INSCRIÇÃO: | 00936 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA07 |
TÍTULO: | Produção audiovisual para a música 'Serial Killer' |
AUTORES: | Eliz Bossi de Andrade (Universidade Federal do Paraná); Aline Gabriele da Silva (Universidade Federal do Paraná); Agnes Braga (Universidade Federal do Paraná); Flávia Lúcia Bazan Bespalhok (Universidade Federal do Paraná) |
PALAVRAS-CHAVE: | Videoclipe, Lana Del Rey, Semiótica, Thriller, Videoclipe |
RESUMO | |
Esta produção audiovisual foi elaborada utilizando a musica 'Serial Killer' da cantora norte-americana Lana Del Rey, explorando o gênero videoclipe, para a搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 嘀搀攀漀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 interdisciplinaridade com conteúdos de Vídeo e Semiótica, o vídeo foi pensado de昀漀爀洀愀 挀漀洀 焀甀攀 挀愀搀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀 琀攀渀栀愀 甀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀Ⰰ 瀀爀椀洀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ estética e iluminação das imagens em movimento. Foi abordada uma temática昀椀挀挀椀漀渀愀氀 搀攀 甀洀愀 樀漀瘀攀洀 焀甀攀 猀攀 琀漀爀渀愀 漀戀猀攀猀猀椀瘀愀 攀洀 猀攀甀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀 焀甀攀 猀漀昀爀攀 ao lembrar-se da convivência com o ex-parceiro e aprende aceitar o fato de te-lo洀愀琀愀搀漀⸀ | |
INTRODUÇÃO | |
Uma produção que pudesse primar pela qualidade das imagens produzidas fazendo a conexão com duas disciplinas do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional da UFPR, no segundo semestre de 2016. Com esse intuito, o grupo escolheu o gênero videoclipe como uma das produções audiovisuais para a搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 嘀搀攀漀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䘀氀瘀椀愀 䈀攀猀瀀愀氀栀漀欀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 匀漀愀爀攀猀 ⠀㈀ ㈀⤀ 漀 ∀嘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 甀洀 最渀攀爀漀 televisivo tal qual as ficções seriadas, os telejornais e as telenovelas" (p.31). Sabendo que este gênero usa música e imagem, o grupo criou uma proposta de挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀洀 焀甀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀愀 渀漀 瀀漀甀挀漀 琀攀洀瀀漀 搀愀 洀切猀椀挀愀⸀ 䄀 挀愀渀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 昀漀椀 ✀匀攀爀椀愀氀 䬀椀氀氀攀爀✀ 攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀甀 愀 ser desenvolvido. "O videoclipe é talvez o gênero que mais cresceu desde sua origem. [...] caracteriza-se por ter a trilha sonora como fio condutor” (ANG, Tom.瀀㠀㌀⤀⸀ 倀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 猀攀洀椀琀椀挀愀 昀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 ᰀ猠攀洀椀琀椀挀愀 愀 挀椀渀挀椀愀 焀甀攀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀ᴀ (SANTAELLA, 2012, p19) Usando como base a construção semiótica peirceana, método qual "consistia em desenvolver uma concepção da mente derivada de uma愀渀氀椀猀攀 搀攀 焀甀攀 攀猀琀 椀洀瀀氀挀椀琀漀 渀愀 琀攀渀搀渀挀椀愀 栀甀洀愀渀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀挀甀爀愀 搀愀 瘀攀爀搀愀搀攀∀⠀吀䔀䤀堀䔀䤀刀䄀 一䔀吀吀伀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀㔀㌀⤀⸀ 倀愀爀愀 漀 昀椀氀猀漀昀漀 䌀栀愀爀氀攀猀 匀⸀ 倀椀攀爀挀攀Ⰰ 甀洀 猀椀最渀漀 愀氀最漀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀氀最漀 瀀愀爀愀 愀氀最甀洀⸀ ∀伀 猀椀最渀漀 挀爀椀愀 愀氀最漀 渀愀 洀攀渀琀攀 搀漀 intérprete"(TEIXEIRA NETTO, 2007 , p70) A narrativa é composta por flashbacks, suspense e simbolos. Todos os elementos猀攀 挀漀渀攀挀琀愀洀 挀漀洀瀀漀渀搀漀 愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 伀猀 挀攀渀爀椀漀猀Ⰰ 愀猀 爀漀甀瀀愀猀Ⰰ 愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 攀 漀猀 渀最甀氀漀猀 搀攀 挀洀攀爀愀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䄀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 愀 爀攀愀氀 personalidade da personagem vai se delineando, até chegar na indução da ideia de um assassinato. A semiótica está muito presente攀洀 爀攀氀愀漀 洀漀爀琀攀Ⰰ 樀 焀甀攀 昀漀椀 漀瀀琀愀搀漀 瀀漀爀 猀攀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 洀漀爀琀攀 猀甀戀氀椀洀椀渀愀爀Ⰰ 猀攀洀 洀漀猀琀爀愀爀 甀洀愀 洀漀爀琀攀 攀砀瀀氀椀挀椀琀愀⸀ | |
OBJETIVO | |
䔀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 愀猀 瘀攀爀琀攀渀琀攀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 匀攀洀椀琀椀挀愀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 攀渀琀爀攀氀愀愀爀 愀 letra da música a imagens carregadas com signos e símbolos que remetem a猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 瀀愀猀猀椀瘀攀椀猀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 愀挀愀戀愀洀 猀攀洀瀀爀攀 琀爀愀稀攀渀搀漀 愀 temática da música e o gênero abordado. A ideia foi utilizar todos os recursos para挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 愀 椀洀愀最攀洀⸀ Visto que "para fazer um filme, você precisa antes ter uma ideia. Simples ou挀漀洀瀀氀攀砀愀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 愀 猀攀洀攀渀琀攀 焀甀攀 昀愀稀 最攀爀洀椀渀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀ᴀ†⠀䄀一䜀Ⰰ 吀漀洀⸀ 瀀㜀㤀⤀Ⰰ愀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀愀⸀ 䄀 愀氀琀攀爀渀渀挀椀愀 das cenas entre as que se passam em um quarto e as cenas do casal explicitam o挀漀渀琀爀愀猀琀攀 攀渀琀爀攀 愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 䄀氀洀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 挀漀洀 elementos físicos, outro recurso utilizado foi o poder psicológico que as cores瀀漀搀攀洀 攀砀攀爀挀攀爀 渀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䔀氀愀猀 渀漀 攀猀琀漀 愀氀椀 瀀漀爀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 estético, mas sim para mostrar um algo a mais e para contar a história da瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀 愀樀甀搀愀爀 愀 搀攀氀椀渀攀愀爀 猀攀甀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 渀愀猀 挀攀渀愀猀⸀ 䄀猀 挀漀爀攀猀 搀漀 渀昀愀猀攀 história e ajudam o espectador a entender o que se passa na vida da personagem.伀猀 琀漀渀猀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀洀戀氀椀挀愀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀猀 昀椀最甀爀椀渀漀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 nos cenários e na iluminação. | |
JUSTIFICATIVA | |
Como a presença da cor vermelha no videoclipe (inclusive como filtro de cor渀愀猀 挀攀渀愀猀 搀漀 焀甀愀爀琀漀⤀ 攀爀愀 洀甀椀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀猀 搀攀洀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀愀洀戀洀 precisavam ser. Sendo assim, cada detalhe do cenário conta um pedaço da história,愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 昀椀最甀爀椀渀漀⸀ 䄀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 猀洀戀漀氀漀猀 攀 漀戀樀攀琀漀猀 猀攀 甀渀攀洀 攀 猀攀最甀攀洀 甀洀愀 mesma linha inerente a história.䄀 挀愀渀琀漀爀愀 䰀愀渀愀 䐀攀氀 刀攀礀Ⰰ 攀洀 猀攀甀猀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀猀Ⰰ 琀爀愀稀 猀攀洀瀀爀攀 甀洀愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀 vintage e foi decido manter isso na produção tanto em questão de filtro de imagem焀甀愀渀琀漀 愀漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 挀攀渀愀⸀ 준 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 漀 昀椀氀琀爀漀 搀攀 昀椀氀洀攀 愀渀琀椀最漀 攀 light leaks em muitas outras produções da cantora. Outra característica mantida foi愀 洀愀焀甀椀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 挀愀戀攀氀漀猀 漀渀搀甀氀愀搀漀猀 攀 漀氀栀漀猀 戀攀洀 marcados com longos cílios.伀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 瀀氀愀渀攀樀愀爀愀洀 愀猀 挀攀渀愀猀 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 琀甀搀漀 猀攀 氀椀最愀猀猀攀 攀 nenhum objeto fosse gratuito. Nesse planejamento a semiótica foi fundamental. 䔀猀挀漀渀搀攀爀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 攀洀 漀戀樀攀琀漀猀 焀甀攀 瀀愀爀攀挀攀洀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀猀 昀漀椀 愀 昀漀爀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 椀渀挀氀甀椀爀 愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀攀 猀椀最渀漀猀Ⰰ 渀甀渀挀愀 攀猀焀甀攀挀攀渀搀漀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 洀愀樀漀爀椀琀爀椀愀 搀漀 瘀攀爀洀攀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀稀 椀搀攀椀愀 搀攀 椀爀愀Ⰰ 愀洀漀爀Ⰰ 挀椀切洀攀猀 攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀ 준 瀀爀攀挀椀猀漀 氀攀洀戀爀愀爀 焀甀攀 渀愀 氀攀琀爀愀 搀愀 洀甀猀椀挀愀 琀攀洀漀猀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 昀愀氀愀猀㨀 ∀䌀愀甀猀攀 䤀 氀漀瘀攀 礀漀甀 樀甀猀琀 愀 氀椀琀琀氀攀 琀漀漀 洀甀挀栀∀ ⠀倀漀爀焀甀攀 攀甀 琀攀 愀洀漀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀攀洀愀椀猀⤀ 攀 琀愀洀戀洀 ∀䤀 欀渀漀眀 琀栀愀琀 眀栀愀琀 䤀 搀漀 椀猀渀✀琀 爀椀最栀琀∀ ⠀攀甀 猀攀椀 焀甀攀 漀 焀甀攀 攀甀 昀愀漀 渀漀 挀攀爀琀漀⤀Ⰰ 昀爀愀猀攀猀 焀甀攀Ⰰ 昀甀渀挀椀漀渀愀洀 挀漀洀漀 甀洀愀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 攀 愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀漀猀 愀琀漀猀 昀攀椀琀漀猀 挀漀渀琀爀愀 漀 瀀愀爀挀攀椀爀漀 攀 愀洀戀愀猀 攀猀琀漀 氀椀最愀搀愀猀 愀漀 昀愀琀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 昀愀稀攀爀 漀 焀甀攀 昀愀稀 瀀漀爀 愀洀愀爀 搀攀洀愀椀猀⸀ 䄀氀最甀渀猀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀猀 挀氀愀爀漀⼀攀猀挀甀爀漀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 琀愀洀戀洀 爀攀瘀攀氀愀洀 愀猀 昀愀挀攀猀 漀瀀漀猀琀愀猀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀氀琀攀爀渀愀搀愀猀 攀渀琀爀攀 洀甀氀栀攀爀 愀洀漀爀漀猀愀 攀 愀 椀爀愀 攀砀琀爀攀洀愀⸀ 伀 瘀攀爀搀攀 猀攀洀瀀爀攀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀 挀漀洀瀀愀渀栀攀椀爀漀 搀攀氀愀⸀ 䔀猀琀愀 挀漀爀 猀攀 昀愀稀 瀀爀攀猀攀渀琀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 爀漀甀瀀愀猀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 氀攀琀爀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀 愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀 瀀搀攀 猀攀爀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀⸀ A fim de adaptar a linguagem verbal para o não verbal, a construção da渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瘀椀猀漀甀 猀攀最甀椀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 漀昀攀爀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 洀甀猀椀挀愀 攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 瘀椀猀漀 de uma mulher que, apesar de matar, ainda assim sofre por seus atos, mas ao洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 渀漀 猀攀 愀爀爀攀瀀攀渀搀攀 搀漀 焀甀攀 昀攀稀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 渀愀 甀氀琀椀洀愀 cena do vídeo. Utilizar signos que precisam de uma reflexão maior também fez瀀愀爀琀攀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀猀 琀愀琀甀愀最攀渀猀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 simbólicas e significativas da personagem. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
O vídeo conta história de um casal que teve problemas em seu爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀⸀ 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 猀攀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 愀 最愀爀漀琀愀 猀漀昀爀攀渀搀漀Ⰰ 猀漀稀椀渀栀愀Ⰰ 攀洀 猀攀甀 焀甀愀爀琀漀⸀ Ao decorrer do vídeo, momentos felizes do casal aparecem e também brigas. As挀攀渀愀猀 猀攀 愀氀琀攀爀渀愀洀 愀琀 漀 挀氀椀洀愀砀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 攀氀愀 瀀爀攀瀀愀爀愀 甀洀愀 戀攀戀椀搀愀 瀀愀爀愀 攀氀攀 攀 漀 envenena após uma briga por ciúmes. Não são apresentadas cenas explicitas e a洀漀爀琀攀 搀攀氀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀愀 瘀攀氀愀 猀攀 愀瀀愀最愀渀搀漀⸀ "A personagem é um ser intrinsecamente sincero. Ela sempre acaba e攀砀瀀漀渀搀漀 猀甀愀猀 瘀攀爀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 挀漀洀 攀氀愀猀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀⸀∀⠀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ Doc.p68). Para construir a personagem, foram buscadas referências em mulheres 挀漀洀漀 愀 洀漀搀攀氀漀 吀眀椀最最礀Ⰰ 攀猀琀爀攀氀愀 搀漀猀 愀渀漀猀 㘀 ⸀ 䔀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 漀 攀猀琀椀氀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 remete aos anos 60 e aos anos 90. Elementos dessas décadas também fazem瀀愀爀琀攀 搀漀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀漀 攀猀琀椀氀漀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 䰀愀渀愀 䐀攀氀 刀攀礀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 fazer com que o figurino mudasse de acordo com o clipe. No início, a maquiagem搀漀猀 漀氀栀漀猀 攀爀愀 戀攀洀 洀愀爀挀愀搀愀⸀ 䄀 搀爀愀洀愀琀椀稀愀漀 搀漀猀 漀氀栀漀猀 猀攀爀瘀椀甀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 愀 emoção e o lado humano da personagem e da história, os traços foram mudando瀀漀甀挀漀 愀 瀀漀甀挀漀 攀 愀猀 挀漀爀攀猀 搀漀 戀愀琀漀洀 昀漀爀愀洀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 攀瘀漀氀甀漀 搀愀 loucura da personagem. Outra coisa que mudou no decorrer o clipe foram as爀漀甀瀀愀猀⸀ 䐀攀 椀渀挀椀漀Ⰰ 攀爀愀洀 挀氀愀爀愀猀 攀 爀漀洀渀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀 猀愀瀀愀琀漀猀 戀愀椀砀漀猀⸀ 一漀 昀椀洀 攀猀挀甀爀愀猀 com couro e tecidos mais pesados. As roupas fazem parte da narrativa. A maior瀀愀爀琀攀 搀漀 挀氀椀瀀攀Ⰰ 攀氀愀 甀猀愀 愀 挀愀洀椀猀愀 搀攀 猀攀甀 瀀愀爀挀攀椀爀漀⸀ 䄀猀 瀀攀爀渀愀猀 搀攀 昀漀爀愀 昀愀稀攀洀 愀氀甀猀漀 popularização da minissaia nos anos 60. O jeans rasgado e a bandana trazem uma瀀攀最愀搀愀 洀愀椀猀 最爀甀渀最攀 搀漀猀 愀渀漀猀 㤀 ⸀ 䄀猀 琀愀琀甀愀最攀渀猀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 琀愀洀戀洀 琀攀洀 甀洀 significado em relação a música. O triangulo no pescoço representa o Delta. Os最爀攀最漀猀 愀挀爀攀搀椀琀愀瘀愀洀 焀甀攀 攀氀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀 愀 猀漀洀愀Ⰰ 愀 琀漀琀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ podemos associar aos momentos bons do casal. Ele também é um símbolo愀猀猀漀挀椀愀搀漀 愀漀 洀愀甀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 洀漀爀琀攀Ⰰ 漀 昀椀渀愀氀 搀攀 甀洀愀 樀漀爀渀愀搀愀⸀ 嘀椀猀琀愀 挀漀洀 攀猀猀攀 significado, mostra o lado ruim da personagem. O numero nove no pulso também爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 昀椀渀愀氀 搀攀 甀洀 挀椀挀氀漀 攀 漀 椀渀椀挀椀漀 搀攀 漀甀琀爀漀⸀ 䄀 挀栀愀洀愀搀愀 ᰀ䴠愀爀挀愀 搀攀 䌀愀椀洀ᴀ†渀漀 antebraço tem ligação com a religião. Na história da bíblia, Caim matou seu irmão䄀戀攀氀 瀀漀爀 椀渀瘀攀樀愀Ⰰ 攀 䐀攀甀猀 瀀甀渀椀甀 攀猀琀攀 挀漀氀漀挀愀渀搀漀ⴀ漀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 瘀椀猀瘀攀氀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ Deus o disse que seu pecado não era impossível de ser perdoado, mas, Caim por猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 猀攀 猀攀渀琀攀渀挀椀漀甀 焀甀愀渀搀漀 搀椀猀猀攀 ∀준 洀愀椀漀爀 愀 洀椀渀栀愀 洀愀氀搀愀搀攀 焀甀攀 愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀 ser perdoada" (Gn4:13). Como não existe nenhum registro da remarca de Caim,甀猀愀洀漀猀 愀 瘀攀爀猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 猀爀椀攀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 愀洀攀爀椀挀愀渀愀 匀甀瀀攀爀渀愀琀甀爀愀氀 criada por Eric Kripke produzida pela Warner Bros. Esse símbolo, em especial, tem甀洀愀 氀椀最愀漀 洀甀椀琀漀 昀漀爀琀攀 挀漀洀 愀 洀切猀椀挀愀 攀 挀漀洀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 䔀氀愀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 琀爀椀猀琀攀稀愀 pelo ato cometido, mas, ao contrario de Caim, não demonstra arrependimento pelo焀甀攀 昀攀稀⸀ 伀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀渀琀愀最漀渀椀猀琀愀 漀 渀愀洀漀爀愀搀漀⸀ 嘀琀椀洀愀 搀愀 漀戀猀攀猀猀漀 搀愀 protagonista. Seu visual tem elementos que remetem aos anos 90. Suas攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 猀漀 猀攀洀瀀爀攀 挀愀氀洀愀猀 攀 猀攀爀攀渀愀猀⸀ Para finalizar a construção das personagens, foram usadas as oposições攀渀琀爀攀 愀 最攀渀琀椀氀攀稀愀 攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 漀 洀漀爀愀氀 攀 漀 椀洀漀爀愀氀Ⰰ 猀愀切搀攀 攀 搀漀攀渀愀Ⰰ 攀 愀 挀爀甀攀氀搀愀搀攀 攀 a bondade.伀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 攀 瀀愀爀愀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀猀 angulações de câmera, foram tidas como referencia clássicos do thriller como os昀椀氀洀攀猀 倀猀礀挀栀漀Ⰰ 搀攀 䄀氀昀爀攀搀 䠀椀琀挀栀挀漀漀欀Ⰰ 吀栀攀 匀栀椀渀椀最Ⰰ 搀攀 匀琀愀渀氀攀礀 䬀甀戀爀椀挀欀Ⰰ 䴀礀猀攀爀礀Ⰰ 搀攀 RobReiner e OnlyGodForgives, de Nicolas WindingRefn, além de séries como Bates䴀漀琀攀氀Ⰰ 搀攀 䨀甀猀琀椀猀 䜀爀攀攀渀攀 攀 䠀愀渀渀椀戀愀氀Ⰰ 搀攀 䌀愀爀漀氀 䐀甀渀渀⸀ 䄀瀀猀 愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 搀攀 挀攀渀愀 瀀漀爀 cena e o storyboard construído, se deu inicio a construção da ideia do cenário瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀ Quando todos os projetos estavam prontos, o grupo escolheu o casal que ia挀漀渀琀爀愀挀攀渀愀爀 攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀甀 洀愀椀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀⸀ 䔀猀琀攀 processo prévio foi importante pelo fato do vídeo não ter diálogo por parte dos瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀 昀椀挀愀爀 攀砀瀀氀椀挀椀琀愀 瀀愀爀愀 漀 expectador através da expressão corporal dos dois.䄀 栀椀猀琀爀椀愀 最椀爀愀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 琀爀猀 挀攀渀爀椀漀猀㨀 漀 焀甀愀爀琀漀Ⰰ 愀 猀愀氀愀 攀 愀 挀椀搀愀搀攀⸀ Para construir o cenário do quarto, o ambiente foi completamente isolado da氀甀稀 渀愀琀甀爀愀氀 攀 愀瀀攀渀愀猀 爀攀昀氀攀琀漀爀攀猀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 椀氀甀洀椀渀愀爀⸀ 伀 最爀甀瀀漀 搀攀挀椀搀椀甀Ⰰ 愀漀 invés de acrescentar o filtro vermelho em uma correção de cor na edição, filmar搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 甀洀愀 氀甀稀 瘀攀爀洀攀氀栀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 甀洀愀 猀漀昀琀戀漀砀 挀漀洀 folhas de papel celofane vermelho para filtrar a luz, criando assim, um ambiente琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 愀瘀攀爀洀攀氀栀愀搀漀⸀ 伀 挀攀渀爀椀漀 昀漀椀 愀爀爀甀洀愀搀漀 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 瀀愀爀攀挀攀猀猀攀 甀洀 焀甀愀爀琀漀Ⰰ porém, um quarto com aspecto bagunçado, de alguém que está passando por uma昀愀猀攀 搀椀昀挀椀氀 搀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀椀渀搀漀 漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ A montagem do cenário interno demorou cerca de oito horas e envolveu três瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䄀 戀愀猀攀 搀漀 焀甀愀爀琀漀 昀漀椀 甀洀 挀漀氀挀栀漀 渀漀 挀栀漀 挀漀洀 甀洀愀 挀漀戀攀爀琀愀 瘀攀爀洀攀氀栀愀 瀀漀爀 cima e todas as paredes foram cobertas por desenhos de rostos masculinos. Os搀攀洀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 猀攀洀椀琀椀挀愀⸀ A câmera usada para a gravação foi uma Sony HDR-XR160, emprestada瀀攀氀漀 䌀甀爀猀漀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⸀ 倀攀氀愀 洀愀渀栀 foram gravadas as cenas externas e durante a tarde, noite e um período da洀愀搀爀甀最愀搀愀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 愀猀 搀攀洀愀椀猀 挀攀渀愀猀⸀ Na edição, foi utilizado o software Adobe Premiere. Como o vídeo já tinha sido最爀愀瘀愀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 瘀攀爀洀攀氀栀愀Ⰰ 渀漀 瀀爀攀挀椀猀漀甀 猀攀爀 挀爀椀愀搀愀 甀洀愀 洀猀挀愀爀愀 搀攀 correção de cor. Para remeter ao estilo antigo da cantora, foi aplicado um efeito de昀椀氀洀攀 愀渀琀椀最漀 攀洀 琀漀搀漀 漀 瘀搀攀漀 攀 䰀椀最栀琀 䰀攀愀欀猀 渀漀猀 昀氀愀猀栀戀愀挀欀猀⸀ O vídeo clipe é dividido entre flashbacks e as cenas vermelhas do quarto. Parte昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 搀愀 瘀椀猀漀 猀攀洀椀琀椀挀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 昀漀爀愀洀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀 挀攀渀爀椀漀⸀ 匀漀 攀氀攀猀㨀 䄀 挀漀爀琀椀渀愀 挀椀渀稀愀㨀 漀 挀椀渀稀愀 愀焀甀椀 昀漀椀 愀猀猀漀挀椀愀搀漀 瀀漀爀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 猀漀氀椀搀漀Ⰰ 琀爀椀猀琀攀稀愀 攀 瀀攀爀搀愀㬀 䄀 挀愀洀愀 渀漀 挀栀漀㨀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀猀琀 攀渀昀爀攀渀琀愀渀搀漀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 刀攀洀攀琀攀渀搀漀 ao dito popular “pés no chão”; A coberta vermelha: o vermelho traz a representação do sangue, da morte e da violência; Os gibis espalhados: representam o lado mais infantil da personagem. A inocência e a descontração. No momento em que ela os rasga, ela está deixando esses aspectos para trás; As bebidas: remetem a vida adulta; O mapa e o globo: é visível que a personagem está perdida, confusa. Os desenhos na parede: a grande quantidade e a repetição representam a obsessão; A pá: remetendo, subjetivamente, a morte; O dominó: seus números representam a frieza. Quando ela surta e os espalha, está substituindo a frieza por sentimentos; A vela sendo apagada: forma simbólica e poética da morte. Os cenários (tanto os de convívio do casal quanto os demais e a iluminação também são elementos da história. Nos momentos alegres, foi utilizada a luz do dia.No ambiente onde ela se isola, a iluminação é vermelha, e em alguns momentos o ambiente é todo escuro e somente a personagem é iluminada, criando a oposição luz e sombra, representando o bem e o mau. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
Após a proposta da atividade, o grupo entrou em um consenso e foram搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 愀猀 昀甀渀攀猀 焀甀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀爀椀愀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 gênero e da paleta de cores veio antes da sugestão da música. O grupo tinha a椀搀攀椀愀 搀攀 甀猀愀爀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀 昀椀洀 琀爀最椀挀漀 攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 algo subentendido. Com a decisão da música, foi dado o inicio ao briefing geral e a挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 琀爀愀稀椀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀愀 洀漀爀琀攀 攀砀瀀氀椀挀椀琀愀 após uma traição, mas, a ideia que mais agradou a todos foi a história de um jovem casal que sofria com ciúmes e acabou com um fim trágico. A ideia da solidão no quarto veio logo após.䌀漀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀 愀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀攀挀椀搀椀搀愀Ⰰ 昀漀椀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 e construir uma história mais detalhada. Após a finalização do roteiro, a equipe se 爀攀甀渀椀甀 攀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 愀猀 琀愀爀攀昀愀猀 搀攀 搀椀爀攀漀 攀 攀渀琀漀 猀攀 椀渀椀挀椀漀甀 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 洀愀椀猀 referências que pudessem ser usadas na gravação.䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 猀攀洀椀琀椀挀漀猀 樀 攀猀琀愀爀攀洀 猀攀渀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 愀椀渀搀愀 sentia falta de mais elementos, então, a história foi ainda mais incrementada, com愀甀砀椀氀椀漀 搀漀 攀渀琀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 䤀渀琀爀漀搀甀漀 匀攀洀椀琀椀挀愀 搀漀 䌀甀爀猀漀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 Tecnologia em Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná. Um搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀搀漀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 昀漀椀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 甀猀愀爀 渀愀猀 挀攀渀愀猀 搀漀 焀甀愀爀琀漀 攀 渀愀猀 挀攀渀愀猀 攀猀挀甀爀愀猀 愀 洀攀猀洀愀 爀漀甀瀀愀 焀甀攀 漀 渀愀洀漀爀愀搀漀 甀猀漀甀 渀愀 última cena em que ele apareceu.伀 爀漀琀攀椀爀漀 昀椀渀愀氀 昀漀椀 愀瀀爀漀瘀愀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 琀漀搀愀Ⰰ 攀 攀渀琀漀 愀猀 搀愀琀愀猀 搀愀 最爀愀瘀愀漀 foram marcadas. As cenas externas foram gravadas no centro de Colombo, cidade搀愀 爀攀最椀漀 洀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ 渀漀 倀愀爀愀渀⸀ 伀 氀漀挀愀氀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 aspecto antigo da cidade e também a grande presença de natureza na cidade,愀猀瀀攀挀琀漀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 爀攀洀攀琀攀爀 愀 挀漀爀 瘀攀爀搀攀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 戀爀椀攀昀椀渀最⸀ A montagem do cenário se iniciou na manhã de uma sexta feira e o vídeo foi最爀愀瘀愀搀漀 渀漀 搀椀愀 猀攀最甀椀渀琀攀⸀ 䄀 攀焀甀椀瀀攀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 最爀愀瘀愀爀 愀猀 攀砀琀攀爀渀愀猀 瀀攀氀愀 洀愀渀栀⸀ 䄀猀 gravações se iniciaram na Igreja Nossa Senhora do Rosário, seguindo para a praça搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 一漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 琀愀爀搀攀Ⰰ 愀猀 挀攀渀愀猀 椀渀琀攀爀渀愀猀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀⸀ 䄀猀 挀攀渀愀猀 渀漀 foram gravadas em ordem cronológica e foram colocadas em ordem seguindo o爀漀琀攀椀爀漀 愀搀愀瀀琀愀搀漀⸀ Após a gravação, iniciou-se o processo de edição, que foi feita integralmente瀀攀氀愀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 戀愀爀爀攀椀爀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 昀漀椀 搀攀椀砀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀 captada com cara de filme antigo. A primeira aplicação de filtro antigo deixou as椀洀愀最攀渀猀 洀甀椀琀漀 挀愀爀爀攀最愀搀愀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 挀攀渀愀猀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀椀昀挀椀氀⸀ 䄀瀀猀 a suavização do efeito, o grupo ainda sentia falta de algo que diferenciasse as挀攀渀愀猀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 挀漀洀 愀猀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀⸀ 伀 爀攀挀甀爀猀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 甀洀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 foi a Light Leek. A primeira versão ficou longa e um pouco confusa, então, o vídeo昀漀椀 攀搀椀琀愀搀漀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀 瘀攀爀猀漀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 orientadora e aprovada.䄀 瘀攀爀猀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瘀搀攀漀 琀攀洀 ㌀ 洀椀渀甀琀漀猀 攀 㔀㌀ 猀攀最甀渀搀漀猀⸀ 伀 挀氀椀瀀攀 猀攀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 uma imagem de televisão fora do ar. Logo em seguida, a garota aparece deitada,挀漀洀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 琀爀椀猀琀攀稀愀 攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀⸀ 䄀 挀攀渀愀 昀漀椀 挀愀瀀琀愀搀愀 搀攀 挀椀洀愀 瀀愀爀愀 搀愀爀 甀洀愀 noção de ambiente. Logo em seguida flashes de objetos do quarto começam a猀攀爀攀洀 洀漀猀琀爀愀搀漀猀 攀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀琀愀氀栀攀⸀ 䘀漀椀 搀愀搀漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 搀攀 爀漀猀琀漀猀 masculinos na parede e em seguida, um close nas mãos dela, ainda com a aliança攀 攀洀 甀洀 最椀戀椀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 甀洀 挀愀猀愀氀⸀ 一漀 搀攀猀攀渀栀漀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 愀 昀爀愀猀攀 "Como nos velhos tempos". Ela se recorda de um momento onde os dois estavam搀攀 洀漀猀 搀愀搀愀猀 攀 攀氀攀 甀猀愀瘀愀 愀 戀愀渀搀愀渀愀 瘀攀爀洀攀氀栀愀 渀漀 戀爀愀漀⸀ 䄀 戀愀渀搀愀渀愀 攀猀琀 愀氀椀 瀀愀爀愀 simbolizar também o sangue. Outras lembranças felizes voltam a aparecer,攀渀焀甀愀渀琀漀 攀氀愀 昀椀挀愀 洀愀椀猀 挀栀愀琀攀愀搀愀⸀ 䄀瀀猀 甀洀 稀漀漀洀 渀漀猀 漀氀栀漀猀 搀攀 甀洀 搀漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀Ⰰ um flashback dos dois rindo e conversando aparece. Nas cenas que seguem, o挀栀漀 搀漀 焀甀愀爀琀漀 猀攀 洀漀猀琀爀愀 挀栀攀椀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 攀 最愀爀爀愀昀愀猀 搀攀 戀攀戀椀搀愀⸀ Outra imagem que destaca o contraste entre as duas fases da personagem é a椀洀愀最攀洀 搀攀氀愀 猀攀最甀爀愀渀搀漀 甀洀愀 氀愀琀椀渀栀愀 搀攀 䌀漀挀愀ⴀ䌀漀氀愀 攀 氀漀最漀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 de uma parte do quarto com garrafas de bebida. Tanto as cenas do casal quanto as搀漀 焀甀愀爀琀漀 瀀愀猀猀愀洀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀 渀瘀攀氀 攀洀 洀椀渀甀琀漀 攀 㜀 猀攀最甀渀搀漀猀Ⰰ 漀渀搀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 mais agressivos começam a aparecer. As brigas começam a ficar mais pesadas e漀甀琀爀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀愀猀猀愀洀 愀 猀攀爀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 攀猀挀甀爀椀搀漀 琀漀琀愀氀 攀 猀 愀 personagem iluminada e a bandana, que passa a ser usada por ela. É possível漀戀猀攀爀瘀愀爀 琀愀洀戀洀Ⰰ 焀甀攀 愀猀 挀漀爀攀猀 搀愀猀 爀漀甀瀀愀猀 攀 搀愀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瘀漀 攀猀挀甀爀攀挀攀渀搀漀 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀 挀氀椀瀀攀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
No quarto semestre do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⴀ 嘀搀攀漀Ⰰ 愀
professora Flávia Bespalhok propôs aos alunos um trabalho onde um vídeo clipe琀攀爀椀愀 搀攀 猀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀⸀ 䄀瀀猀 愀 搀椀瘀椀猀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 挀漀洀攀漀甀ⴀ猀攀 愀 瀀氀愀渀攀樀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀
final. Utilizando uma interdisciplinaridade entre a disciplina de Vídeo e a disciplina䤀渀琀爀漀搀甀漀 匀攀洀椀琀椀挀愀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 漀渀搀攀 攀洀 甀洀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 搀攀
gênero Thriller seria puramente semiótico.䄀 洀切猀椀挀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 ᠀匠攀爀椀愀氀 䬀椀氀氀攀爀ᤀⰠ 搀愀 挀愀渀琀漀爀愀 渀漀爀琀攀愀洀攀爀椀挀愀渀愀
Lana Del Rey. A letra conta a história de uma paixão obsessiva que搀攀猀攀渀挀愀搀攀漀甀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 洀攀渀琀攀 樀 昀爀愀挀愀 攀 愀戀愀氀愀搀愀Ⰰ 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 瀀猀椀挀漀猀猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀 焀甀攀
não foge da realidade de hoje, um caso muito ocorrido e pouco noticiado, na 洀切猀椀挀愀Ⰰ 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 栀椀瀀爀戀漀氀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀⸀ 䌀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 氀攀琀爀愀 搀愀 洀甀猀椀挀愀Ⰰ 漀 瘀椀猀甀愀氀
do clipe começou a ser desenvolvido e, tomando como base algumas outras瀀爀漀搀甀攀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀猀
aspectos desejados da semiótica.䄀 瀀愀爀琀攀 攀猀琀琀椀挀愀 昀漀椀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 椀搀攀椀愀 攀爀愀
fazer a fotografia ser um terceiro personagem da história. Este projeto proporcionou à equipe uma vivencia prática do ensinado na sala de愀甀氀愀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 搀攀猀搀攀 愀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 愀琀 愀 攀渀琀爀攀最愀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀
Novas funções na produção puderam ser experimentadas. Além do relacionamento椀渀琀攀爀瀀攀猀猀漀愀氀 焀甀攀 瀀搀攀 猀攀爀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䄀 攀焀甀椀瀀攀 琀愀洀戀洀
conseguiu aprender a lidar com alguns obstáculos, como o orçamento baixo e a氀椀洀椀琀愀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀⸀
Apesar de algumas dificuldades, o projeto como um todo foi de grande椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 瀀爀琀椀挀漀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瘀搀攀漀 瀀愀爀愀 漀 最爀甀瀀漀 挀漀洀漀
um todo, já que, misturou conteúdos aprendidos em diferentes matérias. Foi瀀漀猀猀瘀攀氀 愀瀀爀椀洀漀爀愀爀 琀挀渀椀挀愀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀猀 攀 琀愀洀戀洀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 渀漀瘀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀匀䄀一吀䄀䔀䰀䰀䄀Ⰰ 䰀甀挀椀愀⸀ 匀攀洀椀琀椀挀愀 愀瀀氀椀挀愀搀愀⸀ 吀栀漀洀猀漀渀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䐀䄀䰀䜀伀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀⸀ 匀攀洀椀琀椀挀愀㨀 䄀 氀最椀挀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䈀攀椀爀愀 䤀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 㤀㤀㠀⸀
SANTAELLA, Lucia. A Teoria Geral dos Signos. Editora Pioneira, 2000.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀䄀刀䔀匀Ⰰ 吀栀椀愀最漀⸀ 䄀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 嘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 唀䘀倀䈀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ Dicionário de Símbolos. Disponível em dicionariodesimbolos.com.br; Acesso em 2 de abril de 2017㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀䄀刀䔀匀Ⰰ 吀栀椀愀最漀⸀ 嘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀㨀 伀 攀氀漀最椀漀 搀愀 搀攀猀愀爀洀漀渀椀愀⸀ 䴀愀爀挀愀 搀愀 昀愀渀琀愀猀椀愀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀䐀刀伀匀䄀Ⰰ 䤀猀爀愀攀氀⸀ 䐀愀 挀漀爀 挀漀爀 椀渀攀砀椀猀琀攀渀琀攀⸀ 匀攀渀愀挀 ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䔀吀吀伀Ⰰ 䨀 吀攀椀砀攀椀爀愀 䌀漀攀氀栀漀⸀ 匀攀洀椀琀椀挀愀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 ጀ†搀椀愀最爀愀洀愀 搀愀 teoria do signo. Perspectiva, 2007. SANTARELLA, Lúcia. O que é semiótica. Brasiliense, 32º edição, 2012.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ 䐀漀挀⸀ 䐀愀 挀爀椀愀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 吀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 2000. MOLETTA, Alex. Criação de curta-metragem em vídeo digital – uma proposta瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀攀 戀愀椀砀漀 挀甀猀琀漀⸀ 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀戀氀椀愀 匀愀最爀愀搀愀Ⰰ 䔀搀椀漀 倀愀猀琀漀爀愀氀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 倀愀甀氀甀猀Ⰰ 㘀㘀뀀 攀搀椀漀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |