ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00984</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A utilização do olfato como principal diferencial na interação com mobiliários urbanos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Diego Rosa Alves Pereira (Universidade Positivo); Marcio Jackson Moreira Dias (Universidade Positivo); Sérgio Menezes da Silva (Universidade Positivo); Bruno Ferreira Rabelo (Universidade Positivo); Victor Wolfgang Hoffmann (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;mobiliário urbano, inovação, olfato, interatividade, experiência</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na procura de expandir seus mercados, a Beleza Natural, marca de salão de beleza e cosméticos especializados em cabelos cacheados, decidiu abrir uma nova franquia em Curitiba. Nosso objetivo em todo o trabalho foi realizar esse lançamento da melhor maneira. Um dos destaques disso, foi exatamente o tema do trabalho: um mobiliário urbano (totem de ponto de ônibus, bancas, etc), o qual era animado digitalmente e, quando pressionado um botão, liberava um aroma especial dos produtos da marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este relatório de trabalho reúne todas as informações do desenvolvimento do mobiliário urbano interativo que, através da utilização dos sentidos humanos, consegue envolver os consumidores e criar uma ligação maior com a marca. A peça fez parte de uma campanha fictícia criada para uma concorrência entre equipes, trabalho multidisciplinar que envolve o último semestre do terceiro ano de Publicidade e propaganda da Universidade Positivo. O objetivo da concorrência era fazer o lançamento de uma marca de salão de beleza e de produtos com foco em cabelos cacheados, em Curitiba/PR. A marca em questão é a Beleza Natural, já presente em outros estados brasileiros. Antes da criação do mobiliário, passamos por diversas etapas, analisando todo o cenário do mercado de cosméticos e salões de beleza no Brasil e, principalmente, em Curitiba. Tudo isso foi feito com o intuito de entender onde nosso cliente se encontra, além de também conhecê-lo melhor. Ao todo, nosso planejamento teve análise de tendências macroambientais, análise da concorrência, análise digital, histórico do cliente e definição de problema e objetivo de comunicação. A partir de todos esses dados, concluímos qual a melhor forma de nosso cliente se comunicar, com quem se comunicar, quando e como fazer isso. Sendo assim, partimos para a criação do plano de comunicação, onde a ideia para o mobiliário urbano interativo nasceu. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O mobiliário urbano desenvolvido para o lançamento da Beleza Natural em Curitiba tem como objetivo criar uma relação de interação da marca, com o consumidor e vice-versa. O usuário é convidado a apertar um botão no outdoor que, quando clicado, libera o aroma de um dos produtos da marca no ar. Para entendermos o nascimento dessa ideia, voltamos um pouco em toda a concepção do trabalho. O conceito criativo da campanha realizada parte do pressuposto de que é preciso dar rosto e voz para a personalidade forte e feminina da Beleza Natural. Mostrar o quão sedutor seu ar pode ser no dia a dia, movimentando-se em suas tarefas diárias. O objetivo disso era lançar um charme, trazer o foco da consumidora para a marca e, por fim, criar um envolvimento emocional com o target. Sendo assim, o conceito definido foi: "Seja sedutora, solte os cachos e viva em movimento." Nosso planejamento definiu três flights (etapas) para a campanha de lançamento. Cada uma delas possui um objetivo próprio e todas as mídias incluídas convergem para o mesmo objetivo. Todo o lançamento da marca é como um storytelling, onde a Beleza Natural é o herói. Acreditamos que essa foi melhor maneira para que a marca não se tornasse genérica e, consequentemente, se igualasse a outros produtos/serviços do mercado. Os flights foram os seguintes: 1- Sedução; 2- Conquista; e 3- Felizes para sempre, que serão explicados no decorrer do relatório. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para construção da nossa base teórica, utilizada tanto na concepção do conceito criativo, no planejamento e na criação do mobiliário urbano, exclusivamente, buscamos fontes que tratam de assuntos como lovemarks, interação de usuários com marcas, novos meios de publicidade, UX - user experience (experiência do usuário) e, não menos importante, os aromas ligados à lembrança de marca. Donaton afirma que: "à medida que se torna a cada dia mais fácil para o consumidor se esquivar das mensagens publicitárias, torna-se urgente para os publicitários descobrirem novos modos de chamar a atenção do consumidor." (DONATON, 2008, p. 37). Esse é um dos principais objetivos ao criar um mobiliário urbano inovador, que chame a atenção no dia a dia do consumidor e crie, de maneira divertida e sensorial, uma primeira interação das pessoas com a Beleza Natural. Como não queremos que a marca se torne genérica aos olhos do consumidor, o mobiliário é uma ótima maneira para atingir isso e, ainda, conseguir mídia espontânea gerada por pessoas que compartilham a experiência em suas redes. Pensamos em um lançamento além da simples exposição do produto. Devemos trazer conteúdo relevante, novas interações e experiências com a marca, para que o usuário consiga receber a mensagem proposta e "comprar a ideia", de maneira mais sutil. Isso deve ser levado em consideração, pois as formas de se comunicar com os consumidores estão em constante transformação. As experiências das pessoas com as marcas devem durar mais que um comercial de televisão. Donaton explica isso, mostrando que partimos de uma publicidade rápida, que acaba na mesma hora que o comercial termina, partindo para um entretenimento mais longo: "Publicidade de longo formato, assim chamada porque ela dura mais do que 30 ou 60 segundos dos comerciais, possuindo assim um valor intrínseco como diversão." (2008, p. 32). Com base na afirmação da autora, observamos que além das marcas manterem o relacionamento por mais tempo com seu consumidor, também existe uma maneira correta de fazer isso. Deve-se comunicar com um tom de voz adequado, fazendo a propaganda ter cada vez menos cara de propaganda: "Se eles não derem seu recado de maneira divertida, não nos interessaremos por eles. Não é o fim do comercial que não diverte; é o fim de tudo o que não diverte." (DONATON, 2008, p. 36). Começamos aqui um caminho na direção da inovação e da utilização de novos meios para o lançamento da Beleza Natural em Curitiba. Então, na busca da identificação do consumidor com uma marca, seja pelo produto, ideologia ou no caso do mobiliário, o aroma, a marca deve atender às expectativas do público. Algo único deve ser oferecido para o consumidor, que fique sempre em sua memória. Esse destaque está em sua personalidade, está na maneira com que a marca conversará com seu público, ditando para onde o relacionamento entre eles caminhará. Keller e Machado confirmam isso: "A personalidade da marca reflete como as pessoas se sentem em relação a ela como resultado do que pensam que a marca é ou faz, de como é comercializada e promovida etc." (2006, p. 53). No caso da Beleza Natural, utilizamos de uma linguagem desafiadora e de sedução, trazendo à tona os aromas dos produtos e pedindo para o público interagir com o mobiliário urbano. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">PLANEJAMENTO O tom de voz adotado para a campanha é de companheirismo, aliado à motivação. Em todas as criações do trabalho, a marca deve reforçar e deixar sempre claro que passará um bom tempo ao lado do consumidor, apoiando-o em todos os momentos. Como descrevemos anteriormente, a campanha possui três etapas. A primeira delas, a Sedução, trabalha para que a marca comece a se mostrar aos poucos para seus clientes. No entanto, ao mesmo tempo em que ela deve ser sedutora, a marca não deve passar a fragilidade, mas confiança. Em todos os momentos deve-se continuar a passar credibilidade para o cliente. Já a segunda parte da campanha, a Conquista, além de destacarmos a existência da Beleza Natural, desejamos criar uma ligação emocional com o público. É aqui o momento onde conseguiremos trazer os clientes para conhecer e experimentar o produto/serviço. E, por fim, no último momento da campanha, Felizes para sempre, continuaremos a manter nossa relação com o cliente que, após os flights anteriores, já conhece a marca, sabe qual é o seu objetivo e quer que ela continue assim, trazendo conteúdo relevante e inovando diariamente. Para falarmos da sensualidade (e sedução), item que é um dos atributos que uma marca deve possuir para que se torne uma Lovemark, analisamos uma das bases desse item: os sentidos humanos. São eles que trazem maior significado a qualquer experiência, deixando-a mais duradoura, única e que ficará mais tempo na memória das pessoas. Conforme Roberts, "Os sentidos nos alertam, provocam, advertem e enchem nossos corações de alegria. Eles nos têm protegido e enriquecido ao longo da história evolucionária." (2005, p. 85) A criação do mobiliário urbano acontece na primeira etapa da campanha, pois como comentamos, ela utiliza da sedução. Neste primeiro momento, o aroma dos produtos dita toda a criação. O olfato tem ligação direta com as emoções do consumidor, conforme Sant'anna diz, "A publicidade é um meio de tornar conhecido um produto, um serviço ou uma marca. Seu objetivo é despertar, nos consumidores, o desejo pela coisa anunciada ou destacar aspectos que diferenciam o produto de seus concorrentes, ou o aumento de seu valor junto ao target. (SANT'ANNA. 2013, p.60) Sendo assim, tentamos despertar as emoções dos consumidores através de experiências vividas, lembranças ou qualquer sentimento bom que tenha ligação com os aromas da Beleza Natural. Tudo isso, aguçado pela ação de apertar um botão e pela liberação do perfume dos produtos. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa de Millward Brown, mostrou que "75% de nossas percepções e conexões emocionais vêm do olfato, e que uma forte identidade sensorial garante a uma marca um diferencial competitivo enorme" (CAVACO, 2010, p.55). Como a marca estará chegando em Curitiba, o ar sedutor, aliado à utilização do olfato, se tornou uma das melhores escolhas para a campanha. EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO Na questão de experiência do usuário, temos diversos segmentos do marketing que estudam como as marcas podem se utilizar das emoções dos seus clientes para conquistá-los ou fidelizá-los. Qualquer produto pode tornar-se incrivelmente melhor se aliado à experiências positivas com as pessoas. O marketing de experiências defende três itens (3 V's) que compõem uma experiência: a verdade, onde nenhuma ilusão deve ser incluída. Tudo deve ser verdadeiro. A vontade, que envolve a dosagem da experiência para que não passe os limites ou seja insignificante. E por último, o valor, que está ligado a algum crescimento, transformação ou emoção após a realização da experiência. Smilansky defende que "o próximo nível de pensamento sobre o assunto de manter a lealdade e conquistar novos clientes, é o CEM (customer experience management - gestão da experiência do consumidor), definido como o 'processo de gerir estrategicamente a experiência de um consumidor com um produto ou companhia" (2009, p.11). Envolver as pessoas pela emoção e pela experiência, mostra que a marca é diferente e realmente veio para mudar o cenário. O produto é apenas um coadjuvante nesse sentido. Smilansky continua seu pensamento e aponta que "O marketing de experiências é uma aproximação fabulosa para trazer uma marca à vida... O produto divulgado é apenas uma parte da experiência, representado através de todo o sentimento, ideologia, cores e composição do cenário" (2009, p.15). Entendendo a importância da experiência do usuário com a marca, abrimos novos horizontes de interação em toda a campanha. No entanto, a inovação da chegada do produto na cidade de Curitiba, está fortemente ligada aos mobiliários urbanos interativos que liberam os aromas dos produtos da Beleza Natural. Eles são a peça principal da primeira etapa desse relacionamento. NOVOS MEIOS Quando pensamos em novos meios não devemos olhar apenas para o ambiente digital, porque podemos aliar a inovação e tecnologia aos meios tradicionais, assim se diferenciando e podendo criar novas experiências para os consumidores. Neste caso, utilizamos de uma mídia que é muito presente na cidade de Curitiba, estando em ruas, pontos de ônibus, praças, bancas e diversos outros lugares de uma maneira diferente. Conforme Dordor, não devemos nos limitar em termos de comunicação e inovação, "trata-se de determinar e mensurar os parâmetros, envolvendo-se, de maneira predeterminada ou espontânea, com a energia necessária para que a mensagem  passe bem e perdure" (2007, p.18). No nosso caso, a interação nasce a partir do momento que a mídia tradicional é pensada e utilizada de maneira inovadora. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho da concorrência entre equipes do terceiro ano de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo teve como foco, em 2016, realizar o lançamento da marca Beleza Natural em Curitiba, contando com a inauguração de uma unidade em dezembro do mesmo ano e outras duas durante 2017. A Beleza Natural está em meio a grandes oportunidades no mercado de beleza, por ser uma marca segmentada para um público específico. Uma de suas peculiaridades é um processo realizado em linha de montagem, onde diferentes profissionais atendem o cliente durante o serviço. Isso pode ser considerado uma força e uma fraqueza. Força por otimizar e deixar o serviço mais rápido, proporcionando aos clientes a agilidade de chegar no salão e ser atendido rapidamente pelo colaborador disponível. Ao mesmo tempo, isso pode ser uma fraqueza da marca, pois não existe muita aproximação e afinidade do profissional com o consumidor. A representatividade e a importância que se tem dado às mulheres com cabelos cacheados torna a marca diferente no meio dos seus concorrentes, que em sua maioria tratam desse nicho, mas não especificamente focam nisso. Sendo assim, uma grande oportunidade se abre para a marca, pois além de toda essa representatividade existe uma presença forte nas mídias sociais que torna o relacionamento com as clientes mais próximo. Infelizmente, existem muitos feedbacks negativos quanto ao produto em si, com pessoas influentes no meio, blogueiras e youtubers, avaliando o uso e o resultado em seus cachos. A maioria das reclamações gira em torno da composição que se diz natural, mas contém diversos componentes químicos que acabam agredindo os cachos. Além disso, outro assunto em voga é o famoso relaxamento vendido pela marca, que promete "domar os cachos". Somente por querer domar os cachos e não valorizá-los naturalmente, a marca já comete um erro. Some-se a isso, diversas avaliações tratam o serviço como ruim. Além disso, por conta de não conhecimento da marca e falta de credibilidade passada em sua comunicação, o público ainda não a tem como uma opção na hora da compra. A marca possui certos vícios quanto ao "cacheado perfeito", refletindo muito a personalidade da Zica (fundadora e dona da marca) e não valorizando o cabelo natural das pessoas. Nosso objetivo de comunicação para a Beleza Natural era comunicar a chegada da marca em Curitiba de forma não "estereotipada", valorizando os diversos estilos de cachos e cabelos crespos existentes na cidade. Com a realização de pesquisas, foi possível observar que pouquíssimas pessoas têm conhecimento sobre a marca, e as que têm, sequer compraram ou utilizaram seus produtos. Portanto, ações de chegada bem executadas tornam-se virais e provocam uma alta propagação orgânica da mensagem, alavancando a procura e as vendas pelo produto. Posteriormente o que se deve fazer é manter uma comunicação sólida a fim de reter esses  clientes de primeira viagem . Com análise das pesquisas, na hora da definição de target, identificamos dois públicos potenciais. As pessoas que residem entre eles, também serão atingidas pela mensagem, mas o foco da campanha está nos seguintes públicos: Público primário: mulheres que possuam cabelos cacheados/crespos, entre 18 a 28 anos de idade, classes B+, B e C. São buscadoras de informação, receptoras de conteúdo, mas acima de tudo são, também, as geradoras de conteúdo. Esse perfil não quer ser apenas o alvo, mas também o meio e a mensagem da marca. Ela é suscetível ao buzz promovido entre influenciadoras digitais, famosos e amigos e, demonstra grande interesse à novos players entre as marcas que consome. Público secundário: mulheres que têm cabelos cacheados/crespos, entre 38 a 50 anos de idade, classes B+, B e C. Essa mulher da geração X é, em grande parte do tempo, apenas receptora de conteúdo, seja de marcas ou de amigos. Para ela, o benefício do produto precisa ser claro e factível, pois busca resultados efetivos e se preocupa com a saúde do cabelo. Por ser um momento de sedução dos clientes e mostrar a cara da marca para o target, o mobiliário urbano interativo será usado como forma de mostrar o posicionamento da campanha, ou seja, mostrar à população que a marca está chegando na cidade e fazer com que o público tenha curiosidade de conhecê-la. Escolhemos essa mídia por ela ser altamente visual e estar inserida em locais de grande movimento e fluxo de pessoas. Para reforc&#807;ar a chegada da marca em Curitiba de forma mais inovadora criamos um mobilia&#769;rio urbano interativo que libera aroma. Além da interação gerada com os usuários, esse elemento possui alta capacidade de gerar mídia esponta&#770;nea, com as pessoas tirando fotos, filmando e compartilhando em suas redes. Junto disso, claro, o mobiliário trara&#769; novamente a mensagem da primeira etapa da campanha: a sedução e o perfume dos produtos. Sendo assim, alguns mobiliários urbanos interativos foram espalhados pela cidade, contendo diversas variações de uma mulher de cabelos cacheados ao vento e, quando o usuário clicasse em um botão ao lado do mobiliário, poderia sentir o aroma dos shampoos e produtos da marca. Junto disso, uma animação no mobiliário digital era realizada em volta da modelo. Conforme comentamos, a campanha foi dividida em três etapas, a primeira delas ocorreu em janeiro de 2017, a segunda em fevereiro e a terceira etapa, que é a sustentação de toda a campanha, aconteceu em março e abril. Nosso mobiliário urbano está programado para janeiro, sendo veiculado do dia 02 até o dia 15, contando assim duas semanas de veiculação (duas compras), formato de venda utilizado pela Clear Channel, empresa que disponibiliza os espaços dos mobiliários urbanos na cidade. Para aproveitar a compra, também realizamos a veiculação de mobiliários comuns junto do interativo como uma das principais mídias de massa da campanha. Afinal, nosso público está em constante movimento pela cidade com suas tarefas diárias. Por isso, é uma ótima maneira de anunciar a chegada da marca. Assim, atingimos tanto nossos públicos como também tornamos a Beleza Natural mais visível no mercado curitibano. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A realização de uma campanha de lançamento de uma marca em uma cidade para um cliente real, competindo com outras agências que possuíam o mesmo trabalho, teve um valor enorme para mostrar um pouco de como é o dia a dia do mercado de trabalho. No entanto, o maior foco está na criação de uma peça diferenciada, onde reinventamos a utilização de um meio tradicional de veiculação. Desde o primeiro momento o projeto desafiou e utilizou toda a teoria e prática já aprendida nas disciplinas àquela altura do Curso. Para chegarmos nessa solução (o mobiliário), utilizamos de todas as áreas já aprendidas: atendimento, pesquisa, planejamento, criação, mídia e todos os temas que residem em subcategorias dentro dessas áreas. Além de mostrar um pouco do dia a dia do mercado de trabalho, a realização desse trabalho nos mostrou que é possível inovar inclusive as mídias tradicionais de publicidade. Seja analisando dados de mercado para decidir se o mobiliário é a melhor mídia, até decidindo quais métodos e técnicas de execução utilizaríamos, o trabalho impôs desafios em todos esses âmbitos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CAVACO, Nanci A. Consumismo é coisa da sua cabeça: o poder do neuromarketing. Rio de Janeiro: Ferreira, 2010. <br><br>DONATON, Scott. Publicidade + Entretenimento. São Paulo: Cultrix. Ed. 1. 2008.<br><br>DORDOR, Xavier. Mídia / Mídia Alternativa: A escolha de uma estratégia global de comunicação para a empresa. Tradução de Fernando Santos. São Paulo: Nobel, 2007. <br><br>KELLER, Kevin Lane; MACHADO, Marcos. Gestão estratégica de marcas. São Paulo: Prentice Hall Brasil, Ed. 1. 2006.<br><br>ROBERTS, Kevin. Lovemarks  O futuro além das marcas. São Paulo: M.Books, Ed. 1, 2004.<br><br>SAMPAIO, Rafael. Marcas de A a Z: como construir e manter marcas de sucesso. São Paulo: CAMPUS, Ed. 5. 2002.<br><br>SANT ANNA, Armando; JUNIOR, Ismael Rocha; GARCIA, Luiz Fernando D. Propaganda: teoria, técnica e prática. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.<br><br>SMILANSKY, Shaz.  Experiential Marketing, A practical guide to interactive brand experiences . Kogan Page, Ed. 1. 2009.<br><br>WYBENGA, Ebele. The Editorial Age: How branded journalism breeds lasting attention. Holanda: ADFORMATIE, Ed. 1. 2015.<br><br> </td></tr></table></body></html>