ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00988</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Cores da Frida</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Emanuele Zuchi Ferreira (Puc PR); Martha Wanderer Rosa (Puc PR); Aléxia Borgonovo Hetka (Puc PR); Caroline Maestri Rodrigues (Puc PR); Jeferson José Thauny (Puc PR)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Anúncio Impresso, Cores da Frida, PUCPR, Restaurante, Revista</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O anúncio de revista aqui proposto foi orientado pelo professor Jeferson Thauny. Este projeto se desenvolveu a partir do Trabalho de Conclusão do Curso de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Com a criação deste anúncio impresso pretendeu-se impactar indivíduos que possuam alta identificação com o tema gastronômico, tendo em vista que o cliente escolhido, Cores da Frida, é um bar e restaurante mexicano. O conceito abordado para a peça traz a ideia do inesperado, com a abordagem de que, nesse restaurante, o cliente irá descobrir um lado do México que não conhece ou espera, recebendo uma experiência única. Isso vai de encontro com as inúmeras opções de produtos e serviços que o local oferece, valorizando sua versatilidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A peça apresentada neste paper é fruto da aplicabilidade dos conteúdos trabalhados no curso de Comunicação Social  Habilitação em Publicidade e Propaganda, para a apresentação do trabalho de conclusão de curso. O projeto solicitava um planejamento de comunicação para o cliente de escolha da equipe, que atendesse da forma mais eficiente às necessidades do mesmo. Levando em consideração a possibilidade de escolher o cliente a ser trabalhado, optou-se pelo Cores da Frida, bar e restaurante fundado em 2015 e especializado em pratos e hambúrgueres mexicanos. Este cliente foi selecionado por sua posição prematura em um mercado tão competitivo quanto o da gastronomia curitibana. Para conhecer melhor a história e portfólio de serviços e produtos do cliente, foi necessária uma imersão no cliente, bem como uma reunião de briefing. O Cores da Frida está localizado no bairro Jardim das Américas, em uma importante via de acesso da capital curitibana e a inspiração do nome surgiu da admiração da proprietária pela artista mexicana Frida Kahlo. A parceria entre a equipe e o estabelecimento foi instaurada durante o ano de 2016 e deu origem ao conteúdo deste paper.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o objetivo de estabelecer um posicionamento ao cliente Cores da Frida e conquistar seu espaço no mercado gastronômico de Curitiba, este anúncio traz o conceito do inesperado, com a abordagem de que, nesse restaurante, o cliente irá descobrir um lado do México que não conhece ou espera, recebendo uma experiência única. Isso vai de encontro com as inúmeras opções de produtos e serviços que o local oferece, valorizando sua versatilidade. Portanto, a comunicação será embasada na citada concepção, a fim de impactar e conquistar o público-alvo. O objetivo de comunicação é criar um posicionamento sólido, com uma identidade a ser transmitida tanto na comunicação interna quanto externa. Visa se expandir os canais de comunicação para então implantar uma unidade a toda a gama. Assim, criam-se mecanismos que possibilitam que o público alvo conheça e venha a se relacionar com o Cores da Frida. Como objetivo de marketing, a prioridade é criar uma unidade e identidade no mix de marketing, tornando o jantar o carro chefe do restaurante. Isso deve consolidar o jantar como carro chefe e principal fonte de renda para a casa. A longo prazo, espera se converter este público em divulgadores da marca e consumidores de todo o mix de produtos do Cores da Frida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para ir de encontro aos objetivos traçados, foi escolhido para fazer parte do plano de comunicação o anúncio impresso. Tal meio vai de encontro com o público pretendido, sendo uma maneira assertiva de impactar e prospectar clientes. Como apontado por Gonçalves (2013) alguns dos elementos que enriquecem a linguagem são: transmitir os sentimentos ligados ao consumo do produto, convidar o leitor a alguma ação e manter a mensagem simples. Dessa maneira, a comunicação focou na ideia central do inesperado, mostrando a experiência que o Cores da Frida pode entregar e instigando o consumidor a vivenciá-la. Para tal, o destaque foi o prato Buena Sorte, que por ser um hambúrguer com elementos da cozinha mexicana, é em si inesperado. Ele se torna, portanto, o elemento central que caracteriza o novo posicionamento, que engloba a nova tagline e o slogan da campanha. A linguagem visual também vai de encontro à ideia do inesperado. Ao invés de elementos observados na análise de concorrência de restaurantes mexicanos, como cores da bandeira do México e elementos gráficos da cultura mainstream mexicana, foi usado o ângulo superior da câmera, que dá destaque aos detalhes do prato e os elementos à sua volta. O iPhone Photography School (2015) fala sobre a importância de se dar prioridade a fundo neutros, para que a ênfase seja a comida. Para complementar a composição, além dos pratos e os ingredientes que o compõem, foram inseridos alguns tecidos floridos, que remetem ao ambiente interno e à própria obra de Frida Kahlo. Assim, foi priorizado o appetite appeal, ao mesmo tempo, representado o conceito da campanha.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O contraste da peça visa destacar cada um dos seus elementos, facilitando a leitura da imagem (WESTWING, 2015). A disposição dos elementos é feita de forma natural, para remeter ao momento da comida, o que dá movimento e vida às fotos (DIGITAL PHOTOGRAPHY SCHOOL, S/ANO). Para SABBAG (2014, p. 40), a gastronomia envolve não só o produto final, mas também seus ingredientes e processo de preparação. Portanto, para valorizar a imagem em relação a seu conceito e também otimizar os estímulos a serem recebidos pelo consumidor, as fotos tem em sua composição os ingredientes que compõem o prato em destaque. Para o anúncio, foi escolhida a fonte Breathe para o título. O estilo dessa fonte é apontado pelo blog Elegant Themes (2016) como uma opção para adicionar um toque humanizado à peça. Outra característica apontada como tendência pelo portal são fontes aplicadas de modo que pareçam ter sido carimbadas à imagem, recurso utilizado no título das peças. Para o textos complementares, foi utilizada a fonte Avenir, a fim de facilitar a leitura e simplificar a peça. Seguindo a linguagem verbal estabelecida para a campanha, a peça traz um texto institucional que traduz o tema e conceito da abordagem de comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para conhecer melhor a história e portfólio de serviços e produtos do cliente, foi necessário fazer uma imersão no Cores da Frida. Todas estas informações foram compiladas por meio do briefing. Em seguida, foi realizado uma análise do macro e microambiente, com a finalidade de entender o mercado em que ele está inserido. Para entender melhor do universo do cliente e seus consumidores, foram realizadas cinco pesquisas de natureza qualitativas e quantitativas e seus métodos e resultados estarão agrupados. A partir disso, foi possível determinar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que cercam o Cores da Frida, e então, traçar os objetivos de marketing e comunicação, assim como o novo posicionamento do cliente. Para que a peça tivesse um alcance e frequência eficiente diante do público alvo, foi escolhido a revista como meio de comunicação. Diante disso foi possível criar a peça impressa de acordo com a verba determinada pelo cliente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">No início do trabalho, foram feitas diferentes pesquisas para a descoberta de dados importantes, que auxiliaram no desenvolvimento do plano de comunicação. Apesar de encontrarmos algumas dificuldades na aplicação das pesquisas feitas dentro do restaurante, devido à não colaboração dos garçons, as mesmas realizaram se com êxito. Após analisadas as pesquisas e concluída a análise SWOT, foi concluído que o problema residia na falta de divulgação e principalmente na ausência de um posicionamento que refletisse a identidade do restaurante. As táticas propostas no planejamento tiveram o objetivo de fazer com que o restaurante fosse reconhecido pelo público como uma hamburgueria mexicana, diferenciando-se da concorrência, além de estabelecer um posicionamento forte e claro. Ao término deste projeto, verificou-se a importância da implementação de um planejamento de comunicação, bem como a elaboração de uma campanha publicitária para sanar os problemas de comunicação e marketing de uma empresa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DIGITAL PHOTOGRAPHY SCHOOL. 10 Tips to Improve Your Food Photography Styling. Disponível em: <http://digital-photography-school.com/10-tips-to-improve-your-food-photography-styling/>. Acesso em 03 out. 2016.<br><br>GONÇALVES, Lillian S.Neuromarketing aplicado à redação publicitária: descubra como atingir o subconsciente do seu consumidor. 1ª edição. São Paulo: Novatec Editora, 2013<br><br>IPHONE FOOD PHOTOGRAPHY. 13 Tips For Beautiful & Tempting iPhone Food Photography. Disponível em: <http://iphonephotographyschool.com/food/>. Acesso em 22 set. 2016.<br><br>WESTWING. Para Fotos Deliciosas. Disponível em:<https://www.westwing.com.br/para-fotos-deliciosas/>. Acesso em: 03 out. 2016.<br><br>SABBAG, PÉRCIA HELENA. Fotografia gastronômica: Um convite a  comer com os olhos . Universidade Paulista. Disponível em:<https://www.unip.br/ensino/pos_graduacao/strictosensu/comunicacao/download/comunic_perciahelenasabbag.pdf>. Acesso em 22 out 2016.<br><br>ELEGANT THEMES. 20 Typography Trends to Pay Attention to in 2016. Disponível em: <https://www.elegantthemes.com/blog/resources/20-typography-trends-to-pay-attention-to-in-2016>. Acesso em 12 out. 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>