ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00926</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vídeo Institucional - Luteria a metamórfica da Arte</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;JEANIEL CARLOS MAGNO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ); Bruno Oliveira Alves (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;vídeo institucional, luteria, Relações Públicas, brainstorming, Metamórfica</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este relatório tem por intuito, partilhar com o meio acadêmico as técnicas utilizadas para produzir um vídeo entrevista/documentário que evidencie a imagem da Luteria, uma das graduações da UFPR. Especificamente, enaltecer o papel social, educativo do curso em questão. Outrossim, destacar para os estudantes da universidade e comunidade externa, à que conheçam as especificidades que aquela cultura oferece. Em linhas gerais, em sintonia com as leis que regem a profissão de relações públicas, a composição do tema na sua concepção, teve como ferramenta proativa o brainstorming. A questão foi estabelecer técnicas ideais para prover qualidade promocional à veiculação deste conteúdo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O alicerce desta atividade está na disciplina introdutória ao audiovisual, nas técnicas básicas de TV ofertada aos estudantes das habilitações de Relações Públicas, Publicidade e Jornal, que compartilham a disciplina conjuntamente. A disciplina é ministrada pelo professor Bruno Oliveira Alves, que articulou uma atividade e determinou que quatro, seria o número de integrantes para a formação dos grupos. O desafio lançado para cada equipe, foi produzir um vídeo institucional com um tema eleito pelo grupo. O tempo despendido em prol da atividade, e as técnicas utilizadas ao longo do processo laboratorial, foram base mensurável para a avaliação da disciplina. O presente relatório juntamente com a inserção do vídeo institucional sobre a Luteria, inseridos na modalidade "Produto de comunicação institucional audiovisual" (avulso) exclusiva para alunos que cursam Relações Públicas, foram elencados com a finalidade de associa-los à categoria escolhida, em virtude da identificação de elementos coincidentes com a proposta firmada nos objetivos gerais e específicos deste relatório: Trata-se de um elemento de cunho institucional, de caráter público por excelência. Ou seja, referencia uma campanha que atenda à um interesse social, educativo e artístico da cultura partilhada pela Luteria</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Visa partilhar com o meio acadêmico e afins, quais foram os parâmetros adotados para a realização de um vídeo entrevista/documentário, atividade da disciplina introdutória em técnicas de TV, que destaca a Luteria, uma das habilitações oferecidas como graduação na UFPR. Tem por intuito, que o vídeo institucional produzido seja capaz de enaltecer o papel social, educativo e artístico do curso em questão. Na mesma esteira, visa premiar os estudantes da universidade e comunidade externa com a apropriação das especificidades que aquela cultura favorece.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O propósito consequente da atividade da disciplina introdutória ao audiovisual por técnicas de TV para produzir um vídeo institucional que venha a dar visibilidade à uma das graduações oferecidas pela UFPR, se dá em função da avaliação obtida, conferida a equipe dentro da disciplina, que somada ao incentivo dado pela coordenação da Luteria em promover o audiovisual e a credibilidade conferida a este trabalho pela comissão do Departamento de Comunicação da UFPR, Inscrever este relatório na categoria selecionada, se materializa com a inspiração vinda dos apontamentos de FRANÇA (2005). O autor revela que, se os recursos empregados estiverem bem adequados a sua finalidade, a qualidade do vídeo funciona como um meio de comunicação massiva com um alcance que tende a fortalecer as relações com o público na medida em que este se identifica com o objeto proposta e ressalta que o profissional de relações públicas deve despojar-se de velhos estigmas que inibem a percepção do mercado de trabalho, que não se atem à capacidade volátil, multifuncional e multifacetada conferida ao profissional em foco, destaca que: É preciso ousar mudar a visão que se tem da natureza das relações públicas de modo que venha a assumir a posição política e de liderança que lhe cabe na gestão dos relacionamentos das organizações com seus públicos e não fique sendo considerada apenas como uma atividade de apoio a marketing, a recursos humanos, à comunicação organizacional, como se costuma afirmar. " Artigo Partes interessadas ou públicos. Publicado em Portal RP Bahia, 16 de outubro de FRANÇA (2005). Com base das prerrogativas apontadas pelo estudioso em comunicação, é de fácil interpretação perceber que o caminho a ser seguido pelo profissional de Relações Públicas, passa por um exercício contínuo e criativo em lançar mão de todas as habilidades que a cultura da profissão impões no âmbito administrativo da função, visto que academia prepara este gestor da comunicação organizacional para enfrentar todas as intempéries relacionadas a questão. Ou seja, é pelo caráter arrojado e destemido do profissional de relações públicas frente os obstáculos, dada a sua interação com outras habilitações, este agente da comunicação se apropriar de novas tecnologias, técnicas, conceitos, que o valham para saldar possíveis pendências comunicacionais. Ao seguir tais premissas, FRANÇA (2005) defende que neste cenário, este profissional estará apto a pleitear a cadeira de administrador da comunicação organizacional, distinto da posição coadjuvante que não raras vezes ocupa. Outro propósito que justifica o investimento neste projeto de audiovisual, está no exemplo colhido de uma formula que vem sendo bem empregada pela Unila - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Trata-se de um projeto que tem como proposta a realização de cursos em escolas das cidades da Fronteira, se o áudio visual está a serviço como ferramenta da educação e da arte como exemplo, o áudio visual passa a ter um caráter social, que o diferencia em relação aos demais concorrentes. A razão está na plasticidade com que esta ferramenta muda de filosofia e direção, em razão da amplitude de caráter, que vai desde o jornal eletrônico, até. Pela diversidade de finalidades que podem ser alcançadas, compete a ferramenta realiza-las. Para KUNSCH, (2003), (ZANETTI, 2010, p. 11) são claras as virtudes de se produzir um vídeo institucional e contar com a diversidade de recursos oferecidos por esta ferramenta que "permite informar, educar, treinar, vender, detalhar e a narrar, de forma elegante e nítida, com imagens perfeitas e, muitas vezes, em bem menos tempo do que da maneira convencional e presencial". Por esta razão o uso do expediente do audiovisual, como vídeo institucional para promover a visibilidade da Luteria, entendeu-se como pertinente o emprego desta ferramenta na construção de tal objetivo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro requisito para avançar no propósito da produção do vídeo institucional para a disciplina de técnicas de TV foi promover a harmonia na equipe, para que o trâmite da atividade evoluísse de forma célere e substancial. Para tanto, lançou-se mão de uma das ferramentas empregadas pelo profissional de relações públicas em reuniões corporativas e similares, com o propósito que toda a ideia surgida na equipe foi bem-vinda, sem filtro, sem inferência, sem obstáculos desnecessários. Uma ferramenta facilitadora de processos que auxilia na geração de ideias, o brainstorming, conceito originalmente desenvolvido em 1938 de autoria de (OSBORN, 1948) que explica a funcionalidade da ferramenta ao fazer a seguinte comparação: Se abrir as torneiras de água quente e fria ao mesmo tempo, tudo o que conseguirá obter é água morna, tépida. O mesmo acontece se tentar criticar e criar ao mesmo tempo, já que a crítica nunca será fria o suficiente, nem as ideias terão o calor necessário. Portanto, vamos concentrar-nos apenas nas ideias e deixar a crítica para depois da sessão (OSBORN, 1948) É possível extrair da analogia produzida pelo autor, que o uso dessa ferramenta em reuniões, não tem como foco a princípio, a qualidade das ideias, mas a quantidade de sugestões postas em comum, pois da soma ou da combinação das ideias podem surgir as chaves para as respostas. O termo brainstorming, traduzido do inglês remete ao conceito "tempestade cerebral Pesquisa Web - Luteria, metamórfica da Arte O que de fato é a luteria? O termo é de raiz francesa, lutherie (luterrí|), que vem de luth, traduzido do italiano (Iluto) que também faz referência à palavra alaúde, local onde se fabricam ou reparam instrumentos de corda com caixa-de-ressonância; local onde trabalha o Luther, responsável pela fabricação de instrumentos, desde violões, os violinos, guitarras e baixos elétricos, e se desprende das origens e fabrica instrumentos de sopros em madeira e cravos. A matéria-prima torna-se valorativa pela metamórfica[1] da arte, ou seja, evolui do estado bronco para um estado artisticamente transformado. O instrumento ganha vida e identidade de violino e torna-se obra prima das mãos do Lutiê, dada a singularidade da peça produzida artesanalmente. Nas mãos do violinista, o instrumento produzido transforma-se em acessório, para dar vida a outra arte, e uma nova identidade extraída das notas da partitura, se traduz em melodia, pelas mãos de outro artista. Consultas Bibliográficas Além das pesquisas na web, as consultas bibliográficas referentes ao conjunto de elementos envolvidos para a realização do vídeo institucional, somada as incursões nas instalações da Luteria, viabilizaram a elaboração das questões a serem respondias nas entrevistas, favoreceram anotações relevantes; permitiram definir quais imagens; apontamentos "briefados"; e impressões tiradas, foram determinantes para o desenrolar das ideias, das técnicas a serem adotadas, da escolha equipamentos disponíveis à mão, e serviram de apoio na tomada de decisão que resultou neste relatório. Dentre as literaturas consultadas, uma que serve de plataforma para consultas para todo projeto com esta finalidade, é a obra de (XAVIER E ZUPARDO, 2004, p.75), que enfatiza o papel do briefing, como peça essencial para o bom desempenho do roteiro, ao afirmar que independentemente de o cliente oferecer um briefing bem definido, o mais importante é que esse cliente transmita o que ele espera ver em termos de reação do espectador mediante o conteúdo apresentado pelo vídeo. Outro apontamento formulado pelos autores (XAVIER E ZUPARDO, 2004, p.76) refere-se à duração média do vídeo que recomenda-se o intervalo de 5 a 8 minutos conforme o entendimento do cliente, e destaca a relevância e se ater ao papel institucional que a ferramenta carrega, visto que, segundo esses especialistas em roteiro, embora a intenção recaia sob a esfera da venda da imagem da organização para as parcerias de interesse, tem na verdade como pano de fundo, o propósito de evidenciar a filosofia com a qual a empresa se filiou. Pode-se deduzir a partir da visão disposta pelo publicitário redator e pela jornalista redatora, que o papel do vídeo institucional, mais promove a imagem da empresa e posiciona a marca junto ao mercado, que o ímpeto de favorecer a venda de determinados produtos e ou serviços. Por meio de um recorte da obra "Entregando o Ouro para os Mocinhos" (XAVIER E ZUPARDO (2004) foi extraído do endereço eletrônico Siprorp.org, os roteiristas citam: "[...} quantos tipos de vídeos podem ser feitos com uma câmera, ou perguntar o que se pode cozinhar em uma panela", para os autores, isto representa que a criatividade encontra limites no tamanho desse sonho de quem idealiza. Em síntese, apontar que as palavras e as imagens que subsidiam os limites de criação, somada a expertise, que aliada a sensibilidade e a percepção da viabilidade do propósito, é possível inferir que todo projeto é pertinente, a partir da dedução formulada pelos autores em foco</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Dos processos executados, alguns demonstram maiores virtudes, se bem empregados, ganham substancialidade e tendem a corroborar na prosperidade do projeto. É o caso da pré-produção, que, bem planejada, traçada, que conte com um briefing bem detalhado, seguido à risca em todo processos, e o roteiro toma forma a partir anotações e inferências colhidas no Briefing, A frente, num processo intermediário de produção, surge ferramentas como a sonoplastia é estratégica, visto que e retém a atenção do espectador, e para este trabalho optou-se por uma voz jovem, masculina, dotada de plasticidade. Nas técnicas de entrevistas, foi omitida a voz do entrevistador para evidenciara fala de resposta do entrevistado. O Mote elemento chave, pois acionado, que dá o Norte ao projeto e cria os parâmetros para que o e o trabalho.do início ao fechamento do projeto presença marcante durante o processo até o e no ápice do fechamento. Técnicas de Roteiro: foram feitas aberturas com a imagem em plano fechado no musico, em apresentação e performance ao tocar o instrumento musical, Os Entrevistados: foram Luther Carlos Eduardo de Souza, e Musico Lívio Monteiro, O áudio, um fará som externo  captador de áudio junto do entrevistado perguntas em off. O Depoentes: Luther e Carlos Eduardo de Souza, e Musico Lívio Monteiro SP - Pós/ Prodç Extgrna: Funções divididas pela equipe, câmera cinematográfica, enquadramento, e plano de câmera, eixo, lentes. decupagem Edição,. Áudio: A fase derradeira do projeto, as decupagens teve papel relevante e a edição via premier, decisiva em termos de criatividade nos cortes, nas passagens entre outros apontamentos Edição, Premier alterna Quadros, imagens Lutê/ musico Time codec e por fim, Portanto, como ferramenta a câmera cinematográfico a, o enquadramento, o plano de câmera, o eixo, das lentes são detalhes que não podem ser deixados de lado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Com a conclusão deste relatório, permite-se avaliar a dimensão que foi ter participado deste desafio, ou diria, desta aventura gratificante, salutar e educativa, dedicar uma parcela do tempo para compartilhar momentos inenarráveis em companhia de amigos, fruto da equipe formada a quatro mãos para produzir uma atividade com fins acadêmicos, para a disciplina introdutória ao audiovisual técnicas básicas de TV. Uma atividade sem pretensões que não a de partilhar conhecimento para prover aprendizado, e pelo valor avaliativo que toda disciplinada carrega, ou seja, descompromissada de outras ambições que não a qualificar-se dentro da disciplina. O fato é que a tal atividade ganhou asas e riscou os céus da daquele Campus ao se materializar como vídeo institucional, pois as aspirações incontidas, as que enaltecem de forma valorativa os préstimos sociais, educativos e artísticos que o Curso Superior em Tecnologia em Luteria dispõe, a tal atividade ganhou posição pela assertiva da aposta, comprovado na satisfação dos personagens da luteria e pelo aprendizado colhido perante aquela atividade laboratorial Ver que as perspectivas se ampliam por propagar aquela mensagem institucional para fora das fronteiras da cidade, com o aval da universidade e com as insígnias da UFPR autenticadas neste relatório para representa-la na categoria específica, destinada aos estudantes de Relações Públicas, isto por si só, valida todo empenho dedicado em prol dos objetivos que foram se somando ao longo deste projeto, Em síntese, identificar no produto final, o cristalizar do aprendizado colhidos ao longo da graduação, tem valor inestimável para o estudante que vê que no propósito traçado o alcance deste. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>XAVIER, Carlos; ZUPARDO, Eveleine. Entregando o ouro para os mocinhos. São Paulo: Zennex Publishing, 2004<br><br>Vídeo Institucional - Luteria, Metamórfica da Arte https://www.youtube.com/watch?v=qtMLvTTCxHA&feature=youtu.be<br><br>FRANÇA, Fabio Publicado em Portal RP Bahia, 16 de outubro de 2005 http://blogrpunitau.blogspot.com.br/2012/05/fabio-franca.html <br><br>Brainstorming http://www.dequi.eel.usp.br/~barcza/FerramentasDaQualidadeSEBRAE.pdf <br><br>Brainstorming - Creative Power - Charles Scribner's Sons http://www.innosupport.net/uploads/media/4.2._Brainstorming_01.pdf em <br><br>Unila - Universidade Federal da Integração Latino-Americana https://www.unila.br/noticias/audiovisual-como-ferramenta-arte-e-educacao <br><br>Luteria, Metamórfica da Arte https://www.youtube.com/watch?v=qtMLvTTCxHA&feature=youtu.be <br><br>Portal Luteria http://www.luteria.ufpr.br/portal <br><br>Xavier e Zupardo (2004) Sinprorg - Livros http://www.sinprorp.org.br/Livros/livrosoa200402.htm <br><br>Slide Share Disponível em: https://pt.slideshare.net/JoseOliveira34/produo-audiovisual-etapas-da-produo-pdf <br><br>Rocha metamórfica http://www.infoescola.com/geologia/rochas-metamorficas/ <br><br> </td></tr></table></body></html>