ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01005</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Podcast "Vem junto"</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Naesha Pereira Proença de Carvalho (Escola Superior de Propaganda e Marketing)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Corrida, Podcast, Produção Radiofônica, Radiojornalismo, Radiojornalismo Esportivo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O podcast  Vem Junto foi desenvolvido em sala de aula, a partir da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projeto, na disciplina de Produção e Edição de Rádio I, no segundo semestre do curso de Jornalismo na ESPM-Sul. A intenção do referido projeto era exercitar novas linguagens, gêneros e formatos de rádio, estimulando o empreendedorismo. Porém, a principal intenção do podcast era de transmitir, de forma simples e coloquial, conceitos sobre corrida. Assim, os cinco programas abordam tudo aquilo que faz parte do universo da corrida e dos corredores. Como destaque dos programas, as histórias de vida dos corredores. Embora cada episódio tenha tido, também, outros quadros. As histórias adicionam emoção e vida aos programas, e são capazes de inspirar os ouvintes. PALAVRAS-CHAVE: Radiojornalismo; Podcast; Corrida; Radiojornalismo Esportivo; Produção Radiofônica.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A construção dos programas ocorreu ao longo do segundo semestre do ano de 2016, na disciplina de Produção e Edição de Rádio I, durante o segundo semestre do curso de Jornalismo. O grande desafio era produzir cinco programas com uma mesma temática no formato podcast. O método utilizado pela professora foi o ABP (aprendizagem baseada em projeto).  Neste sentido, o uso do podcast em propostas educacionais pode contribuir para o engajamento e a reflexão do aluno, para o desenvolvimento/aperfeiçoamento de habilidades relacionadas à comunicação (no que se refere às expressões escritas e orais), à resolução de problemas, à gestão do tempo. 20% a distância  e agora? (CARLINI; TARCIA, 2010, 120.) A escolha da temática sobre corridas não foi uma decisão fácil. O ato de correr deve ser feito com responsabilidade. E esse desafio foi, justamente, o que motivou. Encontrar profissionais capacitados e conseguir transmitir as informações corretas sobre esse esporte &#8213;popular, mas esquecido&#8213; exigia as funções de uma repórter de rádio, e minha pauta, acima de qualquer outra coisa, tratava de saúde.  O jornalismo médico tem um fim, uma função, uma missão, um objetivo: obter informação verdadeira e oferecê-la às pessoas para que tomem decisões e formem uma opinião com liberdade genuína. A saúde na mídia (Tabakman, 2013, 2.). O podcast é muito mais que uma nova forma de fazer rádio. Podcasting é um fenômeno da atualidade que automaticamente faz com que a sociedade, e, principalmente, os jornalistas repensem as técnicas de comunicação. O podcast é um produto da internet e estimula o empreendedorismo, visto que, apesar de ser um grande desafio, os programas possuem o grande benefício de não serem  engessados , isso é, os roteiros são facilmente moldáveis. De acordo com Alex Primo (2005),  a produção e distribuição pode ser realizada de maneira simplifica por inclusive apenas uma pessoa. Ou seja, viabiliza uma produção independente de alcance global . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os objetivos do projeto foram: produzir programas de rádio em um novo formato, exercitar novas linguagens radiofônicas e desenvolver o espírito empreendedor nos estudantes. Os cinco episódios do podcast Vem Junto circularam por diversos formatos de se fazer radiojornalismo, porém, os programas sempre mantiveram um padrão. Quadros, reportagens e entrevistas foram utilizados nos programas. As diversas linguagens jornalísticas também foram muito exploradas nos programas. Sempre ressaltando a objetividade e clareza, característicos da linguagem jornalística e do radiojornalismo. Segundo Linguagem Jornalística,  na radiofonização, é possível contar a história deixando à imaginação do ouvinte o preenchimento de enormes espaços abertos pela fragilidade semântica do idioma (LAGE, 1990, p.40). O empreendedorismo foi destacado ao criar o site do podcast e na apresentação do produto, no fim do semestre. Nesses dois momentos, o importante era  vender o que tinha sido produzido ao longo dos meses, desse modo, foi extremamente necessário o uso de boas argumentações, de forma que instigasse o público a ouvir os programas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto possui um valor e uma proposta não só de cunho pessoal, mas, também representa muito para a sociedade em três diferentes âmbitos: conhecimento sobre podcast, corrida e empreendedorismo. Assim, os cinco programas abordam essas três temáticas de um modo integrado. Ao escutar os programas, o ouvinte se depara com a corrida, um tema descontraído, sem esquecer os valores-notícia, fundamentais para um bom produto jornalístico. Além disso, o podcast ainda não é um tema muito abordado no Brasil, ou seja, não existem muitas pessoas fazendo, no mesmo sentido em que não existem muitas pesquisas ou livros a respeito do fenômeno do podcasting. O segmento  corrida foi escolhido, pois é um esporte de muito sucesso no Brasil, mas que não tem, todavia, um aprofundamento em questões técnicas e médicas. Por isso, o podcast  Vem Junto entrevistou médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e, principalmente, corredores, para que pudessem contar suas histórias e inspirar futuros atletas. A grande função desse projeto foi estudar novos gêneros, formatos e linguagens jornalísticas, porém, produzir, editar e apresentar os cinco programas do Vem Junto compactou uma experiência muito além disso. O projeto foi capaz de circular por diversas áreas do jornalismo com uma linguagem bem mais descontraída, de modo claro e objetivo, sempre colocando a informação em primeiro lugar. Todos os programas foram produzidos pensando nos ouvintes. O público-alvo do Vem Junto são pessoas que se interessam por esporte e desejam mudar suas vidas ao adicionar a corrida em suas rotinas. Por isso, os depoimentos de corredores foram tão importantes na construção dos programas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os cinco programas do podcast Vem Junto passaram pelos mesmos processos, métodos e técnicas, pois, o padrão dentre os programas foi algo previamente estabelecido. O podcast Vem Junto incentiva a formação de novos atletas, ou apaixonados por corrida. Por isso, todo o material produzido foi disponibilizado no site do podcast, independentemente da plataforma. Após a escolha da pauta corrida, era necessário desenvolver uma narrativa para que os programas ganhassem ritmo e estimulassem os ouvintes a escutarem o próximo programa. Por isso, o podcast Vem Junto narra a história de corredores, da seguinte maneira: Programa 1  Como Começar a Correr; Programa 2  A Saúde; Programa 3  Os grupos de corrida; Programa 4  As provas de corrida de Rua; Programa 5  A maratona.  O texto de jornalismo esportivo tem suas particularidades, e é mais simples e direto, já que trata de assuntos mais leves. Na televisão e no rádio, principalmente a linguagem conotativa é bastante utilizada devido à ideia de que jornalismo esportivo é a cobertura de um espetáculo (PENA, 2012, p.84). Criar esse ritmo aos programas foi essencial para preparar as entrevistas, pois, as histórias de corredores de ruas que estão nos programas se encaixam com as respectivas pautas. No primeiro programa, o incentivo à mudança de vida a partir da corrida foi a chave para iniciar a sequência dos programas. Dicas para começar a correr e reportagens com corredores de rua e profissionais de educação física foram o foco. A técnica utilizada no programa 1 é, justamente, para que o ouvinte se empolgue e crie dentro de si a vontade de começar a correr ou realizar qualquer outra atividade física. Os programas prezam a qualidade de vida, com foco na saúde. No segundo programa, sobre saúde, foram abordados os perigos que a falta de preparo e acompanhamento profissional podem causar. Desse modo, atletas lesionados, uma fisioterapeuta e uma nutricionista foram entrevistadas. Correr sozinho versus Correr em grupo foi o grande dilema a ser desenvolvido no programa 3, que contou com entrevistas com professores de educação física que criaram grupos de corrida para incentivar novos atletas. No programa 4 o passo já foi maior, assim como os estágios da vida de um corredor de rua. As provas e maratonas foram abordadas. Reportagens com organizadores de eventos esportivos no Rio Grande do Sul foi o método utilizado para transmitir as informações necessárias sobre as provas de corrida de rua no estado. Além disso, depoimentos de atletas que já conquistaram diversos troféus também caracterizaram esse programa. E, no quinto programa, sobre a grande maratona, de 42,195km, maratonistas em diversas fases da vida deram seus depoimentos sobre conquistar o ápice da corrida de rua. O programa 5 aborda a questão emocional da corrida de rua. Todas as entrevistas, durante os cinco programas, foram essenciais para somar credibilidade e emoção aos programas. O intuito sempre foi expor diversas histórias reais de pessoas que tiveram suas vidas transformadas por um esporte. Assim, tudo o que engloba esse esporte foi de suma importância para demonstrar a complexidade da corrida. Os cinco programas contaram com, no mínimo, três fontes cada. Todas as entrevistas foram realizadas presencialmente, no estúdio de rádio da ESPM-Sul ou por telefone. Devido à quantidade de material, muitas entrevistas tiveram que ser editadas, assim, algumas foram introduzidas aos programas como depoimentos, sem cortes e outras como reportagens. curta A curta duração dos programas, variando de 15 a 27 minutos, foi a decisão tomada para que fosse acessível escutar os programas em diversas situações, de modo que não ficasse cansativo e fosse possível escutar mais de um programa na sequência. O ritmo animado dos programas possibilita, até mesmo, que o ouvinte escute ao realizar atividades físicas. Após editar todas as entrevistas, reportagens, quadros e notas, foi necessário organizar todo o material de forma que, ao escutar o programa ficasse claro aos ouvintes o que estava sendo dito. Por isso, os primeiros momentos de cada programa são reservados para explicar três gírias de corredores, assim, o ouvinte está preparado na hora de ouvir os depoimentos dos corredores ao longo dos programas. Para divulgação dos programas, foi desenvolvido um site (http://naeshappcarvalho.wixsite.com/vemjuntopodcast), dessa forma, é possível encontrar todos os programas em um mesmo canal. Desse modo, o empreendedorismo foi essencial para que fosse possível desenvolver o melhor método para divulgação dos programas, de forma que o acesso aos programas fosse rápido e fácil. Após a divulgação dos programas no site, também houve a apresentação aos colegas da turma de Produção e Edição de Rádio I do curso de Jornalismo, na ESPM-Sul. O método utilizado para exibir todo o conteúdo aos colegas foi reunir pequenos trechos dos cinco programas e transformar em uma prévia do podcast Vem Junto. Além disso, slides foram desenvolvidos com sinopses dos programas. O podcast Vem Junto também se encaixa em uma categoria de Jornalismo Digital:  O jornalismo digital pode ser precariamente definido como a disponibilização de informações jornalísticas em ambiente virtual, o ciberespaço, organizadas de forma hipertextual, com potencial multimidiático e interativo (PENA, 2012, p.205). O podcast Vem Junto, que inicialmente foi um ABP (Aprendizagem Baseada em Projeto) da disciplina de Produção e Edição de Rádio I, acabou sendo um projeto interdisciplinar devido à sua complexidade e necessidade de introduzir conhecimentos obtidos em outras áreas do Jornalismo. As disciplinas de  Marketing ,  Apuração, Entrevista e Reportagem ,  Linguagem e  Produção Textual em Mídias Eletrônicas foram essenciais para os programas adquirirem forma e ritmo. Dessa maneira, os métodos e técnicas utilizados circularam por diversas vertentes do Jornalismo, demonstrando que o rádio não é uma área fechada, e, sim, aberta para relacionar múltiplos conteúdos que são desenvolvidos em diferentes disciplinas do curso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Inicialmente, o grande desafio era pesquisar sobre podcast e entender a lógica dos programas. O podcast Vem Junto formou uma série de 5 programas, de 15 a 27 minutos e com, no mínimo, 3 fontes em cada programa. Além disso, os programas formam uma narrativa e possuem uma linha de coerência. Ou seja, o primeiro programa aborda como começar a correr e o último a maratona, o grande desafio dos corredores.  O processo de produção envolve três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. A pré-produção engloba atividades relacionadas à concepção, sinopse e levantamento de requisitos técnicos, construção de um pré-roteiro e definição dos papéis que serão desempenhados pelos envolvidos (sejam alunos ou professores). Na fase de produção são determinadas as ferramentas tecnológicas e locações pertinentes e realizadas as gravações. Finalmente, na pós produção, o material é editado para se construir o produto final, que é disponibilizado (em um website ou blog) e divulgado (CARLINI; TARCIA, 2010, p.122-123). O programa 1 aborda o início de tudo, ou seja, como começar a correr. Além de depoimentos de superação através da corrida, o primeiro programa também apresenta diversas dicas para quem deseja iniciar nesse esporte. O programa 2 fala sobre saúde. Tudo o que um corredor deve saber para não se lesionar ou ter sérios problemas na saúde devido a corrida. Esse programa conta com diversos depoimentos de profissionais que indicam métodos para que o desempenho do corredor melhore. O programa 3 expõe os grupos de corridas de rua. Os grupos podem ser grandes aliados de quem deseja correr, pois, além de haver o acompanhamento de um profissional, a companhia dos outros componentes do grupo pode ser um grande incentivo. O programa 4 apresenta as provas de corridas de rua. Muitas vezes, a prova é o grande objetivo do corredor. É o momento de bater seu recorde, ou apenas se divertir. Na prova, o corredor atinge seus limites e busca dar o seu melhor. E, o programa 5 informa, com muita emoção, sobre o ápice da vida de um corredor: a maratona. Além de grandes histórias, completar uma maratona, ou seja, 42,195 quilômetros é o sonho de muitos corredores, que se dedicam intensamente aos treinos para conseguir completar essa corrida, considerada a mais importante  e um marco  entre os corredores. Produzir, editar e apresentar o Vem Junto, muito além de um projeto apenas da disciplina de Produção e Edição de Rádio I, foi um exercício de diversas disciplinas do segundo semestre do curso Jornalismo. A disciplina de Marketing II foi essencial para descobrir quais seriam as abordagens e argumentações perfeitas para o meu podcast. O marketing também foi muito importante na construção do site do podcast.  Inicialmente os blogs foram abordados como um sistema facilitado de publicação. Tanto a imprensa quanto diversos pesquisadores da cibercultura apresentaram os blogs como um produto individual, uma versão digital e pública dos diários íntimos. Porém, a interação dialogal nas janelas de comentários, a interconexão entre diferentes blogs e mesmo a formação de comunidades de blogueiros demonstram que o fenômeno dos blogs ultrapassa a mera simplificação do processo de publicação de conteúdos. Para além da emissora sonora: as interações no podcasting (PRIMO, 2005, p.6). A disciplina de Linguagem II e Produção de Texto em Mídias Eletrônicas I foram de suma importância na hora de construir os textos para os programas. Os ensinamentos da disciplina de Apuração, Entrevista e Reportagem também foram fundamentais na produção, edição e apresentação dos programas, além de terem sido primordiais durante as entrevistas de mais de 15 fontes que participaram entre os cinco programas. De acordo com Alda Luiza Carlini e Rita Maria Lino Tarcia  o trabalho com podcasts pode ser aplicado ou facilitar abordagens interdisciplinares, já que envolve questões vinculadas à língua portuguesa, comunicação etc (CARLINI; TARCIA, 2010, 120). Ou seja, um ABP de Produção e Edição de Rádio I tornou-se um projeto interdisciplinar, que proporcionou a união de diversos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Jornalismo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Os objetivos do Podcast Vem Junto baseavam-se em circular por diversos formatos do radiojornalismo e exercitar novas linguagens, além do empreendedorismo. Duas questões foram as principais limitações todo trabalho. As questões técnicas, pois, era o segundo semestre do curso de Jornalismo e a disciplina de Produção e Edição de Rádio I, ou seja, os conhecimentos ainda não estavam em nível avançado. Controlar o tom da voz e manter a linguagem similar durante os cinco programas também foi um grande desafio. Para futuros estudos, o Podcast Vem Junto poderia se estender e percorrer por diversos esportes no mesmo formato dos programas de corrida. Sendo assim, haveria um aprofundamento total em diversos temas relacionados a outros esportes. Dar continuidade ao projeto também seria mais um desafio em relação ao empreendedorismo, pois, com uma demanda maior de programas, todos os outros itens que são consequências do programa aumentariam na mesma proporção, como por exemplo, abastecimento do site ou argumentação dos programas. Desse modo, os objetivos foram cumpridos. O podcast Vem Junto teve seus cinco programas com linguagem adequada ao tema, exercitou os diferentes formatos (entrevista, quadros, bate-papo, reportagem e nota), além de abastecer um site com todas as informações relacionadas ao projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CARLINI, Alda Luiza; TARCIA, Rita Maria Lino; 20% a Distância - E Agora?. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. <br><br>LAGE, Nelson; Linguagem Jornalística. São Paulo: Ática, 2006.<br><br>PENA, Felipe; 1000 Perguntas Sobre Jornalismo. Rio de Janeiro: LTC, 2012. <br><br>PRIMO, A. F. T. . Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre, n. 13, 2005. <br><br>TABAKMAN, Roxana; A Saúde na Mídia. São Paulo: Summus Editorial, 2013. <br><br> </td></tr></table></body></html>