INSCRIÇÃO: 00919
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP07
 
TÍTULO: RP em Pauta: integração, valorização e aprendizado
 
AUTORES: Liliane Fraga da Silva (Centro Universitário Ritter dos Reis); Manuella Noschang Lopes da Silva (Centro Universitário Ritter dos Reis); Marcelo de Barros Tavares (Centro Universitário Ritter dos Reis)
 
PALAVRAS-CHAVE: Relações Públicas, Comunicação Institucional, Jornalismo Empresarial, ,
 
RESUMO
O RP em Pauta é um jornal interno produzido por acadêmicas de Relações Públicas do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) durante o segundo semestre de 2016, para alunos do mesmo curso e instituição. Tem como objetivo promover através da informação, considerada matéria-prima das Relações Públicas por Simões (1995), a integração simultaneamente com a valorização do público leitor e o enriquecimento do aprendizado de seus produtores. Este paper visa demostrar as motivações e o passo a passo de sua produção que tem como métodos a utilização de técnicas jornalísticas.
 
INTRODUÇÃO
O Jornal RP em Pauta é uma produção do curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), voltado para os alunos do curso em questão. Foi produzido pela primeira vez durante a disciplina de Assessoria de Comunicação, ministrada pelo professor Marcelo Tavares no segundo semestre de 2016. Dentre os objetivos da disciplina está o de desenvolver nos estudantes habilidades e competências para a atuação na área de assessoria de comunicação. Isto demandou aos alunos, entre outras práticas, a produção de um house organ, considerado como um produto institucional impresso. Este produto era voltado aos estudantes de algum dos cursos oferecidos pela instituição, sendo de livre escolha dos acadêmicos da disciplina.਀伀 最爀甀瀀漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 搀漀 刀倀 攀洀 倀愀甀琀愀Ⰰ 昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀漀 㐀먀 攀 㘀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 漀瀀琀漀甀 瀀攀氀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 椀渀琀攀爀渀漀 瀀愀爀愀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 猀攀 搀攀甀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 瘀渀挀甀氀漀 焀甀攀 愀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 樀 瀀漀猀猀甀攀洀 挀漀洀 漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀漀 洀攀猀洀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀漀爀 搀攀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 攀猀猀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀猀攀爀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 渀漀 瀀切戀氀椀挀漀 漀戀樀攀琀椀瘀愀搀漀⸀ O RP em Pauta é acima de tudo, uma oportunidade de aprendizado para seus produtores, que no seu exercício desenvolvem capacidade de absorção e representação da realidade dos acontecimentos de maneira atrativa aos olhos do público destinado, além de proporcionar ao público leitor a valorização de seus trabalhos acadêmicos e incentivo a sua continuidade, é também um promotor de integração do curso, feito de aluno para aluno.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 搀漀 刀倀 攀洀 倀愀甀琀愀  椀渀昀漀爀洀愀爀 漀猀 最爀愀搀甀愀渀搀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀漀 唀渀椀刀椀琀琀攀爀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀Ⰰ 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀 愀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 挀甀爀猀漀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 愀渀琀攀爀椀漀爀 愀 猀甀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 猀漀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 漀猀 搀攀 洀愀椀漀爀攀猀 搀攀猀琀愀焀甀攀 攀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 瘀愀氀漀爀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀⸀ Como objetivos específicos, apresenta primeiramente a intenção de integração entre os alunos do curso, através do incentivo ao relacionamento entre os mesmos desde a concepção do jornal até sua publicação e difusão, vistos na busca de informações sobre os acontecimentos pelos produtores, e na disseminação da publicação com a intenção de propiciar discussão sobre entre o público leitor.਀匀攀最甀渀搀愀洀攀渀琀攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀Ⰰ 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀 愀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 挀甀爀猀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀猀琀攀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 攀 昀漀爀洀愀漀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ 䔀洀 琀攀爀挀攀椀爀愀 椀渀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 愀氀洀攀樀愀 漀 攀渀爀椀焀甀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 搀漀 刀倀 攀洀 倀愀甀琀愀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 猀攀爀 漀 樀漀爀渀愀氀 椀渀琀攀爀渀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀Ⰰ 甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀Ⰰ 挀漀爀爀椀焀甀攀椀爀漀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 
 
JUSTIFICATIVA
O processo de comunicação é fundamentado pela mensagem, e nela temos a dimensão da informação como um ativo preponderante. Afinal “[...] a informação é necessária para existência de qualquer organização, seja qual for sua natureza [...]” (SIMÕES,1995, p. 155). Entende-se também que a mesma é a essência da comunicação e instrumento de relacionamento. Devido a isso é que se foi escolhido o jornal impresso, símbolo da informação, como produto institucional promotor de integração, pois:਀ Em termos de organizações humanas, pode-se verificar isso, na prática, quando se fala em integração. Ora, como as Relações Públicas visam integrar interna e externamente a organização, parece óbvio, a esse ponto, que isso somente se operacionaliza através da informação e do processo de comunicação (SIMÕES, 1995, p.155).਀ O RP em Pauta tem em sua essência, como abordado na citação acima, a integração através da informação, a geração de vínculo entre produtores e leitores, bem como a valorização do público ao qual ele se destina e ainda o enriquecimento do aprendizado dos alunos produtores, pois “[...] a informação é a matéria-prima da atividade de Relações Públicas [...]” (SIMÕES, 1995, p. 157).਀ऀ䰀漀最漀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 瀀愀爀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀  瀀爀攀挀椀猀漀 琀攀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀氀最漀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䄀漀 猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 琀攀爀 甀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 焀甀攀 焀甀攀爀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀渀琀漀 猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 甀洀 瘀渀挀甀氀漀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀琀愀ⴀ猀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 渀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀ 倀愀爀愀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀爀攀琀攀渀搀椀搀漀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 椀渀猀琀渀挀椀愀 琀攀爀 漀 焀甀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ 攀 焀甀攀 攀猀猀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀攀樀愀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 猀攀爀 愀氀挀愀渀愀搀漀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Reconhecendo a necessidade de um produto de comunicação institucional exclusivo do curso de Relações Públicas do UniRitter, o RP em Pauta foi desenvolvido como um produto de jornalismo empresarial, do tipo jornal interno impresso, destinado exclusivamente ao curso e voltado para seus alunos.਀倀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 刀倀 攀洀 倀愀甀琀愀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 䰀愀最攀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀ 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 瀀愀甀琀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 攀洀 搀甀愀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀  攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 猀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀 猀攀爀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 攀 渀漀琀椀挀椀愀搀漀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 琀攀洀愀 搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 攀 愀 漀甀琀爀愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀 昀愀琀漀 愀 猀攀爀 愀戀漀爀搀愀搀漀 攀 渀漀琀椀挀椀愀搀漀Ⰰ 挀愀搀愀 洀愀琀爀椀愀 搀愀 攀搀椀漀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 琀攀洀愀⸀ 伀 刀倀 攀洀 倀愀甀琀愀 昀攀稀 甀猀漀 搀攀猀琀愀猀 搀甀愀猀 愀瀀氀椀挀愀攀猀Ⰰ 渀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀愀猀攀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 昀漀椀 搀攀氀椀洀椀琀愀搀漀 愀 瀀愀甀琀愀⼀琀攀洀愀 搀愀 攀搀椀漀 攀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 昀攀椀琀漀 甀洀愀 猀攀最洀攀渀琀愀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 琀攀洀愀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀渀搀漀 漀猀 搀攀 洀愀椀漀爀 搀攀猀琀愀焀甀攀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀 攀 洀愀椀漀爀 瘀愀氀漀爀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀漀 唀渀椀刀椀琀琀攀爀⸀ Após definição das pautas, foi iniciado o principal e mais importante método utilizado, o processo de busca de informação, para após iniciar a produção dos conteúdos. Nesse momento, as estudantes responsáveis pela elaboração das pautas da edição assumem o papel de repórter. Lage (2011) descreve esse momento como:਀伀 瀀爀漀挀攀猀猀愀洀攀渀琀漀 洀攀渀琀愀氀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀攀氀漀 爀攀瀀爀琀攀爀 椀渀挀氀甀椀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀漀 焀甀攀  搀椀琀漀 漀甀 搀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀Ⰰ 愀 猀甀愀 椀渀猀攀爀漀 攀洀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 ⠀漀 猀漀挀椀愀氀 攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀猀猀攀Ⰰ 琀漀搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 最甀愀爀搀愀搀愀 渀愀 洀攀洀爀椀愀⤀ 攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 渀漀瘀愀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀 氀攀瘀愀搀愀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 攀猀琀椀洀愀琀椀瘀愀 猀漀戀爀攀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀攀 焀甀攀 攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 漀甀 焀甀愀氀 焀甀攀爀 爀攀挀攀戀攀爀 ⠀䰀䄀䜀䔀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㈀ 攀 ㈀㌀⤀⸀ É nesta parte em que o estudante como repórter, absorve os acontecimentos para relatar os mesmos de maneira atrativa ao público leitor. Em paralelo com a busca de informação, fez-se a busca por imagens/fotos a estarem em conjunto às matérias no jornal. Optou-se por utilizar em todas as pautas somente imagens do real, capturadas durante os acontecimentos e/ou produzidas durante a fase de buscas, sempre respeitando a representação da realidade, acreditando que assim, a assimilação do conteúdo por parte do leitor é facilitada, além de estar atingindo um dos objetivos do RP em Pauta que é a valorização dos estudantes/público leitor.਀ऀ䘀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 琀椀瘀攀爀愀洀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 渀漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 瀀愀甀琀愀搀漀猀Ⰰ 攀猀琀愀渀搀漀 攀猀猀愀猀 攀洀 瀀漀搀攀爀 搀漀 洀愀椀漀爀 瀀攀猀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 䄀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀㨀 poucas matérias jornalísticas originam-se integralmente da observação direta. A maioria contém informações fornecidas por instituições ou personagens que testemunham ou participam de eventos de interesse público. São o que se chama de fontes. (LAGE, 2011, p. 49).਀倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 攀 最攀爀愀爀 洀愀椀猀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 昀漀椀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 昀漀渀琀攀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 䄀瀀猀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 一攀猀琀愀 昀愀猀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 洀愀琀爀椀愀 昀漀椀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀 漀猀 昀愀琀漀猀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 愀 渀漀琀挀椀愀 最愀渀栀漀甀 猀甀愀 昀漀爀洀愀 洀漀搀攀爀渀愀Ⰰ 挀漀瀀椀愀渀搀漀 漀 爀攀氀愀琀漀 漀爀愀氀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 猀椀渀最甀氀愀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 猀攀洀瀀爀攀Ⰰ 戀愀猀攀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 渀漀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀洀 猀攀焀甀渀挀椀愀 琀攀洀瀀漀爀愀氀Ⰰ 洀愀猀 渀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀攀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 嬀⸀⸀⸀崀ᴀ†⠀䰀䄀䜀䔀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㠀⤀⸀ 䔀洀 挀愀搀愀 瀀愀甀琀愀 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 甀洀 瘀愀氀漀爀ⴀ渀漀琀挀椀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 椀渀猀琀椀最愀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 瀀愀爀愀 ⠀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㄀⤀ ᰀ漠猀 瘀愀氀漀爀攀猀ⴀ渀漀琀挀椀愀猀 猀漀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 戀猀椀挀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 焀甀攀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀攀猀琀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀琀椀氀栀愀洀⸀ 匀攀爀瘀攀洀 搀攀 ᰀ挀甀氀漀猀ᴀ†瀀愀爀愀 瘀攀爀 漀 洀甀渀搀漀 攀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀⸀ᴀ Neste processo a adaptação das matérias aos interesses dos leitores torna-se facilitada e vantajosa no RP em Pauta, a medida em que o mesmo é produzido por alunos para alunos de mesmo curso e instituição, pois, como afirma (LAGE, 2011, p. 25) novamente, “quanto à inadaptação aos interesses dos leitores, o problema surge, em geral, quando o jornalista trabalha em veículos destinados a grupos de pessoas muito diferentes dele mesmo”. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 刀倀 攀洀 倀愀甀琀愀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀洀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 愀甀氀愀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 攀 渀愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 搀漀 唀渀椀刀椀琀琀攀爀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 瀀漀猀猀甀椀 漀椀琀漀 瀀最椀渀愀猀 渀漀 琀愀洀愀渀栀漀 䄀㐀⸀  Sua primeira edição tem como tema abordar os acontecimentos internos influentes no curso de Relações Públicas do Centro Universitário Ritter dos Reis. Sendo: trabalhos acadêmicos, ações e projetos desenvolvidos pelos alunos do curso durante o semestre 2016/2. E os eventos e oportunidades oferecidos pela instituição aos estudantes de Relações Públicas durante mesmo período.਀伀 刀倀 攀洀 倀愀甀琀愀 攀搀椀漀 渀먀㄀ 攀猀琀 搀椀瘀椀搀漀 攀洀 猀攀椀猀 洀愀琀爀椀愀猀 挀椀琀愀搀愀猀 愀 猀攀最甀椀爀㨀 • Momento RP 2016 tem posse do Conselho Consultivo. (Pauta aborda os principais fatos do evento e a experiência dos alunos na sua realização).਀ • Alunos de Relações Públicas Digitais produzem site para FACS. (Pauta aborda o desenvolvimento do primeiro site da Faculdade de Comunicação Social do UniRitter produzido pelos alunos de Relações Públicas, os objetivos do portal e os desafios enfrentados pelos estudantes na construção).਀ • Diário de viagem Chile. (Pauta aborda a experiência de aluna de Relações Públicas em viagem acadêmica ao Chile).਀ • Semana Acadêmica da Comunicação promove integração. (Pauta aborda principais fatos do evento que trouxe palestras de profissionais reconhecidos no mercado, com relato de experiência de aluno organizador).਀ • Relações Públicas, terceiro setor e multidisciplinaridade. (Aborda a participação de alunos de Relações Públicas em projeto de terceiro setor).਀ • Job Date: preparação de alunos para o mercado de trabalho. (Aborda evento realizado pela instituição destinado a preparação dos alunos de comunicação para o mercado de trabalho). ਀伀 樀漀爀渀愀氀 愀椀渀搀愀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 愀渀切渀挀椀漀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 渀愀 挀愀瀀愀 攀 挀漀渀琀爀愀挀愀瀀愀⸀ 伀猀 攀猀瀀愀漀猀 挀攀搀椀搀漀猀 昀漀爀愀洀 搀攀搀椀挀愀搀漀猀 愀 愀渀切渀挀椀漀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 ⠀挀愀瀀愀⤀ 攀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 ⠀挀漀渀琀爀愀挀愀瀀愀⤀⸀ No layout do jornal foi estabelecido como cor padrão o vermelho oficial do logotipo do UniRitter, com o objetivo de manter uma identidade visual de identificação com a instituição. Na tipografia, foi usada somente uma fonte em todo jornal, variando entre títulos e textos apenas o tamanho e o estilo. Nos demais detalhes da diagramação buscou-se estabelecer uma identidade moderna sem perder a formalidade característica do jornal, objetivando unicidade e clareza na leitura.਀倀愀爀愀 挀愀搀愀 洀愀琀爀椀愀 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 漀 甀猀漀 搀攀 渀漀 洀渀椀洀漀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 攀 渀漀 洀砀椀洀漀 搀甀愀猀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 瘀椀猀愀洀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 攀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 
 
CONSIDERAÇÕES
Considerando que o jornalismo empresarial é um importante instrumento de formação de imagem institucional das organizações, e que a integração da área de Relações Públicas com a área jornalística é extremamente agregadora, tanto para a organização quanto para os profissionais envolvidos, o RP em Pauta ao fazer uso desse relacionamento e instrumento atingiu seus objetivos de integração, valorização e aprendizado supracitados.਀䔀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 瀀愀爀愀 爀攀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 愀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 甀猀漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 愀琀甀愀漀Ⰰ 渀漀 猀  愀最爀攀最愀搀漀爀愀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀戀爀椀爀 愀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 挀愀瀀愀挀椀琀愀ⴀ氀漀 挀漀洀 洀愀椀漀爀攀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀⸀ Ao desenvolver o RP em Pauta, as acadêmicas de Relações públicas do UniRitter, passaram por este processo. Adquiriram novas habilidades e experiências na editoração e produção jornalística e adquiriram novas percepções e habilidades no uso da informação como instrumento de integração e relacionamento com seu público estratégico. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䴀픀䔀匀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀漀 倀漀爀琀漀⸀ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀㨀 䘀甀渀漀 倀漀氀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ 一攀氀猀漀渀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀 琀爀椀戀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 ጀ†甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀愀 琀爀愀渀猀渀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 嘀漀氀甀洀攀 ㈀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀愀爀椀愀 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀