀ猀攀 愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀攀 最椀稀⸀ ਀䄀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 搀愀搀漀 愀漀 猀氀漀最愀渀 攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 愀漀 琀愀琀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀Ⰰ 昀漀椀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀 焀甀攀 攀猀琀愀 渀漀 猀攀爀椀愀 愀 洀攀氀栀漀爀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀爀 挀甀爀琀椀搀愀猀 攀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 愀氀琀攀爀愀漀 搀攀 渀漀洀攀 猀攀 搀攀甀 愀渀琀攀猀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀漀Ⰰ 攀猀琀愀 焀甀攀 猀攀 瀀愀猀猀漀甀 愀 挀栀愀洀愀爀㨀 娀甀氀Ⰰ 氀甀稀 愀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀Ⰰ 渀漀洀攀 焀甀攀Ⰰ 樀 搀攀 挀愀爀愀Ⰰ 椀渀猀琀椀最愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 挀氀椀挀愀爀攀洀 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀⸀ 䨀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 渀漀洀攀Ⰰ 猀攀最甀椀甀ⴀ猀攀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀㨀 愀 挀愀搀愀 瀀漀猀琀愀最攀洀Ⰰ 愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 椀愀洀 猀攀 愀挀攀渀搀攀渀搀漀 愀漀猀 瀀漀甀挀漀猀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀漀猀琀愀最攀洀 猀攀爀椀愀 瀀爀攀琀愀Ⰰ 愀 猀攀最甀渀搀愀 挀椀渀稀愀 攀猀挀甀爀漀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 瀀漀爀 搀椀愀渀琀攀Ⰰ 愀琀 挀栀攀最愀爀  挀漀爀 戀爀愀渀挀愀⸀ 一攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 愀漀 挀甀爀琀椀搀漀爀⸀  倀愀爀愀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 昀漀椀 戀漀氀愀搀漀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀栀愀洀愀琀椀瘀漀 攀 挀愀甀猀愀搀漀爀 搀攀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 愀 焀甀攀洀 瘀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀搀椀最漀猀 猀攀爀椀愀洀 氀愀渀愀搀漀猀 愀氀攀愀琀漀爀椀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 椀渀猀琀椀最愀爀 漀 挀甀爀琀椀搀漀爀Ⰰ 愀瀀猀 椀猀猀漀Ⰰ 猀攀爀椀愀洀 氀愀渀愀搀漀猀 洀椀猀琀爀椀漀猀Ⰰ 搀攀猀愀昀椀漀猀 攀 搀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀猀挀漀戀爀椀猀猀攀洀 漀 洀漀琀椀瘀漀 搀愀 瀀最椀渀愀 攀猀琀愀爀 渀漀 愀爀Ⰰ 洀愀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䔀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 琀攀瘀攀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀漀爀 琀爀猀 搀椀猀猀漀㨀 攀氀攀 焀甀椀猀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀氀昀愀戀攀琀椀稀愀漀 攀 搀攀 攀猀挀漀氀愀爀椀稀愀漀Ⰰ 渀漀  愀氀最漀 洀甀椀琀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 攀猀猀攀猀 洀椀猀琀爀椀漀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀愀爀椀愀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀猀猀愀爀攀洀 瀀漀爀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀Ⰰ 漀 搀攀 渀漀 ᰀ挠漀渀栀攀挀攀爀 渀愀搀愀ᴀ⸠ 䄀瀀猀 愀氀最甀洀愀猀 搀椀挀愀猀Ⰰ 愀 瀀最椀渀愀 琀愀洀戀洀 猀漀昀爀攀爀椀愀 甀洀愀 瀀愀甀猀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀渀昀椀洀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀猀 昀椀渀猀 搀攀 攀猀琀愀爀 愀氀椀Ⰰ 挀漀洀 琀愀氀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䔀猀琀愀 瀀愀甀猀愀 猀攀 搀攀甀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 漀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀  氀漀渀最漀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 昀椀洀Ⰰ  洀甀椀琀漀 挀漀洀瀀攀渀猀愀搀漀爀⸀  As postagens foram todas realizadas no período de almoço (11h30 13h): intervalo com maior quantia de pessoas online. Ou no período noturno, caracterizado pela volta do trabalhador a sua casa, momento este, que as pessoas checam suas redes sociais (19h – 22h). Por perfil, a buyer persona checa suas redes sociais mais vezes no dia, mas as ênfases são nesses horários, pois o tempo destinado é maior. ਀吀眀椀琀琀攀爀㨀 吀愀洀戀洀 昀椀稀攀洀漀猀 甀洀 瀀攀爀昀椀氀 搀愀 娀甀氀 渀漀 吀眀椀琀琀攀爀Ⰰ 攀猀琀攀 挀漀洀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 洀愀椀漀爀 搀攀 挀栀愀洀愀爀 挀甀爀琀椀搀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 攀洀 ㈀㔀㐀 琀眀攀攀琀猀Ⰰ 搀攀猀琀攀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 搀椀爀攀琀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀愀洀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 挀栀愀瘀攀㨀 愀渀愀氀昀愀戀攀琀漀Ⰰ 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 氀甀稀Ⰰ 氀攀爀Ⰰ 攀猀挀爀攀瘀攀爀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 ㈀㠀⼀ 㔀 愀琀  㔀⼀ 㔀⸀ 伀猀 琀攀砀琀漀猀 瀀爀漀挀甀爀愀瘀愀洀 猀攀爀 搀椀爀攀琀漀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 甀洀 瀀漀甀焀甀椀渀栀漀 搀漀 伀䐀匀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 ㄀㐀  挀愀爀愀挀琀攀爀攀猀Ⰰ 洀攀猀挀氀愀渀搀漀 挀漀洀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 洀愀椀猀 ᰀ渀琀椀洀愀猀ᴀ㨠 ᰀ传椀 昀甀氀愀渀愀Ⰰ 琀甀搀漀 戀攀洀㼀ᴀ†漀甀 挀漀洀 甀洀愀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀洀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 洀攀洀攀⸀ 一漀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀猀 ㈀⸀㠀㄀㠀 椀洀瀀爀攀猀猀攀猀 渀漀猀 琀眀攀攀琀猀Ⰰ 㜀㤀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 渀愀 瀀最椀渀愀 攀 ㈀㜀 挀氀椀焀甀攀猀 渀漀猀 氀椀渀欀猀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀猀 琀眀攀攀琀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀 㐀 猀攀最甀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 㐀 氀椀欀攀猀 攀 ㈀ 刀攀琀眀攀攀琀猀⸀  Criamos um cronograma para o processo relacionando os dias com os temas abordados para cada postagem:਀ ਀䐀愀琀愀猀㨀 18 – Início਀㄀㤀 ጀ†䴀椀猀琀爀椀漀 19 – Mistério਀㈀  ጀ†䐀椀挀愀 22 – Dica਀㈀㐀 ጀ†䴀椀猀琀爀椀漀 29 – Respostas para o Mistério਀㌀  ጀ†䌀漀渀挀攀椀琀漀 31 Conteúdo e engajamento਀㈀ ጀ†䌀漀渀琀攀切搀漀 3 – Conteúdo਀㐀 ጀ†䌀漀渀琀攀切搀漀 5 – Vídeo conscientização਀ A Page entrou no ar no dia 18/05 e sua primeira postagem aconteceu no mesmo dia. A Page não foi encerrada, houve posts após a data de fechamento do relatório, este que foi realizado no dia 05/06. Ao todo, neste período, foram feitos 13 posts. No período, a página conseguiu 1.022 curtidas, sendo a maior parte delas, de Curitiba e região metropolitana.਀ Resultados:਀ Facebook: 1022 curtidas਀䄀氀挀愀渀挀攀 吀漀琀愀氀㨀 ㄀㘀㌀㔀㄀ 愀氀挀愀渀挀攀猀 Alcance Posts: 10946਀䄀氀挀愀渀挀攀 䠀漀洀攀渀猀㨀 㔀㠀─ Alcance Mulher: 42%਀䔀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 䴀甀氀栀攀爀攀猀㨀 㘀㄀─ Envolvimento Homens: 39%਀䌀甀爀琀椀搀漀爀攀猀 䴀甀氀栀攀爀攀猀㨀 㘀 ─ Curtidores Homens: 40%਀䐀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 䴀瘀攀椀猀㨀 㔀㠀─ Desktop: 22% ਀ Localização:਀䌀甀爀椀琀椀戀愀㨀 㘀㜀  瀀攀猀猀漀愀猀 Região Metropolitana de Curitiba: 124਀伀甀琀爀愀猀 䌀椀搀愀搀攀猀 倀愀爀愀渀㨀 㐀㌀ Outros Estados: 29਀ Faixa Etária do Público:਀㄀㠀ⴀ㈀㐀 愀渀漀猀㨀 㔀㤀─ 25-34 anos: 17%਀㄀㌀ⴀ㄀㜀 愀渀漀猀㨀 ㄀㄀─ 35-44 anos: 7%਀㐀㔀ⴀ㔀㐀 愀渀漀猀㨀 㐀Ⰰ㔀─ 55-64 anos: 1%਀㘀㔀 漀甀 洀愀椀猀㨀  Ⰰ㔀 ─㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 挀漀洀漀 漀 愀渀愀氀昀愀戀攀琀椀猀洀漀 渀漀  愀氀最漀 昀挀椀氀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 攀氀攀 樀 昀漀椀 攀爀爀愀搀椀挀愀搀漀⸀ 䔀砀瀀漀爀 甀洀 琀攀洀愀 挀漀洀漀 攀猀琀攀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀  洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 攀氀愀猀 瀀漀搀攀洀 攀渀砀攀爀最愀爀 漀 洀甀渀搀漀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀 漀氀栀漀猀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 愀漀 猀攀甀 爀攀搀漀爀⸀ Estabelecer um linha de conteúdo para este tema a partir de pesquisas e brainstorming, nos deu vários insights significativos para que a mensagem fosse passada e assimilada. E o principal objetivo foi cumprido. Conseguimos provocar a inquietação das pessoas a respeito do tema. A página, após a revelação de que o conhecimento deve ser aceso, livre e propagado, teve uma avalanche de mensagens positivas de pessoas que realmente se engajaram com o que tínhamos a ensinar. Nos corredores da faculdade, muitas vezes também ouvíamos burburinhos a respeito da Zul, a página realmente cumpriu com seu objetivo e a informação através de um conteúdo relevante conseguiu ser efetiva e eficaz.਀䴀甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 樀 攀猀琀愀瘀愀洀 愀 瀀愀爀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 愀渀愀氀昀愀戀攀琀椀猀洀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 琀愀洀戀洀 猀攀 攀渀最愀樀愀爀愀洀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀愀洀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀洀椀最漀猀 琀愀洀戀洀 昀漀猀猀攀洀 椀洀瀀愀挀琀愀搀漀猀⸀ 䌀漀渀挀氀甀椀渀搀漀 焀甀攀 漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀  漀 瀀漀渀琀漀 挀栀愀瘀攀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 伀 挀漀渀琀攀切搀漀 渀攀猀猀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 猀攀 琀漀爀渀愀 爀攀椀 攀 焀甀愀渀琀漀 洀攀氀栀漀爀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀Ⰰ 洀愀椀漀爀  漀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀漀 攀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀  愀氀挀愀渀愀搀漀⸀ Devido aos fatos apresentados, destacamos que a presença de conteúdo nas redes sociais, não importa qual seja, quando bem trabalhado e estruturado com persona, tom de voz e identidade, passa a fazer a diferença na vida das pessoas. Os próprios Objetivos de Desevolvimento Sustentável poderiam, muito antes de 2030, serem efetivados se houvesse uma presença digital de qualidade para propagá-los, conscientizando as pessoas a buscarem meios para a concretização deles.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀一吀伀一䔀䰀䰀伀Ⰰ 吀⸀ 匀漀挀椀愀氀 䴀攀搀椀愀 䨀⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀㨀 䌀伀䴀䐀倀䤀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀一匀䌀伀刀䔀⸀ 伀 䈀爀愀猀椀氀 䐀椀最椀琀愀氀 搀漀 䘀甀琀甀爀漀⸀ 匀氀椀搀攀猀栀愀爀攀 䤀䄀䈀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀椀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀琀⸀猀氀椀搀攀猀栀愀爀攀⸀渀攀琀⼀挀漀洀甀渀椀挀愀挀愀漀椀愀戀⼀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀ⴀ搀椀最椀琀愀氀ⴀ搀漀ⴀ昀甀琀甀爀漀ⴀ㈀ ㄀㘀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 洀愀爀漀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀䈀刀䤀䔀䰀Ⰰ 䴀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 渀愀 攀爀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 一漀瘀愀琀攀挀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䄀윀픀䔀匀 唀一䤀䐀䄀匀⸀ 吀爀愀渀猀昀漀爀洀愀渀搀漀 一漀猀猀漀 䴀甀渀搀漀㨀 䄀 䄀最攀渀搀愀 ㈀ ㌀ ⸀ 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀椀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀渀愀挀漀攀猀甀渀椀搀愀猀⸀漀爀最⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ ㄀㔀⼀㄀ ⼀愀最攀渀搀愀㈀ ㌀ ⴀ瀀琀ⴀ戀爀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 洀愀爀漀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䄀윀픀䔀匀 唀一䤀䐀䄀匀⸀ 伀䐀匀 㐀⸀ 一愀攀猀 唀渀椀搀愀搀愀猀Ⰰ 猀⸀搀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀椀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀渀愀挀漀攀猀甀渀椀搀愀猀⸀漀爀最⼀瀀漀猀㈀ ㄀㔀⼀漀搀猀㐀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 洀愀爀漀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀刀吀䄀䰀 䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䌀椀渀挀椀愀 攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀⸀ 倀漀爀琀愀氀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀椀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀爀愀猀椀氀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀挀椀攀渀挀椀愀ⴀ攀ⴀ琀攀挀渀漀氀漀最椀愀⼀㈀ ㄀㘀⼀ 㤀⼀瀀攀猀焀甀椀猀愀ⴀ爀攀瘀攀氀愀ⴀ焀甀攀ⴀ洀愀椀猀ⴀ搀攀ⴀ㄀  ⴀ洀椀氀栀漀攀猀ⴀ搀攀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀ⴀ愀挀攀猀猀愀洀ⴀ愀ⴀ椀渀琀攀爀渀攀琀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㘀 洀愀爀漀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀䌀唀䔀刀伀Ⰰ 刀⸀㬀 䈀䄀匀吀伀匀Ⰰ 䴀⸀㬀 娀䄀䜀伀Ⰰ 䜀⸀ 䄀渀氀椀猀攀 搀攀 刀攀搀攀猀 瀀愀爀愀 䴀搀椀愀 匀漀挀椀愀氀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀甀氀椀渀愀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀吀刀唀吀娀䔀䰀Ⰰ 吀⸀ 倀爀攀猀攀渀愀 䐀椀最椀琀愀氀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䄀氀琀愀 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䰀䔀匀Ⰰ 刀㬀 匀䄀刀䄀䤀嘀䄀Ⰰ 䄀⸀ 䈀爀愀猀椀氀 琀攀洀 ㄀㈀Ⰰ㤀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 愀渀愀氀昀愀戀攀琀漀猀Ⰰ 愀瀀漀渀琀愀 倀渀愀搀⸀ 嘀愀氀漀爀 䔀挀漀渀渀漀洀椀挀漀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瘀愀氀漀爀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀戀爀愀猀椀氀⼀㐀㜀㠀㜀㤀㔀㤀⼀戀爀愀猀椀氀ⴀ琀攀洀ⴀ㄀㈀㤀ⴀ洀椀氀栀漀攀猀ⴀ搀攀ⴀ愀渀愀氀昀愀戀攀琀漀猀ⴀ愀瀀漀渀琀愀ⴀ瀀渀愀搀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㈀⸀愀戀爀⸀㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀