ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00937</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Colégio Medianeira</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Luiz Guilherme Rodrigues de Jesus (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Clara Milani Ratusznei (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Caroline Prado Cardoso (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Kellen Yamashiro (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); João Paulo Garcia (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Fernanda Biazetto Vilar Fabricio (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;filme, anúncio, colégio, publicidade, audiovisual</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O filme publicitário  O olhar de um estudante integra o trabalho de conclusão de curso. Realizado com o Colégio Nossa Senhora Medianeira, com a finalidade de desenvolver e planejar uma campanha publicitária para a empresa. O filme tem como objetivo primário fidelizar os atuais alunos, aumentando assim o número de rematrículas, sobretudo no ensino médio. Para a realização e produção do material, foi imprescindível obter como base a teoria de autores das áreas de marketing e comunicação, além da realização de pesquisas a fim de analisar a situação do setor, definir as influências no processo de decisão na escolha da escola e a satisfação dos clientes perante o colégio. Com base em um briefing detalhado e estudos sobre a situação do segmento, foi possível estabelecer e traçar a linha criativa e apresentação do filme sob o tema de campanha desenvolvido  Colecionar Momentos é se Completar .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O filme publicitário  O olhar de um estudante integra o trabalho de conclusão de curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, para a obtenção da Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que possui como finalidade desenvolver e planejar uma campanha publicitária para uma empresa. O cliente selecionado para o desenvolvimento deste projeto é o Colégio Nossa Senhora Medianeira.O estudo permitiu identificar a perda de alunos no ensino médio do Colégio Medianeira devido à grande procura dos estudantes e seus familiares por cursos pré-vestibulares durante esta fase. Dessa maneira, o material tem como objetivo geral reforçar o posicionamento do colégio e fidelizar os alunos ao longo de todo ciclo acadêmico básico. O conteúdo deste trabalho foi embasado com autores e teóricos, além dos dados obtidos pela realização pesquisas. A partir do resultado de investigações realizadas com pais ou responsáveis de alunos matriculados na instituição, ex-alunos e clientes em potencial.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Através da análise de dados foi possível perceber que o Colégio Medianeira demonstrou ser admirado principalmente por seus alunos e familiares, mesmo após os estudantes já terem completado o ciclo acadêmico básico. Além disso, o colégio leva a chancela de uma instituição de ensino que já é consagrada há décadas no mercado estudantil, o que gera maior associação da marca à sua tradição, responsável pela educação acadêmica e humana a quase 60 anos, porém não é percebida como qualificada suficiente para a preparação para o vestibular. Assim, o problema de comunicação da marca reside no fato de que o público consumidor ainda não reconhece que o Medianeira faz parte cultural do seu aprendizado e que oferece o ensino de forma completa, já que a preparação para o vestibular é apenas mais uma etapa desta preparação para a vida fornecida pela instituição.A fim de solucionar o problema de comunicação, foi criado o filme  O olhar de um estudante que visa apresentar o Medianeira como um colégio de formação completa, fazendo com que os alunos permaneçam na instituição durante todos os níveis de ensino, até completarem o ensino médio. Outro ponto a ser ressaltado é o fortalecimento emocional entre os alunos, pais e responsáveis que consomem o serviço do colégio.Para alcançar tal fidelização, foi trabalhado a imagem e as experiências positivas arrecadadas no decorrer do desenvolvimento do aluno durante toda sua trajetória no Colégio Medianeira e como o colégio oferece um ensino completo aos estudantes, apresentando a fraqueza da preparação para o vestibular como apenas uma das etapas de toda a educação propiciada. O filme publicitário de curta duração tem como principal objetivo sintetizar a mensagem da campanha e envolver o público durante o início das aulas.O posicionamento pretendido para campanha está relacionado à preparação para a vida, por conta disso, com o intuito de demonstrar que momentos específicos complementam vários ciclos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Conforme evidenciado no planejamento de campanha, o conceito destinado para o filme segue uma linha criativa com apelo emocional, retratando momentos que são essenciais para compor os ciclos da vida de um estudante. Com isso, criou-se o conceito  Colecionar momentos é se completar . O contexto abordado é regido por  momentos , evidenciando a importância de várias etapas para o desenvolvimento e crescimento pessoal. De forma complementar, a mensagem reflete o valor da continuidade de um ciclo e o quanto a ruptura deste pode impactar na formação humana. Portanto, as imagens retratadas na campanha demonstram a importância de colecionar cada um desses momentos para a construção de um indivíduo completo. O vídeo:  O olhar de um estudante , apresenta vários momentos comuns vivenciados por um aluno dentro da Instituição. A evolução e crescimento da criança é representada pelo ponto de vista do próprio aluno. As cenas resgatam as lembranças das grandes amizades cultivadas com o tempo. Além de mostrar que o colégio apresenta os melhores parceiros para a vida: os amigos.A ideia principal é de os que alunos matriculados e seus familiares percebam a campanha  Colecionar Momentos é se Completar . A proposta é aproximar ainda mais o público-alvo da instituição, despertando o desejo desse público em continuar fazendo parte da história do Medianeira. O vídeo possui a mesma identidade visual da campanha proposta no Trabalho de Conclusão de Curso. A produção do material visa a veiculação sobretudo em meio online, pelo Youtube e Facebook, além do envio do vídeo por meio de e-mail marketing para a base de clientes ativos no Medianeira. O público-alvo a ser atingido em primeiro momento são mães residentes em Curitiba ou região, com filhos em idade escolar, principalmente aqueles que já estão matriculados na instituição. Em segundo plano, os alunos do ensino fundamental e médio também serão impactados pelo vídeo, de modo que funcionem como pontos de influência diante de suas mães - principais decisoras - conforme constatado nas pesquisas realizadas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro passo para a construção do filme foi organizar, em um roteiro objetivo, os principais momentos da vida de um estudante e do seu ciclo escolar. Cada uma dessas sequências possui elementos, ações e características representantes de cada ciclo. As cenas foram capturadas individualmente, utilizando-se de câmeras DSLR s, e contou com atores locais voluntários em seu casting. A decupagem do material precisou acompanhar a trilha sonora escolhida, tendo em vista a harmonia das sequências. Após a captura, a pós-produção contou com edição, colorização e finalização em formato para internet. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Roteiro 02  O olhar de um estudante. CLIENTE: Colégio Medianeira PEÇA: 1080p (1920x1080 pixels) Widescreen. TÍTULO: O olhar de um estudante. VÍDEO ÁUDIO CENA 1 - INTERNO - Sala de aula (Atores: Menino menor com os amigos). Dois amigos estão sentados um atrás do outro assistindo a aula, quando um aluno novo entra na sala pedindo licença. O amigo de trás sinaliza para o amigo para ele ver o novo aluno entrando, os dois olham com expressão de poucos amigos, mas essa expressão é eliminada quando os dois garotos cumprimentam o amigo novo (neste momento nasce uma grande amizade). CENA 2 - EXTERNO - Corredores do Colégio Medianeira (Atores: Menino menor com os amigos). Alguns amigos andam ou correm e ao mesmo tempo conversam. Eles estão empolgados e felizes. Dá para perceber que são grandes companheiros. CENA 3 - EXTERNO - Em uma grande mesa (Atores: Menino menor com os amigos). Os amigos estão sentados em frente a uma mesa. Eles estão trabalhando em um projeto de ciências. Alguma coisa acontece no experimento (como a mistura das cores). Os amigos admiram o resultado do trabalho. CENA 4 - INTERNO - Sala de jogos (Atores: Menino menor com os amigos). Eles estão em frente a uma tv, com seus controles de vídeo game, jogando felizes da vida. CENA 5 - INTERNO - Cozinha (Atores: Menino menor com os amigos). Os meninos trocam cartaz de um jogo. Um deles perde e é provocado pelos demais (de maneira agradável  referência Stranger Things). NOTA: Essa cena pode ser trocada por uma em que os amigos jogam videogame e a mãe pede para desligarem. CENA 6 - EXTERNO - Piscina (Atores: Menino menor com os amigos). Os amigos estão sentados na beira de uma piscina. Eles pulam e brincam de jogar água um no outro. Os meninos saem da água. Ao final temos uma eles sentados nos bancos e descansando felizes pelo momento. CENA 7 - EXTERNO - Na rua (Atores: Menino menor com os amigos). O menino (ator principal) anda de bicicleta pela rua, e os amigos vem correndo atrás voltando do colégio. CENA 8 - EXTERNO - Corredor do Colégio Medianeira (Ator: Menino mais velho). Os anos passam, vemos o menino andando pelo corredor do colégio, ele está sozinho com mochila nas costas. CENA 9 - INTERNO - Quarto (Ator: Menino mais velho). O menino está em seu quarto. Está estudando para uma prova importante. É possível perceber a concentração e seu rosto. Alguma coisa o irrita, ele rabisca / amassa uma folha de papel. CENA 10 - INTERNO - Palco (Ator: Menino mais velho). É dia da formatura. Vemos o protagonista erguendo o seu diploma, de maneira emocionante. Papel picado cai sobre ele. Ele sorri. CENA 11 - INTERNO - Sala de reuniões (Ator: Menino mais velho). O rapaz está mais velho, agora ele é um homem de sucesso, com duas clientes ele fecha um bom negócio. CENA 12 - INTERNO - Sala de casa (Ator: Menino mais velho). O rapaz (agora mais velho ainda) chega do trabalho. Ele entra na casa desapertando a gravata. Ele deixa a chave do caso em sua mesa, ao lado vemos uma foto. Ele percebe a foto e a pega. Após sorrir de maneira emocionante, vemos que a foto é a mesma tirada anos atrás, na piscina. Os anos se passaram, mas a amizade entre eles ainda é algo importante. LETTERING: Colecionar momentos é se completar. ASSINATURA: Colégio Medianeira e Rede de Educação Jesuítas. (Trilha sonora:  Magic in the Moment ) (Trilha e áudio das cenas, intercalaram no plano no decorrer do vídeo) </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O presente trabalho, integrante de um plano de comunicação e de marketing para o Colégio Nossa Senhora Medianeira, busca fidelizar os atuais alunos e seus familiares, para que permaneçam na instituição até o final do ensino médio. Sendo assim, com base no briefing coletado com o cliente e com as pesquisas, pode-se mapear o mercado em que a instituição está inserida e os fatores que influenciam no processo de decisão de escolha da escola, para traçar o melhor planejamento e objetivos de campanha.Como o Colégio Medianeira possui uma forte ideologia cristã e humana com um posicionamento já consolidado no mercado de preparação para a vida, uma das dificuldades foi apresentar ao público que o colégio prepara para o vestibular durante todo o período acadêmico e que cada uma das etapas é essencial para que haja uma formação completa, com intuito de convencer os pais e os alunos a permanecer na instituição e não perder nenhum desses momentos. Outro desafio foi o de criar uma comunicação diferente da que é observada na concorrência, já que se percebe uma homogeneização nas peças. Mesmo com tais obstáculos, a proposta do filme publicitário  O olhar de um estudante se demonstra efetivo para suprir as necessidades do cliente. O projeto teve em vista o aumento de alunos durante o período do ensino médio a partir da fidelização dos atuais clientes. Por se tratar de uma linguagem institucional com resultados a longo prazo, sugere-se que a campanha desenvolvida no presente trabalho seja vista como apenas o primeiro passo para a obtenção do objetivo final, uma vez que o processo de fidelização é mais lento, o que exige um tempo maior de campanha.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AAKER, David A. Administração Estratégica de Mercado. 9ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.<br><br>ADMINISTRADORES. Marketing de serviços. 2009. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/marketing-de-servicos/28814>. Acesso em: 01/04/2016. <br><br>ASAV. Associação Antônio Vieira. Disponível em: <http://www.asav.org.br/colegio- medianeira/>. Acesso em: 13/04/2016.<br><br>BELCH, George E.; BELCH, Michael A. Propaganda e Promoção: uma perspectiva da Comunicação Integrada de Marketing. 7ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.<br><br>BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor. 9ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2005.<br><br>CESAR, Newton. Direção de Arte em Propaganda. 10.ed. Brasília: Editora Senac, 3013.<br><br>CHURCHILL, Gilbert A. JR; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 3a ed. São Paulo: Saraiva, 2012.<br><br>COLÉGIO MEDIANEIRA. Colégio Medianeira. Disponível em: <http://www.colegiomedianeira.g12.br/>. Acesso em: 17/03/2016. <br><br>CORRÊA, Roberto. Planejamento de propaganda. 5ª Edição. São Paulo: Global Editora Distribuidora Ltda, 1986.<br><br>EXAME. Ensino particular perde 1 milhão de alunos. 2016. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/ensino-particular-perde-1-mihao-de- alunos>. Acesso em: 19/03/2016. <br><br>FOLHA DE S. PAULO. Estudantes usam aplicativos como preparação para vestibular e enem. 2015. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/08/1666217-estudantes-usam- aplicativos-como-preparacao-para-vestibular-e-enem.shtml>. Acesso em: 14/04/2016. <br><br>LITZ, Levis; LITZ, Valesca Giordano. Colégio Medianeira 50 anos: um abraço que transforma. Edição Comemorativa. Curitiba: SE. 2007.<br><br>PÚBLIO, Marcelo Abílio. Como planejar e executar uma campanha de propaganda. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.<br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 1999.<br><br>SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 6a ed. São Paulo: Pioneira, 1996. <br><br> </td></tr></table></body></html>